Blog do Geraldo José - ESPAÇO DO LEITOR: JUAZEIRO HUMANIZA, MENOS NA SAÚDE.
Vale do São Francisco - 17 de Outubro de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 12 de Agosto / 2017 às 09:00

ESPAÇO DO LEITOR: JUAZEIRO HUMANIZA, MENOS NA SAÚDE.

Em Juazeiro temos um forte agravo na área da saúde pública, aquela que não é utilizada no dia-a-dia dos senhores vereadores e secretários de Juazeiro. Mas que é necessária para minha vida e a de muitos.

Nossos líderes políticos não poupam belos textos quando vão tecer promessas para a saúde, porém... Esse quadro lastimável na história de Juazeiro continua sem alteração nenhuma! Temos uma vice-prefeita Médica! Temos uma Secretária de Saúde Médica! Mãe e filha! E em contrapartida temos um caos instalado e inalterado.

Trabalhadores da saúde em greve, paralisados de suas funções e nas ruas em manifestações. Recentemente os Agentes de Endemias vieram a público para externar coisas drásticas que ocorrem naquele segmento e a secretaria de saúde emite notas vazias, sem conteúdo legítimo.

 Sou morador do bairro Alagadiço, proximidades do Terminal de Ônibus e do Estádio e sabe uma realidade que me assola dia a dia? Meu PSF do Alagadiço está sem Médico para atender há 3 meses! Já notifiquei a Ouvidoria, já enviei nota às mídias e nada é feito. O PSF continua sem Médico para atender, lá está um Enfermeiro que me prescreveu exames básicos de laboratório e me disse que quando eu receber os resultados leve que ele vai olhar para mim! Pergunto: Isso é legítimo? Um Enfermeiro pode avaliar exames de laboratório e prescrever medicação? Ou ele vai apenas olhar e me dizer: Está tudo bem, pois não temos médico aqui.

O Enfermeiro com boa vontade tem feito ali o papel do médico, porém chamo atenção do COFEN, pois isso não é legítimo!

PSF em Juazeiro voltou a ser Posto de Saúde (local físico apenas), Hospital Regional não recebe mais o SAMU com urgências, porque está sem orçamento administrado bem. UPA virou piada ser atendido ali. Maternidade municipal falta até copo descartável, imagina recursos técnicos.

Ora, estamos vivendo assim em Juazeiro! Esses dias a prefeitura veiculou uma matéria onde a secretária Fabíola Ribeiro estava extremamente sorridente em reunião com a secretária de saúde de Petrolina... Resolvendo situação da hemodiálise em Petrolina que não vai nada bem, e estão buscando o apoio de Juazeiro! Levante seu sorriso para outras realidades Fabíola Ribeiro.

É ridículo trabalhar tão mal. Juazeiro extremamente mal servida de secretários! Ponto final.

Joaquim Afonso dos Santos

POSTAR
12 comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
publicado em 12 de Agosto / 2017 às 09:11
Anny

Mt bem Joaquim! vc está de parabéns, Juazeiro está uma vergonha, é o PSF do seu Bairro ñ é o único, temos situações ainda piores. Acho q vou seguir o seu exemplo e falar da situação do meu bairro também q ta ainda mais vergonhoso...

publicado em 12 de Agosto / 2017 às 11:13
Maria

Acho q antes de vc ir p esse blog, certifique das atribuições dos enfermeiros graduados e pós graduados,São 5 anos de dedicação, estudando, entre em contato com o ministério da saúde e se informe

publicado em 12 de Agosto / 2017 às 18:11
Júlia

Joaquim, concordo com vc. Mas no momento que o senhor fala que um Enfermeiro, graduado por 5 anos numa Universidade não é capaz de ler e interpretar um exame básico, isso me assusta. Será que os Enfermeiros não têm essa competência, será que os Enfermeiros não podem prescrever medicamentos que estejam nas normas municipais? Antes do Senhor expor um comentário desse, busque informações pra o senhor não vir aqui e não maltratar uma classe tão trabalhadora e que faz muito pela saúde do povo. Sabe pq talvez o seu PSF está sem médico há 3 meses?

