Blog do Geraldo José - Inscrições para o edital do Curso de Medicina da Faculdade Estácio de Juazeiro (BA) vão até o dia 18 de setembro
Vale do São Francisco - 24 de Setembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 08 de Setembro / 2019 às 10:00

Inscrições para o edital do Curso de Medicina da Faculdade Estácio de Juazeiro (BA) vão até o dia 18 de setembro

A Estácio está com o processo seletivo aberto para o preenchimento de 50 vagas para o curso de Medicina, da Unidade Juazeiro (BA). Os interessados no processo seletivo desta unidade poderão fazer suas inscrições até o dia 18 de setembro e aproveitar o resultado obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O edital, que é válido para o 2º semestre de 2019, está disponível por meio do site www.estacio.br/medicina . Em função de recente visita do MEC ao campus de Juazeiro, a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, por meio da portaria  n.º 406, de 2 de setembro, autorizou o aumento do número de vagas oferecido no curso de graduação de Medicina. 

O documento sinaliza o resultado favorável da visita de monitoramento do órgão regulador às nossas instalações, que recomendou a ampliação da oferta do curso - iniciado em março de 2008. "Cumprimos o nosso dever no que tange à implantação do projeto pedagógico e das políticas institucionais, como iniciação científica e extensão. E, mais do que isso, temos impactado positivamente o município com nossos alunos e professores, principalmente nas ações para a comunidade", comemora Luiz Rodrigues, gestor da Unidade Juazeiro. 

Para o Diretor de Medicina, Pós-Graduação e Cursos Livres da Estácio, Silvio Pessanha Neto, o  reconhecimento do MEC também confirma a qualidade do nosso corpo docente e a competência da nossa gestão. "Ao nos conceder mais vagas para, efetivamente, formarmos mais médicos para atender às demandas da sociedade, o órgão regulador demonstra confiança no trabalho desenvolvido pela Estácio", ressalta. 

Poderão se inscrever no Processo Seletivo os candidatos que já concluíram o Ensino Médio (2º grau).  Caso o candidato não possa comparecer pessoalmente para o ato da inscrição, poderá encaminhar representante legal munido de procuração com firma devidamente reconhecida em cartório e fotocópia autenticada da cédula de identidade do outorgante. As vagas do processo seletivo serão preenchidas pelos candidatos aprovados obedecendo a ordem decrescente da pontuação obtida. O resultado final será divulgado no dia 21 de setembro de 2019, a partir das 15 horas, no site www.estacio.br/medicina

A matrícula dos classificados para as vagas será realizada das 9h (do dia 23 de setembro de 2019) às 17h (do 24 de setembro de 2019), conforme a classificação dos candidatos. Caso algum candidato classificado não faça sua matrícula neste período, a Faculdade Estácio de Juazeiro fará a 1ª reclassificação no dia 25 de setembro de 2019.

O curso de Medicina da Estácio tem duração de seis anos com aulas teóricas e de laboratório, residência obrigatória, práticas em laboratórios e em cenários externos, professores titulados, laboratórios modernos, formação em emergências médicas, parcerias com hospitais qualificados públicos e privados. A instituição oferece aos futuros médicos uma infraestrutura que inclui o que há de mais moderno para garantir a adequada execução do projeto pedagógico do curso. Os estudantes terão acesso a equipamentos com tecnologia de ponta para a prática de procedimentos médicos em simuladores/robôs antes do contato com o paciente real no Laboratório de Habilidades e Simulação (LHS).  

A Estácio disponibiliza ainda laboratórios de imagenologia (para o estudo aprofundado dos exames de diagnóstico por imagem - tomografia, ressonância magnética, radiografia, entre outras), de anatomia e de técnicas cirúrgicas simuladas. Os campi contam ainda com áreas de convivência para os alunos, uma biblioteca completa e laboratório de informática.  

Mais de 20 anos com experiência na área de Medicina  

Esta expressiva expansão dos cursos de Medicina reforça a posição da Estácio como referência na área médica. A experiência da Estácio na organização de cursos de Medicina começou em 1997 com a autorização do curso no campus Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro, e em 2000, o curso em Juazeiro do Norte, no Ceará.  Os dois cursos foram criados tendo como eixo principal a Estratégia da Saúde da Família e aprovados pelo MEC com conceito MB (Muito Bom) em todas as dimensões (projeto pedagógico, instalações e corpo docente), equivalente à nota 5 (máxima) utilizada hoje no SINAES.  

Em 2014, foi autorizado, com conceito 4, o Curso de Medicina do Centro Universitário de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Também em 2014, a Estácio apresentou proposta vencedora no edital do Ministério da Educação para o Programa de Transferência Assistida (PTA) dos alunos da extinta Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro. Em um trabalho implementado em tempo recorde, a Estácio resgatou a regularidade dos estudos de mais de seis mil alunos, sendo quase dois mil só no curso de Medicina, e retomou sua prática nos hospitais públicos que tinha sido interrompida.  

As instituições do Grupo ofertam cursos de Medicina com alto nível de desempenho acadêmico e, por isso, a Estácio foi escolhida pelo MEC (na primeira fase do Programa Mais Médicos) para implantar o projeto em quatro municípios: Angra dos Reis (RJ), Juazeiro (BA), Alagoinhas (BA) e Jaraguá do Sul (SC). Em Dezembro de 2018, a instituição assinou termo de compromisso de execução (para a segunda fase do Programa) para implantar três novos cursos nas cidades de Castanhal (PA), Canindé (CE) e Quixadá (CE). Essa competência e experiência também se evidenciam na pós-graduação, com destaque para o Mestrado em Saúde da Família, oferecido pela Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, e pelo elevado número de egressos que ocupam vagas de residência médica nas mais renomadas instituições hospitalares do país.

Ascom
POSTAR
nenhum comentário
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.