Vacina anti-rábica: Secretária de Saúde de Petrolina informa que vem enfrentando uma situação de desabastecimento

A Prefeitura respondeu ao blog as reclamações dos Moradores de Petrolina sobre a falta de vacina anti-rábica nos postos de sáude do município. José Honorato e Maria Salete foram atacados e mordidos por cachorros. Precisando ser vacinados foram informados que não havia vacina em nenhum posto público da cidade. Veja reportagem aqui.

Com relação à vacina antirrábica humana, a Secretaria de Saúde de Petrolina informa que vem enfrentando uma situação de desabastecimento, onde as doses recebidas são insuficientes para atender a demanda. O envio das doses ao município é de responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde que direciona a VIII Gerência Regional de Saúde. Para atender as demandas/notificações, as mesmas são encaminhadas pelo município a regional que avalia e faz a dispensação do esquema vacinal indicado.

O fluxo funciona da seguinte forma: se o acidente for leve provocado por animal observável o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima a sua residência. Lá ele será devidamente orientado. Se for acidente grave, como mordida por animal desconhecido, doente ou silvestre (sagui, morcego, raposa) vai ao hospital Universitário (adulto) e Hospital Dom Malan/IMIP (criança).

Ascom/Petrolina