publicado em 12 de Agosto / 2017 às 18:15
Julia

... continuação! Talvez seja pelo fato do senhor e 95% das pessoas idolatra-los, como os Deuses super poderosas, intocáveis e defensores de todo o saber do universo. Os outros profissionais de saúde pra vcs talvez não sirvam de nada, nem mesmo pra ler uma porcaria de um exame de sangue! Médico não cumpre horário em psf, consulta paciente em 10 minutos.. e mesmo assim vcs pagam pau pra eles! Agradeça a Enfermeira do seu PSF, pq com certeza ele não fechou nesses 3 meses sem médico graças a ela.. q deve matar um leão por dia lá. O Senhor tem todo direito de pedir médico, de pedir saúde!

publicado em 12 de Agosto / 2017 às 18:19
Julia

Finalizando... o senhor tem todo direito de pedir médico, de pedir saúde! Mas não venha tentar diminuir uma classe qu se dedica tanto a saúde da população! REFLITA!!!! Assinado Júlia Bezzera! Uma das Enfermeiras que tanto luta por dias melhores e melhor atendimento pro senhor e pra todos os cidadãos Juazeirenses! Mesmo não tendo reconhecimento NENHUM! Pq como diz o senhor, só se da saúde com MÉDICOS! Reflita... No momento q o senhor mais precisar não é pelo DOUTOR que o senhor irá chamar, mas pela Enfermeira! Boa sorte!

publicado em 13 de Agosto / 2017 às 09:45
Joaquim Afonso

Senhoras Maria e Julia. Não vejo maus tratos em minhas palavras! Não fiz descaso da enfermagem, leia novamente e veja que até agradeço a boa vontade do enfermeiro, poreeeeeeém, ele não é médico não! Cada profissional como o seu papel! Infelizmente precisamos dos médicos sim! Vejam direito, minha crítica é para os gestores e não à enfermagem. Obrigado pelo apoio, precisamos estar juntos!

publicado em 13 de Agosto / 2017 às 12:27
Olhando

Saber fico olhando a população de Juazeiro que mesmo sofrendo não levantar a cabeça para correr atrás dos seus direitos viramos todos ovelhas desse governo a corda Juazeiro não aguentamos mais!

publicado em 13 de Agosto / 2017 às 13:24
Endemias

Joaquim obrigada por nos apoiar nessa causa. Estamos parados na praça por conta de um governo q faz de seus funcionários mentirosos diante aos meios de comunicação, pois quando diz q não sabe pq paramos está passando imagem q estamos ali de brincadeira. Era bom se todos os moradores usassem esse espaço pra mostrar a realidade da saúde em seus bairros.

publicado em 13 de Agosto / 2017 às 14:37
Acorda juazeiro

Geraldo piada mesmo essa saúde deu juazeiro estou com meu pai internado na upa de Juazeiro esperando uma vaga para cardiologia e tô muito preocupado pois ele está largado em uma sala sem ser monitorado pois todos os monitores estão com defeito !!! Isso mesmo em uma sala vermelha que era para ter um suporte não tem monitor cardíaco isso é um vergonha cadê o dinheiro da saúde

publicado em 13 de Agosto / 2017 às 23:34
CIENTE DO PERIGO

Desculpe Julia quem está errada não é Joaquim e sim você, quando quer ser boazinha para o município e acoberta a falta de profissionais que estão muito bem obrigada pois tem a conivência da gestão e da secretária de saúde, você pode até sentir vontade mais não é medica. E o município agora determina as normas de qual profissional pode prescrever medicação? Tem que ter cuidado pois as vezes a ansiedade em agradar ao rei é tão grande que chega até a se prejudicar, Parabéns Joaquim não pagamos a tantos impostos pra levar gato por lebre como diz o ditado.

publicado em 13 de Agosto / 2017 às 23:43
laura

o povo morrendo, a propaganda crescendo, as contratações e nomeações só aumentando, Julia não vi ofensas nas palavras do senhor Joaquim ele reconheceu até que você faz o que pode pelos pacientes, mesmo com seus colegas em paralisação por direitos que lhes foi tirado como o auxilio alimentação, como cumprimento da lei de insalubridade, isonomia, melhores condições de trabalho, segurança nas unidades, respeito por parte do gestor.

publicado em 13 de Agosto / 2017 às 23:54
Ray

Não entendi a indignação da enfermeira Júlia diante das reclamações do usuário desse psf. Ela deveria ficar feliz em ver q alguém está reivindicando o profissional médico p esta unidade q com certeza está sobrecarregado o enfermeiro e até onde eu sei, só quem prescreve receituário de antibióticos e psicotrópicos é o médico.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.