Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 


Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Policial
01 de Fevereiro / 2013 às 16:00 | 1 Comentário

Denuncias apontavam para tráfico de drogas numa determinada casa no bairro da Codevasf em Juazeiro. O serviço de investigação da 17ª Coorpin – Juazeiro supervisionado pelo Coordenador Regional, Fábio Cândido, foi até o local e depois de várias observações descobriu uma passagem por um dos cômodos que estranhamente dava acesso à outra casa cuja dona é a mãe da mulher investigada por tráfico.

Continuando as buscas, os policiais também descobriram um orifício com um cano na parede que ‘ligava’ o interior da casa à rua (foto anexa) por onde era vendida a droga. A dona da casa fugiu, mas foram encontradas 136 pedras supostamente crack, sendo que 56 pedras estavam num veículo na parte onde é instalado o aparelho de som e mais 80 pedras em cima de uma cama no quarto.

Outros objetos encontrados na casa também foram apresentados na delegacia. A traficante fugiu e está sendo procurada. O material apreendido foi encaminhado ao departamento de polícia técnica.

Variadas
01 de Fevereiro / 2013 às 15:48 | 2 Comentários

Compareceu ao Blog agora a pouco, o Sr. Paulo Roberto da Silva, residente na Quadra 05, nº 02, Bairro Jardim Primavera, para cobrar providencias no sentido de consertar uma tampa de esgoto em situação irregular, que já provocou diversos acidentes com pessoas na Rua Oscar Ribeiro, vizinho à TV São Francisco.

Com a perna machucada e sentindo muitas dores Paulo Roberto manifestou preocupação com outros acidentes: “Por pouco não quebrei a minha perna e pessoas próximas ao local informaram que outros acidentes já ocorreram ali. A tampa do bueiro transformou-se numa armadilha e é preciso uma providencia por quem de direito para evitar problemas maiores”, solicitou.

Após o acidente com Paulo Roberto, para salvaguardar transeuntes que passam pelo local alguém colocou uma sinalização improvisada para evitar novas ocorrências.

Variadas
01 de Fevereiro / 2013 às 15:30 | Nenhum Comentário

O projeto Cinema no Vale estreia sua temporada de 2013 com a mostra Rock’n’roll. Os filmes serão exibidos às sextas-feiras, a partir de hoje, 1º, às 19h:30, com o filme “The wall”, do diretor Alan Parker segue até o dia 15 de fevereiro. Todas as exibições acontecem no auditório da biblioteca do campus Petrolina Sede. A entrada é gratuita.

A programação conta com alguns dos grandes nomes do rock em uma seleção de filmes que busca reviver os momentos mais importantes na cena da música contemporânea. As próximas sessões acontecem no dia 8 com “Vida de Solteiro”, do diretor Cameron Crowe, e no dia 15, “Quase famosos” que encerra as exibições do mês.

O projeto Cinema no Vale da Universidade Federal do Vale do São Francisco é coordenado pelos professores Afonso Henrique Novaes, do Colegiado de Psicologia e Janedalva Gondim, do Colegiado de Artes Visuais. A mostra Rock’n’roll conta com a colaboração da entidade Velho Chico Rock Clube.

Karine Nascimento Ascom Univasf
Política
01 de Fevereiro / 2013 às 15:00 | 9 Comentários

Instituições intensificam mobilização para retomada de acesso à Ilha do Fogo e a elaboração de projetos arquitetônicos turístico-artístico-culturais para o balneário. Em uma reunião, no dia 30, na Universidade Federal do Vale do São Francisco , o Secretário de Turismo de Petrolina, Iuric Pires Martins, a Secretária de Turismo de Juazeiro, Carmiária Gomes, representantes de duas Instituições de Ensino Superior de Petrolina (Univasf, IF Sertão) e membros do grupo ‘Coletivo Amigos da Ilha’ discutiram medidas  e propostas para a utilização da área.

No encontro também, foram apresentados projetos como a criação do Museu do Ribeirinho, elaborado pela Univasf. A realização de parcerias reafirma o interesse comum das instituições e prefeituras municipais de Petrolina/Juazeiro em viabilizar um projeto sustentável voltado para o local. A Ilha do Fogo localiza-se entre as cidades de Juazeiro e Petrolina e apresenta um ótimo espaço para a prática de esportes e lazer. Devido a sua beleza e riqueza simbólico-cultural, a ilha tornou-se cartão postal dos dois municípios ribeirinhos. Em setembro do ano passado, o exército brasileiro ocupou a ilha do fogo para instalar sua base militar, impedindo que os comerciantes, os pescadores e a população em geral fizessem uso do local.

Segundo o Secretário de Turismo de Petrolina, Iuric Pires, a ilha representa um importante espaço turístico da região. “Estamos cada vez mais potencializando o turismo no município. Queremos que a ilha do fogo seja um dos pontos chaves nesse processo. Além disso, a ilha não é um patrimônio só de Petrolina, mas de toda a população do Vale do São Francisco”, ressalta. A reunião culminou com a redação de um documento a ser encaminhado ao Ministério Público Federal - Procuradoria da República Polo Petrolina/Juazeiro que demonstra o interesse das prefeituras e instituições parceiras em assumir a responsabilidade pela Ilha do Fogo.

Democratização do acesso

Em 2008, o lado leste da ilha do fogo, onde antes funcionava a Companhia de Navegação do São Francisco (Franave), foi ocupado pelo Comando do Exército Brasileiro, a fim de instalar uma base de apoio às operações de revitalização do Rio São Francisco.  Na iminência da ocupação integral da ilha pelo exército, em julho de 2012 a Prefeitura de Petrolina manifestou interesse em manter a democratização do uso da ilha do fogo pela população.

