Foram encontrados 394 registros para a palavra: nino

Abertura do Campeonato Andorinhense de Futsal Masculino e Feminino acontece nesta sexta-feira (21)

O Campeonato Andorinhense de Futsal começa nesta sexta-feira (21), no Ginásio de Esportes de Vila Peixe. O evento organizado pela Secretaria de Cultura e Desporto do município terá a participação de seis equipes na categoria feminina e oito no masculino.

Na sexta-feira, os jogos estão programados para começar a partir das 16h.O time feminino do Ungidas enfrenta o Juventude de Medrado e o Caçarola a equipe do Gaviões do Alto. No masculino, a partir das 18 h, a equipe do Gameleira enfrenta o Juventude do Medrado e na sequência o Palmeiras o Unidos do Alto...

Cerca de 80% do público da Caravana da Saúde em Juazeiro é feminino

A 57ª edição da Caravana da Saúde foi realizada nesta quarta-feira (8), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do São Geraldo, em Juazeiro. Durante o mutirão, 171 atendimentos foram realizados. O prefeito Paulo Bomfim e o secretário de Saúde, Plínio Amorim, acompanharam os atendimentos e dialogaram com os usuários.

Neste 8 de março, celebrado universalmente como o Dia da Mulher, a Secretaria de Saúde revelou que cerca de 80% do público da Caravana são de mulheres.  "Priorizar a saúde da mulher é um desafio que o prefeito Paulo Bomfim propôs para a gente, para que possamos qualificar a vida, ofertando mais qualidade no serviço de Saúde", pontua o secretário Plínio Amorim...

Pai busca sangue raro para menino com leucemia

A campanha pela doação para Miguel Mendes Calixto, de 9 anos, mobiliza as redes sociais

Uma campanha para salvar a vida de Miguel Mendes Calixto, de 9 anos, morador do Bairro Palmeiras, na Região Oeste de Belo Horizonte. O pai, o contador Diniz Lopes Calixto, está empenhado em sensibilizar doadores de sangue O Rh negativo – tipo sanguíneo raro, considerado doador universal – para atender à demanda do menino, internado com leucemia na unidade de terapia intensiva do Hospital São Lucas, na capital. Nas redes sociais, Diniz postou a mensagem ao lado da fotografia dos dois: “Que cada gota de sangue seja uma gota de esperança!..

Show "Cantoria de Meninos" acontecerá neste domingo no Teatro Raul Coelho em Curaçá

O teatro mais antigo da Bahia em funcionamento, o Teatro Raul Coelho, em Curaçá, será palco neste domingo (05) de um grande show que contará com as apresentações dos artistas Juraildes da Cruz, Maviael Melo e participação especial de Fernandinho Ferreira.

Intitulado de “Cantoria de Meninos”, o show acontecerá às 20h e os ingressos estão sendo vendidos a R$20,00...

Meninos também devem se vacinar contra HPV

A expectativa é que mais de 3,6 milhões de meninos sejam imunizados em 2017. Infectologista do Hapvida destaca a importância da vacinação de meninos e meninas a partir de nove anos.

Desde o início de janeiro, postos de saúde de todo o País iniciaram a vacinação contra o HPV (vírus do papiloma humano) de meninos entre 12 e 13 anos. Para Alfredo Passalacqua, infectologista do Hapvida, as estratégias de vacinação prévia demonstraram que a época ideal para administração de qualquer vacina é antes da exposição à infecção, por isso, as vacinas contra o HPV deverão ser mais efetivas quando administradas antes do início da atividade sexual. De acordo com o especialista, “a razão para vacinação nessa faixa etária é a excelente resposta imunológica verificada em pré-adolescentes menores de 15 anos. O pico de anticorpos foi verificado em meninos e meninas de 9 a 13 anos de idade, justamente a faixa etária-alvo dos programas de vacinação para HPV”, explica...

Enfermeiros de Juazeiro participam de capacitação sobre o Calendário Nacional de Vacinação de 2017

A Secretaria de Saúde de Juazeiro, em parceria com o Núcleo Regional de Saúde Norte (NRSN), começou a capacitar nesta segunda-feira (16), enfermeiros da Rede Municipal sobre as mudanças no Calendário Nacional de Vacinação deste ano. Entre as novidades, destaca-se a inclusão de meninos de 12 e 13 anos como parte do público que pode receber a vacina HPV Quadrivalente.

