Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 25 de Maio de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 06 de Janeiro / 2016 às 22:30

Para Lídice, inflação e desemprego são as principais preocupações na economia

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) disse em entrevista em seu canal de rádio que as votações de medidas provisórias que possibilitaram os cortes de gastos e aprovaram o ajuste fiscal atenuaram a situação econômica do país, num ano em que o PIB deve ser 4% negativo. A parlamentar baiana demonstrou  apreensão  com as perspectivas para 2016 e disse que as duas principais preocupações na economia serão com a inflação, que chegou à casa dos dois dígitos e com o índice de desemprego.

Para Lídice, sob o ponto de vista do Legislativo, 2015 foi um ano ruim, onde o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, aproveitou a paralisia do Executivo por conta das denúncias da Operação Lava-Jato, da Polícia Federal, e "tocou uma pauta extremamente atrasada e reacionária, que tira da população conquistas históricas, a exemplo do PL 4330, que trata da terceirização".  "Foi um ano em que o Congresso se descolou completamente do Planalto, mas de uma forma negativa e não de independência que é o que se espera", avaliou.

Segundo a senadora, a aceitação do processo de impeachment foi uma retaliação de Cunha, mas ela acredita que o presidente da Câmara não deve prosseguir no comando da Casa. Lídice afirmou ainda que a presidente Dilma Rousseff precisa reinventar o seu governo. "Eu acredito que ela terá um voto de confiança do Congresso, pois o impeachment deve ser rejeitado na Câmara e no Senado".

Ascom Senadora Lídice da Mata
publicado em 06 de Janeiro / 2016 às 22:00

CODEVASF CONVIDA PRODUTORES DOS PERÍMETROS PÚBLICOS EM JUAZEIRO PARA NEGOCIAÇÃO DE DÍVIDA DO K1

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) enviou e-mail ao Blog divulgando a portaria nº 240/2015, e convida os produtores rurais titulares de lotes agrícolas dos perímetros irrigados da 6ª Superintendência Regional (Maniçoba, Mandacaru, Tourão E Curaçá 1 e 2) a comparecerem à sede da Codevasf em Juazeiro/BA, a partir de 11 de janeiro a 1º de fevereiro de 2016.   O objetivo é que os produtores possam negociar suas dívidas referentes à cobrança do K-1. Os débitos poderão ser parcelados em até 60 vezes.   Limites mínimos para as parcelas: R$ 100,00, se pessoa física e R$ 500,00, se pessoa jurídica.

Documentos necessários: 1) pedido de parcelamento de acordo com modelo do órgão; 2) declaração de inexistência da ação judicial contestando crédito ou de embargos; 3) cópia do contrato social, estatuto ou ata e eventual alteração que identifique os atuais representantes legais, e ainda RG e CPF do representante legal ou procurador (se pessoa jurídica); 4) cópia da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência (se pessoa física). 

O atendimento será feito no auditório da 6ª superintendência regional da Codevasf Juazeiro/BA, localizada na Avenida Comissão do Vale, s/n, bairro Piranga.  Horário: 09 às 12 horas e 15 às 17 horas.  Procurar comissão de negociação.

publicado em 06 de Janeiro / 2016 às 21:30

Natal Encantado em Sobradinho será encerrado com Sorteio de prêmios

A Prefeitura de Sobradinho, através das Secretarias de Ação e Desenvolvimento Social e de Administração e Fazenda, em parceria com o comércio local, desenvolveu durante todo o mês de dezembro a campanha "O Natal Encantado em Sobradinho- Vale prêmios", uma ação que movimentou o comércio local, estimulando as compras de final ano nas lojas da cidade e promoveu o fortalecimento do setor. Os consumidores que compraram no comércio local estão concorrendo a dezenas de prêmios, entre eles duas motos 0 km.

A campanha será encerrada no próximo sábado, 9, às 19 horas, na Praça Geraldo Silva, com a entrega dos prêmios. Os consumidores que comprarem até amanhã, 07, ainda estão concorrendo aos prêmios. O resultado da Campanha também será divulgado no site www.sobradinho.ba.gov.br, a partir do dia 11 de janeiro de 2016.   

"O Natal Encantado em Sobradinho- Vale prêmios foi um sucesso! A cidade se mobilizou e vestiu o espírito natalino. Os consumidores atenderam ao nosso chamado e prestigiaram o comércio local que se preparou para receber os clientes com um atendimento de qualidade, promoções e atrativos que estimularam as compras",ressaltou Fernanda Sanjuan, Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social. 

"O Natal Encantado em Sobradinho" foi idealizado pela nossa gestão para fortalecer o comércio local e movimentar a economia dos mais variados segmentos,impulsionados pelas festas de final de ano. Uma parceria forte com os comerciantes, que demonstraram confiança nesta gestão, reconhecida pelo trabalhado que vem realizando para alavancar o desenvolvimento sustentável de Sobradinho. Isso só tem sido possível porque contamos com o apoio da comunidade e dos seus segmentos. Aproveitamos para agradecer a confiança dos comerciantes, dos consumidores e de toda comunidade que prestigiou a campanha",  esclareceu o Prefeito Luiz Vicente Berti.

