Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Política
31 de Dezembro / 2012 às 22:00 | 3 Comentários

O deputado estadual Bruno Reis, do PRP, que é natural de Juazeiro, mas está radicado há muitos anos em Salvador, enviou ao Blog mensagem de congratulações a todos os juazeirenses e correligionários da região norte do Estado. Confira:

Política
31 de Dezembro / 2012 às 21:30 | 1 Comentário

Até o último dia 15 de dezembro, duas semanas para encerrar 2012, R$ 5,7 bilhões de reais em recursos reservados para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nem sequer haviam cumprido a primeira etapa do processo de gasto público, que é o empenho, correspondente a uma reserva do dinheiro do Orçamento para pagar um determinado contrato.

"É uma frustração do planejamento", disse o secretário do PAC, Maurício Muniz. Segundo ele, porém, os últimos dias do ano são justamente os que mais concentram assinaturas de contratos e os consequentes empenhos dos recursos. Os técnicos chamam essa correria de fim de ano de "dezembrada", e não raro trabalham até meia-noite do dia 31 de dezembro. Tudo o que é empenhado pode ser gasto nos anos seguintes, como "restos a pagar".

A expectativa de Muniz é que até o encerramento do ano os valores empenhados alcancem mais de 90% dos R$ 47,4 bilhões em recursos públicos destinados ao programa em 2012. Levantamento feito no portal Siga Brasil, do Senado, mostra que a maioria dos 479 projetos do PAC feitos com verba orçamentária já havia comprometido ao menos parte de sua dotação orçamentária. Mas um conjunto de 115 registrava empenho zero até o dia 7 de dezembro. De tudo o que foi empenhado em 2012, apenas 8,6 bilhões de reais correspondem a obras e serviços concluídos até o momento e, portanto, o dinheiro foi pago ao fornecedor.

Esse volume deverá aumentar até o encerramento do ano, mas perto de 30 bilhões de reais só serão pagos em 2013 ou nos anos seguintes, compondo os chamados "restos a pagar".

O Povo Online
Política
31 de Dezembro / 2012 às 21:00 | 1 Comentário

Publicidade
Esporte
31 de Dezembro / 2012 às 20:30 | 4 Comentários

Acabou o mistério. O Juazeiro já tem um treinador. Trata-se de Janilson, que comandou a equipe no Campeonato Baiano deste ano e como jogador é ídolo do Tricolor das Carrancas. A informação foi confirmada por Wagner Rocha, diretor de futebol da agremiação.

- O técnico será Janilson. Já está tudo certo e agora estamos agilizando a apresentação do elenco – disse Wagner, em entrevista a Glauber Guerrea do BN.

O Juazeiro inicia a preparação para o estadual na quarta-feira (2). A estreia será no dia 27 de janeiro, contra o Serrano, no Estádio Lomanto Júnior.

Política
31 de Dezembro / 2012 às 20:00 | 2 Comentários

Publicidade
Política
31 de Dezembro / 2012 às 19:30 | 1 Comentário

O ritmo lento das obras da transposição do Rio São Francisco reflete as dificuldades que o governo vem enfrentando para levar adiante os investimentos na área de infraestrutura no País. Até 20 de dezembro, só 18% do Orçamento disponibilizado para 2012 havia sido desembolsado pelo Ministério da Integração Nacional. A execução se restringiu, basicamente, a restos a pagar dos anos anteriores. Com isso, o cronograma da megaobra de Dilma começou a ser afetado. Uma nova licitação foi lançada no final do ano e pode levar para 2014 a inauguração do trecho piloto da obra, antes previsto para entrar em funcionamento ainda neste dezembro. O governo, apesar disso, mantém para 2015 a previsão de conclusão total da obra – que é a maior do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Nordeste. 

Eduardo Bresciani, O Estado de S. Paulo
Esporte
31 de Dezembro / 2012 às 19:00 | 1 Comentário

Após 54 jogos realizados e 116 gols marcados o Campeonato Juazeirense Interbairro 2012 encerrou no último sábado (29) com a consagração da equipe de Piranga campeã. O time, que fechou o placar contra o Alto da Aliança em 1 x 0 no tempo regulamentar, disputou o título nos pênaltis, porque o adversário havia vencido o primeiro jogo da final pelo mesmo número de gols. Após a cobrança de tiros livres diretos Piranga venceu pelo placar de 3 x 2.  

 

Na 11ª edição da competição, a equipe de Piranga conquistou o título pela primeira vez e os times de São Geraldo e Itaberaba desceram para o Campeonato de Acesso. De acordo com o gerente de Esportes, Gilberto Pacheco, mais uma vez a disputa aconteceu de forma organizada e a contento. “O Interbairro cumpriu bem seu papel de integrar as comunidades, fomentar a prática esportiva e promover o lazer. Sem dúvida essa edição foi uma das mais tranquilas e o apoio da Prefeitura de Juazeiro e dos parceiros foi essencial para esse êxito”, afirmou.

 

A competição, que teve início no dia 20 de outubro, reuniu 20 times de bairros da cidade e aproximadamente 600 competidores, movimentou a cidade, como também gerou renda para muitos comerciantes e ambulantes que aproveitaram os jogos para ganhar um extra. “A avaliação é positiva e com certeza todos ganharam. Os atletas saem das ruas e vão para o campo que é o lugar deles, os torcedores tem o lazer do final de semana e os bairros ainda movimentam sua economia”, destacou o presidente da associação de moradores do Jardim Primavera.

