Blog do Geraldo José - Espaço do Leitor: O DETRAN de Juazeiro e a cidadania de 2ª classe
Vale do São Francisco - 25 de Novembro de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 22 de Abril / 2012 às 11:00

Espaço do Leitor: O DETRAN de Juazeiro e a cidadania de 2ª classe

Geraldo,

Sabemos que o nosso país padece de um baixo índice de desenvolvimento humano, bem como de uma baixa qualidade na prestação dos nossos serviços públicos, de maneira geral.

A condição de cidadão contempla uma gama de requisitos que sem os quais não se pode falar em cidadania, ou seja, ser cidadão pressupõe que o Estado possa garantir mínimas condições de atendimento aos indivíduos. A dignidade, a participação e o respeito à pessoa são pressupostos da condição de indivíduo cidadão. A essas condições, eu acrescentaria de livre vontade, as qualidades de coragem e senso de dever.

Como usuário do DETRAN de Juazeiro, sinto-me no dever de denunciar o tipo de “prestação de serviço” que aquele órgão dispensa à população.

Meu primeiro contato com aquele órgão se deu ao tempo da “retirada” da minha primeira habilitação, nos idos dos anos 2.000. Nesse momento pude ser vítima do grande descaso e arrogância com que ali somos tratados. Fiquei estarrecido quando presenciei, na sala de provas, o fiscal do exame bater boca com várias pessoas, fora outros problemas. Os absurdos continuaram ainda na hora de receber a habilitação, procurei o órgão na data marcada e não tive informação alguma, quando procurei a atendente para me informar sobre a entrega da CNH recebi a informação que a habilitação não havia chegado e que não tinham nenhuma previsão para a mesma, tudo isso em um clima de extrema arrogância.

Mais presentemente (2012), com muito relutar, tive que tratar da transferência de um automóvel nesse DETRAN. Pude perceber que em 10 anos nada havia mudado. O clima de descaso e desrespeito ao indivíduo ainda impera. Os funcionários da vistoria têm a absoluta certeza que estão fazendo um favor às pessoas. Estão sempre destratando, discutindo com as pessoas, escolhem quem querem atender primeiro e se o motor do veículo estiver “quente”, simplesmente dizem que não vão fazer nada, porque não são obrigados. Se chover, idem, param imediatamente o serviço, mesmo trabalhando em local coberto.

Sucessão de absurdos. Presenciei até mesmo uma funcionária gritando e esbravejando várias vezes com alguém (quase psicótica), reclamando que a água mineral era do seu setor e somente para os funcionários, não daria água a ninguém.

Nos acostumamos ao horror, presenciamos diariamente o desrespeito e a arrogância ocuparem o lugar da urbanidade e da decência no serviço público. É como se ali fosse um lugar paralelo, um limbo onde as condutas não precisassem responder aos códigos e aos preceitos administrativos. Olhamos com descrença e pavor a submissão do interesse público. Marginalizados, ambos, sociedade e “cidadão”.

Roberto Cesar F. da Silva, Servidor Público – Pós-graduado em Gestão Pública.

Foto arquivo do blog
POSTAR
13 comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
publicado em 22 de Abril / 2012 às 11:21
ACORD@DINHO<O>

O autor tem toda razão, até porque reclamações vem sendo feitas aqui desde muito tempo... e pelo jeito nada acontece... mas, não podemos parar de reclamar, pq aí que eles esquecem mesmo!!!

publicado em 22 de Abril / 2012 às 11:23
João

Belo texto do senhor Roberto Cesar, o Detran de Juazeiro é a casa dos horrores da administração pública, que em reiteradas vezes foi aqui mesmo no blog alvo de pesadas criticas, mas que ao longo de todos esses anos nada mudou. Somos reféns do Estado, não podemos ter a opção de escolhas, aliás, a única escolha plausível é licenciar o carro em outra jurisdição e fugir das garras desse orgão público que prima pelo horror no atendimento as pessoas que adentram o seu rescinto.

publicado em 22 de Abril / 2012 às 12:03
JULIETA

INFELIZMENTE ESSE DEPARTAMENTO GOVERNAMENTAL,PRESTA UM GRANDE DESSERVIÇO A COMUNIDADE JUAZEIRENSE ATRAVÉS DE SEUS FUNCIONÁRIOS.TAMBÉM JÁ FUI VÍTIMA DESSE DESRESPEITO.É LAMENTAVEL ENTRA GOVERNO E SAI GOVERNO E NADA MUDA.

publicado em 22 de Abril / 2012 às 12:12
Pedro Martins

Alem de sermos destrados pelos orgãos publicos, temos até que procurar a maneira de falarmos com esses agentes publicos, pois está sempre nas paredes das repartições um cartaz nos aletando: "Descato ao funcionario publico é crime", artigo tal...paragrafo tal....temos apenas a obrigação de sermos mal atendido. Ate quando as pessoas de bem que paga seus impostos carrisimos, sem nenhuma contra partida dos governos, iremos penanecer doceis como cordeirinhos?

