Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 22 de Abril de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 10 de Janeiro / 2017 às 13:00

Paulo Bomfim ouve servidores e população durante visita a UBS Novo Encontro

Nesta segunda-feira (9), sexto dia útil da atual gestão municipal, o prefeito Paulo Bomfim continuou com o cronograma de visitas diárias às Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Juazeiro. Hoje foi a vez da UBS Novo Encontro ser surpreendida pela equipe do governo, também composta pelo secretário de Saúde, Plínio Amorim, e pelo chefe de gabinete, Vilmar Ferreira.

Na ocasião, o prefeito analisou as condições das instalações, assim como ouviu reivindicações da equipe da unidade e dos usuários que estavam no local. "Hoje detectamos alguns problemas pontuais, entretanto não houve relatos de falta de remédios e nem demanda reprimida de exames. Continuaremos acompanhando de perto para que possamos solucionar de imediato os problemas que vierem a  aparecer", avalia.

O secretário de Saúde explica que o bom funcionamento das Unidades Básicas de Saúde é essencial para melhorar o serviço público de saúde. "A atenção primária se constitui em prioridade e estamos buscando dar mais eficiência. Daremos continuidade a este tipo de visita e de serviço, para levarmos uma saúde de qualidade para a população que precisa e merece", garante Plínio Amorim.

A enfermeira responsável pela unidade, Helen Costa, elogiou a iniciativa do prefeito. "Ele veio ver pessoalmente quais são as nossas dificuldades. Relatamos nossos problemas, mas aqui, de maneira geral, estamos satisfeitos com a estrutura da unidade", afirma.

A usuária da unidade, Maria Alves de Oliveira, disse que a visita do prefeito é importante para a população. "Ele vir aqui para olhar e saber o que está faltando é bom pra gente,  passa segurança para a comunidade e a gente pode cobrar", argumenta.

Após sair da UBS Novo Encontro, a equipe de governo foi olhar o andamento da obra da UBS Lomanto Júnior.

Ascom/Juazeiro
publicado em 10 de Janeiro / 2017 às 12:26

Secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária participa de assembleia com produtores do distrito de Massaroca

A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro, Maraiza Carvalho, acompanhada do vereador Justiniano Félix (Tiano) participou na manhã desta segunda-feira (09), na comunidade de Lagoinha, distrito de Massaroca, da Assembleia do Comitê das Associações Comunitárias e Agropecuárias de Massaroca CAAM (que congrega 12 associações da região).  

Na ocasião a titular da pasta falou sobre as metas da secretaria e debateu com os agricultores familiares, questões relacionadas às políticas públicas de desenvolvimento rural, a cadeia da caprinonovinocultura e o fomento à comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar. "Comprometo-me a ser intermediadora para buscar soluções junto às instituições e potencializar a cadeia como um todo, que vai desde o Selo de Inspeção Municipal (SIM), hoje parte integrante da nossa secretaria, até a comercialização do produto final. Estamos muito otimistas com as sugestões apresentadas e iremos trabalhar em conjunto com a população", ressaltou.

Segundo a presidente do CAAM, Jousivane Santos Silva, o encontro foi muito positivo. "Nos sentimos privilegiados com a presença da secretária Maraiza e de agora em diante estaremos colados com ela. Temos uma parceria antiga com o governo, através das feiras de caprinos e esperamos aprofundar ainda mais essa relação. Essa foi uma excelente oportunidade para expormos as nossas demandas", destacou.

Durante a assembleia a secretária ouviu atentamente os anseios da comunidade e se comprometeu a realizar um trabalho sério e em parceria com a população. Para o vereador Tiano Félix é muito importante que o gestor público escute as pessoas, "estabeleça o diálogo como base para fazer um trabalho a quatro mãos e não só a partir de ideias estabelecidas pelo Governo. Essa forma construída junto com as comunidades é a mais adequada para uma secretaria que precisa pensar a agricultura e a pecuária em conjunto com o desenvolvimento econômico", disse.

Lene Radina/ ASCOM
publicado em 10 de Janeiro / 2017 às 12:00

COELBA TEM NOVO NÚMERO DE SMS PARA CLIENTE INFORMAR SOBRE FALTA DE ENERGIA ELÉTRICA

A Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, informa aos clientes o novo número exclusivo para o envio de SMS em caso de falta de energia elétrica: 26560.

Fácil, rápido, seguro e gratuito, o serviço exige que o cliente informe, na mensagem de SMS, apenas o número da conta-contrato disponível na conta de energia.

A Coelba aconselha que os clientes mantenham esse novo número de SMS salvo na agenda do telefone, bem como o da conta-contrato anotado no bloco de notas do aparelho, para facilitar a comunicação.

Ascom Coelba
publicado em 10 de Janeiro / 2017 às 11:29

Rui se emociona no Hospital da Mulher e destaca tratamento contra o câncer

"Chega a arrepiar. A emoção é grande. Minha mãe morreu de câncer de mama e naquela época havia muita dificuldade para diagnóstico e tratamento. Estou vindo aqui na esperança que, em breve, nenhuma mulher morra mais de câncer de mama, por não ter tido onde se cuidar, se tratar e fazer a cirurgia". A declaração emocionada do governador Rui Costa marcou sua chegada ao Largo de Roma, em Salvador, para a inauguração do Hospital da Mulher, na tarde desta segunda-feira (9).

