Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 


Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
13,5%
Atualizado em: 23/08/2015
publicidade
Informativos
11 de Agosto / 2013 às 06:00 | Nenhum Comentário

QUEREMOS ABRAÇAR E PARABENIZAR A TODOS OS PAIS DE CASA NOVA E DO BRASIL, PELA PASSAGEM DE TÃO IMPORTANTE DATA.

QUE TODOS OS SONHOS SEJAM REALIZADOS E TODOS OS OBJETIVOS ALCANÇADOS PELA VONTADE DE DEUS, PELO TRABALHO E PELA UNIÃO.

É O QUE DESEJAMOS COMO REPRESENTANTE DO GOVERNO ‘CONSTRUINDO O FUTURO’ DA NOSSA QUERIDA CASA NOVA

FELIZ DIA DOS PAIS!

Reminiscências
10 de Agosto / 2013 às 23:54 | Nenhum Comentário

 

As fotos, colhidas na rede social, na página do artista, revelam o Sanfoneiro/Cantor e um dos autores de "Esperando na Janela", Raimundinho do Acordeon, puxando o fole em início de carreira.

Fotos - Raimundinho do Acordeon - Facebook
Espaço do Leitor
10 de Agosto / 2013 às 23:00 | 2 Comentários
 
Quando acontece alguma coisa muito séria na nossa vida, a gente para pra pensar. Geralmente quando alguém se vai, aí a gente começa a fazer uma auto-análise e surgem os questionamentos: “Será que eu fui um bom amigo?” “Será que eu fiz tudo eu poderia fazer por esse amigo que se foi?” “Será que se eu tivesse conversado mais, se eu tivesse mais presente, se eu tivesse enviado mais torpedos, ligado mais ou o tivesse visitado mais isso poderia não ter acontecido?” 
 
Questionamentos que ficarão sem resposta. Agora, que o nosso amigo se foi, as únicas coisas que ficaram foi a saudade, as lembranças dos momentos bons e o remorso por não ter feito mais. A lição de vida também fica. E outros questionamentos surgem: “O que você está fazendo da sua vida?” “Você diz ‘eu te amo’ para as pessoas que você ama? Com que freqüência?” “O que você acha que escreveriam na sua lápide caso você morresse hoje?
 
Ao longo dos anos, nos tornamos seres altamente individualistas e capitalistas. Nos deixamos levar pelo corre-corre do dia-a-dia e esquecemos de cultivar coisas boas, sentimentos bons, amizades agradáveis. Optamos pela praticidade. Os colegas do trabalho ou da faculdade já estão ali presentes todos os dias, então, nada mais natural que estes sejam os mais próximos. A gente esquece os antigos amigos. Esse meu amigo que se foi era tão sensacional que mesmo depois de sua partida nos deixou lições incríveis e todos que estiveram ao seu redor tornaram-se pessoas diferentes, certamente melhores, depois de sua partida.
 
Reclamamos diariamente da falta de tempo, mas achamos tempo para irmos ao velório chorar sobre um caixão contendo um corpo inerte de alguém que um dia foi especial para nós. Nossa vida é muito corrida, mas todo mundo acha tempo, força e coragem para ir à missa de sétimo dia daquele amigo tão querido que se foi. A gente só se reúne em momentos ruins, difíceis. Tudo errado.
 
Deveríamos nos reunir para comemorar. Para celebrar a vida, para falar de coisas boas, desfrutar de boas companhias e apreciar aquele vinho que a agente gosta, ou relaxar ao som daquela canção que a gente tanto gosta, batendo um bom papo com aquele velho e querido amigo que a correria teima em afastar de nós.
 
É hora de repensar nossas atitudes e ver o que, realmente, tem importância.
 
É na morte que descobrimos o real sentido da vida. É quando alguém morre que a gente consegue perceber o que tem importância. A gente começa a se perguntar: o que é que a gente vai levar dessa vida? O poeta uma vez disse, e ele tem toda razão, “o que a gente leva da vida, é a vida que a gente leva.”
 
Que tipo de vida você está levando? Eu já decidi que vou mudar a minha, enquanto ainda há tempo. Aproveite o final de semana e vá visitar uma pessoa que você ama e não vê há tempos. Ligue para um amigo que está afastado de você. Reconstrua as pontes que te uniam as pessoas boas que cercavam sua vida, mas a enxurrada de trabalho e afazeres derrubou. Ligue para a pessoa que você ama. O amanhã pode nem chegar. Aí você se verá triste, sozinho e com remorso. Aproveite enquanto é tempo. Nenhum torpedo que me enviam fica sem resposta. Nenhum e-mail. A ligação que eu não puder atender, eu retorno logo em seguida. Certamente, eu não sou mais a mesma do dia 14 de julho pra cá.
 
Por Verônica Monteiro do Blog O Divã Dellas
Variadas
10 de Agosto / 2013 às 22:00 | Nenhum Comentário

Cultivar a esperança, o amor pelas pessoas e a convivência em harmonia gerando assim uma cultura de paz. É com este propósito que o programa Governo Presente em Petrolina organizou uma série de palestras dias 12 e 19 de agosto no bairro João de Deus. Com temas atuais e que provocam reflexões sobre o cotidiano dos jovens e dos pais de família, as palestras acontecem nas escolas Jesuino Antonio D’Ávida e Eneide Coelho Cavalcanti.

Na escola Jesuíno Antônio D’Ávila acontecem duas palestras. A temática Planejamento familiar - gravidez na adolescência: “Vou ter um filho. E agora?” é voltada para os jovens e acontece às 16h. A palestra é ministrada pela psicóloga Roseane Carneiro. À noite, às 19h, o assunto é segurança e drogas. A palestra é voltada para os pais e ministrada pelo tenente Cícero Nunes Carvalho.

A programação continua no dia 19 de agosto na escola Eneide Coelho Cavalcanti. A partir das 16h os alunos vão participar da palestra “ O encantado e enganador mundo das drogas”, ministrada por Cícero Jose da Silva da secretaria municipal de Segurança Cidadã. À noite (19h) é a vez dos pais dos alunos ouvirem a explanação do pastor Gilson de Oliveira, gestor da associação Ágape, que trabalha com dependentes químicos. Pastor Gilson fala sobre prevenção às drogas “ Como tudo começa: cuidados e atenção”.

Para a gestora da Estação Governo Presente, Francis Teonília, este tipo de iniciativa é uma ação de prevenção à violência em todos os sentidos. “A proposta é estimular uma cultura de paz nos Territórios Especiais de Cidadania (TECs). Estamos começando pelo João de Deus e faremos uma agenda para os demais bairros: São Gonçalo. José e Maria e a comunidade Serrote do Urubu”.

