Docente e egressas da Univasf realizam exposição sobre a Caatinga na galeria do Sesc Petrolina

Como uma fusão entre arte e ciência, o território da caatinga e o ambiente acadêmico foram fontes de inspiração e pesquisa para a exposição "Laboratorium CAA-T-ENGA". A exposição está sob coordenação do docente do Colegiado de Artes Visuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Edson Macalini, em parceria com as artistas egressas do curso Ariel Farfan, Jussara Damasceno, Maysa Castro e Tacylla Oliveira. A abertura da exposição será realizada na próxima sexta-feira (19), às 19h, na Galeria de Artes Ana das Carrancas, localizada no Sesc Petrolina (PE). A entrada é gratuita e as obras estarão disponíveis para visitação até o dia 26 de maio.

A exposição será realizada em comemoração ao Dia Nacional da Caatinga, celebrado em 28 de abril. Durante a abertura, os visitantes irão explorar um espaço de experimentação e descoberta com leituras, escritas, procedimentos criativos e um emaranhado poético de objetos coletados. A mostra estará aberta à visitação de todos os públicos e pode ser vista de quarta a sexta, das 8h às 19h; aos sábados, das 16h às 20h; e aos domingos, das 12h às 16h.

Palavra que vem da língua tupi guarani, a Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, com uma vegetação típica da região Nordeste e de parte do norte do estado de Minas Gerais. A partir da riqueza visual da fauna e flora desse bioma e ao explorar os Laboratórios de Microbiologia, Conservação de fauna e Recuperação de áreas degradadas da Univasf, os artistas encontraram inspiração para produzir suas obras. Em alusão ao ambiente acadêmico, a equipe deu à exposição o nome de “Laboratorium CAA-T-ENGA”, numa concepção de espaço de criação e de pesquisa, ao mesmo tempo.

A produção das obras teve início em 2016 com a aproximação do professor Edson Macalini com a Caatinga através de desenhos, contexto cultural e caminhadas para explorar o ambiente. Desde então, ele leva suas ideias para os estudantes de Artes Visuais. Para Macalini, a exposição é a consolidação de um percurso de processos de criação que são desenvolvidos no ateliê de Artes Visuais e tem como objetivo promover reflexões, conversas sobre a produção artística, e interação com o ambiente de trabalho do artista. “Faremos uma exposição não apenas com imagens, mas também com materiais que compõem o ateliê do artista. Então, é como se os visitantes entrassem em um laboratório durante a exposição, que pode ser tanto como o de um artista, quanto o de um pesquisador de outra área”, comenta o docente. Mais informações sobre a exposição podem ser obtidas pelo número: (87) 3866 – 7454.

Portal Univasf