Semana da Mulher: Prefeitura de Juazeiro reforça cuidados para prevenir doenças que afetam as mulheres

A mulher vive uma rotina intensa, se dividindo nos papeis de mãe, profissional, entre tantos outros. Os cuidados com a própria saúde acabam ficando de lado. A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), aproveita a proximidade do Dia Internacional da Mulher (08 de março) para enfatizar a necessidade das mulheres estarem atentas ao seu bem-estar físico e mental.

Alimentação balanceada e prática de atividades físicas, são essências para manter uma vida mais saudável. Além dessas medidas, as mulheres também precisam visitar com regularidade o médico ginecologista e fazer alguns exames de rotina para prevenir ou diagnosticar doenças precocemente, facilitando o tratamento.

De acordo com o ginecologista e diretor médico da Maternidade Municipal, Jair Brito, é indicado que as visitas ao ginecologista comecem a partir da primeira menstruação. "A orientação é que o acompanhamento seja iniciado após a menarca, primeira menstruação. De preferência, antes do início da atividade sexual para que a saúde ginecológica possa ser avaliada preventivamente. Recomendamos também que as consultas preventivas aconteçam uma vez por ano", explicou Jair Brito.

O médico ainda apontou os principais exames que devem ser realizados com regularidade: Papanicolau (preventivo) e a mamografia (a partir dos 40 anos de idade). Exames como ultrassom transvaginal e de mama devem ser feitos quando houver orientação médica.

A avaliação médica embasada nos resultados dos exames clínicos e de imagem são fundamentais para a prevenção e diagnostico de doenças como os cânceres de Mama, Colo de Útero, entre tantas outras que afetam a saúde da mulher.
 

Ascom Sesau