Uma documentação foi enviada à Comissão de Revitalização da Ilha do Fogo, onde a Prefeitura se comprometeria em realizar serviços de manutenção, tais como: Limpeza pública, coleta de lixo, fixação de lixeiras, iluminação. Além disso, também daria o suporte de segurança quando houvesse a realização de atividades com maior volume de pessoas. Garantiu ainda contribuir com a revitalização da ilha, através da promoção e apoio a iniciativas culturais e esportivas. Apesar dos esforços da prefeitura de Petrolina e instituições, a ilha foi ocupada por completo em setembro de 2012 pelo Exército Brasileiro.

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Política
01 de Fevereiro / 2013 às 14:30 | 11 Comentários

O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) foi eleito o novo presidente do Senado por 56 votos, na tarde desta sexta-feira, 1º. O candidato Pedro Taques (PDT-MT) recebeu 18 votos. Dois senadores votaram em branco e dois anularam. A votação foi secreta. A vitória de Renan já era esperada. O senador integra o partido de maior bancada na Casa e contava com apoio do PT. Em seu discurso, antes da votação, o peemedebista não fez menções às denúncias apresentadas contra ele. Durante os 20 minutos de fala, o senador apresentou propostas de ações e prometeu criar a Secretaria da Transparência, que seria responsável por atender pedidos feitos com base na Lei de Acesso à Informação. "Alguns aqui falaram sobre ética e seria até injusto com esse Senado, que aprovou celeremente a Lei da Ficha Limpa, demonstrando que esse é compromisso de todos nós", disse.

O candidato Pedro Taques disse que subia à tribuna do Plenário da Casa com a certeza de que será derrotado na eleição para a Presidência do Senado. "Sei que a nossa derrota é certeira, transparente, inevitável, aritmética", afirmou. No discurso, ele citou figuras históricas, como Tiradentes, para afirmar o orgulho que sente por sua "corajosa" candidatura. Taques questionou também a candidatura de Renan. "Existem voltas esperadas. (...) Mas existem voltas que criam receios. Receios de continuísmo, de letargia, de erros. Sou o anti-candidato, aquele que perderá. (...) Eu não temo o próprio passado e, portanto, não temo pelo meu futuro", afirmou.

Base e oposição. Durante a sessão, outros senadores discursaram em plenário antes do início da votação. Os aliados defenderam o critério da proporcionalidade, tradição da Casa, segundo a qual o partido com maior número de parlamentares indicam o nome que vai ocupar a cadeira de presidente. Já os oposicionistas lembraram os processos em curso contra Renan. "O PMDB exerce seu legítimo direito de escolha [de indicar o candidato à presidência]. Nosso partido fez a escolha correta. O PMDB não está usurpando o direito de ninguém", afirmou Lobão Filho (PMDB-MA). Do mesmo partido, mas contrário à candidatura de Renan, Simon Pedro sugeriu que o senador retirasse sua candidatura. "Eu não tenho intimidade com ele, mas se tivesse eu diria: 'Não te mete nessa, Renan'. É importante deixar o Senado tranquilo."

Com informações da Agência Estado Foto: Agência Senado
Informativos
01 de Fevereiro / 2013 às 14:18 | 5 Comentários

Vigilantes do Banco do Brasil e de outras agências bancárias de Juazeiro, fazem, nesse momento, um movimento em frente a agência do BB, local reivindicando 30% do seguro a que têm direito, já aprovado pelo governo. Segundo informações, esse movimento é apenas um "aviso" e no dia 07 de fevereiro a categoria entrará em greve, caso o aumento não seja concedido. Para quem vai usar as agências hoje (01), só os caixas eletrônicos estão em funcionamento.

Variadas
01 de Fevereiro / 2013 às 14:00 | Nenhum Comentário

Muita festa e alegria marcaram a comemoração do carnaval, ontem (31), no Hospital Dom Malan/IMIP. Caracterizados com máscaras de carnaval e abadás, o pequeno bloco de foliões percorreu os setores levando muita diversão e descontração. Realizado através da parceria entre o Voluntariado e a Terapia Ocupacional do HDM, a folia contou com a presença da orquestra de frevo, A Rebarba, que tocou marchinhas de carnaval baseada no ritmo pernambucano.  “A atividade foi muito importante, primeiro por que trabalhou o tema carnavalesco no contexto da internação hospitalar, e segundo por que temos várias crianças que passam por processos de hospitalização, acompanhantes e mães que precisam dessa diversão, uma coisa nova”, aponta a terapeuta ocupacional, Priscila Simões.
 
A dona de casa, Jacinei dos Santos Ferreira, disse que a celebração ajudou no tratamento da filha. “Achei a festa muito boa. Eu estou aqui já há 10 dias, minha filha passou por uma cirurgia complicada e hoje ela está com uma boa recuperação graças a Deus e aos momentos que ela passa na brinquedoteca. Depois dessa festa e das oficinas, ela se alegrou bastante e está tendo mais paciência para receber alta”, fala.“É um momento de alegria onde trouxemos o carnaval para dentro do hospital, um local onde as pessoas estão para cuidar dos seus males. Eles ficaram alegres com nossa intervenção. A alegria tem esse poder de transformar e ajudar as pessoas durante sua recuperação, esse é o nosso objetivo. Teremos muitas outras comemorações em 2013”, ressaltou o coordenador do voluntariado do HDM, Rui Holanda.
Eudes Sampaio Ascom HDM
Variadas
01 de Fevereiro / 2013 às 13:30 | 6 Comentários

Caro Repórter,

Senhores servidores municipais de Juazeiro-Bahia

Causou-me estranheza a nota veiculada pela Federação FESPUMEB , quando, de forma vazia e sem sentido e “com rodeios”, confundindo “alhos com bugalhos” tenta impedir o SINSERP - Sindicato dos servidores públicos do município de Juazeiro, de organizar e intermediar a aquisição de imóveis para servidores deste município em parceria com os poderes públicos.

Causou-me estranheza ainda a forma autoritária com que o seu presidente, no qual, nutro muito respeito, tentou reduzir o campo de atuação deste sindicato e diminuí-lo limitando a quase nada a luta incansável dos seus dirigentes.

O SINSERP é, e sempre será de luta em favor do servidor, nosso Estatuto interno se curva ao espírito de coletividade que impera na vontade de servir e galgar conquistas cada vez maiores, nos multiplicamos em milhares de forças quando tentam nos intimidar, por isto, aviso aos navegantes, não nos amedrontaremos com nada, continuaremos em busca de melhorias para nossa classe, conseguiremos os imóveis para o servidor, sim, as forças contrarias internas e externas não nos farão acovardar, a fé  que nos move é a que também a que nos faz caminhar na honestidade, no trabalho e na paz pelo bem comum.

Devemos visar o bem comum dos servidores-tanto a Federação como o SINSERP, por isto, por enquanto, vou entender como uma brincadeira de mau gosto do presidente da federação a nota enviada a este blog, e continuar na pareceria que sempre nos robusteceu os sonhos.

A luta seguirá firme e não somente os imóveis serão adquiridos como muitas outras grandes conquistas virão.

Atenciosamente

CICERO FRANCISCO DE SALES

PRESIDENTE – SINSERP - JUAZEIRO-BAHIA

Política
01 de Fevereiro / 2013 às 13:00 | Nenhum Comentário
 
Em audiência realizada nesta quinta-feira (31), em Brasília, os deputados federais peemedebistas Lúcio Vieira Lima e Colbert Martins trataram com o Dr. Alziro Alexandre Gomes, diretor da Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, sobre necessidade da aceleração do Plano de Trabalho encaminhado pelo prefeito de Iaçu, Nixon Duarte (PMDB), para agilizar na reconstrução da cidade, que teve mais de 20 casas desabadas e deixou mais de 200 pessoas desabrigadas com as fortes chuvas.
 
Na ocasião, os parlamentares agradeceram ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, pela liberação, em 2012, de cerca de R$ 85 milhões para o combate à seca na Bahia. Para 2013, os peemedebistas já levaram pleitos para que a Bahia receba novos recursos.Na próxima terça-feira (5), já está agendada audiência com o ministro Fernando Bezerra para tratar da liberação de recursos para o município, a fim de reduzir o sofrimento do povo de Iaçu.
 
Para Colbert Martins, esta é uma luta da bancada baiana e merece todo o esforço dos parlamentares. "Assumo o mandato para me juntar ao Estado e buscar benefícios para o povo da Bahia", disse, sendo uma das suas primeiras ações após assumir o mandato, já que era suplente de Maurício Trindade, atualmente à serviço da Prefeitura de Salvador.
Assessoria de Imprensa do PMDB da Bahia
Política
01 de Fevereiro / 2013 às 12:30 | Nenhum Comentário

Em carta enviada ao governador Eduardo Campos (PSB/PE) nesta quinta-feira (31 de janeiro), o deputado estadual Odacy Amorim (PT/PE) solicita ao chefe do executivo estadual a inclusão no Pacto pela Vida (programa que visa reduzir mortes em Pernambuco) de ações que visem à redução dos acidentes e mortes causadas por animais nas rodovias da mesorreigão do São Francisco e do Sertão pernambucano. Odacy tem tentado uma solução para esse problema desde que assumiu o mandato e destaca sua inquietação na correspondência.

Confira aqui a íntegra da nota.

Ascom Deputado Odacy Amorim
Política
01 de Fevereiro / 2013 às 12:00 | 4 Comentários

Durante evento da nova diretoria da União dos Prefeitos da Bahia UPB, em Brasília, a Senadora baiana Lídice da Mata (PSB) ao cumprimentar o prefeito de Curaçá Carlinhos Brandão (PPS) foi logo dizendo que já colocou na agenda ir à Curaçá, este ano, para conhecer a “terra da ararinha azul”, declarou a Senadora em alusão ao município que é habitat natural da ave que está em processo de extinção.

Regina Xavier - Ascom Prefeitura Municipal de Curaçá
Espaço do Leitor
01 de Fevereiro / 2013 às 11:30 | Nenhum Comentário

EU PENSO ASSIM...

Herbet Mouze

A HORA DA REAÇÃO

Claro que estamos ainda na segunda rodada da fase classificatória do campeonato baiano/2013. O total são nove rodadas, que terminam no dia 03 de março. JUAZEIRO e JUAZEIRENSE têm a plena condição de reação. O “CANCÃO DE FOGO”, nas duas primeiras rodadas, obteve dois empates, um fora de casa contra o Bahia de Feira, e o outro, aqui, naquele histórico jogo dos 3x3, contra o JACUIPENSE. Soma hoje, dois pontos, o que está lhe garantindo a quarta posição. O líder desta etapa de classificação é SERRANO com seis pontos positivos. O próximo compromisso do JUAZEIRENSE é no domingo que vem, dia 3, lá em Alagoinhas, frente ao Atlético que é o penúltimo colocado, com um ponto apenas. Uma vitória da JUAZEIRENSE significa somar cinco pontos e conseqüentemente subir na tabela e melhorar muito sua situação em busca de garantir seu lugar nas quartas de final do campeonato.