 

Apesar de torcer para o Alto do Cruzeiro, o menino de apenas 9 anos, Luiz Felipe de Oliveira, foi conferir a final. “Meu pai também é atleta e costumo assistir aos jogos. O time dele não foi tão bem esse ano, mas vim hoje com ele prestigiar e me divertir. O que importa é competir e torcer”, avaliou o pequeno jogador de futsal. E foi com esse espírito de paz, tranquilidade e confraternização que o campeonato chegou ao fim e encerrou com chave de ouro sua 11ª edição.
 
Todos os vencedores do Interbairro:
 
- Alto do Cruzeiro   (05 vezes) 2001/ 2004/ 2005/ 2007/ 2011
- João Paulo II        (02 vezes) 2002/ 2003
- Alto da Maravilha (01 vez)    2009
- Vila Tiradentes    (01 vez)   2010
- Piranga                 (01 Vez)  2012

Ascom PMJ
Política
31 de Dezembro / 2012 às 18:30 | 2 Comentários

Sem o tom otimista dos últimos dias, o vice-presidente da Venezeula, Nicolás Maduro, anunciou uma piora no estado de saúde do presidente Hugo Chávez, internado em Havana, Cuba. Ao lado da filha de Chávez, Rosa Virginia, e de dois altos funcionários do governo, Maduro classificou o estado de saúde do presidente de “delicado” e falou em “novas complicações surgidas como consequência de uma infecção respiratória já conhecida”.

Chávez está internado em Havana há duas semanas, após a reincidência de um câncer, cujos detalhes não foram informados. Maduro, apontado pelo próprio Chávez como seu sucessor, disse que vai permanecer na capital cubana com a família do presidente. Ele disse ainda que o estado de saúde de Chávez “não está isento de complicações”.

Agência Brasil
Política
31 de Dezembro / 2012 às 18:00 | 3 Comentários

Publicidade
Política
31 de Dezembro / 2012 às 17:30 | 2 Comentários

A um dia de tomar posse, o prefeito eleito por São Paulo, Fernando Haddad (PT), pode perder seu segundo secretário indicado para a Secretaria do Verde e Meio Ambiente. O PV, partido que vai comandar a pasta com o vereador Ricardo Teixeira, defende a manutenção do modelo atual da inspeção veicular, realizada anualmente. Nesta segunda-feira, a sigla fez uma reunião de emergência para decidir se vai deixar o governo antes mesmo de seu início. O PV argumenta que a inspeção veicular “salva vidas” e que seu modelo de testes anuais não pode ser alterado, como quer Haddad. Na sexta-feira, o futuro secretário de governo, Antonio Donato, anunciou que a vistoria terá de ser feita a cada dois anos, a partir do ano que vem. O programa só será obrigatório para veículos com cinco anos ou mais de fabricação. A proposta com as mudanças será enviada ao Legislativo no dia 1º de fevereiro.

Politica Livre
Variadas
31 de Dezembro / 2012 às 17:00 | Nenhum Comentário

Nesta segunda-feira, dia 31 de dezembro, aqueles que vão passar a virada do ano no Vale do São Francisco já têm uma ótima opção para comemorar a chegada de 2013. O Depósitto Dancing realizará sua tradicional festa de Réveillon, com direito a show pirotécnico e apresentações com as revelações do samba e do sertanejo. A banda O Migué e o cantor Matheus Villa, além da participação especial do maestro Reinaldo Arias, diretamente do Rio de Janeiro, são as atrações da noite. A compra de uma mesa dá direito a um litro de whisky Johnnie Walker Red Label. Reservas através dos telefones (87) 8801 – 7294 e (74) 8802 – 6971.

Política
31 de Dezembro / 2012 às 16:30 | Nenhum Comentário

Publicidade
Variadas
31 de Dezembro / 2012 às 16:00 | 4 Comentários

No sábado (29) o público juazeirense, petrolinense e de toda a região lotou o teatro de arena do Centro de Cultura João Gilberto para prestigiar a noite de encerramento do 15º Festival Edésio Santos da Canção (FESC). Do recorde da premiação às intervenções teatrais, da homenagem e reconhecimento à história viva e musical da cidade às marcantes apresentações dos intérpretes, um festival que já entra para a história como um dos mais disputados e emocionantes.

Após a exibição do vídeo sobre os músicos homenageados, atores adentraram ao palco encenando a história dos antigos festivais nacionais da MPB, com o auxílio da banda Mirage tocando clássicos de Chico Buarque, Caetano Veloso e Elis Regina. Responsável pela abertura do evento e acompanhamento das músicas concorrentes, a Mirage contagiou os presentes.

E eis que era chegado o momento mais esperado quando os locutores começaram a anunciar as apresentações das 12 músicas finalistas, despertando as torcidas na arquibancada com calorosos e entusiasmados aplausos. Um mosaico de sons e ritmos bem brasileiros como o samba, o afoxé, o xote, o bolero e o manguebeat, mais o reggae e o rock. Um caldeirão sonoro que contagiou o público e mereceu maior atenção do corpo de jurados.

Antes do anuncio oficial dos vencedores do 15º FESC a cantora Josy Lélis brindou a todos com o show do disco “Uni Versos” e mais releituras de sucessos do cancioneiro popular brasileiro, botando todo mundo para dançar e cantar em coro até uma pausa já esperada para a premiação. O secretário Cisley Bandeira mostrou-se entusiasmado com o resultado do evento.

