Atendimento na Rede SAC passa a exigir comprovante de vacina a partir de hoje (1º)

Os atendimentos presenciais nas unidades da Rede SAC em todo o estado estarão condicionados, a partir desta quarta-feira (1º), à comprovação da vacina contra a Covid-19. Com isso, os usuários precisam apresentar o documento fornecido no momento da imunização ou o Certificado Covid, obtido pelo aplicativo Conecte SUS, do Ministério da Saúde. A plataforma está disponível para Android e iOS e também pode ser acessada pelo endereço conectesus.saude.gov.br.

De acordo com o decreto, a imunização contra a Covid-19 contempla a aplicação das duas doses ou dose única, para o público geral; uma dose para crianças e adolescentes, observando o prazo de agendamento para a segunda dose; e aplicação da terceira dose de reforço – como orienta o Plano Nacional de Imunização. É essencial completar todo o esquema vacinal como previsto pelo plano para garantir o atendimento.

Caso o cidadão tenha perdido o cartão de vacinação ou se as informações do Certificado Covid não estejam atualizadas, é possível solicitar a correção dos dados ou a emissão da segunda via do documento na unidade de saúde onde recebeu a vacina. Outra opção é apresentar o resumo da vacinação fornecida pela Secretaria Municipal de Saúde.

Pessoas com orientação médica para não se vacinar deverão apresentar atestado médico apontando o diagnóstico, assinado e carimbado com CRM legível. Crianças e adolescentes que ainda não possuem idade para serem vacinadas devem ser acompanhados pelos pais, que precisam comprovar a imunização.

Por último, quem está aguardando a data do agendamento para a segunda ou terceira dose pode buscar atendimento junto à Rede SAC normalmente. Em caso de dúvidas, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o www.sac.ba.gov.br e o call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

Da Redação RedeGN / foto: Alberto Coutinho/GOVBA