Exemplo de superação: vendedor de adesivos botou o pé na estrada para custear faculdade dos filhos

Conhecido como “seu Franscisco da Merenda” na sua cidade de origem, Santa Quitéria-Ce, pai de cinco filhos, o senhor que segue viajando pelo Nordeste vendendo adesivos vai conquistando a simpatia de quem passa a conhecer o motivo da sua peregrinação: o custeio da faculdade dos filhos que buscam o diploma de Odontologia.

Quando eles entraram na faculdade a gente fazia rifas, bingos lá na nossa cidade, Santa Quitéria, fizemos em 2020 uma vaquinha para comprar materiais, deu certo e apartir dalí tive a ideia de vender adesivos para pagar as mensalidades da faculdade, particular”, diz.

Segundo “Seu Francisco”, depois de um tempo comercializando os adesivos em Santa Quitéria, “ficou rotineiro dentro da cidade e nos finais de semana saia para outras cidades próximas, todo final de semana eu estava fora, vendida adesivos em forma de fita, resolvi mudar o formato dos adesivos, com imagens de santos católicos e outros, não parei mais”, lembra.

De acordo com depoimentos dos filhos, um cursando o 9º período de Odontologia e outro o 5º, é dessa forma que conseguem se manter na faculdade, já que as mensalidades são caras e a família não tem condições de pagar.

A saudade da família, que permanece em Santa Quitéria, é o que mais machuca, segundo "seu Francisco": “A família apoia, mas o que machuca é ver minha filha dizer que sente saudade, dizer "pai sinto sua falta, tenho saudade", isso machuca o peito”, destaca.

De acordo com “Seu Francisco”, já foram percorrido mais de 100 municípios do Nordeste e a caminhada só vai parar quando os filhos levantarem o diploma de odontologia. A redeGN conversou com “Seu Francisco” nesta sexta-feira (19), no centro de Petrolina e sua ideia é permanecer por pelo menos uma semana entre Juazeiro e a cidade pernambucana.

Outro sonho já está na pauta: ele mesmo cursar medicina, curso que será mantido pelos filhos que ele ajuda hoje, com o pé na estrada, vendendo seus adesivos.

Para quem tem dificuldades em garantir a formação dos filhos,  deixou um recado: “O que quero dizer aos pais é que apoiem os seus filhos na escolha da faculdade deles, pois a única coisa que que a gente pode deixar para os filhos, que é pra eles, que ninguém toma, é educação. Pode seguir em frente, sem desanimar, que conseguirão realizar esses sonhos. Com dificuldades, sim, mas impossível não é”, finalizou.

No Instagran de "Seu Francisco" muitos relatos, da família, dos filhos e reportagens que coleciona ao longo da caminhada, comprovam a idpneidade do seu projeto: @franciscoda merenda

Da redação redeGN