“Foi um grande sucesso esta edição do Edésio Santos, superando até a nossa expectativa por conta do período festivo de final de ano. Mas graças a Deus ocorreu tudo tranquilo e agradeço a todos os participantes, ao público, à equipe de cultura da Seiasc e ao nosso prefeito Isaac Carvalho por todo o esforço e apoio a fim de que pudéssemos realizar o festival com todo esse êxito”.  

A prefeita em exercício, Maria Gorete Alcântara, acompanhada do subsecretário de Relações Institucionais do Governo da Bahia, Pedro Alcântara, do secretário de educação Clériston Andrade e de vereadores eleitos da base aliada, também fez os agradecimentos e parabenizou os artistas. “Tivemos nesta noite uma bela demonstração da qualidade musical despertada por esse tradicional festival. Qualquer uma dessas canções poderia tranquilamente ser a vencedora e por isso parabenizo a todos os participantes e também ao público que veio prestigiar mais esse importante momento da nossa cultura”.

Numa realização da Prefeitura de Juazeiro, através da gerência de cultura da Seiasc, a 15ª edição do FESC chegava ao fim premiando os artistas que mais surpreenderam e cativaram os jurados, responsáveis por uma das mais difíceis missões dos últimos anos no festival. E a melhor música escolhida foi a do juazeirense e estreante Moésio Belfort, a bossa “Amor Liquido”. Resultado aprovado pelo público presente.

Confira todos os grandes vencedores:

- 1º Lugar - Prêmio Pedro Biloto – R$ 10 mil: Amor Liquido (Moésio Belfort - Juazeiro/BA).

- 2º Lugar - Prêmio Jaime Caldas – R$ 8 mil: Descrença dos Deuses, dos Santos e dos Orixás (Zélia Grajaú – Imperatriz/MA)

- 3º Lugar - Prêmio Edgar dos Caçadores – R$ 6 mil: Queridos Amigos (Eugênio Cruz – Petrolina/PE)

- Melhor Intérprete - Prêmio Judith Palma – R$ 3 mil: Zélia Grajaú (Imperatriz/MA)

- Música local - Prêmio Jaime da Seresta – R$ 5 mil: Guerra Santa (João Energia – Juazeiro/BA)

- Júri Popular - Prêmio Neto e Mundinho – R$ 1 mil: Rio São Francisco (Maria de Fátima – Juazeiro/BA)

Por Luiz Hélio/Seiasc Fotos: Ivan Cruz
Variadas
31 de Dezembro / 2012 às 15:30 | Nenhum Comentário

Os serviços de saúde dos Estados Unidos informaram domingo (30) que aproximadamente 400 pessoas que viajavam em dois cruzeiros de luxo no Caribe durante o Natal foram afetadas por vômitos e diarreia. Segundo especialistas, pode ter ocorrido uma infecção por norovírus, uma agente altamente contagioso e responsável pela gastroenterite, inflamação que afeta o estômago e o intestino. Os dois navios, o Queen Mary 2 da empresa Cunard e o Emerald Princess da empresa Princess Cruises, anunciaram a epidemia aos serviços de saúde competentes, de acordo com as regras vigentes que obrigam as companhias a informar as autoridades quando mais de 2% dos passageiros e tripulantes foram afetados por uma doença. Informações da agência France Presse.

Imagem ilustrativa da internet
Policial
31 de Dezembro / 2012 às 15:00 | Nenhum Comentário

Ontem, 30 de dezembro de 2012, a PRF - Polícia Riodoviária Federal realizou fiscalização na área de atuação da 6ª Del  PRF, que abrange os postos de Petrolina, Rajada e Santa Mª da Boa Vista, onde foram fiscalizados 68 veículos, dos quais 26 eram motocicletas. Nas abordagens foram revistadas e fiscalizadas 74 pessoas e realizados 19 testes de etilometro, sem prisão ou autuação de alcoolemia.
 
Ocorreu um acidente, dia 30, entre Orocó e Santa Mª da Boa Vista, na BR 428, Km 73, às 06:20 horas, quando um VW/Gol Plus de placa KIA 2722 saiu da pista e capotou, resultando na morte do motorista, de nome FRANCIS DANTAS ARAUJO, 20 anos, residente em Santa Mª da B Vista e ferimentos leves no passageiro, de nome ISAEL DE AMARIZ OLIVEIRA, de 33 anos.
Imagem ilustrativa da internet
Variadas
31 de Dezembro / 2012 às 14:30 | 1 Comentário

As apostas da Mega da Virada já fizeram com que a Caixa Econômica Federal (CEF) arrecadasse R$ 537 milhões, segundo balanço divulgado na manhã desta segunda (31). O prêmio que será sorteado a partir das 20h será o maior prêmio da história das loterias no Brasil. As apostas para o concurso 1.455 foram encerradas às 14h (horário de Brasília). Se a arrecadação superar os R$ 600 milhões, o prêmio principal, que atualmente está estimado em R$ 230 milhões para quem acertar as seis dezenas, pode aumentar. O valor pode ter rendimento de R$ 32 mil por dia se aplicado na poupança, segundo cálculo feito pela Caixa. 

Política
31 de Dezembro / 2012 às 14:00 | Nenhum Comentário

A esperança revigora a vida e gera o sentimento de que nem tudo está perdido. Ela nos faz crer que o amanhã será melhor. Quem vive desprovido dela é amargurado, desiludido, ou seja, um sofredor em todos os sentidos.

