Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Variadas
31 de Março / 2013 às 13:00 | 4 Comentários

Mulher de Dominguinhos, Guadalupe - que aparece entre ele e a filha do casal, Liv Moraes.

Dominguinhos está cada dia melhor, é o que diz a mulher do sanfoneiro, Guadalupe, para a alegria dos fãs. Ela ainda afirma que o cantor já abre os olhos e a boca, e que desde que foi transferido de Recife, no Pernambuco, para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em janeiro, ele só melhora. "Ele está olhando para mim agora e apertando minha mão. Acredito que não será uma recuperação rápida, mas ele melhora a cada dia. Não digo que em Recife o tratamento era ruim, mas aqui ele já avançou bastante", declarou: "Também estamos no processo para iniciar o tratamento com uma fonoaudióloga".

O músico ficou em coma durante um tempo e polêmicas foram criadas em volta de sua doença. Inclusive, o primogênito de Dominguinhos, Mauro da Silva Moraes, declarou anteriormente que o coma do cantor era irreversível - o que não foi confirmado pela assessoria do Hospital Sírio-Libanês, onde ele está internado, nem pela mulher do compositor. Guadalupe ainda afirmou que Mauro entrou com um processo contra ela, que é procuradora do músico, e a filha mais nova de Domingos, Liv. Questionada se o filho do sanfoneiro ainda insiste no processo, ela foi taxativa: "Eu não sei. A gente têm uma única preocupação no momento, que é o Dominguinhos. Nossa vida é ele". Em entrevista anterior, Guadalupe contou que Mauro vivia afastado e que não fazia parte da família, mesmo sendo um parente. "É uma estratégia dele para ganhar algo", afirmou na época.

Sua filha com o cantor, a também cantora Liv Moraes, está em Recife resolvendo assuntos familiares. "Nós somos as responsáveis por ele, por isso a Liv teve que viajar. Temos que cuidar de tudo. Somos nós a família: Domingos, eu e Liv", finaliza, sempre deixando um recado para tranquilizar os fãs - que organizaram uma caminhada em apoio à recuperação do carismático sanfoneiro. "Ele está melhorando". O compositor de 72 anos foi internado após sofrer complicações decorrentes de um câncer de pulmão, em Recife, Pernambuco. Ele sofreu inúmeras paradas cardíacas e foi hospitalizado com arritmia cardíaca e infecção respiratória, entrando em coma em seguida.

Por Alberto Lobo do Pure People
Esporte
31 de Março / 2013 às 12:00 | 1 Comentário

Os duelos entre Bahia de Feira e Bahia no Estádio Alberto Oliveira e Vitória e Feirense no Barradão, às 16 horas, fecham a décima segunda rodada do Campeonato Baiano neste domingo (31). A rodada foi aberta quarta-feira, dia 27, com a vitória do Juazeiro por 3 a 1 sobre o Conquista, em Vitória da Conquista e o triunfo da Juazeirense por 2 a 0, sobre o Botafogo no Estádio Adauto Moraes.

Juazeiro e Juazeirense folgam este final de semana e se preparam para o grande clássico JU-JU no próximo sábado, dia 06, às 17 horas, no Adauto Moraes. Ainda no sábado, jogam: Botafogo e Bahia de Feira no Roberto Santos e Feirense e Vitória da Conquista no Alberto Oliveira. Domingo, dia 07, ocorrerá a inauguração da Arena Fonte Nova com o clássico: Bahia e Vitória, o tradicional BAVI. O torcedor que não conseguiu adquirir seu ingresso pode comemorar. A Federação Bahiana de Futebol (FBF) autorizou a transmissão da partida histórica em TV aberta para todo o Estado. 

 A diretoria da entidade se reuniu com o Esporte Clube Bahia, mandante do jogo, que concordou com a liberação da cobertura completa do clássico. O objetivo das duas partes é não prejudicar os torcedores que, ou pela internet ou nas bilheterias do estádio, não conseguiram garantir sua entrada para o confronto. 

 O presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, explicou a decisão. "Muitos torcedores se esforçaram, mas não conseguiram comprar seu ingresso. Assim como os que garantiram seu lugar no estádio, eles também têm o direito de poder assistir ao BAVI. Será um clássico que entrará para a história, pois marcará a inauguração deste equipamento de primeiro mundo. A Bahia toda merece acompanhar esse espetáculo", justificou o dirigente. O BAVI de inauguração da Arena Fonte Nova tem início marcado para as 16h do próximo dia 7 de abril e terá transmissão ao vivo da TV Bahia.

Policial
31 de Março / 2013 às 11:00 | Nenhum Comentário

Onze presos fugiram do Complexo Policial de Senhor do Bonfim, na cidade de Senhor do Bonfim, informou o delegado de polícia Felipe Neri. De acordo com ele, os presos utilizaram uma corda artesanal conhecida como “Tereza” e fugiram na tarde da sexta-feira (29). Os presos escalaram a parede externa do pavilhão e colocaram colchonetes nos fios da cerca elétrica para não serem eletrocutados. Até o momento, nenhum dos fugitivos foi recapturado.

BN Foto: Maravilha Notícias
Variadas
31 de Março / 2013 às 10:00 | Nenhum Comentário

O Parque Josepha Coelho reuniu quinta e sexta-feira santas milhares de pessoas para a encenação da 35ª temporada de A CRUCIFICAÇÃO, pelo GUTERIMA - Grupo de Teatro Imaginativo. Além de novos figurinos para Pôncio Pilatos (Valdir Barreto) e centuriões, o espetáculo mostrou a performance dos novos atores que passaram a integrar o elenco, já visando 2014, quando o GUTERIMA completa 40 anos de atividades culturais na região do São Francisco.

