Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade

 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar

33,11%
Atualizado em: 10/04/2016
Política
08 de Maio / 2014 às 11:30 | 6 Comentários

O ex-governador finge que esqueceu que em seu desastroso governo a polícia não tinha sequer viaturas em 200 municípios. Além disso, em todo o estado não havia investimentos na área de segurança pública.

O governo do PT investiu em veículos novos, armamentos, coletes e equipamentos de segurança. Comparando 2000/2006 - 2007/2013 está comprovado que o volume de recursos aplicados foi 157%  maior.

 Apesar das nossas ações, ainda temos problemas neste setor em função do caos deixado pela administração do DEM que agora tenta se utilizar de tragédias específicas com mesquinhas intenções eleitoreiras, num desrespeito aos familiares das vítimas e à população.

Na área de saúde, desde 2007, foram aplicados 21 bilhões na construção de cinco hospitais e diversas outras ações representando uma ampliação de 112,7% dos recursos aplicados, comparando os anos de 2006-2013.

Com relação ao setor educacional, o ex-governador deveria se envergonhar de falar sobre o assunto. Toda a população sabe que este grupo elitista jamais desejou a educação e conscientização do povo. Já no governo Wagner, do PT, com o Topa - Todos pela Alfabetização - 1,2 milhão de pessoas foram beneficiadas.

Ainda neste setor, o orçamento das universidades estaduais foi expandido em 134%, passando de 385,1 milhões em 2006 para 968,1 milhões em 2013. Também ampliamos o número de jovens, principalmente os mais pobres, na escola; criamos, junto com o governo federal, seis universidades e colocamos a Bahia em terceiro lugar no Brasil e primeiro no Nordeste em número de matrículas no Pronatec - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

O ex-governador diz que devemos pedir desculpas. Pedir desculpas por quê? Porque fizemos mais que o caótico governo dele em todas as áreas? Reconhecemos que o povo merece mais. E nos comprometemos a fazer muito mais. Para isso, implantamos o Programa de Governo Participativo, iniciativa que nos leva, democraticamente, a dialogar para atender todos os segmentos da população, como sempre fizemos. E sempre faremos.

Everaldo Anunciação-Presidente do Diretório Estadual do PT

Variadas
08 de Maio / 2014 às 11:12 | 1 Comentário

Faleceu na manhã desta quinta-feira (08), o cantor Jair Rodrigues, aos 75 anos. De acordo com a JRC Produções, o músico estava em casa, em Cotia (SP), e a família aguarda a chegada da perícia. Não foi divulgada a causa da morte.

Jair Rodrigues de Oliveira nasceu em Igarapava (SP), no dia 6 de fevereiro de 1939, informa seu site oficial. Pai dos também cantores Jair de Oliveira e Luciana Mello, ele começou sua carreira nos anos 1960, em programas de calouros.

G1
Variadas
08 de Maio / 2014 às 11:00 | Nenhum Comentário

Começa na próxima terça-feira (13), o 2° Seminário Acadêmico organizado pelo curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape). Na programação, haverá palestras e minicursos direcionados aos estudantes e profissionais da área. O evento será aberto com um minicurso sobre a 'Teoria marxista na luta de classes', ministrado pelo professor Romilson do Carmo, a partir das 15h, no auditório da faculdade.

Na quinta-feira (15), o presidente do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), Celso Severo, ministrará a palestra 'Os desafios da prática profissional no cotidiano'. Os interessados deverão se inscrever no dia do evento, a partir das 8h. A programação será encerrada na sexta-feira (16) com a palestra 'Interdisciplinaridade no enfrentamento da violência sexual contra criança e adolescente', ministrada pela coordenadora do CREAS Regional e professora da Facape, Maria Lúcia Silva Souza. A palestra será realizada no auditório da biblioteca, às 15h.

Ascom Facape
Variadas
08 de Maio / 2014 às 10:31 | 3 Comentários

Nos últimos seis anos, Luciano Medrado, morador do Loteamento Eldorado, que fica localizado entre os bairros Lomanto Junior e Novo Encontro, têm sido um crítico ferrenho da gestão Isaac Carvalho e um habitual reivindicador das ações que não foram efetuadas na sua comunidade.

Esta semana em entrevista ao radialista Geraldo José, Luciano apelou: “Prefeito não persiga o meu bairro por conta das minhas cobranças. Só estou exercendo a minha cidadania e lutando pelo bem estar de toda nossa população, afinal o Senhor e o vereador Mitonho Vargas prometeram e não honraram em relação ao saneamento e a pavimentação de três ruas do nosso loteamento”, declarou.

Luciano tem cobrado também do SAAE, uma solução definitiva para a rede de esgotamento sanitário. “A gente liga o SAAE comparece faz um paliativo, poucas horas depois o esgoto está transbordando novamente e colocando a saúde da população em risco”.

Em e-mail ao Blog Luciano informa que o atual secretário da SEDUH, Jorge Barbosa, questionado sobre o calçamento do Eldorado deu uma resposta evasiva dizendo que não sabia de projetos. “Lembramos que os três ex-secretários que passaram pela pasta declararam que nosso bairro estava contemplado assim como o prefeito. Quem está certo o secretário, os ex, ou o prefeito?”, concluiu.

Espaço do Leitor
08 de Maio / 2014 às 10:00 | 7 Comentários

Uma profissão desvalorizada como qualquer outra profissão em nosso país, somos trabalhadores honesto, dignos e temos um salário vergonhoso, aliás, todos os trabalhadores recebem o mínimo da vergonha deste sistema político de governo a serviço da elite capitalista.

Os políticos ganham muito, trabalham pouco, além de se corromperem na mesmice da podridão da corrupção, são poucos os políticos honestos no país, mas ainda existe um pequeno grupo de políticos honestos, sérios, além de se comprometerem com as causas sociais da sociedade.

Somos escravizados por um sistema caduco, arcaico e retrógrado, contaminado de parasitas que só pensam no seu bem estar, no seu apartamento na beira da praia, no seu carro 'FERRARI', no seu plano de saúde 5 estrelas. Enquanto isso, o professor anda a pés, bicicleta, moto, ônibus, são poucos que tem um carro e quando tem é dos mais simples e mais barato, não tem plano de saúde, outros moram de aluguel, pois nem uma casa para morar tem.

Vivemos num pais cercado de contrastes sociais, onde a minoria concentra toda riqueza e a sua maioria vivem às margens da sociedade, temos uma distribuição de renda desigual centrada nas mãos de poucos. No Brasil, dispomos de um serviço de saúde precário, uma educação de terceira, Segurança Pública refém do crime organizado.

Somos regidos por muitas leis, mas na verdade elas só servem para punir as vítimas deste sistema de governo inoperante, que só sentencia a classe desfavorecida das políticas públicas nefastas que não consegue resolver os problemas das disparidades sociais.

Ser professor nos dias de hoje, é ser utópico, mesmo quando as circunstâncias não nos são favoráveis, nesse sentido, devemos acreditar no sonho mesmo que ele demonstre ser impossível alcançar, pois devemos lutar sempre, desistir jamais. O professor deve ter autonomia para não só apontar a crítica, mas também despertar nos alunos a vontade de combater as injustiças sociais.

Portanto somos professores com muito orgulho, porém revoltados com o descaso imposto a nossa profissão. 

