Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Variadas
30 de Outubro / 2012 às 17:30 | 1 Comentário

A água que, durante os períodos de estiagem prolongada, irá manter os animais da população rural do semiárido sem sede e alimentados, começa a brotar dos primeiros barreiros construídos pelo programa Água para Todos, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e executado pela Codevasf em sua área de atuação. Em Pernambuco, primeiro estado a empreender esta vertente da ação, 30 barreiros já foram concluídos – um investimento de R$ 2,5 milhões, até agora, para atenuar um dos temidos efeitos da seca: a morte dos animais que são a fonte de leite e carne das famílias.

“Um barreiro é uma parede artificial feita com a intenção de armazenar a água da chuva. É como uma barragem com proporção reduzida. Essa água armazenada é basicamente destinada aos animais, mas também pode ser utilizada para outras finalidades produtivas”, explica o coordenador do Água para Todos em Pernambuco e engenheiro civil da  Codevasf, Leonardo Cruz. Naquele estado, mais 200 estão previstos para serem implantados nesta etapa do programa. Em localidades do município de Petrolina (720 km de Recife), os oito barreiros que acabam de ser construídos irão beneficiar mais de 800 pessoas da região.

Apesar da falta de chuva, o barreiro do sítio Boa Sorte, localizado em Uruás, localidade de Petrolina, já tem água. Leonardo Cruz explica que essa água surge das escavações feitas no bojo (bacia hidráulica) do barreiro. “Quando chove, uma parte da água fica armazenada no subsolo, sobre rochas impermeáveis e em uma altitude maior que a altitude onde se localiza o barreiro. Logo, essa água desce por gravidade até o barreiro. Neste local é feita uma perfuração, uma espécie de cacimbão que chega até a água da chuva que está no subsolo. Dessa forma, por mais que se retire água desse cacimbão, ele sempre estará sendo preenchido”, explica.              

Morador de Boa Sorte, o produtor Raimundo Nonato está feliz com a conclusão da obra. “Esse barreiro não vai ajudar só a mim, vai ajudar muita gente. Se chover, nossos problemas estão resolvidos. Essa água que já tem aí serve pra matar a sede dos animais, são mais de três metros de profundidade”, comemora, acrescentando: “com água muda tudo. A gente não é ninguém sem água. Ninguém é”. Outro dos barreiros construídos pelo programa em Petrolina está na comunidade de Pau Ferro, interior do município, e apesar de ainda estar seco, já leva esperança aos moradores locais, como é o caso do produtor rural Cícero Rufino. “Estou muito feliz. Primeiro a gente não tinha água. Depois só tinha água de poço. Agora, com qualquer chuva de 100 milímetros esse barreiro vai ficar uma beleza”, aposta Rufino.

Ainda de acordo com o produtor, esse barreiro veio para dar maior conforto a sua família e vizinhos. “A gente vive de plantar e de criar animais. Sem água, como os bichinhos vão sobreviver?”. E completa. “Seca tem desde sempre, o que muda é o que temos hoje. Antes não tinha poço, adutora, muito menos barreiro. A gente tinha que andar dois, seis e até 10 quilômetros pra conseguir trazer água. Era tempo de luta”, lembra. Maria Neuza, mulher de Cícero Rufino, que era quem na maioria das vezes tinha que fazer essas viagens em busca de água, vibra com a possibilidade de ter água tão perto. “Além de não ter que andar tanto, quando chover a gente vai ter tudo armazenado aí (no barreiro). Vamos plantar capim e alimentar nossos animais”.

Condições técnicas e sociais

Antes de definir onde os barreiros devem ser construídos, técnicos da Codevasf visitam as comunidades do interior e verificam quais os melhores locais para a ação. Condições técnicas, como dados topográficos, e condições sociais, como o número de beneficiários, disponibilidade do proprietário da terra em franquear acesso à água aos moradores no entorno da obra e relatos dos residentes ajudam no processo. Depois de escolhida a localidade, técnicos trabalharam para deixar a obra pronta antes do período das chuvas. “A equipe da Codevasf esteve aqui procurando um lugar para o barreiro, e poucos meses depois já estava pronto.  Foi um dia muito bom. Cada litro de água que aparece em uma área como essa é uma graça”, elogia Cícero Rufino, da localidade de Pau Ferro.

Ascom/Codevasf
Política
30 de Outubro / 2012 às 17:00 | Nenhum Comentário

O município de Juazeiro foi convidado pelo Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde – Lappis para participar de uma discussão de estratégias e formulação de pesquisa nacional, que visa fortalecer as Redes de Atenção à Saúde. O evento aconteceu nos dias 22 e 23 de outubro, no Hotel Novo Mundo, no Flamengo, Rio de Janeiro, e contou também com a presença de profissionais do Ministério da Saúde.

Representando Juazeiro, a diretora de Atenção à Saúde, Geandry Peres, destaca o sucesso da troca de experiências entre apoiadores institucionais de diversas regiões que ajudou a pensar o papel deste profissional para melhor organizar os atendimentos. “A construção de pesquisas e reflexões sobre o SUS entre parceiros e profissionais do Brasil é muito importante. O momento foi uma oportunidade para discutir a relação do apoio institucional e a integralidade em saúde na rede de serviços. A oficina foi primordial para articularmos projetos e avaliarmos a condução das ações dos apoiadores institucionais e o reflexo destas, nas relações de trabalho, entre usuários, nas unidades e na própria gestão”, disse.

A diretora completou afirmando que o relato de depoimentos entre os apoiadores reforça os estudos e as pesquisas para melhor atuação do apoiador institucional no desenvolvimento de políticas públicas de humanização. “A troca de ideias entre pessoas de diferentes lugares abre a discussão para ricas histórias que trazem situações em comum e ajudam a sistematizar uma prática única no país. Com isso poderemos ajustar de forma eficaz e avançar com o SUS. A saúde é um direito de todos e esta oficina pretendeu articular projetos que contribuirão de forma resolutiva e efetiva para melhores serviços e consequentemente, a satisfação da população e a garantia de uma assistência de qualidade. O evento foi um momento de defesa do SUS ”, explicou Geandry Peres.

A oficina técnica de pesquisa reuniu apoiadores de Juazeiro (BA), do Rio Branco (AC), Salvador (BA), Campinas (SP), Vitória (ES), Cariacica (ES) e Palmeiras das Missões (RS).  O evento foi promovido pelo Lappis (IMS/UERJ) e Dapes (Ministério da Saúde).

Ascom/Prefeitura Municipal de Juazeiro
Variadas
30 de Outubro / 2012 às 16:30 | 1 Comentário

Numa solenidade simples com a presença de representantes do Tribunal de Justiça da Bahia, Cláudio Césare Braga Pereira, Assessor da Presidência do TJBA, e Ícaro de Almeida Matos, Juiz Assessor da Corregedoria das Comarcas do Interior, aconteceu na manhã desta terça-feira (30) no auditório do Fórum Conselheiro Luiz Viana a solenidade de instalação da Vara do Júri e Execuções Penais da Comarca de Juazeiro.

A solenidade foi prestigiada por juízes de outras varas, promotores, procurador do município, presidente da OAB-Seccional Juazeiro, advogados e populares. A solenidade foi presidida pelo Juiz Roberto Paranhos, titular da 1ª Vara Criminal e que acumulará momentaneamente, a nova Vara do Júri e Execuções Penais.

À reportagem do Blog Dr. Roberto Paranhos explicou que a 1ª Vara Criminal engloba três outras varas: Infância e Juventude, Execução Penal e Crimes Comuns. A nova vara terá competência para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida (Tribunal do Júri) e os processos de execução penal, referentes aos presos custodiados no Conjunto Penal de Juazeiro.

“Há de se ressaltar que a Vara de Execução Penal de Juazeiro é Regional, que abrange 12 comarcas e 17 cidades, correspondendo a uma população aproximada de 700 mil pessoas. Com a criação dessa Vara vai se otimizar os trabalhos desses processos, porque hoje em dia fica tudo concentrado na Vara Criminal”, explicou Dr. Paranhos.

