Exposição fotográfica resgata história de igreja atingida por incêndio na Bahia

A mostra faz parte de campanha em prol da reconstrução do templo centenário

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) recebe, nos dias 19, 20 e 21 de agosto, a exposição fotográfica #chamasdasolidariedade, proposta pelo deputado estadual Laerte do Vando (PSC). A exposição tem o intuito de arrecadar recursos para a reconstrução da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, atingida por um incêndio no dia 20 de abril (Sábado de Aleluia) em Monte Santo-Ba, a 360 Km de Salvador.

A mostra é composta por 15 fotografias que resgatam a história de fundação da igreja e retratam fatos que projetaram a imagem do município para o Brasil, a exemplo do meteorito de Bendengó - o maior já encontrado no Brasil e um dos maiores do mundo -, localizado na cidade em 1784. As imagens também retratam a passagem de Antônio Conselheiro; o período em que o município serviu de base operacional para as tropas que combateram na Guerra de Canudos; a gravação do filme Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha; e da minissérie O Pagador de Promessas, de Dias Gomes.

A exposição conta com pesquisa de texto e seleção de imagens do escritor montessantense, Ivan Santtana, que também estará divulgando um dos seus livros, Monte Santo: Histórias, Lendas e Memórias.

Durante a visitação, o público poderá assistir a um vídeo com o depoimento de personalidades que apoiam a reconstrução da igreja, entre eles o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger; os atores Othon Bastos e Antônio Pitanga; o jornalista da TV Bahia, José Raimundo; e o escritor e palestrante motivacional Cláudio Vieira.

A exposição, segundo o proponente, tem o intuito de despertar nos visitantes o espírito solidário e o interesse pela preservação do patrimônio religioso do estado.

"O turismo religioso atrai para a Bahia cerca de 5 milhões de visitantes anualmente, segundo a Secretaria de Turismo do Estado (Setur). Precisamos preservar os templos que fazem parte das rotas turísticas. A Igreja Matriz de Monte Santo é um patrimônio religioso que precisa do apoio de todos", justificou.

Além das fotografias, a exposição abre um espaço para a venda de livros de escritores locais, produtos artesanais, camisas, doces, biscoitos, geleias a base de frutas nativas do sertão, bem como cervejas artesanais de licuri e de umbu, produzidas e comercializadas por cooperativas de pequenos agricultores familiares da região.

Natural de Monte Santo, a professora e escritora Sarah Correia é um dos nomes que apoiam a campanha. Ela doou exemplares da sua primeira obra literária, A menina que cavava com a caneta. O livro é baseado nas experiências da educadora com os estudantes da rede pública de ensino e estará à disposição dos visitantes. 

"É gratificante participar de um evento como esse que tem o intuito de estimular a fé, a esperança, o amor e a solidariedade", declarou.

Todo valor arrecadado será destinado para as obras de reconstrução da igreja.

Sobre a Igreja Matriz

Construída em 1927, a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus possui dois pavimentos e estrutura de alvenaria de adobe, que são tijolos de terra. O templo ficou comprometido após um incêndio destruir a cobertura, a parte interna e peças sacras no Sábado de Aleluia, 20 de abril.

De acordo com os técnicos da secretaria de Infraestrutura municipal, "a ausência de divisórias entre as paredes comprometidas pode provocar o desabamento caso ocorra esforços sobre a estrutura que restou".

Apesar de não fazer parte dos bens móveis inventariados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o templo está localizado no entorno do Santuário da Santa Cruz, tombado órgão como Conjunto Arquitetônico, Urbanístico, Natural e Paisagístico de Monte Santo desde 1983.

Era na Igreja Matriz que romeiros dos quatro cantos do país se reuniam para assistir à missa de abertura da tradicional Festa de Todos os Santos, principal evento religioso da cidade, que acontece no dia 31 de outubro. Estima-se que 100 mil pessoas passam pela cidade no dia da celebração.

Sem a igreja, os montessantenses lutam contra o tempo para reerguer o templo centenário antes da festa de Todos os Santos.

O quê? Exposição fotográfica #chamasdasolidariedade
Quando: 19, 20 e 21 de agosto
Onde: Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) – no corredor que dá acesso ao refeitório
Endereço:  1ª Avenida, nº 130, Cab, Salvador – Ba. 
Horário: das 9h às 18h


Mais informações:


O incêndio completa quatro meses no próximo dia 20 de agosto;
Monte Santo tem uma população estimada em 52.338 habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o último censo, mais de 42 mil moradores se declararam católicos; 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) informou que no dia 16 de agosto assinará contrato emergencial para a recuperação da cobertura;

Em maio, o prefeito de Monte Santo, Vando (PSC), o deputado federal Elmar Nascimento (DEM) e o deputado estadual Laerte do Vando (PSC) participaram de uma reunião com a presidente nacional do Iphan, Kátia Bogéa. Na ocasião, a presidente afirmou que liberaria recursos para a recuperação da cobertura da igreja;

O prefeito de Monte Santo, Vando (PSC), e o deputado estadual Laerte do Vando (PSC) também levaram a demanda para o superintendente do Iphan na Bahia, Bruno Tavares. Técnicos doórgão vistoriaram o imóvel para identificar os estragos causados pelas chamas, mas o laudo ainda não foi divulgado.

As polícias Civil e Federal instauraram inquérito policial para apurar as causas do acidente, mas, até o momento, não houve divulgação do resultado.

Dados da conta bancária para doações: 

Diocese de Bonfim – Paróquia de Monte Santo
Banco Bradesco
Agência: 3621
Conta Corrente: 7245-1
CNPJ: 13.833.801/0013-13

Ascom Dep. Laerte do Vando