HADADD E AZEVEDO UNIDOS PELA FAKENEWS?

Mas que "táxi foi esse que você pegou na beira-mar" Geraldão? Vi que para onde esse te levou não foi um destino bom né? Tão pouco foi uma "estação lunar..." Que viagem cara! Como você bem diz em sua música que "não há um porto seguro" vejo que você não se deu muito bem ao atracar seu grande talento musical no "porto inseguro da política!" Amigos, eu estou dizendo isso parafrasicamente porque o cantor, musicista e compositor Geraldo Azevedo de Amorim, 73 anos, mais conhecido como GERALDO AZEVEDO, natural da minha querida cidade vizinha Petrolina-PE afirmou em seu show, ou "num pedaço de qualquer lugar" chamado Jacobina-BA, na noite de sábado (21), que foi preso e torturado, junto com a esposa, em 1969, por 41 dias, durante a ditadura militar, e HAMILTON MOURÃO, hoje general e candidato a vice na chapa do presidenciável JAIR BOLSONARO (PSL), seria "um dos torturadores lá".

Como bom aluno de jornalismo investigativo apurei que o General Hamilton Mourão nasceu em 1953 e teria 16 anos na época em que você meu nobre cantor foi preso pela primeira vez. De acordo com a sua biografia Geraldão, você foi preso em 1969: "preso com a esposa durante a ditadura militar, sendo torturado por 41 dias. Vitória ficou oitenta dias na prisão." Já em 1974 (na época eu tinha apenas seis aninhos), o cantor foi preso novamente pelo governo militar de Geisel ao lado da esposa grávida de seu segundo filho, que logo é solta. Eu não fujo ao mérito que você foi duramente torturado. Em um dos interrogatórios até colocam você para tocar violão. Então foste salvo das torturas pela música, sendo obrigado a tocar e cantar para os torturadores repetidas vezes, isso eu compreendo muito bem.

Entretanto, ao conhecer bem o módus operandi petista vejo que sua declaração supostamente verdadeira caiu como uma luva na boca de quem não conhece ética, moral e as vias de fato. Pelo que eu entendo de PT afirmo que esse partido põe em prática os ensinamentos do jornalista, filósofo e revolucionário italiano Antônio Gramsci (1891-1937). Gramsci ensina como tática de se espalhar uma ideia falsa, porém "útil" aos fins que se aplica (no caso: difamação), que basta você fazer uma declaração qualquer e depois repeti-la umas duas vezes. Daí então, diga que foi um equívoco! Logo, você se sai como um bom moço logicamente por "reconhecer o erro", mas a reputação da pessoa "caluniada por engano" jamais se recuperará. Esse foi o caso de Fernando Hadadd e o General Hamilton Mourão, percebe? Geraldo Azevedo, sua declaração repercutiu muito em rede nacional, sabia? Parece que os "raios desse sol lilás" da fakenews elaborada pelo PT em cima do que você afirmou vai custar um processo por parte do caluniado!

Será que você realmente teve culpa nesse cartório Geraldão? Eu cá tenho minhas dúvidas! Digo isso porque você e o Haddad só recuaram depois de desmascarados, o que não os livrará de um grande repúdio da sociedade brasileira, que logo no primeiro turno já deixou claro nas urnas que não tolera mais mentiras como essas. Como será que o povo da sua querida Petrolina, lá do bairro Jatobá estão se sentindo agora? Ainda bem que aqui em Juazeiro-BA ainda nos sentimos bem. Nunca vi minha maravilhosa Ivete Sangalo meter o bedelho em questões políticas, até porque ela não precisa "andar nesse carro-velho" da necessidade de aparecer. Ela nem politicamente se posiciona até porque a sua musicalidade na essência de uma "criatura bonita" não se serve da sua própria história de infância dura ao vender quentinhas na orla de Juazeiro. Tortura foi para ela? Não sei dizer...

Como ficará a sua reputação como ser humano e cantor agora Geraldão? Essa gafe é ainda mais penosa para quem até de fato foi vítima de repressão política, já que agora você até nisso vai ficar desacreditado após este embuste de militante estudantil. O mais engraçado apesar disso tudo é que o PT ainda quer "debater ideias" em rede nacional, porém ao ser rechaçado pela ausência de seu adversário, o chama de covarde. Como BOLSONARO poderá debater ideias com gente que além de não saber quase nada ainda jogam sujos? Que pena Geraldão... Que pena! E olha que eu te admirava tanto, enfim, sua história até no momento fica assim: "Sem espelho no teu rosto de neve, nem menina e nem mulher!"

ERRY JUSTO

Radialista e Jornalista