Radiologista da UPAE/IMIP de Petrolina faz balanço sobre a profissão

No dia em que se comemora o Dia do Radiologista (08 de novembro), o técnico em radiologia Anthony Freire da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) faz um balanço sobre a profissão e os seus principais desafios.

De acordo com o profissional, esse é um dia para ser comemorado, apesar das dificuldades ainda encontradas. “Há uma crescente demanda no mercado de trabalho por profissionais técnicos em radiologia, principalmente por causa do avanço da medicina e da popularização de alguns serviços de saúde. Mas, há também uma grande demanda de profissionais não qualificados que satura o mercado. Então, acredito que investir em uma boa formação ainda é o maior desafio”, pontua.

Além disso, Anthony ressalta que a ampliação das áreas de oferta de emprego e o piso salarial são bons atrativos. “Terminei o curso técnico em 2008, e escolhi a profissão pela possibilidade da inclusão rápida no mercado de trabalho. As oportunidades realmente existem, mas para os bons profissionais”, considera.

Sobre o mercado de trabalho, ele acredita que todos têm respeitado a carga horária máxima de 24h semanais, mas poucos têm oferecido as condições de trabalho adequadas. “Nem sempre nos deparamos com bons equipamentos ou a estrutura ideal. Por isso, acredito que temos na UPAE um grande diferencial. Na Unidade nós dispomos de equipamento de ponta e alta tecnologia, qualidade e segurança no serviço, bons profissionais e gestão compartilhada. Sem dúvida, um dos melhores lugares para se trabalhar”, afirma Anthony.

O Dia do Radiologista homenageia o profissional responsável por examinar a estrutura óssea e muscular das pessoas através do Raio-X, uma das principais invenções da medicina contemporânea, ou por meio de outros equipamentos que ajudam a identificar problemas no interior do corpo humano. A data faz referência ao momento em que o físico alemão Wilhehm Conrad Roentgen começou os primeiros estudos sobre o que viria a se tornar o Raio-X, ainda em 1985.

Na oportunidade, a coordenadora geral da UPAE, Ana Beatriz Mota Aguiar, parabeniza a todos os profissionais da área: “Em nome da nossa equipe, que considero extremamente competente e comprometida com o serviço, estendo a nossa homenagem aos demais representantes da categoria. Aqui na Unidade, eles atuam na urgência e emergência, além do ambulatório, realizando serviços de Raio-X e Densitometria Óssea”.

Ascom