Com obras interativas, exposição de Jonathas de Andrade em Petrolina atrai público de escolas

 

O aspecto educativo da exposição "Caravana Museu do Homem do Nordeste" é um dos principais eixos do projeto do artista visual e fotógrafo Jonathas de Andrade, em cartaz no Sesc Petrolina. Com a iniciativa, Jonathas faz sua primeira circulação de maior porte pelo interior do Estado, com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE), englobando dez obras, entre fotografias, vídeos e instalações.

 As escolas da região - sejam elas públicas ou privadas - vêm agendando visitas guiadas à mostra , e podem fazê-lo durante todo o período de realização da exposição, que segue até 11 de outubro. A equipe do educativo, liderada por Rita Vênus, conta com mais três monitores (Diana Dandara, Dida Maria e Mark Allen). Até o final de setembro, 655 estudantes já haviam conhecido a "Caravana".

Além do salão Ana das Carrancas e de outros espaços na sede do Sesc na capital petrolinense - já que as obras "O Levante" e "40 Nego Bom é 1 real" estão em salas externas, as criações de Jonathas de Andrade também estão espalhadas por muros e pontos estratégicos da cidade, com cartazes em grandes dimensões.

 "Nossa proposta é promover o debate junto ao público visitante em torno das questões levantadas pelos trabalhos de Jonathas em exibição, a partir de temas como raça, classe e trabalho, por exemplo. De que forma um museu paralelo pode reivindicar novos olhares para se pensar o Nordeste? Esse me parece ser um debate central para nosso programa educativo, já que somos parte do corpo desse museu paralelo e temos a oportunidade de olhar à distância e de modo crítico para as narrativas oficiais das identidades, que foram e ainda são estetizadas nos museus", questiona Rita Vênus. O artista - alagoano radicado em Pernambuco - reitera este pensamento. Segundo ele, existe um interesse pedagógico na exposição, de atuar em parceria com o projeto educativo, e encontrar um público que vá além daquele acostumado a consumir a arte contemporânea e frequentar as galerias.

Pela primeira vez em seus 12 anos de carreira, Jonathas de Andrade experimenta deixar a interatividade guiar uma das obras, ao permitir que o público crie o seu próprio cartaz do museu, em uma das obras expostas. As ideias dos visitantes são materializadas através de letras de madeira com ímãs. Também é possível fazer fotos abraçando a almofada inspirada no vídeo "O Peixe", repetindo o gestual dos pescadores que protagonizam as imagens. "É um gesto radical de abertura e acolhimento dessas identidades. O Museu da Bonita do Nordeste, o Museu das Pintosas do Nordeste, o Museu da Pólvora do Nordeste, o Museu da Lady Gaga do Nordeste, o Museu das Entranhas do Nordeste, é um gesto de infinitas possibilidades, pois a cada instante o nome do museu é revirado. Pensar a identidade de um povo a partir desse gesto me parece interessantíssimo", opina Rita Vênus.

Serviço:

 Visitas agendadas à Exposição "Caravana do Homem do Nordeste", de Jonathas de Andrade 

Onde: Sesc Petrolina (Galeria de Artes Ana das Carrancas - Rua Dr. Pacífico da Luz, 618, Centro)

Quando: Em cartaz até 11 de outubro.

Visitação: Terça a Sexta-feira das 8h às 20h. Sábado, das 16h às 20h ; Agendamentos: (87) 3866-7454

Quanto: Gratuita

Informações: www.jonathasdeandrade.com.br

E-mail: [email protected]

Instagram: @jonathas_de_andrade

Site: bit.ly/caravanamhn

Ascom Sesc Petrolina Crédito das foto: Emanuel da Costa/Divulgação