De acordo com o governador, os prefeitos e prefeitas poderão encaminhar as mulheres que tenham diagnóstico de câncer para confirmar a suspeita no novo hospital do Governo do Estado. "Confirmando a suspeita, a ideia é que elas possam operar imediatamente, aumentando com isso a expectativa de vida e dando qualidade de vida a essas mulheres", garantiu Rui.

Com investimento superior a R$ 40 milhões, este é o maior hospital especializado no atendimento à saúde da mulher do Norte-Nordeste e considerado um centro de referência estadual. A unidade possui dez salas cirúrgicas e 136 leitos, sendo 97 destinados à internação, 10 para terapia intensiva (UTI) e 29 leitos para hospital-dia. O centro de diagnóstico está equipado com tomógrafo computadorizado, mamógrafo, ultrassom, doppler scan, raio-X e laboratório 24 horas. O hospital tem capacidade para realizar 9 mil consultas e mil procedimentos cirúrgicos mensais.

O Hospital da Mulher prestará assistência nas áreas de ginecologia e mastologia, além do atendimento na área de reprodução humana, oncologia e situações relacionadas à violência sexual. A unidade também dispõe de um serviço de urgência e emergência ginecológica, com funcionamento 24 horas. Por mês, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), investirá cerca de R$ 4 milhões na manutenção do hospital, que será gerido por uma organização social.

Secom Bahia
publicado em 10 de Janeiro / 2017 às 11:00

Paulo Bomfim vai representar Juazeiro e Região Norte na Chapa da UPB

O prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, cumpriu agenda em Salvador nesta segunda-feira, 09 e participou de reunião com prefeitos de diversas cidades baianas na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB). Paulo Bomfim vai representar a Região Norte do Estado na chapa pluripartidária regional, que será encabeçada por Eures Ribeiro, prefeito de Bom Jesus da Lapa.

“A UPB é uma instituição que defende o municipalismo, possibilitando aos gestores mais autonomia e força às prefeituras. É o conjunto das cidades que formam os Estados e a Nação, e é o que a chapa prega e vai pleitear. Juazeiro e a Região Norte estarão empenhados na consolidação dos municípios mais fortes”, declarou o prefeito.

Ascom Prefeitura de Juazeiro
publicado em 10 de Janeiro / 2017 às 10:30

Verão abre alta temporada de turismo estrangeiro no Brasil

Estimativa da Embratur prevê mais de 2,4 milhões de visitantes do exterior até o final da estação

Com cerca de 7 mil quilômetros de costa e clima tropical, o Brasil atrai admiradores do mundo todo durante o ano, mas é no verão que mais pessoas se rendem as belezas naturais e ao caloroso charme do país, fazendo da estação a época mais aguardada pelo setor de turismo, desde as grandes companhias até os pequenos comércios regionais, especialmente os que se encontram a beira-mar. O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) espera, para os próximos meses, um aumento de cerca de 11% no número de estrangeiros que visitam o Brasil em relação ao verão passado. Notícia animadora em um período difícil: mesmo com as Olimpíadas e as Paraolimpíadas Rio 2016, o quadro econômico não foi dos melhores devido à crise que o país enfrenta nos últimos anos.

Aquecimento econômico

Diante das previsões positivas diversos setores já se preparam para atender a demanda turística, tanto estrangeira quanto nacional. Dados divulgados pelo Ministério do Turismo (MTur) apontam que até outubro de 2016 os gastos de turistas estrangeiros no Brasil acumularam o valor de mais de 5 bilhões de dólares – 6,57% a mais em comparação com o mesmo período de 2015. A expectativa é que o saldo da receita se mantenha positivo neste ano. Estima-se que entre dezembro de 2016 e fevereiro de 2017 os gastos acumulem um total de mais de 6,5 milhões de reais.

Em vista disso, o setor aéreo, um dos segmentos mais afetados pelo encolhimento do mercado, se mantém otimista e já reforça sua malha para atender a alta demanda impulsionada pela estação e as férias coletivas e escolares, visando recuperar os baixos rendimentos obtidos em 2016. Outros setores apostam suas fichas na alta temporada, especialmente o comércio. Com a desvalorização do real diante da crise econômica e da instabilidade do dólar, o mercado brasileiro se torna um atrativo a mais para os que vem de fora.

Principais destinos nacionais

O litoral é sem dúvidas o destino mais atraente do Brasil, o estudo do MTur revela que na escolha dos estrangeiros o Rio de Janeiro (RJ) e Florianópolis (SC) lideram a preferência entre os lugares mais cobiçados pelos visitantes que, na maioria, vem de países como Argentina, Estados Unidos e Chile. A capital carioca, que está em primeiro lugar no ranking, atrai milhões de pessoas para a comemoração do Réveillon na praia de Copa Cabana e a visita ao Cristo Redentor, além de suas famosas praias, mas Florianópolis também domina a preferência dos nossos vizinhos, especialmente dos argentinos.

