Prefeitura de Juazeiro e PM apresentam balanço da primeira noite do CarnaJuá 2017

Na manhã deste sábado (11), aconteceu a primeira reunião de avaliação do CarnaJuá 2017. O prefeito Paulo Bomfim, acompanhado por sua equipe de governo, reuniu-se com as policias Militar, Civil, Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros para fazerem um balanço da primeira noite de folia e realizarem ajustes para os próximos dois dias da festa de momo juazeirense.

O Major Mauro, integrante do Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN), foi o responsável por apresentar o balanço. De acordo com ele, mais de 50 patrulhas atuaram no circuito e 12 patrulhas no entorno e segundo o Major, a primeira noite do carnaval 2017 foi mais tranquila do que a primeira noite do carnaval de 2016: "Este ano registramos apenas 11 ocorrências, contra 19 na primeira noite do ano passado. Vale ressaltar que não houve registro de lesão corporal esse ano. Em 2016, tivemos duas lesões", salientou o Major.

Um grande diferencial deste ano é o Centro Integrado de Comando e Controle, totalmente equipado com câmeras de videomonitoramento, supervisionadas pela polícia militar, a guarda municipal e os organizadores do carnaval. Segundo o Major Mauro, o videomonitoramento foi de fundamental importância para prevenir e coibir possíveis contravenções.

O secretário de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAO), Agenor Souza, também avaliou positivamente o videomonitoramento, pois através dessa ferramenta foi possível uma maior fiscalização contra os ambulantes clandestinos. De acordo com Agenor, nessa primeira noite foram apreendidos: 46 caixas de isopor com diversas bebidas, 2 caixas térmicas grandes, 2 freezers, 2 garrafas de whisky e 3 garrafas de vodka. O Secretário agradeceu a parceria com a Polícia Militar e a Guarda Municipal, que tem dado todo apoio a equipe de fiscalização da SEMAO.

Para o organizador do carnaval, Samuel Morais, a avaliação da primeira noite de carnaval é muito positiva, sendo necessário apenas alguns ajustes. Samuel ressaltou que a pontualidade das atrações foi um dos principais diferenciais nessa primeira noite e que isso é critério para o carnaval do ano que vem: "Foi avisado à produção de todos os artistas que a atração que atrasar o início da apresentação estará fora do carnaval 2018", salientou Samuel.

O Prefeito Paulo Bomfim, parabenizou a organização do carnaval e todas as forças de segurança envolvidas pelo ótimo trabalho realizado na primeira noite. "Estou muito orgulhoso dessa primeira noite de carnaval. Uma festa linda e tranquila. E não sou só eu que estou dizendo. Diversas pessoas vieram me parabenizar pela bonita festa que realizamos ontem. O deputado Federal, Daniel Almeida, e o prefeito da cidade de Petrolina, Miguel Coelho, elogiaram bastante a organização e segurança do nosso carnaval", afirmou o prefeito.

Irislane Pacheco/PMJ