Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 


Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
16,7%
Atualizado em: 29/07/2015
publicidade
Política
12 de Julho / 2013 às 13:00 | 25 Comentários

Com a presença do prefeito Isaac Carvalho (PcdoB), do vice-prefeito Francisco Oliveira, secretários, vereadores, familiares e populares foram empossados agora a pouco no Paço Municipal dois novos secretários da atual gestão municipal. O vereador Eduardo Lopes (PCdoB) assumiu a pasta de Serviços Públicos e Paulo Bonfim, que deixou a SESP - Secretaria de Serviços Públicos assumiu a Secretaria de Governo. Presente também ao ato o ex-secretário da Agricultura, ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro e vererador a partir da próxima terça-feira, dia 16, Agnaldo Meira. Ele assume a cadeira de Eduardo Lopes, novo titular da SESP. Em instantes, mais informação da solenidade bastante prestigiada.

Política
12 de Julho / 2013 às 12:30 | 14 Comentários

A obra de construção da nova adutora de 400 milímetros feita pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Juazeiro fez com que algumas ruas tivessem o seu calçamento danificado, em virtude da instalação da tubulação. Agora, a profissionais da autarquia estão realizando a reposição do pavimento. O serviço já foi concluído na Rua das Emboadas e Inácio de Brito e no momento atende a Travessa do Hospital e Rua Minas Gerais, todas no bairro Santo Antonio.

Moradora da Travessa do Hospital, Marizete Ferreira Barbosa, fala satisfeita em ver a conclusão do trabalho.  “Mesmo trazendo poeira para minha casa, não me importei, porque sei que após a conclusão teremos um grande beneficio que é o aumento da oferta de água”, disse, complementada pela vizinha, Maria do Socorro, “e impossível uma obra como essa não trazer nenhum transtorno, mas o SAAE tem tido a preocupação de repor o quanto antes o calçamento. Parabenizo a todos que estão trabalhando na obra, pois é um serviço que trará muito beneficio para todos que moram em Juazeiro”, falou a dona de casa.

A nova adutora tem uma extensão de 2.500 metros de tubulação, saindo da subestação localizada no bairro Piranga até a Estação de Tratamento de Água no Santo Antônio e será inaugurada dia 22, às 9h, como parte das comemorações pelos 135 anos de cidade.

Por Luzete Nobre/ SAAE
Variadas
12 de Julho / 2013 às 12:00 | Nenhum Comentário

A famosa dupla Neto & Mundinho promove neste domingo, véspera de feriado, a 2ª Feijoada e Samba. Muita animação vai marcar o evento como promete Mundinho: "Contamos com a presença do público de Juazeiro para abrilhantar essa grande festa". A entrada é gratuita e a feijoada é R$ 10,00. 

O evento acontece na Avenida Mestre Lula no bar O Canal.

Variadas
12 de Julho / 2013 às 11:27 | 5 Comentários

Um incêndio chamou à atenção da população de Juazeiro agora a pouco. O corpo de Bombeiros foi chamado para combater chamas que atingiu a parte dos fundos de uma casa na rua Coronel João Evangelista, conhecida rua da 28, em frente a papelaria Gutenberg. 

De acordo com os proprietários da casa, o incênciou começou a partir de um curto circuito na rede elétrica do fundo da casa. No local tinham três pessoas que tentaram apagar o fogo, mas não obtiveram sucesso. Ninguém ficou ferido e o fogo está sendo controlado nesse momento. Veja fotos registradas pelo blog:

Política
12 de Julho / 2013 às 11:00 | 1 Comentário

João Gualberto Vasconcelos nasceu em Itabaiana, interior de Sergipe, onde aprendeu a valorizar os estudos e o trabalho. Filho de pequenos produtores rurais, com poucos recursos, João Gualberto começou a trabalhar já na infância, vendendo, na feira, frutas que colhia do sítio de seus pais . Da sua cidade natal só saia nas férias que passava em Mata de São João, na fazenda dos tios, onde viveu momentos marcantes de sua vida.

Sempre sensível às causas sociais, decidiu ingressar na política. Em 2004, com 65% dos votos válidos, foi eleito prefeito de Mata de São João, município que escolheu para viver, já que o local guarda boas lembranças da sua infância. Em 4 anos de mandato, João Gualberto levou para a gestão pública o modo de administrar da empresa privada: regulando gastos, equacionando despesas e investindo no crescimento do município, com transparência, competência e seriedade. Em 2008, é reeleito com 70% dos votos válidos, para continuar o bom trabalho que vinha desenvolvendo. João mudou o cenário da cidade e colocou Mata de São João nos trilhos do desenvolvimento, exatamente como fez em todos os negócios que administrou.

Atualmente, é o indicado do PSDB para concorrer ao governo do Estado da Bahia em 2014.  Neste final de semana, João participará da Festa do Interior de Casa Nova e do encontro Amigos da Bahia, em Juazeiro, na segunda, 15.

Ascom Psdb
Informativos
12 de Julho / 2013 às 10:30 | Nenhum Comentário

O setor de esgoto do SAAE informa aos usuários que solicitaram os serviços de desobstrução da rede coletora de esgoto que os caminhões e os carros pequenos estarão nesta sexta-feira (12), nos seguintes bairros: Alto do Cruzeiro, Piranga, Parque Residencial, Alto da Maravilha. Argemiro, Matringá, Santo Antônio e Centro.

asscom/Prefeitura Municipal de Juazeiro
Variadas
12 de Julho / 2013 às 10:00 | 15 Comentários

Cansados de esperar pela Prefeitura de Juazeiro os moradores da rua Veneza, no centro da cidade, resolveram com recursos e mão de obra próprios realizar o serviço de recuperação da pavimentação à paralelepípedo do acesso à referida artéria.