Ler Matéria Completa
Fonte: Cash Milhas
publicado em 10 de Janeiro / 2017 às 10:00

ABERTA A CAMPANHA 12 DIAS DE CLAMOR PARA 12 MESES DE VITÓRIAS

“Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos assentados no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados”- Atos 2:1 e 2.

Dia 07 de Janeiro, o MINISTÉRIO BATISTA EBENÉZER abriu com essa poderosa palavra acima, sua Campanha 12 dias de Clamor para 12 meses de Vitórias - esse ano com o tema: 2017 – Ano do Avivamento e Transbordamento de Deus para a Igreja.

Louvores e adoração ao Senhor, através dos Levitas e Grupos de Dança da Igreja, marcaram o primeiro dia que teve como Pregador o Pastor Fernandilson da Assembleia de Deus em Salvador, falando sobre o tema: “Deus não desistiu de você”.

Fraternalmente agradecemos a parceria e apoio pela divulgação, ao Blog e Programa Geraldo José (Transrio Fm), Blog do Banana, Blog Vinicius de Santana, Blog do Edenevaldo Alves, Programa Opinião/Francisco José (Rádio Grande Rio AM), e da TV São Francisco (São Francisco Acontece).

Podemos dizer que tivemos uma grande abertura e muito ainda virá com a presença do Conferencista internacional Pastor Abílio Santana (Salvador)  – dia 17.01, Gerson Ruffino (Rio de Janeiro) – dia 18.01, dentre outros nomes conhecidos do meio Gospel da região, Feira de Santana e Salvador.

Lembramos que o acesso ao evento é totalmente gratuito, e estamos esperando você, sua família e seus amigos para serem abençoados durante esses 12 dias até 18 de Janeiro, na Rua Irmã Dulce, 221 – Em frente ao antigo Big Bode do Zelito - Jardim Novo Encontro – Juazeiro, BAHIA.

Coordenação de Eventos Ebenézer
publicado em 10 de Janeiro / 2017 às 09:39

Sento-Sé: Ana Passos apresenta os primeiros nomes do seu Secretariado

A prefeita de Sento-Sé, Ana Passos, apresenta os primeiros nomes que irão compor o seu secretariado. Durante a escolha, a líder priorizou responsabilidade, compromisso e competência.

“Estamos colocando um grupo humanizado, sensível aos problemas da nossa cidade, capacitado e competente. Nossa administração tem o desafio de garantir que as políticas públicas sejam efetivamente aplicadas", declarou Ana.

Confira o perfil dos primeiros secretários:

Diretor do SAAE: 

Carlos Magno 

Técnico em Contabilidade e Técnico em Administração de Empresas. Trabalhou 7 anos como auxiliar de escritório no SAAE de Juazeiro, 8 anos como assistente administrativo e 9 anos como diretor do SAAE, Sento-Sé.

Secretaria de Ação Social: 

Tereza Rodrigues

Pedagoga, pós graduada em Gestão Ambiental, Coordenação e  Supervisão. Direção e Habilitação em serviços Educacionais. Trabalha há 25 anos como educadora. 

Secretaria de Administração:

Juvenilson Passos

Agrônomo. Foi vereador, prefeito por dois mandatos.  Chefe Regional da Car (Companhia de Desenvolvimento e Ação Rural da Bahia) e Coordenador da Bahiater (Companhia de Ação e Desenvolvimento Rural da Bahia).

Secretaria de Educação:

Renato Almeida

Pedagogo. Pós graduado em Metodologia do ensino. Tem 26 anos trabalhando na educação do município e foi diretor/vice por 12 anos.

Secretaria de Finanças:

Jilvanete Santos

Administradora. Pós graduada em Finanças. Concursada em Administração pela PMSSE. Trabalha na administração pública há 16 anos.

Secretaria de Saúde:

Luiz Rezende

Administrador. Foi Secretário Municipal de Saúde em Casa Nova e Coordenador da CIR (Comissão Intergestores Regional) da micro região de Juazeiro 2015 a 2016. Trabalha há mais de 15 anos no sistema público de saúde.

Procuradoria Geral:

Ellen Soares

Advogada, especialista em direito administrativo. Foi conciliadora no segundo juizado especial cível da comarca de Campina Grande/PB. Atualmente é professora universitária e advogada militante na comarca de Sento-Sé/BA.

Tâmara Tárcia/Ascom PMSSE
publicado em 10 de Janeiro / 2017 às 09:28

Com Temer em Lisboa para funeral, Maia assume a Presidência

Michel Temer chegou a Portugal na madrugada desta terça-feira (10) para participar do funeral do ex-presidente português Mário Soares, que morreu no sábado (7), aos 92 anos, em Lisboa. As homenagens dos chefes de Estado a Soares começam no fim desta manhã.

Antes da cerimônia fúnebre, Michel Temer, que está com José Sarney, encontrará com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio do governo, em Belém, Lisboa.

Como pontuou o G1, o Brasil fica nas mãos de Rodrigo Maia (DEM-RJ) enquanto Temer estiver no exterior. Maia é presidente da Câmara dos Deputados e presidente em exercício. A expectativa é que ele trabalhe no Palácio do Planalto nesta terça-feira.

