ARTIGO - PARA CONTINUAR EM BOAS MÃOS...

É, caríssimo e sagaz leitor, acreditemos por força do hábito otimista em um sim, que nós eleitores, escolhamos sem urubuservância de gênero-raça-cor-classe social para a Câmara Municipal e para o Executivo, as pessoas certas para os lugares certos.

Atributos moralistas, éticos, idôneos e humanos, leitor, são condições inexoráveis para que persistamos na querência da mudança, do movimento social que deu, está dando e dará muito mais acertos por doravante e doravante. É, sô mesmo um retado, iniciei de forma supimpa! Vou que vou logo lembrando a algum desavisado que nessa parada cronical deixarei de lado, por enquanto, os coxinhas incautos, amargos, tacanhos, que permeiam aos podres ventos a oposição ao prefeito Isaac Carvalho e, por tabela sinistra, à presidente Dilma e ao futuro presidente Lulinha, Paz e Amor. O dos pobres.

Que os golpistas elezinhos me aguardem. Meu dileto amigo das letras, me vem sempre à mente que por ser humano acredito na humanidade, em todos os filósofos pensadores libertos, em todos os malucos, em todos os vendedores de picolés, em todos os coveiros, em todos os engraxates, em todos os homo-hetero-bi, em todos os poetas, e em poucos políticos. Sendo assim e por assado sendo, analisar um lado político que teórico ideologicamente se afina com o meu, não é tarefas das mais difíceis e até me saio de boa, na boa, ficando numa boa. Pois bem bom, apronchega-se- o dia “ D “ da indicação oficial do prefeito Isaac Carvalho apitar e dar o pontapé inicial no jogo político da cidade.

Apronchega-se o veredito de quem será o candidato da situação para gestor municipal. Os três postulantes do PC do B, embora não exatamente comunistas de carteirinha, há um baita tempo já iniciaram um tipo de pré-campanha para sensibilizar, fazer sorrir e agradar a população, as autoridades, a imprensa, os aliados e, principalmente, o chefe do clã Isaac Carvalho. Correm boatos na beira do rio em bocas correntes, das qualidades, dos defeitos, das vantagens, as desvantagens de cada um no atletismo olímpico eleitoral. Amei essa metáfora... Dourou de vera, Leitor? Dourou? Brigadinho.

Eis na berlinda os finalistas da lista tríplice: PAULO BONFIM, CARLOS NEIVA E JOAQUIM NETO. No fundo, e bota fundo nisso, três e um só discurso: O continuísmo da era Isaac Carvalho. Continuar, doa a quem doer, com a política acertada da mudança. Mudança essa que desmoronou as horríveis oligarquias burguesas, elitizadas e anti-cheiro-de- povo, dos governos anteriores. Muito bem feito. Parabéns ao prefeito e a sua equipe. Mas, e daí professor Gondim que sou eu, vai chegar aonde? Vosmeçê ganhou, leitor. Vamo que vamo, apressadinho: Uma eleição municipal praticamente garantida e a favor do governo até uns dias atrás, teve um revés já esperado, mas que deve preocupar. Trata-se do fôlegosinho tomado pela direita, após a queda golpista da presidente Dilma. Ora, ninguém é besta de desdizer que o governo federal é importantíssimo como aliado em qualquer eleição.

Juazeiro, fundamentalmente, tem obras, verbas a chegar, acertos, projetos, que somente com o aval federal será tocado para frente. Pois mal, mal, o governo federal, agora, virou as costas e se mandou de mala, cuia e safadeza, para a oposição. Por isso, esse apoio descarado que os oposicionistas juazeirenses vão receber pode ser vital. Euzinho disse, leitor, pode. Não que vá, necessariamente, acontecer.

O trabalho do prefeito Isaac Carvalho é sólido, transparente e de sucesso em todos as camadas sociais da cidade. Nisso até a oposição tira o chapéu escondido.

Então, matemática e ciência política simplérrima: O JOGO ESQUENTOU E VAI SER DURO! Mas, porém, no entanto, entretanto, o juazeirense melhorou o seu padrão de vida em muito, seja na educação, saúde (Ainda que a guerreira Telma Marineide tenha razão em algumas  críticas que faz nessa área...), infraestrutura, cultura, mobilidade urbana, transporte, segurança, concursos públicos, desenvolvimento comercial e industrial, esporte, tal e etc... Otonce que Isaac Carvalho solamente não fará o sucessor se pecar na campanha ou escolher um candidato que faça merda no meio do caminho e fique aquém das expectativas e dos anseios populares. Necessita ser bastante estudado e com cuidado o nome a ser escolhido.

O escolhido do reino, permita-me humildemente dar uma dica, Isaac Carvalho: Tem que ter desenvoltura, eficácia, solidez, simpatia, crédito, confiabilidade, ser arrojado nos debates e nas respostas às mentiras e calúnias que virão de uma oposição raivosa, prepotente e quase sempre acovardada. Vem samba do crioulo doido nessas eleições e o candidato Isaaquiano tem de ter peito, raça, fibra, voracidade de ganhar. Não foi assim que a dupla Isaac-Zó foi vitoriosa? Lembra, leitor memorial?

A PERGUNTA INTRIGANTE QUE NÃO FICA CALADINHA NA SUA CACHOLA É ESSA, LEITOR CURIOSO DOS BONS:

QUEM, ENTRE PAULO BONFIM, CARLOS NEIVA, JOAQUIM NETO, É O MAIS PREPARADO, CORAJOSO E MERECE ENFRENTAR ESSA LUTA?? QUEM... QUEM... QUEM???

Leitor, vou soltar a língua e dizer quem para mim é. É o Sr... Rárára´! Peguei vosmecê. A perfeição e a situação não permitem pressa. Sabe lá, no próximo artigo, direi.

Todos a postos nas ruas, esquinas, festas de associações, jogos, feiras, redes sociais, aniversários de boneca, com o intuito de firmar o nome e demarcar a seu favor, territórios. Analisando os recentes desenrolar de cada um dos três comunistas (?) pretendentes ao cargo de prefeito, vislumbrei isso e não mais que isso:

O Secretário de Desenvolvimento e Turismo, Carlos Neiva, mostrou um trabalho de respaldo na sua pasta.Tem sido esforçado e fiel, porém, decolando pouco na reta final. Me parecendo perder terreno e fôlego, embora ainda lhe sobre algum respiro, para os outros dois concorrentes.

O diretor do SAAE, Joaquim Neto, tem apostado nos serviços muito melhorados do órgão que dirige de forma competentíssima e na popularidade súbita adquirida. Continuando ainda desconhecido pela maior parte dos eleitores, no entanto, ganhou cancha pelo modo simples com que recebe e atende a todos. Ocorre que o pouco tempo e que corre rápido, pode ser fatal. Chances enormes, realmente tem.

O Secretário de Governo, Paulo Bonfim, foi o mais destemido em termos de desenvoltura nessa pré-temporada. Com um cargo estratégico, tem tido influência enorme sobre secretários do governo, vereadores, líderes comunitários, assessores especiais, servidores públicos, etc e lá vai fumaça.   E de forma agradabilíssima, pelo visto, a gregos e baianos. De longe foi, dos três concorrentes, o que mais cresceu nas pesquisas, nas ruas, nos gabinetes e, possivelmente, aos olhos atentos do prefeito Isaac Carvalho. As suas reais chances deram um salto estratosférico, surpreendendo a todos.

Diante desse quadro que já se delineia, leitor está ainda indeciso? O mais importante é que para o próprio Isaac Carvalho, independente de quem seja o escolhido do reino, todos caminharão juntos, afinados, de mãos dadas, beijimbeinjim nos ombros, tapinhas nas costas, na campanha eleitoral.

Então, é esperar o esperado.

***SOBRE O GOVERNO GOLPISTA E TODOS OS GOLPISTAS... QUE DURMAM COM ESSE BARULHO: DEMÔNIOS PODEM VIRAR SANTINHOS???

Fui.

Otoniel Gondim --- Professor, Escritor e Compositor.