UPAE/IMIP de Petrolina recebe visita de estudantes de Serviço Social

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina recebeu, agora em dezembro, uma visita dos alunos do 4º período do curso de Serviço Social da Facape. Essa é a primeira vez que alunos desta instituição de ensino visitam a UPAE, e esse primeiro contato já vem com uma boa nova: o processo de conveniamento para estágio.

"Os serviços de saúde são um dos maiores espaços de atuação do assistente social, então faz-se necessário que a gente observe in loco todas as especificidades envolvidas. As visitas guiadas são essenciais para que estes jovens, enquanto alunos, consigam entender tanto a realidade individual de cada serviço quanto o conjunto totalitário que envolve o Sistema Único de Saúde [SUS]", ressaltou na ocasião a coordenadora do colegiado de Serviço Social da Facape, Maria Lúcia.

A profissional pontou que durante a visita os alunos puderam discutir e entender como se dá a prática do assistente social em campo, dentro de uma perspectiva de teoria e prática; conhecer os instrumentais utilizados; e debater as principais dificuldades e desafios.

De acordo com Maria a primeira visita foi promissora. "Na UPAE nós percebemos a efetividade do atendimento integral à saúde preconizado pelo SUS, a descentralização da rede e a participação do Estado enquanto garantidor de direitos. Todos os serviços funcionam a contento e isso é importante não só para o município, mas para Pernambuco, para nação e para o povo", afirmou.

Do encantamento inicial, Maria Lúcia partiu para a prática. "Estamos em processo de conveniamento com a UPAE para campo de estágio de Serviço Social, entre outras áreas que a Facape dispõe. Temos todo interesse e estamos em processo de negociação. Esperamos que dê certo", comentou otimista.

Para a supervisora do Serviço Social da UPAE, Nazaré Cunha, essa é uma grande honra. "Primeiro pela nossa Unidade ser exemplo para muitos cursos e profissões. Segundo pelo fortalecimento do ensino e pesquisa, que é um dos pilares do IMIP. Então, só podemos nos orgulhar", finalizou já agradecendo a visita e a parceria.