Codevasf assume recuperação do Riacho Vitória

A Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), superintendência regional de Pernambuco sediada em Petrolina, incluirá o Riacho Vitória, onde fica uma das tomadas de captação de água da Compesa, empresa do estado que administra a distribuição de água e tratamento do esgoto no município, nas obras de revitalização do rio São Francisco. A decisão foi tomada durante a reunião do deputado com o superintendente da Codevasf-PE, Luciano Albuquerque, nesta quarta-feira, 27.

Odacy, parlamentar que pediu apoio ao orgão neste caso diz que "Pediu emergencialmente a intervenção da Codevasf para as ações de recuperação do sistema e acabar de vez com a água salgada que tem deixado muita gente doente em nossa cidade. O superintendente Dr. Luciano Albuquerque já liberou as máquinas da Codevasf para iniciar o serviço de imediato”, enfatizou.

O deputado ainda explicou que Petrolina sempre sofreu com a água salgada no período das chuvas, quando foi resolvido com uma obra realizada no período em que o parlamentar esteve à frente do executivo municipal. Ocorre que a Compesa, não esteve atenta à manutenção da tomada de água do Riacho Vitória e a Armup – Agência Reguladora Municipal, também deixou a desejar na fiscalização da Compesa diante desta questão.

O resultado foi a danificação do equipamento devido à falta de manutenção na área que foi tomada pelo mato. Odacy relata que as plantas prenderam-se a outros dejetos trazidos pela água do próprio Riacho Vitória, formando uma barreira que não permitiu à água seguir o seu percurso natural.

Com as chuvas em grande quantidade e o acúmulo indevido de água, a estrutura não aguentou e houve a ruptura na parede de proteção numa das tomadas do sistema, trazendo de volta todo este problema. “Estivemos na manhã desta quarta, 27, com o engenheiro Leonardo Cruz, especialista em barragens pela Codevasf que nos afirmou que sem a retirada do mato, a água não iria escoar e por isso ocorreu o rompimento da obra que realizamos quando estivemos na administração do município”, atestou Odacy.

Conforme o deputado, com este serviço, realizado em caráter emergencial, será resolvido momentaneamente o problema da água na cidade. Mas o deputado ainda pretende buscar recursos para fazer uma grande obra no local, com o intuito de evitar novos transtornos como este. 

"Nos próximos dias, iremos à Brasília tratar do assunto com a presença dos técnicos da Codevasf numa audiência com o ministro Jacques Wagner. O importante é agirmos rápido para a busca de uma solução e devolver água de qualidade à população”, concluiu o deputado Odacy Amorim.

Asscom