Caravana da Saúde atende alunos da rede municipal e registra 400 atendimentos no Salitre

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira (17),  a sexta edição do Programa Caravana da Saúde. Desta vez na comunidade de Campo dos Cavalos/ Capim de Raiz no distrito do Salitre. Cerca de 400 moradores foram atendidos. A equipe de oftalmologia e odontologia da Caravana atendeu cerca de 50 alunos das Escolas Municipais Edualdina Damásio e Herbert Mouzart. A dona de casa, Mônica dos Santos, aproveitou e levou seus três filhos para consulta. “Meus filhos foram bem atendidos pelo oftamologista. Agradeço ao prefeito por trazer a caravana para nosso distrito”.

Para a diretora das escolas, Solange Almeida, inserir os alunos no programa foi um grande ganho para todos. “É muito importante o governo contribuir para a formação integral desses estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde”, disse Almeida. O envolvimento das escolas foi destacado pelo prefeito Isaac. “Com isso vamos poder tratar possíveis problemas de saúde que possam atrapalhar o rendimento escolar dessas crianças. Temos o compromisso com a saúde do povo. Mais uma caravana que foi sucesso absoluto”.

Um dos atendimentos mais procurados na comunidade foi com o Clínico Geral. Mais de 150 pessoas foram atendidas.  O pedreiro Francisco Pereira, 54 anos foi um dos primeiros e teceu elogios ao programa. “Fiquei muito feliz de ver o posto de saúde da minha comunidade com muitos médicos e a saúde do povo sendo bem cuidada”, disse o comunitário. De acordo com o secretário de Saúde, Dalmir Pedra, as ações da Caravana da Saúde superam as metas a cada edição com a ampliação da qualidade dos serviços e do trabalho conjunto às instituições parceiras que acompanham o projeto desde a sua primeira edição. “Garantimos assim um atendimento seguro à população. A Caravana ao passar pela região reestrutura os serviços de saúde e sana as demandas das UBS”, disse o secretário.

A Caravana da Saúde é formada por uma equipe de 40 profissionais de diversas especialidades, entre médicos, Agentes Comunitários de Saúde e enfermeiros. O programa completa seis edições e já ultrapassa os dois mil atendimentos médicos especializados, como ortopedia, clínico geral, oftalmologia, cardiologia, odontologia, ginecologia, cirurgião geral, clínico geral, exame eletrocardiograma, coleta de exames laboratoriais e de verminoses, aferição de pressão arterial, além dos atendimentos com fonoaudióloga, psicóloga e nutricionista.

São parceiros do programa a Univasf, Hospital Regional de Juazeiro/APMI, Instituto Ivete Sangalo, Clinefro, Multimagem, SESI e Promatre, além do envolvimento de toda a estrutura de governo oferecendo os serviços de cidadania e saúde aos moradores da região. A próxima edição do programa será dia 24 de fevereiro, no bairro Antônio Guilhermino, das 8h às 14h.

Daniela Duarte/SESAU