Destacando-se Mary Gomes David, que interpretou Maria Madalena; Euclides Marques (Apóstolo Pedro e Príncipe); Júnior Leal(Malco); Eduardo Alves de Souza e Netinho (Centuriões); Gilberto Jacaré (Barrabás e apóstolo Tadeu); Plínio Camandaroba (Apóstolo João); e os atores antigos Eraldo Rodrigues (Anás e Judas); Jailson Mangabeira (Caifás); Tom do Velho Chico (Apóstolo André); Pâmela Marinni (Maria de Cleofas); Kelly Dantas (Salomé); Geraldo Messias (Nicodemus); Everaldo Rodrigues (Demônio e José de Armatéia); Josevaldo Barbosa( PríncipeII); Wellington Pedra Linda (Jesus) e Lú Dantas (Maria).

Com duas horas de duração e entrada gratuita, o espetáculo envolveu entre produção e encenação, mais de 140 pessoas, dando ritmo intenso ao maior e mais belo espetáculo sacro do sertão pernambucano, que teve início com cena da "Tentação de Cristo" e culminou com a da "Ascenção".

A CRUCIFICAÇÃO recebeu o patrocínio da Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Cultura e teve a direção cênica de JOSÉ GERALDO; produção executiva de Laila Ticiane e Pâmela Marinni; Coordenação Sonora de Joneclesio; iluminação, efeitos e sonorização de Paulo Santana da Silva (Paulo Som) e Ricardo Silva (Ricardo Som), envolvendo 5 PA's no percurso da encenação. Vale lembrar que " A CRUCIFICAÇÃO", que em 2014, completa 36 anos, abre, oficialmente, os festejos dos 40 anos do GUTERIMA.

Por José Geraldo
Variadas
31 de Março / 2013 às 09:00 | Nenhum Comentário

 

Nesta segunda-feira (1º), tem início o período de inscrição de projetos da agricultura familiar para organizações que queiram receber apoio financeiro por meio do acordo firmado entre a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O valor individual será de até R$ 50 mil por organização proponente. O objetivo é selecionar projetos que fortaleçam cooperativas e associações de agricultores familiares por meio de investimentos em estruturação, beneficiamento, processamento, armazenamento e comercialização da produção de alimentos.

Os interessados devem preencher o formulário on-line disponível no site da Conab, sem deixar de anexar o projeto. O prazo termina em 30 de abril. Além do preenchimento da inscrição, a cooperativa de agricultores familiares também deverá encaminhar a documentação exigida para a Superintendência Regional do Estado em que está sediada. Os agricultores familiares que não têm acesso à Internet podem procurar as Superintendências da Conab para que possam preencher o Formulário de Inscrição. 

Requisitos

Podem participar do acordo as cooperativas ou associações de produtores rurais de base familiar constituídas há mais de dois anos. Os interessados devem apresentar a Documento de Aptidão ao PRONAF (DAP). É necessário também comprovar realização de, no mínimo, uma operação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ou do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) ou ainda da Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio). O resultado final da seleção será publicado no Diário Oficial da União (D.O.U), e disponibilizado nos portais da Conab (www.conab.gov.br) e do BNDES (www.bndes.gov.br).

Ascom Conab Foto da Internet
Política
31 de Março / 2013 às 08:00 | 4 Comentários

O deputado Coronel Gilberto (PTN) apresentou indicação na Assembleia Legislativa, endereçada ao governador Jaques Wagner, para que, através da Secretaria de Infraestrutura, providencie energia elétrica para trecho do povoado de Brejo da Martinha, município de Sento Sé, e leve a expansão do sinal de telefonia móvel no Distrito de Cajuí e povoado de Riacho do Paes, também no município de Sento Sé.

O município de Santo Sé, subdividido em distritos, possui população de 38 mil habitantes. Tem como fronteira os municípios de Campo Formoso, Casa Nova, Itaguaçu da Bahia, Jussara, Morro do Chapéu, Pilão Arcado, Remanso, Sobradinho e Umburanas. Tantas cidades como divisa dão a dimensão da extensão territorial de Sento Sé, que possui 12.871 Km2 e é o 3º maior município do estado em território, segundo dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia. A população média do distrito de Cajuí e povoado de Riacho do Paes correspond e a sete mil habitantes na totalidade.

O deputado lembra que a energia elétrica é elemento fundamental à qualidade de vida dos cidadãos, permitindo-os usufruir dos benefícios do progresso da tecnologia. "É direito da população e permite o bem-estar e conforto na realização de atividades do cotidiano, de forma segura e contínua. A ausência deste serviço traz como consequência óbices de todos os gêneros, desde os relacionados a progresso da região quanto à qualidade de vida, atividades econômicas e segurança, o que atinge diretamente o bem-estar do povo", afirma o parlamentar, destacando que a comunicação também é peça fundamental para qualquer avanço no desenvolvimento de uma localidade.

Ascom Dep. Coronel Gilberto
Variadas
31 de Março / 2013 às 07:00 | Nenhum Comentário

Na última semana, a COOPERCUC - Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá realizou na cidade de Uauá, a sua Assembléia Geral Ordinária anual para prestação de contas e a adesão novos cooperados, além da pauta estabelecida no edital, entre outros assunto relevantes foram tratados, a exemplo dos desafios e conquistas de 2012 e as perspectivas para 2013.

Na fala dos diretores, funcionários e cooperados, notou-se que a cada ano que passa a cooperativa cresce e se fortalece. Nas assembléias de novas adesões se constata um crescimento no quadro de cooperados e a COOPERCUC saiu de um quadro de 204 para 242 este ano. O presidente da entidade Adilson Ribeiro dos Santos mostrou-se satisfeito com o desempenho da entidade e agradeceu aos demais membros da equipe e aos que tem colaborado para que as conquistas acontecessem nos últimos anos.