E a mensagem de esperança ilumina este horizonte de hoje cheio de incerteza e pessimismo. A esperança nos sustenta e protege no bom combate pela vida e pelo amor. Alimenta-se na solidariedade e na relação com os outros, lembrando-nos que não podemos esperar sozinhos, mas apenas em comunhão.  Já dizia o grande educador Paulo Freire: “Ninguém liberta ninguém. Ninguém se liberta sozinho. Os homens se libertam em comunhão.”.

A grande sabedoria da vida está na maneira que conduzimos a nossa história. Muitos por medo de tentar, de arriscar viram prisioneiros. Muitas vezes aprisionados por uma situação que aos poucos consome a essência de viver.

Embora o amor seja maior e fundamental para a vida, a fé e a esperança são também muito importantes. A fé, a esperança e o amor precisam estar vivos dentro de nós, estes são alimentados em nós  pela Palavra de Deus, pois tudo isso procede. Ele e o seu desejo é que este amor, esta fé faça parte do nosso dia a dia. Cada um deles tem seu devido lugar, e nenhum pode ser substituído pelo outro.

 Tudo quanto costumamos pensar e falar acaba materializando-se no dia a dia. Se sua fé, amor e esperança estiverem vivos, suas ações e palavras (sementes) estarão recheadas de vida e tudo ao seu redor será transformado. Lembrando que o contrário também é verdade, por isso cuidado, ative sua fé, amor e esperança se alimentando de bondade e de atitudes sempre positivas.

 Então, lembre-se, você possui a vida que cultiva. Se não deseja o que possui, jogue tudo pro alto e recomece. Recomeçar é sempre o melhor! Recomece quantas vezes for necessário. Recomeçar é mostrar que estamos vivos. Dê valor à vida, ela é única e sem volta.

Ano novo começa como a página em branco de um livro. Falar desta data é, portanto, renovar a esperança e reabastecer-se de ânimo para não se deixar envolver pelas circunstâncias e com isso, abandonar a luta. Primeiro de janeiro é denso e rico de esperanças. Na entrada do ano novo, saudemo-nos com pensamentos positivos, fé e muito amor.

GONZAGA PATRIOTA é Contador, Advogado, Administrador de Empresas e Jornalista. Pós-Graduado em Ciência Política e Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil, pela Universidade Federal da Argentina. É Deputado desde 1982.

Política
31 de Dezembro / 2012 às 13:30 | Nenhum Comentário

A senadora Lídice da Mata, líder do PSB no Senado, fez esta semana um balanço das atividades legislativas de 2012 e do seu mandato.Lídice ressalta a importância, este ano, da aprovação de recursos e medidas emergenciais para os municípios que enfrentaram calamidades, notadamente os do semiárido, afetados pela maior seca das últimas décadas. A senadora lembrou que os governos federal e da Bahia não mediram esforços para desenvolver ações em auxílio aos estados do semiárido nordestino.

Durante o ano, os senadores apresentaram cerca de 500 novos projetos de lei e 70 Propostas de Emenda Constitucional (PEC). Lídice da Mata (PSB-BA) é autora de 82 proposições, entre Projetos de Lei (PLS) e Projetos de Resolução do Senado (PRS), PECs e requerimentos, além de ser responsável pela relatoria de 121 matérias, contabilizando-se os dois primeiros anos de mandato. Mas a atuação da parlamentar não se resume à apresentação de proposições legislativas. Em dois anos, a senadora participou de mais de 40 comissões, algumas como titular outras como suplente; e proferiu mais de 160 discursos, defendendo temas de interesse da Bahia, do Nordeste e do Brasil. Também procurou, ao longo do ano, manter contatos e promover reuniões com ministros e representantes de organismos federais para encaminhar pleitos da Bahia, além de propor emendas orçamentárias em benefício dos municípios baianos.

Entre os temas aprovados este ano em plenário, ela lembra também a Lei Geral da Copa e a PEC dos Jornalistas (PEC 33/2009). A diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) agradeceu o empenho da senadora baiana em agilizar a tramitação e votar favoravelmente ao projeto que restabelece a obrigatoriedade do diploma de nível superior para o exercício da profissão. A proposta ainda será votada na Câmara dos Deputados

Balanço – O plenário do Senado votou e aprovou, em 2012, entre outras, proposições que tratam da punição mais severa para crimes de lavagem de dinheiro; combate à exploração sexual de crianças e adolescentes; isenção do imposto de renda e do imposto sobre produtos industrializados para beneficiar pessoas com deficiência; a exigência de ficha limpa para servidores públicos em cargo de comissão; e a tipificação dos crimes pela internet. Estes e outros itens integram as 237 proposições aprovadas em plenário, além de 1.607 matérias que tiveram parecer proferido nas comissões e subcomissões, segundo divulgado pela Secretaria da Mesa do Senado. Foram realizadas 585 reuniões pelas comissões e 239 sessões em Plenário.

Direitos humanos – Ao encerrar este ano legislativo, Lídice destaca a recente aprovação do seu relatório na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico Nacional e Internacional de Pessoas. Entre as principais conclusões, está a apresentação de projetos legislativos para modificar o conceito deste tipo de crime no Brasil, tanto no Código Penal, como em outras legislações, a exemplo do Estatuto dos Estrangeiros. As medidas propostas pela senadora vão ao encontro de três eixos principais: o da prevenção do tráfico de pessoas; o da tipificação e punição do crime; e a proteção às vítimas. 

Ainda na área dos Direitos Humanos e Educação, a senadora lembra a aprovação de projeto de sua autoria que destina às pessoas com deficiência um mínimo de 10% das vagas de cursos e programas de qualificação profissional financiados com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O projeto seguiu para tramitação na Câmara dos Deputados.  

