Prefeitura de Sobradinho realiza o dia "D" da campanha de coleta de embalagens de agrotóxicos nesta quarta-feira (21); confira orientações

Acontece nesta segunda-feira (21), das 8 às 12 horas, o dia D da campanha de coleta de embalagens de agrotóxicos, promovida pela Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente – SEAMA, em parceria com a Fokus. O material deve ser entregue no posto montado próximo ao projeto Tatauí. 

A campanha foi iniciada na segunda-feira (12) com o objetivo de garantir a coleta das embalagens e caixas de papelão dos agrotóxicos utilizadas pelos agricultores na última safra dando a elas uma destinação correta. 

Prevista em lei, a devolução deve ocorrer no prazo de um ano após a compra. Aqueles que ultrapassarem este prazo, sem devolverem as embalagens ou que não seguirem as normas de higiene para a entrega, poderão receber notificações e multas do órgãos responsáveis pela fiscalização.

A ação visa proteger o meio ambiente e evitar que os agricultores e consumidores de insumos agrícolas sejam punidos por não cumprir as determinações do descarte correto.

"Disponibilizamos um Posto de Recolhimento próximo ao Projeto Tatauí, também terão equipes que darão orientações e farão a coleta desses materiais. Os agricultores e consumidores de insumos agrícolas que não fazem a destinação correta das embalagens para canais aptos, ao realizarem queimadas ou o descarte incorreto em mananciais ou beira de estradas, podem expor a saúde e a qualidade de vida de pessoas, animais e plantas, além de estarem passíveis de crime ambiental", explicou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Jarques Canturil.

Jarques Canturil prestou ainda outras orientações: "Os produtores rurais devem lavar as embalagens de forma adequada, armazenar, destinar e obter o comprovante de devolução. Vale ressaltar também que, além da apresentação dos comprovantes de devolução das embalagens em uma eventual fiscalização, as notas fiscais e receituários agronômicos são obrigatórios, pois isso dará a rastreabilidade dos produtos e a comprovação de que foram adquiridos em estabelecimentos credenciados e de confiança e não por meio de contrabando ou de outra forma inadequada", orientou o secretário.


 

Ascom PMS