Ascom/Sobradinho
publicado em 06 de Janeiro / 2016 às 21:00

CSTT acompanha Caravana da Saúde com o programa "Crack é possível vencer"

A Companhia de Segurança Trânsito e Transportes (CSTT) através da Guarda Municipal, deu suporte a Secretaria de Saúde na manhã desta quarta-feira (6), no bairro Tabuleiro, durante a ação do programa Caravana da Saúde.

Uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde e parceiros, o programa tem como objetivo melhorar a assistência nos serviços básicos de saúde. Na ocasião, a Guarda Municipal esteve presente com o micro-ônibus do programa "Crack é possível vencer", além de duas viaturas e duas motos, realizando rondas pelo bairro para inibir a ação de compra e venda de drogas, bem como o tráfico na cidade.

Segundo a Comandante Josilene Lins, esse apoio é fundamental para que toda a população saiba dos serviços que também são prestados pela Guarda Municipal "Desde 2013 implantamos esse projeto aqui na cidade. Realizamos palestras nas escolas tanto sobre o uso de drogas, como também sobre a gravidez na adolescência, realizamos rondas nas escolas para inibir a ação dos vendedores e consumidores de drogas. Quando encontramos usuários pelas ruas, encaminhamos para a Secretaria de Saúde, porque entendemos que para vencer esse vício é preciso nos unirmos", finalizou a Comandante.

Durante a ação, 15 agentes da Guarda Municipal, realizaram a ronda e informaram a população sobre o programa "Crack é possível vencer". Essa parceria irá acontecer durante todas as quartas-feiras do mês de janeiro, as demais ações já estão marcadas para o dia 13/01 em Maniçoba I, 20/01 em Itaberaba e 27/01 na Penha.

Ascom/Juazeiro
publicado em 06 de Janeiro / 2016 às 20:30

Prefeito Isaac se reúne com secretário estadual de Saúde e trata da ampliação do atendimento em ortopedia

O principal objetivo da reunião de Isaac Carvalho com o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas – ocorrida nesta terça-feira, 5, em Salvador – foi tratar da ampliação dos serviços de atendimento em Ortopedia no município. De acordo com o Prefeito, o aumento de acidentes com motocicletas ocorridos na cidade acabou saturando a demanda da SOTE.  Diante do quadro, o município se movimentou fechando parceria com a Univasf, levando alguns serviços para o Hospital Universitário.

Visando ampliar ainda mais a oferta de atendimento para a população, a Prefeitura de Juazeiro buscou mais uma parceria com o Governo do Estado para que o Hospital Regional também passe a atender a área ortopédica. A SOTE vai atender aos pacientes com cirurgias eletivas/agendadas.

“Alguns serviços que já são encaminhados para o Hospital Universitário agora também serão realizados pelo Regional, que inclusive possui UTI. O Convênio foi aprovado pelo Estado e tão logo seja finalizado o processo de licitação o convênio será formalizado e o atendimento na área de ortopedia no município será ainda mais ampliada”, ressaltou Isaac, confirmando a sinalização positiva do secretário Fábio Vilas-Boas.

Na reunião o gestor de Juazeiro também apresentou ao secretário do Estado a Caravana da Saúde, iniciado nesta quarta-feira, 6, no bairro Tabuleiro, numa iniciativa da Prefeitura. De acordo com Isaac, o secretário manifestou interesse do Estado em também colaborar com o Programa. Participaram da reunião o deputado federal Daniel Almeida, os deputados estaduais Zó e Eduardo Sales, e os secretários Dalmir Pedra e Pedro Alcântara.

Luiz Hélio/PMJ
publicado em 06 de Janeiro / 2016 às 20:00

ONS admite o uso do volume morto de Sobradinho

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) admitiu pela primeira vez a possibilidade de utilizar a água alocada no volume morto da barragem de Sobradinho, na Bahia, caso o capacidade hídrica do reservatório chegue a zero. No sentido de evitar o esvaziamento do reservatório, que sofre os efeitos prolongados de uma estiagem severa de quatro anos, alcançando atualmente um patamar de 2,1% no seu volume útil, a Agência Nacional de Águas (ANA) autorizou nesta terça-feira (05.01), em Brasília, o início dos testes de redução para os 800 m3/s da água que é liberada (vazão) pela represa.