ASCOM Estação Governo Presente em Petrolina
Política
10 de Agosto / 2013 às 21:00 | Nenhum Comentário
Mais de 2,7 milhões de pessoas do Semiárido baiano residem na área rural, segundo o Censo Demográfico para o Semiárido Brasileiro, do governo federal. Mesmo com as adversidades climáticas, a região se destaca pela produção agrícola familiar, atividade que receberá incentivo nesta segunda-feira (12). A data será marcada pelo lançamento do Plano Safra Semiárido, específico para o estado. O anúncio será feito pelo secretário da Agricultura Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Valter Bianchini, às 8h, na capital Salvador, que estará representando o ministro do MDA, Pepe Vargas. Ainda na cerimônia, a União entregará máquinas da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para 92 municípios do estado.

Lançado em julho deste ano, o Plano Safra Semiárido reserva R$ 7 bilhões do Plano Safra da Agricultura Familiar 2013/2014 para impulsionar a produção de culturas alimentares adaptadas à realidade da região, além de promover reservas estratégicas de alimentos e água, para produtores familiares e médios. “A Bahia é o estado que tem o maior número de agricultores familiares da região Nordeste. É um estado muito importante para o Plano Safra do Semiárido. Vamos anunciar as principais medidas do Plano Safra da Agricultura Familiar e do Plano Safra Semiárido com recorte para a Bahia, como as diferentes linhas de crédito, da política de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Assinaremos um convênio com o estado para garantir uma Ater mais qualificada e que vai ser decisiva na ação das nossas políticas públicas, além de dar um recorte para as especificidades do estado da Bahia”, explica Bianchini.

Os recursos disponibilizados pelo Plano são contratados por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Governo Federal. A linha de crédito oferece taxas de juros diferenciadas para o Semiárido. Para as operações de custeio, os juros são de 1% a 3%, ao ano – nas demais regiões, os juros variam entre 1,5% a 3,5%. Já os contratos de investimento, são tabelados com juros de 1% a 1,5%, ao ano – as taxas para o resto do País ficam entre 1% e 2%. As condições especiais incentivam a produção de culturas alimentares adaptadas à realidade do Semiárido e as reservas estratégicas de alimentos para consumo animal e água para produção.

Ascom MDA
Esporte
10 de Agosto / 2013 às 20:00 | Nenhum Comentário

A  Secretaria de Esportes de Petrolina convida os profissionais em Educação Física para comparecerem à ação itinerante do Conselho Regional de Educação Física, que acontecerá entre os próximos dias 13 a 16.

Durante esse período, o Conselho estará atendendo os profissionais da região e de municípios vizinhos como Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó e Santa Maria da Boa Vista,  quanto à entrega dos documentos para a aquisição da cédula de identidade profissional.

“Muitos profissionais de Educação Física estão na espera desta documentação para poderem realizar suas atividades com mais tranquilidade. A secretaria de Esportes apóia essa ação e desde já convida todos os educadores a se fazerem presente”, ressalta o secretário de Esportes de Petrolina, Brito Junior.

O atendimento será realizado na sede da secretaria de Esportes localizada no Parque Josefa Coelho. No dia 13 a Ação acontecerá das 14h às 17h; nos dias 14 e 15 das 8h às 17h; e no dia 16, das 8h às 15h.

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Política
10 de Agosto / 2013 às 19:00 | Nenhum Comentário

A prefeita de Santa Maria da Boa Vista, Elaine Costa (PSL) participou nesta sexta-feira (09) da posse da nova diretoria da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde e fez a entrega de Kits de trabalho para os agentes. Os 103 agentes de saúde de Santa Maria tem agora a nova diretoria empossada para um mandato de dois anos. A cerimônia de posse contou também com a presença da secretária de saúde do município, Emília Reis. A prefeita Eliane Costa fez a entrega dos kits aos agentes, com balanças digitais, fitas métricas e novos uniformes.

A prefeita Elaine Costa ressaltou a importância dos Agentes Comunitários para a saúde do município. “Os nossos agentes de saúde são o elo entre a comunidade e a saúde do município, são eles que recebem as primeiras necessidades, os primeiros diagnósticos de como anda a saúde das pessoas. A nossa gestão é parceira dos agentes de saúde e queremos oferecer as melhores condições de trabalho possíveis a esses profissionais, que faz toda diferença no nosso sistema de saúde”.

Sara Granja Ascom
Policial
10 de Agosto / 2013 às 18:00 | Nenhum Comentário

O Comandante do 20º BPM, Oficiais e praças estiveram reunidos quinta-feira (08/08/13), na Sede do 20º BPM em Paulo Afonso, durante uma Parada Geral em homenagem ao Dia dos Pais, ocasião em que foram tratados assuntos importantes não apenas para o público interno da Unidade, mas para a Segurança Pública como um todo.

O evento que começou por volta da 7h30 com um café da manhã para o efetivo do 20º BPM, dentre outros assuntos, fez referência ao Dia dos Pais, agraciando dois policiais militares contemplados em sorteio com uma folga neste domingo (11/08) e uma viagem à cidade de Aracaju, viagem essa que acontecerá no dia 16/08 juntamente com os policiais que foram contemplados pela vitória na competição da melhor barraca da Confraternização Junina realizada no dia 12/07/13.

Outro assunto de grande destaque durante a Parada Geral foio recebimento de uma viatura quatro rodas e seis viaturas duas rodas, cedidas pelo Comandante Geral, Cel PM Alfredo Braga Castro. A viatura Ranger, a qual ficará no município de Antas – BA, foi oficialmente entregue pelo Comandante do 20º BPM ao prefeito da referida cidade, o Exmº Sr. Wanderley dos Santos (PP), que demonstrou imensa satisfação por ter sido contemplado, aproveitando para elogiar as ações desencadeadas pela polícia militar naquela região.

Já as motocicletas, as quais serão empregadas na ROTAM, foram entregues ao Ten PM Tarcisio de Sá Resende, Comandante da CETO (Companhia de Emprego Tático Operacional), a fim de reforçar a frota da Unidade.

Política
10 de Agosto / 2013 às 17:00 | 2 Comentários

Sede da Prefeitura de Sobradinho-BA.

Em virtude de haver se encerrado o prazo de 15 dias estabelecido no Edital de Convocação do Tribunal de Contas dos Municípios, datado do último 18 de julho, 36 das 53 Prefeituras convocadas e 14 das 28 Câmaras Municipais, ainda não apresentaram suas contas de 2012 permanecendo faltosas, devendo sofrer as punições estabelecidas pelo Tribunal.

Assim, essas contas agora serão realizadas sob a forma de “Tomada de Contas”, que é feita através coleta de documentos na fonte, e os seus responsáveis, poderão sofrer representação ao Ministério Público, por ato de improbidade administrativa, ficando ainda os Municípios sujeitos à aplicação de todas as sanções estabelecidas pela Carta Magna Estadual.

Confira a relação.

Fonte: TCM
Policial
10 de Agosto / 2013 às 16:00 | 2 Comentários

Quinta-feira, dia 08, policiais militares da CETO/CPRN após rondas no bairro Itaberaba, em Juazeiro, se depararam com o menor J. A. S e ao procederem abordagem no mesmo perceberam que ele estava bastante nervoso. Por suas atitudes e pelo histórico de cometer atos infracionais, a guarniçao após ser permitida pela mãe do menor revistou a residência onde encontrou um revolver cal. 38 marca Rossi nº 192412 com cinco (05) muniçoes intactas, além de uma pequena quantidade de droga. O envolvido e o material foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil da cidade para adoção das medidas cabíveis.

