Presidente Lula cita, Patativa do Assaré e Luiz Gonzaga durante discurso no Crato Ceará. Governador da Bahia participou evento

"Aqui no Ceará, nasceu um gênio, o poeta Patativa do Assaré. Fez músicas que Luiz Gonzaga cantou. Lembro aqui da musica Pau de Arara (Venancio e Corumba), que diz só deixo meu Cariri no último Pau de Arara...eu quero dá condições do povo estudar e assim não precisar sair de sua terra natal e só deixar o cariri para passear", disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao anunciar, no início da noite de sexta-feira (12), o Pacto Nacional de Retomada de Obras na Educação Básica. 

Lula emocionado lembrou que "teve que se retirar do Nordeste para não morrer de fome. O pouco de educação que minha mãe Lindu proporciou com seus enormes esforços formou meu caráter que me fez trêz vezes presidente do Brasil". A abertura da solenidade foi acompanhada ao ritmo da sanfona, na interpretação do Hino Nacional, realizada por Ranier Oliveira, músico multiinstrumentista.

O criador da Fundação Casa Grande-Memorial do Homem Kariri, em Nova Olinda-Ceará, o educador e pesquisador Alemberg Quindins costuma dizer que o Ceará é um Estado de Espírito do vento/cariri que sopra com saudade do Mar. Patativa do Assaré. Luiz Gonzaga e Padre Cícero, arqueologia e gestão cultural são fontes de vida.

Alemberg diz que a Chapada do Araripe tem uma influência nesse território desde o período cretáceo. Em torno dela, de um lado tem Luiz Gonzaga, a Pedra do Reino, de Ariano Suassuna e a Missa do Vaqueiro, Padre Cícero, Patativa do Assaré, Espedito Seleiro, toda uma cultura. O Cariri é um oásis em pleno sertão. É o solo cultural por conta de toda essa força que vem da geologia, da paleontologia, da cultura.

EDUCAÇÃO: A medida provisória assinada pelo Governo Federal possibilitará a conclusão de mais de 3,5 mil obras de infraestrutura escolar que estão paradas ou inacabadas. A assinatura aconteceu na cidade do Crato, na região do Cariri do Ceará. O evento contou com a presença do  prefeito do Crato, Zé Ailton, do  ministro da Educação, Camilo Santana, do governador do Ceará, Elmano de Freitas e Governador da Bahia, Jeronimo Rodrigues e ministro Casa Civil, Rui Costa.

A medida provisória deve investir quase R$ 4 bilhões entre 2023 e 2026. Com a conclusão das obras, estima-se a abertura de aproximadamente 450 mil vagas nas escolas públicas. As obras equivalem a 1,2 mil novas creches e pré-escolas, mil escolas de ensino fundamental, 1,2 mil quadras esportivas, 86 reformas ou ampliação e 40 escolas profissionalizantes.

Ainda no Crato, o presidente participou da inauguração do Centro de Educação Infantil Moacir Soares de Siqueira. "Não existe nenhum país que conseguiu se desenvolver sem antes investir na educação. Investir na educação não é só colocar uma criança na escola, é investir na educação fundamental, ensino médio e superior", afirmou o presidente.

Ainda conforme o MEC, os recursos serão transferidos para gestões estaduais e municipais considerando o número de matrículas acordadas com o Ministério da Educação.

Redação redegn Foto Fabia Maia