O presidente da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Juazeiro, Artur Filho, declarou estar feliz com a iniciativa do Tribunal de Justiça da Bahia porque “as ações que tornam a justiça mais célere por certo ajudam o advogado a exercer melhor a sua profissão”, justificou.

Política
30 de Outubro / 2012 às 16:00 | 3 Comentários

O prefeito de Petrolina, Julio Lossio, visitou o Centro Administrativo de Uberlândia/MG.  O prefeito conheceu as instalações e o funcionamento do Centro Administrativo Virgilio Galassi que concentra todos os serviços da prefeitura mineira, abrigando as secretarias municipais. Julio Lossio declarou que Petrolina ganhará um centro administrativo, o que deverá melhorar muito a prestação de serviços à comunidade.

Em Uberlândia, o conjunto arquitetônico possui cerca de 26.000 m² de área construída, implantado em um terreno cuja área é de aproximadamente 38.000 m². O Centro Administrativo estabelece um vetor de expansão, juntamente com
dois grandes empreendimentos do entorno: o Center Shopping e diversos hipermercados, essa referência urbana aponta para a ocupação de áreas de pouca densidade entre o centro da cidade e os bairros.

"É uma obra singular, do ponto de vista urbanístico, arquitetônico e considerando sua capacidade econômica e política. O centro oferece conforto e eficiência ao desempenho das atividades. É capaz de representar junto à comunidade o sentido pleno de democracia: lugar de desenvolvimento da cidadania e da participação do povo", destacou Julio Lossio.

Secom/PMP
Política
30 de Outubro / 2012 às 15:30 | Nenhum Comentário

O eleitor que não votou no segundo turno das eleições e não justificou a ausência tem até o dia 27 de dezembro para regularizar sua situação. Já quem faltou ao primeiro turno do pleito deve regularizar a situação até o dia 6 do mesmo mês. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a justificativa deve ser apresentada em qualquer cartório eleitoral do país. Para tanto, o eleitor deve preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral, disponível gratuitamente nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor e no site do TSE. O eleitor que não apresentar justificativa fica impedido de tirar passaporte, participar de concurso público, obter empréstimos em bancos públicos, renovar matrícula em escola pública, entre outras sanções. Quem deixar de votar e não apresentar justificativa por três eleições, considerando cada turno uma eleição, tem o título cancelado. Residentes no exterior que não se cadastraram para votar no país onde se encontram e os que estiverem fora do Brasil no dia do pleito municipal devem justificar a ausência do voto no prazo de 30 dias após o retorno ao Brasil. 
BN
Política
30 de Outubro / 2012 às 15:00 | 9 Comentários

Quem transita pela Avenida Raul Alves de Souza, entrada da cidade de Sento Sé, no local onde existia antiga estrutura de um galpão, acompanham as obras de construção da primeira unidade escolar de Educação Infantil Pro-Infância do município. Segundo o prefeito, Ednaldo Barros (PSDB), a creche escola priorizará a acessibilidade, a fim de permitir seu uso por portadores de necessidades especiais, ambientes de uso pedagógico, administrativo, recreativo, esportivo e de alimentação (salas de aula, fraldários, bibliotecas, salas de leitura, salas de informática, sanitários, recreio coberto, refeitório, secretaria etc.). Conforme orientações da Norma NBR 9050 da ABNT, e vai oferecer uma educação de qualidade às crianças da cidade.

Segundo o prefeito, a creche escola atenderá cerca de 500 crianças de 0 a 6 anos (creche e pré-escola) e será a primeira creche na cidade com o padrão do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Pro-infância) do Ministério da Educação. O custo total da obra está orçada em pouco mais de um milhão e quatrocentos mil reais, conforme dados na placa da construção e o término da obra prevista para o final do próximo mês de dezembro.  O site do FNDE revela que a primeira parte dos recursos já foi liberado no valor R$ 560.982,82.

Para ser atendido com o Pro-Infância, é indispensável que o  município esteja com seus dados orçamentários relativos à educação atualizados no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) do Ministério da Educação entre outras exigências. Por conta dessa situação regular é que a atual gestão tem conseguido importantes obras para Sento Sé.
 
A senhora Maria Ferreira Silva, mãe de um garoto de 7 meses, acompanha com expectativa a construção da creche. “Quando ficar pronta vou colocar meu filho para estudar lá. Tenho  certeza de que será de muito boa e vai valorizar muito o nosso bairro.
Por: Gabriel Filliph e Osiel Amaral do sentosenoticias.com
Variadas
30 de Outubro / 2012 às 14:30 | Nenhum Comentário

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse nesta segunda-feira (29) que o governo tem um plano de contingência caso haja um apagão durante a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para os próximos sábado (3) e domingo (4). “Causa preocupação uma possível interrupção no fornecimento de energia elétrica e até queda de árvore, além da possibilidade de chuvas fortes. Nós temos um plano de contingência, se houver algum imprevisto”, declarou o ministro. Ele também afirmou que a escolha da data, em um feriado, também foi programada para evitar transtornos. Mercadante tranquilizou os estudantes. “Eu acho que os alunos têm de estar bastante tranquilos. Estamos totalmente mobilizados para fazer um Enem que dê total segurança aos estudantes”, concluiu. As três edições passadas do exame foram marcadas por problemas. Em 2009, houve o vazamento da prova. Em 2010, trocou-se o cabeçalho de um dos cartões-resposta e as provas do caderno amarelo tiveram falhas. No mesmo ano, o tema da redação foi vazado em Pernambuco. No ano passado, estudantes de um colégio de Fortaleza tiveram acesso antecipado a 14 questões da prova e as questões foram canceladas.

Variadas
30 de Outubro / 2012 às 14:00 | Nenhum Comentário

Com o objetivo de discutir a melhoria da qualidade de vida dos funcionários, a 6ª Superintendência Regional da Codevasf, em Juazeiro, por meio da Unidade de Gestão de Pessoas da Gerência Regional de Administração e Suporte Logístico (GRA/UGP), está promovendo até o dia 31 de outubro a II Semana da Qualidade de Vida. A abertura foi na segunda (29), no auditório da empresa, com apresentação do espetáculo teatral: “Um Conto em cada Canto”, da Cia Boca Cênica Teatro, sob coordenação da atriz e diretora Auremir Alves e da produtora Raquel Soraia.

A assistente social e analista em desenvolvimento regional Tatiane Fraga ressalta a intenção da GRA/UGP em promover o evento. “A nossa meta é prestar informações aos funcionários sobre saúde e qualidade de vida e disponibilizar serviços correlacionados, além de integrar o corpo funcional da empresa, buscando desenvolver a conscientização da importância do bem-estar físico, mental e social”. Já, na terça (30) e quarta (31), a Codevasf, em parceria com o SEST/SENAT proverá palestras sobre Programa 5S e Acidentes Domésticos, onde serão abordadas temáticas para melhorar a qualidade de vida das pessoas, construindo um ambiente saudável e acolhedor para todos.

Vale destacar que, um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) e UNICEF, em 2008, apontou que, no mundo, morrem 870 crianças e adolescentes por dia devido a afogamentos, quedas, queimaduras e intoxicações em suas casas ou em áreas próximas. E, aproximadamente 7 mil crianças morrem no Brasil por ano, em decorrência de acidentes dentro de casa. Acredita-se que estes acidentes representem 37% de todos os feridos atendidos em hospitais no país. Em cada faixa etária, o cuidado deve ser constante. A boa notícia é que a prevenção é simples e requer apenas mudança de hábitos.

Emanoel Lima, superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, destaca a importância da ação, que faz parte do Programa Qualidade de Vida na Codevasf, implantado pela administração central da Companhia em Brasília. “Incentivar a disseminação da informação é fundamental para podermos estabelecer uma boa relação de diálogo buscando a humanização do meio de trabalho, e isso se dá através de valores básicos como respeito a cada pessoa, trabalho em equipe, qualidade e excelência no trabalho, responsabilidade, organização e empenho, defesa da vida, satisfação e alegria de todos”.

Ascom Codevasf
Política
30 de Outubro / 2012 às 13:30 | 1 Comentário
O maior percentual de abstenções nas eleições municipais deste ano foram registradas nas capitais onde o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não realizou o recadastramento de eleitores, segundo levantamento da Folha. De acordo com a publicação, a situação ocorreu no primeiro e segundo turnos. Em Curitiba, Maceió, Aracaju, Porto Velho e Goiânia, a média dos eleitores faltosos, que passaram pelo recadastramento, foi de 9,9% no primeiro turno. Nas outras capitais, a média dos que se abstiveram foi de 17,4%. O número variou de 14,6% (Manaus) a 19,9% (Salvador). Já no segundo turno, a média de faltosos em Curitiba e Porto Velho, que tiveram recadastramento, atingiu 11,98%, abaixo da média de 19,32% de abstenção das outras 15 capitais em que não houve recadastramento. Em 2007, o TSE iniciou o recadastramento dos eleitores para obter os dados biométricos, por meio de coleta das digitais.
BN
Variadas
30 de Outubro / 2012 às 13:00 | 1 Comentário

O Colégio João Matos da cidade de Curaçá foi o grande destaque das modalidades atletismo e xadrez dos JERP – Jogos Estudantis da Rede Pública da Bahia, ao conquistar, no atletismo, o primeiro lugar na categoria mirim masculino e os segundos lugares nas categorias mirim feminino, infantil masculino e infantil feminino e no xadrez, o primeiro lugar na categoria infantil feminino. Os JERP foram organizados, no período de 26 a 28 de outubro de 2012, na cidade de Juazeiro, pela Secretaria da Educação da Bahia, por meio da DIREC 15 e envolveu estudantes e professores das escolas da rede pública estadual e municipal de diversos municípios do norte da Bahia.

Segundo o professor José Carlos Santana, titular da disciplina de educação física do Colégio João Matos, Os JERP tem um papel importante, pois o mesmo promove a integração entre os alunos, motiva a participação nas atividades realizadas pela unidade escolar, diversifica os conhecimentos esportivos e trabalha valores como a disciplina e o respeito ao próximo. O sucesso da participação do Colégio João Matos nos JERP contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Curaçá e o empenho da direção da instituição de ensino que não mediu esforços para dotar a delegação de estrutura necessária, tais como: materiais esportivos, alimentação e transporte.

Por José Carlos Santana
Variadas
30 de Outubro / 2012 às 12:30 | Nenhum Comentário

Experiências e resultados de pesquisas sobre o potencial medicinal de plantas e formas de propagação de mudas a partir de tecidos vegetais serão compartilhados e discutidos no II Workshop de Plantas Medicinais do Semiárido e no I Simpósio de Cultura de Tecidos Vegetais do Vale do São Francisco. Os eventos acontecem, simultaneamente, entre os dias 7 e 9 de novembro de 2012, no auditório Antônio Carlos Magalhães, do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro (BA).

Fruto de uma parceria entre a Uneb e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Semiárido), os eventos representam uma oportunidade para atualizar conhecimentos, discutir possibilidades e estimular as pesquisas nessas áreas. Para tal propósito, foram convidados palestrantes de diversas instituições, com foco em diferentes linhas temáticas. A realização destes eventos no Vale do São Francisco viabilizará a participação de universitários das instituições locais e regionais, estimulando o interesse pela pesquisa científica. A intenção também é mostrar que, além da fruticultura, a região apresenta outros potenciais para exploração econômica, como o cultivo de plantas medicinais, aromáticas e condimentares e a utilização da cultura de tecidos para a produção de mudas em larga escala.

Estudos para o futuro - As plantas medicinais apresentam potencial terapêutico e podem ser, num futuro próximo, a fonte de medicamentos fitoterápicos e substâncias bioativas – observa a pesquisadora da Embrapa Semiárido Ana Valéria Vieira de Souza. Para ela, os estudos dessas espécies são extremamente relevantes, mas ainda estão apenas começando, tendo em vista o imenso acervo vegetal existente no bioma Caatinga, predominante na região semiárida do Brasil. Algumas dessas plantas, como a aroeira, a umburana de cheiro e a baraúna, já se encontram na lista do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) para espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção. Diante deste cenário, Ana Valéria aponta o importante papel da pesquisa para a produção e conservação dessas espécies, sendo a cultura de tecidos vegetais uma das principais alternativas.

Confira a matéria na íntegra aqui e a programação aqui.

Texto e Foto: Fernanda Birolo
Política
30 de Outubro / 2012 às 12:24 | 14 Comentários

É tempo de agardecer.

Primeiramente a Deus por me confiar mais esta missão e me conceder a graça de reconhecer que esta vitória deve ser dividida com muitos.

Agradecer aos familiares pela compreensão quando me ausento buscando servir e trabalhar pela comunidade.

A minha equipe pela lealdade de sempre.

Tempo de agradecer aos amigos e amigas, homens e mulheres de todos os recantos da minha cidade, pelo gesto espontâneo de amizade e confiança.

Não existe sentimento mais nobre do que a gratidão e é neste pilar que me sustento para agradecer aos 1.915 votos recebidos no último dia 7 de outubro.

Nesta oportunidade quero agradecer a cada abraço recebido durante a caminhada, cada sorriso de incentivo na luta que não era fácil, a cada palavra motivadora durante a jornada que se fez vitoriosa.

Esse reconhecimento ao nosso trabalho é o maior presente que poderia ganhar. Durante meu mandato procurei servir a todos, sem distinção, e essa retribuição da minha comunidade, o Mandacaru e comunidades vizinhas,  dos meus amigos e amigas de todos os recantos de Juazeiro, de muitos que sequer conheço, aumenta ainda mais a minha responsabilidade e o meu compromisso.

Obrigada Juazeiro, que Deus abençoe a todos e conduza mais uma vez este mandato, para que possamos continuar trabalhando com ética, dignidade  e transperencia para servir á nossa terra.

Vereadora Neguinha da Santa Casa

Variadas
30 de Outubro / 2012 às 12:00 | 1 Comentário

Aconteceu ontem (29) a XXIIª Reunião do Comitê Integrado de Enfrentamento à Estiagem, na sede do IPA em Pernambuco. O deputado Manoel Santos e o presidente da Fetape, Doriel Barros, acompanharam as discussões do fórum que entre os assuntos referentes às ações da Operação Seca, discutiu sobre o plano para a distribuição do milho entre os criadores que estão com problemas para alimentar o rebanho. O plano com novos ajustes será apresentado na próxima quinta-feira (1º), em Serra Talhada, quando o Comitê se reunirá com os bispos diocesanos de Serra Talhada e Salgueiro para apresentar as ações de enfrentamento da estiagem no estado.

A Conab antecipou que para acelerar a logística de armazenamento e distribuição do milho, a Companhia vai abrir uma unidade para armazenamento em Salgueiro. O secretário de Agricultura, Ranílson Ramos, também reforçou que o Governo do Estado está fazendo o transporte do milho no Estado, mas para o transportar o produto de outros estados, o governador está solicitando  ao Governo Federal o apoio do Exército.

O secretário também ressaltou que é fundamental a parceria dos conselhos municipais e dos municípios para a distribuição   das caixas d'água de 1 mil litros. Com esse volume de água, as donas de casa terão água para cozinhar e beber durante 10 dias, até que o carr-pipa volta a abastecer o reservatório. Até o final de novembro serão 25 mil caixas distribuídas às famílias que não tem cisternas ou outra forma de armazenar água. As famílias também estão recebendo um filtro para tratar a água que vai beber.

Ascom Seagri-PE
Variadas
30 de Outubro / 2012 às 11:30 | Nenhum Comentário

Não se pode aplicar normas operacionais sem buscar a base na Constituição Federal e na Convenção dos Direitos das Crianças, que é uma Carta Magna para as crianças de todo o mundo adotada pela assembléia geral das Nações Unidas em 1989, documento que foi oficializado como lei internacional em 1990. O aconselhamento foi dirigido ontem, dia 29, aos promotores de Justiça que iniciaram o “1º Curso de Formação do Programa Infância em 1º Lugar” pelo professor Wanderlino Nogueira Neto. Expert no assunto e estando na disputa, por indicação da presidente Dilma Roussef, por uma vaga no comitê para os direitos das crianças na ONU, concorrendo com 192 países, ele defende que ao invés de serem discutidos os rótulos, deve-se ter mais preocupação com os conceitos, aprofundando-se nas explicações, conceituações e condutas em favor dos direitos das crianças.

Falando sobre os 22 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a busca por uma política de direitos humanos para crianças e adolescentes, Wanderlino, que já foi procurador-geral de Justiça da Bahia, disse que o Ministério Público está calçado para agir em defesa desses direitos, podendo usar mecanismos que efetivam as normas como as recomendações, lembrando, entretanto, que elas não são vinculantes nem têm valor jurídico, e se constituem em primeiro passo para os municípios se adequarem sob pena de ajuizamento de ação. Os promotores de Justiça também podem tentar a assinatura de Termos de Ajustamento de Conduta, instauração de inquéritos civis e, por último, a ação civil pública. Mas, lamenta, que o Nordeste brasileiro, incluindo a Bahia, detenha poucas decisões tanto em primeiro quanto em segundo graus no que se refere à intervenção nas políticas públicas.

O curso, que acontece no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) nos dois turnos, se estenderá até esta quarta-feira, dia 31, e objetiva capacitar promotores de Justiça de 16 municípios cuja população é superior a 100 mil habitantes, além Paulo Afonso, Euclides da Cunha e Alagoinhas, que tiveram um baixo indicador sócio-econômico. Ele é parte do Programa Infância em 1º Lugar, lançado no mês passado. Ao dar a informação, o promotor de Justiça Millen Castro, coordenador do Núcleo de Apoio para Implantação, Estruturação e Fortalecimento dos Conselhos de Direitos, Tutelares e Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (Naic), disse que a luta do MP foi vitoriosa no que se refere à criação de Conselhos Tutelares (CT), hoje implantados nos 417 municípios baianos, mas agora a tarefa é o fortalecimento desses conselhos que nem em Salvador vêm funcionando a contento.

Ascom MP-BA
Espaço do Leitor
30 de Outubro / 2012 às 11:00 | 9 Comentários

Um velho adágio que aprendi com a senhora minha mãe: “Quem aos céus quer subir e nas nuvens quer pegar, as estrelas estão sorrindo da queda que vai levar”! A queda do castelo imperial que desdém o povo baiano, professores, policiais, sobretudo o servidor público está à vista. A Bahia não tem patrão, e, Salvador é a capital raiz da liberdade! Liberdade, nada melhor que se ter o direito de agir por própria determinação, desejo e vontade sem temer os grilhões do poder.

Salvador, deleitando-se na sua impavidez, começa a mostrar para Bahia, o caminho da esperança, caminho da queda da sórdida bastilha baiana, despontando ACM Neto para 2014 para o bem de nossa gente e desencravar as pechas deletérias do governo do estado, contra nossos professores e nossa Polícia Militar.

Os insultos pejorativos contra ACM Neto, ditos por quem jamais se imaginava serviram para alertar os eleitores soteropolitanos, que o desespero da consciência da derrota haverá invadido a razão dos insaciáveis pelo poder.

A Bahia não tem dono! A escritura da Bahia pertence ao seu povo, a sua gente que tem amor por esta terra de Todos os Santos! Bahia de liberdade, de Castro Alves, Rui Barbosa, das tradições, da história, do acarajé, de lutas históricas, da independência, da mulata, das artes, da cultura, dos cantores de fama internacional, enfim, Bahia de 02 de julho que não refuga desafios de quem quer que seja!

Salvador marchou com o 25, derrotando, assim, o 13 do azar, este, que é o famoso “mensalão da maldição”! Salve Salvador! Capital que mostra o caminho da verdade, da esperança, para que tenhamos em 2014 ACM Neto, desfraldando o lábaro da vitória como governador do estado que respira liberdade e detesta grilhões da democracia! m

A vitória de ACM Neto para prefeito de Salvador faz lembrar-me da célebre frase do jornalista, orador, escritor brasileiro, defensor dos escravos, Carlos José do Patrocínio, fundador da Academia Brasileira de Letras, negro, filho de uma alforriada e do cônego João Monteiro: “Ou cede à vontade soberana do povo ou cai”! A Bastilha Baiana já rachou no meio, estando empenada, prevista para ser espatifada em 2014! Parabéns Neto!

Geraldo Dias de Andrade é Cel. PM/RR – Cronista – Bel. em Direito – Membro da ABI/Seccional Norte – Escritor – Membro da Academia Juazeirense de Letras.

Política
30 de Outubro / 2012 às 10:30 | Nenhum Comentário

Em visita à Petrolina nas comemorações da Semana do Dentista, promovida pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO) no município, o professor de bioquímica da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (UNICAMP), Jaime Aparecido Cury aproveitou para conhecer a estrutura de atenção à saúde bucal oferecida pela rede municipal e se encontrar com o prefeito Julio Lossio. O profissional é uma das principais referências mundiais em odontologia, no que diz respeito às pesquisas sobre a fluoretação das águas que abastecem as cidades.

No final da manhã da última sexta-feira (26), Dr. Jaime Aparecido Cury, acompanhado da secretária Municipal de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, dos representantes da ABO, João Carlos Iamauti e Marcelo José Soares, e do ex-secretário de saúde de São José do Rio Preto (SP), Fernando Araújo, visitou a unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família do bairro Areia Branca. “A estrutura física dos consultórios de odontologia é perfeita, adequada ao tipo de atendimento proposto, inclusive com o escovódromo que dá a ideia da execução de atividades educativas”, afirmou o odontólogo, parabenizando a secretária de saúde pelo trabalho realizado na cidade.

À tarde, a comitiva se reuniu com o prefeito Julio Lossio e com o diretor-presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente, Geraldo Junior, a fim de solicitar da próxima empresa responsável pelo abastecimento de água do município a aplicação do flúor na água. “A fluoretação da água é uma medida de saúde pública, que reduz em aproximadamente 60% o índice de cáries da população”, ressaltou Dr. Jaime Cury.

Além de ser uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a fluoretação das águas de abastecimento público é prevista na Lei Federal n° 6.050 de 24 de maio de 1974. No entanto, essas determinações são descumpridas por muitos municípios, inclusive Petrolina. “Essa gestão assumiu o compromisso de cuidar bem das pessoas. Por isso, estamos buscando caminhos para que o direito da população de ter a sua água fluoretada seja cumprido. Isso reduz o número de cáries e, consequentemente, a perda do dente. No futuro teremos crianças, adultos e idosos com uma boca mais saudável”, declarou o prefeito Julio Lossio.

Secom PMP
Política
30 de Outubro / 2012 às 10:00 | 35 Comentários

Uma semana antes das eleições de 07 de outubro em Juazeiro, sem a presença da imprensa e dos populares, a Câmara de Vereadores numa sessão especial (mais sem remuneração) reajustou os salários dos parlamentares e do prefeito para a próxima legislatura que se inicia em primeiro de janeiro de 2013.

O prefeito reeleito de Juazeiro (199 mil habitantes), Isaac Carvalho (PCdoB) vai receber R$ 20.420,00 reais, ou seja, R$ 2.400,00 a mais que o prefeito eleito de Salvador, ACM Neto (DEM), cuja cidade tem 2,6 milhões de habitantes.

E vai receber este valor porque a oposição rejeitou a proposta inicial da Mesa Diretora da Casa que propôs o salário de R$25.000,00 reais. Os vereadores saem dos R$ 6mil reais e passarão a perceber vencimentos em torno de R$ 10.025,00 reais, R$ 2mil a menos que os edis de Petrolina que aumentaram em 100% os seus salários.

Na Bahia, o maior salário é o do prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo (DEM), que deverá receber a partir de janeiro a quantia de R$ 26.723,13, mesmo valor que ganha a presidente da República Dilma Rousseff. Os vereadores feirenses passarão a receber R$ 15.031,76, um centavo a mais do que ganhará o edil de Salvador.

O novo prefeito de Curaçá, Carlinhos Brandão do PPS, vai ganhar igual ao prefeito de Salvador, ACM Neto, em torno de R$ 18 mil reais, reajuste aprovado pela Câmara antes das eleições deste ano. Os vereadores receberão a partir de janeiro R$ 6 mil reais.