O “TRICOLOR DAS CARRANCAS”, não fez pontos ainda. Só jogou uma partida. Foi a Vitória da Conquista e perdeu para o Serrano por 2X0. Está na ultima colocação, mas tem uma ótima chance de empreender uma reação, já no domingo (03) aqui no Adauto Moraes.

Vai receber, perante sua fiel torcida, o Botafogo da capital, que só tem um ponto ganho em dois jogos disputados. Essa partida, é de suma importância para o time de Baé, pois serão os três primeiro pontos ganhos, resultado positivo que lhe dará todo ânimo de continuar buscando a classificação. Ainda tem sete jogos pela frente e com muita determinação alcançará seu maior objetivo.

Para a JUAZEIRENSE, e para o JUAZEIRO, essa, é a hora da reação.

EU PENSO ASSIM, E VOCÊ?

Herbet Mouze – Radialista, publicitário, Presidente de Honra da Embaixada FLA-JUA.

Política
01 de Fevereiro / 2013 às 11:00 | 8 Comentários

Atendendo apelo da comunidade do povoado de Riacho dos Paes, distante 18 quilômetros da sede do município de Sento-Sé, por determinação do prefeito Ednaldo Barros, a prefeitura realizou esta semana a recuperação e ampliação da repressa que fica nas proximidades do sistema de captação da fazenda Bebedouro, no Riacho dos Paes e que vai armazenar maior volume de água quando acontecer as baixas no lago de Sobradinho como está acontecendo nessa época, com o lago praticamente no “caixão”, como é colocado pelos pequenos agricultores. Os secretários Rozalvo Almeida, Obras – Nego Damasceno, Transportes e o Presidente da Associação dos Pequenos Agricultores e Criadores da comunidade, Itamar Paes Landim, estiveram acompanhando as obras de recuperação e ampliação da repressa. Segundo o secretário José Carlos, a atual gestão começa a desenvolver ações e realização de obras com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida ao homem do campo.

“Dessa forma, o prefeito Ednaldo reafirma o seu compromisso com a melhoria das condições de vida dos moradores, pequenos agricultores e criadores. A determinação do prefeito é continuar dando total assistência ao homem do campo”, concluiu Rozalvo Almeida.

Com informações de Oziel Amaral
Esporte
01 de Fevereiro / 2013 às 10:30 | Nenhum Comentário

Atletas, paratletas, árbitros e técnicos que se destacaram em suas modalidades esportivas serão homenageados nesta sexta-feira (1/2), na Festa dos "Melhores do Esporte da Bahia em 2012"- promovida pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia - Sudesb. O evento - que é gratuito e aberto ao público -será realizado no teatro da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), campus do Cabula, em Salvador, às 19h. Atletas, paratletas, árbitros e técnicos que se destacaram em suas modalidades esportivas serão homenageados nesta sexta-feira (1/2), na Festa dos "Melhores do Esporte da Bahia em 2012"- promovida pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia - Sudesb. O evento - que é gratuito e aberto ao público -será realizado no teatro da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), campus do Cabula, em Salvador, às 19h.

Criada com o intuito de prestigiar àqueles que elevam a Bahia por meio do esporte, a festa vai reunir profissionais que praticam esportes olímpicos, não olímpicos e paraolímpicos e que atuam nas mais diversas modalidades. Além deles, serão contemplados profissionais, empresas e instituições que contribuem - direta ou indiretamente - para a propagação do esporte baiano, em um total de 388 homenageados. De acordo com a coordenadora de eventos da Sudesb, Susi Docio, essa é a maior ação de tributo ao esporte no estado. Ela afirma que os escolhidos foram eleitos por dirigentes das mais de 100 federações baianas a partir de seus feitos no ano de 2012. Critérios como os campeonatos disputados, bem como os resultados obtidos, foram levados em conta na hora da seleção. No que diz respeito às empresas e instituições, o apoio dado ao esporte baiano foi o principal fator de seleção. Dos nomes sugeridos, o Estado premiará, ainda, os destaques do ano - àqueles considerados "tops" em suas categorias.

Parceira em diversas ações realizadas pela Sudesb, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), será homenageada durante o evento. Uma das ações desenvolvidas pela Uneb, em parceria com a Sudesb, está o Programa de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida, coordenada pela doutora em nutrição esportiva Mirian Vasques. Outro destaque desta parceria é o projeto da Sudesb, Caravana do Lazer, que faz parte da mesma câmera do programa Pacto pela Vida, do Governo do Estado.

Ineditismo - embora esteja em sua quinta edição, essa será a primeira vez que o Estado homenageará os árbitros que atuam no esporte baiano. Em 2007, apenas os atletas eram contemplados. No ano seguinte, a Sudesb incluiu os técnicos e agora, em uma justa decisão, os árbitros. "Não existe nenhum tipo de competição sem que haja arbitragem. Ela é tão importante quanto o atleta e o técnico no processo de construção do esporte. É muito justo que o Estado reconheça o trabalho destas pessoas", explica a coordenadora.

Assessoria de Comunicação - SUDESB
Política
01 de Fevereiro / 2013 às 10:00 | 12 Comentários

O Deputado Roberto Carlos participou quarta-feira (30) da inauguração do Laticínio Filadélfia, evento que teve a presença do prefeito do município Barbosa Júnior, secretário de agricultura do estado da Bahia Eduardo Salles, deputado federal Felix Jr, vereadores do município de Filadélfia, os prefeitos de Ponto Novo e Senhor do Bonfim Adelson Maia e Dr. Correia e o secretário de agricultura de Senhor do Bonfim Dâmaso Rocha.

Em seu discurso o deputado Roberto Carlos disse que “É motivo de alegria ver os frutos de uma luta incansável que fez com Barbosa Júnior enquanto liderança e Adriano Guedes proprietário, para a instalação do laticínio, e hoje está em pleno funcionamento”.

Aproveitando o momento elogiou o trabalho que o secretário de agricultura Eduardo Salles está fazendo pela Bahia, e disse que se o governo do Estado tivesse um time de futebol, ele seria o Neymar. Também parabenizou Paulo Emílio Diretor Geral da ADAB, pelo trabalho de conscientização que está desenvolvendo em todo Estado.

 “Parabenizo Barbosa Júnior por já entrar com o pé direito, e está nesse momento fazendo a diferença. São muitos aqueles que passam pela história, mais são aqueles escolhidos por Deus que fazem a história, e Barbosa Júnior é um deles”, concluiu o parlamentar.

Ascom/Ramon Ramos
Espaço do Leitor
01 de Fevereiro / 2013 às 09:30 | 24 Comentários

Geraldo,

Esta é a primeira vez que escrevo ao seu Blog e por uma razão muito simples: o governo municipal parou de vez. Não quero fazer desta minha participação ato político de protesto contra o prefeito em quem eu votei e continuo depositando todas as minhas esperanças.

A intenção é de apenas alertar o prefeito, acordar seus secretários e assessores. O governo parou! A prova do que eu estou falando é que a nossa comunidade, Piranga, está acabada. E mesmo destroçada, parecendo uma cidade pós-guerra, votou fragorosamente na reeleição de Isaac.

Mas, o bairro continua esquecido. A avenida São João que a Secretária de Desenvolvimento Urbano, Célia Regina, prometeu a sua recuperação para o mês de dezembro até agora nem começou, e olha que já estamos no mês de fevereiro.

A Avenida Giuseppe Muccini, uma das mais importantes do bairro, que interliga a outras comunidades, iniciada na gestão passada continua parada e esburacada está ligando o nada a lugar nenhum.

Nesta quinta-feira (31), a tampa de uma caixa elevatória do sistema de esgotamento afundou e a população para sinalizar com objetivo de impedir acidentes em frente ao Posto Rodeadouro, mais uma vez usou troncos de árvores, parecendo que estamos numa cidade de pequeno porte.

O esgotamento sanitário entupido estourou em várias ruas cujos dejetos estão se misturando com o lixo e entulhos acumulados numa cena de abandono e desprezo administrativo.

Até parece que após o carnaval de Juazeiro os secretários entraram em período de férias, aguardando passar a folia de momo da capital.

Prefeito, o Sr. foi reeleito com 55% dos votos dos juazeirenses, algo nunca visto nesta terra de inúmeros famosos como Ivete Sangalo, João Gilberto, Daniel Alves, Luis Pereira e por ai vai. Não menospreze e nem despreze este voto de confiança. Alguns políticos de Juazeiro já agiram assim e o resultado o Sr. e a população conhecem.

A sua campanha dava conta que a casa tava arrumada e nesta gestão os projetos sairiam das gavetas. Faça isso acontecer, reúna todos os cargos de confiança e cobre respostas se não o reflexo desta poderá ser o mesmo dos primeiros da sua gestão anterior.

Repito: Não tenha desta minha participação uma crítica destrutiva. Admiro bastante a sua pessoa, mas gosto ainda mais do meu bairro e da minha querida Juazeiro.

Igor Leonardo – Juazeirense esperançoso.

Política
01 de Fevereiro / 2013 às 09:00 | 1 Comentário

O deputado federal, Fernando Filho (PSB) não esconde sua animação e expectativa com a visita da presidente Dilma Rousseff (PT) a região, prevista para acontecer no dia 18 de fevereiro. Fernando Filho diz que Dilma pode anunciar investimentos para a perenização da barragem de Entremontes e ramal da Transnordestina de Parnamirim a Petrolina. Segundo o deputado, novas ações para o estado serão anunciadas pela presidente, inclusive é esperando com bastante expectativa o anuncio da construção do Ramal da Transposição do Rio São Francisco e a perenização da barragem de Entre Monte, localizada no município de Ouricuri.

“É expectativa também do Governador de Pernambuco, Eduardo Campos e do Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, que a presidente Dilma anuncie esta obra que garantirá agua para todo Sertão do Araripe. A obra, estimada em aproximadamente R$ 1 bilhão, tornará perene a barragem de Entremonte, uma dos maiores mananciais de Pernambuco. Isso será possível com a retirada de água do eixo norte da transposição, localizado na altura da cidade de Salgueiro, para Entremonte. Essa obra tornará possível o abastecimento de água para a região do Araripe todos os anos, independente do ano ser bom ou ruim de chuvas”, explicou Fernando Filho.

Outro anúncio bastante esperado é a respeito da construção de um ramal da Ferrovia Transnordestina. “Estamos muito animados com a possibilidade de a presidente anunciar o Ramal de Parnamirim a Petrolina. Ela já colocou esta intenção ao governador de pedir aos investidores privados da ferrovia, que estão procurando acelerar o pouco mais o andamento da obra, e possibilitar este ramal que será de extrema importância para a região”, explicou.

Ascom Deputado Fernando Filho
Variadas
01 de Fevereiro / 2013 às 08:30 | Nenhum Comentário

O edital de Restauração de Ecossistemas e Fomento à Sustentabilidade Socioambiental no Semiárido baiano, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), será apresentado no interior do estado até o dia 06 de fevereiro. As oficinas, abertas ao público, serão ministradas por técnicos do Conselho de Administração do Fundo Estadual de Recursos para o Meio Ambiente (Ferfa), da Sema. 

O primeiro encontro aconteceu ontem (31) em Irecê e Rio de Contas. Os próximos municípios a serem contemplados serão: Senhor do Bonfim e Seabra (01/02), Juazeiro (04/02), Feira de Santana (05/02), Santa Maria da Vitória e Euclides da Cunha (06/02). (Para saber o cronograma das oficinas, clique aqui.)

Através deste edital, lançado em dezembro de 2012, o Governo da Bahia investirá R$ 5,8 milhões em projetos de instituições de direito privado, sem fins lucrativos, com linhas de ação na recomposição e manejo de áreas de preservação permanente, com ênfase em matas ciliares e nascentes; implantação de sistemas agroflorestais; agroextrativismo e educação ambiental em territórios indígenas. As inscrições para o edital podem ser feitas, no site da Sema (www.sema.ba.gov.br) até o dia 05 de março próximo.

Fonte: Ascom/Sema
Policial
01 de Fevereiro / 2013 às 08:00 | Nenhum Comentário

A equipe Malhas da Lei de Petrolina composta por policiais Civis e Militares com o apoio efetivo da polícia militar destacada na cidade de Dormentes, distrito de Caititu e Operação Polígono Agrotécnica, prendeu na manhã de hoje 31/01, em um Sítio no Distrito de Lagoa de Fora, município de Dormentes, Neilton Alves (36 anos) e Jose Neto Alves (44 anos). Eles são acusados de terem práticado um homicídio em um bar no projeto de irrigação Senador Nilo Coelho, N-8 que teve como vítima Francisco Amâncio dos Santos em 28/03/2003. Na ocasião os acusados teriam disparado cerca de 18 tiros de revólver calibre.38 contra a vítima, que morreu imediatamente. O motivo do crime teria sido uma briga entre as crianças filhas de um dos acusados e da vítima. Contra eles existia um mandado de prisão expedido pelo juiz da Vara Privativa do Júri de Petrolina. O acusado Neilton no momento de sua prisão estava portando um revolver calibre .38, que foi apreendido e o mesmo autuado em flagrante pelo porte irregular da arma. No momento da prisão os acusados se mostraram surpresos, mas não esboçaram nenhuma reação violenta. Eles foram encaminhados á penitenciaria de Petrolina onde ficarão à disposição da Justiça.

Ascom
Política
01 de Fevereiro / 2013 às 07:30 | 1 Comentário

Nesta quinta-feira, 31, a Codevasf realizou peixamento com cerca de cinco mil alevinos de dourado, espécie nativa do Velho Chico ameaçada de extinção. Essa ação, inédita, busca restaurar o equilíbrio ambiental no trecho do sub-médio São Francisco e faz parte do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Há cerca de 30 dias, engenheiros do Centro Integrado de Recursos Pesqueiro e Aquicultura da Codevasf (CIRPA), fizeram a desova dos dourados. Esses alevinos permaneceram em incubadoras, recebendo alimentação balanceada até atingir o tamanho seguro para serem soltos na natureza. “O dourado é um dos peixes mais sensíveis do rio São Francisco em relação ao manejo, fato que demanda muita mão de obra especializada e cuidados em tempo integral”, diz o engenheiro Codevasf, Francisco Reis

Segundo o chefe do CIRPA, Rozzano Figueiredo, o número relativamente modesto de alevinos depositados no rio se deve a dois fatores principais: o ineditismo da ação e o caráter predatório da espécie. “Estamos ainda experimentando com a criação de dourado. Por isso, foi necessário eliminar os riscos de impactar a cadeia alimentar da bacia de forma negativa com a inclusão de uma espécie carnívora”. Há ainda a preocupação da Codevasf com a sobrevivência dos alevinos nos longo prazo.“Se você povoa o rio com cinco mil alevinos, mas não garante que eles tenham com o que se alimentar, a ação pode ser em vão. Por isso, amanhã faremos um novo peixamento com cerca de 100 mil alevinos de curimatã e piau, peixes que servem de alimento para o dourado” explicou Rozzano.

Ascom Codevasf 3 SR
Variadas
01 de Fevereiro / 2013 às 07:00 | Nenhum Comentário

Terça-feira (29), o Juiz da Vara Regional da Infância e Juventude da Comarca de Petrolina, Marcos Bacelar, realizou uma audiência pública com a participação de 100 gestores da rede municipal e estadual de ensino da região. No ato, foram avaliadas as ações de 2012, bem como traçadas as novas metas a serem implementadas no atual ano letivo com a atuação do Programa Com Justiça e Cidadania a Escola Fica Legal. Participaram, ainda, a gestora da GRE do sertão Médio do São Francisco, Anete Ferraz e a secretária municipal de educação, Célia Regina.

Durante a reunião, foram discutidos temas sobre a prevenção da violência, evasão escolar, indisciplina, bullyng, bem como o papel dos pais no acompanhamento e desenvolvimento educacional e social dos filhos. Os objetivos do Programa serão perseguidos com a formação de comitês dentro das escolas, além da participação direta do judiciário a fim de mediar conflitos e instruir preventivamente alunos, pais e professores.

Marcos Bacelar enfatizou em sua fala que um dos principais objetivos do programa é dar tranquilidade para os professores trabalharem melhor a educação dos alunos. “Como é sabido, o nosso texto constitucional estabelece como princípio fundamental a garantia do direito à educação e, para a efetivação desse ‘munus’, é essencial a articulação e o fortalecimento da rede protetiva, na forma do art. 4º do Estatuto. Hoje, estamos concretizando essa regra na esperança de uma pacificação plena no ambiente escolar”, afirmou o magistrado.

A gestora adjunta da escola municipal Santa Terezinha (bairro Dom Avelar), Maria Adilma Barbosa, agradeceu o trabalho realizado pela Vara da Infância e salientou a importância do Programa expandir-se ainda mais pela cidade. “Eu gostaria de agradecer os esforços do juiz Marcos Bacelar. Depois que ele e sua equipe fizeram três visitas na minha escola ano passado, a violência só tem diminuído e o desempenho melhora”, denota a gestora.

Foi discutido, também, a importância da atuação conjunta de todos os órgãos da rede protetiva da infância e juventude na cidade, como o Conselho Tutelar, as secretarias de educação, a patrulha escolar, o Ministério Público e poder judiciário. Ao final, o juiz da vara da infância comprometeu-se em encaminhar cartilhas do Programa juntamente com cópias de atas de reunião para os comitês, cartas de advertências para pais comparecerem à escola, e também termo de compromisso para serem enviadas ao poder executivo estadual e municipal. “Se tivermos boa vontade e nos unirmos para o mesmo fim, podemos resolver os problemas das escolas e garantir uma boa educação para todos”, explicou Marcos Bacelar.

Eduardo Gomes | Ascom TJPE – Fórum de Petrolina
Política
01 de Fevereiro / 2013 às 06:30 | 8 Comentários

A necessidade de diálogo entre as diversas instituições governamentais para que se promova o desenvolvimento sustentável da região Nordeste foi ressaltada pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, durante a abertura do seminário sobre o projeto de Corredor Multimodal do rio São Francisco, no Catussaba Resort Hotel Catussaba, em Salvador. O evento, que vai até sexta (1º), é fruto de parceria entre a Codevasf e o Banco Mundial e tem como objetivo dar seguimento ao debate interinstitucional embasado por estudos preliminares elaborados pelo Banco. "Os temas desenvolvimento regional e integração nacional são indissociáveis do tema transportes", salientou Vaz.

Presente à abertura do evento, o governador Jaques Wagner parabenizou a decisão do governo federal de retomar um projeto que inclui a hidrovia. “O nosso primeiro meio de transporte foi a hidrovia do São Francisco. Mas o Brasil, no passado, fez uma opção excludente pelo modelo rodoviário, que chega a ser nove vezes mais caro que o transporte hidroviário e muito mais prejudicial ao meio ambiente”, disse o governador.

O objetivo do projeto do Corredor Multimodal de Transporte do rio São Francisco é ampliar, integrar e articular as estruturas hidroviária, rodoviária, ferroviária e portuária da bacia hidrográfica do São Francisco. Os estudos relacionados à implantação do Corredor, cujo eixo é a hidrovia do São Francisco, estão sendo realizados pelo Banco Mundial. "O conceito de Corredor tem sentido de integração, inclusive em termos de gestão", explicou Ralf-Michael Kaltheier, líder do projeto no Banco Mundial, em sua palestra no seminário.

Representando o Ministério da Integração Nacional (MI) no encontro, o assessor especial do órgão, José Machado, afirmou que os benefícios do desenvolvimento de hidrovias não são objeto de disputa no Brasil. "Todos reconhecem a necessidade de se desenvolver o modal hidroviário. Os obstáculos são de natureza político-institucional, de planejamento integrado", afirmou.

Leia mais...

Ascom Codevasf Foto: Manu Dias Secom
Política
01 de Fevereiro / 2013 às 06:00 | 1 Comentário

O prefeito de Lagoa grande, Dhoni Amorim, foi recebido em Brasilia, pelo diretor de apoio à gestão Municipal e territorial do ministério das Cidades, Pedro Bastos . A reunião aconteceu ontem (31) no gabinete do diretor, onde foram debatidos temas como: plano diretor participativo, regularização fundiária e melhoramento da infraestrutura urbana do município. 

Segundo o gestor municipal, a reunião foi bastante produtiva, na expectativa de apoio do governo federal em projetos de modernização da gestão municipal. Durante a tarde o prefeito de Lagoa Grande participou de audiências na câmara dos deputados, além de se fazer presente na abertura do encontro de novos gestores da saúde.

Esta viagem a Brasília é o primeiro contato político-administrativo do prefeito de Lagoa Grande. Dhoni Amorim mostrou-se confiante de resultados positivos para o município a partir dos encontros realizados na capital federal.

Ascom Lagoa Grande
Espaço do Leitor
31 de Janeiro / 2013 às 23:00 | Nenhum Comentário

Para o leigo em assuntos afros saber sobre a “mãe – de - peixe”, Iemanjá irá robustecer seu cabedal cultural, mesmo porque, sentirá a energia em nossas raízes africanas, tendo em vista que todos nós somos nagô! Uma Santa linda aculturada com as sereias europeias e as iaras ameríndias, mãe-d’água ioruba.

A mitologia nagô nos conta que Iemanjá e Aganju, filhos de Odudua, a Terra e Obatalá, a Água, geraram Orungã, o Meio Dia que, apaixonado pela mãe, aproveitando a ausência de Aganju conseguiu violentá-la, quando esta correra perseguida pelo próprio filho,vindo a cair no chão.Da queda , seu corpo começa a dilatar-se , e , dos seios jorram dois rios , que logo se reúnem formando um grande lago..

Sendo rompido o ventre, saem quinze orixás: Dadá, deus dos vegetais; Xangó, deus do trovão; Ogun, deus da guerra; Olokum, deus do mar; Olaxá, deusa dos lagos; Oiá, deusa do rio Oiá (Niger); Oxun, deusa do rio; Obá, deusa do rio Obá; Orixacô,deus da agricultura; Oxosse, deus dos caçadores; Oké,deus dos montes; Ajê Xalungá, deus da riqueza; Xapanã, deus da varíola; Orun, o Sol, e Oxu, a Lua ,não sendo os dois últimos modernamente considerados orixás.

