Antiga Estação de Trem, Distrito de Juremal, a história abandonada

As Estações de Trem deveriam ser de interesse histórico, além de promover a preservação e a valorização do patrimônio cultural, visando alavancar o turismo em Juazeiro, Bahia, gerando emprego e renda para a população. 

A reportagem da REDEGN fotografou a antiga Estação do Trem, localizada no Distrito de Juremal se deteriorando, esquecida pelo tempo.

A história revela a importância que esta estação teve no passado. As linhas da VFFLB-Viação Férrea Federal Leste Brasileira que se entroncavam em Senhor do Bonfim, com destaque para o trecho de Senhor Bonfim a Juazeiro e a Estrada de Ferro Petrolina - Teresina, que em 1954 alcançava a cidade piauiense de Paulistana.

Hoje parece até inimaginável. A Viação Férrea Federal Leste Brasileira, com sede e estação inicial em Salvador (Bahia), teve 2.550 quilômetros de extensão e serviu aos estados do Piauí, Pernambuco, Sergipe, Bahia e Minas Gerais. | A linha principal partia de Salvador (estação de Calçada) e chegava a Juazeiro (Km. 570,0) à margem direita do Rio São Francisco, fronteiro a Petrolina, na margem esquerda, já no Estado de Pernambuco.

Em julho de 2020, a REDEGN divulgou que a antiga Estação de Trem do Distrito de Rajada, em Petrolina, ia ser restaurada e reformada.

A linha da Estação de Trem Petrolina a Teresina foi aberta em 1923 para ligar Petrolina à capital do Piauí, passando pelo extremo oeste do Estado de Pernambuco e subindo pelo sul do Piauí. Como diversas ferrovias no Brasil, suas obras avançaram lentamente. Em 1923 os trilhos levavam até Rajada, vilarejo no meio de nada. Somente em 1926 avançaram até Afrânio. Em 1928, até Mafrense, outro vilarejo e já no Piauí. 

Em 1936 a Acauã e em 1938 até Paulista (hoje Paulistana). Jamais passou dali. Em 1941, a ferrovia foi incorporada à VFFLB, mas seus trens continuavam partindo de Petrolina: quem vinha de Salvador por Juazeiro tinha de atravessar o rio São Francisco por barcos para pegar o outro trem. A ponte sobre o rio ficou pronta em 1965 e aí os trens passaram a correr direto até Paulistana, vindos de Salvador; mas em 1972 foram desativados a partir de Petrolina, e logo os trilhos da antiga VVFLB foram arrancados. Foi o fim do sonho de se chegar a Teresina pela Bahia.

Redação redeGN Texto e Fotos Ney Vital