Agnaldo José de Souza - Professor da Rede Pública Municipal e Pedagogo Graduado pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB.

Informativos
08 de Maio / 2014 às 09:30 | Nenhum Comentário

A Prefeitura de Juazeiro realiza de 11 a 17 de maio a Semana do Bebê com as parcerias do Selo UNICEF, Universidade do Vale do São Francisco - UNIVASF e da Faculdade do São Francisco de Juazeiro – FASJ. Durante a semana, as Equipes de Saúde da Família (ESF) estarão mobilizadas dentro do tema do evento: “Amamentação: alimento, amor e proteção” e debatendo sobre os direitos da primeira infância nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).   

No dia 13, às 8h30, a equipe da UBS do Piranga realizará na Creche Nossa Senhora dos Aflitos atividades educativas voltadas para importância da amamentação, ações de imunização e orientações sobre acidentes domésticos para o público infantil. No dia 15, haverá café da manhã na unidade do bairro para as gestantes, a partir das 8h.

A programação no posto de saúde do Angari será voltada para os cuidados alimentares. O evento começará às 8h30, dia 14, com a participação de nutricionista que orientará as mães quanto aos hábitos saudáveis e sua importância para o desenvolvimento e crescimento com saúde. As atividades continuam no Residencial Praia do Rodeadouro, dia 15, às 8h30. A ESF da Unidade do Parque Residencial realizará ações na área de lazer da localidade abordando temas educativos como: higiene bucal, vacinação, dentre outras temáticas para o público infantil.

Também no dia 15, na Vila Jacaré, terá um café da manhã para as mães e crianças, além de uma oficina abordando cuidados com o recém nascido (banho, amamentação, vacinação), orientações dadas pela nutricionista sobre alimentação saudável, como ainda informações educativas pelos profissionais da equipe (médico e enfermeira) pertinentes aos cuidados da primeira infância.

A Secretaria da Saúde estará fortalecendo as ações em prol da qualidade de vida das crianças e adolescentes de Juazeiro, afirma o secretário da Saúde Cássio Garcia. “Serão atividades intersetoriais feitas em conjunto com as Secretarias de Educação e Assistência Social, além da UNIVASF e a FASJ. As ações propostas pela UNICEF e que visam melhorar a vida do público infantil e jovem. As escolas, o CREAS, CRAS também estarão realizando oficinas, palestras e debates”, frisou.

Para concluir, o titular da pasta fala da importância da amamentação e do parto normal. “Além de um ato de amor, o aleitamento deve ser exclusivo nos primeiros seis meses. Se a mãe tiver alguma dificuldade, procure apoio nos postos de saúde, pois o leite materno é suficiente e importante para a saúde da criança. A Maternidade vem sempre orientando as gestantes com relação ao aleitamento exclusivo e a prioridade do parto normal, que é uma orientação do Ministério da Saúde. O município já conta com as Doulas que são voluntárias que dão apoio físico e emocional aos familiares e às usuárias que buscam assistência ao parto”, destacou Cássio Garcia. O encerramento da Semana do Bebê será dia 17 com o acolhimento promovido pela FASJ nas Casas de Passagem Rosa Menina e Messe de Amor.

Por Vânia Castro/SESAU
Variadas
08 de Maio / 2014 às 09:00 | 1 Comentário

Com o propósito de dar andamento e discutir ajustes para realização das feiras de caprinos e ovinos dos distritos de Itamotinga, Massaroca, Pinhões e Maniçoba, distritos do município de Juazeiro, representantes de instituições, criadores e associações afins participaram na manhã desta quarta-feira (7), de reunião na sede administrativa do Mercado do Produtor. Na ocasião o secretário de Agricultura, Jorge Cerqueira apresentou o calendário oficial das feiras, com as seguintes datas: de 13 a 15 de junho em Itamotinga, 4 a 6 de julho em Massaroca, 8 a 10 de agosto em Pinhões e 12 a 14 de setembro em Maniçoba.

Com um tema único “A Caprinovinocultura como meio de garantir a sustentabilidade para o homem do campo, implementando tecnologias e políticas para o desenvolvimento da economia regional", as feiras pretendem destacar as potencialidades da cadeia produtiva da região, bem como agregar novas tecnologias através da troca de experiências dos produtores e instituições participantes.

“Hoje definimos que iremos nos reunir semanalmente para discutir assuntos referentes à realização dos quatro eventos. Decidimos também que os temas das palestras irão focar o incentivo aos produtores na criação dos animais, bem como na organização do setor na região”, explicou o secretário. Representantes do IRPAA, Polícia Militar, EBDA, Sebrae, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato dos Produtores Rurais, Vigilância Sanitária, Comitê de Massaroca, DNOCS e COOPERCAR estiveram presentes.

Como em todos os anos, a fiscalização sanitária dos animais ficará por conta da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia – ADAB, que cobrará os exames inerentes de cada espécie. Os participantes também frisaram a importância da presença de todos os distritos em cada feira. “É preciso destacar a participação efetiva da comunidade local, a feira é um evento que vem crescendo a cada ano e tem como foco a provocação, discussão, capacitação e a comercialização. Um evento bastante amplo que busca o fortalecimento da cadeia produtiva”, ressaltou Rubenilson Carvalho, representante da APROVRIC/ DNOCS. Segundo os organizadores, a expectativa é de reunir mais de 70 expositores e um total de 600 animais em cada feira.

Lene Radina – Assessoria de Comunicação/SEAPA
Variadas
08 de Maio / 2014 às 08:32 | 8 Comentários

Em entrevista ao radialista Geraldo José, o secretário municipal da Saúde, Cássio Garcia, descartou agora a pouco no RJ Notícias da Rádio Juazeiro que a morte da adolescente de 17 anos, Vitória Regina Barbosa, tenha sido por dengue hemorrágica.

“Nós fizemos exames no laboratório municipal e também no Lacen (Laboratório Central) em Salvador, e todos eles deram negativados para a dengue hemorrágica”, explicou Cássio.

“Vamos continuar trabalhando para descobrir a causa morte desta jovem até para dar um conforto aos seus familiares e amigos. Aproveito a oportunidade para enviar os pêsames e nos solidarizarmos com toda a família”, externou o titular da pasta de saúde.

O secretário ainda solicitou da população empenho e atenção no combate à dengue.

Foto de arquivo do Blog
Política
08 de Maio / 2014 às 08:30 | 1 Comentário

O deputado Fernando Filho voltou a se pronunciar sobre a declaração do prefeito Julio Lossio sobre o possível teor político das investigações do São João de 2012 e 2013 pela Polícia Federal. “Eu fiquei surpreso com as declarações do prefeito, porque o que nós vimos na cidade foi uma operação deflagrada pela Polícia Federal, uma das instituições mais respeitadas, e ele querer fazer qualquer insinuação de conotação política. Acho isso um absurdo”, disse.

Segundo o deputado, a denúncia que ocasionou a investigação foi feita pelo Governo Federal, através de um membro do Ministério do Turismo, que em Petrolina viu que a estrutura da festa já estava montada antes de a licitação ter sido realizada. “Eu queria deixar uma coisa bem clara para a população: quem faz política, quem tem cargo público tem que estar disposto a prestar depoimento. Não importa de onde surgiu a denúncia. O que importa é que se ela tiver algum fundo de verdade que seja apurada”.