Desenvolvimento econômico – Na área do desenvolvimento econômico e regional, foi aprovado projeto de Lídice que consolida as Zonas de Processamento de Exportações (ZPEs) no Brasil. Na avaliação da senadora, a modificação da lei permitirá acelerar o desenvolvimento do País, notadamente do Norte e Nordeste, contribuindo para diminuir as desigualdades regionais. É de autoria conjunta de Lídice com o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) projeto que inclui o Vale do Rio Vaza-Barris na área de atuação da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf). Cultura e esportes – No campo das artes e cultura, já está na Câmara outro projeto relatado pela parlamentar baiana e aprovado no Senado. Trata-se da Bolsa Artista, proposta pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), e que tem por objetivo proporcionar formação e aprimoramento de artistas amadores e profissionais em diversas áreas.  

Também foi aprovada proposta de Lídice que institui a Comenda Dorina Gouveia Nowill, destinada a agraciar personalidades que contribuíram para a defesa das pessoas com deficiência no Brasil. Lídice também propôs a realização de sessão solene em homenagem ao centenário de nascimento do escritor Jorge Amado e intercedeu junto à então ministra da Cultura, Ana de Hollanda, para que parte do acervo do poeta João Cabral de Melo Neto fosse adquirido antes de ir a leilão. Como resultado, o comprador da correspondência de Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e Vinicius de Moraes com o poeta decidiu doar parte do acervo ao Ministério, que deve transferi-lo para a Fundação Casa de Rui Barbosa.

Espaço do Leitor
31 de Dezembro / 2012 às 13:00 | Nenhum Comentário

PARA ILUSTRAR MINHAS FELICITAÇÕES AO NOVO ANO DO ANO NOVO, SEGUE UM POEMINHA QUE NADA DIZ DO QUE SE ESPERA DE NOVIDADE, MAS MUITO TEM DO QUE SE TEM DA VERDADE.

 

BJS NO CORAÇÃO DE TODOS!
 
Att. manollo ferreira
Política
31 de Dezembro / 2012 às 12:00 | 14 Comentários

Dezesseis dos vinte e um vereadores da próxima legislatura municipal, eleitos e reeleitos, anunciaram durante coletiva e café da manhã no Grande Hotel de Juazeiro nesta segunda-feira (31) a chapa de consenso que vai homologar o nome do edil Pedro Alcântara Filho (PR) como novo presidente da Casa Aprígio Duarte no biênio (2913/2016).

Suzana Ramos (PTdoB), Crisóstomo Lima (PCdoB), Damião Medrado (PSD) e Mitonho Vargas (T), vereadores de mandato foram os únicos a usar a palavra antes do candidato Pedro Filho, explicando que o consenso se deu como forma de defender a governabilidade e a sustentação ao novo mandato do prefeito Isaac Carvalho (PCdoB).

A eleição está programada para esta terça-feira (01), logo após a cerimônia de posse, às 17 horas, no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro.

Pedro Filho disse estar grato ao entendimento que resultou na chapa de consenso “algo nunca visto numa eleição para Mesa Diretora do Legislativo. Entendemos que os vereadores estão apenas consolidando o que o povo também expressou nas urnas: a reeleição de Isaac e a maioria absoluta da situação na Casa Aprígio Duarte. A manifestação da oposição em nosso favor teve o objetivo de dividir a situação, mas quero dizer que os seus votos serão bem vindos até porque com a nossa eleição seremos presidente de todos os vereadores. O Legislativo é um poder independente e assim vai se comportar, embora estejamos todos unidos quando o assunto for de interesse da coletividade”, manifestou Pedro Filho.

“Quero desejar a todos os vereadores e à sociedade juazeirense um 2013 repleto de realizações e conquistas, respaldado pelo trabalho profícuo da câmara Municipal”, concluiu.

Ao final foi anunciada a chapa que será eleita nesta terça que tem como candidato a presidente: Pedro Alcântara Filho (PR); Vice-presidente, Damião Medrado (PSD); Primeiro-Secretário, Mitonho Vargas (PT) e Segundo Secretária, Suzana Ramos (PTdoB).

Participaram do evento os seguintes vereadores: Pedro Filho, Damião Medrado, Mitonho Vargas, Suzana Ramos, Crisóstomo Lima, Bené Marques, Nalvinho, Sargento Bastos, Anastácio, Anderson da Iluminação, Tiano, Jean Gomes, Fabinho, Café, Eduardo e Dalmir Pedra.

Com a chapa totalmente governista e a maioria absoluta na Casa, a bancada de sustentação ao governo Isaac deve prevalecer também nas Comissões Permanentes do Parlamento Municipal.

Esporte
31 de Dezembro / 2012 às 11:35 | Nenhum Comentário

Os africanos não deram chance nesta São Silvestre. Na modalidade masculina, os quenianos ficaram com os três primeiros lugares, em prova vencida por Edwin Kipsang, seguido por Joseph Aperomoi e Mark Korir em terceiro. O brasileiro Giovani dos Santos, de 31 anos, foi o quarto colocado. Kipsang cruzou a linha de chegada com o tempo de 44min04s, após forte arrancada nos metros finais. Aperumoi marcou 44min14s, Mark Korir 44s20 e o brasileiro Giovani dos Santos, 44min50s. Assim, os quenianos alcançaram sua 13ª vitória na história da prova masculina. O último triunfo havia acontecido em 2009, com James Kipsang, vencedor também em 2008. O último brasileiro a vencer a São Silvestre, foi Marílson Gomes dos Santos, em 2010 – que não disputou a prova deste ano. No feminino, as africanas também dominaram as primeiras colocações. A vencedora foi a queniana Maurine Kipchumba, que conquistou o título da maratona da Pampulha neste ano, seguida pela tanzaniana Jakeline Juma Sakilu, e pela queniana Rumokol Chepkanan. A primeira não africana a cruzar a linha de chegada foi a brasileira Tatiele Carvalho, que chegou em sexto. Maurine Kipchumba completou os 15 quilômetros pelas ruas de São Paulo em 51min43. 

