ARTIGO - O TURISMO NO PRESENTE SOB A ÉGIDE DO PASSADO

Segundo a OMT “Turismo compreende as atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e estadas em lugares distintos aos de sua residência habitual, por um período de tempo consecutivo inferior a um ano, com fins de lazer, negócios e outros.”

Pensando na realidade do turismo local a região norte da Bahia – zona turística do VSF (Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho, Curaçá, Sento Sé e Campo Alegre de Lurdes) região liderada pelo município de Juazeiro, cidade pólo que tem na sua infra-estrutura a porta de entrada para turismo do vinho (enoturismo) no Estado da Bahia. Região com potencial turístico diverso que poucos destinos consolidados possuem, sem medo de errar, o desenvolvimento do setor consolidado teremos oferta turística ampliada em outros tipos de turismo com qualidade e condição de competitividade.

Neste dia 27 de setembro comemoramos o dia internacional de turismo com movimento histórico de turistas injetando na economia brasileira um montante de U$$ 6,2 bilhões de dólares. O valor equivale a R$ 21 bilhões e são 6,2% maior do que o registrado em 2015.

O turismo é um setor econômico dinâmico, globalizado e fortemente influenciado por diversas variáveis, tais como, o nível de renda per capita, nível de crédito, taxa de juros, outros.

No que tange a economia nacional, PNT (Plano Nacional de Turismo) confirmando com as políticas macroeconômicas tem demonstrado o compromisso do país em relação à responsabilidade fiscal, estabilidade monetária e cambio flutuante. A influência das políticas públicas tem se mostrado fundamental para o desenvolvimento do turismo, uma vez que a atividade turística necessita direta e indiretamente da estrutura institucional do Estado e da infra-estrutura pública para garantir melhores resultados em termos de geração de lucro para empresas, emprego e renda para a economia.

O turismo pode ser considerado ferramenta de desenvolvimento social, uma vez que age como catalisador de desenvolvimento de outras atividades (aproximadamente 52 atividades) econômicas em seu entorno e contribui com a qualidade de vida da população. Outro fator que deve ser considerado é a capacidade do turismo no processo de inclusão social em regiões com poucas alternativas de desenvolvimento. Segundo PNT os programas sociais executados nos últimos anos no país têm contribuído para redução do trabalho infantil, a ascensão socioeconômica das classes mais pobres e a dinamização de economias locais. O aumento da classe media tem efeitos sobre o consumo interno, inclusive de serviços e produtos turísticos.

 

 

AMBIENTE INTERNO

O turismo em nossa região ainda é uma atividade recente do ponto de vista da metodologia e dinâmica, mesmo sendo vocacionada ainda não temos a cultura do turismo consolidada, diagnóstico do setor apresenta a desvalorização da história, cultura e identidade como um dos problemas a ser corrigido, pois o que desvalorizamos é diferencial e motivo para permanência do turismo na região (destino).

A coragem do governo do Estado (Governo Wagner) e o esforço do governo municipal (Isaac Carvalho) quando do lançamento do enoturismo (2011) traz pela primeira vez método para o turismo regional, acreditando no potencial turístico, mas que ainda necessita de estratégia de políticas para ampliar e consolidar a cultura do turismo de forma prioritária, assim como, demais setores economia local ou regional, ações de formação, qualificação de mão de obra, serviços, infra-estrutura e gestão empresarial, outras. Lembremos do exemplo da agricultura irrigada começa a despontar a partir da inserção das ciências agrárias com a implantação da primeira unidade de nível superior no município e região (atrativo).

No processo de desenvolvimento devemos estar atentos a erros cometidos no passado, para construir o presente e pensar o futuro, lembremos: “se tivéssemos mantido a elevação da ponte com certeza hoje seria uma atração ou oferta diferenciada”, e o caís, a estação ferroviária, tantos outros patrimônios edificados que deu o título de cidade da lordeza (década 50), hoje teríamos atrativos como poucas cidades da Bahia”. Cito tais exemplos para fundamentar erros de gestões que não pensaram Juazeiro com visão de futuro, pois desprezaram o que seria hoje oportunidades do cotidiano – “gastronomia, artesanato, manifestações populares, riquezas naturais, ecossistema, festas populares tradicionais, equipamentos, tecnologia de ponta, agricultura, pecuária, outros. São oportunidades para geração de trabalho e renda para nossa região. Mas precisamos pensar e agir em estratégias de fortalecimento destes saberes, mas também assumir atitudes de “amor cidadão”. Precisamos repensar atitudes de desvalorização e agir em busca de soluções dos poderes sem necessariamente depreciar a imagem da cidade, pois estaremos falando mal do nosso negócio.

Logo o que impedirá gestores públicos, empresários do trade, sociedade civil, profissionais de turismo da zona turística VSF (Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho, Sento Sé, Curaçá e Campo Alegre de Lurdes) cada um entendendo seu papel em construir, assim como, aconteceu com agricultura irrigada o turismo sustentável e inserir no rol de atividade econômica da região. 

Fortalecer nossa história, cultura e identidade devem ser estratégia para reforçar pontos fortes, trabalhar o presente sob a égide do passado, planejando ações futuras com o entendimento de que convivemos numa cidade que apresenta problemas como tantas outras e que precisamos aprender resolve-los através de soluções sem necessariamente depreciar a imagem da cidade permitindo inverdades, como se fossem verdades absolutas. 

Que neste dia internacional possamos comemorar os seis anos de produto (enoturismo) consolidado e a cada ano ampliando o numero de visitantes, comemoremos estar no mapa turístico do Brasil, em ter estrutura política de participação (Comtur e Câmara Temática), participar do Macro programa Mintur, fazemos parte de zona turística. O que significa? Metodologia no processo de desenvolvimento do setor. As próximas ações de todos nós que somos os protagonistas desta atividade que de forma integrada, comprometida e qualificada para realizarmos um turismo sustentável em nossa região, pois hoje é uma realidade.

FELIZ DIA DO TURISMO INTERNACIONAL DO TURISMO

“Não iremos realizar o turismo com apenas boa vontade ou recursos públicos e privado, mas principalmente com metodologia”.

Juazeiro, 27 de setembro de 2017.

Jomar Benvindo

Presidente Comtur/Juazeiro Bahia

Membro Câmara Temática VSF

Gestor de Negócios em turismo/turismologo

Jomar Benvindo Presidente Comtur/Juazeiro Bahia