Fizeram o serviço e registraram com vídeo que foi postado no Youtube e depois encaminhado ao Blog. Uma placa também foi afixada na rua Veneza explicando que a comunidade gastou R$ 50,00 para executar a citada obra.

Ainda no bairro Alagadiço, moradores também efetivaram a recuperação da pavimentação de uma outra rua, nas proximidades do Fórum Conselheiro Luiz Viana. Confira as fotos:

Variadas
12 de Julho / 2013 às 09:30 | 12 Comentários

Em sintonia com as manifestações nacionais que aconteceram neste 11 de julho em todo o país, sindicatos, organizações de esquerda, entidades estudantis e camponesas do Vale do São Francisco saíram de Petrolina (PE)  até Juazeiro (BA) com pautas nacionais como a Reforma Política e Reforma Agrária e com reivindicações e denúncias voltadas para pautas regionais ligadas à educação, mobilidade urbana, cultura e democratização da comunicação.

De forma pacífica, cerca de 2 mil pessoas, dentre estas crianças e idosos, atravessaram a Ponte Presidente Dutra depois de contestar uma Decisão da Justiça Federal que proíbe terminantemente qualquer ato que impeça ou crie obstáculo na referida Ponte, sob pena diária de dez mil reais. Para as/os representantes dos movimentos sociais participantes da manifestação, esta decisão, impetrada pela União, é inconstitucional, uma vez que desrespeita o direito de ir e vir assegurado na Constituição (inciso XV do art. 5º).

De acordo com Paulo César Souza, dirigente regional do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), a manifestação foi planejada para acontecer de forma pacífica. “Em nenhum momento pensamos em parar a ponte”, disse ele que também criticou a ação da justiça em querer impedir a liberdade de expressão nos movimentos sociais em um local público. Durante o trajeto, diversas organizações se pronunciaram mostrando a indignação com a atuação da justiça brasileira, em especial os juízes que concedem decisões arbitrárias contra os direitos sociais e numa tentativa de barrar a organização popular, em especial da classe trabalhadora.

Após descer a ponte e seguir pelas ruas de Juazeiro organizados/as em fileiras, as/os manifestantes seguiram para a Tv São Francisco, afiliada da Rede Globo, onde encerraram o ato com falas de denúncia e protesto contra o monopólio da mídia no Brasil. Na próxima semana acontecerá mais uma plenária dos movimentos sociais do Vale do São Francisco para avaliar o 11 de julho e definir encaminhamentos.

Participaram da construção desta manifestação em Juazeiro e Petrolina as seguintes organizações: Movimento dos Trabalhadores Sem Terra; Sindicato de professores da Univasf; Consulta Popular; Sindicato Nacional dos Servidores Federais; Movimento dos Atingidos por Barragens; Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil, Movimento dos Pequenos Agricultores; Levante Popular da Juventude, Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco, Marcha Mundial de Mulheres, Movimento O Vale Acordou, Coletivo Amigos da Ilha do Fogo, Movimento Estudantil, dos Trabalhadores da Educação de Pernambuco; Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios.

Os resultados das ruas

A reação da justiça em querer barrar a liberdade de locomoção é fruto da percepção da força popular. Na região, alguns órgãos têm procurado membros dos movimentos que tem ido às ruas para propor negociações e o legislativo de Juazeiro aprovou projeto de lei que reduz o valor da passagem das linhas urbanas das duas empresas de transporte que trafegam na cidade. No próximo dia 19, a Câmara de Vereadores de Juazeiro irá realizar audiência pública com os movimentos populares para discutir a Reformulação do Conselho de Transporte e Mobilidade Urbana, Revisão do Plano Diretor e Criação do Plano Diretor Rural.

No cenário Nacional, a redução da tarifa de transporte coletivo em algumas cidades, a votação contra a PEC 37 na câmara dos deputados, a criação de agenda permanente de diálogo entre a sociedade civil e o Ministério das Comunicações para debater as políticas públicas para o setor, maiores investimentos na área da saúde e educação, dentre outras conquistas animam a população a seguir com as manifestações no país.

Por Comissão de Comunicação
Política
12 de Julho / 2013 às 09:00 | 16 Comentários

Moradores de diversos bairros de Juazeiro resolveram integrar as manifestações convocadas para esta quinta-feira (11), Dia Nacional de Lutas, e promoveram protestos isolados em frente ao Paço Municipal contra o governo Isaac Carvalho.

Nos cartazes frases reclamando dos buracos, obras inacabadas, da falta de medicamentos e médicos nos postos de saúde, além da relação entre a Câmara de Vereadores e o Executivo Municipal.

Jovens munidos de um mosquiteiro de forma humorada reivindicaram ações mais eficazes no combate às muriçocas na cidade.

Política
12 de Julho / 2013 às 08:30 | 5 Comentários

A abertura da licitação da adutora que levará água do Rio São Francisco para o município de Campo Alegre de Lourdes será no próximo dia 18. A medida foi assegurada pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, durante reunião com o chefe de gabinete da Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia (Serin), Pedro Alcântara, na última terça-feira (09).

O encontro, em Brasília, também teve a participação do deputado federal Josias Gomes (PT-BA) e dos prefeitos de Campo Alegre de Lourdes (BA), Delaneide Dias, de Remanso (BA), Celso Silva, e de Pilão Arcado (BA), João Lima. Integraram ainda a comitiva os ex-prefeitos de Campo Alegre de Lourdes, Levi Dias, e de Remanso, José Filho e Carlos Castro.

