Blog do Geraldo José - ARTIGO - O ABUSO DA LIBERDADE
Vale do São Francisco - 13 de Outubro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 22 de Setembro / 2019 às 23:00

ARTIGO - O ABUSO DA LIBERDADE

É interessante observar como as modernidades contagiam a todos nos dias atuais, incorporando práticas e palavreados impensáveis em tempos passados, não somente no linguajar típico e natural aos jovens, mas hoje afetando até os idosos! Aquilo que era dito no passado, e cuja procedência tinha origem duvidosa, de pronto se insinuava que era mentira, ou logo se afirmava: NÃO É VERDADE! Hoje tudo se universalizou na expressão “Fake News” como forma de repudiar a tudo que não se deseja ouvir ou não se quer acreditar, principalmente quando influenciado pelas questões ideológicas, sem qualquer pretensão de conhecer a origem do que está sendo dito, quem o disse e as motivações que inspiraram aquela informação, que pode até ser realmente falsa ou, quem sabe, verdadeira.

Frente a essa circunstância, o mais seguro e confortável é exercitar os recursos investigativos para um posicionamento pessoal amparado num senso crítico claro e autêntico, sem exacerbar sob a pressão de fatos que nem sempre são falsos... A realidade é que os novos tempos chegaram com uma incrível velocidade, trazendo o forte impacto de uma comunicação intensa e eficaz apelidada de “redes sociais”, cujos efeitos tem uma potencialidade ainda não bem avaliada pelas pessoas, mas de intensos resultados tanto para o bem como para o mal. E quando são maléficos, saiam de baixo!

Ao se evidenciar o valor significativo das “redes sociais” como um dos componentes do avanço da internet no mundo, é impossível não destacar outro avanço devastador denominado de “hackers”, cuja ação, por ser oculta e geralmente criminosa, não tem vergonha de desrespeitar os limites alheios concernentes à privacidade, fixados e exigidos pela sociedade.

Por falar nesse segmento, impossível não lembrar da hoje famosa Intercept Brasil, cujo nome já diz tudo, ou seja: interceptar. Não pelo que pode representar de mentiras ou verdades o conteúdo que lhe foi repassado pelos hackers nacionais, mas qual o valor e patrocínio envolvidos na compra desse material, fato até hoje não revelado para conhecimento público ou das autoridades. Seria muito ingênuo acreditar que um hacker corra todos os riscos - inclusive um deles já está preso -, e entregue a um jornalista americano todo o material resultante do seu ato criminoso sem qualquer retribuição! A pretexto de quê? Para mim não importam os interesses ocultos ou a quem eles pretendem atingir no cenário político e jurídico nacionais, mas é inquietante verificar como é possível que um jornalista estrangeiro, sob a égide do direito à liberdade de imprensa, possa se imiscuir de maneira até desrespeitosa nas questões internas de um país, gerando visível intranquilidade!

A curiosidade maior que resulta desse episódio, é o questionamento se o Sr. Glenn Greenwald, da Intercept, agiria dessa forma mesmo que em qualquer outro país democrático do mundo, para não citar os países socialistas, onde a liberdade de expressão não existe sequer para os nacionais! É inaceitável imaginar que o Sr. Glenn possa divulgar conceitos irreverentes e impróprios para emitir os seus julgamentos sobre Juízes e autoridades oficiais do Brasil, sob a proteção do regime democrático vigente, e as autoridades da nação fiquem silenciosas e omissas ante tamanha ingerência! A sua postura é de verdadeiro ódio paranoico contra o atual governo brasileiro, motivo porque obtém os aplausos da esquerda nacional e é reverenciado por alguns âncoras do nosso jornalismo!

Lanço um desafio a qualquer jornalista nosso, que vá residir nos EUA, Europa ou Ásia, ou quem sabe em Cuba, Venezuela ou Rússia, e assuma semelhante postura envolvendo-se com investigações que possam interferir de alguma forma na política interna, e verá quantas horas lhe serão concedidas para deixar o país, sem delongas! Isso quando alguns, nos países socialistas, já não ficam por lá mesmo, por dias sem fim, em outras palavras: para sempre. Mas, num país tupiniquim, e democrático... tudo é possível!                        

Autor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – Salvador-BA.

