Sobradinho: Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social realiza VI Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, através do CMDCA, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, realizou na ultima sexta feira (9) na Câmara de Vereadores, a VI Conferência Municipal dos direitos da criança e do adolescente. Houve palestras informativas, dinâmicas lúdicas, apresentações culturais de escolas do município, de percussão e teatro do Serviço do convivência e Fortalecimento de vínculos, socialização em grupos temáticos, entre outras atividades. Estiveram presentes representantes da Fundação Antonita Bandrés, do Esporte Clube Botafogo, em parceria com a Tias Lú's, Pastoral da Criança, Casa de Amparo ao adolescente Elshaday, Povos de terreiros, Primeira Igreja Batista e Associação Evangélica de Desenvolvimento Comunitário, SobraPaz.

A Palestrante Monalisa Cardoso falou da importância da conferência e destacou os principais direitos das crianças e adolescentes. "Eu fiquei muito feliz em ver o protagonismo dos jovens, a forma criativa como eles se colocaram, pois um dos principais direitos da criança e do adolescente, é a liberdade de expressão. Outros direitos que podemos enfatizar, são o direito à garantia da vida, pois infelizmente muitos jovens ainda morrem na periferia, em situações adversas, eles também têm direito à educação de qualidade, que faça eles terem um pensamento crítico, direito à saúde, defendendo aqueles que tem algum tipo de deficiência, tendo a necessidade da inclusão das mesmas em todos os programas, enfim, que possam crescer com dignidade e respeito. Esse momento de debate é essencial para o crescimento e amadurecimento da sociedade", afirmou Monalisa.

A Presidente do CMDCA, Marivalda Evangelista, fez uma avaliação da VI Conferência dos direitos da criança e do adolescente. "Avalio com muito positiva nossa conferência. Nós realizamos um evento maravilhoso e que precisa contar com a participação da população, pois é de fundamental importância que a sociedade esteja engajada, opinando, sugerindo e participando. Tivemos uma belíssima palestra, lindas apresentações e muito debate, onde foram apresentadas propostas para levarmos para a conferência estadual. Agradeço a gestão municipal por nos proporcionar essa oportunidade de realizarmos esta programação tão fundamental para nosso município", afirmou Marivalda.

Ascom PMS