Uma breve memória das 05 edições do festival do umbu também foi apresentada, destaque dado para as conquistas alcançadas durante os eventos, a exemplo de: dois caminhões refrigerados, uma empacotadeira de grãos, seis fornos de farinha de mandioca e recentemente, o convênio para a construção da nova unidade de processamento de frutas, que foi assinado pelo Governador Jaques Wagner, durante a abertura do 5º Festival Umbu, em 22 de fevereiro deste ano.

Foi ressaltado o convênio de cooperação técnica e financeira entre a COOPERCUC e Apex Brasil que tem o objetivo de fortalecer as exportações de produtos da sociobiodiversidade brasileira resultantes de cooperativas de várias regiões do Brasil. Na apresentação de resultados também foi evidenciado o crescimento nas vendas para a CONAB/PAA e PNAE, além da inserção das geléias de umbu e maracujá da caatinga, orgânica, para mais de 60 lojas do Grupo Pão de Açúcar. Obedecendo a pauta do dia foi apresentado, discutido, votado e aprovado por unanimidade, o balancete das contas do exercício de 2012. Também foi apresentado e aprovado pela assembléia o ingresso dos novos cooperados. (Com informações Natelaeventos.com e Fotos: Reginaldo Pirilampus)

Espaço do Leitor
30 de Março / 2013 às 23:00 | 11 Comentários

Num mundo cético, prático e dinâmico onde o concreto vence o abstrato acreditar naquilo que não se vê está se tornando cada dia mais difícil. Alimentar a fé no invisível, crer no que não podemos ou tocar é uma missão que requer muita força e convicção. Perceber isso é fácil, é só olhar em volta.

A verdade é que vivemos numa prisão sem muros onde temos total liberdade e não podemos fazer muito, não fazemos o que queremos e as nossas escolhas, nem sempre são, quase nunca são, reflexo da nossa vontade. Alimentar a fé é uma das poucas coisas que ainda podemos fazer, mesmo indo de encontro à massa.

A fé é algo interessante, eu diria: impressionante. Você acreditar, de verdade e do fundo do coração, em algo que você sabe que existe, mas nunca viu não é fácil. O pai de uma colega de trabalho está doente, e todas as vezes que eu pergunto por ele e ela me põe a par do quadro eu só consigo dizer: “Ele vai ficar bom!” E eu acredito nisso de verdade. A mãe de uma amiga está doente e todos os dias que pergunto por ela, minha amiga me como ela está e eu só consigo responder pra ela: “Ela vai ficar boa, amiga!” E eu acredito piamente nisso.

Acredito porque a Força Maior que me rege, nunca me desapontou nunca me desamparou. Sempre tive as respostas para todas as perguntas, até para as perguntas que nunca fiz. Cedo ou tarde tudo acaba se encaixando, tudo acaba fazendo sentido. Como um quebra-cabeça que encontra suas peças.

Eu estava me sentindo podada, restringida, sem expectativas. Acreditei que ganharia asas e as ganhei. Diante disso percebi que estava limitada a um espaço físico que não satisfazia a minha necessidade de voar. Não conseguia alçar grandes vôos, não conseguia galgar sonhos maiores, desbravar terras longínquas. Necessitava de um espaço maior, acreditei que teria uma oportunidade e tive. Ganhei um céu inteirinho para voar para onde bem entender. E assim estou disponível e disposta para conquistar grandes coisas. Fruto da minha fé? Acredito que sim! Resultado do trabalho? Também! Por que não?

Eu não estou falando de religião, não estou falando denominação, nem de nada disso. Estou falando de fé. A minha é em Deus e Ele nunca me deixou com a sensação de desalento. Respeito, porém não entendo, quem não tem Fé em algo. Quando o nó aperta recorre a quem? Quando a alegria é muita, agradece a quem? Isso que, pelo menos pra mim, não faz sentido.

Estou satisfeita com a minha fé e desejo o mesmo, até para quem não a tem. A sensação de satisfação é extasiante.

Por Verônica Monteiro do Blog O Divã Dellas

Esporte
30 de Março / 2013 às 22:00 | Nenhum Comentário

No presídio Odenir Guimarães, em Aparecida de Goiânia (GO), o clima é de muito trabalho. Foram retomadas as atividades desenvolvidas por cerca de 300 detentos do Pintando a Liberdade, programa de ressocialização de presos por meio da produção de material esportivo. O reinicio foi marcado pela fabricação de redes esportivas e a confecção de bolas. De acordo com a Agência Goiana de Esporte e Lazer (Agel), entidade parceira do Ministério do Esporte e responsável pela execução do convênio, o próximo passo a ser dado será a confecção de camisetas.

De acordo com a coordenadora e responsável técnica pela parceria Agel/Pintando a Liberdade, Sônia Maria Pacheco França, os equipamentos foram vistoriados por uma equipe técnica do Ministério do Esporte e a matéria-prima está sendo disponibilizada para a continuidade dos trabalhos na unidade de fabricação. O convênio Pintando a Liberdade/Agel prevê a confecção de 25 mil bolas. As que estão sendo fabricadas têm os formatos oficial e mirim para a prática de futebol, futsal, handebol, basquete e vôlei. “Também está prevista a produção de 1,2 mil redes das cinco modalidades e 35 mil camisas”, detalha Sônia França.

Entre as atribuições dos detentos está a separação da matéria- prima: PVC, linhas e silcagem. O passo seguinte é a produção dos conjuntos de bolas formadas por 20 ou 32 gomos. “Os pacotes serão distribuídos para detentos de cinco cadeias do interior do estado”, explica o gerente de Produção Agropecuária e Industrial da Agência Goiana do Sistema de Execução Penal (Agsep). Robson Cavalcante de Sousa.

Para a coordenadora do Pintando a Liberdade no Ministério do Esporte, Joseana Palmito, o trabalho de fabricação desenvolvido pela unidade é de excelente nível. “Além de aproveitar a oportunidade de ter um trabalho, os detentos envolvidos com a produção de material esportivo na Agel têm a experiência de parcerias anteriores, fato que viabiliza, e muito, a execução com qualidade”, justifica.

Ascom –Ministério do Esporte Foto: Francisco Medeiros
Policial
30 de Março / 2013 às 21:00 | 3 Comentários

Por volta das 14 horas desta sexta-feira, dia 29, uma equipe da Guarda Municipal de Juazeiro ao realizar rondas nas proximidades do Mercado Arnaldo Vieira no Alto da Maravilha, observou dois indivíduos em atitudes suspeitas. Ao avistarem a viatura jogaram ao chão um aparelho de DVD da marca Lennox, uma máquina de cortar cabelos da marca Vicini, uma calça da marca Ellus, uma bermuda da marca Maremoto, além da quantia de R$79,00 (setenta e nove reais). Foi detido à pessoa de Breno da Silva, de 18 anos de idade, que assumiu ter furtado uma residência no bairro da Maringá. Quem sentir por falta deste material, procurar a delegacia de polícia em Juazeiro.

Política
30 de Março / 2013 às 20:00 | 6 Comentários

Virtual candidato tucano a presidente, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) voltou a atacar a presidente Dilma Rousseff na noite desta sexta-feira (29), ao dizer que o governo promove mais um "trem da alegria" em busca de apoio político e faz reforma ministerial para garantir mais tempo na propaganda eleitoral. Os ataques de Aécio à presidente ocorreram em São João Del Rey, onde ele participou da Procissão do Enterro, celebração da Sexta-Feira da Paixão, uma tradição na família Neves iniciada pelo seu avô Tancredo. Para o tucano, o governo Dilma "se entregou à lógica da reeleição" e, nessa linha, a reforma de ministérios "serve para aumentar os custos e garantir alguns segundos a mais de propaganda eleitoral para a atual presidente". Aécio voltou a repetir que o governo "privilegia a propaganda oficial" e que "optou pelo marketing", ao invés de enfrentar os problemas do país, como na segurança e na educação.

Ele disse que tramita no Congresso "mais um trem da alegria, mais 3.000 cargos", que, conforme disse, serão nomeados para "garantir mais apoios nessa paquidérmica base de sustentação do governo, apenas para garantir apoio para a presidente". Aécio disse concordar com o ex-governador Alberto Goldman (PSDB-SP) --aliado do também ex-governador paulista José Serra, desafeto do mineiro no partido- que a candidatura presidencial só deve ser definida em 2014.

"Não está na hora de o PSDB ter candidato a presidente", disse Aécio, que alega que o momento é de cuidar das questões internas do partido, ouvir as pessoas e "construir um projeto", afirmou. Ele acrescentou: "Quem está em campanha e utilizando de forma imprópria e abusiva os instrumentos de governo é a presidente da República". Sobre o apoio de Serra, Aécio disse ter ainda "muito tempo pela frente" e que respeitas as "posições, a inteligência e o tempo de cada um".

"Eu estou sereno. O importante nesse momento é a unidade do partido", disse ele, que participou durante três horas e meia da Procissão do Enterro, que se estendeu até o começo da madrugada deste Sábado de Aleluia. Aécio disse que o PSDB "só vai disputar [a Presidência] com reais possibilidades de vitória no momento em que estiver unido". Segundo ele, essa unidade se conquistará com o "espírito público" dos tucanos, entre eles José Serra, que o mineiro citou nominalmente.

Com informações da Folha de São Paulo
Policial
30 de Março / 2013 às 19:00 | 3 Comentários

Na madrugada desta sexta-feira, dia 29, policiais militares da 76ª CIPM/ROTAM ao realizarem rondas de rotina no Bairro Quidé avistaram dois elementos em uma moto que tentaram fugir do local ao perceberem a presença da guarnição. Eles foram interceptados na Rua 01 do mesmo bairro e ao realizarem busca pessoal foram encontrados em poder de Dimarães Pereira Araújo que seguia como carona, um revólver cal.38 oxidado, marca Taurus de N° 308698 com 04 (quatro) cartuchos intactos e 01 (um) pinado, além de 01 (um) cartucho pinado de cal.380. O condutor da moto Honda CG 150 Titan KS de placa DPD-8452, de Campinas-SP, foi identificado como João da Cruz Dias de Oliveira Júnior. Os dois suspeitos juntamente com a arma e a moto foram conduzidos a DP para a lavratura do flagrante.

Variadas
30 de Março / 2013 às 18:00 | Nenhum Comentário

No primeiro dia da jornada pedagógica para o planejamento das ações educacionais, que será realizada na próxima segunda e terça-feira (1º e 2 de abril), nas unidades de ensino da rede estadual, o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, vai anunciar a ampliação do programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor.

Agora, a iniciativa chega a todas as escolas estaduais da capital, além de oferecer atendimento personalizado no SAC Educação. A jornada acontece a dois dias do início das aulas nas escolas da rede estadual. Na segunda-feira, a partir das 8h30, o secretário acompanha o início das atividades no Colégio Estadual Almirante Barroso, no bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.

Este ano, a meta da Secretaria da Educação é fortalecer as aprendizagens com a articulação dos projetos estruturantes como Mais Educação, Ensino Médio Inovador, Gestar, Jorgos Estudantis, Ciência na Escola, Artes Visuais Estudantis (AVE), Tempos de Arte Literária (TAL) e Festival Anual da Canção Estudantil (Face), que dinamizam e enriquecem o percurso educativo, dialogando entre si e colaborando para ampliar o alcance da Educação Integral na rede.

A Jornada reúne os educadores na sua respectiva unidade escolar. O planejamento do ano letivo é construído a partir do diagnóstico sistematizado da unidade escolar, que considera distorção idade/série, aprovação, reprovação, abandono e os resultados das avaliações externas - Prova Brasil, Avalie, Enem e Ideb. As orientações para a jornada estão disponíveis no Portal da Educação.

Secom Foto da Internet
Variadas
30 de Março / 2013 às 17:00 | Nenhum Comentário

O IV Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco (Plamevasf) está com inscrições abertas através do site (http://www.plamevasf.com/) ou presencialmente, na Secretaria da Pós-Graduação em Recursos Naturais do Semiárido (PgRNSA), no campus Petrolina Sede. O evento acontecerá entre os dias 18 e 21 de setembro, no Complexo Multieventos, no campus da Univasf, em Juazeiro (BA).

Em sua quarta edição, o Simpósio contará com a presença de palestrantes de diversas instituições estaduais e federais. A programação engloba minicursos e apresentação de trabalhos científicos, que podem ser inscritos até o dia 19 de julho, no mesmo endereço eletrônico das inscrições.

O Plamevasf é promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas de Plantas Medicinais (Neplame), juntamente com o Colegiado de Ciências Farmacêuticas e a Pós-Graduação em Recursos Naturais do Semiárido (PgRNSA). Na edição anterior, o evento contou com cerca de 500 participantes e 135 trabalhos apresentados. Acesse outras informações sobre o Plamevasf no link abaixo.

Acesse o site do evento

Helen Sampaio Ascom Univasf
Espaço do Leitor
30 de Março / 2013 às 16:00 | 8 Comentários

Luiz Duarte (*)

A Constituição de 1946 pode ser considerada como uma Constituição Republicana, Federativa e Democrática. Esta Carta Magna -no entender de muitos, a melhor de todas -teve uma existência relativamente calma, pois sofreu somente três Emendas até 1961 e mais outras três até 23 de janeiro de 1963.

No início dos dourados anos sessenta, porém, várias crises, essas mesmas crises que historicamente sempre antecedem aos golpes, assolavam o País. Além disso, naquela época, o quadro político se apresentava cheio de divisões profundas e radicais. Então, neste ambiente propício, aconteceu o golpe de estado na madrugada de 1º de abril de 1964. No entanto, os generais que implantaram a última ditadura militar (no Brasil) seus cortesãos que estão vivos ainda teimam em chamar o golpe de 1º de abril de revolução de 31 de março.

Assim, fica cada vez mais claro que, além de inimigos da democracia, os “revolucionários” eram supersticiosos, mentirosos e tinham medo das gozações. Imaginem só um golpe de estado ser chamado de revolução de 1º de abril. A turma do Pasquim (Jaguar, Tarso de Castro, Sérgio Cabral, Ziraldo, Millôr, Prósperi, Claudius, Fortuna, Henfil, Paulo Francis, Ivan Lessa, Carlos Leonam, Sérgio Augusto, Ruy Castro, Fausto Wolff, Chico Buarque, Antônio Callado, Rubem Fonseca, Odete Lara, Gláuber Rochae muitos outros intelectuais que não aceitavam a ditadura militar) iria matar a pau. Algo como juntar a fome com a vontade de comer ou aliar a sede com a vontade de beber.

O autoritarismo das forças internas, então a serviço das forças externas, maculou de vergonha e manchou de sangue a verdadeira consciência nacional dando, à Pátria uma prova de desamor jamais vista nos nossos cinco séculos de História.

O Ato Institucional N.º1 nocauteou tecnicamente a Constituição de 1946. Deixou-a de pé, vigendo apenas na medida em que o próprio Ato N.º 1 assim o permitia.

Na realidade, quem vigorava era o ato de força da pseudo-ordem “revolucionária” instaurada, em nome da qual foram cometidos crimes realmente hediondos, e aprovadas diversas emendas que atingiram um número tão elevado que transformaram aquela Constituição numa autêntica colcha de retalhos.  Foram tantas Emendas e Atos Institucionais, que amputaram e mutilaram aquele Diploma Legal, que o próprio “poder revolucionário” expressava o desejo de um Texto Constitucional renovado. E, a fim contribuir ainda mais para a desgraça da nação brasileira, foi promulgada, em 24 de janeiro de 1967, a Constituição “Centralizadora”, que entrou em vigor a 15 de março daquele mesmo ano.

A Constituição de 1967 foi mais outra obra da negra noite que se abateu sobre a nação brasileira. Seu ponto central era a enorme e famigerada preocupação com a segurança nacional e o desprezo pela segurança pessoal do cidadão comum... Além disso, levou para a área federal muitas das competências que eram dos Estados e Municípios.

Essa Constituição reforçou exacerbadamente os poderes do Presidente da República, pois a despeito de afirmar a existência de três Poderes, na verdade só existia o Executivo, porque eram, talvez, vergonhosas as competências do Judiciário e do Legislativo. A esse respeito averbou Paulo Bonavides: “Nenhuma Constituição em toda a nossa história republicana deu tantos poderes ao Presidente da República quanto a de 1967, seguida da Emenda Constitucional N.º1, que lhe trouxe um reforço caudaloso.” Destarte, o Executivo ficou tão investido de poderes que praticamente não precisou das chamadas leis delegadas.

Um dos pontos, infelizmente, mais relevantes da Constituição “Centralizadora” foi a redução da autonomia individual, revelando-se tão autoritária que permitia, inclusive, a suspensão de direitos e garantias constitucionais.

Outro ponto muito importante, para os palacianos, foi tornar o Executivo quase-todo-poderoso em matéria legislativa, pois os ditadores juntamente com suas eminências pardas, por intermédio dos decretos-leis atiravam em todas as direções, como metralhadoras giratórias, fundamentados em expressões vazias de sentido e, aparentemente, cheias de competências. Desta forma, editavam normas alegando falsas urgências com as desculpas esfarrapadas do interesse público e das ameaças fantasmagóricas à segurança nacional, que só existiam nas mentes servis dos usurpadores do poder e dos seus áulicos os quais, acusando os nacionalistas de terroristas, espalhavam cinicamente o seu regime de terror.

E, como se tudo isto não bastasse, foi editado, no fatídico 13 de dezembro de 1968, o Ato Institucional Nº 5. Este sim, acabou com o que restava de legalidade nesta terra descoberta por Cabral. É possível que nenhum ditador, em toda a História da Humanidade, tenha reunido tantos poderes quantos os que foram conferidos ao Presidente da República pelo famigerado  Ato Institucional Nº 5, de nefasta lembrança, dentre os quais se destacavam  poderes até para decretar o fechamento do Congresso Nacional, Assembleias Estaduais e  Câmaras de Vereadores.

Por tudo isto e por muito mais poder-se-ia afirmar que o Ato Institucional Nº 5 dava ao Presidente da República (?) poderes quase iguais aos de Deus, pois a única diferença era a seguinte: o Presidente não tinha o poder de criar a vida...  Mas o resto ele podia...

Pelo exposto, tem-se a certeza de que estávamos muito distantes da normalidade jurídico-constitucional naquele período que foi a Idade Média de uma nação que assistiu seus filhos serem presos e torturados, morrerem ou desaparecerem sob os auspícios da falsa doutrina da segurança nacional.

Estávamos, entretanto, muito próximos do autoritarismo ditatorial descabido que proibia, inclusive, a manifestação livre do pensamento; do autoritarismo que suspendeu o Habeas Corpus nos casos de crimes contra a economia popular, crimes contra a ordem econômica, crimes contra a ordem social e crimes contra a segurança nacional; do autoritarismo que matou inocentes que amavam a sua pátria; do autoritarismo que proporcionou muitas lágrimas a mães, pais, filhos, irmãos, amigos e, em última análise, fez chorar a família brasileira; do autoritarismo que forçou o exílio de uma elite intelectual necessária àquele momento histórico; do autoritarismo que possibilitou a formação de uma geração frustrada e desencantada com o futuro; do autoritarismo que permitia a cassação de mandatos de parlamentares que pensavam diferente; do autoritarismo que suspendia os direitos políticos de qualquer pessoa, sem-nenhum critério; do autoritarismo que privava a Magistratura de suas garantias essenciais; do autoritarismo que proibia quase tudo e permitia quase nada ao cidadão comum; e, finalizando, do autoritarismo que censurava e asfixiava tudo que não estivesse em acordo com sua “cartilha”.

Todavia, esse autoritarismo jamais poderia sufocar a alma livre de um povo. Este povo que sabia, e sempre soube que, apesar de tudo, amanhã seria outro dia, como escreveu Chico Buarque na sua magnífica música “Apesar de você”, composta durante o regime militar. A letra, então, nem se fala. Parecia até uma profecia: “Apesar de você /Amanhã há de ser outro dia / Inda pago pra ver /O jardim florescer / Qual você não queria / Você vai se amargar / Vendo o dia raiar / Sem lhe pedir licença / E eu vou morrer de rir /Que esse dia há de vir / Antes do que você pensa”.

No carnaval carioca de 1990, toda a equipe de O Pasquim foi homenageada pelo Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de Santa Cruzcom o enredo "Os Heróis da Resistência".

Outra música de Chico Buarque (“Vai passar”) composta após a ditadura militar, tinha versos assim: ”Num tempo / página infeliz da nossa história / passagem desbotada na memória / Das nossas novas gerações / Dormia / a nossa pátria mãe tão distraída / sem perceber que era subtraída / Em tenebrosas transações...”

Esta composição, insensivelmente, foi guindada à condição de hino do movimento Diretas Já, cantada em todo tipo de manifestação para reivindicar e exigir eleições livres.

Talvez uns poucos não soubessem que foi desta maneira que aditadura militargovernou este país por vinte anos, onze meses e duas semanas, de 1º de abril de 1964 até 15 de março de 1985. Ou, resumindo, desgovernou nosso país por quase vinte e um anos.

(*) Engenheiro Agrônomo, Advogado e Membro da Academia Juazeirense de Letras – AJL.

Informativos
30 de Março / 2013 às 15:00 | Nenhum Comentário

O Campus UPE Petrolina lançou esta semana o edital número 02/2013 que visa selecionar nove alunos em diversas áreas das licenciaturas para serem professores do Pré-Vestibular da Universidade de Pernambuco – PREVUPE. As inscrições ocorrerão de 01 a 12 de abril na sala dos professores nos turnos vespertino e noturno e poderão participar alunos que  estejam cursando o 5º, 6º, 7º período ou entre 50% e 90% das cargas horárias concluídas das licenciaturas da UPE, IF-Sertão e UNIVASF. Maiores informações no seguinte endereço eletrônico:http://www.upe.br/ffpp/

Por. Moisés Almeida Professor da UPE e Diretor
Política
30 de Março / 2013 às 14:00 | 5 Comentários

“Será o silêncio dos inocentes?”, indaga o presidente estadual do Democratas, deputado estadual Paulo Azi, sobre a omissão do governo estadual com relação aos altos preços cobrados pela Arena Fonte Nova para a inauguração do novo estádio com o clássico BA-VI, no próximo dia sete.

