Espaço do Leitor: Munícipe reclama de atendimento na Upa/Juazeiro; Secretaria promete apurar

Gostaria de alertar ao Secretário de Saúde, Plinio Amorim e a Vice-Prefeita, Dra. Dulce, já que eles estão visitando os Postos de Saúde, peço que façam uma visita na UPA 24h de Juazeiro, para atestarem o desuso que aquele equipamento público possui em Juazeiro.

Estive no último domingo (05/02) com minha tia que teve um corte profundo no dedo.  Fiz a ficha de entrada e na portaria nos mandaram entrar para uma sala de espera, lá um agente de portaria pegou a ficha e levou para um dos consultórios. Quando entreguei a ficha, solicitei maior atenção à minha tia, pois tem 70 anos e é diagnosticada com trombose há 6 meses.

Na nossa hora de entrada consta 13:30h. As 14:30h uma técnica de enfermagem nos viu e disse: a sala tá suja, vou chamar uma pessoa para limpar e coloco a Sra. lá dentro. Mas a médica tá na sala vermelha e nao poderá atender. Expliquei que ela tinha cortado o dedo, ela olhou, apertou. E saiu.. Sem nem lavar o sangue do ferimento. Aguardamos.

Às 15:30h chamei outra técnica de enfermagem e expliquei que minha tia estava muito tempo de espera e as pernas muito inchadas por causa da trombose. Ela nem deu valor ao que eu disse. Às 16h, resolvemos vir embora... Sem socorro médico. Mas uma tecnica que passava olhou para a mão de minha tia suja de sangue e nos levou para um consultório. Lavou a mão com soro e colocou gaze. (Uma entre 50 que estavam ali).

Essa mesma técnica perguntou que horas foi o corte, dissemos que foi às 13h quando demos entrada ali.. A profissional disse: nossa! Pois vocês deviam ter chamado nossa atenção, porque é tanto paciente que nós esquecemos as vezes. (Pasmo).

Ainda bem que não corriamos risco de morte, pois ao ser esquecido (estaríamos sem vida no momento). Finalmente essa técnica foi atrás de um médico, esse fez uma sutura, com dois pontos, e fomos finalmente liberados.

Em relação ao ambiente (UPA) milhares de estagiárias, entrando e saindo de salas, técnicas altamente mal humoradas, pessoal da limpeza andando lentamente para limpar os consultórios, sem lembrar que ali pessoas estão sentindo DOR e com pressa de ter atendimento. Ouvi perfeitamente, quando uma médica (meio loira) disse ao outro médico: o paciente da vermelha tá muito mal, mas eu não ia dizer a familia dele que nós estamos sem Ventilador Mecânico (falou isso entre risadas) como se tivesse contando uma piada!

Venho a público pedir providências! Não para minha tia, que escapou dali. Mas para a minha população de Juazeiro que padece nas mãos de péssimos profissionais de saúde, lá e nos postos de saúde onde chegamos! Pessoas frias! Insensíveis! Grosseiras! TODAS NO LUGAR ERRADO!

Peço atenção à nossa vice-prefeita, que prometeu zelar pela nossa saúde! Fiscalize quem são os profissionais que estão na ativa! Nao invista em estrutura, nosso maior apelo é por bons profissionais!!!!!

Claudio Santana Melo

A reportagem do Blog entrou em contato com a Assessoria da Prefeitura que enviou a seguinte Nota:

A Secretaria de Saúde informa que vai investigar a conduta denunciada pelo leitor Cláudio Santana Melo, visto que este não é o padrão de atendimento que a Rede espera dos seus profissionais. Na medida em que os fatos forem esclarecidos, serão tomadas as providências cabíveis.

Na Secretaria de Saúde  existe a Superintendência de Gestão de Pessoas, que foi criada com intuito de trabalhar a humanização no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Também se inclui nesse setor, o serviço de Ouvidoria, onde os usuários podem realizar denúncias aos serviços ofertados pela Rede, quando, de alguma forma, se sentirem prejudicados.

A Secretaria ainda esclarece que considera esse tipo de conduta condenável e que está investindo para qualificar o atendimento e proporcionar mais agilidade aos serviços.  

Telefone da ouvidoria: 3613-8305.

Ascom PMJ