Bolsonaro é retratado como 'assassino do clima' no carnaval da Alemanha

O presidente Jair Bolsonaro foi tema de carros alegóricos durante os tradicionais desfiles carnavalescos na Alemanha. Em Düsseldorf, um carro alegórico trouxe o presidente brasileiro como um Cristo Redentor, com serras elétricas no lugar dos braços abertos. Nelas, lia-se“assassino do clima” e “Bolsonaro”. Em volta do boneco, havia tocos de árvores decepadas e ensaguentadas.

O presidente Jair Bolsonaro foi tema de carros alegóricos durante os tradicionais desfiles carnavalescos na Alemanha, na segunda-feira 24. Em Düsseldorf, um carro alegórico trouxe o presidente brasileiro como um Cristo Redentor, com serras elétricas no lugar dos braços abertos. Nelas, lia-se“assassino do clima” e “Bolsonaro”. Em volta do boneco, havia tocos de árvores decepadas e ensaguentadas.

Outro detalhe também chamou a atenção no carro, mas teve que ser removido por recomendação de autoridades locais: o boneco trazia uma bandeira brasileira estampada em seu peito, com uma suástica nazista ao centro. Segundo promotores públicos, a representação representaria crime na Alemanha, emblemas e símbolos de organizações anticonstitucionais não são permitidos por lei.

O carnavalesco responsável pelo carro chegou a criticar a medida em entrevista à agência de notícias DPA. “Isso é um absurdo, porque impede que haja liberdade de sátira, mas nós seguimos. Bolsonaro agora tem um buraco no peito”, afirmou o carnavalesco.

Momentos depois, o próprio Ministério Público emitiu parecer diferente ao da primeira orientação, afirmando que, em uma análise mais aprofundada, a suástica deveria ser respaldada pela liberdade artística.

O presidente também foi representado em Colônia, onde um carro alegórico o representou segurando a bandeira do Brasil atada um palito de fósforo tamanho família, exibindo um largo sorriso, diante de árvores carbonizadas e sambistas seminuas e chamuscadas.

Carta Brasil