Atletas da região participaram da prova, logo mais traremos os resultados.

Política
31 de Dezembro / 2012 às 11:30 | Nenhum Comentário

Doze cidades brasileiras já têm data marcada para voltar às urnas em 2013 e escolher os seus novos prefeitos. Isso acontecerá porque, nesses municípios, o candidato eleito teve o registro negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)mas conseguiu mais de 50% dos votos válidos. Quando essa situação ocorre, a legislação diz que o segundo colocado não pode assumir o cargo. A primeira cidade a realizar as chamadas eleições suplementares será Guarapari, no litoral do Espírito Santo. O novo pleito está marcado para 3 de fevereiro. Segundo o calendário eleitoral, os partidos terão até esta sexta-feira para registrarem as candidaturas. A campanha eleitoral está liberada a partir do sábado.

O candidato que conquistou mais votos em Guarapari, Edson Magalhães (PPS), foi barrado porque concorria ao terceiro mandato, segundo entendimento da Justiça Eleitoral. Em 2006, ele era vice-prefeito e assumiu a administração da cidade após a cassação do então prefeito. Eleito em 2008, conseguiu se reeleger em 2012, mas sua posse foi barrada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES). Fora da disputa, ele já declarou que vai apoiar seu vice, Orly Gomes (DEM), na eleição de fevereiro.

A próxima leva de eleições suplementares será no dia 3 de março. Moradores de quatro cidades de Santa Catarina (Balneário Rincão, Campo Erê, Criciúma e Tangará), três do Rio Grande do Sul (Erechim, Eugênio de Castro e Novo Hamburgo), uma da Bahia (Camamu) e uma de Mato Grosso do Sul (Bonito) terão de voltar às urnas. Em 7 de abril, será a vez dos mineiros de Biquinhas e São João do Paraíso escolherem seus novos mandatários.

Os custos de cada eleição varia de município para município, pois leva em conta critérios como a quantidade de eleitores e dificuldade de comunicação e acesso à cidade. Enquanto as novas votações não forem realizadas, o TSE determina que o presidente da Câmara de Vereadores da cidade assuma a prefeitura. A posse dos prefeitos eleitos em outubro está marcada para terça-feira. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Variadas
31 de Dezembro / 2012 às 11:00 | Nenhum Comentário

Das 09h às 16h da última sexta-feira, dia 28, o 5º BPM em parceria com a Associação de Cabos e Soldados, sucursal Petrolina-PE e o GPREV fizeram a entrega de duas toneladas de alimentos não perecíveis para as vítimas da seca na área de sequeiro em Petrolina. As regiões atendidas pelas doações foram: Bom Jardim, Icozeiro, Amargosa, Uruás e Cruz de Salinas.

Participaram na entrega das cestas o Sgt RRPM Saraiva (Associação de Cabos e Soldados, sucursal Petrolina-PE ), Sgt Severino (Auxiliar de Eventos/5º BPM), Cb Erivaldo, o Sd Cícero, o Sd Mauricio, o Sd Gimmi (GT de área/5º BPM) e o Policial Rocha (Instrutor PROERD/GPREV/5º BPM).

“São com ações como esta, que o Comando do 5º BPM, vem buscando se aproximar cada vez mais da população, aumentando a confiança da sociedade na Polícia Militar de Pernambuco, consequentemente proporcionando uma maior sensação de segurança de todos, dentro do que prevê as diretrizes do Programa Estadual de Segurança Pública, Pacto pela Vida”, destacou Paulo Sérgio Rocha da Silva.

Política
31 de Dezembro / 2012 às 10:30 | Nenhum Comentário

O vereador Everaldo Augusto (PCdoB) já vai começar o mandato inovando. No dia da posse, no dia 1°, Everaldo chegará de bicicleta para a solenidade, que acontece às 14h30, na Câmara Municipal de Salvador (CMS). Vestido de terno e gravata e acompanhando por cerca de 30 ciclistas, o comunista, que sairá às 13h do Campo Grande em direção à CMS, acredita que Salvador precisa investir em projetos de mobilidade urbana – uma das suas principais bandeiras -, para que a cidade se torne plurimodal e sustentável. “É preciso levar em conta não apenas a questão do metrô e do ônibus, mas que sejam incorporadas outras formas de transportes, até hoje invisíveis, do ponto de vista das políticas públicas, como é o caso da bicicleta’’, destaca.

Política Livre
Política
31 de Dezembro / 2012 às 10:00 | 8 Comentários

A mudança das regras no meio do jogo, com o aumento do número de vagas de 13 para 21 na Câmara Municipal de Juazeiro, foi a tábua de salvação para alguns candidatos na última eleição, inclusive para vereadores que renovaram o mandato, a exemplo de Mitonho, Alex Tanury e Roninho.

