Aprovados da Polícia Civil na Bahia aguardam nomeação

Os aprovados no último concurso da Polícia Civil do Estado da Bahia, com edital lançado em janeiro de 2018, solicitam a ajuda dos senhores para que possamos ser nomeados. 

Somos 313 homens e mulheres, inclusive pais de famílias, que aguardam a nomeação em um concurso que vem, literalmente, se "arrastando" desde 2018.

Existem colegas aprovados que estão morando "de favor" na casa de outros colegas, já que não conseguiram retornar as suas cidades de origem por conta da insuficiência de recursos financeiros.

Existem colegas que não conseguiram conhecer seus filhos, nascidos durante o curso de formação, realizado entre setembro de 2019 e janeiro de 2020, por que, repita-se, não tem dinheiro para voltar para casa. 

Além disto, vários aprovados encontram-se desempregados, pois tiveram que pedir demissão dos seus empregos para cursarem a academia de polícia (curso de formação) e hoje estão desamparados e passando necessidades. 

Em um momento como o atual, de pandemia por conta do COVID 19, a violência e a criminalidade estão crescendo cada vez mais, com o aumento do número de roubos, furtos e homicídios, por exemplo, já que, com as ruas desertas, por conta do isolamento social, os criminosos aproveitam a fragilidade da sociedade e agem com maior incidência. 

Justamente por conta da situação narrada no parágrafo acima que nós, os 313 aprovados no último concurso da Polícia Civil do estado da Bahia, dentre Delegados, Investigadores e Escrivães, precisamos ser nomeados pelo Governador do Estado, Sr. Rui Costa, já que, com a nossa nomeação e posse, o reforço no efetivo da Polícia Civil será uma força a mais no combate a criminalidade e, também, no combate ao "novo corona vírus" e a sua propagação. 

Por fim, registre-se que, recentemente, os policiais civis que fazem parte do grupo de risco estão sendo afastados do trabalho nas delegacias e demais setores da segurança pública. Esse chamado grupo de risco representa uma significativa parte do atual efetivo de servidores integrantes da Polícia Civil do Estado da Bahia, ou seja, o déficit e o impacto negativo na segurança pública será enorme, o que, infelizmente, resultará em um possível aumento na sensação de insegurança por parte da sociedade e nos índices de criminalidade.

Precisamos da sua ajuda! Precisamos que os senhores, com a audiência do programa comandado por vocês, que, como sabemos, é visto não apenas pela sociedade como um todo, mas, especialmente, pelas autoridades ligadas a Secretaria da Segurança Pública, cobrem do Governador, Sr. Rui Costa, a nossa nomeação e, consequentemente, a presença de mais policiais civis nas ruas, ajudando na investigação e elucidação dos crimes praticados pelos criminosos que, como temos visto, não estão de "quarentena". 

Sabemos que a situação é delicada e todos os esforços, seja da mídia e do governo, estão voltados para o combate do COVID 19, porém sabemos também que a segurança pública é de extrema importância e relevância para todos nós. 

Colocando-se à disposição para o que se fizer necessário, a comissão dos aprovados renova os cordiais cumprimentos aos senhores e agradece, antecipadamente, a atenção dispensada.

Atenciosamente,

Rafael Souza Dias do Nascimento.

Comissão dos Aprovados do Concurso Público da Polícia Civil do Estado da Bahia (Edital SAEB/01/2018).

Foto de arquivo