Iemanjá, a deusa-mãe, criação nagô no Brasil – não de todas as tribos negras chegadas ao Brasil - mesclou-se com outras crenças nativas da mesma família (Ipupiara, bôto, cabeça –de - cuia e iara) tendo recebido influência da sereia europeia que lhe estendeu os domínios até o mar , emprestando-lhe os longos cabelos, a cauda pisciforme e os cânticos.

Os nagôs, na África, não lhe rendem o culto em público e, nos candomblés, ortodoxos da Bahia, seu assento fica intramuros; seu culto é feito no mar e nos lagos. Sua grande festa em Salvador é no dia 2 de Fevereiro, em alto mar. Sincretizada com a Virgem Maria, que é Nossa Senhora das Candeias, segundo o quadro do sincretismo afro-católico.

Cerimônias festivas diferem da deusa africana nagô, mas de outra divindade das águas, fruto das  concepções ioruba e ameríndia. Etimologia (Yeye, “mãe e ejá, peixe”) Mãe –de-peixe!

O folclore afirma que é uma mãe que apaixona, castiga e mata, levando o corpo do amante para o fundo, sem volta. Excessivamente ciumenta, vingativa, tal qual Afrodite Anadiômine, padroeira de amores!

Aconselho as senhoras “Encalhadas”, justamente as que estão com o pé no caritó, que vão assistir à festa em homenagem a Rainha do Mar, no dia 2 de Fevereiro, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, e, fazendo um pedido com fé, com certeza encontrarão um “príncipe encantado!”

É uma espetacular tradição afro-brasileira, sendo que na Bahia, partilham desta homenagem, porém, em posição secundária, Nanã e Oxun, esta, também orixá aquática, sempre se confundindo com Iemanjá, a ponto desta ser conhecida por Oxun–Apará e Oloxum.A que estiver mais “Desesperada” “seca” por homem, leve presentes para as três iabas,  por questão de segurança, pois quem morre “Encalhada” dará muito trabalho aos Anjos!

Os devotos em cerimônias litúrgicas, organizados na orla marítima, atiram os presentes nas águas, bem como os depositam em embarcações diversas, como sejam: canoa, saveiro, barcos, etc. Não se esqueçam que as iabas são muito vaidosas e gostam de ganhar vidros de perfume, caixas de pó-de-arroz, laços de fita, sabonetes e especialmente de flores, pentes, espelhos, quando não lembranças suntuosas. As oferendas são deixadas em alto mar. Façam os pedidos com muita fé, de modo que os presentes se afundem, pois se não imergirem, e, sendo devolvidos à praia, não foram aceitos e, se pensarem em sair do “barricão”, morrerão “Encalhadas” para eternidade, sem encontrar um “espírito santo de orelha” que lhes faça uma “caridade!”

Geraldo Dias de Andrade é Cel. PM/RR – Cronista – Bel. em  Direito – Membro da ABI/Seccional Norte – Escritor – Membro da Academia Juazeirense de Letras.

Informativos
31 de Janeiro / 2013 às 22:30 | Nenhum Comentário

A Receita Federal reforça o alerta de que não envia e-mails sem autorização do contribuinte e nem autoriza parceiros e conveniados a fazê-lo em seu nome. A Receita Federal do Brasil chama a atenção sobre mensagem falsa que tem circulado pelo correio eletrônico em seu nome. A mensagem falsa busca iludir o cidadão ao alertá-lo sobre supostas divergências na Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) do exercício 2012, e orientá-lo a abrir arquivos e links para uma pretensa regularização. Segue abaixo um exemplo: 

Receita Federal - Intimação eletrônica de débitos 
Prezado(a) Senhor(a) 
De acordo com o advento da Lei Federal nº 11.419, de 19.12.06: § 6º As intimações feitas na forma deste artigo, inclusive da Fazenda Pública, serão consideradas pessoais para todos os efeitos legais.. 
Devido as divergências da sua IRPF2012, a sua declaração foi direcionada para o departamento de análise estando o senhor(a) intimado(a) a comparecer imediatamente à agência da Receita Federal mais próxima, munido de número de recibo de entrega da sua declaração e número do processo juntamente com documentação de identificação pessoal. 
Segue em anexo a este documento processo com número de protocolo e do recibo de entrega da declaração 2012. 
iprf2012 0526.doc 
iprf2012 0526.pdf 
Caso haja inexatidão no(s) registro(s), V.Sa poderá fazer a correção instalando nosso Programa IRPF 2012. 
O Programa IRPF2012 pode ser utilizado em qualquer sistema operacional, desde que obedecidas as seguintes instruções:de acordo com o sistema operacional, faça o download e o instale: 
instalador do IRPF2012 .

Mensagens como esta continuam sendo usadas pelas quadrilhas especializadas em crimes pela internet, que tentam obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e principalmente financeiras dos contribuintes. Sempre invocando “urgência”, iludem o cidadão com a apresentação de telas que misturam instruções verdadeiras e FALSAS, que usam nomes e timbres oficiais, informando, por exemplo, que "o CPF está cancelado ou pendente de regularização", que "a declaração de Imposto de Renda possui erros e deve ser enviada uma declaração retificadora", ou que "há erros na Restituição do Imposto de Renda, com valores residuais a serem recebidos”, etc. Em seguida estimulam o contribuinte a responder questionamentos ou instalam programas nos computadores utilizados, que assim, acabam por repassar dados pessoais e fiscais aos fraudadores. 

Veja como proceder perante estas mensagens: 

1. não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário; 
2. não acionar os links para endereços da Internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da RFB, ou mensagens como "clique aqui", pois não se referem à Receita Federal; e 
3. excluir imediatamente a mensagem. 
Assessoria de Comunicação da Receita Federal

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage