Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 28 de Setembro de 2016
|
Torne o Blog a sua página inicial

FAÇA DO BLOG SUA PÁGINA INICIAL

1 - Vá no ícone de lista no canto superior direito e escolha a opção Configurações.

2 - Em "Inicialização", selecione "Abre uma página específica ou um conjunto de páginas".

3 - No campo "Adicionar nova página", digite: http://www.geraldojose.com.br

Clique em Ok e pronto.

Fechar

|
Redação: (74) 3613-3479
|
Cor do Blog:
publicado em 12 de Maio / 2015 às 07:00

CPT realiza Campanha de Prevenção e Combate ao Trabalho Escravo

O programa Geraldo José desta segunda-feira (10) recebeu como convidada, Eliane Freire, membro da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Durante a entrevista, Eliane deu mais detalhes sobre a Campanha de Prevenção e Combate ao Trabalho Escravo idealizada pela CPT Bahia.

De acordo com dados registrados pela Pastoral da Terra, de 1995 até 2014, mais de 49 mil trabalhadoras e trabalhadores foram libertados em situação análoga ao trabalho escravo no Brasil, em diversas atividades ligadas ao agronegócio, a construção civil, nos frigoríficos e nas grandes indústrias têxtil.

“No Brasil Colônia o patrão era dono do escravo e tinha que manter o trabalhador. Hoje o patrão não tem responsabilidade com o profissional. Parece coisa de outro mundo, mas o trabalho escravo ainda é real”, frisou Eliane.

Segundo a militante, cidades próximas a Juazeiro como Petrolina, Petrolândia e Paulo Afonso já registraram casos de trabalho escravo. “Foram 111 trabalhadores libertados oriundos de Petrolândia e Paulo Afonso que estavam vivendo condições de trabalho escravo durante a construção do aeroporto de Guarulhos em São Paulo. Ano passado oito trabalhadores foram libertados nas mesmas condições em uma fazenda situada em Petrolina. É um problema muito sério”, ressaltou a militante.

A Campanha de Prevenção e Combate ao Trabalho Escravo seguirá até a próxima quarta-feira (13), dia em que se comemora a assinatura da Lei Aurea, que ocasionou o fim do trabalho escravo no Brasil em 1888.

Para denunciar situações de trabalho escravo em Juazeiro e região, a população pode se dirigir a sede da Polícia Federal, Ministério Público do Trabalho, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O telefone da CPT é 3611-3550.

Da redação Alinne Torres/Fotos: Geraldo José
publicado em 12 de Maio / 2015 às 06:30

Palestra sobre emissão e uso do passaporte para trânsito de Cães e Gatos será realizada em Petrolina

O trânsito de cães e gatos entre países exige algum documento emitido pela autoridade veterinária do país de origem e aceito pelos países de destino, que ateste as condições e o histórico de saúde do animal de estimação bem como o atendimento às exigências sanitárias do país de destino. No Brasil, os documentos utilizados para essa finalidade são o CVI (Certificado Veterinário Internacional) e o Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos que são expedidos pelo Serviço de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), órgão vinculado à Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do MAPA. Cada país tem requisitos específicos para autorizar o ingresso de cães e gatos no seu território. É muito importante que o proprietário planeje com antecedência a viagem do seu animal para ter tempo suficiente de atender todas as exigências do país de destino, o que às vezes pode requerer alguns meses.

Para  saber tudo sobre o assunto você poderá  participar do encontro de hoje, 12 a 14 de maio, com diretores e fiscais da ANFFA SINDICAL que vão se  encontrar em Petrolina para três  dias de atividades técnicas e discussões interessantes sobre alguns assuntos de interesse regional. Estarão presentes em Petrolina os Fiscais Federais Agropecuários:  Mauricio Rodrigues Porto,  Presidente; Marcus Lessa, Vice Presidente;  Simplício Alves, Secretário de Finanças; Luiz Gonzaga,  Secretário de administração e  Consuelo Garrastazu,  Delegada Sindical do Rio Grande do Sul e Dr. Fred Souto.

No dia 13, quarta-feira, serão ministradas  no Auditório da Universidade do Vale do São Francisco em Petrolina-PE a partir das 18 horas, três palestras  abertas ao público.   O Presidente da entidade, Mauricio Porto,  falará  sobre criação e formação da carreira dos Fiscais Federais Agropecuário.  A Fiscal Federal Agropecuária, Consuelo Garrastazu Paixão Côrtes(Delegada Sindical do Rio Grande do Sul), falará sobe a RIISPOA, ue é o  instrumento que baliza o Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal, e  depois, Dr. Fred Souto,    falará sobre a implantação do passaporte para cães e gatos, assunto interessante para Médicos Veterinários do Serviço Público, Autônomos e Estudantes de Medicina Veterinária. As três  palestras importantes e abrangentes foram definidas pela ANFFA SINDICAL por serem muito atuais no meio agropecuário.

Asscom
publicado em 12 de Maio / 2015 às 06:00

Deputado comemora a viabilização do curso de medicina no município de Irecê

O deputado Roberto Carlos (PDT) comemorou mais um passo rumo ao avanço na educação do Estado. É que a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – Sesab, através do Ministério da Educação – MEC anunciou que a partir do próximo ano, o Hospital Regional Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, deve se transformar em hospital universitário, com a instalação de um curso de medicina. A parceria foi assinada quinta-feira (7), na sede da secretaria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Segundo o parlamentar, esta iniciativa, que faz parte do Programa Mais Médico, tem como premissa fortalecer o Sistema Único de Saúde – SUS. “Vai aumentar o número de médicos no estado e, consequentemente, vai melhorar o serviço no Hospital Regional, em Irecê”, disse o deputado Roberto Carlos. O Estado ofertará parte dos 120 leitos da unidade hospitalar, a estrutura de serviços, ações e programas de saúde necessários para implantação da instituição de ensino que se credenciar junto ao Ministério.