Ainda de acordo com Fernando Filho, Lossio estaria querendo tirar o foco. “Ele nunca é responsável por nada. Ele não é responsável pelos desmandos da Prefeitura, não é responsável pelos problemas da cidade. A gente não pode estar sempre olhando o retrovisor querendo culpar outras pessoas pelos problemas que a nossa cidade enfrenta”, afirmou.

Com informações do Jornal Gazzeta do São Francisco Foto de Arquivo
Variadas
08 de Maio / 2014 às 08:00 | 2 Comentários

Maria Luíza, Lucimara Rodrigues, Agostinho Medrado e Jaíza de Ataídes.

O jornalista Geraldo José recebeu no estúdio da Rádio Transamérica FM, na tarde desta quarta-feira (07), quatro estudantes de Petrolina, que entrevistaram o apresentador que será tema de uma atividade escolar. Lucimara Rodrigues, Jaíza de Ataídes, Maria Luiza de Lima e Agostinho Medrado, são alunos do segundo ano do normal médio, do curso de Magistério da escola estadual Fernando Idalino Bezerra e receberam a missão de pesquisar sobre o Blog Geraldo José e o jornalista.

Eles conheceram o apresentador e fizeram vários questionamentos sobre sua atuação no Blog, sobre sua trajetória e rotina produtiva no meio jornalístico e na radiofonia do Vale do São Francisco. “Fiquei muito feliz de ter recebido os alunos. Já recebi outros alunos aqui, e esta é uma contribuição que a gente dá. Fiquei feliz também porque duas alunas já manifestaram a vontade de cursar comunicação, e os outros dois vão pelo caminho da Pedagogia. Agradeço a visita deles, e o que depender da gente, estamos à disposição”, contou Geraldo José.

Durante o bate-papo com Geraldo José, as alunas Lucimara e Jaíza, através da língua de sinais, fizeram o papel de interlocutoras para Maria Luiza e Agostinho, que possuem deficiência auditiva. Os quatro observaram atentamente o apresentador contar sua rotina diária. “Gostei muito de conhecê-lo, ele foi muito carismático. Atendeu a gente super bem e respondeu tudo que perguntamos. Explicou como são feitas as matérias e a história dele.”, disse a estudante Jaíza.

Agostinho disse que acessa diariamente o blog e parabenizou pelo novo formato. “Gostei do novo formato, sempre leio as notícias, gosto das matérias mais resumidas. Também gostei muito de conhecer Geraldo José”. Já a estudante Lucimara, acredita que o resultado foi satisfatório e que a equipe fará um bom trabalho. “Ficamos responsáveis por pesquisar sobre o blog. Foi muito bom ter vindo aqui e conhecê-lo. Acho que vamos fazer um bom trabalho. Gravamos tudo o que ele falou e vamos apresentar para nossa professora na sexta-feira”, finalizou.

Da redação, Itamara Costa
Política
08 de Maio / 2014 às 07:30 | 13 Comentários

Falando como comunitário, o Coordenador Estadual do Comitê 9.840 Contra a Corrupção Eleitoral Davi Lima de Souza concedeu entrevista ao Blog oportunidade em que elogiou as ações do Tribunal de Justiça da Bahia que imprimiram maior agilidade no andamento dos processos. “O Tribunal de Justiça da Bahia é o penúltimo em eficiência devido a erros do passado, não foi à toa que dois desembargadores foram afastados e respondem diante do Conselho Nacional de Justiça. Aplaudimos com muita alegria a atitude do desembargador Eserval Rocha que atualmente preside a justiça em nosso Estado”.

Davi lembrou um dos processos que envolve o atual prefeito de Juazeiro. “Hoje temos um processo de improbidade administrativa do atual prefeito Isaac Carvalho que teve andamento no dia 28 de abril, sendo que o mesmo já tem mais de 32 processos tramitando. Ele é campeão e quebrou todos os paradigmas, acha que a justiça nunca vai prevalecer e vai porque já está, é prova que um dos processos dele já foi julgado. A gestão Isaac é pródiga em desafiar a justiça, vem superlotando os tribunais, tenho todas as provas, não há alternativa a não ser afastar Isaac do poder” pontuou.

Davi concluiu apelando ao Tribunal de Justiça da Bahia para que realize um mutirão no norte do Estado a fim de desengavetar uma série de processos que estão parados.

Política
08 de Maio / 2014 às 07:00 | 8 Comentários

O ex-presidente Lula participa de ato político em Salvador na próxima segunda-feira (12) às 18:00h no Hotel Fiesta. Segundo o presidente do Diretório Estadual do PT, Everaldo Anunciação, o ato será voltado para a militância petista e dos partidos aliados. 

Haverá discussão sobre conjuntura e informações sobre o Programa de Governo Participativo-PGP das pré-candidaturas Rui Costa (governador), João Leão (vice) e Otto Alencar (senador). Durante o ato o PDT vai oficializar apoio às pré-candidaturas, na Bahia, das chapas proporcionais e majoritárias (Rui Costa e Dilma Rousseff ).

Marival Guedes - Assessor de Comunicação
Política
08 de Maio / 2014 às 06:25 | 4 Comentários

No evento que comemorou a passagem do aniversário do município de Ibipitanga, localizado no sudoeste baiano, o deputado Roberto Carlos (PDT) participou da inauguração da praça Cândido Leones, que foi totalmente reformada e transformada em um grande espaço de lazer, além de atender os comerciantes, em dia de feira.

Na oportunidade, o deputado Roberto Carlos falou da importância da obra para a comunidade. "Trata-se de uma praça que antes estava abandonada e nesta administração, que tem à frente o prefeito Beto, foi reformada com estrutura de lazer e oferecendo condições para a prática de comércio, em dias de feira. Mas tudo isso acontece nos lugares onde o dinheiro público é bem aplicado com austeridade. Por isso, se vê uma cidade limpa, organizada, com praças novas, ruas asfaltadas, fazendo notar o desenvolvimento de Ibipitanga". 

O prefeito Beto agradeceu e falou da parceria com o deputado Roberto Carlos. "Todas às vezes que vamos em seu gabinete, na Assembleia Legislativa, somos sempre recebidos com carinho, com disposição e, tanto eu, como os vereadores temos ido cobrar a realização de obras, junto ao governo. E temos no deputado Roberto Carlos, esse parceiro firme, forte, incansável na defesa dos projetos que beneficiam nosso povo".

O encontro foi marcado por uma cerimônia ecumênica, com a presença da população, dos deputados federal, Emiliano José, e estadual Roberto Carlos, do prefeito Humberto Raimundo (Beto), dos vereadores, secretários entre outras autoridades. Em Ibipitanga, o deputado Roberto Carlos conta com as lideranças do vice-prefeito Tõe de Xavier, dos vereadores Paulino, Dão de Davi, Quinquinha e Jó. O deputado Roberto Carlos visitou ainda os distritos de Alvinópolis, Pedra Branca e Pitussi.

