Blog do Geraldo José - ESPAÇO DO LEITOR: O bárbaro, a temperança e o altruísmo
Vale do São Francisco - 23 de Abril de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 07 de Abril / 2019 às 16:00

ESPAÇO DO LEITOR: O bárbaro, a temperança e o altruísmo

Não é necessário possuir conhecimentos excepcionais nas áreas das ciências que estudam o comportamento humano para saber que atitudes positivas geram bons fluídos e interferem de forma bastante incisiva na vida das pessoas. Transmitir energia positiva através de atos como o de gentileza, educação, temperança e altruísmo é uma simples, mas valorosa, forma de contribuir para a construção de um mundo menos injusto e sem conflitos. A energia positiva transforma as pessoas e os ambientes, é componente da felicidade e promove o bem-estar

É preocupante e desolador presenciar, em pleno século XXI, atitudes e comportamentos idênticos aos dos Bárbaros na Idade Média, período da história da Europa entre os séculos V e XV (entre os anos de 476 e 1453), conhecido como os "Anos Escuros" ou "A Idade das Trevas", conforme perspectiva de vários intelectuais do Renascimento, que viam o mundo feudal como um grande sinônimo do atraso, do primitivismo, do abandono do pensamento racional e das ciências. Os bárbaros utilizavam a guerra e a pilhagem (saques e roubos) como forma de adquirir bens.

Bárbaro é um termo utilizado para se referir a uma pessoa tida como não-civilizada. O termo também pode se referir individualmente a uma pessoa bruta, cruel, belicosa e insensível. Qualquer semelhança com alguém que se conhece, é pura coincidência. É tolice não saber que as boas atitudes no dia a dia, construirão um patrimônio moral que, acumulado por anos, será de grande valor.

Citada no primeiro parágrafo, a 'temperança', qualidade de quem é moderado e comedido, é uma virtude em extinção, principalmente entre aqueles que se confiou através do voto o poder de representar nas esferas federal, estadual e municipal. Desequilíbrios emocionais e comportamentais constantes são exemplos de que alguns políticos não estão assegurando o domínio da vontade sobre os instintos, não medindo as consequências de seus atos.

Já o 'altruísmo', comportamento de generosidade com outrem, também está em desuso na atualidade, onde o individualismo predomina numa sociedade que procura em todo o tempo tirar apenas vantagem. Criada pelo filósofo francês Auguste Comte, a palavra altruísmo é definida como "o grupo de disposições que inclinam os seres humanos a se dedicar aos outros. É a atitude de abdicar de interesses pessoais em benefício de outra pessoa ou do interesse coletivo". Pessoas altruístas conquistam a admiração e o respeito por seus atos.

Eu só quero é ser feliz

Andar tranquilamente na favela onde eu nasci, é

E poder me orgulhar

E ter a consciência que o pobre tem o seu lugar – Rap da Felicidade  -  Cidinho e Doca

Por Gervásio Lima  Jornalista e historiador

POSTAR
7 comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
publicado em 07 de Abril / 2019 às 20:19
Fernando Costa

Bárbaros, são os militantes do PT, que atacam velhinha na rua, e todos aqueles que defendem ideias contrárias. Badblocks.

publicado em 07 de Abril / 2019 às 21:56
Fatima

Bosunaro NASCEU PARA SER UM LESA PÁTRIA, UM APÁTRIDA, UM AMORAL, UM MONSTRO NAZISTA, UM MISÓGINO, UM RACISTA, UM XENOFÓBICO, UM HOMOFÓBICO, UM APEDEUTA, DESINFORMADO, UM PULHA, EM SUMA UM SOCIOPATA, PARANOICO, PSICOPATA...

publicado em 07 de Abril / 2019 às 22:02
tania

Soltem nosso presidente Lula e convoquem nova eleição, pois nosso Brasil ladeira abaixo, só voltará a ser feliz e próspero, com ele no comando! #LulaLivre

publicado em 07 de Abril / 2019 às 22:04
dario

Há consenso no mercado e na mídia sobre a total incapacidade de Jair Bolsonaro em gerir o País. O que vai resultar da nova conjuntura pode ser o Mourão assumindo o controle do governo. Assista entrevista à Rádio Brasil Atual

publicado em 08 de Abril / 2019 às 05:45
verônica

Quim o seu Bo$$onaro já disse "Ele Não" pra si próprio quando reconheceu não ter nascido para ser presidente. Pede pra sair, Bozo! o inferno te espera Bososatanas.

publicado em 08 de Abril / 2019 às 05:48
Juliana

Bosunaro eh Desprestígio Desumano Desastre Desqualificado Desregulado Desajustado Desrespeito Despreparo e Desprezível é tudo desse Desgoverno. #ForaBozo #ForaFamilícia #CadêQueiróz #MandanteDaMarielle #117Fuzis???? #DitaduraNuncaMais #PedePraSairCapitão

publicado em 08 de Abril / 2019 às 18:08
QUIM

VERÔNICA-POIS É AMIGA,NÃO NASCEU PARA PRESIDENTE,E DAÍ ? PIOR FEZ LULA,QUE NASCEU PARA SER LADRÃO !

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.