Ascom Dep. Roberto Carlos
publicado em 11 de Maio / 2015 às 23:00

ESPAÇO DO LEITOR: RETRATOS DE UMA MÃE... OBRIGADO JUAZEIRO!

Aqui pra nós, quando penso em escrever algo sobre Juazeiro, logo penso que não vou conseguir por outros escritos que já fiz anteriormente. Penso que vou ser repetitivo algo não impossível, mas, acima de tudo tenho todo um cuidado para não me embriagar com o passado, ou me exceder com relação aos sonhos do futuro...

Domingo 10 de Maio, foi o Dia das Mães e, em tempo, esse texto traz os mais sinceros cumprimentos a todas as mães de nossa cidade, extensivos a todas vocês da nossa região, e aqui meu pedido de licença para falar diretamente a essa senhora do meu coração: Juazeiro, Bahia...!!!

O título acima talvez me ajude a encontrar as palavras que desejo dizer, pois, nada mais é do que agradecer:

OBRIGADO JUAZEIRO, por ter acolhido aquele ventre materno vindo de longe, trazendo esse seu filho que você viu nascer e crescer me tornando seu amigo, e seu fiel defensor, sempre!

OBRIGADO JUAZEIRO, por aquele cachorro quente com refresco de baunilha geladíssimo através de barras de gelo, cuja barraquinha ficava lá na beira do rio (que hoje chamam de orla), atrás daquele lindo Mercado, e por falar em Mercado depois de tanto tempo, após conhecer algumas Metrópoles onde todas têm o seu Mercado Central como símbolo, pude entender a falta que o nosso nos faz... E aí me deparo com a sina do “já teve”...

OBRIGADO JUAZEIRO, por aquela Santa Casa da Misericórdia onde os aparelhos e instrumentos de alta complexidade eram a intuição e o estetoscópio dos seus abnegados médicos que não eram Doutores distantes, mas, amigos e compadres dos seus pacientes, e o melhor de tudo, por incrível que pareça, era quando se dizia que Doutor fulano estava chegando, e todos logo se enchiam de alegria...

OBRIGADO JUAZEIRO, por aquela falta de energia que se dava da metade da noite para o outro dia e, usando nossas criatividades, tudo se resolvia através do isqueiro, do candeeiro, ou do Bibiano como chamavam alguns moradores que aqui chegavam de diversas cidades ribeirinhas... E nada nos impedia de andar sob o luar fosse da Rua da Pimenta para a Rua de Baixo, ou ainda de Atrás da Banca ao Alagadiço...

OBRIGADO JUAZEIRO, por aquela Estação de Trem tão colonial, e de beleza sem igual, onde muitas esperanças passaram por lá em busca de nossa Capital... E não me perguntem quantos lenços brancos eu vi molhados de saudades... E vi também a alegria de mães esperando suas filhas chegarem com ouvidos bem atentos aguardando o Trem apitar...

OBRIGADO JUAZEIRO, pelas lavadeiras do Angary que, com o seu trabalho simples, muito contribuíram para todos nós, servindo até de inspiração musical para os nossos e outros compositores que se renderam àquela paisagem tão angelical...

OBRIGADO JUAZEIRO, por todo aquele movimento que se via em nosso Cais, com vapores e barcas a chegar e a sair todos os dias, servindo de fonte de emprego e renda para tantos pais de famílias que daquele lugar tiraram seu sustento e construíram pilares para o resto de suas vidas, e digo isso porque conheço tantos e tantos, inclusive tantos tão próximos...

E tem ainda os teus filhos doutores, professores, atletas, políticos (por que não?), cantores, compositores, poetas, jornalistas, contabilistas, engenheiros, empresários, comerciários, e tantas outras profissões liberais e tais, que aqui e lá fora são grandes exemplos e exaltam a terrinha, e por todos eles OBRIGADO JUAZEIRO!

Mas, OBRIGADO mesmo, por esse teu ventre tão abundante e generoso, pelo teu jeito cativante de saber receber, pela forma sem igual como aqui o sol anuncia o entardecer, e como ele volta no dia seguinte prenunciando que um novo dia vai acontecer... E nessa roda-viva da vida onde os dias se alternam e tudo passa, nesse texto descrevo, lembro e ratifico o que sente um filho apaixonado...

Palavra final: O que mais admiro em você Juazeiro, é que você não desiste, e só acolhe sua prole que aumenta todos os dias...

Acord@dinho – Apaixonado por Juazeiro e leitor assíduo do blog.

publicado em 11 de Maio / 2015 às 22:30

Equipe do Consultório na Rua de Petrolina participa de videoconferência mensal com representante do Ministério da Saúde

Com intuito de proporcionar maior qualificação e eficácia nas ações desenvolvidas pelos profissionais do Consultório na Rua, serviço da Secretaria de Saúde de Petrolina, a equipe tem se reunido mensalmente com o representante do Ministério da Saúde (MS), Marcelo Pedra, por videoconferência, para acompanhamento das atividades e estabelecimento de estratégias.

Durante o segundo encontro, nesta sexta-feira, 08, a equipe expôs o cenário atual das três áreas prioritárias na cidade ressaltando os avanços e dificuldades. “Houve uma evasão do grupo que faz uso de substâncias psicoativas, ainda estamos em processo de aproximação das profissionais do sexo, porém temos tido resultados exitosos com o grupo de pessoas que fazem o uso de álcool no bairro João de Deus”, frisou a coordenadora do serviço Sarah Fonseca.

O agente social, Juvenal de Araújo, explica como tem sido o trabalho com os usuários do João de Deus. “Motivados pelos próprios usuários criamos um grupo semanal nessa área onde desenvolvemos atividades educativas, interativas correlacionadas à saúde e assistência social. E com apenas três encontros temos relato de usuário que ingeria 4 litros de cachaça pura por semana e, hoje, está ingerindo 1 litro”, contou. Pedra mencionou que a “busca dos usuários pelo serviço e o reconhecimento da sociedade no entorno é um resultado positivo, pois as ações têm tido visibilidade e a população percebe que o trabalho tem continuidade”, disse.  

Ascom/Petrolina
publicado em 11 de Maio / 2015 às 22:00

Prefeito Isaac Carvalho inaugura a 21ª quadra poliesportiva

A secretaria de Educação e Esportes, inaugurou na tarde de sexta-feira (08), na Escola Dinorah Albernaz, a 21ª quadra poliesportiva da gestão do prefeito Isaac Carvalho. A nova quadra poliesportiva Magno Reis Carvalho dos Santos homenageia o professor municipal de Educação Física e Sargento da Polícia Militar, que faleceu no início deste ano e era um grande incentivador da prática esportiva em Juazeiro. Assim que deu início à solenidade, a gestora da Escola Dinorah Albernaz aproveitou a oportunidade para agradecer ao Prefeito e ao Secretário. "Hoje é um dia de celebração de fato, pois os nossos jovens precisam disso, de esporte, lazer. Nós tínhamos a certeza de que Isaac e Clériston iriam dar atenção a esta quadra. Muito obrigada, a escola e a comunidade agradecem", disse Isabel Cristina.

O gestor da pasta da Educação explicou como era a quadra que existia na escola, apenas uma marcação feita de cimento no chão, em mau estado de conservação. "A cobertura foi feita através de recursos do Ministério da Educação, mas a Prefeitura realizou melhorias no entorno da quadra e no prédio escolar. Essa obra chega num pacote de 21 novas quadras poliesportivas cobertas e é importante lembrar que antes da gestão Isaac Carvalho, a cidade contava apenas com dois equipamentos esportivos cobertos, o do Ginásio de Esportes Aloísio Viana e do CAIC", ressaltou Clériston Andrade.

Micael Sales, estudante da Escola Dinorah, também estava presente à inauguração da quadra. Ele pratica Futsal e acha muito bom que tenha uma nova quadra na escola. "Antes não tinha espaço pra gente jogar, a quadra era toda quebrada e agora ficou muito melhor. Só temos a agradecer ao Prefeito por nos dar essa quadra que vai fazer a alegria de todos nós", disse.

Encerrando a solenidade de inauguração, Isaac relembrou as conquistas na educação nos últimos anos. "Já temos mais de 70 escolas com ar condicionado em sala de aula, já são 13 novas escolas de educação infantil e também climatizadas. Só aqui no bairro Itaberaba são duas e estamos acabando de construir uma nova super creche. Futuramente também faremos aqui na escola Dinorah uma reforma e climatização. Entendemos que a melhor herança é a educação de boa qualidade que vai garantir o futuro dessa cidade", conclui Isaac. Estiveram presentes para acompanhar o prefeito os vereadores Agnaldo Meira, Anderson Alves, Bené Marques, Pedro Alcântara Filho, Jean Gomes e Sargento Bastos.

Ascom/Juazeiro
publicado em 11 de Maio / 2015 às 21:30

Governo dialoga com professores das universidades estaduais

Em reunião nesta segunda-feira (11) na Secretaria Estadual de Relações Institucionais (Serin), cerca de 10 representantes dos professores das quatro universidades estaduais debateram com o Secretário Josias Gomes as reivindicações da categoria. "Avalio a reunião como muito positiva por abrir esse canal de diálogo com os professores das universidades estaduais da Bahia", afirmou o secretário Josias Gomes ao final do encontro.
 
O coordenador do Fórum da Associação dos Docentes das Universidades Estaduais da Bahia, Elson Moura, informou que um novo encontro foi marcado para o dia 19 de maio, às 10h, na Secretaria da Educação. "Esperamos ter novidades em relação à nossa pauta de reivindicações". 
 
O coordenador de Desenvolvimento do Ensino Superior da Secretaria da Educação do Estado, Paulo Pontes, esclareceu pontos sobre o próximo encontro. "Nos comprometemos a levar para a reunião do dia 19 uma proposta de projeto de lei sobre a desvinculação do quadro de vagas para os professores – para que eles possam ascender na categorias da profissão -, além de informações sobre o estudo jurídico que está sendo feito sobre o  impacto da revogação da lei 7176".

Participaram da reunião desta segunda-feira também o superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Administração, Adriano Tambone, o chefe de Gabinete da Serin, Martiniano Costa, e a coordenadora executiva de Articulação Social da Serin, Mary Cláudia Silva.

Secom Bahia
publicado em 11 de Maio / 2015 às 21:00

Aberta em Sobradinho a Semana do bebê com o tema Fortalecendo a Primeira Infância no Semiárido

"Fortalecendo a Primeira Infância no Semiárido", com este tema foi aberta hoje, 11, em Sobradinho, a "Semana do Bebê", que será encerrada no dia 18 de maio, obedecendo a uma programação vasta, focada numa reflexão sobre o contexto econômico, cultural e social desta região. O tema promoverá uma discussão sobre as necessidades da primeira infância, com vistas a melhorar a qualidade do atendimento e assistência no que se refere a saúde, educação e garantia de direitos sociais. A " Semana do Bebê" em Sobradinho é resultado de um trabalho multi setorial que envolve as Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde, Educação.

A solenidade de abertura aconteceu na Comunidade Indígena Truká, com uma homenagem as mães e entrega da chave da cidade pela Secretária Fernanda Sanjuan ao bebê cacique de dois meses. Um ato simbólico que demonstra o respeito e a valorização da cultura dos povos indígenas, tão forte e significativa no município.

Estiveram presentes representantes de segmentos sociais, técnicos das áreas de saúde, educação e social, representantes do Unicef e familiares, que assistiram a um ritual religioso indígena, apresentado pelos membros da tribo Truká. A Semana do Bebê terá continuidade na Universidade Federal do Vale do São Francisco, onde acontecerá uma série de palestras,mesas redondas e minicursos para os profissionais que atuam nas áreas que envolvidas no trabalho com a primeira infância.

Nas unidades de saúde da família, escolas, creches, CRAS, CREAS, também durante toda semana, serão realizadas atividades abordando temas como: amamentação, direitos das gestantes e dos bebês, cuidados com a puérpera, parto humanizado, direito de brincar, direitos das crianças e adolescentes, convivência e inclusão social. O encerramento da semana, dia 18, acontecerá também na Comunidade Indígena Truká, com a participação de crianças, adolescentes e famílias.

A semana do Bebê é uma mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças até seis anos uma prioridade para os municípios brasileiros. Este ano municípios de Juazeiro, Petrolina e Sobradinho unificaram as ações da Semana do Bebê no Vale do São Francisco numa programação integrada, que chama atenção para as questões que afetam a primeira infância na região.

" Esta é a primeira edição da "Semana do Bebê" em Sobradinho. Numa ação inovadora e ousada, nos integramos as cidades - polo Juazeiro e Petrolina, para pensarmos as questões da primeira infância, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das crianças e de suas famílias. Foi uma determinação do Prefeito Luiz Vicente Berti integrar Sobradinho neste projeto, elegendo a primeira infância como uma prioridade da sua gestão. Agradecemos o apoio do UNICEF, que tem nos dado o suporte necessário e também aos municípios parceiros, declarou Fernanda Sanjuan, Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Sobradinho.

Ascom/Sobradinho
publicado em 11 de Maio / 2015 às 20:30

Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina realiza 3ª LIRAa 2015

Desta segunda-feira, 11, até o dia 15 de maio os Agentes de Combate às Endemias (ACE) visitarão cerca de 6 mil domicílios de Petrolina para realizar o 3ª Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) deste ano. A pesquisa visa identificar onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito e orientar as estratégias de combate à dengue e à febre chikungunya.

"Dividimos a cidade em 13 estratos e, ao todo, 122 servidores entre agentes e supervisores vão visitar residências nessas localidades para verificar focos e criadouros do mosquito. O resultado do LIRAa possibilita a intensificação das ações nos locais com maior presença do Aedes aegypti", destacou o gerente de Endemias Jailson Araújo.

O último LIRAa realizado em março apontou 1,5% para epidemia de dengue, considerado de médio risco.  A classificação dos índices de infestação utilizada pelo Ministério da Saúde é a seguinte: 0 a 0,99 % = baixo risco; 1 a 3,9 % = médio risco e acima de 4% = alto risco.

Até o momento já foram registrados 386 casos confirmados, e durante todo o ano de 2014, Petrolina contabilizou 791 casos de dengue. "O país vive um momento de alerta em relação à dengue com mais de 740 mil casos; já em Pernambuco são mais de 26 mil e 1 óbito. É preciso que a população redobre os cuidados, pois 90% dos casos em Petrolina acontecem dentro dos domicílios,  então com medidas básicas podemos eliminar os criadouros do mosquito", alertou a secretária de Saúde do município Lucia Giesta.

Dicas de Combate à Dengue e Chikungunya

Com medidas simples como colocar areia nos pratos dos vasos de planta, manter bem vedados recipientes com armazenamento de água para consumo, não deixar acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros, eliminamos a proliferação dos criadouros. 

Ascom/Petrolina
publicado em 11 de Maio / 2015 às 20:00

Parceria entre SAAE e a Associação de moradores beneficiará Campos com rede de água

Cerca de 72 pessoas da localidade de Campos, distrito de Maniçoba, a 35 km de Juazeiro serão beneficiadas com a rede de água bruta em construção. A obra é uma parceria do SAAE com a Associação de Moradores. De acordo com o diretor de água e esgoto do interior, José Inaldo do Nascimento, será colocado três mil metros de tubulação. Uma parte da rede foi doada pelo órgão que levará água para os reservatórios, atendendo também aos projetos de irrigação.

A rede de água poderá ser utilizada para o consumo animal, como também para o fortalecimento da agricultura familiar, a exemplo do plantio de cebola, manga, melancia, melão, entre outros. "Há mais de sete anos estamos tentando construir essa adutora. Agora com a ajuda do SAAE conseguimos realizar esse sonho", expressou o representante da Associação de Moradores de Campos, Josemir Jesus Silva.

Com enorme satisfação o produtor rural, Zeneide Onório da Mota, comentou a importância da obra para a comunidade rural. "Essa é uma ação que pode parecer pequena para as pessoas que vivem na zona urbana, mas para quem vivem na zona rural é de grande importância. Estamos muito felizes", falou Zeneide.

Na oportunidade o diretor-presidente do SAAE, Joaquim Neto, visitou a recuperação da estrada da comunidade. "Estamos trabalhando para melhorar a vida do homem do campo, seja em relação ao abastecimento de água, rede coletora de esgoto ou estrada. É sempre motivo de alegria retornar ao interior e ouvir dos moradores que eles poderão voltar a criar e alimentar seus animais, porque agora eles têm acesso à água".

Ascom/SAAE
publicado em 11 de Maio / 2015 às 19:30

Secretaria de Saúde de Petrolina participa da Semana do Bebê Regionalizada

Nesta segunda-feira, 11, foi iniciada a Semana do Bebê Regionalizada – Petrolina, Juazeiro e Sobradinho – que se estende até o dia 15. A abertura do evento aconteceu no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no bairro Rio Corrente, com uma programação especial com teatro, torneio de futsal, homenagem à princesa Pérola, coroada em 2014 pelo prefeito Julio Lossio, e ações de saúde como vacinação, consulta médica, shantalla, antropometria (avaliação do peso e altura) e palestra sobre Alimentação Saudável.

Mais de 50 alunos da Rede Municipal de Ensino esclareceram dúvidas e foram orientados pela nutricionista Andressa Reis. "Eu já sabia de alguns alimentos que fazem mal a saúde, mas não sabia que comendo durante 1 semana bolacha recheada eu estou consumindo mais de 3 kg de açúcar", destacou a aluna Diandra Laís.

Andressa alerta os pais sobre a importância de inserir alimentos naturais desde a infância para que diminua os riscos de doenças. "O ideal é que até os dois anos a criança não consuma nenhuma quantidade de açúcar, mas infelizmente alguns pais já inserem no cardápio do filho o salgadinho, o achocolatado, sucos industrializados, que com o consumo frequente pode levar à obesidade, colesterol alto e doenças crônicas como a diabetes", ressaltou.  

Durante esta semana serão realizadas palestras para os profissionais da Educação, Assistência Social e Saúde do município com temas como Parto Humanizado, DST/AIDS: Manejo Clínico entre mães e crianças, Um olhar Cuidadoso: Mães com transtornos mentais e usuárias de drogas, Pré-Natal e Primeira Infância, Direito de Brincar entre outros, que acontecerão nos campus de Petrolina e Juazeiro da UNIVASF.   

A Semana do Bebê Regionalizada em Petrolina é resultado da articulação das Secretarias de Cidadania, Educação e Saúde com o objetivo de garantir o desenvolvimento saudável do bebê através do cumprimento das ações voltadas para primeira infância.

Ascom/Petrolina
publicado em 11 de Maio / 2015 às 19:00

Avenida Giuseppe Muccini começa a receber asfalto

Na manhã do último sábado (09), o Prefeito Isaac Carvalho esteve na Avenida Giuseppe Muccini para acompanhar o início da pavimentação asfáltica da via. Os primeiros 340 metros foram asfaltados e em breve estará liberado para tráfego. O asfalto utilizado é o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) e possui 5 cm de espessura. De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Hemerson Guimarães, o CBUQ possui uma melhor qualidade e maior durabilidade. A avenida também já conta com 120 metros de comprimento de calçada, meio-fio e linha d'água.

Devido à extensão  de 1.700 metros, a obra na Giuseppe está sendo realizada em etapas. A próxima fase, que corresponde a 180 metros, está passando pelo procedimento de substituição do sub-leito, depois passará pelo processo de sub-base, base, e em seguida, a imprimação – última etapa antes de receber a massa asfáltica.  

Isaac, que tem visitado o canteiro constantemente, ressaltou a celeridade dos trabalhos: "Estamos acompanhando a obra praticamente todos os dias para garantir que o cronograma seja cumprido e a população possa receber essa via totalmente recuperada e com qualidade o mais breve possível. A Giuseppe Muccini é uma importante via que interligada diversos bairros e também terá um papel fundamental como uma via alternativa para quem precisa transitar pela BA 210", ressaltou o prefeito.  

Com 8 metros de largura, a previsão de término da recuperação da Giuseppe é para até o final de junho deste ano. Acompanharam o prefeito, o diretor-presidente do SAAE, Joaquim Neto, os assessores Flávio Luiz e Plínio Amorim, os secretários Jorge Barboza (SEDUH) e Paulo Bonfim (Governo), e os vereadores Jean Gomes, Pollyana Amorim e Anderson Alves.

Ascom/Juazeiro
publicado em 11 de Maio / 2015 às 18:30

Prefeitura de Petrolina realiza intenso mutirão de patrolamento e limpeza de valas no bairro São Joaquim

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Infraestrutura, iniciou na ultima segunda – feira  (04.05), um cronograma de serviços de patrolamento e limpeza de valetas no bairro São Joaquim e nas ruas do bairro Dom Avelar que dão acesso a ele.

Os serviços foram realizados nos bairros até a sua conclusão . Conforme a Secretária de Infraestrutura, Tatyanne Lima, inicia hoje, (11), os serviços de limpeza pública do bairro Dom Avelar, em seguida serão atendidos os bairros  Ouro Preto, São Gonçalo, Mandacaru, São Jorge e Santa luzia “Estamos trabalhando diariamente nos bairros, priorizando a execução destes serviços em locais mais críticos. Estamos cumprindo nosso cronograma de trabalhos, inclusive aos finais de semana”, informou.

