Candida auris: Pernambuco registra décimo caso e duas mortes por contágio de superfungo

Pernambuco confirmou o décimo caso de superfungo Candida auris. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o paciente é um homem de 52 anos que deu entrada no Hospital Getúlio Vargas (hgv) com queixas de um ferimento em uma das pernas, após sofrer um acidente.

Diante da confirmação do novo contágio, o HGV anunciou a necessidade de suspensão dos atendimentos, nesta terça-feira (04). A justificativa é que o aumento de casos tem apresentado a necessidade de controle e monitoramento, informou o jornal Diário de Pernambuco.

Em nota, o SESP-PE afirmou que a restrição do setor de emergência do hospital permanecerá até a próxima segunda-feira (10).

Até o momento, dez pessoas foram confirmadas para Candida auris, com as mortes de dois idoso, com 63 e 69 anos e que possuíam comorbidades. Após a suspensão dos atendimentos no HGV, a paciente recém-confirmado para a doença foi transferido para outra unidade de saúde localizado em Paulista e está sendo acompanhado em um leito de isolamento.

O Candida auris é de difícil diagnóstico e sem um protocolo específico. A doença recebeu o nome de superfungo devido à resistência a praticamente todos os medicamentos, havendo, dessa forma, dificuldade em seu tratamento. Além disso, pode ser confundido com outros tipos de fundo e é capaz de causar enfermidades em pessoas que possuem a imunidade comprometida ou que estão internadas há muito tempo.

Da Redação RedeGN | Foto: Freepik