Pelos cálculos feitos pelo Blog, se as vagas permanecessem em número de 13 e com o mesmo comparecimento às urnas, o coeficiente eleitoral subiria para 8.182 votos dificultando a eleição dos citados e de muitos novatos, como Anastácio, Café, Nalvinho, dentre outros.

Confira a relação dos eleitos se o número de vagas permanecesse em 13:

SUZANA DE ZORÓ - PT DO B - 3.382      

BENE MARQUES – PSDB - 2.886

JEAN GOMES – PT - 2.449           

ZO - PC DO B - 2.265     

DAMIAO MEDRADO – PSD - 2.257

ANDERSON DA ILUMINAÇÃO – PP - 2.205         

EDUARDO -  PC DO B - 1.969

NEGUINHA DA SANTA CASA – PV - 1.915

PEDRO ALCANTARA – PR - 1.718

DALMIR PEDRA – PP - 1.641     

ZÉ CARLOS MEDEIROS - PV - 1.522

AMILTON FERREIRA – DEM - 1.317

SARGENTO BASTOS – PTC - 1.029     

Saindo do campo da suposição, os 08 que completam a lista dos eleitos para o próximo mandato, agradecem a “boa ideia” dos companheiros da legislatura que se encerra, que em tão boa hora ampliaram as vagas e garantiram a festa da posse no dia primeiro.

Política
31 de Dezembro / 2012 às 09:30 | Nenhum Comentário

O Sindicato dos Servidores Municipais de Uauá – SINDSMU enviou email ao Blog com novas informações a respeito do não pagamento do salário de dezembro e décimo terceiro dos servidores municipais de Uauá. Confira:

Olá pessoal.

Trazemos para os cidadãos e amigos servidores e servidoras as informações que estamos levantando a fim de que se possa esclarecer o motivo pelo qual ocasionou o “calote” dado pelo prefeito aos nossos servidores.

Pelo que consta nos lançamentos de dezembro creditados nas contas da Prefeitura Municipal de Uauá, confirmam que o Tesouro Nacional repassou recursos suficientes para pagar 13º Salário, dezembro e até a bonificação se quisesse, mas como não nos foi dada essa garantia pelo Prefeito e também pela Justiça, o que nos resta nesse momento é começar a organizar nossas ações em torno de tamanha e incômoda situação. Por isso, estamos enviando para todos os servidores municipais as informações que coletamos junto ao portal do Banco do Brasil, Fundo Nacional de Saúde a respeito dos recursos que foram creditados nas contas municipais, sem contar que, não tivemos ainda, acesso às contas da saúde estadual que também envia recursos para o município oriundos das AIH's.

Estamos trabalhando para que os culpados sejam punidos e os nossos salários sejam recuperados.

Saudações.

DIREÇÃO - SINDSMU

Confira aqui a relação de repasses.

Confira aqui o extrato do Banco do Brasil.

Variadas
31 de Dezembro / 2012 às 09:00 | Nenhum Comentário

A rede de postos SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) irá ampliar sua capacidade de atendimento durante os meses de janeiro e fevereiro. A medida visa atender ao aumento de até 30% na demanda por documentos em Salvador e interior da Bahia durante o período de férias e matrículas escolares. Serão quase 300 mil documentos de identidade emitidos nestes dois meses em todo o estado durante a Operação Verão do SAC, que começa nesta quarta-feira (2).

Para atender a demanda extra, a rede irá ampliar o número de senhas distribuídas diariamente nas 44 unidades lotadas na capital e municípios do interior, além das equipes de trabalho, tanto para os postos como para os Pontos Cidadão. As unidades móveis do SAC também integrarão a Operação Verão, prestando suporte a bairros de Salvador, de segunda-feira a domingo, e também ao município de Vitória da Conquista, durante a semana. Nos meses de janeiro e fevereiro, o SAC Móvel ainda manterá o atendimento no sábado e domingo para os municípios de Anagé, Belo Campo, Planalto, Itambé e Cândido Sales.

No SAC Móvel serão ofertados serviços básicos essenciais ao exercício da cidadania, como a emissão de Carteira de Identidade, do CPF, além do recadastramento de pensionistas do Estado e a retirada de Antecedentes Criminais. O atendimento acontecerá sempre das 8 às 18h. Em todo o estado, os horários de atendimento das 44 unidades que compõem a rede SAC serão mantidos, mesmo para aquelas que funcionam aos sábados. A exceção fica para os postos de Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Eunápolis, Feira Centro I, Irecê, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Porto Seguro, Santo Antonio de Jesus, Senhor do Bonfim e Teixeira de Freiras, que fecharão uma hora mais tarde, apenas para o reforço na emissão do documento de identidade.

Os horários de atendimento dos postos podem ser conferidos no site do SAC. Para mais informações sobre as rotas do SAC Móvel e horários dos postos fixos da rede SAC, a Secretaria da Administração do Estado (Saeb) disponibiliza, além do portal, os números 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020 5353 (telefone móvel).

secom
Política
31 de Dezembro / 2012 às 08:30 | 2 Comentários

Está programada para esta terça-feira, dia primeiro de janeiro, às 19 horas, na Praça Raul Coelho, a solenidade de posse do prefeito eleito de Curaçá, Carlinhos Brandão e do vice, Rogério Bahia.

A sessão solene é inusitada, ocorrerá em praça pública, diferente de outros municípios cujo ato político sempre acontece no ambiente do Poder Legislativo.

Política
31 de Dezembro / 2012 às 08:00 | 3 Comentários

A presidente Dilma Rousseff destacou o crescimento da inclusão social, com o combate à desigualdade, além da solidez econômica do Brasil, em artigo sobre os dez anos de governo federal do PT (2003-2012), publicado hoje no jornal “Folha de S.Paulo”. Segundo ela, nos oito anos de governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e nos dois sob o comando dela, as prioridades foram educação, saúde e habitação para todos, bem como a retomada de investimentos públicos em infraestrutura e na competitividade da economia. “O Brasil que emerge dos últimos dez anos é um país mais inclusivo e sólido economicamente. O objetivo do meu governo é aprofundar estas conquistas”, escreveu a presidente. Dilma citou ainda que a crise econômica mundial, iniciada em 2007, “devastou milhões de empregos e esperanças”, mas que no Brasil ocorreu o contrário, com cerca de 40 milhões de pessoas incorporadas à nova classe média. Ela destacou também o combate à miséria extrema, o crescimento da renda, e a queda da desigualdade desde 2003. “Nesta década, foram criados, sem perda de direitos trabalhistas, 19,4 milhões de novos empregos”.

Estadão
Policial
31 de Dezembro / 2012 às 07:30 | Nenhum Comentário

Policiais do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram uma campanha de arrecadação de alimentos e brinquedos durante todo o mês de dezembro e, na sexta-feira (28), foi feita a distribuição em uma comunidade carente do Bairro Alto da Maravilha, na Cidade de Senhor do Bonfim. O Sr. Marivaldo Dantas, viúvo com cinco filhos, Sr.ª Débora Cristina, também com cinco filhos e a Sr.ª Tatiana Janaína com três, foram alguns dos beneficiados pelas doações. Por fim, a Associação dos Moradores do Bairro Alto da Maravilha ganhou alguns brinquedos para serem sorteados entre as crianças carentes da comunidade, em um jantar de confraternização, que acontecerá no sábado.

Política
31 de Dezembro / 2012 às 07:00 | 9 Comentários

Todos os órgãos de imprensa de Juazeiro, Petrolina e região foram convidados a participar de café da manhã, nesta segunda-feira (31), às 08h30min, no Grande Hotel. Na oportunidade, 16 dos 21 vereadores eleitos ou reeleitos, que integram a nova legislatura da Câmara Municipal de Juazeiro (2013/2016), irão anunciar a chapa de consenso que vai disputar a eleição para a Mesa Diretora da Casa Aprígio Duarte Filho e que tem como candidato à presidência: Pedro Alcântara Filho (PR). A eleição vai acontecer nesta terça-feira (1º/01/2013), logo após a cerimônia de posse, marcada para as 17 horas, no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro.

Política
31 de Dezembro / 2012 às 06:30 | 1 Comentário

Mais uma vez, por meio das redes sociais, o prefeito de Petrolina, Julio Lossio (PMDB), anuncia um nome para compor sua equipe no novo mandato. O empresário Jorge Assunção vai assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Junto com o anúncio o prefeito postou a foto do novo secretário. Até agora, todos os nomes da equipe foram divulgados na página pessoal de Lossio no Twitter.

Os seguintes nomes foram anunciados:

Humberto Borges – Procuradoria do Município

Célia Regina – Secretaria de Educação

Adnair Viana – Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest)

Ney de Siqueira – Secretaria de Ordem Pública

Marcello Cavalcanti – Secretaria de Planejamento Urbano

Orlando Tolentino – Secretaria de Governo

Ricardo Rocha – Secretaria de Infraestrutura

Julio Lossio Filho – Secretaria de Finanças

Allan Maux – Secretaria da Fazenda

Emmanuel Ferro – Controladoria Geral

Daniel Ferreira – EPTTC

Paulo Valgueiro – Igeprev

Roseane de Souza – Secretaria de Mulher

Com informações e foto da Gazzeta do São Francisco
Policial
31 de Dezembro / 2012 às 06:00 | Nenhum Comentário

Sábado, dia 29, policiais Militares da CIPE-CAATINGA receberam uma denúncia anônima de que num lote do Projeto Maniçoba, distrito de Juazeiro, havia uma pequena plantação de maconha. Os policiais se dirigiram até o referido local onde constataram a veracidade da informação. Ali foram encontradas 220 (duzentas e vinte) covas da erva, cada uma com dois pés, totalizando 440 (quatrocentos e quarenta) pés, com altura média de 50cm. A droga foi incinerada no local e uma amostra levada para a delegacia onde foi registrada a ocorrência pelo Agente da Polícia Civil Vanilon M. de Freitas.

Reminiscências
30 de Dezembro / 2012 às 23:00 | 1 Comentário

Geraldo,

Eis a foto da Sorveteria Iglu na Avenida Guararapes em Petrolina-Pe. Grande ponto de "paquera".

José Raimundo dos Santos (Negão do Edson)

Policial
30 de Dezembro / 2012 às 22:00 | Nenhum Comentário

Sexta-feira  (28), a equipe "Malhas da Lei" de Petrolina, composta por policiais militares e civis e com o apoio do serviço de inteligência penitenciário, realizou a prisão de Dielson de Lima Silva. O mesmo estava trabalhando em uma fazenda em Juazeiro. Com ele foi apreendida uma espingarda calibre 36 com 35 cartuchos. Dielson é foragido da penitenciaria de Canhotinho-PE, ele responde por vários crimes, dentre eles homicídio, tráfico de drogas, porte de arma de fogo e furto. O mesmo foi entregue na Delegacia de Polícia Civil de Juazeiro para a adoção das medidas cabíveis.

Fonte: Blog Diniz K-9

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage