Ações educativas alusivas ao Dia da Caatinga são realizadas pela Prefeitura de Sento-Sé em escolas da Rede Municipal de Ensino

O Dia 28 de abril é instituído como o Dia Nacional da Caatinga, para celebrar a data a Prefeitura de Sento-Sé, através da Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), realizaram nesta segunda e terça-feira (dias 24 e 25) uma série de atividades em escolas da Rede Municipal de Ensino.

A ação que teve como objetivo estimular o protagonismo dos alunos e informar e divulgar a biodiversidade da Caatinga, aconteceu nas Escolas Municipais Revelação da Criança, Cícero Borges, Grupo Escolar Dr. Antônio Balbino e Grupo Escolar Professora América Sento-Sé Valverde.

De acordo com a coordenadora do Anos Iniciais do Ensino Fundamental (público alvo das ações), Gisele Dias, a ideia de realizar o evento partiu da necessidade de fomentar a preservação do meio ambiente. "Realizar este evento em celebração ao Dia da Caatinga tem como expectativa fomentar práticas de preservação e conservação da biodiversidade do nosso bioma que é único, tendo em vista alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental", explicou Gisele Dias.

Palestras – Os momentos educativos realizados nas escolas tiveram como tema: 'Conhecendo a Caatinga: fauna do Parque Nacional e Área de Proteção Ambiental do Boqueirão da Onça' e foram conduzidos pela brigadista do ICMBio, Iris Alves, que abordou entre outros tópicos a biodiversidade da Caatinga, espécies ameaçadas e unidades de conservação. "A integração entre as instituições é de valiosa importância para divulgar e informar a população sobre as unidades de conservação. Trabalhar com alunos das séries iniciais possibilita despertar o interesse e destacar a importância da Caatinga e dessas áreas protegidas para a conservação da biodiversidade e cultura local", avaliou Iris Alves.

Aprovação – Tanto os gestores escolares como os alunos também tiveram uma avaliação positiva do evento. "Aprendi que a caatinga é muito importante principalmente para os animais, ela tem muitas espécies e não devemos desmata-la", disse o aluno do 1° ano da Escola Revelação da Criança, Lorenzo Santos Almeida. Já a gestora da mesma unidade de ensino, Elisete Ferreira do Nascimento Ribeiro, ressaltou que a educação ambiental objetiva a compreensão dos conceitos relacionados com o meio ambiente. "Este evento foi de suma importância para os alunos conhecerem o Bioma Caatinga, sua fauna, flora, curiosidades sobre o tema, um conteúdo que requer o pensar, o sentir, o querer agir para preservação dos mesmos, diante disso a escola trabalhou o incentivo à leitura nos processos de aprendizagem", pontuou a gestora escolar.
 

Ascom PMSSE