Moradores de Juazeiro e Petrolina reclamam de "barulho infernal das motos na cidade"

Moradores de Petrolina participaram do Programa na Rádio Jornal, hoje pela manhã (10) e solicitaram uma maior fiscalização, eles acusam a intensidade do barulho provocado por motos na cidade. Os moradores da cidade reclamam do ruído provocado pelos veículos e a falta de fiscalização de poluição sonora provocada por motos com escapamento aberto.

"O barulho das motocicletas aqui na cidade é ensurdecedor. Quando aceleram, a coisa fica infernal.", reclamou um dos ouvintes.

Outro ouvinte apontou que o aumento do pedido de entregas durante a pandemia contribui para o aumento do barulho. "Pedimos as autoridades do trânsito e meio ambiente para realizarem um monitoramento desse barulho".

Ouvidos pela reportagem da REDEGN, moradores de Juazeiro, também reclamaram deste tipo de problema. "É um absurdo. Tem moto que parece um avião com o barulho do motor, ensurdecedor.  O que está faltando alem de uma fiscalização rígida por parte das autoridades é também conscientização dos motociclistas.".

Todas as motos saem das fábricas com silenciador no escapamento, obedecendo as regras nacionais de trânsito. No entanto, alguns motociclistas retiram a peça, o que aumenta o barulho. Cabe a fiscalização para saber se a moto foi adulterada para aumentar o ruído, ou se está trafegando com o escapamento solto.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu art. 230, inc. VII, prevê que conduzir veículo com sua cor original ou outra característica alterada (como o escapamento, por exemplo) constitui infração grave, e as penalidades previstas para a conduta são: a) multa; b) cinco pontos na carteira; e c) retenção do veículo até que a situação seja regularizada.

Redação redeGN Foto Ilustrativa