Em Juazeiro escorpião é encontrado na cozinha. Em Petrolina cobra cascavel na sala. População pede socorro

Parte da população de Juazeiro e Petrolina anda assustada, não só como a proliferação do vírus coronavírus. Os animais peçonhentos tem sido um grave problema para as autoridades públicas também ficarem alertas.

Em Juazeiro escorpiões apareceram na cozinha de um morador no Condomínio Mais Viver, bairro São Geraldo. Em Petrolina uma cobra teve de ser morta pelo morador da rua 20 do Loteamento Rafael, zona oeste de Petrolina.

Ele foi surpreendido pelo aparecimento de uma cobra cascavel em sua casa, na noite da última sexta (9). Moradores fazem queixas as autoridades e pedem orientação.

Ano passado uma leitora desta redegn, alertou para este fato: "Eu me chamo Mairane Paraguassú resido no bairro Novo Encontro em Juazeiro-BA, venho aqui para alertar a população sobre a infestação de escorpiões na nossa região para que os pais fiquem atentos nas suas residências e também ficarem atentos às crianças, pois peço encarecidamente ao nosso prefeito que tome uma atitude por gentileza para combater esses peçonhentos, pois na minha residência foram achados seis desses e por sinal é o escorpião mais venenoso da América do Sul e na minha residência há crianças pequenas e tive que tirá-los de casa por precauções para evitar uma fatalidade".

No mesmo período a Secretaria Municipal da Saúde alertou a população juazeirense com dicas para prevenir acidentes com animais peçonhentos como escorpiões, aranhas e lagartas. Segundo a nota, são registrados acidentes com estes animais que escolhem locais de ambiente quente e úmido como habitat, em especial os escorpiões.

Os escorpiões presentes na área urbana se alimentam de baratas e são encontrados facilmente próximos a ambiente com acúmulo de lixo, além de se abrigarem em esgotos e entulhos. A Superintendente de Vigilância em Saúde de Juazeiro alerta: “é importante que os moradores estejam sempre atentos, busquem isolar frechas de portas, mantenham os ralos de casa fechados, não acumulem lixo ou joguem entulho em locais impróprios, mantenham os quintais limpos. Os cuidados começam de maneira individual, mas também são coletivos”, explicou.

Outro fator que tem contribuído para que este tipo de animal esteja mais próximo dos centros urbanos e adentrando aos domicílios, é o crescimento acelerado dos centros que desabitam as espécies e afastam os predadores. Em Juazeiro, no ano de 2017, foram registradas 34 ocorrências por picada de escorpião e em 2018 o número saltou para 85. Nos primeiros 25 dias de 2019 três casos já foram registrados. Não existe um local com maior presença deste animal, mas na zona rural os indicadores de picadas por este tipo são bem menores que na zona urbana.

A superintendente ainda alerta em caso de picada como proceder. “É importante lavar o local com água e sabão e buscar imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima da residência para os cuidados com um profissional. Se o fato ocorrer no final de semana é preciso buscar um dos serviços de saúde 24h no município. Outro ponto importante é prestar atenção às características do animal e na hora do atendimento com o médico descrever como era o animal, isso facilita para o profissional saber a gravidade e qual a medicação apropriada”.

Em nota, a prefeitura de Petrolina diz uma equipe de fiscalização será encaminhada ao endereço para verificar a denúncia e, se constatadas, os donos serão notificados com prazo de 15 dias úteis para limpeza e de 60 para que o espaço seja cercado. Em caso de descumprimento, a multa pode variar de R$ 600 a R$ 2.400 e  que a prioridade da fiscalização é atender denúncias relacionadas ao descumprimento das medidas emergenciais de prevenção ao novo coronavírus e pede compreensão à população. As denúncias sobre terrenos abandonados estão sendo inclusas no cronograma para verificação, obedecendo à escala de prioridade, por isto a notificação pode não ser feita de imediato”.

Redação redeGN Foto watsap