Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 16 de Janeiro de 2017
|
|
Redação: (74) 3613-3479
|
Cor do Blog:
publicado em 28 de Agosto / 2015 às 14:30

Secretaria executiva de Cultura promove Quinta na 21 - Feira Multicultural

O evento acontecerá a partir do próximo dia 03, sempre às 18 horas, na Praça 21 de setembro até o mês de dezembro.  A Feira Multicultural tem por objetivo estimular o desenvolvimento sustentável da atividade artesanal, valorizando a produção local, a identidade cultural e a multi-especificidade do produto que torna Petrolina entre as expoentes neste segmento no país, além de estimular o desenvolvimento sustentável da atividade artesanal, valorizando a produção local, a identidade cultural e a multi-especificidade do produto.

A iniciativa de realização da Feira Multicultural  irá fomentar a formação de plateia através da amostra multi-linguagem de grupos tradicionais, para-folclóricos e incentivar a criação de novos trabalhos artísticos de perfomance, criando mais palco para sua circulação. Na programação haverá, regularmente , na grade,  espaço para oficinas e/ou palestras sobre assuntos de interesse afim. A ministração desses encontros será certificado pela Secretaria Executiva de Cultura de Petrolina e tem a finalidade de difundir o conhecimento artístico cultural multi-linguagem.

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
publicado em 28 de Agosto / 2015 às 14:00

SEDIS e Conselho realizam a 10ª Conferência da Assistência Social em Juazeiro

A Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social – SEDIS e o Conselho Municipal da Assistência Social – CMAS realizarão na próxima segunda-feira (31), das 8h às 18h, a 10ª Conferência Municipal da Assistência Social, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro.

Com o tema 'Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026', o evento tem o objetivo de promover o debate sobre o Sistema Único de Assistência Social, nos últimos 10 anos.  A palestra magna com o tema 'Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026: O SUAS que temos e o SUAS que queremos', será ministrada pela superintendente da Assistência Social do Estado, Maria Moraes de Carvalho.

No turno da tarde serão debatidos cinco eixos temáticos, onde sairão as propostas para a etapa Estadual, como também a eleição dos delegados, que vão representar Juazeiro nas Conferências Estadual e Nacional. Além das palestras acontecerá a Feira da Assistência Social, onde os técnicos da SEDIS vão expor os trabalhos desenvolvidos nos CRAS, CREAS, Centro Pop, CIAM, Acessuas Trabalho, CIDS, Restaurante Popular, Banco de Alimentos e nas Casas de Acolhimento.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Jussara Rego esteve no programa Geraldo José (Transrio FM) desta quinta-feira (27), com intuito de convidar a sociedade a participar do evento. "É importante que a sociedade participe e discuta as políticas públicas voltadas para este segmento como forma de consolidar o SUAS, bem como planejar essas ações para até 2026" declarou.

PROGRAMAÇÃO

08h às 09h - Credenciamento.

09h - Abertura

10h30 - Palestra Magna – Maria Moraes de Carvalho (Superintendente da Assistência Social) Tema Principal"CONSOLIDAR O SUAS DE VEZ RUMO A 2026"

Lema: Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026: O SUAS que temos e o SUAS que queremos.

12h - Intervalo para o almoço

13h30 - Encaminhamentos para os Eixos

DIMENSÃO 1 - Dignidade Humana e Justiça Social: princípios fundamentais para a consolidação do SUAS no pacto federativo.

DIMENSÃO 2 -Participação Social como fundamento do pacto federativo no SUAS.

DIMENSÃO 3- Primazia da responsabilidade do Estado: por um SUAS Público, Universal, Republicano e Federativo.

DIMENSÃO 4- Qualificação do trabalho no SUAS na consolidação do pacto federativo.

DIMENSÃO 5- Assistência Social é direito no âmbito do pacto federativo.

15h - Plenária

17h - Apresentação Cultural

         Encerramento

Ascom/Juazeiro
publicado em 28 de Agosto / 2015 às 13:30

Câmara de Juazeiro vai reunir-se em sessão solene em Maniçoba nesta sexta-feira, 28/08

A Câmara de Vereadores e Juazeiro, por convocação do presidente Damião Medrado, reúne-se em sessão solene no Distrito de Maniçoba nesta sexta-feira (28/08), a partir das 17:00 horas, para entregar o título de cidadão juazeirense ao produtor rural, Presidente do Instituto de Gestão Econômica e sociocultural e presidente da Liga Desportiva local a Cipriano Pereira Borges.

O título, proposto pelo vereador Mitonho Vargas (PT), homenageia “Seu” Cipriano pelo comprometimento com o desenvolvimento de Maniçoba, por sua dedicação ao esporte e trabalho comunitário desenvolvido ao longo dos anos. Nascido em Santa Maria da Boa Vista (PE) em 1939, pai de dez filhos, chegou a Maniçoba em 1982, tendo se destacado pelos relevantes serviços prestados à comunidade.

O Presidente Damião Medrado estende o convite de participação na sessão a toda a comunidade de Maniçoba e à sociedade juazeirense.

Ascom CMJ
publicado em 28 de Agosto / 2015 às 13:00

No tripé da Educação, Plantão é pedagógico

Desde 2014, quando adotou o slogan: cidade que educa, a Prefeitura de Petrolina vem executando uma série de ações que visam demonstrar na prática seu compromisso com a comunidade. Uma dessas ações está no setor de Ensino Fundamental -Anos Finais, da Secretaria de Educação, que, buscando melhorar a qualidade educacional dos estudantes, forma, acompanha e projeta atividades com os educadores da Rede.

O formador Francisco José Ribeiro é Especialista em Língua Portuguesa e leciona há 14 anos. Além de realizar formações continuadas com os professores de sala de aula, ressalta a importância dos plantões pedagógicos e do cuidado com os detalhes na aplicação das estratégias.

“Nas escolas que nós observamos que o rendimento está diminuindo, procuramos dar um olhar especial para elas. Ficamos mais atentos e desenvolvemos mais projetos que visem equalizá-las as demais unidades do município”, afirma.

O acompanhamento pontual escolar dos professores é dividido em três fases, a primeira Formação, a segunda o Plantão e a terceira a execução de Projetos. Segundo a formadora Silvana Coelho, “A educação se renova e muda constantemente” e por isso não tem um fim em si mesma.

Já o Prefeito Julio Lossio destacou a importância que esses formadores e professores têm para a melhoria da educação de Petrolina. “Para mudarmos a realidade de nossa cidade é preciso mudar a vida das pessoas e, para isso, é importante formar bons profissionais e dar-lhes suportes para fazer um bom trabalho no ensino”, conclui.

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
publicado em 28 de Agosto / 2015 às 12:24

Comunidade de Jutaí ganha Academia ao Ar livre que será inaugurada nesta sexta-feira

A prefeitura de Lagoa Grande (PE), através da secretaria de saúde vai realizar nesta sexta-feira, 28, a entrega de mais uma academia ao ar livre, desta vez instalada no distrito de Jutaí. Esta já é a segunda academia inaugurada pela gestão municipal. Equipes de organizadora do programa executam os últimos preparos para o ato, que está previsto para as 13 horas. A entrega vai contar com a presença do Prefeito, Dhoni Amorim, da secretária de saúde, Fabiola Salvador entre outras autoridades políticas, empresariais, além de pessoas da comunidade.

Os equipamentos da Academia ao Ar livre são utilizados para exercícios de musculação e alongamento, funciona como uma academia de ginástica e são utilizados com o peso do próprio corpo, criando resistência e gerando benefícios personalizados. São indicados para pessoas da terceira idade, que perdem naturalmente um pouco da força muscular com o passar dos anos, porém podem ser usados por pessoas de qualquer faixa etária.

Ascom Lagoa Grande
publicado em 28 de Agosto / 2015 às 12:00

Facape garante vagas para pessoas com deficiência em processos seletivos

No período em que Petrolina celebra a Semana da Pessoa com Deficiência (de 21 a 29 de agosto), a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais (Facape) divulga uma boa notícia: a autarquia firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) garantindo vagas às pessoas com deficiência nos seus editais de processo seletivo de transferências interna e externa e portador de diploma.

O TAC foi assinado pelo presidente da Facape, Rinaldo Remígio, pela procuradora municipal Ana Carolina Brito e pelo promotor de justiça, Lauriney Lopes. Segundo o documento, as vagas destinadas às pessoas com deficiência incidirão no total de vagas ofertadas e de acordo com o percentual previsto em lei. Quando esse número for menor que três, a faculdade garantirá a vaga reservada na categoria que obtiver o maior número de pessoas com deficiência inscritas.

A Facape adotará a regra já a partir do próximo processo seletivo. A previsão é que os editais sejam divulgados no início de setembro, com vagas para o 1º semestre de 2016. Para o professor Remígio, a iniciativa faz parte de uma série de ações que visam fortalecer a educação inclusiva.

“A Facape já possui estudantes com deficiência e as vagas são garantidas no vestibular, realizado duas vezes por ano. Agora, esse público específico terá mais uma oportunidade de acesso à instituição por meio dos processos de transferências e portador de diploma. Estamos avançando e possuímos muitos projetos no sentido de ampliar e fortalecer a educação inclusiva no Vale do São Francisco”, ressaltou.

Ascom Facape
publicado em 28 de Agosto / 2015 às 11:30

Prefeito Isaac recebe lideranças políticas e comunitárias de Curaçá

Quarta-feira, 26, estiveram visitando o gabinete do prefeito Isaac Carvalho lideranças políticas e comunitárias de Curaçá. A reunião foi um pedido de Pedro Oliveira – candidato ao cargo de prefeito do município vizinho nas eleições de 2012 – e também contou com participação do vereador curaçaense Júnior do Esporte.

O grupo comandado por Pedro Oliveira veio tratar com Isaac sobre os avanços nas áreas de educação, de infraestrutura e de desenvolvimento econômico (com progressivo aumento da geração de emprego) que têm dado destaque a Juazeiro nos cenários estadual e nacional.

“Foi um encontro bastante positivo para nós, visto o prefeito Isaac ser hoje uma importante liderança que tem contribuído de maneira decisiva para o crescimento não apenas de Juazeiro, mas também de toda a região. Saímos muito satisfeitos com o inicio desse intercâmbio”, ressaltou Pedro Oliveira. 

Ascom/PMJ
publicado em 28 de Agosto / 2015 às 11:00

Realizado teste de vazão em poços no interior de Juazeiro

Foram realizados quarta-feira (26) testes de vazão de 21 poços no interior de Juazeiro. De acordo com o supervisor do interior do SAAE, Manoel Evangelista, posteriormente será feita a análise da qualidade da água e a colocação dos sistemas de dessalinização, dentro do Programa Água Doce, do Ministério do Meio Ambiente.

O Programa é uma ação coordenada pela Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil. Visa estabelecer uma política pública permanente de acesso a água de boa qualidade para o consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, recuperação e gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis.