A rua do Abacaxi, rua Anánas, rua do Cálcario, av.2 e 3 do bairro São Joaquim foram atendidas, assim como, as demais ruas do bairro.

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
publicado em 11 de Maio / 2015 às 18:00

Sobradinho realiza dia "D" da Campanha de Vacinação contra gripe

A Secretaria de saúde de Sobradinho realizou, com sucesso, o dia "D" da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (vírus que causa a gripe). Atingindo a meta prevista, foram vacinados idosos, acima de 60 anos, gestantes, crianças (de 06 meses a menores de 5 anos), trabalhadores da área da saúde, indígenas, mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 e portadores de doenças crônicas. A vacinação aconteceu durante todo o sábado, 9 nos PSFs das Quadras 1, 3, S5, 17, Policlinica, PSF Maria Ribeiro, PSF da Portelinha e Clube Santana.

Equipes volantes também circularam por diversos pontos da cidade para garantir que todo público alvo fosse imunizado contra a gripe. No Mercado Municipal, comerciantes e consumidores tiveram a oportunidade de receber esta importante vacina que apresenta uma eficácia de 89% dos casos, desde quando tomada na época adequada.

A campanha, que começou no dia 4 de maio, será encerrada no próximo dia 22. Até lá a vacinação será feita em todos os Postos de Saúde da cidade e também na POLICLINICA. As equipes visitarão a zona rural no  período de 18, 19 e 20 para imunizar os moradores do interior do município.

"Conseguimos atingir nossa meta neste Dia "D", que facilitóu o acesso a vacina, atendendo aquelas pessoas que durante a semana trabalham e não tem tempo de se dirigirem aos postos de saúde. Está vacina é muito importante na prevenção de doenças e até o dia 22 de maio pretendemos chegar a uma cobertura máxima. Portanto, quem ainda não se vacinou, pode se dirigir a qualquer Psf da cidade que os nossos profissionais estão a postos para imunizar todas as pessoas que fazem parte do público alvo, afirmou o Secretário de Saúde Antônio Carlos. 

Ascom Sobradinho
publicado em 11 de Maio / 2015 às 17:23

PILÃO ARCADO: OPOSIÇÃO SE ARTICULA VISANDO AS ELEIÇÕES 2016.

 
Foi realizada no último sábado (09), mais uma reunião com as lideranças políticas de oposição que compõem o grupo denominado "Oposição em Ação", com o slogan "Não vamos desistir de Pilão". Na oportunidade, além de reafirmarem a união em torno do projeto oposicionista, decidiram, que dentre os nomes presentes, somente um será lançado com o compromisso e apoio dos demais, tornando-a, dessa forma, a oposição mais unida e competitiva para as eleições municipais de 2016.
 
Dentre os presentes estavam os vereadores Marcio do Vale (PPS), Antônio Medeiros (PT), Everton Luiz (PCdoB), Sérgio Mariano (PDT), o ex-prefeito Roberto Martins (PV), o ex-vereador Leonildo Teixeira, dos empresários Ramos e Valdir Júnior (PSC), dos advogados Dr. Peres e Dr. João Batista (PTN), além do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pilão Arcado, Juvenal Carvalho.
 
Com a decisão tomada, ficou firmado o compromisso, através de critérios que serão adotados e discutidos por todos, que apenas um postulante ao Executivo sairá do grupo, com o compromisso de apoio dos demais. "Acredito que foi uma decisão bastante acertada, pois dessa forma, além de nos consolidarmos como um grupo de oposição forte, nos tormamos bem mais competitivos para as eleições de 2016.", pontuou o advogado Dr. João Batista.
Ascom Grupo Oposição em Ação
publicado em 11 de Maio / 2015 às 17:00

HDM/IMIP abre Processo Seletivo para Enfermeiros e Técnico de Enfermagem


 
Estão abertas as inscrições para processo seletivo no Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), para preenchimentos de vagas nos cargos de Enfermeiros e Técnico em Enfermagem. O prazo para realização das inscrições é até o dia 13 de maio. Para participar da seleção é preciso cadastrar o currículo pela internet, no site do IMIP.
 
Os interessados devem entrar no site: (www.imip.org.br) e efetuar a inscrição no campo “cadastre seu currículo”, localizado no rodapé da página.
Asscom
publicado em 11 de Maio / 2015 às 16:30

Policia Rodoviária Federal de Petrolina intensifica ações durante maio amarelo

A 6ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal realiza, durante todo o mês, ações de fiscalização e orientação, que compõem o maio amarelo,movimento mundial de redução de acidentes de tráfego.           

Durante o período, serão intensificadas atividades em trechos dos KM 185 e KM 166. O objetivo da ação é sensibilizar condutores e pedestres sobre a necessidade de assumir uma conduta responsável no trânsito e, consequentemente, diminuir o número de acidentes.            

De acordo com o Inspetor chefe da 6ª Delegacia da PRF, Paulo Lima, além do trabalho de fiscalização, que o órgão realiza ordinariamente, serão intensificadas abordagens de alcoolemia, utilização de radares para controle de velocidade, além de inspeções e vistorias em veículos. O inspetor destaca ainda que o trabalho está sendo intensivo em áreas próximas a povoados de Petrolina, locais que têm alto nível de atropelamentos. “Nosso trabalho tem foco na diminuição de acidentes e em evitar que pessoas sejam vitimadas por imprudências no trânsito”, ressalta Paulo Lima.

O movimento maio Amarelo nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Seu objetivo é contribuir para a diminuição desses índices.

Asscom
publicado em 11 de Maio / 2015 às 16:00

Prefeito de Petrolina abre dialogo com feirantes do CEAPE

A manhã da última quinta-feira (07) foi bem movimentada no Sest/Senat. Isso porque os feirantes do CEAPE a convite do prefeito Julio Lossio estiveram reunidos para juntos chegarem a um denominador comum sobre para onde os mesmos serão deslocados.

Durante toda a manhã o prefeito ouviu dos feirantes e de suas representantes sugestões para a situação, mas deixou bem claro que a construção do Centro Administrativo é fato e tem prazo para ser iniciado, portanto a conversa não podeira se estender por tempo indeterminado. “Convidei todos os feirantes do CEAPE para juntos tomarmos uma decisão definitiva. Por decisão do município o CEAPE foi o local escolhido para abrigar o Centro Administrativo, que vai facilitar a vida de todos os munícipes, mas primeiro precisamos definir de maneira urgente o deslocamento de todos”, explanou.

A princípio a ideia era mostrar aos presentes a planta do novo espaço que seria ocupado pelos feirantes, no bairro José e Maria, mas pelos inúmeros pedidos o prefeito decidiu oferecer mais um prazo para saber o que os feirantes querem, mas também deixou bem claro que esse prazo não poderia se estendido. “Como ainda existe resistência por parte de alguns proponho que uma comissão vá até a área reservada e vejam vocês mesmos como o lugar é o ideal. Queremos resolver da melhor maneira”, declarou Lossio.

Ainda durante a reunião o prefeito assinou Ordem de Serviço para a cobertura da feira livre, construída especialmente para os feirantes do CEAPE. “Nesta segunda-feira (11) o serviço começa. Posso afirmar para vocês que aquela área é a melhor que poderia oferecer”, expões acrescentando ainda que o governo está aberto a negociação e aguarda novas sugestões, mas que o prazo como já foi frisado é pequeno”, concluiu.

Lidiane Souza Ascom PMP Foto: Gilson Pereira
publicado em 11 de Maio / 2015 às 15:30

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS EM CASA NOVA

O programa é um curso pré-vestibular totalmente gratuito, oferecido para alunos da escola pública.  Desde de 2013 o município de Casa Nova aderiu ao projeto, obtendo muito sucesso com 31 aprovações em vestibulares de 2013 e 30 aprovações em 2014, nas universidades públicas da região e de outras regiões do Brasil, em cursos de engenharia, pedagogia, Medicina, fisioterapia, história, administração, biologia, matemática, agronomia, dentre outras.

Devido ao apoio da Prefeitura Municipal de Casa Nova e seu incentivo para abrir mais turmas para o município, em 2015 Casa Nova funcionará com 4 turmas de 50 alunos cada. As aulas são presenciais, de segunda a sexta, das 6:30 ás 22:00, na Escola Municipal Alano Viana de Araújo. Os alunos recebem módulo e fardas gratuitas, além de receber a isenção do processo seletivo do vestibular da UNEB.

Durante o curso os alunos participam de orientações vocacionais, feiras de profissões, visitas técnicas em laboratórios e locais de pesquisa, além de serem realizados aulões abertos ao público casanovense. No ano de 2014, Casa Nova foi o único município a adotar o aulão itinerante, que tem como objetivo ajudar as escolas a preparar seus alunos para o vestibular.

O projeto é coordenado pelo pólo 048, campus UNEB Juazeiro, e em Casa Nova é coordenado pela Professora Sumaia Almeida. Para mais informações sobre inscrições para monitores e para alunos entrar em contato pelos dados fornecidos no edital ou diretamente com a professora Sumaia Almeida pelo telefone 74 8853-4073 ou e-mail programauptcasanova@gmail.com.  

Ascom/Casa Nova
publicado em 11 de Maio / 2015 às 15:00

HOMICÍDIO EM SENHOR DO BONFIM

Às 21h30 deste domingo (10), na Rua José Bonifácio, Bairro São Jorge, em Senhor do Bonfim, foi encontrado o corpo de Erivaldo Pereira dos Santos, de 50 anos, com perfurações de arma branca. Após o crime, o autor evadiu-se.  Policiais da CETO do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram diligências para localizá-lo, porém sem êxito.

A PM isolou o local do ocorrido para possibilitar o trabalho da Polícia Técnica.

publicado em 11 de Maio / 2015 às 14:50

SESP responde denuncia feita por leitor sobre lixo acumulado no bairro Jardim São Paulo

Na manhã desta segunda-feira (11), o Blog Geraldo José publicou uma denuncia feita por um leitor sobre a falta de limpeza nas ruas do bairro Jardim São Paulo. A Secretaria de Serviços Públicos de Juazeiro (SESP) enviou nota à nossa redação explicando sobre o assunto. Confira!

A Secretaria de Serviços Públicos esclarece que até o momento não recebeu solicitação de limpeza para o bairro Jardim São Paulo, além disso, a SESP informa que qualquer solicitação deve ser feita por meio de protocolo na Secretaria, localizada no Distrito Industrial, no espaço onde funciona a CMC (Central de Material de Construção), e garagem do município, s/n ou pelo telefone 3612-5411. A Secretaria ainda solicita a colaboração dos moradores do bairro, para que ajudem a fiscalizar o descarte irregular de lixo e entulho nas vias. 

Da Redação com informações da Ascom/Juazeiro
publicado em 11 de Maio / 2015 às 14:30

Núcleo 5 do PSNC recebe o mutirão de limpeza “Terça-feira Verde”

Nessa terça (05), a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana esteve realizando o mutirão Terça-Feira Verde no Núcleo 5 do Projeto Senador Nilo Coelho. Na comunidade, as equipes realizam o serviço de manutenção da limpeza pública com o apoio de homens e máquinas.

O mutirão Terça-feira Verde é específico para atender as vilas dos projetos irrigados , dando atenção especial  também a outros distritos do município. Nessas ações, são realizados serviços de capina, varrição, pintura de meio fio, poda e retirada de lixo.

Para a secretária Tatyanne Lima, o serviço de limpeza pública realizado nos núcleos irrigados é fundamental para preservação das áreas verdes do município, “ A pedido do prefeito, Julio Lossio, o projeto “Terça-feira Verde” foi desenvolvido com objetivo de atender a demanda das agrovilas. É um projeto que contempla além da população, as áreas verdes do município que precisam ser preservadas”, destacou.  

Na ocasião foram realizadas também a limpeza das áreas públicas no entorno da igreja católica e Igreja Batista,  da AME  e do cemitério do N-5,  O terça – feira Verde estará atendendo no próximo dia (12), a comunidade do C-3.

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
publicado em 11 de Maio / 2015 às 14:00

Profissionais da saúde bucal de Petrolina participam de reunião com o CEREST e Assessoria Jurídica

Durante toda a manhã dessa sexta-feira (08) a equipe de assistência e promoção a saúde bucal de Petrolina esteve reunida em um momento de socialização com todos os profissionais cirurgiões dentistas e Auxiliares de Saúde Bucal (ASB), na pauta a coordenadora, Fabyana Diniz apresentou os principais ponto a seres esclarecidos.

“A reunião é importante para que todos possam tirar suas duvidas sobre alguns aspectos, encontrar novos profissionais e elaborar planos de atuação e atenção a saúde da boca a partir das conversas e diálogos realizados em grupo”, declarou Fabyana Diniz.

Na oportunidade a Procuradora do Município, Ana Paula Lima, deu alguns esclarecimentos sobre o regime dos servidores municipais, na ocasião lembrou a todos sobre as funções da procuradoria. “A assessoria Jurídica da SMS esta sempre a disposição de todos, buscando fortalecer  as pessoas e melhorar a qualidade de vida dos profissionais e servidores de Petrolina”, afirmou.

Cirurgiã dentista na unidade de saúde do Santa Luzia, Ysabella Maydana trouxe tamanha satisfação ao poder conversar com a equipe e tirar duvidas junto aos profissionais da categoria “O dialogo é sempre produtivo quando nossa meta é atender as pessoas de forma cuidadosa e levando o que de melhor temos para o a atenção com a boca e os dentes dos nossos pacientes SUS”, finalizou.

A equipe do CEREST de Petrolina também trouxe muito conhecimento sobre os serviços referentes a saúde do trabalhador e da trabalhadora da região, a coordenadora, Jordana Fernandes, falou sobre as funções da unidade.

“É um momento oportuno para que os profissionais da saúde bucal tenham maior conhecimento dos serviços do CEREST voltados para promoção, prevenção e vigilância em saúde do trabalhador, além de incentivar o cuidado contínuo das pessoas”, finalizou Jordana.

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
publicado em 11 de Maio / 2015 às 13:30

Fórum discute consolidação das redes de atenção em saúde metal na região

Com o objetivo de fomentar os discursos e práticas coerentes com a Reforma Psiquiátrica, será realizado entre os dias 27 e 29 de maio, no Complexo Multieventos da Univasf, em Juazeiro, o V Fórum de Mobilização Antimanicomial do Submédio São Francisco. Este ano, o evento debaterá o tema "Ampliar e consolidar a RAPS: possibilidades e responsabilidades no cuidado territorial".

Organizado pelo Núcleo de Mobilização Antimanicomial do Sertão (Numans), o Fórum pretende integrar usuários, familiares, profissionais e gestores dos serviços de saúde mental dos municípios da microrregião de Juazeiro/BA e Petrolina/PE. A consolidação da reforma psiquiátrica na região e o debate sobre a implantação e o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial darão a tônica do evento.

A programação incluirá espaços como ágoras, rodas narrativas, oficinas, atividades culturais e apresentação de experiências relacionadas ao tema do Fórum. As inscrições para a submissão de trabalhos na 2ª Mostra de Práticas em Atenção Psicossocial estarão abertas do dia 30 de março e seguem até 30 de abril pelo email submissaofma@gmail.com

O V Fórum de Mobilização Antimanicomial é inteiramente gratuito e os/as interessados/as podem se inscrever a partir do dia 30 de março até dia 25 de maio pelo link de inscrições encontrado no blog http://numansmobilizacao.blogspot.com.br/

Para mais informações consulte a página do NUMANS pelo facebook, ou tire dúvidas pelo email fmasertao@yahoo.com.br!

Asscom
publicado em 11 de Maio / 2015 às 13:00

6º BPM EVITA ROUBO DE PRODUTOS EM ESCOLA

Em Andorinha, no Distrito de Medrado, às 21h50 desta sexta feira (8), policiais da 3ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar evitaram o roubo de quatro aparelhos de ar condicionado, ainda em caixas, de uma escola estadual rural.

Com a informação de que estaria ocorrendo um assalto, os policiais foram até o local. Com a aproximação da guarnição, os autores evadiram-se, deixando os produtos do roubo no local.

Mesmo após diligência, os envolvidos não foram localizados.

Asscom
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2016. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.