publicado em 22 de Abril / 2012 às 12:45
RBS

É VERDADE E LÁ COMO ORGÃO PÚBLICO EM ATENDIMENTO É UMA NEGAÇÃO TRATAM MAL AS PESSOAS QUE VÃO FAZER ALGUM TIPO DE SERVIÇO,UMA CARA FEIA, ARROGÂNCIA E O PIOR ALGUNS DELES SÃO COLOCADOS POLITICAMENTE ACHO QUE O DETRAN DE JUAZEIRO SÓ PERDE EM MAL ATENDIMENTO PARA O INSS TAMBÉM DE JUAZEIRO DEVERIAM CRIAR UMA FISCALIZAÇÃO PARA O ATENDIMENTO DESSES FUNCIONÁRIOS.

publicado em 22 de Abril / 2012 às 13:37
Colaborador

Criticou mas não apresentou a solução. Exemplo de gestão imediata para melhorar o atendimento. O que eu vejo e sempre vi no CIRETRAN/DETRAN é que existe uma DIREÇÃO que omissa numa sala incomunicável, não faz nada para melhorar o atendimento ao público. Fica lá só de pose. No mínimo um indicado político para o cargo que só quer no final do mês defender o seu. Aliás, a maioria dos funcionários são indicados políticos. Nunca ouvi falar em concurso para o DETRAN. Esse pessoal precisa com URGÊNCIA, para começar, de um curso de RELAÇÕES HUMANAS.

publicado em 22 de Abril / 2012 às 14:25
morais moreira

... Eu pensava que este referido ¨militar ia botar moral neste Orgão tão esculhambado que o Detran de JUazeiro.

publicado em 22 de Abril / 2012 às 14:31
morais moreira

Vamos l´Cap Bonfim, saia do paletó e da gravata, e bote moral nesses funcioarios folgados que pensam que o Detran é deles, e não do Estado da B ahia , por tanto Pubblico. Ou é dificil comandar um grupo de civis sem sem ter um regulamnento Disciplinar ou R quero?

publicado em 22 de Abril / 2012 às 20:58
Maria Aparecida

Engraçado como é que vocês querem que mudem alguma coisa se esqueceram de mudar o desgoverno do PT? A culpa não é do Cap. Bomfim não e sim daqueles que renovaram o mandato desssa meneira mediocre de governar do PT aguentem mais 4 anos e depois votem de novo e venham reclamar dos mesmos problemas de 08 anos atrás.

publicado em 23 de Abril / 2012 às 01:35
Jonas Dias

Realmente esse orgão é o cúmulo do absurdo. tenho precisado dos serviços desse orgão com frequência e todas as vezes sou destratado por uma cambada de mal educados que só vão baixar a bola quando perderem o emprego e passarem a ralar como nós fazemos todos os dias

publicado em 23 de Abril / 2012 às 08:31
Chega!!!

Não é de agora que este o´rgão governamental presta um deserviço a Juazeiro, a muito isso vem acontecendo sem que nenhuma autoridade tome providências. São inúmeros os absurdos, abusos e falta de respeito ao consumidor/usuário que custeia o serviço. Chega!!!

publicado em 02 de Maio / 2012 às 07:25
DOQUINHA

Este orgão está presizando ser privatizado,as pessoas que lá trabalham querem na verdade é a aposentadoria.digo porque eu só testemunha de um comentario do funcionario que ao chegar atrazado,depois de quase duas horas de espera das pessoas que dependiam do própio para colocar o lacre nas placas dos veiculos.inclusive eu,quando cobramos mais agilidade por parte dele,o que ele nos disse foi o seguinte.ESTOU QUERENDO É MIM APOSENTAR MAS ELES NÃO QUEREM,POR ISSO NÃO TENHO PRESSA PARA NADA.este é o pensamento de varios funcionarios daquele orgão.E quando vc fala em procurar á direção,todos falam que não adianta de nada.ai eu pergunto,para que uma direção?se a mesma não resolve nada.

publicado em 02 de Maio / 2012 às 11:01
DOQUINHA

O detran e estes dispachantes,são uns verdadeiros sangue-suga,tudo o que vc vai resolver no detran tem que passar por dipachante,que cobrão um absurdo por seus serviços,sendo que se vc não aceitar,a demora para resolver o seu problema dobra.mas o governo do nosso Brasil é uma verdadeira merrrrrrrrrrrrrrrrrrrr.VAMOS REENVINDICAR NOSSOS DIREITOS DE CIDADÃO.chega dessa palhaçada,se não querem trabalhar o orgão tem que substituir esses que querem ser dono do orgão,não todos mas a maioria não passa de uns mau educado,falta respeito por nós cidadoes de bem

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.