Coordenadora geral da UPAE/IMIP de Petrolina reforça fluxo dos serviços de especialidades durante reunião da CIR

A coordenadora geral da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina, Grazziela Franklin, reforçou, na quarta-feira (10), os serviços de especialidades oferecidos na Unidade e principais fluxos de acesso, durante reunião de colegiado da Comissão Intergestores Regional de Saúde (CIR).

Participaram do momento os secretários de saúde dos sete municípios que compõem a VIII Regional de Saúde (Geres) e representantes técnicos das respectivas pastas, além de profissionais da Central de Regulação Interestadual de Leitos Pernambuco-Bahia (CRIL). Durante o encontro, Grazziela falou novamente sobre o perfil da UPAE, acesso às especialidades médicas e de saúde, cirurgias e exames oferecidos, principais condições para atendimento e agendamento.

A coordenadora bateu na tecla da marcação de primeira consulta. "É bom reforçar que a UPAE de Petrolina não realiza marcação de primeira consulta em sua Unidade. As vagas são disponibilizadas mensalmente para a VIII Geres, que é a responsável por distribuir as cotas entre os municípios, que por sua vez fazem a marcação através das suas secretarias de saúde", ratificou.

"Por outro lado, também é importante deixar claro que os agendamentos feitos diretamente na UPAE só são para pacientes do serviço, ou seja, para quem já passou pela primeira consulta. Então, a marcação de retornos e interconsultas é a gente que faz", complementou.

Ficou decidido durante o colegiado que uma outra reunião será agendada com o corpo técnico e marcadores dos municípios, a fim de reforçar essas questões. "A gente nunca vai se cansar de falar sobre perfil e fluxo porque tem muita gente que ainda não sabe como funciona ou não conhece a UPAE. Fazemos esse trabalho periodicamente na imprensa, nas nossas redes sociais e com a própria rede de assistência à saúde. Então, esse foi mais um momento", justifica Grazziela.

Anna Monteiro-Hospital Dom Malan