Equipe do Hospital Regional de Juazeiro orienta sobre planejamento familiar

Profissionais do Hospital Regional de Juazeiro, unidade do Governo Estado da Bahia, gestão APMI, promoveu dia 16, uma palestra  sobre planejamento familiar para a comunidade do Vale São Francisco. O objetivo foi orientar os participantes  e enfatizar a importância do tema para a melhor programação e organização do crescimento da família. A palestra abordou temas como o sexo e gravidez, além de destacar métodos anticoncepcionais temporários e definitivos.

Os assistentes sociais Nilson Filho e Maria Lucineide Evangelista abordaram com o grupo temas que envolveram ainda prevenção na gravidez e vasectomia.  Nilson Filho   explicou que o planejamento familiar é muito importante, pois  auxilia as pessoas que desejam ter filhos, assim como, adiar o crescimento familiar. "O planejamento familiar nada mais é do que um ato consciente do casal, que poderá programar quantos filhos terá, conforme suas condições econômicas e expectativas de futuro”.

Maria Lucimeire Evangelista informou também que  "a vasectomia e a laqueadura estão disponíveis para os interessados em realizar um método definitivo e infelizmente, muitas pessoas estão tendo dificuldade em ter  acesso a esses benefício, mas através das palestras estão conseguindo informar  como  ter acesso a esses benefícios, que são gratuitos”.

Paulo dos Santos participou da palestra e parabenizou a equipe do HRJ. “Fiquei feliz com o convite para participar da palestra porque conheci mais sobre como é o método da vasectomia. Quando ouvimos falar por quem não tem conhecimento ficamos assustados e no primeiro momento ficamos com receio em realizar o procedimento. Mas hoje se eu já tivesse dois filhos toparia fazer a vasectomia. Hoje tenho conhecimento e posso até explicar pra meus conhecidos”.

João Henrique de Araújo,  enfermeiro da unidade,  lembra que "por meio  do Planejamento Familiar, o SUS oferece métodos contraceptivos, como pílulas, preservativos e métodos definitivos. É importante que as famílias tenham essas informações e saibam que o acesso aos métodos contraceptivos é fácil e gratuito”.

Ascom HRJ