Moradores de Pinhões aprovam atendimentos realizados durante Caravana da Saúde

O pedreiro Carlos Nascimento, morador de Pinhões, distrito do município de Juazeiro, tirou a manhã desta quarta-feira (22) para ficar com a saúde em dia. É que na sua comunidade chegou a 93ª edição da Caravana da Saúde, programa da Prefeitura Municipal que leva atendimento especializado para os Postos de Saúde do município.

“Cheguei cedo, fui atendido rápido, fiz o eletrocardiograma, mostrei para a cardiologista e já vou pegar meu remédio aqui na farmácia do postinho. Estou muito satisfeito. Essa Caravana está aprovada em qualquer lugar que passar”, diz o pedreiro.

Na ocasião, foram ofertadas consultas com: dentista, ortopedista, cardiologista e clínico geral, além da realização de eletrocardiogramas, exames laboratoriais e recadastramento do Bolsa Família. No total, 172 atendimentos foram realizados. Segundo o coordenador da Unidade Básica de Saúde (UBS), Jonas Antônio, toda a fila de espera para consultas com ortopedista foram sanadas. “A Caravana da Saúde foi um presente para a comunidade. Cada pessoa que foi atendida hoje necessitava muito da consulta. Todos saíram satisfeitos, por terem sido bem acolhidos”, garante.

Para a vice-prefeita e cardiologista, Dulce Ribeiro, a gestão municipal esta empenhada em melhorar a qualidade da saúde de Juazeiro. “Estamos trabalhando para fortalecer a Atenção Básica, que é o pilar da saúde pública. Por meio da Caravana da Saúde, trazemos serviços de média complexidade, com objetivo de facilitar o acesso da comunidade, e levar cada vez mais assistência em saúde para perto das pessoas”, pontua.

A população concorda com os benefícios que o programa leva para os bairros e distritos. “É uma ideia excelente, muito boa para todos nós, porque da uma oportunidade para quem não tem dinheiro para fazer exame particular. Hoje mesmo, fiz coleta de sangue para avaliar PSA, colesterol e triglicerídeos. O atendimento foi muito bom, a equipe é excelente”, elogia o lavrador Manuel Batista Sobrinho.

Andréa Meireles/PMJ