Lisandra Lopes Ascom Dep. Roberto Carlos
Política
08 de Maio / 2014 às 06:00 | 4 Comentários

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (7) projeto de lei que estabelece piso salarial de R$ 1.014 aos agentes comunitários de saúde. O texto agora segue para votação no Senado antes de ir à sanção presidencial. O projeto sofreu no ano passado forte oposição do governo federal e municípios, que temiam aumentos de gastos anuais. Atualmente não há um valor mínimo para a remuneração, mas o governo federal repassa por meio de portaria R$ 1.014 por mês aos municípios por agente comunitário. De acordo com o relator da proposta, deputado Domingos Dutra (SDD-MA), cerca de 50% das prefeituras não repassam esse valor integralmente aos profissionais porque utilizam parte dos recursos para pagar encargos trabalhistas.

“Hoje, esse repasse não é piso, é um incentivo. Mais da metade dos municípios pagam um salário mínimo aos agentes e usam o restante para pagar os impostos patronais. Agora, vão ter que pagar bruto os R$ 1.014 de salário”, afirmou Dutra. Pela proposta, o piso será reajustado anualmente conforme a inflação, calculada pela variação do Índice Nacional de Preços do Consumidor (INPC) acumulada nos 12 meses anteriores ao mês da correção. O texto também garante aumento real para os agentes comunitários, com base no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no ano.

Dezenas de agentes comunitários lotaram as galerias e cantaram o hino nacional após a aprovação do texto. “Essa é uma noite histórica. Esta Casa sabe das dificuldades para passar essa matéria, há oito anos tramitando no Congresso Nacional. Mas valeu a pena a paciência e a perseverança. Quantas vezes tivemos que avançar e recuar para construir esse belo painel”, disse o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

De acordo com Domingos Dutra, mais de 310 mil agentes de saúde serão beneficiados pela proposta. O impacto financeiro para os municípios será, segundo ele, de R$ 700 milhões no primeiro ano. De acordo com a liderança do governo na Câmara, o impacto do projeto para a União será de R$ 6 bilhões em cinco anos. Para aliviar as prefeituras, o projeto prevê autorização para que a União conceda um “incentivo extra” para os municípios usarem no “fortalecimento de políticas” relacionadas à atuação dos agentes comunitários. O incentivo dependerá do saldo de recursos nos cofres do governo federal e não poderá ser superior a 40% nem inferior a 5,3% do valor repassado a cada entre federado.

G1 Foto de arquivo
Espaço do Leitor
07 de Maio / 2014 às 23:00 | 4 Comentários

A Petrobras foi loteada politicamente no governo Lula a partir de 2003.

Em 2006, Lula nomeou Luiz Sergio Gabrielli presidente da Petrobras e Dilma Rousseff presidente do Conselho Administrativo da petroleira, provavelmente com a ordem para estes últimos comprarem a refinaria de Pasadena, no Texas.

Como sabido de todos, aquela negociata deu um prejuízo de mais de um bilhão de dólares ao povo brasileiro.

Este foi mais um crime da quadrilha instalada no poder.

Enquanto isso, o líder sindical Marco Prisco, que não cometeu nenhum crime, está preso na Papuda, em Brasília, para satisfazer a vontade do governador Jaques Wagner e do ministro da Justiça José Eduardo Cardozo.

O STF negou a liminar ao habeas corpus impetrado pela defesa de Prisco.

No dia seguinte, o mesmo STF julgou os crimes praticados pelo ex-presidente Collor durante o seu governo e absolveu o ex-presidente cassado.

Moral da história: podem roubar à vontade, pois cadeia não foi feita para ladrão!!

Quem tinha que estar na cadeia era Lula, Dilma, Wagner, Gabrielli e Collor. Não Prisco.

Enquanto isso, Marco Prisco, em decorrência da injustiça a que está submetido, apresentou no último final de semana um mal súbito, e este deputado, por ter coragem de denunciar, está respondendo a processo, requerido pelo Procurador Geral do Ministério Público da Bahia, pelo "crime" de ter chamado o governador de canalha.

Canalhas somos nós que elegemos esses picaretas.

Deputado estadual Targino Machado

Foto: Divulgação
Política
07 de Maio / 2014 às 22:30 | Nenhum Comentário

O deputado estadual Odacy Amorim, do Partido dos Trabalhadores (PT-PE), tem procurado estar perto da população nos municípios de sua base de atuação. No último final de semana, Odacy esteve participando de diversas atividades no interior e na zona urbana de Petrolina, maior cidade do Sertão pernambucano e principal base de atuação do petista. O parlamentar esteve acompanhado do deputado estadual e pré-candidato a deputado federal, Adalberto Cavalcanti (PTB-PE).

Odacy prestigiou os amigos e amigas que o acompanham no dia a dia do seu mandato, concedido pela confiança dos mais de 43 mil eleitores. As visitas incluíram o Sítio Caiçara que promoveu a sua tradicional Festa do Vaqueiro, a passagem por eventos nos núcleos irrigados nos perímetros Nilo Coelho e Maria Tereza até a presença no bingo beneficente organizado pelas profissionais que trabalham nas creches do Programa Nova Semente da Prefeitura Municipal.

No bingo do Nova Semente que contou com o apoio da Associação de Moradores do bairro Santa Luzia, foram colocadas à venda mais de 4 mil cartelas que tinham como prêmios, TV Led, notbooks e eletrodomésticos, entre outros. A renda das cartelas foi para ajudar na manutenção do programa que foi concebido dentro de uma parceria da Prefeitura com a sociedade petrolinense.

"Prestar contas do mandato é nossa obrigação. Fazemos isso tanto no parlamento como nas visitas em vários municípios de nossa base política. Aproveitamos esses momentos para falar de nossa ação como deputado eleito pela maioria dos sertanejos e destacar o legado dos governos democrático e popular do Partido dos Trabalhadores no comando do País. Há 12 anos este governo tem priorizado fazer mais para quem tem menos. Essa é uma politica que merece continuidade, começou com o ex-presidente Lula e agora continua com a presidenta Dilma", frisou Odacy.

Ascom Dep. Odacy Amorim
Política
07 de Maio / 2014 às 22:00 | 1 Comentário

O governador Jaques Wagner garantiu, hoje (07), em Brasília, a liberação de mais R$ 10 milhões do Ministério da Integração Nacional, para obras de irrigação e construção de barragens. Wagner esteve reunido, hoje, em Brasília, com o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, para tratar da inclusão de novas barragens no PAC 3 (Programa de Aceleração do Crescimento) a ser lançado nos próximos dias. O ministro admitiu a inclusão do projeto do Eixo Sul e de novas barragens necessárias ao semiárido e aos produtores rurais.

Foto: Divulgação
Policial
07 de Maio / 2014 às 21:30 | Nenhum Comentário

Após denuncia anônima realizada através do telefone de emergência 190, a Central de Operações deslocou as motocicletas da ROCAM (RC-26801) para a Praça 21 de Setembro na Av. Joaquim Nabuco, centro de Petrolina, com intuito de averiguar a informação de três pessoas comercializando entorpecentes.  No local, a partir das características fornecidas dos suspeitos, a ROCAM os localizou e efetuou a abordagem, encontrando em um buraco próximo ao banco onde os mesmos estavam sentados uma caixa de fósforos com 27 pedras de crack. Também foi apreendida a quantia de R$ 37,00 encontrada com o elemento Glauber Barbosa Campos, 33 anos, garçom, residente à Rua 103, n° 95, Bairro Cohab Massangano, Petrolina, que durante ação policial ainda tentou fugir correndo, porém, o mesmo foi alcançado e detido. Quando questionados pelos policiais sobre quem seria o proprietário da droga, todos negaram. Diante dos fatos, a ROCAM RC-26801 conduziu e apresentou os elementos Irisvan Dantas Rodrigues, 22 anos, lavador de carros, residente à Rua das Perolas, n° 803, Bairro Kidé, Juazeiro-BA e Marieta Silva dos Santos, 41 anos, aposentada, residente à Rua 14, n° 69, Bairro Henrique Leite, Petrolina-PE, bem como o Glauber, a droga e o dinheiro na DPC para as providencias legais cabíveis.

