Ciclo Internacional de Palestras da Univasf aborda a pesquisa em Representações Sociais

“A Construção de Objeto de Pesquisa em Representações Sociais” será o tema da edição dessa semana do Ciclo Internacional de Palestras do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar sobre Saúde, Educação e Educação Física (Gipeef), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento on-line terá como convidado o professor do Colegiado de Psicologia (CPSI) da Univasf Marcelo Ribeiro. A palestra será transmitida pelo canal do Gipeef no YouTube, nesta quarta-feira (31), a partir das 17h. O evento é aberto a todos os interessados na temática.

Graduado em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Maceió, Marcelo Ribeiro tem mestrado em Educação em Pesquisa pela Université du Québec, doutorado em Ciências da Educação pela Université du Québec à Chicoutimi / Université du Québec à Montréal, e fez pós-doutorado em Educação, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente do CPSI e do mestrado em Psicologia da Univasf, ele coordena o Laboratório de Pesquisa Formação da Univasf e o projeto de extensão Erê. Ribeiro também é editor da Revista de Educação do Vale do São Francisco (Revasf).

Na palestra de amanhã, o docente tratará sobre o que caracteriza a pesquisa nos limites das Representações Sociais (RS). “Irei falar sobre os entendimentos gerais das Representações Sociais e suas bordas. O que é RS e seu desdobramento em termos do pesquisar”, antecipa o palestrante.

O líder do Gipeef e docente do Colegiado de Educação Física da Univasf, Ramon Missias-Moreira, destaca que o grupo conta com cinco linhas de atuação e de pesquisa que abrangem temas como educação, saúde, qualidade de vida, redes sociais digitais e tecnologias e educação física numa perspectiva interdisciplinar. “Temos como matriz teórico-epistemológica do grupo a Teoria das Representações Sociais, criada por Serge Moscovici, e que surge a partir da Psicologia Social ganhando espaço, funcionalidade para o desenvolvimento das pesquisas e destacada notoriedade nas mais diversas áreas do conhecimento”, afirma Missias-Moreira. A palestra sobre essa temática, segundo ele, visa fortalecer os pressupostos científicos, acadêmicos e teórico-metodológicos na construção de objetos de pesquisa sob a perspectiva das Representações Sociais.

A realização do Ciclo Internacional de Palestras conta com parcerias com pesquisadores de todo o Brasil e de universidades como a Universidade do Porto, em Portugal, e a Universidade Autônoma do México, além de outras instituições destes países e, ainda, da Espanha, França e Itália. Com a realização de palestras semanais, o projeto tem como objetivo desenvolver ações de pesquisa e extensão sobre temas como qualidade de vida e representações sociais, priorizando estudar a população em sua diversidade. Mais informações sobre as palestras e as atividades do grupo podem ser encontradas no Instagram e no site do Gipeef, que é vinculado ao curso de Educação Física e aos Programas de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) e em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT) da Univasf.

Ascom