A gestão dos poços será compartilhada entre governo municipal e moradores. "Além da colocação do sistema de dessalinização, uma ou duas localidades disponibilizarão área para instalação dos tanques de contenção ou para a instalação dos sistemas produtivos integrados. Os moradores também assinarão um termo de compromisso, que irá definir os responsáveis em cuidar do sistema, objetivando a destinação adequada do concentrado da dessalinização para a preservação do meio ambiente, garantindo água para todos", explicou o supervisor.  

Na comunidade de Serra dos Badecas, distrito de Pinhões, o morador João Velho informa que o poço atende mais de três mil animais e cerca de 70 residências. "No momento utilizamos a água para os animais e afazeres domésticos. Com a chegada do sistema de dessalinização, teremos água potável em nossas casas. Estamos muito felizes e agradecidos ao prefeito Isaac Carvalho e ao SAAE pelo trabalho que está sendo realizado no interior de Juazeiro", comentou João Velho.

Ascom/Juazeiro
publicado em 28 de Agosto / 2015 às 10:27

Ministro e o presidente da CODEVASF garantem compra de flutuantes para o Vale do São Francisco em tempo hábil

O deputado estadual Eduardo Salles ouviu nesta quinta-feira (27), em Brasília, durante audiência com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e o presidente da CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco), Felipe Mendes, que os flutuantes, equipamentos necessários para bombear água ao Lago de Sobradinho quando ele chegar ao volume morto, serão comprados em tempo hábil de evitar falta de água na fruticultura irrigada da região, responsável por gerar 1,2 milhão de empregos diretos e indiretos.

"Alertei para a necessidade de a Defesa Civil decretar estado de emergência e, desta forma, conseguirmos agilizar e garantir a compra dos flutuantes a tempo. Mas tanto o ministro quanto o presidente informaram que por lei isto não é possível e voltaram a afirmar que o trâmite normal de aquisição vai ocorrer em tempo hábil", disse Eduardo Salles. 

Occhi e Mendes informaram ainda ao parlamentar que a partir de agora, todo final do mês serão pagas duas faturas mensais às duas empresas responsáveis por contratar os trabalhadores que cuidam dos perímetros irrigados. Os funcionários reclamam de quatro meses sem receber salários.

O presidente da CODEVASF acrescentou que o pagamento de energia dos perímetros irrigados de Rodelas, Glória e Pedra Branca serão feitos até dezembro, mas a partir de 2016 a responsabilidade vai ficar com os produtores.

"Vou, juntamente com os deputados Mário Júnior e Cacá Leão, lutar para que a CHESF e a CODEVASF não abandonem em 2016 os produtores desta forma, já que alguns equipamentos desses perímetros estão completamente sucateados", prometeu Eduardo Salles.

Ascom Dep. Eduardo Salles
publicado em 28 de Agosto / 2015 às 10:00

Vinhuva Fest poderá ser palco da 1ª reunião da Amupe no Sertão

Depois de participar do 3º Encontro da Astur (Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco), em Caruaru, no Agreste do Estado, o prefeito de Lagoa Grande, Dhoni Amorim, acompanhado do secretário municipal de Governo e organizador da 8ª edição da Vinhuva Fest, Williams Bartolomeu, participou de uma reunião na sede da Associação dos Municípios de Pernambuco (Amupe), em Recife, na última quarta-feira (26).

 

Na ocasião, Dhoni Amorim se reuniu com a secretária executiva da Amupe, Gorette Aquino e buscou viabilizar a primeira reunião da Associação no Sertão. “Essa seria uma boa oportunidade para discutir, junto com os demais prefeitos, soluções e ajustes de desenvolvimento para a saída da crise, usando o turismo e os incentivos fiscais”, avaliou.

O prefeito colocou à disposição o espaço da 8ª edição da Vinhuva Fest para que esse debate aconteça e, com isso, encontrem alternativas de captação e conquista de novos turistas promovendo a região como um destino atrativo para o público. O presidente da AMUPE, José Patriota, não participou da reunião, pois estava em viagem ao exterior participando do IXº Congresso Latino Americano de Cidades e Governos Locais, que aconteceu em San Juan, capital de Porto Rico. 

Outro ponto abordado durante o encontro foi a participação da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) na Vinhuva Fest.  A Confederação Nacional de Municípios – CNM é uma entidade municipalista, constituída a partir dos anseios dos dirigentes das federações, associações estaduais e microrregionais de municípios que se ressentiam de uma entidade representativa que, principalmente em nível nacional, defendesse os interesses institucionais do ente municipal e propugnasse pelo seu fortalecimento.

Ascom Lagoa Grande
publicado em 28 de Agosto / 2015 às 09:28

Ações da gestão podem render o Prêmio Prefeito Empreendedor a Luiz Vicente Berti, de Sobradinho

 
Com o objetivo de reconhecer a capacidade administrativa dos gestores públicos que tenham implantado projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estimulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e a modernização da gestão pública, o Sebrae criou o Prêmio Prefeito Empreendedor, que está sua nona edição e é dividido em etapas estadual e nacional.
 
Na manhã desta quinta-feira, 27, o consultor de políticas públicas do Sebrae - Ba, Antônio Carlos Rocha, se reuniu com uma equipe de secretários e assessores da Prefeitura de Sobradinho, para definir as ações da gestão municipal que podem concorrer ao prêmio, dividido em diversas categorias. 
"Sobradinho é uma cidade importante, de enorme potencial, onde já identificamos algumas ações que se encaixam em diversas categorias propostas pelo prêmio. O município já é nosso parceiro e se destaca  na região norte da Bahia pelas ações implementadas no fomento ao desenvolvimento dos pequenos negócios, inclusão produtiva e práticas inovadoras na gestão pública", declarou o consultor Antônio Carlos.
 