Variadas
07 de Maio / 2014 às 21:00 | Nenhum Comentário

Os municípios de Poção, no agreste de Pernambuco, e de Salgueiro e Petrolina, no Sertão do estado, vão receber cursos gratuitos do Senac através do Projeto Novos Talentos. As oportunidades são para os cursos de Salgadeiro, Agente de Informações Turísticas, Agente de Desenvolvimento Social, Cuidador de Idoso, Monitor de Recreação e Recepcionista de Eventos, que oferecem entre 15 e 25 vagas. As inscrições estão abertas e devem ser feitas pela internet através do link www.stqe.pe.gov.br ou pessoalmente nos endereços informados na tabela abaixo até os dias 8 e/ou 9 de maio, dependendo do curso.

SERVIÇO:

Novos Talentos – Cursos | Petrolina, Salgueiro e Poção

Endereços dos locais de matrículas e aulas:

PETROLINA - Senac Petrolina - Rua Projetada, n° 650, Maria Auxiliadora. Tel.: (87) 3862.2464

POÇÃO -  Secretaria de Ação Social - Avenida Maria Andrade, n° 77, Centro

SALGUEIRO - Posto Avançado do Senac em Salgueiro - Rua Maria Nogueira Sampaio, nº 223, Centro. Tel.: (87) 3871.0285

Multi Comunicação
Variadas
07 de Maio / 2014 às 20:30 | Nenhum Comentário

O viveiro municipal- situado na escola Miguel Arraes, no bairro Henrique Leite, zona norte de Petrolina-  está de cara nova. Há poucos dias,  técnicos da Agência do Meio Ambiente (AMMA) estiveram no local e fizeram um trabalho de recuperação que incluiu a troca das estacas por madeiras tratadas e melhorias no sistema de irrigação. A expectativa é de que agora o ambiente possa ser aproveitado em sua total capacidade, chegando a produzir futuramente até dez mil mudas que serão distribuídas para a populaçao. 

“Atualmente nós temos uma média de duas mil mudas de espécies nativas da caatinga. Com essa implementação, preparamos o viveiro para ter mais capacidade de produção e, desta forma, seguir com um de seus objetivos que é o de disponibilizar plantas que certamente contribuirão para o processo de arborização da cidade”, enfatiza o técnico da AMMA, Francinaldo Ferreira.

Além de produzir mudas para distribuição, o viveiro municipal serve como espaço para educação ambiental. Estudantes de diversas instituições de ensino podem solicitar uma visita ao local, que abriga espécies da caatinga como aroeira, umburana, ipê, dentre outras. As visitas geralmente são acompanhadas pelo ambientalista e membro do setor de Educação Ambiental da AMMA, Vitorio Rodrigues, que aborda  sobre as espécies: como adquirir, como plantar, como cuidar. Outros aspectos sobre o Meio Ambiente também são colocados durante as palestras. 

“Em pouco mais de dois anos, o viveiro tem conseguido cumprir com o seu papel, que tanto diz respeito à educação ambiental quanto à produção de mudas para arborização da cidade. Com essa reforma, esperamos atingir nossa capacidade de produção e termos uma resposta bem mais rápida para a população”, pontua o diretor presidente da AMMA, Gleidson Castro.

Asscom AMMA
Política
07 de Maio / 2014 às 20:00 | 24 Comentários

Presidente do diretório municipal do Partido Verde (PV) de Juazeiro e pré-candidato a deputado estadual em 2014, o advogado Wank Medrado foi o convidado do Programa Geraldo José, na Rádio Transamérica, nesta quarta-feira (07). Wank Medrado que tem participado de alguns atos políticos na região, afirmou que está apto a concorrer, e aguarda a confirmação do seu nome, a uma vaga à Assembleia, na convenção que ocorrerá no mês de junho.

“Nós estamos aptos a disputar as eleições, da mesma forma em que estivemos na eleição anterior, no entanto a disputa foi sub judice, numa intercorrência pontual que posteriormente foi solucionada na medida em que os votos foram validados. Desta vez não haverá nenhuma intercorrência. Reafirmo um compromisso público que, se houver impedimento, não discutirei judicialmente absolutamente nada e retiraria meu nome se fosse o caso, como não é, estamos habilitados a concorrer, caso nosso nome seja homologado nas próximas convenções”.

Durante a entrevista, o advogado falou dos projetos junto às lideranças oposicionistas, montada durante a campanha de 2012, quando Wank abdicou de concorrer ao cargo de Prefeito de Juazeiro e apoiou o também advogado Márcio Jandir. Segundo ele, esses nomes continuam discutindo os problemas de Juazeiro junto com uma parte da população da cidade. “Estamos nos mobilizando pelas redes sociais para demonstrar que a capacidade de indignação das pessoas não desapareceu. Se nós estamos nos mobilizando paralelamente ao poder instituído, é porque algo não vai bem, e a gente pode, enquanto cidadão, fazer uma revolução do bem, colocando na pauta do dia, propostas e projetos que possam ser cobrados do poder público de uma maneira mais efetiva. Não tem como desconsiderar o fato que a gestão municipal não vai bem, não é que eu queira criticar o prefeito por uma questão estratégica política, está a olhos nus. A gente precisa ter a consciência de que administrar é mandar com.  Infelizmente a gente não percebe isso nas ruas, uma cidade esburacadas, uma cidade abandonada. Há uma série de ações que precisam ser implantada, e não estou me colocando como salvador das pátria, nem como a pessoa mais correta. É preciso que aja um espirito público para conduzir os destinos da população como maior seriedade”, afirmou.

Questionado sobre a decisão do vereador José Carlos Medeiros (PV) do seu partido, que declarou apoiar o deputado estadual Adolfo Viana (PSDB), Wank disse defender a democracia e liberdade dos afiliados. “Medeiros só vai apoiar Adolfo porque vivemos numa democracia e isso não há nenhum problema. É óbvio que a partir do momento que você integra uma agremiação política o que se espera é que o projeto seja único. Não quero que o partido imponha condutas a seus filiados, quero que os filiados imponham condutas ao partido. Se o Medeiros adotou a postura de apoiar outro candidato, ele tem total liberdade. Não quero absolutamente vencer ninguém, quero é convencer. Se de repente o meu argumento não o convenceu, paciência. Ele tem total liberdade de buscar outros caminhos”, disse.

O radialista então perguntou: como convencer o eleitorado se não conseguiu convencer seu liderado? Wank acrescentou que acredita que o poder de convencimento do candidato do PSDB foi mais forte que o seu. “Se os argumentos de convencimento levaram o vereador Medeiros a seguir esse rumo, ele tem da minha parte total liberdade para adotar o caminho que melhor lhe convier. Quem sou eu para censurar? Ainda mais um vereador como Medeiros, que tem feito um trabalho brilhante perante o legislativo e a nossa cidade”, concluiu.