Mesmo não defendendo formalmente o uso do volume morto, o diretor geral do ONS, Hermes Chipp, considera que esta retirada de água em Sobradinho, caso se faça necessária, "deverá ocorrer de forma que não comprometa o funcionamento do reservatório, assim como a qualidade das águas que abasteceria a população ribeirinha e os demais usuários da bacia do rio São Francisco", diz. Para tanto, ele sugere um estudo preventivo que determine os limites de uso desta reserva, que poderá chegar a cinco bilhões de metros cúbicos. A medida de utilização do volume morto foi praticada recentemente no sistema Cantareira, no Sudeste do país, mostrando-se bastante eficaz no enfrentamento de períodos de baixa precipitação.

Já a decisão de reduzir ainda mais a vazão foi desaprovada por algumas entidades presentes à reunião, que alegaram prejuízos com a nova resolução, entre elas o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), representando pelo presidente Anivaldo Miranda. "Vemos com cautela este redução uma vez que agravará ainda mais os problemas ambientais da bacia. A posição do Comitê se mantém a mesma: a de que a melhor solução é esperar o término do período chuvoso, entre março e abril, para que então se tome algum tipo de medida", destaca.

Miranda intercedeu pela necessidade de se praticar novos instrumentos restritivos para suprir esse déficit no armazenamento das represas. " Não podemos pensar apenas em reduzir as vazões.Poderia muito bem ser empregada a suspensão de outorgas à montante dos reservatórios; ou até mesmo a retirada de água dos afluentes estaduais do São Francisco", defende.

Saneamento – As opiniões contrárias à redução da vazão de Sobradinho manifestadas tanto pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) quanto pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) chamaram a atenção dos especialistas presentes à reunião devido aos altos investimentos que deverão ser gastos pelas empresas caso a vazão se mantenha em 800 m3/s. Enquanto a Casal necessita de R$7 milhões para readequar os seus pontos de captação que levam água para 800 mil alagoanos, a Compesa precisará desembolsar R$12 milhões para abastecer 1 milhão de pessoas que residem no Agreste pernambucano. Ambas as companhias foram taxativas ao informar que não dispõem dos recursos.

Ascom/CBHSF
publicado em 06 de Janeiro / 2016 às 19:52

Senhor do Bonfim: Irmão do ex-prefeito Carlos Brasileiro morre ao cair de cavalo

Morreu no início da tarde desta quarta-feira (06), Aécio Lopes Brasileiro, de 57 anos, casado, pai de 4 filhos, irmão do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Senhor de Bonfim, Carlos Brasileiro.

Segundo informações do ex-prefeito, Aécio retornava, a cavalo, da localidade de Cabeça da Vaca, em Filadélfia, onde foi visitar um amigo e, ao chegar nas proximidades do Povoado de Boa Vista, divisa entre os municípios de Senhor do Bonfim e Filadélfia, na região de Quicé, o animal se assustou pulando bruscamente. Ele se desequilibrou e caiu, batendo a cabeça em uma pedra, sofrendo traumatismo craniano.

Aécio Brasileiro foi socorrido para o Hospital São Sebastião, em Filadélfia, mas acabou não resistindo e faleceu. Até as 16h, o corpo permanecia naquela casa de saúde. Familiares estavam providenciando a remoção para Senhor do Bonfim, onde deverá ser sepultado nesta quinta-feira (07).

Com informações e foto do Blog do Eloilton Cajuhy
publicado em 06 de Janeiro / 2016 às 19:30

Prefeitura de Casa Nova prossegue com ações de recuperação de calçamento e mutirão de limpeza

O ano de 2016 começou com a prefeitura de Casa Nova intensificando as ações de manutenção. As secretarias de Urbanismo e a de Obras estão com equipes trabalhando na recuperação do calçamento nas vias públicas e fazendo mutirão de limpeza nos bairros da cidade. Nesta primeira semana do ano, o trabalho de recuperação de paralelos foi retomado e a Vila São Jeronimo teve sua entrada refeita, melhorando, assim, o tráfego de pedestre e veículos que sofriam com condições precárias da via. De acordo com Edvaldo Carvalho, responsável pelo setor, nesta quarta-feira, 06, as equipes farão o trabalho no distrito de Pau a Pique, interior do município.

Já as comunidades da Vila Papelão, Cohab Velha e Malvão, receberam da secretaria de Urbanismo a equipe de mutirão de limpeza  com a retirada de lixo e entulho de terrenos e vias públicas.  O secretário da pasta, Josenilson Nunes, solicita que a população seja parceira da administração e colabore com a manutenção do espaço não jogando lixo e entulhos em locais inapropriados. Todas essas atividades atendem a uma determinação do prefeito da cidade, Wilson Cota.

Ascom/Casa Nova
publicado em 06 de Janeiro / 2016 às 19:00

Prefeitura de Petrolina oferece gratuidade nos transportes coletivos para pessoas com deficiência

A partir da próxima segunda- feira (11), a secretaria de Cidadania, através da Secretaria Executiva de Acessibilidade, realizará perícia médica para as pessoas com deficiência, que necessitam do benefício de gratuidade nas linhas de transporte coletivo em Petrolina.

A gratuidade é concedida pelo Governo Municipal de Petrolina, por meio das Secretarias de Cidadania, EPTTC e secretaria de Acessibilidade à deficientes físicos, mentais, visuais ou auditivos e a doentes crônicos. Para o prefeito, Julio Lossio, isto é uma forma de inclusão social, já que com livre acesso ao transporte público, os portadores de necessidades podem ter maior mobilidade e autonomia para se locomover em Petrolina. 

Para obter o beneficio é necessário apresentação de laudo, emitido após perícia médica e o prazo para entrega do cartão é de no mínimo 45 dias. Apenas o beneficiário pode receber o Cartão, mediante apresentação do documento de identificação original com foto como: carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação ou passaporte.

A Pericia Médica será realizada, de 2ª a 6ª feira, de 09:00 às 12:00hs, na Secretaria de Cidadania, na Rua Santa Cecília, nº 35, Centro –Petrolina. Para maiores esclarecimentos, os interessados ainda podem ligar par o telefone 3862-9224.

Ascom/Petrolina
publicado em 06 de Janeiro / 2016 às 18:26

LEITORA PEDE RETIRADA DE TRILHOS APÓS QUEDA DE MOTOCICLISTA

Cansada de ver pessoas caindo nos trilhos da antiga linha férrea de Juazeiro, cuja Estação está localizada entre os bairros João XXII e Piranga, a leitora Aurileide Varjão enviou mensagem ao Blog onde faz apelo no sentido de que as autoridades municipais retirem esses equipamentos que estão em desuso, com a suspensão da linha férrea de Juazeiro. Veja a mensagem:

“Geraldo uma mulher caiu da moto no ponto do antigo Cafona, bairro João XXIII. Esses trilhos já deveriam ter sido retirados desse local há muito tempo. Já presenciei vários acidentes no local, principalmente quando chove” expressou Aurilei Varjão.

A vítima da vez foi uma Senhora, cuja identidade não foi revelada, mas que recebeu atendimento do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência”.

publicado em 06 de Janeiro / 2016 às 18:00

Ivete convoca os fãs para o Carnaval de Juazeiro

O Carnaval da Bahia começa aqui. E novamente a Prefeitura de Juazeiro prepara outra edição inesquecível da maior festa popular do Vale do São Francisco com algumas das maiores estrelas da música baiana e nacional confirmadas. Artistas como Daniela Mercury, Bell Marques, Saulo, Luiz Caldas, Armandinho, Psirico, Baby do Brasil e muitos outros comandarão os trios e a alegria dos foliões de 21 a 24 de Janeiro.

E claro, não poderia faltar a maior das estrelas, Ivete Sangalo, que após dois anos volta a se apresentar em sua cidade natal, lugar que é fonte de inspiração e orgulho para a diva pop. Através de mensagem, Ivete convocou os fãs para o Carnaval de Juazeiro e, em especial, para a sua apresentação. "Alô meus amores da minha terra Juazeiro e de toda a região! Podem compartilhar com seus amigos que eu, Ivetinha, vou estar junto com vocês no carnaval de nossa cidade. Será no domingo, dia 24. Espero todo mundo no circuito. Beijos!". Confira o vídeo:

Com toda sua energia, talento e irreverência, a cantora encerrará em grande estilo esta edição da folia juazeirense entrando no circuito que leva o seu nome por volta das 18 horas do domingo, dia 24. Mas antes disso, a partir da quinta-feira, 21, outros grandes artistas de renome nacional, e mais as atrações locais, irão puxar os trios da pipoca e dos blocos. Já no palco Multicultural na Rua da 28, que homenageará outro artista juazeirense, Luiz Galvão, haverá shows de Baby do Brasil acompanhada da banda Nossos Baianos, além de atrações culturais. As batucadas e os blocos alternativos vão manter a tradição para os foliões que curtem os antigos carnavais.

A grande prévia será a Feijoada do Dadau, que agora abrirá a folia e acontecerá no domingo que antecede o Carnaval, dia 17. Confira a programação no site www.carnaval.juazeiro.ba.gov.br.

Ascom/Juazeiro
publicado em 06 de Janeiro / 2016 às 17:30

Contran regulamenta regras para habilitação de condutores de cinquentinhas

Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada no dia 18 de dezembro, definiu as normas para a formação de condutores dos veículos ciclomotores com até 50cc, conhecidos como “cinquentinhas”. Segundo o documento, para obter a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC), o motorista terá que realizar curso teórico de 20 horas/aula e curso prático de 10 horas/aula, com uma avaliação teórica contendo 15 questões. O aluno deverá ter um aproveitamento mínimo de 60% para aprovação. Já os exames práticos seguirão os mesmos requisitos daqueles exigidos à categoria “A”. A resolução determina, ainda, que os condutores terão até 29 de fevereiro de 2016 para obterem a habilitação correspondente ao veículo. Já os Centros de Formação de Condutores (CFCs) terão prazo de 180 dias para adquirirem ciclomotores para as aulas práticas.

BN
publicado em 06 de Janeiro / 2016 às 17:00

5° BPM PRENDE TRÊS HOMENS POR TRÁFICO DE ENTORPECENTES NO DISTRITO DE RAJADA

Ontem (05/01/16), por volta das 20h30min, Policiais Militares do 5º BPM quando davam apoio a um guincho na remoção de um caminhão que se envolveu em um acidente de trânsito no distrito de Rajada, abordaram um carro FORD FUSION, placa NHO-1486/MA, com três indivíduos em seu interior. Foi realizada uma busca pessoal minuciosa em cada um e foi encontrado dentro da cueca de Marcelo da Silva Pereira, 20 anos, residente em Oeiras –PI que era passageiro do referido veículo, 01(um) saco plástico contendo 20 (vinte) petecas de cocaína pronta para o consumo pesando 75 (setenta e cinco) gramas e uma porção de pasta base da mesma droga pesando 61 (sessenta e um) gramas o qual afirmou que estava vindo de Oeiras-PI para entregar a droga na entrada de Petrolina a um indivíduo não identificado e que receberia a quantia de R$1.000,00 (um mil reais) pela entrega. Com Ramon Sideral Gomes dos Santos Souza, 25 anos, residente no Bairro São Gonçalo foi apreendida 01 (uma) peteca de maconha pesando 6 (seis) gramas e a quantia de R$ 327,00. Diante do fato os três imputados foram conduzidos para a Delegacia de Plantão onde foram autuados em Flagrante Delito por tráfico.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO 5º BPM - PETROLINA - PE
publicado em 06 de Janeiro / 2016 às 16:29

Banda Desejo de Menina confirma gravação de segunda etapa do seu novo DVD

 
No mês de novembro de 2015 a gravação do DVD "Buteco da Desejo" sacudiu Teresina. O show teve ingressos esgotados e o primeiro vídeo oficial divulgado, da música "Um homem fiel", que é interpretada pelas vocalistas Yara Tchê e Anny Barbie, já é um sucesso nas redes sociais. Os fãs aprovaram o formato do novo trabalho da banda e ficaram ansiosos pelo lançamento oficial do registro.

Porém a Desejo acaba de confirmar uma surpresa: o DVD será gravado em duas etapas e em janeiro a banda volta a Boate Luck, na capital piauiense, para mais um grande show. "Agradecemos a todos os nossos fãs, parceiros e amigos pela presença e apoio na primeira etapa deste projeto e esperamos contar mais uma vez com a presença de todos para juntos fazermos novamente mais uma linda apresentação". Em breve serão divulgados maiores detalhes sobre a segunda etapa de gravação do DVD "Buteco da Desejo".
Assessoria de Imprensa – Desejo de Menina
publicado em 06 de Janeiro / 2016 às 16:00

Previsão de chuva forte para Juazeiro e região

Leitores do Blog Geraldo José estão enviando fotos de diversos pontos da cidade de Juazeiro e de Petrolina, na tarde desta quarta-feira (06). As nuvens estão carregadas e o tempo completamente fechado. Tudo indica que uma forte chuva cairá sobre a cidade e região nas próximas horas. O Instituto Climatempo faz previsão de que pode ocorrer uma precipitação de 22mm nesta quarta-feira, com probabilidade de 78% de acerto. Alguns chuviscos já estão sendo registrados em alguns pontos da cidade.

publicado em 06 de Janeiro / 2016 às 15:30

Bahia surfa no desenvolvimento com a energia dos ventos

 
“Guardadas as proporções, as energias renováveis representam a terceira grande onda de crescimento econômico da Bahia. A primeira, na década de 1970, se deu com a petroquímica. A segunda, nos anos 1980, com a indústria automobilística, e a atual, que tem a vantagem de promover a desconcentração industrial e a inclusão social, levando riqueza para o interior e às populações mais pobres do Estado”, afirmou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda, durante a abertura do VII Fórum Nacional Eólico/Carta dos Ventos, realizado nos dias 24 e 25 de novembro de 2015 no Senai/Cimatec, em Salvador.
 
Também participaram da solenidade de abertura do evento os secretários de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis do Piauí, Luiz Coelho, e de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte, Otomar Cardoso Junior; a presidenta da Abeólica, Elbia Gannoum, e o diretor-geral do Centro de Estratégias em Recursos Naturais (Cerne), Jean Paul Prates. Eólica - Terceiro maior produtor de energia eólica do Brasil, a Bahia já contabiliza R$ 22,7 bilhões em investimentos no setor de energias renováveis. Em eólica são R$ 18,5 bilhões investidos em 186 usinas, com 4,5 GW de potência, distribuídas em 22 municípios da região semi-árida.
 
Solar - Quanto à solar, são mais R$ 4,2 bilhões para 32 empreendimentos em cinco municípios e 893 MW de potência. Em consonância com o diretor do Operador Nacional do Sistema Elétrico, Saulo Cisneros, Hereda defendeu uma maior participação do setor bancário, especialmente com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), e Banco do Brasil (BB), além das instituições do setor privado no financiamento das energias renováveis.
 
A edição 2015 do Fórum Nacional Eólico teve como foco a expansão dos parques eólicos e o novo mapa da geração eólica no Brasil. Anualmente, governos e empreendedores analisam e atualizam a Carta dos Ventos, um documento de intenções e pleitos ao redor do qual gravitam as principais questões estratégicas para o pleno desenvolvimento do setor eólico.
 
“A energia eólica no Brasil prosperou além das mais otimistas projeções e se consolidou com uma fonte de grande relevância na matriz energética nacional. Em maio de 2015, o País passou a marca de 6 mil MW em usinas eólicas instaladas e conectadas à rede nacional. Bahia, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Ceará são Estados com mais de 1.000 MW instalados e um extraordinário crescimento se projeta para o Piauí e o Maranhão”, afirmou, na ocasião, o diretor-geral do Centro de Estratégias em Recursos Naturais (Cerne), Jean Paul Prates.
 
Box – Brasil se destaca no mundo graças a 3 Estados da região Nordeste Bahia, Ceará, e Rio Grande do Norte lideram a geração de energia eólica, no país. O Brasil subiu para a quarta posição no ranking mundial de expansão de potência na energia eólica em 2014. Já no quesito eficiência, o Brasil está liderando a corrida mundial, conseguindo um fator de capacidade de 37% em 2014, uma vez e meia o indicador mundial.
 
Também saltou cinco posições no ranking mundial de capacidade instalada. Agora, ocupa o 10º lugar em geração, tendo sido o 15º em 2013. Os dados integram o boletim “Energia Eólica no Brasil e Mundo- ano de referência 2014”, produzido pelo Ministério de Minas e Energia (MME) do governo federal.
Fontes: Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), e Sec
publicado em 06 de Janeiro / 2016 às 15:00

Bloco Cabaré das Ilusões está de volta ao carnaval de Juazeiro

É com muita alegria que o bloco Cabaré das Ilusões, vem informar que no carnaval de 2016, vai colocar o bloco na rua, sim! Criado em 1994 numa brincadeira entre amigos, o bloco Cabaré das ilusões caiu na graça dos juazeirenses que procuravam por um bloco que resgatasse o que o antigo carnaval tinha de melhor.

Após dois anos fora do carnaval de Juazeiro, o Cabaré está de volta, mais animado e irreverente do que nunca. Com saída para o dia 24 de janeiro às 14hs, com duas bandas de sopro, o cabaré convida todos os foliões a viver uma experiência inesquecível! Acompanhem todas as novidades através da página do Facebook: Bloco cabaré das ilusões

Valor do abadá R$ 50,00

Vendas no passaporte da folia, no whatzap 74988583966, no Prédio Topázio, Lanchonete Boteco D`Sabores e na página do bloco no Facebook.

Ascom Cabaré das Ilusões
publicado em 06 de Janeiro / 2016 às 14:26

Espaço do Leitor: Futsal no Residencial Juazeiro I, só à luz solar!

Venho através desta, comunicar um problema que os moradores do Residencial Juazeiro I passam todos os dias desde a sua inauguração. É sobre a falta de iluminação nas quadradas que foram construídas no interior do residencial, onde só podemos ter um entretenimento no período em que há iluminação solar. Quando o sol se põe não conseguimos mais continuar o nosso futsal de todos os dias. Muitos moradores trabalham o dia inteiro e quando saem do trabalho já é tarde, e por isso não conseguem aproveitar o esporte diário. As instalações já estão feitas, com fiação toda estrutura para a colocação da iluminação, só que até o exato momento ainda não foram colocadas as lâmpadas! O residencial possuí 5 quadras e nem uma tem iluminação. Espero que essa solicitação seja atendida pelo órgãos públicos, que infelizmente, entregam as coisas pela metade ! 

Grato,

Thiago Santos

publicado em 06 de Janeiro / 2016 às 13:59

EMBARCAÇÃO BAIANA NO PORTO DE PETROLINA

 Geraldo,

Jaz no cemitério do Porto de Petrolina o sonho morto de Juazeiro navegar o São Francisco.

Maurício Dias (Mauriçola)

PS: Em 2011, o ex-vice prefeito Antônio Carlos Chaves fez uma série de denúncias aqui no blog sobre o abandono dessa embarcação e o dinheiro gasto para o funcionamento em tão pouco tempo.

publicado em 06 de Janeiro / 2016 às 13:30

ESPAÇO DO LEITOR: POÇO DE VISITA SEM TAMPA NO BAIRRO EXPEDITO NASCIMENTO.

Caro amigo Geraldo,

Nós moradores do bairro Expedito Nascimento estamos muito tristes com o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) de Juazeiro aqui na rua F.

Nós estamos com uma tampa de esgoto (PV-Poço de Visita) quebrada há mais de um ano, já cobramos várias vezes, mas não tem jeito. Já foram feitos dois pedidos, mas não fomos atendidos.

Estamos muito preocupados com a Dengue, a Zica Virus e Chikungunya porque derramaram água de esgoto e os porcos tomaram banho, veja esta situação eu não sei por que todos os diretores que assumem o Saae não gostam de dar entrevista para a população.

Eu não sei quem foi o vereador que deu um título de cidadão, será que foi para ganhar poço artesiano. Geraldo aí seguem as fotos.

José Milton

publicado em 06 de Janeiro / 2016 às 13:00

Rio São Francisco recebe 300 mil alevinos de espécies nativas durante festa de Bom Jesus dos Navegantes (SE)

 
As águas do Velho Chico voltaram a ser repovoadas pela Codevasf com alevinos de espécies nativas no trecho sergipano do rio São Francisco. O primeiro peixamento realizado pela Companhia, em 2016, ocorreu durante a realização da Festa de Bom Jesus dos Navegantes, no último domingo (03), em Neópolis.
 
Foram lançados 300 mil juvenis da espécie curimatã pacu. Os alevinos foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume (4ª/CIB), localizado em Neópolis. Em 2015, o Centro de Betume produziu 1,5 milhão de alevinos para recomposição da fauna do São Francisco. De acordo com o analista em Desenvolvimento Regional da Codevasf, o engenheiro de pesca Iru Guimarães, a ação possui uma importância ambiental e econômica para a região. 
 
“É uma ação cotidiana da Codevasf em toda a região do Vale do São Francisco. Em Sergipe, os peixamentos são feitos com espécies nativas importantes como a xira, também conhecida por curimatã pacu, o piau, o surubim, opacamã, entre outras”, explica. “Eles possuem a finalidade de recompor a ictiofauna dos rios, ou seja, as populações de peixes nativos, que foram afetadas pela construção das barragens. É um trabalho de  importância econômica que contribui para a pesca artesanal praticada na região, como também ambiental, auxiliando no equilíbrio ecológico do rio São Francisco”, finaliza o engenheiro de pesca da Codevasf. 
 
O secretário de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente do município, Manoel Augusto Antunes, também avalia a importância da ação realizada frequentemente pela Codevasf no município. “O rio São Francisco está passando por um momento delicado e essa ação da Codevasf, que é uma grande parceira da prefeitura municipal, contribui para o sustento dos pescadores e para revitalização do rio”, destaca.  
 
Para ampliar as ações realizadas no  Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume, a Codevasf está investindo mais de R$ 4 milhões na reforma e modernização da unidade.  As obras, em fase final, vão dobrar a capacidade de produção de alevinos 4 milhões para 8 milhões de alevinos por ano. “No momento, a Companhia trabalha na reforma dos viveiros e na construção do sistema de abastecimento de água do local”, destaca o analista em Desenvolvimento Regional da Codevasf, Iru Guimarães. 
 
Já foram concluídas as obras das edificações, dos laboratórios, do galpão de manejo de alevinos, do auditório e dos alojamentos, entre outras. Segundo o Gerente de Desenvolvimento Territorial da Codevasf, Walber Santos, esse foi o primeiro de muitos peixamentos que serão realizados em 2016: “A expectativa é que aconteçam pelo menos 40 ações como essa em toda bacia do São Francisco até o fim do ano, sempre com a participação da sociedade e foco na educação ambiental”, finalizou.
Ascom Codevasf Foto Divulgação
publicado em 06 de Janeiro / 2016 às 12:30

Governo realiza entregas que fortalecem o desenvolvimento rural da Bahia

Contribuir para melhorar a qualidade de vida dos agricultores rurais da Bahia, a partir do fortalecimento do desenvolvimento rural. Com esse objetivo, o Governo do Estado entrega mais ações com esta finalidade, nesta sexta-feira (08), no município de Feira de Santana, a partir das 9h, com a presença do governador Rui Costa, do secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, do diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, entre outras autoridades. 

Na oportunidade, serão formalizados os contratos para prestação de serviços de assistência técnica pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), da SDR, no valor total de R$ 147 milhões, com entidades sociais selecionadas nas chamadas públicas para seleção de entidades executoras de serviços de assistência técnica e extensão rural para a promoção da sustentabilidade das unidades produtivas familiares e para seleção de entidades executoras de serviços de assistência técnica e extensão rural para povos e comunidades tradicionais na agricultura familiar do estado da Bahia. As chamadas vão atender a 40.320 famílias. 

Será lançado ainda um edital para seleção de projetos de apoio à cadeia produtiva de caprinovinocultura, por meio da CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), no âmbito do projeto Bahia Produtiva. O investimento é de R$ 20 milhões, com recursos do Estado e do Banco Mundial, e beneficiará agricultores familiares e empreendedores da economia solidária dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.

Os projetos serão selecionados a partir da Manifestação de Interesse de organizações produtivas da agricultura familiar e de empreendimentos de economia solidária do Estado da Bahia. As Manifestações de Interesse deverão ser inscritas eletronicamente mediante preenchimento do formulário no sistema disponível no site www.car.ba.gov.br.

Entrega de equipamentos - Também serão entregues 16 retroescavadeiras para construção de 617 aguadas em 16 municípios do interior do estado, em atendimento a dois convênios firmados entre o Ministério da Integração Nacional, pela Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) e o Governo da Bahia, através da CAR.

O investimento, no valor de R$ 2,8 milhões, vai atender aos municípios de Abaré, Campo Formoso, Casa Nova, Chorrochó, Glória, Jeremoabo, Macururé, Miguel Calmon, Morro de Chapéu, Ourolândia, Paulo Afonso, Pedro Alexandre, Rodelas, Sento Sé, Várzea Nova e Pilão Arcado. 

Ascom SDR Imagem Ilustrativa da Internet
publicado em 06 de Janeiro / 2016 às 12:00

Petrolina: Mais um grupo de mulheres inicia processo para a realização da cirurgia de laqueadura

A equipe da Secretaria de Saúde de Petrolina recebeu, nesta terça-feira (05/01), mais 30 mulheres iniciaram os procedimentos necessários para a realização da cirurgia de laqueadura. Ao todo, 162 mulheres já iniciaram esse processo e 15 cirurgias já foram realizadas.

A iniciativa faz parte do Programa Municipal de Laqueadura, que visa proporcionar às mulheres mais uma alternativa de planejamento familiar. "Desde o início da gestão, nós trabalhamos e conseguimos nos estruturar para oferecer o Programa de Laqueadura e atender às necessidades das mulheres que já definiram que não querem mais engravidar", disse a secretária de Saúde, Lucia Giesta.

Durante a reunião, as usuárias participaram de uma palestra sobre planejamento familiar e já saíram da Secretaria de Saúde com seus exames pré-operatórios agendados. "Estou feliz porque agora eu tenho a oportunidade de fazer a laqueadura. Era um desejo antigo, que agora vou conseguir realizar", contou Damiana Alves da Silva.

Para participar, a paciente deve residir em Petrolina, ter mais de 25 anos, pelo menos dois filhos com mais de seis meses de idade e o consentimento do companheiro. O passo seguinte é procurar a unidade de saúde do seu bairro e informar à enfermeira que deseja participar do Programa.

Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 06 de Janeiro / 2016 às 11:30

Universidades públicas oferecem mais de 13 mil vagas na Bahia através do Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai abrir mais de 13 mil vagas em universidades federais e estaduais na Bahia entre a próxima segunda (11) e quarta-feira (13), quando os estudantes poderão usar a sua nota do Enem para se candidatar a até duas opções de curso. Segundo levantamento feito pelo jornal Correio, a instituição de ensino com mais oportunidades é a Universidade Federal da Bahia (Ufba), que tem 4.442 vagas em 89 cursos nos campi de Salvador e de Vitória da Conquista, mais que o dobro da segunda colocada, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), que tem 1.676. Outras três instituições oferecem mais de mil vagas no estado: a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), com 1.490; a Universidade Federal do Recôncavo (URFB), com 1.455; e a Universidade do Estado da Bahia (Uesb), com 1.441. Também oferecem oportunidades a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), com 964 vagas; o Instituto Federal da Bahia (Ifba), com 716; a Universidade Estadual do Sudoeste (Uesb), com 599; e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), com 480. Em todo o Brasil, o Sisu vai colocar à disposição 228 mil vagas em 131 instituições públicas.

publicado em 06 de Janeiro / 2016 às 11:00

Bloco Filhos da Pauta promove Baile e Concurso à Fantasia

Formado por Jornalistas e Radialistas há 18 anos o Bloco Filhos da Pauta vem promovendo a integração entre os profissionais da imprensa e demais segmentos da sociedade. Tido como o Alternativo da Imprensa o Bloco promove diversos eventos durante o ano e, no carnaval reúne todos para esse momento de confraternização.

Na sexta feira, 15 de janeiro, o Bloco vai realizar o II Baile à Fantasia já como preparativos para o Carnaval. O Baile que terá como atração principal a Orquestra São Francisco acontecerá no Clube do Sinserp,  a partir das 21 horas, tendo ainda Concurso de Fantasia nas categorias luxo, originalidade e estilizada, DJ numa discoteca com músicas dos anos 80 e uma rica decoração com tema dos antigos carnavais.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.