Em Juazeiro, os secretários municipais que permanecerem no cargo ou que sejam convidados pelo prefeito Isaac Carvalho, receberão mensalmente os salários de R$ 9.600 reais. O Vice-prefeito Francisco Oliveira, receberá a partir de janeiro um salário de R$ 15.000,00 reais.

Política
30 de Outubro / 2012 às 09:30 | 3 Comentários

O deputado federal ACM Neto (DEM) eleito prefeito de Salvador vai comandar o terceiro maior colégio eleitoral do Brasil. "Pudemos assistir, neste segundo turno, mais do que uma vitória da oposição e uma resposta a um governador preguiçoso que não trabalha e não honra o voto dos baianos, foi o surgimento de um grande líder. O céu é o limite para ACM Neto", disse o deputado estadual Elmar Nascimento (PR) nesta segunda (29). 

O parlamentar elogiou a postura do prefeito eleito e ironizou a diferença de pouco mais de 7% de pontos a frente do candidato petista. "Não só o soteropolitano, mas o baiano como um todo vai colher o fruto dessa vitória. O governador Jaques Wagner agora vai ter que trabalhar, vai ter que deixar de acordar 10 horas da manhã e usar helicóptero para não pegar engarrafamento. ACM Neto vai mostrar que, mesmo sendo prefeito de oposição, terá condições de governar. O mesmo resultado que Salvador deu agora nestas eleições, a Bahia vai dar em 2014", declarou Elmar Nascimento.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Variadas
30 de Outubro / 2012 às 09:00 | 6 Comentários

De 16 de novembro próximo a 03 de março de 2013, Petrolina estará sediando, pela primeira vez, um curso teórico e prático para formação de piloto privado de aviões. As inscrições já estão abertas e os interessados devem procurar a Unidade do Sest Senat de Petrolina até o dia 14 de novembro, no horário das 18h às 20h. O curso, que vai formar duas turmas – uma de segunda à sexta-feira no horário das 19h às 22h e a outra, aos sábados, das 14h às 17h e de 19h às 22h,  será ministrado pela Escola de Aviação Civil, RVD, uma empresa sediada em Goiás, com oito anos de experiência.

Durante os três meses do curso, os alunos terão oportunidade de conhecer noções de meteorologia, navegação aérea, regulamento de tráfego aéreo, aerodinâmica, teoria de vôo, conhecimentos técnicos de aeronaves e motores. Segundo a diretora da RVD e GSOANAC, Ciciani Abreu, este curso é o primeiro passo de um piloto, “portanto não é necessária nenhuma experiência prévia com pilotagens de aviões. Os interessados devem ter no mínimo 17 anos de idade, 1º Grau completo, exame médico de 2ª classe e no ato da inscrição, apresentar documento de identidade e CPF”, destacou a diretora.

Ciciani Abreu adiantou também que ao concluir esta primeira etapa, o aluno se submeterá a uma prova teórica da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Caso seja aprovado, estará apto a concluir o treinamento prático e pilotar aviões monomotores em condições visuais. “Durante a segunda etapa - a parte prática, o aluno fará em torno de 40 horas de vôo em instrução e solo, inclusive navegações. Para quem quer seguir carreira na aviação, o próximo passo é fazer o curso de piloto comercial e, assim, aprender a voar por instrumentos e aeronaves multimotoras”, concluiu a gestora da empresa RVD, que conta durante todo o curso com profissionais altamente qualificados, instrutores, pilotos comercias, checador, operacional e acompanhamento  GSO – ANAC.

Clas Comunicação
Política
30 de Outubro / 2012 às 08:30 | 2 Comentários

Na Bahia, 74% dos municípios com até 50 mil habitantes e que estão fora de regiões metropolitanas já se cadastraram para a segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Ao total são 273 propostas enviadas por prefeituras. O prazo para as inscrições termina na quarta-feira (31). Há a expectativa de que mais 94 municípios ainda se cadastrem no programa, no estado. Em 36 desses municípios há 86 assentamentos do Incra. 

O chefe da Divisão de Desenvolvimento do Incra, na Bahia, Valério Dorneles, explica que a perspectiva é que, a partir de 2013, as obras de recuperação de estradas dos assentamentos sejam realizadas pelas prefeituras contempladas pelos equipamentos do PAC 2. As obras vão garantir a recuperação de estradas para o escoamento das safras.

A iniciativa do governo federal prevê a doação de 3.591 retroescavadeiras e 1.330 motoniveladoras. Para participar do PAC2, as prefeituras devem preencher o formulário de cadastramento disponível no portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). As prefeituras cadastradas irão concorrer aos equipamentos para que construam e recuperem estadas vicinais.

Mais informações sobre os procedimentos de participação podem ser obtidos no portal do MDA (www.mda.gov.br) ou através do e-mail pac2mda@mda.gov.br . Segue abaixo a lista de municípios baianos no Sertão do São Francisco onde há assentamentos do Incra e que as prefeituras ainda não se inscreveram no PAC2.

Cíntia Melo Ascom Incra-BA
Variadas
30 de Outubro / 2012 às 08:00 | 2 Comentários

A Subseção Judiciária de Juazeiro realizará seu 3º GRANDE LEILÃO. A primeira oferta ocorrerá em 09/11, às 09h, ocasião em que os lotes de bens oferecidos em cada um dos processos, somente poderão ser arrematados pelo valor do maior lanço, que não poderá ser inferior ao valor de sua avaliação. A segunda oferta ocorrerá no dia 23/11, às 09:30min, caso não haja licitante no primeiro leilão. Nessa ocasião, será feita a venda pelo maior lanço oferecido, desde que não seja preço vil, considerado como tal valor inferior a 50% da avaliação do bem.

São 27 lotes, com os mais variados bens, inclusive vários imóveis, entre o São Francisco Country Club. Os interessados devem se dirigir à sede da Justiça Federal da Subseção de Juazeiro/BA, situada na Rua Dom Pedro I, s/n – Bairro João XXIII, Juazeiro/BA. Mais informações pelo telefone (74) 361-7402. A relação dos bens encontra-se publicada no Diário da Justiça Federal do TRF1, bem como no edital afixado no átrio no prédio da Justiça Federal.

Link para ter acesso ao edital: http://www.jfba.jus.br/JFBA/Subsecoes/Juazeiro/Leilao.htm

Política
30 de Outubro / 2012 às 07:30 | 2 Comentários

O prefeito eleito de Salvador, ACM Neto (DEM), disse ontem (29) que vai trabalhar para que a atual gestão envie um projeto à Câmara de Vereadores com o objetivo de fazer uma reestruturação administrativa no Executivo municipal. “O primeiro passo agora é compor a equipe de transição. Já pensei em alguns nomes, mas não vou anunciar ainda. A partir daí, essa equipe de transição vai trabalhar no novo modelo administrativo que queremos implantar na prefeitura. Só então, no último passo, vamos definir nomes para as secretarias e outros órgãos”, afirmou, em coletiva à imprensa.

ACM Neto disse que, nesse novo modelo administrativo, vai reduzir, de forma linear, os cargos de confiança da prefeitura. “No começo da gestão, vamos tomar medidas duras para viabilizar a cidade. Isso envolve economia e ajuste da máquina administrativa para sobrar dinheiro para o que é urgente e imediato. Isso quer dizer limpeza, melhorar a iluminação, tapar os buracos, colocar os postos de saúde para funcionar, enfrentar o problema do trânsito. Vamos ser extremamente austeros”, avisou.

Neto falou com os jornalistas por volta de 12h30, em sua casa, no bairro de Ondina. Ele afirmou que quer conversar o mais rápido possível com o prefeito João Henrique (PP) sobre a transição. “Conversar com o prefeito João Henrique e com o governador Jaques Wagner são prioridades agora”, ressaltou, acrescentando que deve ter um encontro, ainda esta semana, com o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB-SP). Neto, que também quer conversar com a presidente Dilma Rousseff, embarca amanhã para Brasília, onde cumpre agenda parlamentar.

Política – ACM Neto também falou sobre política durante a coletiva. Ele afirmou que não vai lotear politicamente a prefeitura e, questionado sobre o assunto, elogiou a declaração de João Henrique admitindo o erro que cometeu ao fatiar os cargos entre partidos. “Acho que foi uma declaração lúcida de quem sofreu na pele as conseqüências por ter fatiado a prefeitura. Eu não farei isso. Quem me apoiou sabe disso. Vamos governar ao lado dos melhores. Podemos até aceitar indicações de partidos, mas a pessoa tem que ser preparada”.

Indagado sobre as declarações do deputado federal Nelson Pelegrino (PT) na coletiva na qual admitiu a derrota, ACM Neto afirmou que “só está preparado para ganhar quem está preparado para perder”. “Mas não vou polemizar com o deputado Pelegrino. Espero contar com ele para ajudar a cidade. É natural que ele faça oposição. Se ele fosse eleito, eu também faria oposição, mas não de forma raivosa”.

ACM Neto afirmou que vai usar a experiência que acumulou no Parlamento para negociar com a oposição. “Vou dialogar com a oposição. Muitas pessoas vão até se assustar com isso, mas vou fazer sim. Não acredito que políticos como Waldir Pires (PT) e Edvaldo Brito (PTB) vão querer prejudicar Salvador”, frisou. “E vou respeitar a autonomia da Câmara. Não vou interferir nos assuntos da Câmara, a exemplo da escolha do seu presidente”, emendou.

Ascom DEM-BA
Variadas
30 de Outubro / 2012 às 07:00 | 2 Comentários

Segundo o Climatempo, site de previsão metereológica, há possibilidade de ocorrências de chuvas entre a noite do dia 01 a 05 de novembro, podendo variar entre 5 a 12mm e um acumulado nesse período de 53mm. Na próxima semana, segundo a previsão, as chuvas vão continuar intensas, pelo menos até a quinta-feira, dia 08. A segunda-feira, dia 05, é a data em que o Climatempo estabelece uma maior precipitação em Juazeiro, devendo chegar a 22mm.

Foto: Ilustrativa Google
Esporte
30 de Outubro / 2012 às 06:00 | Nenhum Comentário

Chegou à hora de Petrolina e região receberem o melhor do basquete de rua. O Basquete 3x3 será realizado entre os dias 01 e 02 de dezembro na cidade pernambucana. Para você que é amante do esporte, inscreva-se agora nas categorias masculino ou feminino para a disputa de troféus, medalhes e quantia em dinheiro.

Pratique esporte, não fique fora dessa. Maiores informações pelo telefone: 74 8803 1170 (Tarcísio). Clique aqui e saiba mais sobre as regras do esporte.

Espaço do Leitor
29 de Outubro / 2012 às 23:00 | Nenhum Comentário

Reza a sabedoria oriental que, do mesmo modo como a função do arco é impulsionar a flecha em direção ao alvo, o papel da cultura é conduzir o ser humano rumo à felicidade, à auto-estima, à realização. Assim, quanto mais intensa for a nossa interação com o universo cultural, maiores serão os resultados em termos de bem-estar e qualidade de vida.  Deste aviso é também o poeta e crítico anglo-americano Thomas Stearns Eliot, quando afirma que a cultura “é aquilo que torna a vida digna de ser vivida”.

Henrique Dussel, filósofo argentino e um dos papas da chamada Filosofia da Libertação, defende a cultura como “conjunto orgânico de comportamentos pré-determinados, cujo conteúdo teleológico se constitui a partir dos valores e símbolos dos grupos, ou em estilos de vida que se manifestam em obras de cultura e que transformam o ambiente físico animal em um mundo humano, um mundo cultural”.

A cultura, de fato, representa uma das dimensões essenciais da existência humana e, como tal, encontra-se na base da nossa identidade individual e coletiva. Sociedade alguma jamais conseguirá se consolidar, se não houver um lastro cultural que possa garantir a sua auto-identificação. Deste modo, nenhum povo, nenhuma tribo, nenhum grupo humano pode ser desprovido do elemento cultural.

Contudo, longe de constituir-se um bloco monolítico, estático, a cultura se apresenta em cada realidade de forma peculiar e diferenciada. Por isso, é preferível falar aqui de cultura no plural. E é nesta perspectiva que falamos de cultura popular, enquanto conjunto de manifestações simbólicas produzidas e consumidas por um mesmo grupo social.

A cultura dita canônica ou erudita é igual em qualquer parte do mundo, pelo menos nos seus traços fundamentais. Ao passo que a cultura popular se assenta na singularidade. Ela jamais se repete. Cada grupo humano possui a sua. E é através dela que estes mesmos grupos se identificam, enquanto sujeitos sociais e políticos. É justamente aí, que reside o valor, a grandeza e a força da cultura dita popular.

Foi com essa perspectiva que o romantismo germânico foi buscar na cultura popular a base para a construção da tradição cultural alemã. É assaz conhecido o esforço de pensadores como Herder e os irmãos Grimm, no tocante ao resgate e à preservação das tradições populares, máxime aquelas relacionadas ao ambiente rural. São frutos desse trabalho, por exemplo, clássicos da literatura infantil como Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, Branca de Neve, entre outros. Nenhuma outra tradição nacional foi formada com tanta ênfase no tema da tradição popular como a da nação alemã.

Na transição do século XIX para o século XX, o engenheiro e escritor Euclides da Cunha asseverava, em sua obra magna, Os Sertões, ser o interior do país e não o centro civilizado, o cerne da nacionalidade brasileira. Foi com base em tal princípio que ele adentrou o chamado “brasil profundo”, despertando a atenção das elites políticas, econômicas e culturais para os inumeráveis problemas que faziam deste um país dividido entre o progresso do litoral e o atraso do interior. Na mesma época e na mesma esteira de pensamento, estão escritores como Melo Morais Filho, Afonso Arinos de Melo Franco, Sílvio Romero e Araripe Júnior. Todos comprometidos com uma produção intelectual voltada para a valorização das coisas do universo interiorano. Mais tarde, será Guimarães Rosa a penetrar os sertões das Minas Gerais em busca do substrato cultural das populações campesinas – a matéria prima que deu vida e forma às suas criações literárias. Em época mais recente, Luis da Câmara Cascudo viria a consolidar, de uma vez por todas, os estudos acerca do folclore, das tradições, e das culturas populares brasileiras, deixando, nessa área, um dos maiores registros de que se tem conhecimento.

A cultura popular, todavia, vem sendo paulatinamente substituída pela chamada cultura de massa, que diuturnamente é veiculada através dos grandes veículos midiáticos, principalmente a televisão. Voltados apenas para os interesses do grande capital, tais veículos, além de não demonstrarem o menor apreço para com as formas de cultura oriundas do povo, vêm trabalhando sistematicamente no sentido de esvaziá-las ou mesmo suplantá-las. O objetivo é muito claro: privar o povo do seu cabedal cultural, para depois cooptá-lo à propaganda mercantilista.

Urge, portanto, que se implemente uma política voltada para a preservação e revitalização das manifestações ligadas à cultura popular. Neste sentido, propomos o que segue: 1) levantamento de todas as formas de cultura existentes no município; 2) elaboração de um plano municipal de cultura que contemple todas as modalidades de manifestação cultural; 3) acompanhamento e monitoramento de todas as manifestações culturais através de capacitações, seminários e oficinas; 4) divulgação das manifestações culturais através de amostras, folders, e meios de comunicação diversos; 5) inserção do tema no currículo escolar, como já ocorre em muitos municípios brasileiros.

Desta forma, estaremos dando um grande passo na construção da plena cidadania, já que esta passa também pelo respeito que é devotado à memória, à tradição, à cultura... O grau de civilidade de um povo dependerá sempre da forma como este mesmo povo lida com seu patrimônio cultural.

José Gonçalves do Nascimento

Presidente da Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim

Variadas
29 de Outubro / 2012 às 22:30 | 3 Comentários

Uma professora de Imperatriz (Maranhão) foi demitida depois de usar as redes sociais para divulgar fotos em que os alunos aparecem segurando guarda-chuvas para evitar água de goteiras em sala de aula. As imagens causaram polêmica e repercussão na cidade. Segundo o secretário municipal de Educação, Zezil Ribeiro da Silva, a professora foi demitida porque procedeu de maneira errada. A professora Uiliene Araújo Santo Rosa, 24 anos, teve o contrato com a prefeitura de Imperatriz encerrado na sexta-feira (26). As fotos mostravam uma sala de aula no Colégio Municipalizado Guilherme Dourado com alunos se protegendo com guarda-chuva e o chão alagado. Segundo a professora, a intenção era chamar atenção para os problemas encarados na rede municipal.

