Fé e esperança marcam apresentações de espetáculos sacros em Juazeiro

Milhares de pessoas se reuniram, entre os dias 15 e 17 de abril, nos bairros Dom José Rodrigues, Castelo Branco, Alagadiço e no distrito de Itamotinga para prestigiar os espetáculos sacros, em Juazeiro.

As apresentações celebraram a crucificação e ressurreição de Jesus Cristo e contaram com o apoio da Prefeitura de Juazeiro, através do Edital de Espetáculos Sacros 2022.

O secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Sérgio Fernandes, falou sobre o edital e a importância desse investimento para a cultura local. "Para nós é uma satisfação imensa retomar as apresentações dos espetáculos sacros e ficamos felizes em poder realizar este edital e contribuir com o fortalecimento dos grupos culturais que promovem essas atividades", declarou o gestor.

O deputado estadual, Roberto Carlos, que acompanhou a apresentação em Itamotinga e no bairro Dom José Rodrigues, parabenizou a prefeitura pelo apoio aos grupos culturais. "As apresentações dos espetáculos sacros são um momento importante para a cultura de Juazeiro. A prefeita Suzana Ramos, junto com o secretário Sérgio Fernandes estão acertando em investir na cultura porque é um setor primordial para o desenvolvimento do povo e a Via Sacra é um momento religioso importante para todos nós, uma tradição de Juazeiro", declarou o parlamentar.

No distrito de Itamotinga, a apresentação dos espetáculos sacros já é uma tradição de mais de 30 anos.  "Esse é um momento importante para a cultura regional, para a cultura de Itamotinga e de Juazeiro. Retomamos os trabalhos dos espetáculos sacros, que deixaram de acontecer por dois anos, mas que é uma tradição de mais de 35 anos. Era o que estava faltando para complementar os projetos que nós, da Associação Comunitária, Cultural e Artística de Itamotinga (Accardi), desenvolvemos na comunidade", disse o diretor-presidente da Accardi e um dos diretores do espetáculo, Giovani dos Santos Oliveira. A Instituição é a responsável pela produção do espetáculo em Itamotinga.

Emocionado, o público aplaudiu de pé as apresentações, que foram retomadas após dois anos suspensas, devido à pandemia da Covid-19. "Apesar de toda a pandemia, foi muito bom poder apreciar essa volta do espetáculo aqui em Itamotinga", disse Marcos Antônio, que levou a filha para conferir a apresentação. Já dona Eremita de Santana Carvalho, emocionada, contou que veio de uma localidade próxima só para ver a encenação sacra. "Moro fora de Itamotinga, mas sempre venho acompanhar essa dramatização da Sexta-feira da Paixão. Renova a nossa fé saber que o último suspiro de Jesus foi por nós", frisou.

 

Ascom/Seculte/PMJ