Moto Amiga: Militares do Exército em Petrolina fazem curso de Pilotagem Defensiva

Cem militares do Batalhão de Infantaria Motorizado (BIM) em Petrolina estão participando de um treinamento de pilotagem do programa Moto Amiga, que tem como objetivo reduzir o número de acidentes com motos. Os cursos de Pilotagem Defensiva acontecem desta terça-feira (23) até a próxima sexta-feira (26), na sede do batalhão, e contam com sete horas/aula, entre teóricas e práticas. As aulas são ministradas por instrutores da Honda, com o apoio da concessionária Pau Brasil Motos, e os cursos são certificados pelo Detran.

Entre os temas abordados estão: definição e elementos da pilotagem defensiva; condução em condições adversas; condução em situações de risco; ultrapassagens; derrapagem; ondulações e buracos; cruzamentos e curvas; técnicas de frenagem; uso de equipamentos de proteção; e manutenção correta das motocicletas.

De acordo com levantamentos, 70% dos acidentes de trânsito envolvem motocicletas e entre os principais motivos estão a imprudência e a falta de equipamentos de segurança. Para tentar reduzir esses índices, além de cursos de pilotagem, o Moto Amiga realiza diversas ações preventivas, como palestras, educativas, dicas de pilotagem segura, e participação em operações da Lei Seca.

O Programa Moto Amiga é coordenado pela Assohonda (Associação Brasileira de Distribuidores Honda), através da NOA Nordeste II, Núcleo Operacional Assohonda, que atua nos estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Além de buscar uma aproximação com o público interessado em motocicletas, o Moto Amiga tem o objetivo de destacar ações que a Honda e suas concessionárias já vêm realizando para alertar todos os consumidores sobre como pilotar defensivamente.