"Não identifiquei o nome do colégio ou de qualquer funcionário da instituição, mas publiquei as fotos em meu perfil pessoal, pois acredito que não se deve ficar de braços cruzados diante de uma situação assim", disse ao G1. A professora também contou que depois do caso os colegas começaram a tratá-la diferente. "Quando voltamos do feriado, percebi que os funcionários me olhavam de uma forma diferente e já não falavam comigo. Era por causa das fotos. Então começaram a boicotar minhas aulas. Não liberavam data-show ou televisão para que eu trouxesse material para os meus alunos, coisa que faziam para os outros professores", disse.

Na mesma semana da divulgação das fotos, a Secretaria de Educação fez reparos no telhado da escola. Mas, neste mês, Uilene acabou sendo afastada do seu cargo. "Fui punida pela publicação das fotos e isso não é justo. É o tipo de coisa que acontecia na época da ditadura, mas estamos em uma democracia, não é?", se queixa. A professora afirmou nesta segunda-feira que pretende procurar seus direitos na Justiça.

Correio
Variadas
29 de Outubro / 2012 às 22:00 | 1 Comentário

Nesta terça-feira, dia 30, a Biofábrica Moscamed Brasil receberá o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia – SECTI, Paulo Câmera, que estará em Juazeiro, para prospectar a possibilidade de implantação do Centro de Biotecnologia do Semiárido, local para desenvolver a pesquisa e incentivar à produção tecnológica na região. Representantes de várias instituições de pesquisa do Vale do São Francisco se reunirão com o Secretário na Biofábrica a partir das 09:00, para conhecerem o projeto de Centro.

Escolhida como potencial local de construção do Centro de Biotecnologia, a Moscamed já desenvolve dois projetos: um na área de controle biológico e supressão populacional de Moscas das Frutas, praga que ataca a agricultura irrigada e o outro no controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus Dengue. A Biofábrica que foi inaugurada em 2005 possui 60.000 m2 de terreno e 4.500 m² com galpões, laboratórios e espaço administrativo viabilizando a implantação do centro. 

“A SECTI já é uma grande parceira da Moscamed junto com a Secretaria de Saúde da Bahia no desenvolvimento do Projeto Aedes Transgênico – PAT, que propõe a supressão populacional do Aedes aegypti, mosquito transmissor do vírus dengue. Em parceria com a EMBRAPA, UNIVASF, FAPESB, USP, Ministério da Agricultura entre outras instituições de pesquisa desenvolvemos o Programa de Controle e Armadilhamento de Mosca das Frutas – PAC, praga que ataca as frutas e prejudica economicamente a exportação na região”, informou o diretor presidente da Moscamed Aldo Malavasi.

Além da Diretoria da Moscamed representada por Dr Aldo Malavasi e Dr Jair Virgínio, estarão presentes è reunião o Pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação da UNIVASF, Dr. Mateus Matiuzzi, o Coordenador de Pós Graduação da UNEB, Prof. Manoel Abilio, e o Chefe Geral da EMBRAPA Semiárido, Dr. Natoniel Franklin de Melo.

Iana Lima Ascom Moscamed Foto de arquivo
Política
29 de Outubro / 2012 às 21:30 | Nenhum Comentário

O deputado federal Amauri Teixeira (PT/BA) subiu ao plenário nesta segunda-feira (29/10) para homenagear os servidores públicos. “Quero dizer que também sou servidor público federal, concursado, e quero homenagear todos os meus colegas, especialmente colegas aqui na Câmara, que têm tido uma atenção especial conosco, aos taquígrafos, aos colegas aqui da Mesa, que nos dão suporte permanente; a todos os servidores, os do nosso gabinete, os garçons, aqueles do Cafezinho, meus colegas da Receita Federal, meus colegas servidores públicos federais do IBAMA, do INCRA, da PRF, da PF, meus colegas da Saúde, que trabalharam comigo na Secretaria de Saúde, a todos os colegas servidores do Estado da Bahia, aos servidores municipais de toda a Bahia e do Brasil, quero homenagear a todos”, disse Teixeira.

O parlamentar defendeu que não existe democracia sem o reconhecimento do servidor público, sem a sua valorização, capacitação e sem o respeito que a ele é devido.  “É condição essencial à democracia moderna um quadro de servidores públicos profissionalizado, um quadro de servidores públicos valorizado, um quadro de servidores públicos capacitado e, acima de tudo, respeitado”, defendeu Amauri.

Teixeira reconheceu que muito já foi feito durante os governos do Partido dos Trabalhadores porém defendeu a necessidade de se fazer mais. “Precisamos investir no fortalecimento dos servidores que atuam na fronteira, investir no servidor do INCRA, para garantir a reforma agrária; investir no servidor do IBAMA para garantir a preservação do meio ambiente; é preciso investir no servidor da Receita Federal, da Polícia Federal e da PRF para que possamos ter segurança nas nossas rodovias, nos nossos aeroportos e nas nossas fronteiras”, colocou o parlamentar.

Amauri Teixeira defendeu que para termos uma grande revolução é preciso investir principalmente na educação. “É preciso investir nos servidores das universidades, investir nos professores, para que possamos, pela educação, fazer a grande revolução que este País necessita”, enfatizou o deputado.

Variadas
29 de Outubro / 2012 às 21:00 | 4 Comentários

O artista plástico Ledo Ivo autor da obra Mãe D'Água em Petrolina e Nego D'Água em Juazeiro compartilhou com o Blog, vídeo realizado por Dario Peixoto que retrata a aflição da Mãe D'Água quando soube da sua saída do rio São Francisco.

Política
29 de Outubro / 2012 às 20:30 | 1 Comentário

O deputado estadual Odacy Amorim, do PT, tem sido um dos porta-vozes na Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe) das famílias que sofrem com a seca no Sertão do estado e que tem levado sofrimento também a outros estados nordestinos. Além de falar constantemente da tribuna da Alepe sobre a situação de calamidade que passa a região, Odacy tem atuado através do seu mandato, apresentando indicações e requerimentos para viabilizar medidas que se juntem as ações já adotadas pelo governo estadual e federal em defesa da população atingida pela estiagem. 

Foi de autoria de Odacy, a indicação apresentada em abril deste ano na Assembléia Legislativa solicitando ao governador Eduardo Campos a criação de um programa Chapéu de Palha voltado para os produtores que estão em situação de calamidade no semiárido por conta da estiagem, uma das maiores dos últimos 40 anos. Mostrando-se sensível a situação, o governador lançou dia 18 de outubro o Chapéu de Palha Estiagem em Salgueiro, no Sertão Central, beneficiando mais de 180 mil famílias.

Odacy esteve presente à solenidade junto com outras autoridades. Cada beneficiado irá receber R$ 280,00 divididos em quatro parcelas. Para ter direito ao benefício, os produtores devem estar cadastrados nos programas Garantia Safra e Bolsa Estiagem, criados pelo Governo Dilma para amenizar os efeitos da seca no Nordeste.

Outra ação de Odacy em apoio à população atingida pela seca foi a apresentação de uma indicação à Conab - Companhia Nacional de Abastecimento – viabilizando o envio de milho para alimentação animal a um custo mais barato, atendendo aos criadores que precisam de alimento para o rebanho. O milho já está chegando aos municípios e agora o deputado vem atuando junto aos governos do estado e federal para que o alimento chegue mais rápido ao criador.

“Sei que o governador Eduardo Campos e a presidenta Dilma já vêm estudando uma forma de melhorar a logística para a chegada do milho aos beneficiados com a iniciativa. Defendo agora que esta ação seja permanente porque vivemos numa região onde a seca é realidade Com o alimento assegurado a um preço mais em conta, podemos viabilizar a política de carne e o Nordeste deve se especializar nisso para que o povo passe a ganhar dinheiro com essa iniciativa”, atestou o parlamentar petista.

Outra defesa do deputado Odacy Amorim é que a política de distribuição de água seja unificada e que a chegada do abastecimento via carro pipa fique sob a coordenação da comunidade através das associações e conselhos de desenvolvimento sustentáveis. Também como medida, Odacy fez uma indicação ao governo estadual para que a Secretaria de Agricultura possa viabilizar a implantação de campos de produção para o plantio da palma forrageira resistente a pragas no Sertão do São Francisco, atendendo assim aos criadores sertanejos. A iniciativa, segundo o parlamentar, pretende viabilizar o alimento para o rebanho tendo esses campos de reserva no período de estiagem onde a planta praticamente desaparece na região. A ação seria desenvolvida em parceria com associação de produtores rurais da região.

“Os campos experimentais da palma também serão utilizados para a distribuição de mudas aos produtores do Sertão do São Francisco A reserva forrageira é de necessidade estratégica para os produtores, diminuindo assim as perdas de animais na época da seca, e evitando a diminuição de peso do rebanho para o abate”, colocou Odacy entre as justificativas de sua indicação.

Ascom / Cinara Marques
Informativos
29 de Outubro / 2012 às 20:00 | 8 Comentários

Faleceu na tarde de hoje (29), em Recife(PE) o funcionário da 6ª Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro, Ruy Cardoso Filho. Ele estava internado desde o dia 23 no Hospital UNIMED 3, na capital Pernambucana. Engenheiro de pesca, ele começou a trabalhar na Codevasf em setembro de 2003, e completaria na quinta-feira, dia 01/11/2012, 51 anos. Ruy deixa esposa e três filhas. O enterro será no Recife, em data a ser divulgada.

Política
29 de Outubro / 2012 às 19:30 | 1 Comentário

Neste domingo (28), o número de votos brancos e nulos do Brasil foi de 9,8%, o maior desde 1996, quando foram realizadas as primeiras eleições informatizadas do país. Em todo o país, 3,25% dos eleitores votaram em branco e 6,6% anularam seus votos. No primeiro turno, o índice foi de 11,1%. Já o percentual de abstenção é a segunda maior da história dos segundos turnos do Brasil. Neste domingo, 19,11% dos eleitores do país não compareceram às urnas. A cidade com maior porcentual de votos nulos foi Petrópolis (RJ), com 12,48%. Já a cidade com maior número de votos em branco foi Guarulhos, na grande São Paulo, com 6,32%. A Justiça Eleitoral desconsidera esses votos na definição dos resultados, que é feita apenas com os votos válidos. Entre os segundos turnos, o maior índice era de 1996, com 1,7% de votos em branco e 7,5% de votos nulos, num total de 9,2%. As informações são da Folha. De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), o índice de abstenções no estado foi de 21,53%, ou seja, 405.013 eleitores não compareceram às suas seções. Nulos foram 98.353 (6,66%) e brancos 36.579 (2,48%). 

BN
Variadas
29 de Outubro / 2012 às 19:00 | Nenhum Comentário

Os atletas Judocas de Juazeiro, Petrolina e Sobradinho (ACADEMIA SAMURAI KAN) ficaram maravilhados com a receptividade oferecida pela organização do evento. Desde a saída com o envio de um super ônibus à chegada em salvador e volta para casa, todos os atletas ficaram maravilhados com tanto luxo. Direcionados à cidade do Mundial de Judô, os atletas de Juazeiro foram acomodados nos melhores locais onde puderam ver os mais intensos e diversos combates, com acesso livre a todos os lutadores, inclusive, para tirar fotos com diversas celebridades e ícones do Judô Brasileiro e Mundial.

"Todos estão agradecidos à Secretaria de Esportes e Lazer na pessoa de Gilbertinho, Prefeitura Municipal, CBJ, à Federação Baiana de Judô, na pessoa do Sensei Paulo Afonso, que foi acolhido por grandes nomes do Judô Brasileiro e apresentado a muitos como sendo um dos maiores técnicos Judocas de sua época, adquirindo o respeito de todos e se tornando referencia para muitos atletas do mundo", relataram os judocas em email ao Blog.

Variadas
29 de Outubro / 2012 às 18:30 | Nenhum Comentário

A Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Esportes, iniciou nesta segunda-feira (29) mais uma etapa dos Jogos Escolares 2012. A competição iniciou-se em maio com a categoria infantil que reuniu estudantes entre 12 e 14 anos. Agora, estão na disputa atletas da categoria Pré-Mirim, que abriga jovens entre sete e 12 anos.

Com competições de Vôlei, Basquete, Handebol, Futsal e Futebol Socity, os Jogos Escolares reúnem escolas públicas e particulares da sede e interior do município. Os três primeiros lugares de cada modalidade serão premiados com medalhas e troféus. Nesta categoria, os atletas são separados em: Pré-Mirim A de 7 à 10 anos e Pré-Mirim B de 10 a 12 anos.

A Prefeitura Municipal de Petrolina, desde 2010, assume totalmente a organização dos jogos. A 42ª edição obteve recorde no número de estudantes e escolas inscritas. “Estimular a prática esportiva desde a infância é uma forma de descobrir jovens talentos. Toda a equipe que promove os Jogos Escolares se realiza ao ver o objetivo do projeto ser alcançado ao ver tantos estudantes participando da competição”, destacou o secretário de Esportes, Britto Júnior.

Desde às 8h desta segunda-feira, tiveram início o Futsal no Ginásio Osvaldo Carvalho, no mesmo momento no Clube do América, começaram as disputas do Futebol Socity. A previsão é de que a competição siga até o próximo dia 09 de novembro, com a premiação dos campeões.

As escolas ficaram distribuídas entre as modalidades da seguinte forma:

Futebol Socity: Pré-Mirim A 4 escolas participantes (apenas masculino)

Pré-Mirim B 8 escolas participantes (apenas masculino)

Futsal Masculino: Pré-Mirim A 14 escolas participantes
Pré-Mirim B 33 escolas participantes

Futsal Feminino: Pré-Mirim A 8 escolas participantes
Pré-Mirim B 3 escolas participantes

Vôlei :  4 escolas participantes (apenas feminino Pré-Mirim B)

Basquete: 3 escolas participantes (apenas masculino Pré-Mirim B)

Handebol Masculino: 4 escolas participantes (apenas Pré-Mirim B)

Handebol Feminino: Pré-Mirim A 4 escolas participantes  (Pré-Mirim B 4 escolas participantes)

Secom/PMP
Variadas
29 de Outubro / 2012 às 18:00 | Nenhum Comentário

No último final de semana, profissionais e estudantes das áreas de saúde da região participaram do 1º Simpósio de Cuidados Paliativos do Vale do São Francisco. Promovido pelo Hospital Regional de Juazeiro (Gestão IMIP), o evento foi realizado nos dias 26 e 27 de outubro (sexta-feira e sábado) e estimulou debates sobre os cuidados terapêuticos e multidisciplinares voltados aos pacientes sem possibilidade de cura.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do HRJ, Laiane Bastos, o simpósio foi motivado pelo aumento do número de pacientes que necessitam de cuidados paliativos na região. Promovendo uma discussão com enfoque nos diferentes campos de assistência, o evento foi um sucesso e deverá contar com novas edições. “A gente contou com uma boa adesão dos estudantes e profissionais de saúde. A quantidade de inscritos chegou a contar com lista de espera para participação e superou todas as nossas expectativas. Esperamos que este seja o primeiro simpósio de muitos. O debate sobre os Cuidados Paliativos constitui um tema instigante e amplo para discussão, que demanda bastante conhecimento”, comenta.

O 1º Simpósio de Cuidados Paliativos do Vale do São Francisco contou com a presença dos diretores do HRJ, Kátia Regina Oliveira e José Antonio Bandeira, e do Superintendente do Hospital Dom Malan, Marcelo Marques. Também estiveram presentes o Coordenador do Centro de Oncologia do HRJ, Rodrigo Pinto, a Coordenadora de Cuidados Paliativos do IMIP, Mirella Rebelo e a Coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do HRJ, Laiane Bastos, que fizeram parte da mesa na abertura do evento.

Ascom HRJ

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage