ARTIGO: A PISCINA DE SILOÉ

Está escrito no Livro Sagrado dos  cristãos, a Bíblia, que existia  na  Jerusalém Antiga, na parte inferior da inclinação sul de Ophel, que fazia parte do Vale do Cédrom,  e da antiga Cidade  de Daví, um reservatório, ou piscina, conhecido com o nome de Piscina de Siloé, que era um receptáculo para as águas  da fonte de Giom  que eram levadas  até lá, por dois aquedutos: o Canal da Idade do Bronze, datado de 1.800 anos a. C. e o Tunel de Ezequias, construído no tempo do reinado do Rei Ezequias, cerca de 700 anos a. C.

Tal piscina veio a  ficar famosa no Livro da Lei, por ser mencionada por duas vezes no Livro do Profeta Isaías, nos Capítulos 8, vers, 6;  no Capítulo 22, vers. 9 e, mais ainda, nos Evangelhos de São João, o Discípulo a quem Jesus amava, no Cap. 9, vers de 1 a 7, quando João descreve de como Jesus curou um cego de nascença.

Após cuspir no chão, Jesus fez um pouco de lama com a saliva, untou os olhos do homem, e o ordenou que fosse lavar-se na piscina de Siloé (Enviado). Fazendo isso, o homem voltou a enxergar como quem nunca tivesse sido cego.

Sempre que vejo a piscina da Unimed repleta de deficientes físicos e idosos, todos buscando a sua cura, lembro-me da passagem bíblica da Piscina de Siloé.

Uns lá estão porque perderam parte de um membro, outros porque foram vítimas de um AVC (Acidente Vascular Cerebral), outros porque a idade já não lhes permitem terem forças nos músculos e, eles buscam nos exercícios aquáticos uma melhor resistência, outros ainda porque nasceram defeituoso no seu físico, outros há que nasceram paralíticos, e não possuem a destreza para movimentarem-se. Enfim pessoas com defeitos físicos de toda a espécie.

Só está faltando mesmo Jesus para curá-los. Será que está??? Não! desculpem-me, equivoquei-me, Jesus: o Mestre dos Mestres, ao subir aos céus diante dos seus discípulos afirmou: “Eis que eu estarei convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Eu não vos deixarei órfãos, pedirei ao meu PAI que vos mande o ESPÍRITO, o Consolador e Ele vos recordará tudo que eu vos ensinei”.

O Espírito de Deus está personificado na pessoa de cada um dos Fisioterapeutas que se dedicam a um mister tão nobre, em todas as partes do mundo. Agora não é apenas um Jesus, são inúmeros Jesuses a tentar minimizar a dor de quem sofre, de quem não pode andar, de quem nasceu com uma deficiência física, de quem é idoso, enfim, de quem dele precisa.

Quanto mais aquela piscina está cheia de gente, maior é  a minha certeza  de que mais gente vai sair  dali curada.  É como se Jesus dissesse novamente, agora ao cego ao manco ao idoso ao que nasceu sem possibilidade: vai lavar-te na Piscina de Siloé.

É só cada um ter fé no que faz, ter força de vontade, determinação e o milagre acontecerá.

Ainda no dia 13 de outubro comemorou-se o dia nacional do Fisioterapeuta. Parabens a este Santo Milagreiro que anda tão esquecido da sociedade nas horas das comememorações, mas, nas horas das augruras é a ele que recorremos.

Um parabéns especial ao Fisioterapeuta da Unimed Vale do São Francisco, extensivo a todos os fisioterapeutas da nossa região.

Dr. Carlos Augusto Cruz - Médico/Advogado