O Prêmio é dividido nas seguintes categorias:  Melhor Projeto; Implementação e Institucionalização da Lei Geral;  Compras Governamentais de Pequenos Negócios; Desburocratização e Formalização;  Pequenos Negócios no Campo; Inovação e Sustentabilidade; Municípios integrantes do G100 e Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária.
 
Na edição do ano passado, o Prefeito Luiz Vicente Berti,  foi um dos 18 prefeitos baianos indicados para o prêmio, destaque na categoria "Novos Projetos ", com o Programa municipal  "Sobradinho Sustentável", que introduziu o pescado na merenda escolar, fomentando a agricultura familiar e o associativismo. 
Ascom Sobradinho
publicado em 28 de Agosto / 2015 às 09:00

800 trabalhadores do Regional vão receber rescisões devidas pelo IMIP

O Presidente do Sindimed Bahia, Francisco Magalhães, em entrevista ao Blog na manhã desta sexta-feira (28), informou que mais ou menos 800 trabalhadores em saúde, ex-funcionários do IMIP, lotados no Hospital Regional de Juazeiro, deverão receber nos próximos dias as verbas rescisórias devidas pela instituição que administrava aquela unidade hospitalar. 

“Entramos com uma ação e pedimos ao governo do estado que liberasse as verbas bloqueadas para que se procedesse o pagamento. Representamos os médicos, mas por consequência, todos os trabalhadores, enfermeiros, técnicos, farmacêuticos.... Com essa ação nós conseguimos que o governo negociasse e fizesse a liberação. Já está depositado, para pagamento desses trabalhadores, mais ou menos 16 milhões”.

Ressaltando que o pagamento não causa descontinuidade ao hospital, nem prejuízo à sociedade, o Presidente afirma que a situação de impasse entre trabalhadores e IMIP está resolvida. Francisco Magalhães fez questão de destacar o “comprometimento e o esforço“ dos médicos de Juazeiro e de elogiar a estrutura do Hospital Regional.

Neste momento, Francisco Magalhães, participa de audiência no Fórum do Ministério do Trabalho, sobre a ação movida pelos médicos do Hospital Regional quando a unidade hospitalar era administrado pelo IMIP.

publicado em 28 de Agosto / 2015 às 08:30

DIVULGADO EDITAL DE LICITAÇÃO DE CONCESSÃO DE CANTINA NO IFBA JUAZEIRO

Foi divulgado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, dia 27, o Edital do processo de licitação de concessão de uso remunerado do espaço físico para exploração da Cantina do Instituto Federal da Bahia - Campus Juazeiro.

DIÁRIO OFICIAL

publicado em 28 de Agosto / 2015 às 08:00

Coletivo Amigos da Ilha cobra melhorias para a Ilha do Fogo

O programa Geraldo José desta quinta-feira (27) recebeu como convidados Ênio Silva e Leonardo Miranda, membros do Coletivo Amigos da Ilha. Na oportunidade, os ativistas explicaram como estão as negociações com a Prefeitura Municipal de Petrolina, responsável pelo gerenciamento da Ilha do Fogo, para a revitalização e segurança do espaço.

“Nós não vamos estar satisfeitos enquanto a Ilha não se tornar aquilo que a gente sempre desejou. Muita coisa tem acontecido no intervalo de 2 meses quando o Exército saiu da Ilha do Fogo. A luta pela Ilha tornou o espaço em evidência. Nós conseguimos dizer para a população que a Ilha do Fogo é um local de lazer e que é um local bom. A Prefeitura de Petrolina diz que tem a posse da Ilha, mas ainda não foi enviado nenhum documento comprovando”, afirmou Ênio Silva.

Ainda de acordo com Ênio, o Coletivo decidiu apoiar o fechamento da Ilha do Fogo às 19h todos os dias visto os problemas de estrutura presentes na Ilha. “A partir de outubro a gente poderá ficar até as 22h. Até lá concordamos com o horário de funcionamento de até 19h. A gente compreende os prazos das prefeituras, mas a gente quer que as coisas tenham prazos de acontecer na Ilha”, frisou Ênio Silva.

Leonardo Miranda destacou que no dia 15 de setembro haverá mais uma reunião com a prefeitura de Petrolina e outros órgãos responsáveis pela revitalização e segurança da Ilha. “Se deixarem as coisas andarem como a Prefeitura quer as coisas não andam. Na última reunião o Coletivo da Ilha cobrou iluminação, pedimos prazos e já marcamos uma reunião para 15 de setembro para uma avaliação”, pontuou.

Da redação Alinne Torres/ Fotos: Geraldo José
publicado em 28 de Agosto / 2015 às 07:32

Sedetur abre cursos e cadastra sugestões do setor hoteleiro

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) vai abrir quatro cursos para qualificar trabalhadores do setor de hotelaria em Juazeiro. A qualificação para camareira, recepcionista (ambas gratuitamente), preparação de café da manhã e coffee break (lanche servido nos intervalos de eventos) foi noticiada pelo secretário Carlos Neiva na segunda-feira (24) durante coquetel oferecido aos empresários de hotelaria.

“Os cursos, com 80 vagas no total, serão ministrados pelo Senac. Qualquer proprietário de hotel ou pousada poderá inscrever os funcionários”, informou Neiva ao lado do gerente do Sebrae, Carlos Cointeiro (a instituição que também atua na qualificação de mão-de-obra). No evento, os empresários da área hoteleira sugeriram novas qualificações, como panificação, inglês básico e garçom. “Cadastramos todas as sugestões”, disse Neiva. 