Variadas
10 de Agosto / 2013 às 15:00 | Nenhum Comentário

Guardas municipais de todo o Brasil poderão contar com recursos do Governo Federal para treinamento, promoção de saúde e valorização profissional. Estas ações estão sendo viabilizadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ), por meio de convênios que poderão ser firmados diretamente com os municípios.Na quarta-feira (07), a Senasp/MJ divulgou o processo de seleção de propostas referentes a projetos voltados aos órgãos municipais de segurança pública.

Os valores que podem ser repassados pelo Governo Federal vão de R$ 100 mil a R$ 1 milhão, a depender do tamanho do efetivo da instituição contemplada. Poderão participar municípios com efetivo é igual ou superior a 200 integrantes.

Os recursos são destinados a despesas com aquisição de bens e contratação de serviços em temáticas como redução de riscos ocupacionais e de vitimização profissional; desenvolvimento pessoal, bem-estar e melhoria das condições de trabalho dos agentes; e aprimoramento do ambiente educacional e aprimoramento do ensino, entre outras. As ações são voltadas á valorização dos profissionais de Guarda Municipal, com resultados na melhoria da prestação de serviços à população.
 
As propostas de parceria deverão ser cadastradas e enviadas pelas prefeituras, para análise, via Portal de Convênios Siconv, no período de 21 de agosto a 13 de setembro de 2013. Mais detalhes podem ser vistos no Edital de Chamada Pública Nº 2, publicado na Seção 3 do Diário Oficial da União de 2 de agosto de 2013.
Variadas
10 de Agosto / 2013 às 14:00 | Nenhum Comentário

Na manhã desta sexta-feira (09), a Unimed Vale do São Francisco comemorou com seus funcionários o Dia dos Pais. Num ambiente bem animado, todos os pais presentes receberam brindes e puderam partilhar de um belo café da manhã. A celebração foi promovida pelo setor de Desenvolvimento de Pessoas.

O desenvolvedor de tecnologia da Informação, Eliedson Soares da Silva Filho, que tem uma filha de três anos, fala sobre a ação. “É muito satisfatório o carinho que a Unimed tem pelo funcionário. Ela está sempre lembrando, seja uma data de aniversário, o Dia da Mulher ou Dia dos Pais enfim, a gente conhece o carinho da empresa. Nós nos sentimos em um ambiente de família, é muito bom”, declarou.

Para a gerente de desenvolvimento, Isabela dos Reis Barros, este é um trabalho continuado que a instituição vem proporcionando aos seus colaboradores. “É mais uma forma de valorização pessoal que a Unimed realiza através da busca da satisfação no ambiente de trabalho do seu funcionário. Isto é muito importante, pois temos profissionais motivados que vestem a camisa da empresa”, disse.

Variadas
10 de Agosto / 2013 às 13:00 | 4 Comentários

Com uma proposta de oferecer bom atendimento, ambiente aconchegante, descontraído e, claro, cerveja bem gelada, foi inaugurado (quinta –feira ) (08), em Juazeiro, ao lado do Espaço Arte Nossa (antiga chácara de Dr. Dewilson), o Bar e Petiscaria Quintal do Cajueiro. O bar traz como especialidade uma variedade de espetinhos que são servidos no prato com acompanhamento (farofa, vinagrete e macaxeira) ou na forma habitual, além de caldos e pratos tradicionais da região.

Mas o grande atrativo do novo espaço da noite juazeirense é o público. Já na inauguração deu pra perceber qual vai ser a vibe do lugar. Muita gente de espírito jovial compareceu na primeira noite do Quintal que foi animada com a apresentação da dupla sensação das noites quentes de Juazeiro e Petrolina, Mineiro & Gustavo. De acordo com o proprietário, Nadson Mota, a proposta é oferecer um espaço intimista e democrático, onde os frequentadores se sintam no quintal de suas casas. Naná, como é tratado pelos seus amigos e familiares, garantiu ainda um leque de atrações para animar o espaço.

“A gente abriu os trabalhos da casa com o show de uma dupla sertaneja que agrada muito pelo seu repertório bastante eclético e midiático. Claro que eles privilegiam a música sertaneja, sobretudo a cena universitária e o arrocha, mas o público pôde curtir MPB e Pop Rock também. A ideia é essa mesma. Como a gente pretende colocar som ao vivo de quinta a sábado, dá para variar os ritmos e os estilos: um dia Samba e Bossa Nova, no outro, MPB e Pop Rock e, no outro, sertanejo, Arrocha, axé e pagode, por exemplo”, indicou Nadson.

 O músico e frequentador assíduo da noite juazeirense, Charles Eluran, elogiou o espaço e aproveitou para parabenizar os responsáveis pelo empreendimento. “O lugar é bonito e bem organizado. Nadson é uma pessoa super atenciosa e preocupado com a sua clientela. Tenho certeza que, quem vier aqui, encontrará um ambiente bastante agradável e propício à descontração depois de um dia cheio no trabalho ou nos estudos, porque é um lugar que já tem cara de happy hour”, comemorou o músico. O Quintal do Cajueiro funciona de terça a domingo, com música ao vivo nas quintas, sextas e sábados a partir das 20h. O contato para reservas de mesa ou outras informações pode ser feito através do telefone (74) 8806-0087, falar com Nadson Mota. 

Ascom Quintal do Cajueiro
Variadas
10 de Agosto / 2013 às 12:00 | Nenhum Comentário

Neste domingo (11), a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Esportes e em parceria com a Associação de Moradores do bairro Tabuleiro, realizará o 12º Passeio Ciclístico em homenagem ao Dia dos Pais. O evento tem como objetivo comemorar a data e oferecer lazer, esporte e entretenimento à população do município. 

A largada do Passeio Ciclístico acontecerá de dois pontos distintos. Os participantes que saírem do bairro Tabuleiro (1ª concentração), percorrerão as Avenidas Nova Juazeiro, Paulo Rios Campelo, Flaviano Guimarães e Eliseu Martins, até chegar ao Parque Lagoa de Calú. Já os que largarem da Lagoa (2ª concentração), seguirão em direção à Avenida Adolfo Viana, Orla Fluvial, Avenida Raul Alves e viaduto da Feira Livre, retornando para o local de partida.

Ascom PMJ Foto de Arquivo do Blog
Espaço do Leitor
10 de Agosto / 2013 às 11:00 | 3 Comentários

Caro Geraldo,

POIS É...

 Quinta-feira (08) tive o dissabor de não encontrar nas Farmácias da Família, os medicamentos para o controle da hipertensão e do diabetes que eu, e milhares de outras pessoas fazemos uso e como se não bastasse, também não os encontrei na Farmácia Popular. Por se tratar de medicamentos de usou contínuo, indispensáveis a todos nós, isto não poderia e não deveria acontecer de modo algum, e aí eu pergunto: SECRETARIO DA SAUDE, dá para explicar? Dá para nos dizer para que o Senhor veio e o que esta fazendo?

Afinal, tem medicamentos em falta ha quase um ano na Farmácia da Família, por exemplo: O Lozartana. Isto não é um descaso, um pouco caso, um desprezo, um acinte, um crime hediondo praticado contra a população? Este é o governo da MUDANÇA ou a tal mudança tem outros significados para os Senhores?

Será que precisaremos ir ao MINISTERIO PUBLICO FEDERAL para fazer valer os nossos direitos? Cadê a verba carimbada que vem especialmente para isto? O que os Senhores fizeram dela? Onde estão os medicamentos que precisamos aos quais temos direito, os quais os Senhores deveriam manter em estoque regular, sem faltas, nas Farmácias da Família? Até quando vai esta bandalheira nas Farmácias da Família? Até quando suas prateleiras ficarão vazias e seus funcionários, como um disco quebrado, ficarão dizendo sempre a mesma coisa para os que chegam em busca dos medicamentos: Não tem! Não há previsão...

Senhor Prefeito, senhores Vereadores, lembrem-se: 'A mesma mão que sustenta o barco, poderá afunda-lo!...' E já estamos de saco cheio por não encontrarmos da parte dos senhores, ecos aos nossos reclames, respaldo aos nossos apelos, respeito aos nossos direitos... Não estamos pedindo favores, não precisamos deles, queremos isto sim, apenas, respeito àquilo que a Lei nos garante, ou seja, o DIREITO À SAUDE!...

Acordem para a nossa realidade, não esperem que façamos isto, porque em pouco tempo, se as coisas continuarem como estão, toda esta realidade que aí está e da qual os senhores tanto se beneficiam poderá ser outra e tudo poderá mudar para vocês... Não se façam de surdos, por favor, nós os colocamos aí, regiamente pagos e com mordomias a perder de vista, para cuidarem das nossas necessidades e direitos e das necessidades da nossa amada Juazeiro, nunca se esqueçam: Se formos para a M..,os senhores irão conosco!

Obrigado Geraldo, pela atenção, perdoe a minha indignação, mas, cansei de ser feito de palhaço!

Joaquim Ferreira Mendes

Foto Ilustrativa da Internet
Variadas
10 de Agosto / 2013 às 10:00 | Nenhum Comentário

Desde que foi fundada em 1978, por Dom Tomas Guilherme Murphy, primeiro Bispo de Juazeiro, a Pastoral da Mulher de Juazeiro, hoje vinculada ao Instituto das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, sempre teve a finalidade de realizar a promoção humana, social, política e espiritual das mulheres em situação de prostituição. Iniciada como “Escola Profissionalizante São José”, um ano depois teve seu nome modificado para “Escola Senhor do Bonfim”. Em 1981, quando Dom José Rodrigues, então Bispo de Juazeiro, convidou as Irmãs Oblatas para assumirem o trabalho pastoral, a instituição passou a se chamar “Pastoral da Mulher de Juazeiro”.

Durante este tempo, a Pastoral manteve o engajamento junto às mulheres, tendo o apoio constante de Irmãs Oblatas, funcionários, voluntários e de pessoas encorajadas pelo espírito de companheirismo, dinamismo e, principalmente, pelo envolvimento ao trabalho social.  “A Pastoral da Mulher de Juazeiro, ao longo dos anos vem cumprindo a sua missão: de conceber na mulher a capacidade de ser protagonista da sua história, gerando nela um processo de transformação social e político”, diz Fernanda Lins, Assistente Social – atual coordenadora da Pastoral da Mulher.

Em comemoração aos 35 anos da instituição, a Pastoral realizará neste sábado, 10 de agosto, data de sua fundação, uma solenidade com homenagens à pessoas que marcaram na história da Pastoral, bem como, contará um pouco da trajetória, com depoimentos de mulheres que, com o apoio da Pastoral, escreveram uma nova história em suas vidas. O evento acontecerá em espaço reservado na Universidade Anhanguera – Uniderp, a partir das 19h.

Fonte: Mário Pires/AssCom
Política
10 de Agosto / 2013 às 09:00 | 4 Comentários

PSB do governador de Pernambuco, Eduardo Campos sofreu uma baixa de peso nesta sexta-feira (9) quando o ex-jogador da Seleção e deputado federal Romário (RJ) pediu sua desfiliação da legenda, alegando falta de apoio do PSB às suas bandeiras como parlamentar.

Eleito com 146.859 votos o Deputado Romário, que é Presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, vem denunciando a diretoria da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e criticado os gastos públicos para a Copa do Mundo de 2014.

O anúncio da desfiliação foi feito pelo próprio Romário, no Twitter, no final da tarde desta sexta-feira. Assessores revelaram que a relação de Romário com o governador Eduardo Campos, Presidente Nacional do PSB, não era nada amistosa nos últimos dias. Romário acredita que o PSB não irá requisitar sua cadeira na Câmara dos Deputados.

Na semana passada, em visita à Petrolina, o governador pernambucano teria recebido ficha de filiação do ex-prefeito de Juazeiro, Joseph Bandeira, notícia que não foi confirmada, nem negada por Bandeira.

Caso se confirme a filiação fica patenteada a saída de um deputado, Romário, e a chegada de um suplente, Joseph Bandeira, que ocupa suplência na Câmara dos Deputados, em vaga do PT.

(Foto: Saulo Cruz / Agência Câmara e Twitter
Espaço do Leitor
10 de Agosto / 2013 às 08:00 | 14 Comentários

Caro Geraldo,

Não é novidade a situação precária da infraestrutura urbana na nossa cidade, diante do abandono, descaso e incompetência das autoridades responsáveis, Juazeiro retrocede. Não tenho ligações com políticos, líderes comunitários nem tão pouco resido no bairro, sou um cidadão indignado com tamanha desfaçatez, a situação que presenciei ao visitar a escola municipal CAIC Misael Aguilar e a utópica "Praça da Juventude" me indignou. Como se não bastasse as vias de acesso totalmente esburacadas, apenas com alguns resíduos de asfaltamento, falta iluminação noturna, a escola um prédio muito bem planejado e moderno se comparado com outras escolas públicas destaca como um sinal progresso no meio do nada. E o que dizer da tão alardeada "praça da juventude"? não existe.

Promessa de campanha, seria um projeto inovador tendo como alvo o lazer da juventude muitas vezes esquecida no nosso país. Dois anos depois, nada, resta apenas uma placa parcialmente destruída e alguns sinais de que ali um dia foi um canteiro de obra, uma obra orçada em R$ 1.404.000,00 (um milhão quatrocentos e quatro mil reais). Li algumas justificativas por parte da prefeitura, dando conta que problemas com a empresa licitada e com repasses de verba para o município seriam a causa do atraso, acredito que somente identificar a causa do problema não resolve a situação, é preciso apresentar soluções cabíveis e imediatas, temos que mostrar que esse tipo de descaso com dinheiro público não pode ser mais tolerado.