Da redação, Itamara Costa
Variadas
07 de Maio / 2014 às 19:30 | Nenhum Comentário

Um espaço dedicado à arte e à cultura regional vem chamando a atenção dos visitantes da Feira Internacional de Artesanato e Decoração - Feincartes 2014, desde a abertura do evento no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho em Petrolina – PE, no último dia 2. Apresentando obras de artesãos dos municípios da Região Turística do Vale do São Francisco (Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Orocó), o estande do Sebrae se destaca, em meio as atrações de 13 países e 14 estados brasileiros, pela originalidade e beleza do rico e diversificado artesanato regional.

Numa área de 63 metros quadrados, petrolinenses e turistas podem conferir até o próximo domingo (11), no horário das 17h às 23h, as peças em fibra de bananeira feitas pelas artesãs da Associação Artevale e os santos, bodegas e figuras populares esculpidas na madeira pelos artesãos Mestre Roque e Cícero Rodrigues, de Petrolina. De Lagoa Grande, impressionam  os santos e divinos criados pelas mãos do mestre Mazinho e as bonecas de pano de Durvalina e Durvaneide (mãe e filha). As telas que Sueli Gonzaga e João Paulo Santos trouxeram de Santa Maria da Boa Vista, completam o espaço com o crochê de Aurora Souza, os sabonetes artesanais de Áureo Caíque e as peças em madeira de Peu Gericó.

De acordo com a gestora de turismo da Unidade de Negócios Sertão do São Francisco, Kátia Souza os artesãos receberam uma capacitação preparatória para a Feincartes 2014 em seus respectivos municípios. “Oferecemos no mês passado, uma série de oficinas e palestras direcionadas ao aperfeiçoamento do artesanato com os temas: qualidade, design, embalagem, divulgação e comercialização dos produtos, atendimento ao cliente entre outros. Uma ação, que além de possibilitar ao artesão o seu crescimento profissional, auxilia o setor ampliando os horizontes do artesanato e consequentemente do turismo regional”.

Ainda segundo a gestora, o Sebrae também está oferecendo durante a Feincartes 2014, em parceira com o Senar, uma série de oficinas de artesanato em couro e pele, palha de milho e pintura em tecido. “Mais de 180 pessoas estão sendo beneficiadas, entre artesãos que estão se reciclando e o público que quer aprender uma nova técnica e ampliar seus rendimentos”, adiantou Kátia Souza.

Para o artesão Cícero Rodrigues, a oportunidade tem sido muito proveitosa. “Um espaço importante para o crescimento profissional, por que pude reciclar meus conhecimentos a aprimorar o trabalho, que vem sendo reconhecido e vendido numa feira de dimensões internacionais”. Segundo Áureo Caíque, a proposta do Sebrae também foi muito positiva. “Aprendi a pintar e fazer sabonetes artesanais nas oficinas e depois passei a mostrar e vender o meu trabalho na minha cidade e agora para gente do mundo inteiro. Com esta exposição, aprendi mais e cresci como pessoa”, finalizou o artesão de Santa Maria da Boa Vista. 

Clas Comunicação & Marketing
Política
07 de Maio / 2014 às 19:00 | 2 Comentários

A Comissão de Justiça e Redação da Câmara Municipal de Juazeiro, por meio do seu presidente, vereador Tiano Felix-PT e seu relator, vereador Damião Medrado-PSD, realiza na próxima segunda-feira, dia 12 de maio, no auditório da Câmara Municipal, reunião aberta à sociedade, a partir das 9:00 horas da manhã, para discutir o Projeto de Lei que devolve aos acompanhantes dos deficientes físicos, o direito à gratuidade no sistema de transporte público municipal.

Na oportunidade, convidam-se entidades ligadas aos direitos desse segmento, como APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), outras associações de defesa de direitos e a comunidade em geral para debater o projeto oriundo do executivo municipal, e assim gerar subsídios para encaminhamentos e o parecer da comissão.

Ascom Vereador Tiano Felix
Informativos
07 de Maio / 2014 às 18:30 | Nenhum Comentário

O governador Jaques Wagner recebeu com profunda tristeza a notícia do falecimento do jornalista Ivan de Carvalho. Dedicado ao jornalismo político, Ivan de Carvalho foi um dos fundadores da Tribuna da Bahia, em 1969, tendo participado ativamente da Escolinha da Tribuna, que formou alguns dos mais brilhantes profissionais do jornalismo baiano.

O governador manifesta, em seu nome e de todos os baianos, sua solidariedade aos familiares e colegas de trabalho do jornalista Ivan de Carvalho, que firmou toda a sua carreira na área política. “O jornalista marcou sua trajetória profissional ancorada nos princípios da ética, expressando com firmeza e equilíbrio suas opiniões e comentários políticos em sua coluna do jornal Tribuna da Bahia, sempre pautado pela busca da verdade e consistência dos textos que escrevia”, ressaltou o governador.

Jutahy, Nilo e Neto lamentam morte de Ivan

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Marcelo Nilo (PDT), lamentou hoje o falecimento do jornalista de Ivan de Carvalho, “um exemplo de rigor profissional, correção pessoal e equilíbrio ao analisar os fatos da política na coluna que assinou durante três décadas na Tribuna da Bahia”. Solidário com a dor de sua esposa, Célia, do casal de filhos, netos e dos muitos amigos que ele conquistou, Nilo afirmou que estava “rogando a Deus que conforte a todos e faça com que os momentos bons do rico convívio com Ivan aliviem o sofrimento de todos que lhes eram próximos nesse momento de perda”. O deputado federal Jutahy Magalhães Jr. (PSDB) destacou o comportamento ético de Ivan e a qualidade de suas análises políticas, lembrando ter convivido com ele desde adolescente, quando seu pai, Jutahy Magalhães, foi vice-governador da Bahia. “Ivan era um jornalista, além de talentoso, culto, muito inteligente e educadíssimo”, afirmou, lamentando a perda prematura do articulista político que se acostumou a ler na Tribuna da Bahia. O prefeito ACM Neto (DEM) também emitiu nota lamentando a morte de Ivan, lembrando que acompanhava suas análises da conjuntura política local e nacional e era fã de seu modo de escrever, leve e bem humorado

Secom Bahia
Variadas
07 de Maio / 2014 às 18:00 | Nenhum Comentário

Defensoria Pública, Poder Judiciário e Ministério Público participaram juntos, na última terça-feira (06), do "Ciclo de audiências concentradas" realizado na Regional de Juazeiro, a cerca de 500 km de Salvador. As audiências têm o objetivo de acompanhar a situação pessoal e processual de crianças e jovens acolhidos em abrigos, creches e casas de passagem, locais que servem como moradia temporária. A análise dos processos aconteceu na Casa de Passagem Messe de Amor, localizada no Centro da cidade. O defensor público Hélio Soares Junior, o juiz Isaac Diego Vieira e a promotora Rita de Cássia Rodrigues avaliaram nove casos de crianças e adolescentes encaminhadas ao local pelos conselhos tutelares e por juízes.

O direito de convivência familiar e a reavaliação dos processos, assim como a  adoção de medidas necessárias, estão previstas no Estatuto da Criança e Adolescente – ECA. O defensor público Hélio Soares Junior destacou que os abrigos não podem ser vistos como uma solução para crianças e adolescentes em situação de risco. “A situação de acolhimento institucional deve se estender pelo menor período de tempo possível. Assim, quando há a possibilidade de a criança ser inserida em sua família extensa, que incluem avós, tios e primos, os assistentes sociais entram em contato com estes familiares para, na audiência concentrada, já regularizar a situação do infante com a guarda”, argumenta.

As audiências concentradas devem ser realizadas duas vezes por ano (uma por semestre) por juízes da Infância e Juventude de todo o país, segundo determina a Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça – CNJ.

“A importância da reavaliação da situação das crianças e adolescentes acolhidos reside exatamente na possibilidade de reversão do quadro de acolhimento institucional, com a restituição ao núcleo familiar de origem ou com a colocação em lar substituto. Além disso, a avaliação semestral possibilita que a criança ou o adolescente resgate sentimentos de autoestima até então esquecidos ou desprezados, se autovalorizando, bem como demonstra que uma entidade de acolhimento não é um mero depósito de menores, impessoal, mas um lugar onde seres humanos recebem um tratamento diferenciado e se irmanam na busca de um determinado fim: o bem estar comum, explicou o Defensor Público. “

Informações: Defensoria Pública Regional de Juazeiro
Política
07 de Maio / 2014 às 17:30 | 2 Comentários

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS) lança nesta quinta-feira (08), o Programa Qualifica Juazeiro. O evento será realizado no Paço Municipal, às 9h, com a presença do prefeito Isaac Carvalho, autoridades, alunos e instrutores dos cursos e oficinas. Com o objetivo de promover capacitações e gerar oportunidades de emprego e renda na zona urbana e rural para os beneficiários da Assistência Social, o Programa vai qualificar beneficiários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, do Programa Bolsa Família – IGD/PBF e também os servidores públicos municipal da Assistência Social.’ 

As aulas das oficinas profissionalizantes começaram no dia 22 de abril, e vão qualificar mais de 300 pessoas. Estão sendo oferecidas 13 oficinas em diversas áreas, para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Os interessados ainda podem se inscrever nas unidades dos CRAS, CREAS E CIAM. As aulas estão acontecendo no Colégio Tableau, na rua Gerson Leopoldino de Assis, nº10, no bairro Jardim Vitória (em frente a garagem da São Luiz).

O Qualifica Juazeiro também irá oferecer mais de 600 vagas para os beneficiários do Bolsa Família, com a Escola de Beleza de Juazeiro. O espaço está localizado na Praça da Igreja. As inscrições para os cursos de manicure e pedicure, cabeleireiro, design de sobrancelha, penteado afrodescendente, química capilar e maquiagem também já podem ser realizadas nas unidades dos CRAS, CREAS, CIAM e no Centro Integrado de Inclusão Social (Antiga Casa do Bolsa Família, localizada na Praça da Igreja). Mais de 300 servidores público municipal da Assistência Social, também terão a oportunidade de se qualificar através do Programa, e as aulas já começam nesta semana. O lançamento do Qualifica Juazeiro contará com a apresentação da Orquestra do Instituto Professora Cristina.

Por Emanuelle Lustosa/SEDIS
Variadas
07 de Maio / 2014 às 17:24 | Nenhum Comentário

Em informações passadas agora a pouco (17h) pelo radialista Tony Lopes, na Bodega do Brocoió, dão conta de que uma operação de retirada da embarcação naufragada no Lago de Sobradinho está em curso e pode resultar na retirada dos 03 corpos que ainda estão submersos. De acordo com o correspondente, equipes da Marinha e Bombeiros ataram um cabo de aço no teto da embarcação na tentativa do resgate. Os 03 corpos já teriam sido localizados pelos mergulhadores, mas as dificuldades, em função da posição do barco, no fundo do lago, ainda não permitiram a retirada. A qualquer momento novas informações.

Naufrágio

O barco "Travessia do Mar Vermelho" transportava 40 pessoas quando afundou na terça-feira (29). A embarcação foi localizada na sexta-feira (2). Na noite do naufrágio, 34 pessoas foram resgatadas com vida e uma criança morreu. Outros cinco passageiros ficaram desaparecidos. Uma mulher de 54 anos e um garoto de 11 tiveram os corpos encontrados durante as buscas na área. De acordo com o Comando do 2º Distrito Naval, militares da Marinha do Brasil e do Corpo de Bombeiros estudam uma maneira segura de fazer a retirada dos dois corpos que estariam na embarcação naufragada.

Investigação

Segundo informações da Marinha, a embarcação era inscrita na Agência Fluvial de Juazeiro e tinha capacidade para transportar 54 passageiros e 3 tripulantes. De acordo com o capitão Cláudio da Conceição, da Marinha de Juazeiro, o clima chuvoso e o aumento na velocidade do vento prejudicaram o trabalho de buscas durante a quarta-feira (30). Um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), cujo prazo de conclusão é de 90 dias, foi instaurado para apurar as causas e responsabilidades pelo ocorrido.

Variadas
07 de Maio / 2014 às 17:00 | 12 Comentários

Através de comentário postado no Blog nesta terça-feira, dia 06, o presidente da Adesjul – Associação de Desenvolvimento Econômico e Social de Juremal, Frank Welhiton Evangelista Chaves, contesta divulgação da SEMAOP sobre plantio de mudas no distrito. Confira:

Solicitamos da Assessoria de Comunicação da Prefeitura ou responsáveis que façam retificação, em relação a esta matéria: SEMAOP REALIZA PLANTIO DE MUDAS NO DISTRITO DE JUREMAL, nos mesmos meios de comunicação a qual foi publicada. Não entendemos esta publicação, pois foi a Associação de Desenvolvimento Econômico e Social de Juremal – ADESJUL, que idealizou e realizou o plantio de mudas no Distrito de Juremal no ultimo Domingo. Tivemos o apoio desta Secretaria quando em 09/04 solicitamos mudas e grades de proteção que de fato fomos atendidos de imediato. Já até fizemos agradecimentos ao Secretário através de rede social (Facebook) e na Rádio Juazeiro e Radio Cidade. Foram convidados membros da SEMAOP para participar do ato através de palestra, que não foi possível. Não estamos em busca de tirar méritos de quem quer que seja, só não aceitamos que tirem da ADESJUL. O correto e justo seria: ADESJUL REALIZA PLANTIO DE MUDAS NO DISTRITO DE JUREMAL COM O APOIO DA SEMAOP. Esperamos que este equivoco tenha ocorrido por falta de informação/comunicação.

Frank Welhiton Evangelista Chaves -PRESIDENTE ADESJUL

Policial
07 de Maio / 2014 às 16:30 | Nenhum Comentário

Policiais da CETO do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram conduções à delegacia por uso de droga, no Bairro Bonfim II, em Senhor do Bonfim, nesta terça feira (6). Durante a realização de rondas na localidade, os policiais abordaram Artur Vieira de Souza, 22 anos, Ícaro Alves Ribeiro Ferreira, 22 anos e Darlan Berg Vieira Santana, de 20, que estavam de posse de um saco contendo maconha. Os acusados foram apresentados na delegacia de Polícia Civil, juntamente com o material apreendido.

