Agricultores agora aguardam a esperança de chuvas no dia de São José, março de 2018

No Parque Asa Branca,  em Exu, Pernambuco o aguaceiro ainda não caiu, mas o mandacaru já deu flor e é justamente isso que tem alimentado a esperança dos agricultures e visitantes, a maioria vinda da região do Nordeste. É que na zona rural, o povo tem uma crença, que já foi até eternizada pelo Rei do Baião, Luiz Gonzaga: quando o mandacaru floresce, é sinal de que a chuva com trovoada está bem próxima.

A redação do Blog Geraldo José, percorreu um raio de 300 km, entre Juazeiro, Bahia e Crato-Ceará e constatou: é a pior seca já vista pelos agricultores. Os maios idosos apontam que não se amargurava uma seca de tanto tempo assim desde o ciclo de 1979 a 1983, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que é uma das responsáveis pelo Monitor de Secas do Nordeste do Brasil, em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA), realmente é o pior período de seca prolongada desde 1910.

Todavia, no meio a seca, também é possível assistir cenas de esperança: agricultores já aguardam o dia 19 de março - Dia de São José. Como reza a tradição, se planta no Dia de São José para colher em São João, mês de junho. "A chuva era esperada para dezembro, não veio e agora resta a esperança do mês de Março".

O ex-vaqueiro de Luiz Gonzaga, Zé Praxedes, revela que a esperança dos agricultures já minou este ano de 2017, mas, enquanto isso, as pessoas rezam. O mandacaru deu flor, mas a chuva não veio. "Chegou o dia de Santa Bárbara, em dezembro, e a trovoada não deu o ar da graça. Havia um fio de esperança dela chegar ainda em dezembro, no dia de Santa Luzia, também não veio. Agora é esperar março. 19 dia de São José", finaliza Zé Praxedes. 

Redação blog Foto: Ney Vital