Segundo Alcântara, o presidente da Codevasf garantiu ainda a liberação de recursos para a ampliação dos sistemas de abastecimento de água dos municípios de Pilão Arcado e Remanso, além de máquinas retroescavadeiras, ampliando a assistência aos moradores que convivem com a seca.

Ascom Serin
Variadas
12 de Julho / 2013 às 08:00 | 3 Comentários

O distrito de Massaroca, a 62 km da sede, irá realizar desta sexta-feira, dia 12, até domingo, 14 de julho, no parque do Didi, a VI Feira de Caprinos e Ovinos. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceria com o Comitê das Associações Comunitárias e Agropecuárias de Massaroca que congrega 11 (onze) associações, produtores e comerciantes locais.

Fabrício Nascimento, representando o IRPAA (Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada) e o Comitê; Cláudia Feitosa da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, bem como o produtor e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro, Emerson José (Mitu) participaram do programa Geraldo José na Transamérica FM e convidaram a população a prestigiar o evento que tem contribuído, substancialmente com os distritos, notadamente com Massaroca que é o detentor do maior rebanho de caprinos e ovinos de Juazeiro.

"A feira tem proporcionado aos participantes e visitantes oportunidades de negócios, troca de conhecimentos e comercialização de produtos oriundos da cadeia", argumentou Fabrício. Segundo Cláudia Feitosa "As feiras se constituem em instrumentos de promoção e desenvolvimento da cadeia produtiva, além de agregar novas tecnologias, através da troca de experiências dos produtores e instituições participantes".

Confira a programação aqui.

Variadas
12 de Julho / 2013 às 07:30 | Nenhum Comentário

A partir do próximo domingo (14) a cidade de Petrolina será palco da Pré-Jornada Mundial da Juventude. O evento acontece em conjunto com outras cidades brasileiras e pretende preparar os jovens e peregrinos para a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá entre os dias 23 e 28 deste mês, no Rio de Janeiro e que contará, pela primeira vez, com a presença do Papa Francisco no Brasil. Em Petrolina, a programação segue até o dia 19 e contempla shows artísticos com as bandas Adoração e Vida, DDD Doidim de Deus, Danylo Max, além da realização do Festival Cultural da Juventude, exposições, celebrações eucarísticas, catequeses, Cine Jovem e Ação Social.

Na abertura do evento, que será na Praça Dom Malan a partir das 17h, está previsto na programação  a realização da Santa Missa de Envio, seguida pela inauguração do monumento “O presente de Padre Cícero a Dom Malan” . Após o ato haverá a acolhida da réplica da Cruz Peregrina da Diocese, o Tributo ao Beato João Paulo II e por último o show da Ir. Kelly Patrícia, do Instituto Hesed (Fortaleza-CE). A Prefeitura Municipal de Petrolina está dando todo apoio necessário para a realização do evento.  

“Esperamos que a Pré – Jornada seja uma grande festa para a juventude petrolinense. A cidade já se encontra preparada e animada para receber o público. Iremos recepcionar peregrinos das cidades de Orocó, Santa Maria da Boa Vista, Santa Cruz da Venerada, Santa Filomena, Lagoa Grande, Dormentes, Afrânio, além de fiéis da Diocese de Salgueiro, Senhor do Bonfim (BA) e Picos (PI). Também receberemos jovens estrangeiros oriundos da Arquidiocese de Colônia, na Alemanha”,  frisa o diretor de Direitos Humanos e Juventude da secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho de Petrolina, Robson Rocha.

Para o prefeito municipal, Julio Lossio, a Pré-Jornada Mundial da Juventude também irá refletir sobre o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a juventude de Petrolina. “Entendemos a Pré-Jornada com um grande momento para fomentarmos o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a juventude de Petrolina. Além disso, estaremos incentivando as atividades turísticas e econômicas da nossa cidade”, ressalta.

Policial
12 de Julho / 2013 às 07:00 | 1 Comentário

Na noite da última quarta-feira, dia 10, após dias de investigação e monitoramento, policiais civis de Juazeiro conseguiram localizar e prender o nacional André Santos da Silva contra quem havia um mandado de prisão expedido pela justiça criminal desta comarca. O suspeito é acusado da prática de crime de tentativa de homicídio praticado contra a ex-companheira e foi preso graças as informações passadas pela comunidade. O acusado foi transferido para o conjunto penal de juazeiro onde ficará custodiado à disposição da Justiça.

Com informações da Ascom/17ª COORPIN
Informativos
12 de Julho / 2013 às 06:30 | Nenhum Comentário

A prefeitura de Cabrobó, Sertão do São Francisco, promove a partir da próxima segunda-feira (15), uma campanha de prevenção ao câncer de colo de útero. De segunda (15) até a próxima quarta-feira (19), todas as unidades de saúde do município irão realizar ações preventivas como palpação da mama para identificar possíveis nódulos, além de exames de papanicolau.

Para ter acesso aos serviços, qualquer mulher deverá se dirigir até uma das unidades de saúde portando documento de identificação e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Passar pelo exame preventivo possibilita descobrir a doença em estágios precoces ou detectar anormalidades que estejam associadas ao desenvolvimento deste tipo de tumor, permitindo, um tratamento eficiente do câncer. 

Ascom Cabrobó
Variadas
12 de Julho / 2013 às 06:00 | Nenhum Comentário

Será realizada nesta sexta-feira (12), às 9h da manhã, no auditório da Câmara Municipal de Juazeiro-BA, uma audiência pública para debater sobre o câncer de mama. O evento, idealizado pela vereadora Valdeci Alves (PV), faz parte da Semana Municipal da Luta contra o câncer de mama.