Política
07 de Maio / 2014 às 16:00 | Nenhum Comentário

A Câmara dos Deputados aprovou a liberação de publicação de biografias sem autorização prévia. O projeto cria a possibilidade de quem se sentir atingido em sua honra com a obra buscar um juizado especial em busca de uma decisão que retire da biografia o trecho questionado em edições futuras. Esse pedido andaria em paralelo a ações civis e criminais consideradas cabíveis pela pessoa que se julgar prejudicada. O projeto segue para votação no Senado. O tema chegou ao Congresso após um intenso debate no meio artísticos. Figuras públicas como Roberto Carlos, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque chegaram a se organizar em um grupo, o Procure Saber, para defender a necessidade de autorização com o argumento de que as obras poderiam ferir o direito a privacidade. Após divergências internas, Roberto Carlos acabou deixando o grupo.

O tema está em debate no Supremo Tribunal Federal (STF), onde o Sindicato Nacional dos Editores de Livros questiona um artigo do Código Civil que tem sido usado em decisões judiciais para sustentar decisões de censura prévia de publicações. A mudança aprovada na Câmara altera o artigo questionado no STF. O Código Civil passaria a deixar expresso que "a ausência de autorização não impede a divulgação de imagens, escritos e informações com finalidade biográfica de pessoa cuja trajetória pessoal, artística e profissional tenha dimensão pública ou esteja inserida em acontecimentos de interesse da coletividade".  Os deputados, porém, incluíram uma ressalva de que por decisão de juizado especial é possível retirar trechos em edições futuras.

Pelo texto aprovado, "a pessoa que se sentir atingida em sua honra, boa fama ou respeitabilidade" poderá fazer a requisição, sem prejuízo de pedidos de indenização e eventuais ação penais. 

Política
07 de Maio / 2014 às 15:30 | 1 Comentário

O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA) lamentou a decisão de retirar o projeto (PL 7495/06) que fixa o piso nacional e plano de carreira para os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, da pauta de votação da Câmara dos Deputados. A decisão aconteceu na tarde desta terça-feira (06). A votação estava prevista, mas segundo informações da Agência Câmara, o projeto foi retirado de pauta a pedido do governo.  Segundo o parlamentar, a decisão do governo é apenas para esclarecer alguns pontos do PL. 

Pronto para ser votado

A matéria tramita desde 2006. A proposta já foi retirada de pauta várias vezes. Em outubro de 2013, no entanto, houve um acordo entre os líderes, de votá-lo este ano.  Para Daniel, o projeto já foi debatido e avaliado à exaustão e está pronto para ser votado. Em encontro com cerca de 100 agentes comunitários baianos, que estão em Brasília, Daniel afirmou que reforçará o pedido junto à presidência da Casa para que o projeto retorne à pauta ainda esta semana. Daniel aproveitou para declarar total apoio à aprovação da matéria.  “Estou com os agentes comunitários. Não vejo o porque não votar”, afirmou.  

“O agente de saúde é um elemento importantíssimo para o avanço das políticas de universalização da saúde, por isso, este profissional dever ter uma remuneração digna e uniformizada”, defendeu .  Os agentes querem piso nacional com reajuste nos moldes do salário mínimo. Mobilizados para acompanhar a votação do PL, agentes comunitários de saúde e de combate a endemias demonstraram certa frustração. “Estamos aguardando a aprovação desta matéria com ansiedade. Ele vai mudar a vida de mais de 40 mil agentes espalhados em todo o Brasil”, afirmou Roberto Lima, presidente do sindicato dos Agentes de Saúde e Endemias do Sul da Bahia (Sindiacs/ace). 

PL de interesse dos agentes 

O deputado Daniel é autor de outro projeto de interesse dos agentes comunitários de saúde e combate às endemias. O PL 6129/06 que permite ao agente, morar em outra localidade diferente da que trabalha. A exigência de morar na mesma localidade foi estabelecida através da Lei 11.350/06. “Essa alteração é importante, pois, em muitos casos, esses agentes são obrigados a fixar residências em localidades onde não existem imóveis para locação. Além do mais, há casos em que, para não perder o emprego, agentes comunitários têm que morar na casa de parentes após o casamento”, justifica o parlamentar. 

Variadas
07 de Maio / 2014 às 15:00 | Nenhum Comentário

Nesta quinta-feira, 08 de maio, a comunidade escolar do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, Rede Estadual de Ensino, realizará momento festivo alusivo aos 15 anos de fundação do estabelecimento de ensino, iniciando as comemorações do seu Jubileu de Cristal.

Programação do dia 08 de maio:

ALVORADA FESTIVA, HASTEAMENTO DAS BANDEIRAS E ABRAÇO NA ESCOLA

PARTICIPAÇÃO: Fanfarra Modelo

HORÁRIO: 07 horas da manhã,

LOCAL: Pátio do Colégio

*Aulas normais, após o término.

RECEPÇÃO FESTIVA E CÂNTICO DOS PARABÉNS

PARTICIPAÇÃO: Fanfarra Modelo

HORÁRIO: 13 horas

LOCAL: Pátio do Colégio

*Aulas normais, após o término.

MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS

PARTICIPAÇÃO: Coral Grupo Ariel

HORÁRIO: 19 horas

LOCAL: Catedral de Juazeiro

Política
07 de Maio / 2014 às 14:30 | Nenhum Comentário

A secretaria executiva da Primeira Infância , Mõnica Couto representa  hoje em Brasília, o prefeito de Petrolina, Julio Lossio no II  Seminário Inernacional Marco Legal da Primeira Infância. O evento é promovido pela Câmara dos Deputados, que tem como objetivo principal  o aperfeiçoamento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA 8.069/90) com a inclusão do tema da primeira infância no texto da lei. Entte os convidados, o evento terá  a participação de parlamentares e de especialistas de diversos países. 

O evento faz parte das ações da Frente Parlamentar da Primeira Infância e da Comissão Especial da Primeira Infância da Câmara dos Deputados, que analisa as mudanças no ECA. “Muito se tem avançado nos últimos 15 anos no que diz respeito aos direitos e proteção do menor. É importante a participação de Petrolina no avanço ainda mais desse debate e formatação, visto que a educação é prioridade do governo Julio Lossio, “ destaca Mônica Couto.

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Informativos
07 de Maio / 2014 às 13:30 | 1 Comentário

Com o novo sistema de informação e registro, o e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB), o Ministério da Saúde amplia uso do Cartão Nacional do SUS, sendo obrigatória sua utilização em qualquer tipo de atendimento da rede pública de saúde. A partir de junho, a obrigatoriedade do cartão será exigida em todo o país, inclusive em Petrolina.

"Todos os usuários deverão, obrigatoriamente, levar o Cartão Nacional do SUS para qualquer tipo de atendimento seja nas unidades básicas de saúde, sejam grupos, mutirões, atividades educativas e/ou atividades em grupo. A Secretaria de Saúde tem instruído os profissionais que atuam nas unidades de saúde para orientar à população sobre a obrigatoriedade do cartão”, esclareceu a coordenadora de Monitoramento e Avaliação da AB Naíra Gomes.

O novo sistema é uma estratégia  para reestruturar as informações da Atenção Básica em todo país, com o objetivo de ampliar a qualidade no atendimento à população, através da qualificação da gestão da informação.

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage