Sobradinho realiza a 17ª Conferência Municipal de Saúde

Com o tema: "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia", aconteceu na última sexta-feira (10) no Memorial da CHESF, em Sobradinho, a 17ª Conferência Municipal de Saúde.

O evento contou com representação dos vários segmentos sociais, onde foi avaliada a situação de saúde e formuladas propostas voltadas às políticas públicas de saúde no âmbito municipal.

A primeira palestra teve como tema "Apresentação de Diagnóstico de Saúde do Município", proferida pela Secretária de Saúde Maysa Sanjuan , Mestre em Engenharia Ambiental Urbana e especialista em Gestão Pública Contemporânea.

A Doutora em Educação, Neuropsicopedagoga e Coaching Motivacional, Conceição Carneiro, discorreu sobre o tema: "Humanização e Gestão das Emoções nas Práticas de Saúde".

A palestra Magna ficou sob a responsabilidade da Enfermeira Sanitarista, Especialista em Saúde da Família e Especialista em Redes de Atenção à Saúde, Joselma Alves, que falou das mudanças no setor no pós pandemia e como os profissionais devem desenvolver melhor as suas habilidades no setor.

Nos eixos temáticos, a 17ª Conferencia Municipal de Saúde de Sobradinho abordou assuntos como: Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia, O Brasil e a Bahia que Queremos, O papel do Controle Social e dos Movimentos Sociais. 

Representando o Prefeito Cleivynho Sampaio, o Chefe de Gabinete Joselito Macedo, destacou a importância da defesa do SUS e a participação da sociedade juntamente com os poderes constituídos no fortalecimento de um sistema de saúde gratuito, universal e de qualidade. Ele também elencou alguns avanços na saúde realizados pela gestão municipal.

"O nosso Prefeito Cleivynho Sampaio sempre teve um olhar todo especial voltado ao oferecimento de uma saúde de qualidade para a nossa população. Garantimos investimentos em transportes, equipamentos, uma nova e confortável Casa de Apoio na cidade de Salvador, melhoria das estruturas do Hospital Municipal, estamos levando saúde bucal e marcações de consultas para as populações residentes na zona rural, reajuste salarial dos profissionais de endemias, fortalecimento do trabalho dos Agentes de Saúde, tivemos a maior cobertura vacinal da nossa região, garantimos o Piso Nacional para os profissionais de saúde, além de investimentos em capacitação, treinamentos e melhorias na infraestrutura em nossas UBSs. Estes são apenas alguns dos avanços que conquistamos nestes 27 meses de gestão para área da saúde. Quero parabenizar a nossa Secretária Maysa Sanjuan, pela  dedicação e empenho em sua busca incansável de refletir como gestora os interesses da nossa população", disse Joselito.

A Secretária de Saúde Maysa Sanjuan ressaltou que as Conferências de Saúde são espaços democráticos de construção da política de Saúde, uma oportunidade para a população se manifestar, orientar e decidir os rumos da saúde.

"Estou muito feliz pelo resultado da nossa conferencia. O auditório estava lotado, reflexo do interesse da comunidade em uma área tão importante para cada um de nós. Agradeço ao Prefeito Cleivynho Sampaio por nos ter dado todas as condições para a realização deste evento e destacar que as conferências de saúde também têm um papel importante na formulação de políticas públicas de saúde, uma vez que são espaços de diálogo e debate entre diversos atores e especialistas. A partir desses debates, é possível construir um consenso sobre as medidas a serem adotadas para melhorar a qualidade do sistema de saúde, o que pode levar a um maior alinhamento entre as políticas públicas e as necessidades da população," concluiu a secretária.

Estiveram presentes no evento representantes do Conselho Municipal de Saúde, Representantes dos Povos Indígenas, através da Tribo Truká, representantes da Pastoral da Saúde, do MST, estudantes, profissionais da saúde, vereadores, secretários e membros de entidades da sociedade civil organizada.

Ascom PMS