Corrida do Vinho chega à segunda edição e fortalece o esporte e o enoturismo na região do Vale do São Francisco

A prova será realizada dia 8 de setembro, na vinícola Rio Sol, no município pernambucano de Lagoa Grande

No dia 8 de setembro, o município de Lagoa Grande, no Sertão de Pernambuco, vai receber a segunda edição da Corrida do Vinho do Vale do São Francisco. Cerca de 2 mil pessoas, de várias partes do Brasil, entre atletas e expectadores, estão sendo esperadas. Além de ser uma grande festa do esporte, a prova destaca o potencial enoturístico da região, que hoje é uma das principais produtoras de vinhos e espumantes do país. "É um evento que movimenta toda cadeia produtiva do mercado de vinhos e o fortalecimento da atividade turística na região", destaca Natanael Barros, organizador da Corrida do Vinho.

A prova será realizada na Fazenda Santa Maria, entre os parreirais da Vinícola Rio Sol, que em setembro comemora 15 anos de atividades na região. Para participar, é preciso ser maior de 16 anos e fazer a inscrição no site http://www.cronoschip.com.br. As vagas são limitadas e o competidor começa a sentir o clima da corrida no momento em que escolhe em qual categoria deseja correr.

"A Corrida do Vinho é dividida em duas distâncias: 6km e 12km. Este ano, decidimos batizar esses trajetos com nomes de espécies de uvas. O percurso de 6km ganhou o nome de Cabernet Sauvignon. Já os 12km, batizamos de Syrah", explica Barros, lembrando que os inscritos na prova vão receber um kit de participação, com garrafa de vinho da Rio Sol, suco integral de uva, camisa em material tecnológico, número de peito e chip.

Tanto na Cabernet Sauvignon como na Syrah, os atletas serão divididos em categorias de acordo com a faixa etária. Individual: 16 a 19 anos; 20 a 29 anos; 30 a 39 anos; 40 a 49 anos; 50 a 59 anos; 60 a 69 e acima de 70 anos. A divisão para pessoas com deficiência ficou da seguinte forma: deficiente visual com guia, deficiente auditivo, deficiente intelectual e deficiente físico membro superior.

Os três primeiros colocados da categoria geral individual masculino e feminino, em ambas as provas, e os três primeiros colocados de cada faixa etária no masculino e feminino da prova principal (12 km) serão premiados com garrafas de espumantes.

Todos os atletas que completarem a prova, dentro dos limites de tempo e regras estabelecidas no regulamento, vão receber medalhas, que serão entregues mediante a identificação no momento da chegada.

Além do esporte

A festa da Corrida do Vinho não vai começar na largada da prova, assim como o término não acontecerá quando o último atleta a cruzar a linha de chegada. Os competidores e visitantes vão poder desfrutar de uma programação turística. "Nós vamos promover e divulgar o turismo regional em âmbito nacional com ações integradas na programação oficial do evento", afirma Natanael.

Dentro da programação turística tem passeio de catamarã pela vinícola Rio Sol, um tour guiado pela fazenda, onde o visitante vai conhecer todo processo de produção do vinho. Após a corrida, atletas e visitantes vão saborear os espumantes produzidos na Rio Sol, durante a "Festa do Espumante".

Receber interessados em saber como os vinhos e espumantes são produzidos também virou um ponto forte da Rio Sol. Nos últimos anos, a empresa criou roteiros especiais, atendendo a diferentes públicos.

"Quando o visitante vai a uma vinícola, ele quer ter uma experiência inesquecível. Estamos completando 15 anos no Vale do São Francisco e poder abrir as nossas comemorações com um evento como a Corrida do Vinho, que oferece esse algo novo a quem nos visita, é sensacional", afirma André Arruda, diretor-presidente da Rio Sol.

Corrida do Vale do São Francisco

Embora a prova seja disputada em Lagoa Grande, a Corrida do Vinho contribui com a economia de outras cidades da região, como Petrolina-PE e Juazeiro-BA. Através do Aeroporto Internacional Senador Nilo Coelho, situado no município pernambucano, os visitantes têm mais opções de transporte para chegar na região.

A rede hoteleira das duas cidades também é mais um incentivo para quem pretende participar da Corrida do Vinho.

Natanael Barros destaca que toda a programação e estrutura que envolvem a Corrida do Vinho foram pensadas para fortalecer a importância do esporte e incrementar o turismo na região. "Também queremos consolidar dois importantes seguimentos: o pedestrianismo como esporte e o vinho como estilo de vida, agregando valores e transformando o evento em entretenimento esportivo temático", diz.

Para entrar no clima da prova e tirar todas as dúvidas basta acessar o site da corrida, no endereço http://www.corridadovinho.com.br

Ascom corrida do Vinho