Equipes da Proteção Básica e Especial da SEDES passam por capacitação sobre Combate ao Trabalho Infantil

As equipes da Proteção Social Básica e Especial da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) que inclui profissionais dos CRAS, Centro POP, CREAS e Programa Criança Feliz passaram por capacitação na quarta-feira (27), no auditório do CIAM, tendo como foco a Erradicação do Trabalho Infantil. Durante a capacitação foram apresentados projetos que atuam no combate ao trabalho infantil como a Rede PETECA que busca fortalecer a rede de garantia de direitos e prevê ações intersetoriais entre a educação, a assistência social e a saúde.

A representante da SEDUC, Débora dos Santos, falou sobre as ações do Peteca em todo o país e destacou a atuação do município no combate ao trabalho infantil. “Nosso trabalho é voltado, principalmente, para a sensibilização da comunidade escolar sobre a importância de a criança estar estudando, fazendo-a entender que criança não trabalha. Temos atuando em parceria com a SEDES mapeando as regiões com maior incidência de trabalho infantil, com destaque para a prevenção e encaminhamento dos casos identificados para os serviços indicados. A rede de combate precisa estar fortalecida e nós que atuamos com essa temática temos um papel fundamental nesse processo”, afirmou Débora.

Para a secretária Cida Gama as ações de combate ao trabalho infantil necessitam ser contínuas. “Precisamos da dedicação de todos no combate ao trabalho infantil que infelizmente, ainda acontece. Temos avançado, graças ao trabalho preventivo que vem sendo desenvolvido, às capacitações para os nossos profissionais e isso não pode parar. A Assistência Social passa por um momento difícil em todo o país, mas precisamos lutar e acreditar no nosso trabalho, só assim os resultados irão acontecer”, destacou a secretária.

Para o supervisor do Programa Criança Feliz, Jadilson Oliveira, foi mais uma oportunidade de enriquecimento profissional. “A capacitação foi muito boa para fortalecer as discussões nesta área e para aprimorar a compreensão do funcionamento das ações de combate ao trabalho infantil, além de possibilitar a troca de informações e sugestões entre os diversos equipamentos da secretaria sobre ações nesse campo”, afirmou. A capacitação também abordou a utilização do prontuário eletrônico SUAS que facilitará compilação dos dados das famílias atendidas nos equipamentos do município, como CRAS, CREAS e Criança Feliz

Fabiana Diniz/SEDES