POSTAR
13 comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
publicado em 22 de Setembro / 2019 às 23:16
JOSÉ PEDRO CALDAS

Parabéns. Disse tudo. (Santo Amaro-BA).

publicado em 22 de Setembro / 2019 às 23:18
HILDEBERTO AQUINO

Amigo, é verdade. E eles abusam na certeza de que saem ilesos. Nossa "Justiça" é conivente com crime não tem como negar! (Russas-CE).

publicado em 22 de Setembro / 2019 às 23:19
ACORD@DINHO - *_*@*_*

Um Artigo atual dentro da realidade apresentada diariamente. Na verdade tem uma briga de foice entre governo e parte da imprensa, que precisa ser bem resolvida civilizadamente. Essa é minha opinião.

publicado em 22 de Setembro / 2019 às 23:20
MARCUS ACIOLI

E o pior: criminoso blindado pelo STF como jornalista. (Salvador-BA).

publicado em 22 de Setembro / 2019 às 23:21
FLÁVIO MENDONÇA .'.

Realmente, você está coberto de razão e o desafio que você faz a qualquer jornalista nosso, no Brasil, para residir no EUA, Europa ou Ásia, ou quem sabe em Cuba, Venezuela ou Rússia e assuma semelhante postura envolvendo-se com investigações que possam interferir de alguma forma na política interna do País, como ocorreu com a hoje famosa Intercept Brasil. (Manaus-AM).

publicado em 22 de Setembro / 2019 às 23:33
JOSÉ ROBERTO

Bom dia, amigo Agenor, muito embora de pouca ou quase nenhuma valia o meu comentário, desejo felicitá-lo pelo lúcido, brilhante e oportuno texto. (Salvador-BA).

publicado em 22 de Setembro / 2019 às 23:49
firo

Senhor Agenor Se a pessoa M.... tava fazendo coisas erradas de madrugada e o telefone e prova de tramoia tem que ser preso?? a lei eh para todos? pode ser Bolsonaro ou Moro tem que cumprir as leis ou não???

publicado em 22 de Setembro / 2019 às 23:50
firo

Senhor Agenor Se a pessoa M.... tava fazendo coisas erradas de madrugada e o telefone e prova de tramoia tem que ser preso?? a lei eh para todos? pode ser Bolsonaro ou Moro tem que cumprir as leis ou não???

publicado em 22 de Setembro / 2019 às 23:50
RAIMUNDO COLARES RIBEIRO

Ilustre Irmão Agenor Santos: Parabéns pelo artigo "Um Abuso da Liberdade". Abraço fraterno. Que DEUS a todos nos abençoe!!! (Manaus-AM).

publicado em 23 de Setembro / 2019 às 08:17
Eden Lopes Feldman

As suas palavras revelam o que muitos brasileiros não entendem, Agenor. Como pode uma inversão de valores provocar uma tendência de aceitação por grande parte da imprensa nacional. Que aparentemente aceitou uma conclusão, por mais absurda que seja, mas não questionou a forma como estas informações foram obtidas.Ou mesmo se são verdadeiras. Como se tentassem passar a opinião pública que os meios justificam os fins. E isto apoiado ainda por grande parte da comunidade acadêmica brasileira. E até mesmo alguns membros do poder judiciário e legislativo. ......continua

publicado em 23 de Setembro / 2019 às 08:17
Eden Lopes Feldman

continuação................Sem esquecer de muitos da classe artística.Normalmente os que sentem a perda de benefícios que obtiveram as custas de uma população que paga impostos mal aplicados. Precisamos continuar a reformar este país. Para que a ideologia cega implantada pelo socialismo retrógrado e patrimonialista seja eliminada. FOZ DO IGUAÇU-PR

publicado em 23 de Setembro / 2019 às 09:17
Laurenço Aguiar - do PT de Sento-Sé/BA.

Faltou criticar o uso da liberdade de expressão da mídia da elite econômica para manipular à população e estimular praticas golpistas. Hackear é crime. Mas, e os crimes descobertos pelo hacker, reveladores de transformação das figuras de bandidos da justiça travestidos de heróis?

publicado em 23 de Setembro / 2019 às 12:24
Maria

Está se doendo porque quem foi pego com as calças nas mãos foi o juizeco e sua equipe mostrando o quanto fraudulento eles são. Se fosse o contrário, mostrando realmente provas concretas contra o Lula, você estaria festejando o "abuso da liberdade". Cadeia para Moro e seus comparsas e que haja realmente um julgamento justo e isento de partidarismo e paixões. Chega de enganação e paixões partidárias. Se não for punido, dará direito a qualquer juiz prejudicar qualquer cidadão com práticas ilícitas.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.