Azi reclama dos preços proibitivos que barram o povo de participar deste momento histórico que será a reinauguração da Fonte Nova. “Por que será que, na reinauguração do Mineirão, em Belo Horizonte, os ingressos foram trocados por um quilo de alimento não perecível, e aqui, em Salvador, uma cidade bem mais pobre, estão cobrando tão caro, excluindo o povo da festa?”, questiona.

Para o deputado democrata, não faz sentido que o governo estadual, comandado pelo PT, que tanta propaganda faz de inclusão social e defesa dos pobres, vire agora as costas para as pessoas de menor poder aquisitivo. “Não é possível que o governador Jaques Wagner se omita e permita que o povo baiano seja barrado na reinauguração da Fonte Nova”.

Informativos
30 de Março / 2013 às 13:00 | Nenhum Comentário

A UNEB divulgou esta semana a lista de candidatos aprovados, em quarta chamada, no Vestibular 2013 com entrada no primeiro semestre letivo. Todos os aprovados devem efetuar a matrícula exclusivamente no dia 2 de abril, na coordenação acadêmica do departamento/campus onde funciona o curso de sua opção das 8h30 às 12h e das 13h30 às 19h, munido de todos os documentos exigidos no edital de convocação.

Toda a documentação apresentada deve ser legível, sem rasura ou dilaceração e que o não comparecimento do candidato ao local, data e horário estabelecidos para a matrícula, implicará na perda do direito à vaga.

Mais informações no site www.uneb.br.

Política
30 de Março / 2013 às 12:00 | 1 Comentário
 
O senador Walter Pinheiro (PT-BA) se manifestou, esta semana, através do microblog twitter, a favor da criação do Tribunal Regional Federal (TRF) da Bahia. A manifestação de Pinheiro foi motivada após o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, criticar a criação de tribunais federais e expansão da Justiça Federal a partir do Legislativo.
 
“A criação do TRF na Bahia é uma exigência. Não existe inconstitucionalidade para criação, e no PPA [Plano Plurianual] 2012- 2015 colocamos recursos”, afirmou Pinheiro, que foi o relator do PPA no Congresso Nacional. O Estado da Bahia hoje faz parte do TRF da 1ª Região, que inclui outras 13 unidades da federação, entre as quais o Estado de Minas Gerais.
 
Pinheiro vem mobilizando parlamentares para a aprovação, na Câmara dos Deputados, da PEC 544/2002, que cria TRFs no Paraná, na Bahia, no Ceará, em Minas Gerais e no Amazonas. Para o senador, a proposta poderá diminuir a taxa de congestionamento de processos e ampliar o acesso do cidadão à justiça. “Necessitamos ampliar o número de TRFs para garantir maior fluidez nas tramitações dos processos”, disse.
Assessoria de Comunicação do senador Walter Pinheiro (PT-BA)
Variadas
30 de Março / 2013 às 12:00 | 5 Comentários

Tem crescido e chamado a atenção das autoridades o número de acidentes por choque elétrico seguidos de morte no Brasil. Para evitar que Juazeiro entre nessa estatística um cidadão que faz cooper diariamente  no Parque Lagoa de Calu convidou a nossa reportagem para registrar que uma rede que energiza um poste do citado espaço público se encontra à descoberta com possibilidades de provocar acidentes ou a morte de alguns freqüentadores desavisados, especialmente crianças.

"Faço este alerta apenas com intuito de evitar que ocorra aqui o que se registrou há alguns anos na feirinha do Alto do Alencar. Acho que o poste não está dando choques, mas a fiação sem a sua capa protetora em contato com o solo molhado pode energizar a posteação e este ao ser tocado, inevitavelmente promoverá o choque, não se sabe com quais conseqüências. Fica o alerta", ponderou o cidadão que pediu para não ser identificado por conta das relações de amizade com alguns membros da administração municipal.

Política
30 de Março / 2013 às 11:00 | 11 Comentários
 
Os problemas enfrentados pela população que sofre com a seca e o descaso do Governo do Estado com os efeitos da estiagem são os assuntos do comentário do ex-ministro, Geddel Vieira Lima, desta semana. No áudio, ele fala da revolta do povo baiano, que tem de abandonar suas casas por falta de água, em pleno século 21. "Me permitam expressar indignação com absoluta sinceridade", disse.Sobre as ações do Governo do Estado no combate à seca, Geddel destaca em seu comentário a lentidão e omissão com características da gestão atual em relação ao problema. "Assistimos na Bahia, mais uma vez, o drama da seca, sob o olhar passivo e a lentidão de um governo, ao nosso ver, omisso, que não buscou soluções para o problema e que, perversamente, usa a seca para seus ganhos políticos, manipulando os mais necessitados", afirmou, relembrando ainda das propagandas do Estado utilizando idosas para dizer que a água havia chegado para mais de dois milhões de baianos.
 
Dentre as soluções para o problema, Geddel fala do investimento em sistemas de retenção e perenização de rios, com barragens e adutoras para distribuir água para as comunidades. "Temos água. Mas falta acesso a ela. Tudo isso está no Plano Estadual de Recursos Hídricos, feito por especialistas em 2005, e foi abandonado pelo atual governo. Entre 2003 e 2006, seguindo este plano e se preparando para esta provável grande seca,  foram construídas quatro grandes barragens, ficando cerca de seis para serem construídas entre o período de 2007 e 2012. E quantas foram feitas pelo atual governo? Uma, que já estava em obras e algumas adutoras e pequenos sistemas com recursos federais. Pouco, muito pouco", denuncia.
 
