Moradores reclamam demora de mais de 05 dias para resultados de testes e realização de poucos exames de Covid-19 em Juazeiro

A demora de mais de cinco dias para a entrega dos resultados de testes de Covid-19 tem gerado reclamações de moradores e principalmente trabalhadores de Juazeiro, Bahia. A REDEGN conversou com um trabalhador (que trataremos de José Silva), que conversou com a reportagem e reclamou da situação denominando de caos.

Ele trabalha com carteira assinada e com suspeita de Covid-19, foi fazer o teste. "São apenas 150 fichas considerada prioridade. Isto é muito poucos para uma cidade como Juazeiro. Mas com essa demora no resultado o trabalhador não tem como atestar e muitas empresas podem até demitir o funcionário devido as faltas".

"Recebi um comprovante de atestado preventivo de quatro dias. Mas só com o resultado do teste é que se pode ter novo atestado. Isto é muito demorado. A pessoa que não tem a seguridade no emprego pode perder a vaga". A reportagem da REDEGN entrou em contato com a Prefeitura de Juazeiro para questionar a situação.

CONFIRA NOTA SECRETARIA SAÚDE DE JUAZEIRO:
A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) realiza testagem para detecção da Covid-19 no Centro de Cultura João Gilberto, por livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento; no Lacen para casos encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde; em algumas UBSs como Caic, Residencial Mairi, Itaberaba, Goiabeira/Junco, Carnaíba, Capim de Raiz, Abóboras/Poções, Lagoa do Salitre, Conchas, CAJ e outras 11 unidades do distrito sanitário VI.  O município dispõe de testes Swab rápido e RT-PCR, este último considerado padrão ouro para testagem contra a Covid-19.

É importante considerar que a equipe que realiza testagem no Centro de Cultura foi ampliada, bem como o horário para a realização da testagem. Porém desde o início de 2022 houve um aumento na procura pela testagem devido à crescente recorrência de síndromes gripais no município. É imprescindível que as pessoas reforcem os cuidados de higiene com as mãos, uso de álcool em gel, uso adequado de máscara e que evite aglomerações.

Redação redeGN