A vereadora e a voluntária do Instituto de Prevenção Ivete Sangalo, Katússia Almeida participaram do programa Geraldo José na tarde desta quinta-feira (11) na Transamérica FM, oportunidade em que convidaram a sociedade juazeirense a participar da programação.

Estarão presentes o diretor do Instituto de Prevenção Ivete Sangalo, Adriano Carlos Bonafim, o Superintendente Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Emanoel Lima, e profissionais da área de saúde.

A Semana Municipal da Luta contra o câncer de mama começará hoje (12) e seguirá até a próxima sexta-feira (19).

Irislane Pacheco Ascom – Vereadora Valdeci Alves (PV)
Esporte
11 de Julho / 2013 às 23:00 | Nenhum Comentário

EU PENSO ASSIM...

Herbet Mouze

No dia 28/06/2013, escrevi matéria, neste espaço, com o título “QUEDÊ OS OLHEIROS?”, mostrava naquela oportunidade, que em nosso município, bairros e interior, existe uma profusão de ligas que organizam e promovem campeonatos, torneios, etc. É comum despontarem alguns atletas que se destacam entre os demais, e aí é onde entram as ações dos “olheiros”, indicando para seus clubes, JUAZEIRO e JUAZEIRENSE e até para fora, como já aconteceu. Mas, não temos conhecimento que esse tipo de “garimpagem” venha acontecendo, o que é um desperdício, mas agora, a coisa é outra.

Oficialmente, estão já montadas duas “fábricas” até atletas do futebol, que felizmente, estão surgindo em boa hora.

A “TOCA DO JUÁ”, fundada e administrada por Josué Nascimento, ex-presidente do JUAZEIRO SOCIAL CLUBE.

A “TOCA DO JUÁ” está em plena atividade, hoje, representando a cidade de Petrolina, em um campeonato (sub-17) promovido pela Federação Pernambucana de Futebol e recentemente “emprestou” seus atletas para a disputa da  “COPA DOIS DE JULHO”, aqui em nosso estado, representando o JUAZEIRO S. CLUBE.

Temos a satisfação também, de saber que existe o projeto “REVELANDO CRAQUE”, que segundo seu autor, Eládio Júnior, também ex-presidente do JUAZEIRO, esse projeto, “Busca dar ocupações a adolescentes e jovens. Faremos nascer o projeto REVELANDO CRAQUES, agindo contra a falta de atividades socioeconômicas e lazer que aflige os adolescentes e jovens da região.”, conclui Eládio.

Desta maneira, todos nós, só temos que parabenizar, os promotores dessas duas importantes ações, que na certa, abrirão novos e importantes horizontes para a juventude regional.

EU PENSO ASSIM, E VOCÊ?

Variadas
11 de Julho / 2013 às 22:30 | 1 Comentário

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano, do governo Federal, abriu Seleção Pública Simplificada para contratação temporária de 359 (trezentos e cinquenta e nove) profissionais de Nível Superior e Médio, sendo ofertadas 320 (trezentos e vinte) vagas para Educadores, 08 (oito) vagas de Nível Superior e 31 (trinta e uma) vagas de Nível Médio, no âmbito da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.  A seleção pública é válida por 01 (um) ano, prorrogável por igual período, a partir da data de homologação do seu resultado final e a remuneração pode chegar a R$ 3 mil.

As inscrições para o presente Processo Seletivo Simplificado serão gratuitas e realizadas, exclusivamente, através do site www.educacao.pe.gov.br, até o dia 14 de julho, acompanhado da digitalização dos documentos e comprovação do currículo: Identidade, CPF, comprovante de residência, de quitação eleitoral, do serviço militar (quando do sexo masculino), dos documentos de comprovação da formação e da experiência profissional, de acordo com o estabelecido na Tabela de Pontuação / Análise da Experiência Profissional e de Títulos e a Declaração de Deficiência, especificando essa condição, quando for o caso.

Segundo Paloma Mangabeira, coordenadora do projeto na Rede Municipal, Petrolina também está participando do plano de implementação do Programa e tem até o dia 15 de julho para instituir suas metas e ações. Em seguida, também será realizado o processo seletivo simplificado, com análise da experiência profissional comprovada com o currículo, apresentação de títulos e entrevista.

O candidato poderá se inscrever para atuar em 01 (um) ou em 02 (dois) municípios, conforme o pólo de sua opção. Os selecionados serão convocados para a contratação através da Gerência Regional de Educação – GRE, conforme ordem de classificação e necessidade do Programa.

Policial
11 de Julho / 2013 às 22:00 | Nenhum Comentário

Ontem (10), por voltas das 09 horas, policiais militares do policiamento ostensivo do Mercado do Produtor prenderam os menores I.S.O, 15 anos, residente no Bairro Itaberaba e A.S.F, 13 anos, residente na Travessa da Rua 11, no mesmo bairro. Com os menores foi encontrado um revólver, calibre 38, n 596648, marca Taurus, com 02 (dois) cartuchos intactos. Segundo o primeiro menor, a arma era para matar a pessoa de nome Anderson Ribeiro Leite, residente na Rua Henrique Gomes, número 367, Bairro Nossa Senhora das Grotas. Eles foram conduzidos para à delegacia de polícia para as providências cabíveis.

Variadas
11 de Julho / 2013 às 21:30 | Nenhum Comentário

A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) através do Projeto Sanar, implantou este ano o Programa de Controle da Doença de Chagas no município de Petrolina. Entre os meses de janeiro e maio, foram realizadas pesquisas em 51 localidades da zona rural do município para detectar a presença do inseto triatomíneo, popularmente conhecido como barbeiro, transmissor da Doença de Chagas. 