Ainda nesta semana, nos dias 18 e 19 de janeiro, os demais enfermeiros das unidades municipais também serão capacitados e, na próxima segunda-feira (23), os insumos estarão disponíveis nos Postos de Saúde. Além da introdução da população masculina na vacina HPV Quadrivalente, também passa a fazer parte do Calendário um reforço da Meningocócica C (conjugada), que protege contra a meningite, em adolescentes de 12 e 13 anos. Ainda houve alteração na faixa etária de duas vacinas, Varicela e Hepatite A. Ambas estenderam a idade máxima - antes eram aplicadas em crianças menores de 2 anos e agora se estende para menores de 5 anos. ..

Jogadora Carol Rodrigues entre as selecionadas para o disputado Draft americano

A Juazeirense Carol Rodrigues, foi selecionada nesta quinta-feira (12), para o seleto grupo de jogadoras que vão disputar uma vaga no draft, o cobiçado campeonato de futebol promovido pela National Women's Soccer League (NWSL), em Los Angeles.

"No último ano da faculdade, as atletas podem se inscrever no draft. Foi o que Carol fez. Já tendo alguns períodos de treinamento no Orlando Pride e formada em Integrated Business,  ela decidiu arriscar. Conseguiu avançar entre as disponíveis para serem selecionadas, mas acredita ser difícil ser contratada como profissional no evento da NWSL. Isso porque ela não possui cidadania americana e os clubes geralmente não gastam uma das três vagas internacionais que possuem em jogadoras mais novatas. Ao menos, Carol teve seu talento reconhecido pelo treinador do time de Orlando, que desejaria contar com ela caso fosse americana" destacou a jornalista Cintia Barlem, em materia do Globo Esportes...

Secretaria de Saúde informa que vacina de HPV para meninos entra no calendário normal de vacinação

A Secretaria de Saúde de Juazeiro informa que a vacina de HPV para a população masculina (meninos de 12 a 13 anos) entrará no calendário normal de vacinação do município. A estratégia de logística para a distribuição da vacina já está sendo elaborada e, em breve, serão divulgados os critérios para a realização dessa vacinação, além da data em que a população poderá procurar as Unidades Básicas de Saúde. ..

Menino de 5 anos morre afogado no Rio São Francisco, em Petrolina

Um menino de cinco anos de idade morreu afogado na tarde desta quinta-feira (5) nas águas do Rio São Francisco em Petrolina, no Sertão pernambucano. O afogamento aconteceu na altura do povoado do Serrote do Urubu. O corpo já foi liberado pelo Instituto Médico Legal (IML) de Petrolina. ..

Na Bahia, 280 mil meninos devem ser vacinados contra HPV a partir do dia 9

Em toda a Bahia, 280 mil meninos de 12 e 13 anos devem ser vacinados gratuitamente contra o vírus HPV, a partir da segunda-feira (9). A imunização é feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a vacina será disponibilizada em todos os postos de vacinação da Bahia. Para ser vacinado, é necessário levar documento de identificação com foto, cartão do SUS e cartão de vacinação...

Calendário da rede estadual prevê recesso junino de apenas 4 dias em 2017

O calendário da rede estadual de ensino para 2017 foi divulgado pela Secretaria de Educação (SEC) no último sábado (12), mas já causa polêmica. O sindicato dos professores do estado, a APLB, alertou que o recesso junino do próximo ano vai durar apenas quatro dias – dos quais dois são sábado e domingo. Em 2016, as aulas foram paralisadas entre os dias 19 e 30 de junho. Pelo calendário publicado no Diário Oficial do Estado, contudo, a pausa no meio do ano letivo de 2017 vai dos dias 22 (uma quinta-feira) a 25 (domingo) de junho.

Ao site Bahia Notícias, o 1º secretário da APLB, Rui Oliveira, disse que já encaminhou à SEC um pedido de revisão. “Nossa proposta para o secretário (Walter Pinheiro) é que o ano letivo comece e termine em 2017, com recesso do dia 20 até 2 de julho. O governo vai fazer isso [a revisão], senão o bicho vai pegar”, criticou. Oliveira disse não saber porque o recesso foi reduzido, mas garantiu que o sindicato buscará uma mudança. “Tem uma cultura nos estados nordestinos de festa junina. Isso nunca aconteceu”, apontou. O 2º secretário da APLB, Claudemir Nonato, também criticou a decisão da SEC. “Esse calendário escolar de 2017 não respeita a cultura nordestina. Vai de encontro à tradição do recesso escolar em Junho”, criticou, ao dizer que já é comum que professores e alunos viajem no período. As aulas em 2017 terão inicio no dia 6 de Fevereiro e terminam no dia 13 de Dezembro. A previsão é de que haja apenas um sábado letivo...

Trabalho social voluntário tem retirado meninos das ruas em Juazeiro

Um trabalho desenvolvido há vinte anos pelo auxiliar de manutenção Ricardo Souza Santos, está mudado o destino de muitos meninos e adolescentes que residem em bairros periféricos de Juazeiro (BA). Através de uma escolinha de futebol, ele tem procurado repassar aos estudantes noções de companheirismo, responsabilidade, respeito ao próximo e principalmente a si mesmos e à família.

Ricardo trabalha no clube campestre da Associação dos Empregados da Codevasf (ASSEMCO), localizada no bairro de Piranga, da qual participam funcionários da 6ª superintendência regional da Codevasf em Juazeiro...

II CAMPEONATO FEMININO VALE ROSA DE XADREZ

Aconteceu no dia 22/10 (sábado), nas instalações do Colégio da Polícia Militar em Juazeiro, a segunda versão do Campeonato Feminino Vale Rosa de Xadrez.  Organizado pelo Clube de Xadrez CPM(CXCPM), com o apoio da Federação Bahiana de Xadrez (FBX) e da Liga Brasileira de Xadrez (LBX). O nome do evento fez alusão à campanha ‘Outubro Rosa’, que alerta sobre os riscos do câncer de mama. Uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Cujo objetivo foi promover um evento para dar atenção a este tópico tão frequente no cotidiano de todos e ao mesmo tempo, fomentar através do desporto a integração, o incentivo e o desempenho dos estudantes das escolas públicas, particulares e adeptos do xadrez para uma competição de alto nível técnico e cultural. Além de promover a confraternização de praticantes de xadrez para uma troca de conhecimento técnica e tática do xadrez...

Novenário a Santa Teresinha do Menino Jesus tem início nesta quinta-feira no bairro Piranga

A comunidade católica do bairro Piranga dará início nesta quinta-feira (22), às 19h, ao novenário a Santa Teresinha do Menino Jesus. As novenas seguem até o dia 01 de outubro na igreja da Paróquia Santa Teresinha e irão refletir o tema "É pela oração e pelo sacrifício somente que somos úteis à igreja". Neste ano o novenário celebra o seu Jubileu de Ouro, uma homenagem aos seus 50 anos de realização. ..

Juazeirense Carol Baiana falou com nossa equipe sobre o futebol feminino na Rio 2016 e seus projetos

Após a brilhante participação das meninas do futebol brasileiro que pode terminar com uma medalha de bronze nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, a juazeirense Carol Baiana conversou com nossa equipe e falou de suas impressões desta campanha e seus projetos junto com a seleção, já que nossa atleta participou do último mundial sub-20 com atuação destacada.

Sem perder nenhum jogo da nossa seleção durante o Rio 2016, Carol ressaltou a campanha das atletas brasileiras e destacou o alto nível das adversárias: “Na minha opinião elas tiveram um ótimo campeonato, jogaram com amor e coração. Nos últimos jogos não conseguiram balançar a rede e quando se vai para os pênaltis nem sempre o melhor time ganha. Também vale a pena ressaltar a competência da técnica da Suécia que passou por duas potências do futebol feminino com o plano de jogo estabelecido por a mesma”...

Internas da Fundac assistem ao jogo de futebol olímpico feminino

O bom comportamento e a disciplina de sete internas da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) no cotidiano foram recompensados, nesta sexta-feira (12), durante passeio, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Com idade de 13 a 17 anos, as garotas, que cumprem medidas socioeducativas por erros cometidos no passado, tiveram oportunidade de assistir, da tribuna de honra do estádio, à partida entre China e Alemanha pelas quartas de final do torneio feminino de futebol olímpico.

A ida à Arena Fonte Nova, resultado da parceria entre a Fundac e as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), garantiu a inclusão das garotas no contexto olímpico. De acordo com a gerente da Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case) Feminina da Fundac, Luciana Lima, passeios como este são importantes para a reinserção social. 

"Elas demonstraram evolução significativa, desde o quesito acadêmico até às relações interpessoais. Esses passeios fazem com que elas sintam-se parte da sociedade, e ajudam a equipe a avaliar como as garotas estão lidando com o mundo aqui fora", diz Luciana. Aos 13 anos, J.V. entrou pela primeira vez em um estádio de verdade. A garota não conseguia esconder a empolgação. "Só tinha assistido jogos pela TV. Adoro esporte e passei a gostar mais ainda", disse. 

Desde o início dos jogos do futebol olímpico, na capital, turmas de internos (meninos e meninas) têm assistido partidas na Arena Fonte Nova. V.J., 14, já havia acompanhado o jogo entre Austrália e Zinbabwe, na última terça-feira (9), e reconhece a importância da mudança de conduta. "Eu tenho consciência de que não me comportava bem, mas me arrependi de tudo o que fiz de errado. Sou outra pessoa. Quero seguir no caminho do bem".

Neste sábado (13), será a vez dos meninos do Case Salvador da Fundac acompanharem os Jogos Olímpicos Rio 2016 direto da Arena Fonte Nova. A expectativa é grande para não perder nenhum detalhe do futebol masculino. "Acho que vai ser incrível. Tô ansioso para assistir ao jogo", afirma L.E.A., 18.

Inclusão no clima das Olimpíadas

As visitas ao estádio vêm acontecendo em todas as partidas olímpicas na capital. A rodada dupla do futebol feminino, realizada na Arena Fonte Nova na última terça-feira, representou mais do que um momento de alegria para cerca de 1.400 jovens carentes de Salvador e região metropolitana (RMS). 

Atendidos pelos cursos oferecidos pelas Bases Comunitárias de Segurança (BCS) e por instituições filantrópicas apoiadas pelas Voluntárias Sociais da Bahia, eles foram incluídos no clima olímpico, tendo a oportunidade de assistir gratuitamente, das arquibancadas, as disputas entre Austrália x Zimbabwe e Nova Zelândia x França, na primeira ida a um estádio esportivo oficial.

Os Jogos Olímpicos passaram a ter relevância na vida de adultos, crianças, meninos e meninas. Ao todo, 12 bases comunitárias foram contempladas com mil ingressos e as instituições apoiadas pelas VSBA receberam cerca 400. As entradas foram distribuídas por meio do programa Pacto pela Vida, do Governo da Bahia, que desenvolve ações de inclusão social e desenvolvimento humano para a população vulnerável.

Entre os contemplados estiveram pacientes do Hospital Martagão Gesteira, do Grupo de Apoio à Criança Com Câncer (Gaac), além de internos de creches e abrigos. "As Voluntárias Sociais da Bahia atuam também com o viés de inclusão social. Imagina o quanto é enriquecedor para jovens ter a chance de participar de eventos como este. Valoriza a autoestima", enfatiza Ana Cláudia Bonifácio, assistente social das VSBA...

Brasil vence a Suécia por 5 a 1 no futebol feminino na Olimpíada

O Brasil goleou a Suécia por 5 a 1 e se classificou com uma rodada de antecedência para as quartas de final do torneio feminino de futebol nos Jogos Olímpicos Rio 2016. O time comandado dentro de campo pela capitã e camisa 10 Marta havia vencido a China por 3 a 0 na estreia e fez ainda mais neste sábado. Com os primeiros dois gols de Marta na Olimpíada, mais dois de Beatriz e um de Cristiane, o Brasil passeou em campo contra a Suécia, o melhor adversário do grupo. Classificada, a seleção volta a campo na próxima terça, contra a África do Sul, às 22h, apenas para carimbar o primeiro lugar na chave.

A seleção feminina lavou a alma dos torcedores brasileiros. Não há como evitar a comparação com a seleção masculina, que nos últimos anos tem acabado com a autoestima do futebol pentacampeão mundial. Nas redes sociais, frases como "Elas honram a camisa" estavam entre as mais compartilhadas por apaixonados pelo esporte, que há um bom tempo não sabiam o que era sentir orgulho da equipe nacional. Mas sábado foi um dia diferente. Foi dia de aplaudir o time de pé. De cantar "Ah! Marta é melhor que o Neymar!". Dia de não se preocupar com a defesa e atacar com 8 jogadoras. De zagueira sair jogando sem dar chutão. Sábado foi dia de Cristiane, maior artilheira do futebol feminino da história dos Jogos, marcar gol de letra. De Beatriz dar drible de corpo na adversária e bater colocado para aumentar a goleada. De dar show em campo sem o escudo da CBF na camisa. E pensa que o técnico Vadão colocou o time para trás quando estava 4 a 0? Não. Sábado foi dia de tentar fazer 6, quem sabe até 7 gols. Sábado foi dia do futebol brasileiro reencontrar o torcedor brasileiro. Dia de festa...

BRASIL VENCE A CHINA POR 3 A 0 NA BUSCA PELO OURO NO FUTEBOL FEMININO

O Brasil começou com o pé direito a busca pela inédita medalha de ouro no torneio de futebol feminino dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira, no Engenhão, a equipe comandada por Vadão venceu por 3 a 0 a China em partida válida pelo Grupo E. Os gols do jogo foram marcados por Mônica, Andressa Alves e Cristiane. Marta, que deu assistência para o segundo gol brasileiro, foi substituída e deixou o gramado ovacionada pelo público.  A próxima partida, sábado, dia 06, às 22 horas, será contra a Suécia que também venceu nesta quarta-feira..

Antes a seleção feminina de futebol da Suécia venceu a África do Sul por 1 a 0 nesta quarta-feira no Estádio Olímpico Nilton Santos, o popular Engenhão, em partida que abriu os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O gol que decidiu o jogo foi marcado pela zagueira Nilla Fischer, aos 29 minutos do segundo tempo, e contou com grande participação da goleira sul-africana, que falhou duas vezes em sequência...

Serviço Social da UPAE/IMIP alerta sobre os riscos de queimaduras durante os festejos juninos

A equipe do Serviço Social da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) realizou, nesta quarta-feira (22), uma atividade educativa com os pacientes do serviço ambulatorial, que teve como objetivo orientar sobre os riscos de queimaduras durante os festejos juninos.

Além de dicas para evitar acidentes, principalmente com crianças, as pessoas foram informadas sobre o que fazer diante de uma queimadura. “É uma prática da unidade de saúde desenvolver essas ações educativas. Desse modo, buscamos trabalhar com a prevenção e a orientação”, esclarece a coordenadora do Serviço Social, Nazaré Cunha. O trabalho educativo, com palestras e entrega de panfletos, teve como base as informações abaixo:..

Especialistas da Univasf orientam sobre cuidados com a saúde no período junino

Durante as festas juninas, é comum que as pessoas acendam fogueiras, soltem fogos de artifício e consumam diversas comidas típicas à base de milho e amendoim, bem como bebidas alcoólicas de forma exagerada. Especialistas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) alertam para o aumento do número de acidentes, como as queimaduras, e orientam sobre os cuidados que devem ser tomados nesse período para preservar a saúde.

Canjica, mungunzá e arroz doce são algumas das comidas típicas consumidas durante os festejos juninos. A nutricionista dos Restaurantes Universitários (RUs) da Univasf, Marcela Henriques, ressalta que o ideal é que o consumo dos alimentos seja feito através da escolha de um prato específico por dia, substituindo os lanches entre as refeições. “As comidas de milho utilizam leite de coco e coco ralado em sua produção. Então, se deve comer moderadamente”, explica Marcela. A nutricionista destaca que podem ser feitas adaptações nas receitas a fim de diminuir seu valor calórico. “A comida pode ficar mais light se o leite comum for substituído por leite desnatado, por exemplo”, sugere.

Marcela afirma ainda que a hidratação é fundamental para a manutenção da saúde, especialmente nesta época, devido às temperaturas mais baixas registradas no mês de junho e ao consumo de bebidas alcoólicas nos festejos. “Devido ao clima, as pessoas esquecem de beber água. A hidratação é importante também para diminuir a toxicidade do álcool”, explica a nutricionista.

Outros cuidados que devem ser tomados, de acordo com o dermatologista e professor do Colegiado de Medicina da Univasf, Itamar Santos, são em relação às queimaduras. “É preciso ter cuidado com os fogos e só utilizar aqueles que tenham certificação do Inmetro. É importante não ficar muito próximo à fogueira e não utilizar álcool próximo a ela. Também não se deve fazer uma fogueira muito alta, pois ela tende a desmoronar, podendo causar acidentes”, diz. O professor ressalta ainda que é necessário lavar o rosto para retirar o excesso de fumaça, usar protetor solar e utilizar soro fisiológico para ardência nos olhos.

O médico alerta que o uso de artifícios caseiros como creme dental, manteiga ou pó de café nos ferimentos não resolve o problema e pode causar alergias. Santos explica o que deve ser feito caso aconteçam queimaduras. “A primeira coisa é lavar a queimadura com água corrente, de preferência gelada. Se fizer isso de imediato, não vai ficar vermelho nem criar bolhas. A água diminui o calor e os vasos voltam ao normal”, explica. O professor ressalta que é necessário ter cuidado com queimaduras de extensão maior do que cinco dedos, principalmente as localizadas no rosto. E em caso de dúvidas, é importante procurar o serviço médico mais próximo...