Farley Kaique -  Estudante universitário e morador de Juazeiro

Fotos de arquivo do Blog
Política
10 de Agosto / 2013 às 07:00 | 17 Comentários

CERPRIS

MUSSAMBE

Durante o primeiro semestre de 2013, a vereadora Valdeci Alves (PV), a Neguinha da Santa Casa, recebeu inúmeras reclamações a respeito da precariedade das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Juazeiro-BA. Neguinha, que é vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, aproveitou o recesso legislativo para visitar alguns postos de saúde, e fazer um levantamento sobre as principais necessidades para cobrar providências ao Poder Público Municipal.

Entre os dias 18 e 26 de julho de 2013, Neguinha visitou 11 postos de saúde, o Centro Regional de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social (CERPRIS) e o Centro Especializado em Odontologia (CEO) do bairro João Paulo II. Foram visitadas as unidades dos bairros Mussambê, São Geraldo, Tabuleiro, Alto da Aliança, Alto da Maravilha, Itaberaba, João Paulo II, Parque Residencial, Antônio Guilhermino, Dom José Rodrigues, e do Projeto Mandacaru. “Faço parte da comissão de saúde da câmara de vereadores e resolvi visitar os postos de saúde porque as reclamações são muitas. Em todas as unidades que visitei deu para perceber que as equipes são boas, os profissionais são bons, mas falta infraestrutura, faltam equipamentos”, avaliou Neguinha.

No dia 18 de julho, visitamos a Unidade de Saúde da Família (USF) - João Araújo Moreira Mussambê e o Centro Regional de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social (CERPRIS). Na entrada da USF há um outdoor informando sobre a reforma que será feita no posto, no valor de R$ 68.354,95 e que deveria ter começado desde o dia 18 de junho deste ano. Por causa da obra, uma ala da USF foi isolada e as duas equipes da unidade estão dividindo o mesmo espaço. A sala da cirurgiã-dentista funcionava na parte que foi fechada e, desde então, não há condições de realizar procedimentos odontológicos.

É importante salientar que a obra já está com mais de um mês de atraso e, de acordo com a informação no outdoor, o prazo estipulado para a conclusão é de seis meses. A comunidade do Mussambê irá ficar todo esse tempo sem atendimento odontológico? Os moradores do bairro esperam que não. “Dentista, aqui? Já tem tempos e tempos que não tem atendimento! Dentista tem, mas sempre faltou material. Agora, diz que vai entrar em reforma. Isolaram ali, diz que vai começar e não começou nada ainda”, afirma Valdeci Rodrigues, moradora do bairro Mussambê. No mesmo dia (18), visitamos o CERPRIS, que atende a cidade de Juazeiro e os municípios da Macrorregião Norte da Bahia. Conversamos com algumas mães de usuários do Centro - duas delas da cidade de Casa Nova-BA, que elogiaram bastante o atendimento dos profissionais que cuidam dos seus filhos.

Apesar do esforço dos profissionais de saúde para oferecer atendimento de qualidade, o CERPRIS está com a infraestrutura defasada e com aparelhos quebrados e/ou precários. O banheiro infantil está desativado. As bicicletas ergométricas estão com os assentos quebrados e os tatames estão com remendos de esparadrapos. Recentemente, a unidade recebeu novos materiais, entretanto, fomos informados que não há previsão para a chegada de novos equipamentos. Outra dificuldade é o transporte que leva os pacientes até o Centro. Só existe um veículo para atender toda a cidade, e quem mora nos Distritos não tem acesso a esta condução. O juazeirense Antônio Bastos Santos estava no CERPRIS para tentar conseguir uma almofada para colocar em sua cadeira de rodas, mas, infelizmente, voltou para casa sem o material. Santos estava de viagem marcada para Salvador no final do mês de julho e esperava conseguir a almofada antes de viajar. 

Obs.: Essa é a primeira parte da nossa reportagem sobre as UBS de Juazeiro. Ao longo do final de semana publicaremos a continuação.

Irislane Pacheco Ascom – Vereadora Valdeci Alves (PV)
Esporte
09 de Agosto / 2013 às 23:00 | 2 Comentários

EU PENSO ASSIM...

Herbet  Mouze

Diante da atual posição que se encontra o JUAZEIRENSE na tabela de classificação, podemos até adiantar (tenho 90% de certeza), que o nosso representante na série “D” do Campeonato Brasileiro, não alcançará a classificação para a outra fase do certame. Vai jogar aqui domingo (11) contra o líder invicto da chave, o SERGIPE (13 pontos).

No outro domingo (18), vai fechar sua não tão brilhante participação nessa competição, jogando fora contra o BOTAFOGO, da Paraíba, que hoje tem oito pontos.

Sintam o drama. O nosso representante, tem apenas cinco pontos ganhos. Na frente dele, está o BOTAFOGO (08), o CONQUISTA (10) e o SERGIPE (13). É realmente um quadro muito complicado para o “CANCÃO DE FOGO” tentar ficar entre os dois primeiros classificados e aí galgar a outra fase do campeonato. Difícil mesmo, quase impossível, mas vamos continuar desejando longa vida para a nossa “ESPERANÇA”.

Será o último jogo aqui em nosso estádio, na presença de nossa sempre diminuta torcida. Será que o torcedor vai se sensibilizar e ir ao Estádio Adauto Moraes prestigiar os “meninos” do JUAZEIRENSE ?

Tivemos públicos regulares, somente nos jogos contra o “BA-VI” e no “JU-JU”. Os demais foram realmente decepcionantes, públicos pagantes, 130 contra o “CSA”, 140 com o CONQUISTA, 192 no jogo contra  o BOTAFOGO, e outros.

E no domingo, 11, receberemos aqui o líder SERGIPE. É hora de uma honrosa despedida dos jogos em casa, tanto dentro de campo como nas dependências da “BELA JÓIA DO VALE”.

EU PENSO ASSIM, E VOCÊ?

Policial
09 de Agosto / 2013 às 22:30 | Nenhum Comentário

Por volta das 15h desta quinta-feira, dia 08, policiais militares DA 76ª CIPM/4° PEL/Sento-Sé, após receber denúncias de plantio de maconha, deslocaram-se para região da Serra da Bananeira, e após algumas horas de buscas, localizaram na “Grota do Zé Martin” uma plantação de maconha “Cannabis Sativa” com aproximadamente 4.800 pés, 800g da erva seca pronta para consumo, 255g de sementes, 02 munições Cal .28 deflagrados. Os pés de maconha foram cortados e incinerados, e o restante do material, juntamente com a amostra da planta foram apresentados na delegacia local para adoção das medidas legais.

(Com informações de Hallends Jonhson Almeida Gardel – TEN PM Chefe da SME)
Política
09 de Agosto / 2013 às 22:00 | Nenhum Comentário

A Secretaria da Saúde de Juazeiro (SESAU) continua com as oficinas de qualificação da Atenção Básica com ênfase na implantação do acolhimento, que irá beneficiar todas as Equipes de Saúde da Família (ESF) da rede municipal. Nesta quinta-feira, 08, foi a vez das duas ESF da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro João Paulo II ouvirem atentamente as orientações, realizando proposições, através de encontros participativos. Como a Atenção Básica é a porta de entrada dos serviços de saúde, o objetivo da iniciativa é organizar a rede e os fluxos de atendimentos, garantindo uma assistência de qualidade para a comunidade, acabando as fichas e levando mais resolutividade aos serviços prestados.

O projeto ‘Acolher Juazeiro’ vem sendo realizado desde 2009 e agora a Prefeitura está realizando as oficinas com parcerias: Programa da SESAB e PET Linha de Urgência da Univasf. Inicialmente a ação está beneficiando 18 ESF, das 54 existentes, sendo que 6 equipes estão sendo treinadas pelo Estado. As oficinas iniciaram em julho e pretendem ser encerradas em dezembro deste ano.

O secretário de saúde de Juazeiro, Cássio Garcia, explica que o acolhimento é uma forma de suprir necessidades dos usuários, diminuindo as filas. “A Atenção Básica pode resolver muita coisa, encaminhando apenas o necessário e por isso estamos orientando os profissionais sobre a importância de ter uma escuta qualificada, ouvindo os problemas de cada um, identificando as demandas e realizando os devidos encaminhamentos. O importante é que todos profissionais que atendem nas unidades básicas se envolvam e se coloquem no lugar de cada paciente que procura os serviços, criando uma boa relação entre os trabalhadores e o usuário”, enfatizou.

Por Vânia Castro/SESAU
Política
09 de Agosto / 2013 às 21:30 | 2 Comentários

Depois de apresentar importantes projetos em favor dos pequenos empreendedores, no Governo do Estado, o deputado Roberto Carlos (PDT) comemorou mais uma vitória para o setor, através do 'Programa Vida Melhor Urbano”, que entregou carrinhos térmicos, de churrasco, reciclagem, pipoca, além de máquinas de bordar e de costura doméstica.

De acordo com o parlamentar, ações como essas são importantes para aumentar a produção dos pequenos empreendedores e, consequente, a renda. “Este programa é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e tem como premissa garantir mais oportunidade de trabalho digno às pessoas que estão fora do mercado de trabalho”, ressaltou o deputado Roberto Carlos.

Ascom Dep. Roberto Carlos
Variadas
09 de Agosto / 2013 às 21:00 | 3 Comentários

Por meio de nota ao Blog a direção do Hospital Sote anuncia que deixou a gestão da Ortopedia/Traumatologia do Hospital de Ensino do Vale do São Francisco. Confira a nota:

Prezado Sr. Geraldo José,

Cientes da notoriedade, seriedade e transparência do seu blog, pedimos divulgar a nota Diretoria Administrativa e Técnica do Hospital SOTE. Trata-se de um esclarecimento à população quanto a saída do Hospital SOTE da gestão da Ortopedia/Traumatologia do Hospital de Ensino do Vale do São Francisco (antigo HUT).

As Diretorias Administrativa e Técnica do Hospital SOTE vem a público informar à população de Petrolina e regiões limítrofes que desde 01/08/2013 o Hospital SOTE NÃO É MAIS O GESTOR DA ORTOPEDIA/TRAUMATOLOGIA DO HOSPITAL DE ENSINO DO VALE DO SÃO FRANCISCO (antigo HUT) entidade vinculada á UNIVASF, ao tempo em que dedicamos os nossos mais sinceros agradecimentos á população de Petrolina e região pela confiança depositada no trabalho de nossas equipes. Em ocasião oportuna iremos divulgar os números da nossa gestão visando ampliar o conhecimento da população acerca dos serviços prestados.

Respeitosamente;

Hospital SOTE

Diretoria Administrativa

Diretoria Técnica

Política
09 de Agosto / 2013 às 20:30 | 5 Comentários

A fim de melhorar a qualidade do serviço prestado à população, a Secretaria Municipal de Saúde de Cabrobó (PE) entregou na última semana os uniformes e kits de trabalho aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Os equipamentos de trabalho foram entregues durante reunião promovida na Escola Senador Paulo Guerra, onde também foram apresentados os indicadores do ‘Pacto pela Saúde’. De acordo com a secretária de saúde do município, Joseane Rafaela, essa medida vai melhorar a identificação do servidor quando este realizar  as visitas domiciliares. Cerca de 70 profissionais receberam os kits que incluem bolsa, camisa além de outros materiais necessários para o desenvolvimento das atividades.

Ascom/Prefeitura Municipal de Cabrobó
Variadas
09 de Agosto / 2013 às 20:00 | 27 Comentários

Aqueles que teimam em não acreditar que o Juá Gardem Shopping vai se concretizar, em breve podem ter uma grande surpresa. Desembarca na próxima quinta-feira  (15) no Aeroporto Internacional de Petrolina, o presidente do Grupo Tenco Shopping Centers, Eduardo Gribel.

Em seguida, ele se dirige ao Paço Municipal onde se reunirá com o prefeito municipal Isaac Carvalho e alguns secretários e assessores. No encontro pode ser definido o início das obras do primeiro shopping de Juazeiro cujo projeto teve que passar por total reformulação em relação ao que foi apresentado anteriormente pela antiga empresa Conic.

A Tenco desenvolve, gerencia, comercializa e administra shopping centers em todo o Brasil e se firmou e ficou conhecida pela ousadia, criatividade e inovação em seus projetos, gerenciando, comercializando e administrando mais de 20 shoppings ao longo de sua história. Para o ano de 2013, a empresa prevê grande investimento e faturamento de R$ 70 milhões já que novos empreendimentos vão ser inaugurados ao final deste período.

Inicialmente, a visita do presidente do Grupo Tenco esteve programada para este sábado, mas por motivos de ordem superiro foi adiada para quinta-feira (15).

Ficha Técnica

Tipo: Regional
Endereço: Rodovia BR 407 e BR 235
Inauguração: abril-15
Concepção e Desenvolvimento: Tenco
Gerenciamento: Tenco
Comercialização: Tenco
Empreendedores: Tenco e Sócios Locais
Área do Terreno: 54.162 m²
Área Total Construída: 34.298 m²
ABL: 20.589 m²
Total de Lojas: 186
Âncoras: 4
Hipermercado: 0
Megalojas: 7
Satélites: 147
Alimentação: 19
Restaurantes: 2
Lazer: 1
Lojas de Serviços: 5
Cinema (nº de salas): 6
Vagas de Estacionamento: 1.120
ABL/Vagas: 18,38
Elevadores: 6
Escadas Rolantes: 4

Foto do site do Grupo Tenco
Policial
09 de Agosto / 2013 às 19:30 | 9 Comentários

Nesta quinta-feira, dia 08, por volta das 06h00, iniciou a segunda etapa da "Operação Renascer" realizada por Policiais Militares da CIPE-CAATINGA e Policiais Militares de Pernambuco. Nesse segundo dia, após levantamento realizado pelos Núcleos de Inteligência, SME da CIPE-Caatinga-BA e o NIS-3, Cabrobó-Pe, nas ilhas do Rio São Francisco, localizadas entre o município de Orocó-Pe e o Distrito de Pedra Branca, município de Curaçá-BA foram encontrados e erradicados na Ilha da Piedade 28.650 pésde maconha (Cannibis Sativa) e em uma ilhota próxima da Ilha Capela, 800 pés de maconha (Cannibis Sativa) e ainda foram apreendidos 4,6 Kg da droga pronta para o consumo. Os pés foram erradicados e incinerados nas ilhas e a droga pronta foi apresentada na Delegacia de Policia Civil de Cabrobó ao Delegado Marlon Viana.

Variadas
09 de Agosto / 2013 às 19:00 | Nenhum Comentário

Assessor do setor Diocesano da Pastoral da Juventude faz balanço da JMJ e fala das perspectivas para este ano.

“A jornada surtiu nos jovens um protagonismo de participação de lutar por uma sociedade mais justa e fraterna” foi assim que o padre Raimundo Jorge, assessor Diocesano de Juventude em Juazeiro avaliou a Jornada Mundial da Juventude, ocorrida no Rio de Janeiro no final do mês de Julho. O evento recebeu aproximadamente 3 milhões de jovens vindos de vários países do mundo. A jornada não aconteceu de forma isolada, teve uma relação com a Campanha da Fraternidade que discutiu o tema “Eis-me aqui, envia-me”, relacionando com o tema da Jornada Mundial “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”. A diocese de Juazeiro teve uma efetiva participação na JMJ com mais de 140 jovens, entre lideranças, padres e seminaristas. O Padre Raimundo confirma que eles voltaram mais motivados a dar continuidade  ao trabalho de catequização e formação dos jovens.

Uma das experiências que vem ganhado destaque na Diocese é a escola de formação de Juventude que tem como objetivo trabalhar as várias dimensões espiritual, humana, intelectual, pastoral e social da juventude. Além disto, ganha destaque ainda a Pastoral Universitária. Recém formada ela se articula com a Diocese de Petrolina e reúne estudantes universitários católicos em torno de debates, formação e momentos de espiritualidade. Este ano a Pastoral realizou a Semana da Cidadania, promovendo debates nas Universidades com o tema sobre a Redução da Maioridade Penal. Além disto, vem desenvolvendo um projeto de Extensão na escola Municipal de Maniçoba em parceria com as universidades, onde desenvolve práticas de defensivos naturais e o reaproveitamento do óleo de cozinha para confecção de sabão caseiro.

Segundo Raimundo, dois grandes momentos estão sendo esperados pela Juventude diocesana. Trata-se do Grito dos Excluídos que acorre todos os anos no mês de Setembro organizado pelos setores sociais da igreja junto aos movimentos populares. O segundo momento é o DNJ – Dia Nacional da Juventude, celebrado no último final de semana de Outubro. Em Dezembro está previsto um seminário de Avaliação e planejamento das ações para o próximo ano.

Trabalho Voluntário

Além das ações que já vinham sendo desenvolvidos pela Pastoral Universitária nas escolas e Universidades, os jovens da Diocese de Juazeiro também cumprem seu papel social através da vivência na Pastoral Familiar que tem uma dinâmica de acompanhar as famílias e visitar pessoas doentes. Durante a Jornada Mundial da Juventude além dos jovens, outras pessoas também se envolveram no trabalho voluntário para receber peregrinos no Rio de janeiro. Para Emanuel Chávez, os jovens argentinos foram bem acolhidos no Brasil e que é um sentimento muito grande ter o primeiro Papa da América Latina vindo de sua terra. O jovem argentino ressaltou ainda que o papa não é só dos argentinos mais de todo o mundo.

 As famílias junto com as paróquias do Rio de Janeiro acolheram os visitantes, é o caso de José Augusto Pantaleão, membro da paróquia São Francisco em Niterói e médico Ginecologista e professor da Universidade Federal Fluminense. Além de acolher peregrinos em sua casa, ele dedicou parte de seu tempo para dar plantão voluntário durante os dias do evento. Segundo o mesmo “houve um chamamento da igreja e uma adesão muito boa dos médicos na paróquia”, concluiu. Durante os plantões foram escalados dois médicos, dois socorristas e um enfermeiro. Este serviço foi montado nas paróquias onde aconteceram as catequeses. Já nos eventos ocorridos em Copacaba, o atendimento, segundo o enfermeiro Álvaro Leite foi de responsabilidade do governo municipal.

Por Uilson Viana – Ascom CPT
Política
09 de Agosto / 2013 às 18:30 | 5 Comentários

Durante a realização da Feira de Caprinos do Distrito de Pinhões, o prefeito Isaac Carvalho, juntamente com os representantes da CERB, e do Diretor do SAAE, vai assinar um Termo de Compromisso para a viabilização das obras de extensão da Adutora do Forró até o distrito. O pleito foi solicitado ao Governador Jaques Wagner, que atendeu ao pedido do prefeito, entendendo a necessidade por um melhor abastecimento d’água no distrito.

Ascom PMJ
Política
09 de Agosto / 2013 às 18:00 | Nenhum Comentário

O governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Esportes publicou no Diário Oficial do Estado e da União, nesta sexta feira (09/08), edital de licitação para a retomada das obras da Praça da Juventude de Petrolina. O aviso de licitação nº 001/2013 estabelece a abertura do processo licitatório no próximo dia 10 de setembro, às 10h00 em Recife.

A expectativa é que as obras sejam retomadas logo após assinado novo contrato com a empresa vencedora, vez que foram interrompidas depois que a empresa vencedora do primeiro processo de licitação, em 2011, não cumpriu o que estava previsto no contrato e abandonou a obra, causando transtornos a toda população do bairro João de Deus e de Petrolina.

Essa importante obra que beneficiará a população do bairro João de Deus foi idealizada por emenda parlamentar de autoria do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE), majoritário nesse grande e importante bairro de Petrolina.

Esse espaço de aproximadamente 1.700 m² será equipado com salas multiuso, quadra poliesportiva, pista de caminhada, área verde, quadras de futebol society e vôlei de praia, vestiários, anfiteatro, pátio de eventos, pista de skate, playground e academia da saúde.

Gonzaga Patriota ao trazer esta notícia, hoje, através do Programa Edenevaldo Alves, pediu desculpas à população do João de Deus e, em particular, aos comerciantes da área interditada e garantiu que agora a Praça da Juventude será construída.

Aline Benevides Ascom Dep. Gonzaga Patriota
Política
09 de Agosto / 2013 às 17:30 | 3 Comentários

A prefeita de Amargosa, Karina Silva (PSB), propôs uma redução de 12,45% do salário dos professores da rede municipal de ensino, segundo matéria do Amargosa News. Em projeto enviado à Câmara local – ainda em tramitação – a gestora defende adotar como piso salarial do professor municipal efetivo, nível médio, com uma jornada semanal de 40 horas, R$ 1.567,00, valor equivalente ao piso nacional. No entanto, de acordo com o site, os profissionais já recebiam acima do piso nacional desde 2009. No ano passado, o valor pago era de R$ 1.789,94.

Foto: Amargosa News
Esporte
09 de Agosto / 2013 às 17:00 | 1 Comentário

Há quatro meses treinando e se preparando, a judoca, Daniela Rodrigues Monteiro Duarte, não vê a hora de competir no XXVI Campeonato Nacional SESC de Judô Feminino na categoria "menos 53Kg". Confiante e animada, ela conta com o apoio da Unimed Vale do São Francisco para brilhar na competição. O evento acontece em Salvador (BA), a partir de hoje (9), até o próximo dia 11 de agosto.

Faixa roxa e com apenas 14 anos de Idade, Daniela leva na bagagem para a capital baiana coragem, disposição e determinação. “Vou em busca de um sonho e darei o meu melhor para representar a altura a nossa região nesse evento tão importante”, comenta a judoca.

Para a mãe e instrutora de Daniela, Shirlenne Duarte, um apoio como este da Unimed contribue para o desenvolvimento do esporte e valorização de atletas da região. “Estou muito feliz que a Unimed tenha abraçado essa oportunidade e tenha essa iniciativa muito grande de incentivar a prática do judô”, comemora.

Iniciada no esporte pela a mãe, esta já é a segunda vez que a judoca participa deste campeonato. “A primeira vez em que participei foi há 10 anos, eu tinha quatros anos. Agora vou de novo e quero voltar com medalha também” complementa Daniele.

A competição é realizada pela Federação Baiana de Judô (Febaju), o evento conta com diversas atividades como, por exemplo, mesa redonda sobre a Mulher e o Esporte de Alto Rendimento, Clínica de arbitragem e Treinamento com a Seleção Cubana.

Política
09 de Agosto / 2013 às 16:30 | 1 Comentário

Aproximadamente 250 agricultores familiares do município de Jaguarari, no Norte do Estado, receberam, quarta-feira (07), os cartões do Programa Garantia Safra. Estes agricultores terão acesso ao benefício social, referente à safra de verão 2012/2013, no valor de R$700 reais, que será dividido em cinco parcelas, no valor de R$140 reais, cada. “Não consegui colher nada por causa da falta de chuva, este dinheiro, que chegou em boa hora, vai me ajudar a alimentar meus filhos e a comprar um pouco de sementes para plantar na próxima safra”, afirmou Lilian Maria Silva Pereira, agricultora familiar moradora da comunidade de Flamengo.

A primeira parcela do benefício, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrícola (MDA), estará disponível a partir de hoje (9), e pode ser retirada em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, ou em casas lotéricas.“Jaguarari encontra-se, segundo o MDA, na região 01, caracterizada pelo plantio na safra de verão; com a falta de chuvas, os agricultores familiares perderam o que plantaram, e desta maneira têm, no beneficio, uma forma de sobreviver e de recomeçar”, afirmou Jiliarde Ferreira de Almeida, técnico da EBDA que acompanhou a entrega dos cartões.

O programa visa garantir renda mínima aos agricultores familiares que foram atingidos por situações de calamidade ou emergência, referente a períodos de longa estiagem ou de excesso de chuvas. Para ter acesso ao benefício, os agricultores precisam pertencer ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), não ter renda familiar superior a um salário mínimo e meio, não possuir área de plantio superior a 10 hectares e ter feito a sua adesão antes ao plantio.

EBDA/Assimp
Política
09 de Agosto / 2013 às 16:00 | Nenhum Comentário

O Secretário de Serviços Públicos – Carlos Eduardo Lopes, e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Juazeiro (Bahia), Emerson José da Silva (Mitu), estiveram nesta quinta-feira (8) na sede da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal - Adasa, onde na oportunidade conheceram as experiências da Agência em duas atividades que consideram essenciais para o desenvolvimento de Juazeiro: a triagem e a reciclagem dos resíduos sólidos e os projetos de educação escolar para a conscientização e conservação dos recursos hídricos.

Os representantes da Prefeitura se reuniram com o superintendente de Resíduos Sólidos, Luiz Carlos Buriti, o superintendente de Recursos Hídricos, Rafael Mello, o regulador Silvo Gois e o assessor Urbano Medeiro. A reunião foi intermediada pelo deputado federal, Daniel Almeida.

Durante o diálogo, Eduardo Lopes observou que a administração municipal tem tido uma preocupação com relação ao um melhor aproveitamento dos catadores de lixo no processo de triagem e reciclagem dos resíduos sólidos. Salientou também a necessidade de buscar, “uma maior eficiência nas operações dos aterros sanitários, principalmente quanto ao aproveitamento dos resíduos orgânicos para a produção de adubos e fertilizantes e a utilização do gás metano para a produção de energia”.

O secretário municipal parabenizou a Adasa pelo projeto desenvolvido junto às escolas do Distrito Federal e considerou fundamental trabalhar essa linguagem nas escolas de Juazeiro. “Precisamos estabelecer projetos de educação escolar para conscientizar alunos da rede pública sobre a importância da conservação e utilização da água no nosso município”, colocou Lopes que saiu da reunião trazendo na bagagem todo o material didático que a Agência utiliza nas escolas para futuro aproveitamento. 

asscom/Prefeitura Municipal de Juazeiro
Política
09 de Agosto / 2013 às 15:30 | Nenhum Comentário

Desenvolver novas alternativas de economia auto-sustentável em parceria com  Associação de Moradores. É isso que a secretaria de Agricultura está buscando junto aos moradores do povoado de Picos II, em Nova Descoberta. A ideia é fortalecer a agricultura familiar local juntamente com a associação de moradores e pescadores. As alternativas apresentadas foram o desenvolvimento da apicultura, a criação de uma horta comunitária, criação de galinhas e melhorias nas condições da criação de peixes.  Quarenta famílias estão envolvidas no processo e serão beneficiadas .

Pelo acordo entre as partes, todos os custos ficam por conta da Associação e o apoio técnico pela Prefeitura, através de contratos com instituições de ensino para aplicação de cursos técnicos  e capacitações para os moradores desenvolverem as atividades firmadas na parceria.  

“A cooperação entre governo municipal e comunidade só pode ocasionar bons resultados para que desenvolvamos uma economia solidária, fortalecendo a agricultura familiar.  É uma forma de sustentabilidade dessas famílias e temos que estar engajados e correr atrás de parcerias com órgãos educacionais para preparar a comunidade para encarar os desafios propostos,” ressalta o secretário de Irrigação de Petrolina, Otávio Carvalho.

Para a implementação da pesca, a PMP, cadastrou no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasses, SINCONV , doze  tanques escavados para criação de Peixe e  doze Tanques redes também para criação de Peixe. Agora aguarda apenas a aprovação pelo Ministério da Pesca. 

asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage