Com o tema 'Mais Informação, menos preconceito', Espaço Humanizar realiza ações nas escolas e órgãos municipais na semana da conscientização do Autismo

02 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e para marcar esta data, o Espaço Humanizar, integrado ao Núcleo de Atendimento Psicossocial e Inclusão (NAPSI) da Secretaria Municipal de Educação e Juventude (SEDUC), está com uma programação de intervenções expositivas nas escolas e também nos órgãos municipais.

Com o tema 'Mais Informação, menos preconceito', a ação "Dialogando e compartilhando ideias: Um caminho em construção", tem o objetivo de promover o conhecimento, oferecendo visibilidade e mais informações sobre as questões que envolvem os estudantes com autismo no processo de ensino/aprendizagem, nas escolas da rede municipal de ensino. 

A mobilização contou com três ações voltadas para as famílias, crianças e sociedade. Por meio de roda de conversa, diante do olhar panorâmico dos profissionais de serviço social, enfermagem e psicopedagogia, as famílias foram acolhidas e receberam informações sobre os direitos do autista. A segunda atividade promoveu uma ouvidoria para as crianças, trabalhando nelas a postura e a percepção de inclusão. Paralelo à programação com pais e alunos, as secretarias receberam grupos do Humanizar, com ações de conscientização e entrega de adesivos. 

Para Jussya Rodrigues, coordenadora do Espaço Humanizar, o processo de inclusão é um grande desafio, e é preciso ampliar esse olhar além dos muros das escolas e do Napsi. 

"Toda a sociedade é responsável por esse processo. A mobilização é para acontecer em toda rede de educação: A secretaria de educação, através do Napsi/Espaço humanizar, que soma-se às escolas. Nosso objetivo é trabalhar, nessa semana,  uma luta que é diária. Aqui a gente tem esse olhar, falamos para o macro, mas queremos chegar na ponta e conscientizar toda a sociedade, que falar do autismo não é mais uma escolha, é uma obrigação, um direito. Então, a gente espera que o trabalho vá se consolidando cada vez mais  na rede. A desinformação e o preconceito devem ser combatidos, e estamos buscando, aprendendo, porque a inclusão precisa  desse movimento e de muita força para acontecer. ", explica Jussya Rodrigues.

Programação-Até o dia 13 de abril, a programação segue em toda a rede municipal, com rodas de conversa e palestras.

Nesta segunda-feira (3), uma equipe do Humanizar percorreu as secretarias municipais levando informações sobre a semana de conscientização do autismo e a importância de se discutir o processo de inclusão em toda a sociedade. O grupo passou pelo Paço Municipal, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Gestão e Pessoas, Secretaria de Finanças, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Instituto de Previdência de Juazeiro, Casa do Bolsa Família, Defensoria e Procuradoria.

Já na manhã desta terça-feira (4), foi a vez da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano, Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte, Clube Recreativo APLB Sindicato, Justiça do Trabalho, Vara da Infância e Juventude, OAB, Fórum, Casa dos Conselhos, Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Casa da Mulher Rural e Escola de Idiomas.

"A equipe Humanizar foi muito bem acolhida. Estivemos em várias repartições e era nítida a vontade de adesão dos profissionais e funcionários, para propagarem essas informações em relação ao Dia da Conscientização do Autismo. É uma informação que diz respeito a uma coletividade, à sociedade em geral, para um bem comum. Então, nós do Humanizar ficamos muito felizes", finaliza a Psicóloga, Cristina Galindo.

 

Ascom Seduc PMJ