O peemedebista falou ainda do seu trabalho no combate à seca quando esteve à frente do Ministério da Integração Nacional. "Toquei com determinação essa transposição do Rio São Francisco. e na Bahia, fiz as poucas intervenções existentes. A barragem do Gasparino, em Coronel João Sá, foi concluída, beneficiando toda uma região muito crítica do semiárido. Assim como a primeira etapa do projeto de Baixio de Irecê, obra que tiramos do papel depois de dez anos parada. O mesmo com o projeto do Salitre, lá em Juazeiro e centenas de intervenções: aguadas, poços artesianos, em pouco mais de três anos", afirmou.
Ascom PMDB da Bahia
Política
30 de Março / 2013 às 10:00 | 3 Comentários

O prefeito de Sobradinho e presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Território do Sertão do São Francisco – CONSTESF, Luiz Vicente Berti, esteve reunido na quarta-feira, 27, com o responsável pelo comando da Companhia de Policiamento Região Norte, o tenente-coronel Carlos Alberto Neves, para discutir estratégias e ações de segurança pública nas dez cidades que compõe o Consórcio. Acompanhado do consultor técnico do Constesf, Valdemar Borges e do secretário Executivo Benigno França, o prefeito elogiou o trabalho do órgão e propôs uma maior aproximação da entidade com as Prefeituras. 

“O CPRN realiza um trabalho muito importante na região. Por isso o Constesf está à disposição da instituição, assim como de todos os demais órgãos de Segurança Pública presentes nas cidades”, afirmou Luiz Vicente, que agendou para abril um simpósio com o Comando da Policia Militar e as prefeituras que compõem o Constesf. “Vamos conhecer as condições de cada prefeitura, avaliar e discutir as demandas para viabilizar parcerias no que for possível. Vamos estreitar os laços entre as prefeituras e Policia Militar para caminharmos juntos em prol da segurança pública”,completou. 

O tenente-coronel Neves afirma que a Policia Militar tem um compromisso muito grande com o policiamento da Região Norte; “E Integrar esse trabalho com as prefeituras é muito importante, pois segurança pública é um direito e dever de todos”, destacou o Subcomandante Neves. “Esperamos que essas parcerias cresçam e que esse relacionamento se reflita de forma positiva para a população. A Policia Militar evoluiu muito, mas precisamos ainda, avançar muito mais”. 

Além de Sobradinho, integram o Constesf os municípios de Juazeiro, Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé e Uauá. O Consórcio tem a finalidade de elaborar propostas para o desenvolvimento sustentável regional, inclusive realizando debates e executando estudos técnicos e pesquisas, elaborando e monitorando planos, projetos e programas, para obtenção de recursos estaduais ou federais.

Lidiane Cavalcante Ascom Sobradinho
Política
30 de Março / 2013 às 09:00 | 15 Comentários

O lançamento esta semana da concessão ferroviária do trecho Salvador-Recife, que vai se integrar à Ferrovia Transnordestina, a qual liga o sertão ao litoral, na construção de uma ferrovia por dentro do estado de Pernambuco atravessando o São Francisco em Juazeiro e levando a ferrovia, que é a Centro Atlântica, de Juazeiro até sair em Salvador pelo  ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, despertou a ciumeira de alguns representantes baianos. O ministro chamou a obra de Integração Ferroviária do Nordeste.

Para incluir a representação baiana nessa conquista dos nordestinos, o ex-deputado estadual e chefe de Gabinete da Serin-Secretaria de Relações Institucionais da Bahia, Pedro Alcântara de Souza, enviou a seguinte mensagem ao Blog:

Em relação a esta ferrovia, foi tema de uma reunião com o Secretário de Planejamento Sérgio Gabrielli, no dia 25 de março, às 15 hs na Secretaria de Planejamento, onde marcaram presenças o Prefeito Isaac Carvalho, os secretários Flávio Luiz e Fernando Dantas e o deputado federal, Daniel Almeida, reunião esta articulada pelo deputado Daniel e por nós aqui da SERIN. Faz parte do planejamento estratégico do governo Federal e do Governo Baiano.

Pedro Alcântara

Política
30 de Março / 2013 às 08:00 | 3 Comentários


Certamente aliviado com o fato de o julgamento do mensalão ter sido colocado em plano secundário, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, condenado a dez anos e dez meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal, quer dar força aos manifestantes que são contra a permanência do deputado Marco Feliciano (PSC-SP) na presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal. Em seu blog, Dirceu cobrou que seus companheiros do PT boicotem as sessões do colegiado presidido por Feliciano e criticou a “radicalização” do Partido Social Cristão no episódio. (Blog do Claudio Humberto)

Espaço do Leitor
30 de Março / 2013 às 07:00 | 7 Comentários

Geraldo,

Sei que estamos num final de semana prolongado, com feriados e pontos facultativos decretados pela administração municipal, no entanto, esse fato que a gente registrou nesta sexta-feira (29) em Juazeiro, é rotina aqui no bairro de Piranga.

Estava com a minha família para passar o feriado com os meus pais no bairro, quando quase o meu veículo foi atingido por vários animais (cavalos) que passavam em plena pista Giuseppe muccini.

Logo depois, eles se apoderaram da Praça e começaram a comer as poucas plantas que ainda existem no referido espaço público. Não vi o proprietário desses animais que soltos colocam em risco a vida dos condutores de veículos e transeuntes.

Não quero responsabilizar apenas o Poder Público que chegou a anunciar um mutirão noturno para retirada dos animais das ruas de Juazeiro, mas se possível que o departamento da SESP recolhesse os mesmos e multasse rigorosamente os donos, quem sabe eles não refletissem um pouco mais na hora de soltar ou deixar à solta esses animais.

Fica apenas a sugestão.

Leonardo Gomes (Dicró)


publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage