Programa Bioma Caatinga incentiva criação de bodes e cabras no norte da Bahia

Os municípios de Juazeiro, Curaçá, Casa Nova, Uauá e Remanso, no norte da Bahia concentram o maior rebanho de caprinos e ovinos do país. São quase seis milhões de cabeças desses animais. E para orientar os produtores e empresas rurais que atuam nessa atividade, o Sebrae, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, desenvolveu o Programa Bioma Caatinga, que visa que capacitar os produtores no campo com conhecimento técnico, desde noções de gestão, assistência técnica e ambiental,  manejo de rebanho, comercialização dos produtos, acesso a mercados consumidores.

O coordenador do Bioma Caatinga e técnico do Sebrae em Juazeiro, Carlos Robério Araújo, explica que o programa foi construído em três ciclos. No primeiro a função era identificar os produtores, os territórios de atuação e iniciar a orientação técnica. Em seguida o foco foi na orientação gerencial e técnica, para incentivar o produtor a mudar a forma de criar o animal.

A expectativa agora é pelo terceiro ciclo, que objetiva agregar valor a atividade da caprinovinocultura, trabalhando a essência do empreendedorismo. "Graças ao trabalho em equipe, a metodologia de trabalho do Sebrae, a parceria da Fundação Banco do Brasil e a adesão dos produtores rurais conseguimos obter excelentes resultados no campo e na cidade. Para avançar ainda mais a meta é incrementar a rentabilidade junto as propriedades e incentivar cada vez mais o consumo", finaliza Robério.

 

Sebrae-Lucilene Santos