Ele adiantou que a Sedetur deve apresentar em breve um conjunto de ações voltadas para incrementar o turismo. “Já iniciamos o projeto para sinalização turística de Juazeiro. Além disso vamos qualificar a Orla II e lançar o Pôr-do-Sol da Bossa Nova, que é o projeto de música ao vivo no Vaporzinho,” relatou o secretário.  

Os empresários hoteleiros predispuseram-se a contribuir para divulgar Juazeiro junto aos turistas que se hospedam na cidade. O cordel personalizado sobre a cidade, produzido pela Sedetur, será atualizado e reimpresso. “É preciso se articular da melhor forma, não somente o setor público, mas nós empresários também”, destacou Maraíza Carvalho, dona de hotel quatro estrelas em Juazeiro.

Por Claus Oliveira/Sedetur
publicado em 28 de Agosto / 2015 às 07:00

Projeto Bahia Produtiva está com inscrições abertas para editais

O governo do Estado da Bahia vai liberar para o Plano Safra 2015-2016 investimentos no valor de R$ 2,7 bilhões para a agricultura familiar.

De acordo com Adelmison da Rocha, popular Tiziu, em entrevista ao Programa Geraldo José nesta quinta-feira (27), o valor será aplicado para o avanço nos processos de agroindústria, convivência com o semiárido, regularização fundiária, assistência técnica, entre outros. “Esses recursos tem participação de empréstimos de corporação internacional, de recursos do governo federal, de bancos que colocam os recursos para empréstimos via, por exemplo, o Pronaf”, explicou Rocha.

Dentro do Plano Safra um dos programas que já está em ação é o Bahia Produtiva, um projeto de inclusão produtiva. O Bahia Produtiva funciona por edital e três já estão recebendo inscrições. Segundo Ademilson Rocha, até o final desse ano serão abertos 8 editais nos valores de R$ 10 mil a R$ 500 mil para diversas atividades socioambientais, de cadeia produtiva, entre outros. Os editais podem ser acessados no site www.car.ba.gov.br.

As organizações que pretedem se inscrever nos editais do Bahia Produtiva terão a oportunidade de tirar dúvidas em uma conferência na próxima terça-feira, 01 de setembro, das 09h às 12h, no prédio do Núcleo Regional de Educação (Antigo Direc), em Juazeiro.

“A meta do governador Rui Costa é impulsionar a agricultura familiar e o desenvolvimento rural nos próximos anos. Vamos fazer visitas, oficinas, para que se tenha uma excelente participação do território do Sertão do São Francisco nos editais”, afirmou Rocha.

Os interessados que quiserem sanar dúvidas sobre a inscrição nos editais também podem se dirigir a sede do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) situada na Rua Geraldo Viana, bairro Country Club.

Da redação Alinne Torres/ Fotos: Geraldo José
publicado em 28 de Agosto / 2015 às 06:31

Seduc divulga programação do desfile cívico de 7 de Setembro

Após reunião com organização do evento, na tarde desta quinta-feira, 27, a Prefeitura de Juazeiro divulga programação do Desfile Cívico da Independência do Brasil, comemorado no dia 07 de Setembro, e cuja programação na cidade terá inicio a partir das 07h30. Este ano o tema do desfile será “Juazeiro na Rota das Olimpíadas: União, Trabalho e Conquistas” e a decoração será feita a partir do tema. A grande novidade deste ano será um telão que ficará na esquina de João Freitas, na Orla 1, virado para a Avenida Adolfo Viana, proporcionando maior visibilidade do desfile para o público.

Durante a reunião o coordenador geral do desfile, Alfredo Gonçalves, explicou que um dos objetivos do desfile é colaborar com o exercício da cidadania. “Tem esse respeito à pátria que nós sentimos e ainda a necessidade de expressar na data comemorativa da independência do nosso país com participação em massa da comunidade. É um evento tradicional e muito aguardado por todos os juazeirenses”, completa Alfredo.

De acordo com a coordenação, às 07h30 será feita a solenidade de hasteamento da Bandeira Nacional, no Paço Municipal, seguindo para a revista às tropas e em seguida, o início do desfile. “As evoluções de bandas ou fanfarras durante o percurso serão feitas em frente ao palanque, depois já próximo ao antigo Vaporzinho e em frente ao Edifício Topázio. Durante o desfile não será permitido o tráfego de carros, motos, cavalos, carroças e ciclistas; assim como as escolas não farão uso de carros alegóricos. Tudo é pensado para dar maior conforto a quem vai desfilar e a quem vai assistir”, ressalta Gonçalves.

Segurança e Premiação

De acordo com dados da Polícia Militar, a quantidade de pessoas nas ruas durante o desfile cívico-militar é maior do que em um dia de carnaval, entretanto a organização do evento acredita que este ano o número seja menor. “Como este ano nós teremos um feriado prolongado, as ruas podem estar mais vazias. Mas de qualquer forma, já temos garantido 120 homens da Polícia Militar que nos ajudarão na segurança. Estamos agora só aguardando o apoio das policias civil e federal, além da Guarda Municipal, para garantirmos um dia tranquilo à toda a comunidade”, afirma o Coordenador do Desfile.

As escolas que cumprirem o regulamento do desfile receberão Certificado de Mérito Cívico. “Faremos uma premiação de participação e contribuição ao brilhantismo coletivo do evento. Será uma espécie de selo de qualidade. As escolas que cumprirem na íntegra irão receber o selo de ouro, a que cumprir parcialmente levará o selo de prata e a que descumprir as normas receberá selo de bronze. Isso estimulará para que as escolas se empenhem em fazer a cada ano um desfile mais bonito e mais organizado”, conclui Alfredo Gonçalves.

Confira a programação do Desfile de 7 de Setembro em Juazeiro: 

HORÁRIO

EVENTO

LOCAL

 

 

 

07: 00h

Concentração dos Militares

Rua: ao lado dos Correios

07: 00h

Concentração das Escolas

Orla Nova

07: 30h

Solenidade de Hasteamento

Paço Municipal

08: 15h

Revista às tropas

Rua ao lado dos Correios

08: 30h

Início do Desfile Militar

Roteiro Oficial

09: 00h

Início do Desfile Civil

Roteiro Oficial

12: 00h

Previsão de término

Dispersão

ORDEM DO DESFILE

1º Marinha

2º Exercito

3º Aeronáutica

4º Corpo de Bombeiros

5º Policia Militar

6º Colégio Policia Militar – CPM

7º Soapom

8º Guarda Municipal

9º Escoteiro Mirim em Defesa

10º Clube Desbravadores Igreja Adventista

11º Loja Maçônica Harmonia e Amor

12º Loja Maçônica Segredo Força e União

13º Assoc. Juazeirense Deficientes Físicos

14º Colégio Estadual Rui Barbosa

15º Colégio Estadual Pedro Rêgo

16º Escola Municipal Celso Cavalcante

17º Escola Municipal Terezinha Ferreira

18º Colégio Estadual Guiomar Barreto

19º Escolinha de Futebol

20º Colégio Modelo

21º Colégio Estadual Jutahy Magalhães

22º Colégio CODEFAS

23º Colégio Estadual Helena Celestino

24º Colégio Estadual Artur Oliveira

25º Colégio estadual Lomanto Junior

26º Escola Municipal Paulo VI

27º Grito dos Excluídos

TEMA DO DESFILE

Juazeiro na Rota das Olimpíadas: União, Trabalho e Conquistas.

LOCAL DE CONCENTRAÇÃO

Desfile Militar: Na Av. Santos Dumont ao Lado dos correios.

Desfile Escolar: Orla Nova.

ITINERÁRIO:

Início: Orla Nova - Segue Av. Beira Rio - Av. Adolfo Vianna- Dispersão Rua Oscar Ribeiro (em frente à TV São Francisco).

LOCALIZAÇÃO DO PALANQUE:

Orla (em frente à loja PARAIBA)

Ramáiana Leal/ SEDUC
publicado em 28 de Agosto / 2015 às 06:00

Comunidade católica se prepara para celebrar o novenário a Nossa Senhora das Grotas

O Novenário a Nossa Senhora das Grotas, padroeira de Juazeiro, terá início no próximo domingo (30), às 19h30, com uma missa celebrada na Catedral pelo Bispo Dom José Geraldo da Cruz.

O tema da festa esse ano será  “Eu Vim Para Servir”. O Pároco da Paróquia N. Sra. das Grotas e Reitor da Catedral – Santuário, Josemar Mota, em entrevista ao programa Geraldo José desta quinta-feira (27), explicou o significado do tema para a comunidade católica.

“A luz da Palavra de Deus queremos discutir com os fiéis sobre esse dom que Jesus deu a comunidade e que é o caminho da Igreja. O serviço é o sinal que nós estamos em Comunhão com Cristo”, afirmou o pároco.

Neste ano o novenário também irá celebrar os 309 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora das Grotas e os 175 anos de fundação da Paróquia Nossa Senhora das Grotas.

“Em 1706 por um índio e um vaqueiro encontraram a imagem de Nossa Senhora das Grotas e a entregaram a um frade. Foi quando se iniciaram os louvores a linda imagem. A Paróquia foi criada em 1840 pela Arquidiocese de Salvador. A imagem que está na Catedral é a original e a sua última reforma foi em 1985 em Salvador. Essa imagem é um patrimônio da cidade de Juazeiro. A cidade de Juazeiro nasceu em torno dessa devoção a Nossa Senhora das Grotas e nós temos que preservar essa História”, contou padre Josemar Mota.

Uma das novidades do novenário nesse ano será a transmissão das novenas e missas pela internet, através do canal do YouTube da Diocese de Juazeiro, com o título de Novenário de Nossa Senhora das Grotas.

Sobre a programação das novenas, o pároco explicou que entre os dias 31/08 e 04/09 acontecerá novena às 12h com a Benção do Santíssimo. As novenas também acontecerão durante a noite sempre às 19h30. No dia 05 será realizada missa para crianças e para os idosos.

No dia 07 a novena será presidida pelo Arcebispo de Feira de Santana Dom Zanoni . Após a novena acontecerá um show religioso com Targino Gondim, às 21h, na Praça da Catedral.

Já no dia 08 haverá Missa às 7h, Missa Solene às 10h e às 16h procissão saindo da Igreja de Santa Luzia, bairro Lomanto Junior, em direção ao Santuário.

“Vamos louvar e agradecer a Deus a presença da nossa padroeira Nossa Senhora das Grotas em Juazeiro e em toda nossa região”, ressaltou padre Josemar Mota.

Da redação Alinne Torres/ Fotos: Geraldo José
publicado em 27 de Agosto / 2015 às 23:00

EU PENSO ASSIM...GAROTOS DE OURO

Já há algum tempo que venho projetando lançar, produzir um espaço para mostrar as tendências, as qualidades esportivas de meninos e meninas que se destacam em suas escolas ou clube.

Mesmo, sem ainda está com esse projeto idealizado, fizemos uma reportagem com o garoto de 10 anos, o MINITENISTA Artur Costa, campeão este ano da COPA DO FUTURO de TÊNIS, em Salvador e que recentemente voltou a fazer bonito por lá.

Hoje, abrindo oficialmente “GAROTOS DE OURO” seu professor Humberto Cardoso (PASTOZINHO), destaca as vitórias e conquistas nos JOGOS ESCOLARES DE JUAZEIRO, do aluno do Colégio GEO – Juazeiro, Herbet Mouze Neto, 15 anos, que participa das modalidades, natação e handebol:

2011: Medalha de Ouro nos 25 metros Peito e Ouro no revezamento 4x25 metros craw na categoria Pré-Mirim;

2012: Medalha de Prata nos 50 metros Peito e Ouro no revezamento 4x50 metros craw na categoria Mirim;

2013: Medalha de Ouro nos 50 metros Peito e Ouro no revezamento 4x50 metros craw. O atleta quebrou record do nado peito com o tempo de 0’44’41 e quebrou record no revezamento com o tempo de 2’28”00. O mesmo conquistou a medalha de Prata nos jogos de handebol, na categoria Mirim

2014: Medalha de Ouro nos 50 metros Peito, Prata no revezamento e Ouro nos jogos do handebol, categoria infantil.

2015 Está participando dos 37º JOGOS ESCOLARES DE JUAZEIRO (21.08 á 04.09.15).

Ele também conquistou bons resultados em outras competições.

 Parabéns garoto. Os colégios podem mandar históricos dos seus alunos destaques, até 15 anos. Nosso e-mail: mouze@ig.com.br, com foto de condecoração. Até a próxima.

BOA SORTE GAROTOS! Adentrem as portas do sucesso!

EU PENSO ASSIM, E VOCÊ?

Por Herbet Mouze

publicado em 27 de Agosto / 2015 às 22:30

Aves de rapina reabilitadas pelo Cemafauna Caatinga são devolvidas à natureza em Salgueiro-PE

Felicidade e sensação de missão cumprida. Foi isso o que o estagiário Lucas Cabral do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) experimentou durante os dias 24 a 26 desse mês ao realizar a soltura monitorada de três aves de rapina que estavam em reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) numa área de conservação ambiental localizada em Salgueiro-PE.

Um jovem carcará, dois indivíduos da espécie gavião carijó (sendo um jovem e outro adulto) puderam retornar ao seu habitat natural na caatinga graças ao trabalho desenvolvido pelos veterinários, biólogos e estagiário do Centro. O estagiário Lucas Cabral, estudante do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), desenvolve a falcoaria há mais de um ano no Cemafauna para reabilitação de aves que muitas vezes chegam machucadas, ou até mesmo aquelas que se desenvolveram em cativeiros e por isso ficam com a musculatura atrofiada para voo e não têm propriedade de caça para sobrevivência.

O carcará foi encontrado ainda filhote num trecho da obra do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) e chegou ao Centro muito magro e sem condições de voo. Em oito meses recebendo cuidados veterinários e sendo reabilitado por Lucas encontrava-se pronto para ser reintroduzido à natureza. O mesmo aconteceu com o indivíduo adulto da espécie gavião carijó que chegou com cerca de três ou quatro anos de idade, advindo de entrega espontânea porque havia sido atropelado e apresentava uma fratura no rádio. No CETAS recebeu os cuidados médicos e passou por treinamento de falcoaria, tendo uma reabilitação mais fácil e rápida visto que se tratava de um animal de vida livre. O jovem gavião carijó foi encontrado também nas proximidades da obra em Salgueiro e entregue pelo analista ambiental Fábio Walker. Não apresentava nenhum trauma, foi alimentado e considerado apto para soltura.

“O principal objetivo da falcoaria é devolver ao animal a sua condição inicial na natureza, para que assim haja o equilíbrio. Fico feliz em ver que a ave está totalmente recuperada e pronta para sua reintrodução. Além disso, nós também desenvolvemos a conscientização ambiental de crianças, jovens e adultos, através de atividades educativas no Museu de Fauna da Caatinga", afirma Lucas.

Atualmente, no CETAS há cerca de 30 aves de rapina (gaviões, corujas, falcões e águias) sob cuidados médicos e nutricionais, sendo que somente oito destas poderão retornar ao meio ambiente num processo que pode levar de quatro a cinco meses de reabilitação para aquelas que nunca tiveram vida livre e de dois a três meses para as que já viviam em seu habitat, a depender de cada espécie. A maioria apresentava fraturas graves e antigas quando entregues ao Cemafauna, o que impossibilita o voo e sua sobrevivência na natureza e que acabam tendo como destino os criadouros conservacionistas ou ainda entidades especializadas em educação ambiental.

Ascom/Cemafauna
publicado em 27 de Agosto / 2015 às 22:00

Desfile de 21 de Setembro será à noite em Petrolina

A Secretaria de Educação de Petrolina está com tudo definido para o desfile de aniversário de 120 anos  de Petrolina, no próximo dia 21 de setembro. O tema deste ano é ‘Rio São Francisco: Pai e mãe de uma civilização singular, fonte de vida de um povo destemido. Rio das lendas e da identidade de um povo’.

Os detalhes foram discutidos em uma reunião entre o secretário de Educação Heitor Leite, funcionários da Seduc, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Eventos, Jorge Assunção, representantes da EPTTC e cerimonialistas. A iniciativa de mudar o horário foi para beneficiar o público e os participantes do desfile, por conta das altas temperaturas de mês de setembro e foi consenso entre os participantes, em particular as escolas, após ampla consulta.  Esse ano, o desfile começa às 18h e segue o mesmo trajeto dos anos anteriores.

As escolas públicas municipais e estaduais e também as escolas particulares da cidade se preparam com apresentações, fanfarras, carros alegóricos e bandas marciais homenageando a história da cidade de Petrolina.

Como todos os anos, a banda Philarmônica 21 de setembro fará a alvorada festiva pelas ruas de Petrolina saudando todos os seus moradores no dia maior de sua cidade. A concentração das escolas para o desfile está marcada para  às 17h, na Praça Kennedy, (local do monumento aos pracinhas). Mais de cinquenta pelotões desfilarão pela Avenida Guararapes.

O hasteamento da Bandeira acontecerá às 8h em frente à sede da prefeitura municipal de Petrolina. A partir das 18h horas, começa o grande desfile das escolas, bandas de instituições públicas e privadas e associações. No final, os ônibus escolares da rede municipal também passarão pela avenida conduzindo mais estudantes.

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
publicado em 27 de Agosto / 2015 às 21:30

TCE desaprova contas da Bahia Pesca

Em sessão plenária nesta quinta-feira (27/8), O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) desaprovou as contas da Bahia Pesca referentes ao exercício de 2010. Ao gestor da empresa, Isaac Albagli de Almeida, foi imputada responsabilidade financeira e multa com valores de R$ 270 mil e R$ 13.361,36, respectivamente. A decisão considera a existência de ilegalidades relacionadas a procedimentos licitatórios, contratações, execução de despesas, falta de um controle adequado e outras irregularidades evidenciadas pela auditoria realizada pelo TCE.

As contas da Bahia Pesca referentes aos exercícios de 2008, 2009 e 2011 já haviam sido desaprovadas pelo TCE. Em virtude da reincidência, o plenário decidiu também encaminhar os fatos ao governador, à Procuradoria-Geral do Estado e ao Ministério Público do Estado da Bahia. A Superintendência Técnica do TCE deverá elaborar um parecer em relação à responsabilização dos conselhos fiscal e de administração da Bahia Pesca, tendo em vista que a auditoria detectou pagamento irregular de jeton aos membros dos referidos conselhos.

Ascom TCE
publicado em 27 de Agosto / 2015 às 21:00

VEREADOR AGRADECE AÇÕES DA SESP EM ITAMOTINGA

Em e-mail ao Blog o vereador Eduardo Lopes (PCdoB) informa e agradece à Secretaria de Serviços Públicos pelo serviço de recuperação de estradas no interior do município, notadamente no distrito de Itamotinga, que este final de semana comemora os festejos em louvor ao seu padroeiro Bom Jesus dos Navegantes. O parlamentar alega que esteve acompanhando os serviços no citado distrito. Confira:

Geraldo, estive hoje visitando o distrito de Itamotinga acompanhando o serviço de melhoria das estradas que está sendo feito pela prefeitura no nosso distrito. Os serviços de hoje ocorreram na região do Periquito e já foram realizados também, atendendo nosso pedido, na estrada do NH-02 a Itamotinga, estrada essa que há muito tempo não é feita uma melhoria. Em seguida o trabalho segue para estrada Itamotinga/Maniçoba beneficiando várias comunidades daquela região

Agradeço ao Prefeito Isaac, Fernando Dantas e todos da SESP pelos serviços que estão sendo realizados, além da melhoria das estradas, a limpeza que foi efetivada nesta quinta-feira (27), na sede do distrito.

Vereador Eduardo Lopes

publicado em 27 de Agosto / 2015 às 20:30

CSTT informa interdições durante as festividades de Nossa Senhora das Grotas

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT) de Juazeiro informa que a partir deste domingo (30) as laterais da Catedral estarão interditadas todas as noites até a segunda-feira (07) das 19h às 21h em virtude das festividades de Nossa Senhora das Grotas, padroeira do município.

Já na terça-feira (08), dia em que se realiza a procissão de Nossa Senhora das Grotas, acontecerá à interdição e proibição do estacionamento nas laterais da Catedral, a partir das 12h e na Avenida Adolfo Viana a partir das 14h, até o término do evento. Dentro desses horários, os condutores deverão trafegar pelas Ruas Coronel João Evangelista (Rua da 28), Oscar Ribeiro e Orla.

Ascom/Juazeiro
publicado em 27 de Agosto / 2015 às 20:00

Escolas de Petrolina escolhem novos livros didáticos

A cada três anos, as escolas da Rede Municipal de Ensino de Petrolina passam pelo processo de seleção dos livros didáticos que complementarão os estudos dos alunos e buscam auxiliar o ensino dos professores durante o triênio.

Educadores, diretores e os servidores da Secretaria de Educação (Seduc) se reuniram, no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), para a seleção dos livros a serem incorporadas à grade curricular dos estudantes. A escolha é para os anos de 2016, 2017 e 2018.

Segundo a técnica-pedagógica do setor de Programas de Ensino Estruturado da Seduc, Andrea Viana, em relação à escolha os livros, foram considerados critérios como, “se as publicações estão de acordo com a proposta do município, se vão ao encontro das necessidades dos estudantes e se contribuem para os descritores de avaliações externas”. Andrea explica como foi a seleção. “Houve o processo democrático de votação, no qual os professores e diretores puderam indicar as publicações que eles consideravam ideais para suas aulas”, disse.

A professora Eledina da Silva, da Escola Guido Alves Cardoso, Izacolândia, disse que considera a escolha dos livros, por votação, importante porque, “assim, podemos ver os livros e não, simplesmente, receber uma “coisa” desconhecida. Então o professor já vai pra sala de aula, com conhecimento prévio e com bastante antecedência do conteúdo presente na publicação”, conclui.

Ascom/Petrolina
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.