Fonte: NMB
publicado em 10 de Janeiro / 2017 às 09:00

Lênio Ferraz abre exposição fotográfica nesta quarta-feira (11) em Petrolina

O poeta e músico, Lênio Ferraz abre nesta quarta-feira (11) às 19h, no restaurante Da Vila, em Petrolina, a exposição fotográfica 'Estações'. A mostra com 24 imagens de dois diferentes tamanhos, revela múltiplos aspectos da Primavera, Verão, Outono e Inverno na Escandinávia e surpreende pelo conjunto de luzes, cores e diversidade de temas.

Promovida pela Clas Comunicação & Marketing em parceria com a Rio Náutica, restaurante Da Vila e a Foto Imagem, a exposição 'Estações' traz de volta à região um petrolinense que já vive há 25 anos na Suécia.

De acordo com o poeta e jornalista Carlos Laerte, que assina o texto de apresentação, "nesta mostrafotográfica Lênio  traduz as coisas de lá com os olhos daqui, transitando por um caminho que vai da poesia à visualidade. Então, qual metáforas da vida, os olhos falam, a boca olha e o corpo é um misto de alegria e calor".

Lênio Ferraz escreveu em parceria com Carlos Laerte os livros 'Suspiros de Imaginações' (1981) e 'Sementes' (1983). Depois de alçar voo pelos Andes até as terras vikings, produziu os discos 'O Vento Soprando o Cabelo do Milho' (1997), 'Pororoca' (2005), 'Silêncio' (2008) e 'Anjos da Neve' (2014), além de publicar o livro 'Ao Norte pelo Sonho'. No momento, prepara seu próximo CD, 'Evidências'.

A exposição 'Estações' fica aberta à visitação até o próximo sábado (14), quando Lênio Ferraz estará também autografando seus mais recentes trabalhos em CD e livro.

Clas Comunicação
publicado em 10 de Janeiro / 2017 às 08:29

Confederações se reúnem em SP para definir ações contra reformas neoliberais

Acontece nesta terça (10) à tarde, em São Paulo, o primeiro encontro do ano do Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST). A entidade, fundada em 2003, reúne as Confederações Nacionais em cujas bases atuam cerca de nove mil Sindicatos. O encontro, nos Metalúrgicos de São Paulo, vai debater a conjuntura nacional e deve tirar uma agenda de ações contra as reformas neoliberais e anticrise.

Artur Bueno de Camargo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na alimentação (CNTA-Afins) e coordenador do FST diz: "Vamos ouvir os dirigentes das Confederações sobre os meios de enfrentar as reformas neoliberais do governo, que são muito agressivas contra os direitos trabalhistas". A ideia, segundo Artur, é definir uma agenda de ações e mobilizações.

"As entidades precisam alertar as bases sobre a gravidade dos ataques das reformas propostas pelo governo devido a pressões patronais. Também defendo que o Fórum atue na frente política, buscando deputados e senadores para expor nossa posição ante as reformas e nossas propostas de superação da crise econômica", adianta o coordenador do Fórum.

Uma das sugestões que Artur Bueno de Camargo levará à reunião do FST é organizar encontro com parlamentares. "Podemos fazer plenárias nas Assembleias Legislativas ou em regiões que sejam base eleitoral de deputados e senadores", ele informa.

Foco - Para Artur, a ação do Fórum precisa ter foco preciso. "Neste momento, devemos concentrar ações em defesa da Previdência e no combate à reforma trabalhista neoliberal. Esse foco também facilitará ao trabalhador entender nosso discurso e os objetivos do Fórum", comenta. E completa: "O elo com a base, ou seja, entre Confederações, Federações, Sindicatos e categorias, é fundamental".

Fonte: Agência sindical
publicado em 10 de Janeiro / 2017 às 08:00

EX-PRESIDENTE DO PSB, MANOEL PEREIRA MORRE NO HOSPITAL DE TRAUMAS EM PETROLINA

Segundo informações de familiares faleceu às 02 horas da madrugada desta terça-feira (10) e a família foi informada por volta das 07 horas, o líder comunitário e ex-presidente do PSB de Juazeiro, Manoel Pereira de Carvalho, 66 anos. Ele foi baleado em uma tentativa de assalto no bairro Maria Gorete, área central da cidade, na tarde da última quinta-feira (05).

Ele estava internado no Hospital de Traumas em Petrolina e de acordo com familiares, Manoel Pereira mesmo sem reagir a esta tentativa de assalto foi alvejado por disparos de arma de fogo. Ainda não há informações sobre os criminosos que teriam levado os pertences e atirado contra a vítima.

O corpo de Manoel Pereira irá chegar no SAF às 17 hs de hoje, e será enterrado amanhã às 16 hs no cemitério central.. Aos familiares e amigos os votos de pesar de toda equipe do Blog.

publicado em 10 de Janeiro / 2017 às 07:29

Sesc inscreve para turmas de alfabetização em Petrolina e Araripina

O Serviço Social do Comércio (Sesc) esta com inscrições abertas para turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e para Educação complementar, como preparo o Enem,  nas cidades de Petrolina e Araripina, em Pernambuco.

A inscrição pode ser feita até o dia 31 de janeiro, das 8h às 20h. As aulas estão previstas para começar no dia 6 de fevereiro.

Para comerciários ou dependentes as inscrições para o EJA custam R$ 50, mas é preciso apresentar a carteira profissional ou contra-cheque, comprovando que a empresa contribui com o Sesc. Para o público em geral a taxa é de R$ 100.

Para a Educação complementar (Preparatório para o Enem), o valor é de R$ 70 para comeriários e dependentes e R$ 140 públixo externo.

Para realizar a inscrição do EJA é necessário apresentar cópia e original do CPF e do documento de identificação com foto; comprovante de residência; declaração provisória de transferência ou histórico escolar original; duas fotos 3x4 e carteira do Sesc atualizada.

Na Educação complementar é exigido xéros e original do documento de identificação com foto e do CPF; comprovante de residência atualizado e carteira do Sesc atualizada.

Dúvidas e informações podem ser obtidas pelo número (87) 3873.0812 em Araripina e (87) 3866.7460/ (87) 3866.7450 e (87) 3866.7451 em Petrolina.

G1 Petrolina
publicado em 10 de Janeiro / 2017 às 07:00

A Bahia Pesca através do Terminal Pesqueiro de Sobradinho vem avançando na região do submédio do São Francisco

Vinculada à Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia – SEAGRI, A Bahia Pesca tem como intuito fomentar a aquicultura e a pesca, seguindo os parâmetros dos projetos sustentáveis, social, ambiental e cultural, contribuindo para o desenvolvimento do estado da Bahia. Com uma produção anual acima de 1.216 toneladas, a Bahia é hoje o terceiro maior Estado na produção nacional de pescado e ocupa o segundo lugar na região Nordeste, de acordo com os dados da estatística pesqueira nacional de 2009, o estado é um dos pioneiros no Brasil do desenvolvimento e implantação de cultivos de peixe (tilápia) em tanques-rede.

O terminal pesqueiro Público de Sobradinho/BAHIA revitalizou a unidade de beneficiamento do pescado em 2013, adequando suas estruturas as exigências da legislação sanitária atual. O terminal tem como equipe técnica Raimundo Nonato e Joseane Araujo, que ao longo da gestão veem obtendo bons resultados. Atualmente são realizadas atividades ligadas ao beneficiamento e o cultivo do peixe na região, em conjuntos com algumas cooperativas e empresas privadas, a fim de gerar renda para as famílias e consequentemente para o município. Em breve vai ser realizado um diagnóstico que tem como tema “CARACTERIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL DOS BENEFICIÁRIOS DAS PRÁTICAS DA PISCICULTURA SITUADA NAS MARGENS DA BARRAGEM DE SOBRADINHO BAHIA“, com o intuito de conhecer o perfil sócio econômico, ambiental e cultural dos piscicultores e também dos envolvidos indiretamente nesse processo.

Com informações da Bahia-Pesca Sobradinho
publicado em 10 de Janeiro / 2017 às 06:29

HOSPITAL DA MULHER SERÁ DIVISOR DE ÁGUAS NO ATENDIMENTO ÀS MULHERES BAIANAS, AFIRMA DEPUTADO

O governador Rui Costa inaugurou nesta segunda-feira (09) no Largo de Roma, em Salvador, o Hospital da Mulher. Para o deputado Antonio Henrique Júnior, a nova unidade de saúde, que conta com 138 leitos e dez salas cirúrgicas, terá grande impacto no atendimento voltado às mulheres, principalmente no interior, onde a carência é maior.

"Tenho certeza que o hospital, da forma como está sendo entregue pelo governador - moderno e com equipamentos de última geração – terá um impacto muito positivo na demanda de atendimento para mulheres de todos os cantos da Bahia. A unidade será um divisor de águas, um investimento que chega em muito boa hora", afirmou o parlamentar. A nova unidade de saúde é a maior do Norte e Nordeste, e a segunda maior do Brasil voltada apenas ao atendimento à mulher. Como todos os procedimentos são agendados, as mulheres interessadas devem procurar uma Unidade Básica de Saúde em seu município para serem referenciadas para os serviços. As Secretarias Municipais são responsáveis por cadastrar as pacientes no sistema de fila única, que concentra a demanda dos 417 municípios e é gerido pelo Governo do Estado.

Ascom/Deputado Estadual Antonio Henrique Júnior
publicado em 10 de Janeiro / 2017 às 06:00

Alex Tanuri participa do programa Geraldo José

O novo presidente da Câmara dos Vereadores de Juazeiro, Alex Tanuri, foi entrevistado no programa Geraldo José desta segunda-feira (09). Na ocasião, o presidente afirmou que durante o seu mandato (2017-2020)  a maior obra será a valorização dos vereadores. “Isso nós vamos fazer com vontade e com força. O vereador precisa ser valorizado. O vereador é quem tem contato direto com o povo e vamos tentar fazer esse elo entre o Executivo e o Legislativo. Quando a gente valoriza a gente coloca na mídia, na imprensa, na transparência para mostrar o que os vereadores estão fazendo”, afirmou.

Alex Tanuri comentou sobre algumas mudanças que já ocorreram na gestão de Paulo Bomfim, como o SAAE que passou também a cuidar da coleta de lixo. “O SAAE melhorou a qualidade da água de Juazeiro e a distribuição. Nós sabemos que precisamos melhorar mais. Mas sabemos que até 2018 iremos melhorar o saneamento. Se ele melhorou a água e o saneamento, com certeza a coleta de lixo também ficará melhor”, afirmou.

O presidente durante a entrevista respondeu diversos questionamentos dos ouvintes que cobraram respostas para problemas na coleta de lixo, falta de pavimentação, aumento da taxa de água, entre outros. Alex Tanuri pontuou que, apesar de Juazeiro já ter sanado alguns problemas, acredita que a gestão de Paulo Bomfim será mais atuante que a do ex-prefeito Isaac Carvalho. "Paulo Bomfim tem nos passado isso, que fará uma gestão melhor que a do prefeito Isaac".

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José
publicado em 09 de Janeiro / 2017 às 23:00

ENTROU E SAIU COM AS MÃOS LIMPAS...!!!

JORGE BARBOZA DE SOUZA não é mais Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação desta cidade.

Achei por bem tecer essas breves considerações a seu favor, mesmo já não mais fazendo parte do Poder, algo difícil de acontecer, porque, é praxe só lembrarmos as pessoas quando estão no topo...

De família simples, cresceu no bairro Santo Antonio. Seu pai era funcionário da Companhia de Navegação do São Francisco, tendo sido Comandante de Vapores como o Benjamin Guimarães, Barão, São Francisco, e larga frota de Embarcações de grande porte daquela empresa. Era um conhecedor nato do Rio São Francisco e uma pessoa de fino trato em termos de educação. Nunca se arvorou do cargo nem das missões que lhe foram confiadas ao longo de sua jornada profissional... Naquele que foi seu único emprego, entrou e saiu de mãos limpas quando se aposentou...

Jorge seu filho mais velho, se guiou no espelho que tinha dentro de casa e buscou sempre crescer profissionalmente, tendo trabalhado em várias empresas de renome nacional e, por último, aprovado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – IFPE/Petrolina, que já se vão pelas minhas contas quase 25 anos... Lá é um Servidor que cumpre suas funções com saber e experiência e nada existe que lhe desabone, se tivesse, o mesmo não teria assumido essa função em Juazeiro, porque, certamente, pesquisas sobre sua conduta não faltaram...

Enquanto Secretário, fez com que as obras e projetos encaminhados pelo Executivo saíssem do papel para a pratica, sendo um servidor correto, ágil e diligente e, com sua forma simples, a todos seus pares conquistou não deixando para trás qualquer atrito com sua equipe de trabalho, sempre tratando a todos de forma respeitosa do primeiro ao último dia...

Com seu jeitão de atender bem sem nunca olhar a quem, foi distinguido pelo Poder Legislativo, do qual recebeu do Presidente da Câmara Municipal uma Menção Honrosa em reconhecimento ao seu trabalho atuante e competente, buscando cumprir as diretrizes enviadas pelo Chefe do Executivo e fazendo chegar ao povo as ações que muito melhoraram a vida de grande parte da periferia... Isso é fato, e como sempre digo, sou justo para admitir a verdade...!!!

Defensor da equipe de governo da qual fez parte, foi sempre fiel a quem lhe confiou aquela missão, principalmente, quando juntos afirmavam que aqui nada existia, parecendo que Juazeiro só tem 8 anos de existência, e essa talvez seja minha grande e única divergência com ele...

Agora volta à sua antiga Casa para continuar dando seguimento aos trabalhos inerentes a sua atuação, com certeza desenvolvendo com responsabilidade suas funções de Servidor Público Federal, concursado que é... Volta para o Coral do qual faz parte, para dedilhar serenamente seu violão nas celebrações católicas na cidade e no interior...!!!

Finalizando, vou repetir uma palavra que gosto de citar quando preciso elogiar. A verdade tem que ser BEM DITA: Jorge Barboza de Souza pode até não ter atendido as necessidades do cargo ocupado na sua totalidade, algo que é quase impossível, mas amanhã nem dia nenhum será levantada qualquer dúvida sobre sua lisura e compostura na condução dos recursos públicos... Sobre isso não tenho a menor dúvida. E como diz o título acima posso reafirmar: ENTROU E SAIU COM AS MÃOS LIMPAS...!!!

DICA DE VIDA: “O homem honrado nunca jura, seu caráter jura por ele”. (Jean de La Bruyère – Escritor Francês – 1645/1696).

Feliz semana, Juazeiro!

Acord@dinho – Apaixonado por Juazeiro e leitor assíduo do blog.

publicado em 09 de Janeiro / 2017 às 22:30

Ex-mulher réu do mensalão sofre ameaças e pede asilo nos EUA

Maria Christina Mendes Caldeira, a ex-mulher do ex-deputado federal Valdemar Costa Neto, diz que deixou o Brasil com a sua cachorrinha Fé e com poucas mudas de roupa. Ela pediu asilo aos Estados Unidos, onde se encontra desde o dia 5 de janeiro. A ex-mulher do ex-deputado disse às autoridades norte-americanas que sofre ameaças no Brasil por ter em mãos um dossiê que atinge o ex-marido e outros políticos de peso, como ex-presidente Lula e o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha.

O governo norte-americano está analisando o seu pedido de asilo. Enquanto isso, ela aguarda em local desconhecido e com identidade trocada. Segundo informações repassadas pela sua advogada, Maristela Basso, à Folha de S. Paulo, ela teria oferecido a papelada para procuradores brasileiros mas, como não houve garantia de segurança, decidiu procurar ajuda no exterior. 

De acordo com a advogada, Maria Christina vai entregar ao Departamento de Justiça dos EUA documentos que descrevem operações financeiras em contas e offshores do ex-marido e de seus aliados políticos. Os papéis revelariam também a existência de dois cofres alugados em bancos no Uruguai e em Portugal, onde políticos brasileiros guardariam diamantes de operações feitas na África.

Já os dados do dossiê teriam sido obtidos por uma empresa americana especializada em rastrear atos de lavagem de dinheiro e corrupção, contratada por Maria Christina assim que o casamento com o ex-deputado começou a degringolar.

Ainda segundo a Folha, Valdemar, então presidente do PL, que hoje é PR, foi denunciado no mensalão acusado de embolsar dinheiro em troca do apoio de seu partido ao governo Lula e, depois, foi condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a sete anos e dez meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em 2013. Ficou 11 meses na cadeia até receber o benefício da prisão domiciliar. No ano passado o ministro Luís Roberto Barroso (STF) perdoou sua pena. 

Fonte: Folha de São Paulo
publicado em 09 de Janeiro / 2017 às 22:00

Grande meteoro ilumina céu noturno na Rússia; veja vídeo

No sábado (7), um grande meteoro foi visto rasgando o céu em uma explosão de luz no distrito de Onezhsky, na região de Arkhangelsk, norte da Rússia, segundo disse um representante do Observatório Astronômico de Pulkovo à RIA Novosti nessa segunda-feira (9).

"Era um bólido, que é conhecido como um meteoro muito brilhante", disse o funcionário do observatório. A mídia local publicou em redes sociais um vídeo do fenômeno. 

Fonte: NMB
publicado em 09 de Janeiro / 2017 às 21:30

Espaço do Leitor: Morador faz denúncia contra empresa de reciclados situada em Juazeiro

Olá Geraldo! Venho através deste meio de comunicação, denunciar o tamanho descaso por parte da empresa AMORIM METAIS, que fica localizada na Rua Professor Divaldo Franco. Tem mais de 30 anos que moro nessa rua e há dois anos, a empresa de reciclagem construiu um galpão vizinho das nossas casas, no qual vem nos trazendo muitos transtornos, baratas e ratos são companheiro no nosso dia a dia, depois da instalação desse galpão na rua.

Eu e outros moradores já vimos várias vezes, os ratos saindo do galpão e entrando nos nossos muros. Eu e meu marido estamos tendo gastos com venenos para ratos e baratas e cada dia que passa as coisas estão piorando, estamos colocando veneno no período da noite, no outro dia pela manhã tem no mínimo 5 ratos mortos no muro. Esse final de semana tirei uma foto de como o nosso muro ficou, quase 20 ratos mortos, uma coisa fora do normal. Todas as casas da rua na mesma situação. Estamos realizando um abaixo assinado na rua, para encaminhar a vigilância sanitária, para que sejam tomadas as devidas providências.

Moradora Maria José.    

publicado em 09 de Janeiro / 2017 às 21:00

PRF recupera motocicleta logo após roubo em Juazeiro

Uma motocicleta foi recuperada pela Polícia Rodoviária Federal no último domingo (08), na BR 407, em Juazeiro, na divisa entre Pernambuco e Bahia. O veículo foi levado por um homem, que efetuou disparos contra o proprietário durante o roubo.

Agentes do Grupo de Patrulhamento Tático e do Grupo de Motociclismo da PRF deslocavam-se para realizar um comando de fiscalização, quando receberam informações de que um mototaxista estava ferido após ter sido vítima de um assalto. De imediato, a equipe foi até o local indicado e socorreu o homem ferido para um hospital.

Em seguida, os policiais realizaram rondas para localizar o assaltante, até que o avistaram próximo ao presídio de Juazeiro. Ao perceber a presença da viatura, o homem abandonou a motocicleta e correu para o matagal. Foram realizadas diversas buscas na região, inclusive com o apoio da Polícia Militar da Bahia, mas o suspeito não foi localizado.

A motocicleta recuperada foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Juazeiro, onde foi registrada a ocorrência policial.

PRF-BA
publicado em 09 de Janeiro / 2017 às 20:29

Prefeitura de Petrolina e Top de Linha fazem parceria para cursos pré-vestibular para população

O prefeito Miguel Coelho recebeu, na manhã desta segunda-feira (09), no gabinete, o professor Arnaldo Cesar, do curso Top de Linha. No encontro foi fechada uma parceria da instituição de ensino com a Prefeitura de Petrolina para doação de bolsas em cursos preparatórios para vestibular e Enem destinados aos servidores municipais e população em geral.  

Ao todo, serão oferecidas 200 bolsas. Metade deverá ser destinada aos servidores e dependentes diretos dos funcionários da Prefeitura. As demais vagas serão oferecidas para moradores de baixa renda. "É uma oportunidade muito boa para os servidores e a população, principalmente, os que têm uma renda menor. O curso Top de Linha faz um grande serviço público oferecendo essa parceria para a prefeitura", destacou o prefeito Miguel Coelho. 

Os critérios para inscrição nos cursos ainda serão definidos pela Prefeitura neste mês. "Vamos pedir às secretarias de Gestão Administrativa e Educação para agilizar esse processo de inscrições para que os servidores possam se organizar melhor e receberem as bolsas", explica o prefeito. 

Além da doação das 200 bolsas, o professor Arnaldo se colocou à disposição para novas parcerias a fim de fortalecer a capacitação dos servidores. "Não pedimos contrapartida alguma. Nosso objetivo é universalizar o ensino de qualidade e fazer uma ponte com a Prefeitura no processo de capacitação e melhoria da qualidade de vida da população", justificou o professor Arnaldo.

Ascom/Petrolina
publicado em 09 de Janeiro / 2017 às 20:15

TRUPE NOVO ATO COMEMORA CINCO ANOS COM CURSO DE FÉRIAS EM EMEI NO BAIRRO DE PIRANGA

Em contato com o Blog o professor Willian Fernando, professor do colégio Estadual Jutahy Magalhães, informa que a Trupe Novo Ato este ano está completando 5 anos de processo artístico cultural pedagógica de incentivo à leitura e para comemorar vai realizar o curso de férias “Rede de Narradores Orais” que tem o objetivo de propagar e divulgar para estudantes curiosos que desejam conhecer a arte de contar histórias.

A oficina será totalmente gratuita e acontecerá com atividades que dialogam com a dança, teatro e canto, identidade do grupo que faz apresentações voluntarias nas escolas públicas da cidade de Juazeiro-BA. O curso vai acontecer no período de 10 a 12 de janeiro, às 9h, no EMEI Manoel Marques, na rua do Riso, bairro Piranga em Juazeiro.

VEJA APRESENTAÇÃO DA TRUPE NOVO ATO:

publicado em 09 de Janeiro / 2017 às 20:00

Moradores de Pedra Branca, em Curaçá, sofrem com a longa estiagem do Rio São Francisco

O ex-vice-prefeito de Curaçá, Péricles Bahia, entrou em contato com a redação do Blog Geraldo José para denunciar a situação crítica em que vivem as famílias que habitam o Projeto Pedra Branca, em Curaçá.

Com a baixa da vazão do Rio São Francisco que enfrenta uma das suas piores secas, os moradores de Pedra Branca estão colocando sacos de areia para improvisar uma barragem para manter a sucção da água feitas pelas bombas, a fim de que não falte o líquido para os trabalhos de irrigação e de consumo humano.

O ex-vice-prefeito disse ao Blog que “esperamos que as autoridades responsáveis tenham a sensibilidade para resolver, o mais breve possível, esse grave problema que aflige o povo do projeto Pedra Branca”.          

Da redação
publicado em 09 de Janeiro / 2017 às 19:28

Rui inaugura maior hospital de atendimento à mulher do Norte-Nordeste

Com investimento superior a R$ 40 milhões entre obras e equipamentos, o governador Rui Costa inaugurou o Hospital da Mulher – Maria Luzia Costa dos Santos, localizado no Largo de Roma, em Salvador, na tarde desta segunda-feira (9). Depois de passar por procedimentos de higienização e treinamento de equipes, desta terça (10) a quinta (12), o Hospital da Mulher inicia o atendimento ambulatorial na sexta-feira (13). Na próxima segunda (16), começa a receber pacientes, mesmo dia de abertura da urgência e emergência ginecológicas.

Este é o maior hospital especializado no atendimento à saúde da mulher do Norte-Nordeste e considerado um centro de referência estadual. A unidade possui dez salas cirúrgicas e 136 leitos, sendo 97 destinados à internação, 10 para terapia intensiva (UTI) e 29 leitos para hospital-dia. O centro de diagnóstico está equipado com tomógrafo computadorizado, mamógrafo, ultrassom, doppler scan, raio-X e laboratório 24 horas. O hospital tem capacidade para realizar 9 mil consultas e mil procedimentos cirúrgicos mensais.

O Hospital da Mulher prestará assistência nas áreas de ginecologia e mastologia, além do atendimento na área de reprodução humana, oncologia e situações relacionadas à violência sexual. A unidade também dispõe de um serviço de urgência e emergência ginecológica, com funcionamento 24 horas. Por mês, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), investirá cerca de R$ 4 milhões na manutenção do hospital, que será gerido por uma organização social.

Ler Matéria Completa
Secom Bahia
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.