Equipamentos entregues pela Codevasf beneficiam produtores familiares do semiárido baiano

Agricultores familiares do Médio São Francisco baiano estão agora mais estruturados para desenvolver suas lavouras e superar os efeitos da estiagem prolongada. Mais cinco associações de produtores receberam da Codevasf equipamentos agrícolas. O investimento realizado, em 2016, foi de cerca de R$ 500 mil. No município de Santa Rita de Cássia, a Associação Agrocit da Fazenda Rio Preto foi uma das beneficiadas. A entidade recebeu um trator agrícola com arado fixo e grade aradora. Segundo a agricultora Zilda Maria de Oliveira, presidente da entidade, o equipamento irá facilitar a produção dos agricultores.

 "O nosso trabalho é todo feito manualmente. Então, esse trator vai ser muito importante, não só para nossa associação, que conta hoje com 20 associados, mas também para as cerca de 300 famílias que moram em nosso assentamento", aponta. Em São Gabriel, Gilcélio Nunes, produtor da Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais de Lagoa Grande, disse que os equipamentos serão de grande valia para a comunidade e o entorno.

"O benefício é muito grande porque, nesse momento, a associação está organizando um projeto de caprinocultura de leite. Então, esse trator vai dar um suporte para o plantio do alimento dos animais e para o transporte do rebanho e de outros materiais da produção", explica. Ainda segundo ele, essa ação está beneficiando, diretamente, 50 famílias e, indiretamente, em torno de 500. Também foram beneficiados com os equipamentos produtores rurais dos municípios de Irecê, Muquém de São Francisco e Oliveira dos Brejinhos. A ação vem sendo executada pela 2ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Bom Jesus da Lapa. 

Ascom Codevasf Foto Divulgação