“Dessas 51 localidades, foram encontrados barbeiros em 33 localidades, ou seja, áreas positivas para barbeiros. Diante desse resultado a secretaria de Saúde, está realizando borrifações nos domicílios positivos, como estratégia de interrupção do ciclo de transmissão da doença de Chagas”, esclarece o gerente de Endemias de Petrolina, Jailson de Araújo.

Até o final de agosto uma equipe composta por cinco agentes de Endemias estará visitando as áreas infectadas para realizar a borrifação. “Após este período, até o mês de dezembro, vamos realizar novas pesquisas”, acrescenta Araújo. A Doença de Chagas é causada pelo protozoário parasita Trypanosoma cruzi, que é transmitido pelas fezes de um inseto (triatomíneo) conhecido como barbeiro. Febre, mal-estar, inflamação e dor nos gânglios, vermelhidão, inchaço nos olhos, aumento do fígado e do baço são os principais sintomas da doença.

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina Imagem da Internet
Variadas
11 de Julho / 2013 às 21:00 | Nenhum Comentário

O professor da UNEB, Emanuel Ernesto, com alunos da disciplina de processamento de produtos agropecuários

Estudantes de Agronomia do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, realizarão na próxima terça-feira (16), a 6ª Mostra de Produtos Agropecuários processados na forma de doces, conservas, polpa, suco e laticínios. O evento é gratuito e não é necessário realizar inscrição prévia. A programação será iniciada às 14h, no Auditório Tadeu Severino do DTCS, com uma palestra sobre o tema “Agroindústria Familiar”. O convidado para falar sobre o assunto será um representante do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA).

Após a palestra, os estudantes irão expor alimentos de origem vegetal e animal que foram transformados em produtos como caldas, compotas e iogurtes. A mostra acontece na praça de eventos da UNEB, a partir das 15h. Durante a mostra, os alunos de Agronomia irão fornecer informações sobre as formas de processamento utilizadas para obter cada produto e destacar quais são os cuidados necessários para a higienização dos materiais utilizados durante o procedimento.

O evento – A 6ª edição da mostra é realizada por estudantes, sob a orientação do professor Emanuel Ernesto. A previsão é de que o evento aconteça em todos os semestres do curso de Agronomia, durante o encerramento da disciplina de processamento de produtos agropecuários. “A disciplina orienta não apenas na produção dos conservados, mas antes disso ensina a forma de higienização que precisamos ter com o ambiente e com o alimento que é utilizado para que não haja contaminação, nem provoque danos à saúde do consumidor”, esclarece a estudante Izabela Almeida.

Ascom/DTCS
Política
11 de Julho / 2013 às 20:30 | Nenhum Comentário

Nesta quarta-feira (dia 10), o governador do estado Jaques Wagner sancionou o projeto de lei proposto pelo deputado estadual Bira Corôa (PT), em que fica instituído o Cadastro Estadual de Pessoas Desaparecidas do Estado da Bahia, destinado a dar agilidade e eficácia na busca de pessoas que tenham desaparecido no território do Estado, sob a responsabilidade da Secretaria da Segurança Pública.

O projeto prevê ações para constante atualização do cadastro, por meio da manutenção a ser realizada pelas autoridades policiais e órgãos de segurança, além de ampla divulgação nos veículos de comunicação dos Poderes do Estado e órgãos da Secretaria da Segurança Pública. Além de diversas outras medidas que poderão ajudar na busca, as atividades a serem implementadas também integram o Departamento de Policia Técnica do Estado da Bahia, que receberá mensalmente a relação do cadastro de pessoas desaparecida e ficará responsável em identificar os cadáveres de identidade ignorada que deram entrada nas suas unidades da Capital e Interior.

Para o deputado Bira Corôa (PT), este projeto trará mais conforto e esperança às famílias que sofrem com filhos ou parentes desaparecidos, além de contribuir para maior agilidade ao processo de busca. “Estou muito feliz pela aprovação do projeto de lei porque contaremos, a partir de hoje, com um maior envolvimento dos diversos órgãos que podem ajudar na procura, uma ação de forma integrada e fortalecida,” disse o deputado.

Variadas
11 de Julho / 2013 às 20:00 | 2 Comentários

No mês de julho, o Cinema no vale terá uma mostra especial: ao longo de 3 semanas serão exibidos capítulos da série Anjos na América, uma das produções mais importantes da TV do Estados Unidos, tendo ganhado 5 Globos de ouro, o Oscar da TV dos EUA,  e que traz temas de conteúdo universal.

Adaptada de uma premiada peça do escritor Tony Kushner, Anjos na América se passa nos anos de 1980, sob o período da Guerra fria, tendo como presidente Ronald Reagan. Nesse cenário, diferentes personagens, reais e fictícios, se cruzam em uma Nova Yorke assombrada pelo surgimento da Aids e pelas tensas relações políticas entre republicanos e democratas.

É em meio a esse ambiente que são discutidos temas como abandono, religião, sexualidade, reações diante da morte, direitos civis e crenças ideológicas em meio a personagens que parecem estar em um impasse diante de seus valores e do mundo, com destaque para a inserção do casal Rosemberg (acusado de espionagem pelo governo norte-americano e, em seguida, condenado à morte), do advogado Roy Cohn, responsável por sua condenação, e de um anjo que ultrapassa os limites entre delírio e realidade nessa série cheia de mensagens e símbolos.

A cada semana, serão exibidos 2 capítulos, iniciando-se nesta sexta-feira, dia 12, a primeira e segunda partes. Os demais capítulos serão exibidos nos dias 19 e 26 do mês de julho no Auditório da Biblioteca – Campus Univasf a partir das 19h30. A entrada é gratuita. O projeto Cinema no vale é coordenado pelo professor Afonso Henrique Novaes Menezes.

Política
11 de Julho / 2013 às 19:30 | 39 Comentários

Agnaldo Meira, novo vereador de Juazeiro.

Nesta sexta-feira, 12, após a inauguração da Escola Municipal Carlos Costa, no bairro Country Club, o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho,  vai dar posse a mais dois novos secretários. Serão anunciados os novos secretários de Serviços Públicos e de Governo. O ato está marcado para as 11h, no Paço Municipal.

Pelo que o Blog apurou junto à fontes no governo, o vereador Eduardo Lopes (PCdoB) foi indicado e assumirá a pasta de Serviços Públicos e com isso, o suplente Agnaldo Meira do mesmo partido,que já foi Secretário da Agricultura, tomará assento na Câmara Municipal.

Paulo Bonfim, que deixa a SESP - Secretaria de Serviços Públicos assumirá a Secretaria de Governo que no primeiro mandato do prefeito Isaac Carvalho tinha Antonio Carvalho Brito Gama (Gaminha) na Assessoria de Governo, cargo que estava vago e foi transformado em secretaria.

Variadas
11 de Julho / 2013 às 19:00 | 4 Comentários

A Secretaria de Serviços Públicos informa aos moradores das Ruas Almirante Custódio de Melo e Almirante Paulo Frontein, ambas no bairro Country Clube, que nessa quinta-feira (11) a equipe de manutenção esteve no local para realizar serviços de pavimentação e reposição das tampas de Poços de Visitas (PVs), que foram retiradas indevidamente, prática essa contra o patrimônio público e denunciadas ontem aqui no Blog.

O Serviço de Água e Esgoto – SAAE disponibiliza dois telefones para o cidadão que quiser colaborar indicando o local onde estiver faltando à tampa de PV. Fones: 3612-5838 e (74) 8824-1005, ou atendimento pessoal na Rua do Paraíso s/n – bairro Santo Antonio. O SAAE disponibiliza um estoque de reposição, porém a empresa fornecedora solicita um prazo de 30 dias para entrega de um novo pedido.

Diariamente as equipes do SESP, em parceria com a SAAE, atendem as demandas de reposição das tampas de PVs e bocas de lobo, e a cada três meses, quando são realizados os mutirões de limpeza nos canais e bocas-de-lobos, os trabalhos se intensificam e é realizada uma ação geral que contempla todos os bueiros e galerias.

Assessoria de Comunicação/SESP – SAAE

Policial
11 de Julho / 2013 às 18:30 | Nenhum Comentário

Policiais civis da equipe Malhas da Lei de Serra Talhada, prenderam na tarde desta quarta-feira (10), no bairro do Espinheiro em Recife, Geraldo Alves de Lima, de  37 anos, foragido da justiça há quatro. Ele é acusado juntamente com seu cunhado, ter assassinado com disparos de arma de fogo José Nilton Gomes de Holanda, fato ocorrido em setembro de 2009, no distrito de São Caetano, município de Betânia.

Geraldo Alves de Lima que tinha em seu desfavor um mandado de prisão expedido pela Comarca de Betânia foi preso quando se encontrava em seu veiculo no bairro do espinheiro. Após as providências de praxe na delegacia, o acusado foi recolhido na Cadeia Pública de Serra Talhada, onde permanece  à disposição do Juízo de Direito da Comarca de Betânia.

Assessoria de Comunicação Diretoria Integrada do Interior 2
Variadas
11 de Julho / 2013 às 18:00 | Nenhum Comentário

Ainda com um público diminuto começou no final da tarde desta quinta-feira (11) a manifestação do Dia Nacional de Lutas convocada pela CUT e demais centrais sindicais, em Juazeiro com apoio dos sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Servidores Públicos Municipais, Sindae e dos Comerciários de Juazeiro com objetivo de defender a pauta da classe trabalhadora.

No manifesto os trabalhadores defendem como pauta:

Redução da Jornada de Trabalho para 40h semanais, sem redução de salários;

Contra o PL 4330, sobre Terceirização.

Fim do fator previdenciário;

10% do PIB para a Educação;

10% do Orçamento da União para a Saúde;

Transporte público e de qualidade;

Valorização das Aposentadorias;

Reforma Agrária;

Suspensão dos Leilões de Petróleo.

Pauta da CUT Nacional

Plebiscito da reforma política.

Pauta Regional

Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

Política
11 de Julho / 2013 às 17:30 | 9 Comentários

A Secretaria da Saúde de Juazeiro informa a Sra. Letícia Cunha que devido a uma exigência contratual do Ministério da Saúde, todas as Unidades Básicas de Saúde que serão reformadas e ampliadas pela atual gestão precisam ter fixadas placas de identificação da obra. A Secretaria comunica ainda que o processo de licitação para início da reforma da UBS do João XXIII está em andamento.

A gestão também esclarece que o reabastecimento de medicamentos está sendo realizado gradualmente, já que alguns medicamentos são de responsabilidade do Estado, mas que em razão do atraso, a Secretaria da Saúde está efetuando a compra com recursos próprios.

A Prefeitura de Juazeiro já construiu e inaugurou cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) com estrutura adequada e dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde: duas no interior, em Maniçoba e no Mandacaru, e três na sede: Parque Residencial, Dom Tomaz e Itaberaba. Mais 15 já estão garantidas para o município através da parceria com o Governo Federal. Todas as unidades possuem espaço amplo e ventilado, oferecendo mais conforto e melhores condições de trabalho para os profissionais.

Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Juazeiro
Política
11 de Julho / 2013 às 17:00 | 5 Comentários

A sessão extraordinária convocada pela Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Juazeiro aprovou na manhã desta quinta-feira (11/07) por unanimidade o requerimento do Vereador Justiniano Felix (Tiano do PT) de convocação para uma audiência pública, a realizar-se no próximo dia 19, a partir das 15 horas, para discutir a Reformulação do Conselho de Transporte e Mobilidade Urbana, Revisão do Plano Diretor e Criação do Plano Diretor Rural.

Participação dos Movimentos Populares

Encerrada a sessão extraordinária, o Presidente abriu uma sessão especial para o pronunciamento dos representantes dos movimentos populares presentes. Falaram Stalone Araújo do Conselho Municipal da Juventude, agradecendo a presteza dos vereadores em atender às reivindicações e solicitando uma audiência pública, que endossada por requerimento do vereador Tiano Félix (PT), foi confirmada para o dia 19 para discutir a pauta do Movimento O Vale Acordou. Jamile Nascimento, enfatizou que “esta é uma obrigação dos vereadores” ao referir-se à aprovação e Ramon Raniere: “a próxima luta é pelo passe livre estudantil”.

Por Manoel Leão Ascom CMJ
Política
11 de Julho / 2013 às 16:30 | Nenhum Comentário

O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, na noite desta quarta-feira (10), o Projeto de Emenda a Constituição 3/2011 que facilita a apresentação de propostas de iniciativa popular. A proposição, que já havia sido aprovada pela manhã na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), diminui o número de assinaturas necessárias para a apresentação de projetos de lei e estabelece que propostas de Emenda à Constituição (PECs) também possam ser apresentadas por cidadãos, hipótese que não é contemplada atualmente pela Constituição.

“A proposta abre cada vez mais a possibilidade dessa interação com a sociedade”, destacou o senador Walter Pinheiro (PT-BA). Hoje é necessário que um projeto de iniciativa popular tenha assinaturas de pelo menos 1% do eleitorado nacional, o que significa algo em torno de 1,3 milhão de eleitores.

Com a PEC 3/2011, será preciso apenas 0,5% dos votos válidos na última eleição para deputado federal, ou seja, cerca de 500 mil assinaturas, conforme estimativas apresentadas na justificativa do projeto. Após aprovação da matéria, em dois turnos, a PEC 3/2011 segue para apreciação da Câmara dos Deputados.

Ascom Senador Walter Pinheiro
Política
11 de Julho / 2013 às 16:00 | 4 Comentários

A Prefeitura de Juazeiro, através das Secretarias de Agricultura e de Relações Institucionais, realizou terça-feira (9), no auditório da Secretaria de Educação, (SEDUC) reunião com os comerciantes cadastrados da Nova Feira Livre de Juazeiro (localizada no Alto da Maravilha) para apresentar o novo formato da feira e as mudanças realizadas na estrutura física do local. O novo espaço conta com 16 boxes com luz elétrica e água encanada, e tem capacidade para abrigar 460 barracas. Nesse primeiro momento, apenas os 200 feirantes que já comercializavam no local foram cadastrados. As demais vagas serão preenchidas, posteriormente.

A nova feira do Alto da Maravilha será entregue a sociedade no próximo dia 20 (sábado), às 9h, dentro das comemorações do aniversário de 135 anos da cidade. Com a reforma, o novo espaço passa o oferecer também estacionamento arborizado, jardins e bancos de praça dentro e fora do galpão, além de um palco para apresentações culturais com camarim e banheiro. Segundo o secretário de Relações Institucionais, Fernando Dantas, o projeto foi trabalhado junto com os feirantes, respeitando as necessidades e anseios da população. “A sociedade está cada vez mais exigente, almejando ambientes aprazíveis com estrutura, higiene e organização. Acredito que se os comerciantes estiveram devidamente uniformizados e com crachás de identificação, eles darão uma boa impressão e com certeza atrairá novos clientes”, declarou. 

O novo horário de funcionamento da feira do Alto da Maravilha também foi apresentado aos feirantes durante a reunião. O funcionamento, que ocorria apenas nas sextas e sábados, passará a atender ao público de terça a domingo. A limpeza e manutenção serão realizadas sempre às segundas-feiras.  “Acredito que é preciso formar um comitê permanente para dar encaminhamento às demandas que surgirão. Construímos um espaço bonito e espero que todos contribuam para a sua preservação”, expressou o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Cerqueira.

Ascom/Prefeitura Municipal de Juazeiro
Variadas
11 de Julho / 2013 às 15:30 | Nenhum Comentário

O Centro Público de Economia Solidária, Sertão do São Francisco (Cesol-SSF), participa de 11 a 14 de  julho, do 2º Fórum Social e da 2ª Feira Mundial ECOSOL 2013,  um dos maiores eventos da economia solidária do Brasil, que acontece no município de Santa Maria (RS), e vai contar com a participação dos países do MERCOSUL e da América Latina.

A coordenadora do Cesol, Virginia Brito e a técnica, Simone Duarte estarão presentes na Feira. “É um evento que oportuniza e fortalece a construção de um novo modelo de Desenvolvimento Solidário, Sustentável e Territorial, e para a construção de uma sociedade justa, economicamente viável e ambientalmente sadia. A participação do Cesol é muito importante, estamos trabalhando há quatro meses na região, e até o final do ano estaremos atendendo mais de 50 empreendimentos solidários, e essa troca de experiências vai contribuir muito para o nosso trabalho”, ressaltou Virginia Brito.

A Feira Mundial ECOSOL é um espaço de formação, troca de ideias e experiências para as cooperativas e os empreendimentos solidários de vários países, e faz parte do calendário Nacional de Feiras em Rede de Economia Solidária,  do Projeto Nacional de Comercialização Solidária, e uma das principais atividades anuais do Projeto Esperança/Cooesperança de Santa Maria – RS.

Emanuelle Lustosa Assessoria de Comunicação - Cesol
Variadas
11 de Julho / 2013 às 15:00 | 3 Comentários

"COMUNICADO OFICIAL Nº 002

O movimento O Vale Acordou vem através deste comunicado esclarecer que não é o articulador da mobilização convocada para o dia 11 de julho, batizada como Dia Nacional de Luta, diferentemente de como foi divulgado em um blog da região.
O Vale Acordou apóia e colabora na participação com o ato e suas bandeiras de luta, porém, ressalta que o Dia Nacional de Luta é organizado por uma série de movimentos sociais e populares, centrais sindicais e organizações políticas e partidárias.
O Vale Acordou, apenas mais um dentre os movimentos integrantes do ato, se prontificou a apenas colaborar na comunicação, assim como diversos outros movimentos. Deste modo, as decisões relacionadas à escolha de trajeto e pontos de concentração, segurança e mobilização não cabem ao nosso movimento.
Em tempo, convidamos todos e todas a participarem desse momento de construção de uma nova sociedade mais justa e fraterna. A concentração para o ato deste dia 11 acontecerá na Praça do Bambuzinho em Petrolina às 8:00 horas. Contamos com a presença de todos e todas em mais essa manifestação de cidadania.
Reforçamos também que há um novo ato do movimento O Vale Acordou marcado para o dia 15 de julho. A segunda reunião de organização do ato ocorrerá na próxima sexta-feira na sala do movimento estudantil da Univasf, campus de Juazeiro, às 18:30 horas.

Movimento O Vale Acordou, 10 de julho de 2013."

Nota publicada em https://www.facebook.com/OValeAcordou/posts/504921589588690

Para qualquer indagação ou questão acerca de nosso posicionamento pedimos que os esclarecimentos sejam feitos a partir deste comunicado oficial.

O Movimento O Vale Acordou agradece a atenção.

Política
11 de Julho / 2013 às 14:30 | 1 Comentário

Maior produtor de cebola da Bahia e responsável por 25% da produção nacional, o município de Casa Nova, na região do São Francisco, será sede, em fevereiro do próximo ano, do Seminário Câmara Setorial da Cebola e de Crédito Assistido, promovido pela Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), através da Diretoria de Agricultura da Superintendência de Desenvolvimento da Agropecuária (SDA). A definição do seminário foi um dos resultados da reunião realizada no final da tarde desta quarta-feira (10) entre o secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, e os presidentes das associações de produtores de Barro Alto, Dois Irmãos, São Miguel, Tanquinho, Lagoa Nova e Santo Antonio, que estavam acompanhados pelo vereador de Casa Nova, João Honorato Nascimento.

O Seminário Câmara Setorial da Cebola e de Crédito Assistido terá o objetivo de disseminar tecnologias, através de palestras ministradas por técnicos experientes, e programação de campo. Outro objetivo do evento é direcionar, orientar e acompanhar o crédito, através da assistência técnica, garantindo que os recursos sejam aplicados com eficiência.O evento faz parte de um conjunto de cerca de 150 seminários que a Seagri vai promover desde agora até o final de 2014. A primeira programação vai acontecer no dia 17, quarta-feira da próxima semana, na cidade de Teixeira de Freitas, onde acontecerão os seminários da Borracha Natural, do Leite e da Mandioca.

No encontro com o secretário, os representantes dos produtores da Casa Nova discutiram a regularização fundiária do Sítio Serra Grande, no município de Sento Sé, que está sendo trabalhada pela Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA/Seagri), e solicitaram a limpeza de aguadas e da Barragem Cachoeira, demanda esta que será encaminhada à CAR/Sedir e Codevasf. Eles agradeceram ao secretário pelo milho doado no ano passado pela campanha SOS Seca, parceria da Seagri com os grandes produtores do Oeste do Estado, e ouviram do secretário que o município está na lista de prioridade para receber novo carregamento de milho para os pequenos criadores.

Ascom Seagri
Política
11 de Julho / 2013 às 14:00 | 3 Comentários

Geraldo José e equipe;

Com referência a matéria publicada hoje no Blog, sobre a estrada  Rodeadouro/Lagoa do Salitre, informamos que a mesma está em fase final  de pavimentação (95% concluída), faltando apenas a finalização da  passagem molhada, que, devido às características do terreno, que antes  era uma lagoa, vai demorar um pouco mais para ser concluída.

Em anexo uma foto da obra tirada em fevereiro de 2012.

Atenciosamente,

Zilton Martins Cezar - Assessoria Regional de Comunicação e Promoção Institucional Codevasf - 6ª SR

Política
11 de Julho / 2013 às 13:43 | 9 Comentários

Durante toda manhã manifestantes tentaram atravessar a ponte Presidente Dutra para realização de mais uma manifestação, dessa vez no dia Nacional de Lutas. Porém, a Polícia Rodoviária Federal tinha uma liminar da Advogacia Geral da União em mãos proibindo o acesso dos ativistas à ponte e só próximo das 13 horas é que com o apoio dos policiais os manifestante atravessaram a ponte em direção à Prefeitura de Juazeiro. O blog acompanhou tudo durante toda a manhã e mostra agora através de registros fotográficos feito por nossa equipe:


publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage