Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 23 de Junho de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 24 de Março / 2017 às 10:00

JUAZEIRO: SINDICATOS E GOVERNO MUNICIPAL AINDA NÃO CHEGARAM A UM ACORDO SOBRE A CAMPANHA SALARIAL 2017

O Sinserp, Sintase, Sindimed, AGMJ e Assogestran estiveram na noite desta quinta-feira (23) em reunião com o Secretário de Governo Clériston Andrade e representantes da Câmara de Vereadores para discutir a Campanha Salarial 2017.

A proposta dos sindicatos foi estabelecida em 15 % de reajuste no salário base e 20 % de reajuste do auxílio alimentação. Porém, a contra-proposta apresentada pela gestão Paulo Bomfim foi de 5% agora, 0, 65 em junho e 0, 65 em julho, com o retroativo dividido em duas vezes em abril e maio.

“Infelizmente mais uma vez não se chegou a um acordo, o impasse continua” expressou Cícero Sales presidente do Sinserp – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.

As entidades lembram aos servidores a Assembleia Geral Extraordinária, a ser realizada na próxima segunda-feira (27) às 08:00 h da manhã no Paço Municipal. “É de extrema importância a participação de cada um dos servidores da administração pública municipal, associados e não associados” pontuou Cícero.

Estão na mesa de negociação: Sinserp (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro), Sintase (Sindicato dos Agentes de Saúde e Endemias), Sindimed (Sindicato dos Médicos), AGMJ (Associação da Guarda Municipal de Juazeiro) e Assogestran (Associação dos Agentes de Trânsito).

Da redação com informações da Ascom do Sinserp
publicado em 24 de Março / 2017 às 09:24

Prefeito de Juazeiro faz diversas solicitações no Ministério da Integração

O prefeito Paulo Bomfim esteve em audiência no Ministério da Integração com o secretário de Infraestrutura Hídrica, Antônio Pádua, para tratar de demandas dos produtores dos perímetros irrigados, bem como dos trabalhadores da agricultura familiar.  O deputado federal Daniel Almeida e o Assessor de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Isaac Carvalho, acompanharam o prefeito na reunião. 

Na pauta com o representante do Ministério da Integração estava a pavimentação da a estrada que vai da Estação de Bombeamento 100 (EB100) até o povoado de Capim de Raiz, na região do salitre;  transferência das áreas urbanas dos perímetros para o município; inclusão na Portaria 056 de 13/03/2017 dos produtores que não possuem escritura, mas têm autorização de ocupação dos lotes, para que os mesmos recebam os benefícios da Lei de Renegociação das dívidas dos produtores;  modernização dos sistemas de irrigação dos perímetros irrigados Projeto Curaçá, Tourão e Maniçoba, além da ampliação dos sistemas de abastecimento no interior, que vai auxiliar ainda mais na criação de animais. O secretário Antônio Pádua expôs os projetos para esta área e assegurou que vai levar a demanda ao Ministro e à presidência da Codevasf.

O assessor de Planejamento e Parcerias Estratégicas garantiu ao prefeito que vai se empenhar para que este pleito seja logo apreciado e a população seja beneficiada. “O projeto Salitre é um importante vetor de economia da nossa cidade e região. O prefeito Paulo Bomfim me deu esta demanda e irei cumprir para que a população seja beneficiada o mais rápido possível”, declara Isaac Carvalho. 

Durante a reunião, Paulo Bomfim agradeceu ao secretário pela atenção e pediu para que as solicitações sejam apreciadas e tão logo produtores e população sejam beneficiadas. “A estrada é uma necessidade para qualificar ainda mais a produção do Salitre. Também temos a demanda dos produtores dos demais perímetros. Temos o maior rebanho de caprinos e ovinos, e os criadores precisam dessa água. Então, acredito que os nossos pedidos serão atendidos”, finaliza o prefeito. 

Rio São Francisco 

Outro ponto tratado no encontro foram os projetos para o Rio São Francisco. O prefeito Paulo demonstrou preocupação com o estado da principal fonte de água do Nordeste e cobrou projetos para a revitalização do Velho Chico. “Estou disposto a colaborar”, coloca o prefeito. 

Raphael Leal/PMJ
publicado em 24 de Março / 2017 às 09:00

18º FÓRUM ESPÍRITA DE DEBATES EM JUAZEIRO ABORDA TEMA ‘VALORIZAÇÃO DA VIDA E PREVENÇÃO DE SUICÍDIO’

Juazeiro sedia este final de semana o 18° Fórum Espírita de Debates organizado pelo Conselho Regional Espírita (CR17) e que terá como tema ‘Valorização da Vida e Prevenção de Suicídio’.

Na tarde desta quinta-feira (23) os jovens Odson Reis e Lidiane Lopes, na companhia de Jodenilde Barbosa (Joca) e Yuri Amorim estiveram participando do programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) quando convidaram a sociedade regional a participar da programação.

“O evento é gratuito e acontecerá neste final de semana, sábado (25) e no domingo (26), no Auditório do Sindicato dos Professores de Juazeiro (APLB), localizado à Rua Cícero Feitosa, nº 166, Bairro Alagadiço” explicou Odson reis.

Lidiane Lopes que está concluindo o curso de Comunicação em Multimeios na Uneb defendeu que o tema seja amplamente discutido pela sociedade. “Com um maior debate sobre o tema por certo haveremos de reduzir o número de suicídios cuja estatística na região está cada vez mais crescente, inclusive, envolvendo cada vez mais jovens”.

Jodenilde e Yuri argumentaram que embora o debate seja primordial para este problema que está se tornando um caso de saúde pública, é importante também que o PSF (Programa de Saúde da Família) possa disponibilizar psicólogos para tratamento das pessoas com depressão e apoio aos familiares.

O Fórum começa no sábado (25), à tarde, das 14h às 17h30. E no domingo (26), pela manhã, das 8h30 às 12h. Durante o evento, a temática será abordada por psicólogos, psicanalistas e outros especialistas.

Veja a programação:

publicado em 24 de Março / 2017 às 08:26

VEREADOR PAULO VALGUEIRO QUESTIONA TRANSPARÊNCIA EM PROCESSO SELETIVO DA PREFEITURA DE PETROLINA

Em correspondência intitulada “Onde está a transparência?” o vereador Paulo Valgueiro faz inúmeros questionamentos, inclusive, sobre o requerimento analisado e rejeitado pelos vereadores de Petrolina, que solicitava informações sobre o processo seletivo promovido pelo Município de Petrolina, e da possibilidade de suspender o processo até que seja esclarecida a legalidade da forma de inscrição e escolha dos candidatos. Confira:

Na sessão plenária desta quinta-feira, 23/03/2017, o Vereador Paulo Valgueiro propôs requerimento a ser analisado pelos vereadores de Petrolina, com o objetivo de solicitar informações sobre o processo seletivo promovido pelo Município de Petrolina, e da possibilidade de suspender o processo até que seja esclarecida a legalidade da forma de inscrição e escolha dos candidatos.

No requerimento, o vereador Valgueiro justifica o seu pedido e requer o que segue:

Ler Matéria Completa
Da redação
publicado em 24 de Março / 2017 às 08:00

Secretaria de Saúde de Petrolina realiza semana de conscientização contra tuberculose

O Dia Mundial da Tuberculose é lembrado todos os anos em 24 de março e tem como objetivo conscientizar a população sobre a doença. Apesar de curável, é a segunda principal causa de morte no mundo, depois do VIH/Sida (Vírus da Imunodeficiência Humana). Por ano, 3 milhões de pessoas morrem de tuberculose em todo o mundo.

Em Petrolina, neste ano de 2017, foram notificados 34 casos de tuberculose. No ano de 2016 foram diagnosticados 117 casos. Durante toda a semana foram realizadas ações de conscientização. Nesta sexta-feira (24), considerado o dia D, a equipe da Secretaria de Saúde do município, vai realizar uma panfletagem no semáforo do cruzamento da Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio com a Integração. Serão passadas orientações sobre a doença.

Segundo a gerente de ações estratégicas em Epidemiologia, Joara Moraes, "a intenção é levar informação sobre a doença a população e evitar um diagnóstico tardio, diminuindo com isso o risco de óbito. Na nossa região o índice é alto e muita gente tem a doença e não sabe", frisou.

Ler Matéria Completa
Ascom/Petrolina
publicado em 24 de Março / 2017 às 07:00

Secretaria de Saúde de Juazeiro realiza ações em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose é comemorado nesta sexta-feira (24) e a Secretaria de Saúde de Juazeiro, por meio Núcleo de Vigilância Epidemiológica, irá realizar ações de conscientização nos centros de reabilitação para dependentes químicos do município (Ceprev, Crerj e Crecir). As atividades serão desenvolvidas em parceria com estudantes de Fisioterapia da Faculdade São Francisco de Juazeiro (Fasj). 

No ano de 2015, aqui no município foram notificados 59 novos casos de tuberculose. Uma redução em relação ao ano anterior, em que houve 76 notificações. De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Paula Teles, o público alvo dessa ação foi escolhido pelo alto número de incidência da doença em pacientes usuários de drogas.

O objetivo da ação é alertar os grupos vulneráveis sobre a doença e, também, sobre a importância do diagnóstico precoce. Ainda durante a ação, serão feitas buscas para identificar se há pacientes com sintomas de tuberculose, que são: tosse persistente - às vezes acompanhadas por muco ou sangue; fraqueza ou cansaço; dor torácica; perda de peso; febre e sudorese noturna.

Ler Matéria Completa
Ascom/Juazeiro
publicado em 24 de Março / 2017 às 06:30

"Sou contra a terceirização de todas as atividades", explica Gonzaga Patriota

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) viajou por volta das 19h desta quarta-feira (22) para Pernambuco, no intuito de acompanhar a comitiva do governador Paulo Câmara (PSB-PE) no seminário Pernambuco em Ação. Por este motivo, o parlamentar se ausentou das votações do Projeto de Lei 4302/98, que permite o uso da terceirização em todas as áreas (atividade-fim e atividade-meio) das empresas.

Apesar da ausência, o socialista destaca que é contrário à proposta aprovada pelos demais legisladores em 2017. "Não é verdade que me omiti ou sou favorável à PEC 4302/98. Só não pude ficar em Brasília até às 22h para votar contra esse projeto da Terceirização. Em 2015, aprovamos um projeto que regulamenta a terceirização para atividades-meio. Este texto, inclusive, já está no Senado e é totalmente diferente da que contém todas as atividades", disse o deputado.

Segundo Patriota, nunca houve uma lei específica para a terceirização. O tema vem sendo regulado pelo Tribunal Superior do Trabalho, através da súmula 331, de 2003. Segundo o dispositivo, a terceirização é possível apenas se não se tratar de uma atividade-fim. Em outras palavras, o objetivo principal da empresa. Por exemplo: o ato de fabricar pães é atividade-fim de uma padaria. Pela regra atual, só atividades-meio – como limpeza, manutenção e vigilância da indústria – seriam passíveis de terceirização.

"A proposta que está nas mãos do Senado desde 2015 vai regulamentar a terceirização, trazendo benefícios aos trabalhadores e garantindo-lhes segurança jurídica", defendeu.

Ler Matéria Completa
Ascom/Gonzaga Patriota
publicado em 24 de Março / 2017 às 06:00

Pavimentação asfáltica da Rua Novo Juazeiro será entregue nesta sexta (24)

A Prefeitura de Juazeiro, através do programa “Toda Sexta tem Obra” inaugura nesta sexta-feira (24), às 18h, a pavimentação asfáltica, saneamento e drenagem da Rua Novo Juazeiro, mais conhecida como Rua dos 3 Postes, no bairro Novo Encontro. A intervenção custeada com recursos próprios do município, beneficiou uma extensão de 1 Km de via dupla com os serviços de pavimentação asfáltica, drenagem, saneamento, calçadas, canteiro central com ciclovia e estacionamento. (Ascom/Juazeiro)

Prefeito Paulo Bonfim visita obra de pavimentação que será inaugurada nesta sexta (24)

Para conferir de perto a qualidade da obra o prefeito, acompanhado de integrantes da sua equipe de governo, visitou a Rua, nesta quinta-feira (23). Ao percorrer toda a extensão da via, que teve 2 km beneficiados com pavimentação asfáltica, drenagem e saneamento básico, canteiro central e estacionamento, o prefeito conversou com moradores e comerciantes, ouviu da comunidade a avaliação da intervenção, bem como sugestões e outras demandas.

"Esse foi um compromisso assumido por nossa gestão, fazer mais e melhor, e é acompanhando de perto, ouvindo a comunidade, que podemos garantir a qualidade das ações desenvolvidas pelo município em benefício da população. A Rua Novo Juazeiro e também as três travessas que ligam a via a Av. Bela Vista, estão prontas para serem entregues oficialmente à população, aguardamos toda a comunidade aqui amanhã, para a grande festa de inauguração", finalizou Paulo Bonfim. (Gardennia Garibalde/SEDUR)

Ascom/Juazeiro
publicado em 23 de Março / 2017 às 23:00

EU PENSO ASSIM...FALTOU LUZ NO ESTÁDIO E AO TIME TAMBÉM

Vindo de uma goleada de 5x0, sofrida em Recife pelo SPORT, a JUAZEIRENSE, em casa, nesta quarta-feira, 22, fez sua despedida melancólica do NORDESTÃO, ao perder por 1x0 para o RIVER do Piauí, que garantiu assim, a sua classificação para outra fase.

Esse jogo teve de tudo, um pouco. Falta de energia no estádio. Com o forte vento que soprava, fez cair uma canela, que é a chave que liga os refletores. Não tinha um eletricista de plantão para reativar a energia. Foram aproximadamente, quarenta minutos de espera da luminosidade no estádio. A administração do “ADAUTÃO” agiu e chamou um profissional da área, que restabeleceu, trouxe de volta a luz dos refletores, e o jogo começou às 22h27min.

Outro acontecimento a registrar no jogo de ontem foi o diminuto público pagante. Somente noventa e quatro (94) torcedores compraram ingressos. O que vem acontecendo nos jogos do “CANCÃO” no Adauto Moraes.

De tudo, um pouco, também tivemos outro detalhe. A JUAZEIRENSE, quando ainda estava 0x0, no primeiro tempo, aos 15 minutos, o jogador NEM, chutou um pênalti e o goleiro do RIVER defendeu. Ainda não foi dessa vez que nossos “artilheiros” fizeram gols, e não foi também dessa vez, que fizemos prevalecer o mando de campo, mais uma vez, perdemos em casa. Até que houve boa vontade de assinalar gols, mas só vontade não prevalece. O que falta é entrosamento, boa troca de passes e melhoria na conclusão, nos chutes a gol.

Ler Matéria Completa
publicado em 23 de Março / 2017 às 22:30

Van roubada em São Paulo é recuperada pela PRF em Petrolina

Uma van roubada em São Paulo foi recuperada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na quarta-feira (22), em Petrolina.  O veículo portava placas falsas e no seu interior foi encontrado um Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) com indícios de adulteração.

Após receber uma denúncia anônima, os agentes da PRF se dirigiram até o quilômetro 192 da BR 428, onde localizaram o veículo abandonado às margens da rodovia. Após uma verificação minuciosa nos caracteres identificadores da van, foi constatado que o veículo havia sido roubado no ano de 2011 na capital paulista.

Diante da constatação, a equipe solicitou um guincho e encaminhou a van e a documentação para a Delegacia de Polícia Civil de Petrolina, para as providências cabíveis.

Com informações da PRF-PE
publicado em 23 de Março / 2017 às 22:00

Senhor do Bonfim será contemplada com duas viaturas, fruto da Emenda Parlamentar de Roberto Carlos

O deputado Roberto Carlos (PDT) promoveu uma audiência como o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, os vereadores de Senhor do Bonfim Carlos Tijuaçu, Cleiton Vieira e o secretário de Agricultura do Município, Fábio Cedraz, para apresentar a necessidade de garantir mais estrutura na segurança do município, através da liberação de duas viaturas para a Polícia Militar, resultado de Emenda Parlamentar de sua autoria. Na oportunidade, o Secretário Maurício Barbosa garantiu ao parlamentar que o seu pleito vai ser atendido, nesta sexta-feira (24), na cidade de Riachão do Jacuípe, pelo Governador Rui Costa.

Segundo o deputado Roberto Carlos, a sensibilidade do Governo do Estado, em trabalhar por mais qualidade de vida dos baianos é muito visível. “Estamos vendo, num período de crise do país, a Bahia se desenvolver com muita rapidez, através da construção de hospitais, do metrô, de viadutos, pavimentação de estradas, reformas de escolas, o melhoramento nas condições de trabalho para os nossos policiais, como é o caso do atendimento deste pleito que apresentei, e muito mais”, disse Roberto Carlos.

Ascom Dep. Roberto Carlos
publicado em 23 de Março / 2017 às 21:56

Brasil goleia o Uruguai e põe um pé na Rússia

Brasil e Uruguai entraram em campo pela 13ª rodada das Eliminatórias. Líder e vice-líder fizeram um primeiro tempo corrido e, logo no início, Cavani abriu o placar após sofrer pênalti de Alisson. O lance aconteceu após uma falha de Marcelo, que recuou uma bola curta demais para o goleiro brasileiro. Na sequência, poucos minutos depois, Paulinho recebeu passe de Neymar e chutou de fora da área no ângulo de Martin Silva e marcou um golaço para a seleção.

Segundo tempo

Logo aos seis minutos, após pressão dos dois lados, Paulinho marcou de novo e colocou o Brasil na liderança do placar. Já aos 29, Neymar recebeu lançamento e marcou mais um golaço pro Brasil, agora por cobertura. No fim, Paulinho marcou o terceiro delo e fechou a goleada: 4 a 1 em grande estilo. Com a vitória, o Brasil chega aos 30 pontos contra 23 do Uruguai. Com 32 gols, o Brasil tem disparado o melhor ataque da competição. Tite se consagrou como o treinador que venceu mais partidas seguidas nas Eliminatórias: sete.

Seleção brasileira com Tite: 7 jogos, 7 vitórias, 22 gols marcados, 2 sofridos. O próximo compromisso da Canarinho será diante do Paraguai, na terça-feira (28), às 21h45, na Arena Corinthians, em São Paulo (SP). O jogo é válido pela 14ª rodada das Eliminatórias.

Fonte: NMB Reprodução Sportv
publicado em 23 de Março / 2017 às 21:29

Conselho Municipal de Turismo de Petrolina é reativado e elege novo presidente

Após quase quatro anos desativado, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Petrolina voltou a exercer suas atividades. O primeiro passo ocorreu, nesta semana, quando o Conselho elegeu nova diretoria durante reunião. O diretor de Turismo de Petrolina, Marcus Pamponet, foi eleito presidente. A vice-presidência ficou a cargo de Glaucineide Ferreira, empresária do setor hoteleiro na região.

A secretária de Turismo, Esporte e Cultura, Maria Elena Alencar, informou que a posse acontecerá o mais rápido possível para que também, através do Conselho, se possa potencializar o turismo em Petrolina. "A expectativa é que o Comtur nos ajude a orientar, planejar e promover o turismo na nossa região. Já estamos definindo estratégias para desenvolver o potencial turístico no Vale do São Francisco", argumentou.

O conselho, que é deliberativo e consultivo, é formado por entidades públicas e privadas e discute as diretrizes do turismo em Petrolina. É composto por membros de vários segmentos da sociedade e visa consolidar parcerias e proporcionar, por meio de suas ações, o envolvimento e o comprometimento dos mais variados setores sócio-econômicos do município no fomento da atividade turística.

Na reunião estiveram presentes os representantes e suplentes do Conselho, dirigentes de associações da cidade e pessoas ligadas aos setores que envolvem o turismo como: hotelaria, bares e restaurantes e agências de viagens. 

Ascom/Petrolina
publicado em 23 de Março / 2017 às 21:00

Prefeito de Juazeiro solicita apoio do Senador Fernando Bezerra para mais investimentos em saúde

Na noite de quarta-feira, 22, em Brasília, o prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, acompanhado do assessor de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Isaac Carvalho, e do secretário de Saúde, Plínio Amorim, se reuniu com o senador por Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho, quando levou demandas em comum entre Juazeiro e Petrolina, principalmente relacionadas à saúde.

O prefeito reiterou o fortalecimento da Rede PEBA de Saúde, que necessita de mais investimentos, e solicitou apoio do senador da República. "É um momento em que precisamos reunir forças para que a população de Juazeiro e toda região tenham um acesso aos serviços de saúde ainda mais qualificados. Precisamos de mais recursos e agradeço ao senador pela sensibilidade com a causa", declarou Paulo Bomfim.

Após ouvir os pleitos, o senador Fernando Bezerra garantiu apoio e se colocou à disposição para buscar mais investimentos na área de Saúde, pois é um dos atributos para oferecer uma boa qualidade de vida.

Ascom/Juazeiro
publicado em 23 de Março / 2017 às 20:36

BOATO DO WHATSAPP: APREENSÃO DE VEÍCULOS FOI EM ITATIM, SUL DA BAHIA, E NÃO EM JUAZEIRO

Diferente do que está sendo divulgado nesta quinta-feira (23) em diversos grupos por meio do aplicativo de mensagens Whatsapp não foi em Juazeiro a apreensão de 150 veículos durante a operação 'Reis da Sucata'. O fato atribuído ao bairro Itaberaba em Juazeiro na verdade aconteceu na cidade de Itatim, região sul da Bahia.

Trata-se, portanto, de mais uma falsa notificação de alguns grupos de whatsapp que não checam as informações antes de sair replicando. A apreensão, inclusive, ocorreu na quarta-feira (22). Eis o conteúdo publicado no site G1 Bahia:

“Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Civil de Itatim, região sul da Bahia, em dois ferros-velhos, na quarta-feira (22). Intitulada “Reis da Sucata”, a operação tinha como objetivo coibir a comercialização ilegal de mais de 150 motos e carros com chassis suprimidos, provenientes de leilão.

De acordo com a legislação atual, veículos provenientes de leilão só podem ser comercializados para reposição de peças. No entanto, os ferros-velhos estavam negociando os veículos com compradores que utilizavam os automóveis para circular em via pública. Alguns veículos já haviam sido apreendidos em blitz na cidade.

Além dos mandados, foram apreendidas 141 motocicletas, dez carros, 21 sucatas de motocicletas montadas, nove sucatas de motocicletas desmontadas, e quatro chassis desmontados. Os veículos vão passar por perícia para determinar a procedência e auxiliar a investigação. Proprietários e funcionários dos estabelecimentos prestaram depoimento e foram liberados”.

Da redação (Foto: Divulgação: Polícia Civil)
publicado em 23 de Março / 2017 às 20:28

Secretário de Meio Ambiente de Juazeiro participa de capacitação junto ao Ministério do Meio Ambiente

O Secretário de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano de Juazeiro, Agenor Souza esteve na manhã desta quinta-feira (23) representando o Prefeito Paulo Bomfim no encontro de capacitação intitulado "Estruturação da Gestão Ambiental Municipal na região da Bacia do Rio São Francisco" organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) na cidade de Petrolina-PE. 

O encontro reuniu autoridades da região do Vale do São Francisco. O curso de capacitação é uma combinação de esforços do Ministério, Agência Nacional de Águas (ANA) e do Instituto Internacional de Cooperação para a Agricultura (IICA) com o objetivo de colaborar com a promoção da estruturação e do fortalecimento da gestão ambiental municipal na região da Bacia do Rio São Francisco. 

O encontro acontecerá em três estados da região nordeste e para o secretário de Relações Institucionais do Ministério do Meio Ambiente, Edson Duarte o município é o espaço real onde a gestão ambiental se concretiza. "Desejamos que os conteúdos aqui apresentados possam reverberar na prática cotidiana da gestão municipal e, com isso, contribuir para a inserção da sustentabilidade na formulação e na implementação de políticas públicas desenvolvidas nessa região", explicou. 

Para o Secretário Agenor Souza a capacitação trouxe mais formas de se trabalhar buscando o equilíbrio e a sustentabilidade ambiental. "Estou lisonjeado em representar o Prefeito Paulo Bomfim  nessa capacitação e, certamente estarei transmitindo para ele todas as informações que aqui foram apresentadas na certeza que o mesmo irá atender e desenvolver em Juazeiro. Nosso trabalho prioriza sempre o meio ambiente e é bom estar capacitado para absorver mais informações e colocar em prática o bom desenvolvimento da nossa cidade", pontuou.

Ascom/Juazeiro
publicado em 23 de Março / 2017 às 20:00

SEDUC PROMETE RECUPERAR PRAÇA DAS CIÊNCIAS EM JUAZEIRO

Na manhã desta quinta-feira (23), o Blog postou reclamação do leitor Naelson Martins, morador do bairro Monte Castelo, indignado com a destruição da Praça das Ciências na Avenida Flaviano Guimarães. Em resposta, a Secretaria Municipal de Educação enviou a seguinte nota:

A Secretaria de Educação e Juventude SEDUC esclarece a população que já entrou em contato com a Secretaria de Ciências, Tecnologia e Inovação do Estado (SECTI) e recebeu autorização para retirar os equipamentos danificados das duas Praças da Ciência, e encaminhá-los para restauração, caso seja possível.

publicado em 23 de Março / 2017 às 19:25

Modelo de gestão do Mercado do Produtor de Juazeiro é reconhecido pela Secretaria de Agricultura de Irecê

Nesta quarta-feira (22), a Direção da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA) recebeu a visita do Gerente de Comercialização da Secretaria  de Agricultura da cidade de Irecê, Anderson Dourado para uma visita técnica no Mercado do Produtor de Juazeiro. O gerente veio à cidade representando o prefeito de Irecê, Elmo Vaz e o Secretário de Agricultura,  Jazon Junior e foi recepcionado pelo diretor-executivo da AMA, Mitonho Vargas que destacou a logística e infraestrutura do entreposto, além do modelo de gestão com a implantação da autarquia. 

Para o gerente de comercialização, Anderson Dourado a visita serviu para aprimorar experiências e levar novas ideias para o sistema de abastecimento da cidade. "Foi uma satisfação poder conhecer o espaço do Mercado do Produtor da cidade e levar para Irecê algumas ideias que poderemos implantar como o sistema de contrato de concessão. Foi uma conversa muito boa com toda equipe e o que me chamou atenção foi à forma organizada da comercialização dos produtos", observou o gerente.

O diretor executivo da AMA, Mitonho Vargas, agradeceu a visita e disse que o intercâmbio com outros mercados é fundamental para o crescimento do entreposto. "É um orgulho para nossa equipe ser referência de modelo de gestão para outros mercados da Bahia. Durante esses encontros podemos compartilhar as experiências que estamos vivendo e falar sobre planejamento estratégico que estamos implantando nos mercados, feiras e camelódromo de Juazeiro com o objetivo de melhorar o sistema de abastecimento da cidade", destacou Mitonho. 

Daniela Duarte/AMA
publicado em 23 de Março / 2017 às 18:48

Secretaria de Saúde de Juazeiro divulga segundo edital de convocação do Processo Seletivo

A Secretaria de Saúde de Juazeiro divulga, nesta quinta-feira (23), o segundo edital de convocação do Processo Seletivo Simplificado nº 001/2016. Os candidatos chamados devem apresentar a documentação entre os dias 30 e 31 de março, no auditório da Sesau, localizado no 1º andar da Rua 15 de Julho, nº 32, Centro. O horário de entrega varia de acordo com a função, e pode ser conferido no Edital n° 002/2017.  

Nessa lista, 114 candidatos foram convocados para os cargos de: Recepcionista, Pintor, Gesseiro, Soldador, Enfermeiro, Enfermeiro de PSF, Auxiliar de Lavanderia, Técnico em Radiologia, Médico Veterinário, Médico Cirurgião Cabeça e Pescoço, Médico Otorrinolaringologista, Médico Reumatologista, Médico Urologista, Médico Auditor, Médico Endocrinologista, Médico Hematologista, Médico Psiquiatra. Os salários variam de R$ 888,00 e R$ 8.314,00.

Conforme o edital de convocação n° 002/2017, os documentos que devem ser apresentados são: documento emitido por órgão competente, comprovando que o candidato é brasileiro nato ou naturalizado e que possui, no mínimo, 18 anos; comprovante de quitação com o Serviço Militar (para homens); comprovante de que está em dia com as obrigações eleitorais; atestado de aptidão física e mental, emitida por um médico do trabalho, declaração do INSS atestando que o candidato não é aposentado; certidão de antecedentes criminais; declaração de não acumulação de cargos públicos, conforme os modelos dos Anexos III e IV; e declaração de bens, conforme o Anexo V.

Ainda segundo o edital, o candidato que não apresentar a documentação no prazo estipulado para admissão, será automaticamente excluído do Processo Seletivo. Confira a lista de classificados acessando AQUI

Andrea Meireles/PMJ
publicado em 23 de Março / 2017 às 18:30

Mudanças climáticas: senador Fernando Bezerra defende retomada de leilões de energia solar e eólica

Presidente e relator da Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas (CMMC) do Congresso Nacional em 2015 e 2016, respectivamente, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) prestigiou, na tarde desta quarta (22), a eleição dos novos dirigentes do colegiado. O senador Jorge Viana (PT-AC) presidirá a comissão e o deputado Sergio Souza (PMDB-PE) será o vice-presidente da CMMC, este ano. Durante a reunião, Fernando Bezerra – membro titular do colegiado – apresentou três sugestões de agendas de trabalho para os próximos meses; entre elas, a discussão da retomada dos leilões de energia solar e eólica pelo governo federal.

“A CMMC pode fazer uma pressão positiva do Parlamento sobre o Executivo, de forma a mostrarmos que o Congresso está atento a esta importante medida ambiental e econômica para o país”, destacou o líder do PSB no Senado, grande apoiador da ampliação das “energias limpas” (renováveis) na matriz energética nacional. Neste contexto, Bezerra Coelho propôs que a comissão convide o ministro de Minas e Energia (MME), Fernando Filho, para uma audiência pública que esclareça as perspectivas do governo sobre o restabelecimento destes leilões.

Ao lembrar que este ano a Rio 92 (Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, em junho de 1992) completa 25 anos, o senador defendeu, como segunda sugestão de agenda de trabalho, que o colegiado afine – com os ministérios do Meio Ambiente e de Relações Exteriores, além do MME – as metas brasileiras que serão apresentadas na 23ª Conferência da ONU sobre Clima, a COP-23.

Ler Matéria Completa
Ascom Senador FBC
publicado em 23 de Março / 2017 às 18:15

Nove armas apreendidas podem ter sido utilizadas em ataque a banco em Irecê

Flaldemir Martins Lopes, mais conhecido como Duda, e Damião de Souza, foram presos na manhã de ontem (23), por policiais militares e civis, no município de São Gabriel, localizado a 39 quilômetros de Irecê. Com eles foram encontradas nove armas longas e um simulacro de fuzil. A polícia acredita que as armas foram utilizadas no ataque a uma agência bancária ocorrida na última segunda-feira (20), em Irecê. O material será encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) para confirmar as suspeitas.

Com Flaldemir foram encontradas uma pistola calibre 765, quatro espingardas calibre 28,16 e 36, três carabinas, um simulacro de fuzil e uma luneta. Já com Damião, um rifle calibre 44 e dez cartuchos foram apreendidos. A dupla foi encaminhada para a 14ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Irecê) onde é ouvida pelo delegado titular Roberto Leal.

Unidades do Batalhão de Operações Policiais Militares (Bope), da Companhia Independente de Policiamento Especializado Semiárido (Cipe/Semiárido), do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco) e da 14ª Coorpin participaram da prisão e continuam nas buscas por possíveis remanescentes da quadrilha.

Ferido durante o ataque bancário, o assaltante reincidente James Cleido Mourato de Matos também foi capturado no final de tarde de ontem, no município de Muquém do São Francisco, na região Oeste da Bahia, distante 332 km de Irecê. Ele estava aos cuidados de outras oito pessoas que também foram encaminhadas à delegacia. Dentre elas, Gildivânia Lucas de Souza, esposa de James e Tatiana Benício César ficaram detidas acusadas de participação direta na ação.

Ascom/Secretaria da Segurança Pública da Bahia
publicado em 23 de Março / 2017 às 18:00

Prefeito Paulo Bomfim reivindica mais investimentos em saúde ao presidente da EBSERH

O prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, esteve reunido nesta quarta-feira, 22, em Brasília, com o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares  (Ebserh), Kléber Morais, e o diretor de Atenção à saúde da Instituição, Cláudio Wanderley, para ampliar a parceria já existente entre o Município, Ebserh e Univasf e solicitar mais investimentos na área da Saúde. O secretário municipal, Plínio Amorim, e o assessor de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Isaac Carvalho, acompanharam o prefeito na audiência. 

Durante o encontro, o presidente da Ebserh teceu elogios à administração municipal pelo empenho na melhoria dos serviços de saúde, além da coragem em gerir unidades hospitalares. "Estamos estreitando ainda mais as relações para que Juazeiro e o Vale do São Francisco sejam ainda mais amparados, com mais recursos para melhorar as ações em saúde", declarou Kléber Morais.

Ler Matéria Completa
Raphael Leal/ Ascom
publicado em 23 de Março / 2017 às 17:30

Professores do ‘Se Liga’ e ‘Acelera Brasil’ recebem formação com a parceria do Instituto Ayrton Senna

Com o objetivo de capacitar os docentes que serão responsáveis pela aplicação dos programas de Correção de Fluxo, ‘Se Liga’ e ‘Acelera Brasil’ em 2017, na Rede Municipal de Ensino de Juazeiro, a Secretaria de Educação e Juventude - SEDUC, em parceria com o Instituto Ayrton Senna - IAS, realiza uma formação presencial desta a terça-feira (21), encerrando hoje (23), na Escola de Formação de Professores – EFEJ.

De acordo com a técnica do Instituto, Cleneide Nunes cerca de 40 professores, que já trabalham com os dois programas na rede, estão participando da formação. “Juazeiro se tornou uma vitrine para o Se Liga e Acelera, em todos os municípios que atuamos. A Rede Municipal e a equipe da SEDUC, liderada pela secretária Lucinete, tem profissionais competentes, que ao longo de sete anos, tem realizado um trabalho de excelência, com resultados que nos deixam muito feliz”, ressaltou a técnica do Instituto Ayrton Senna.

Ler Matéria Completa
Por Emanuelle Lustosa/SEDUC
publicado em 23 de Março / 2017 às 17:25

MAVIAEL MELO LANÇA HOJE FINANCIAMENTO COLETIVO DE ÁRIES DA CANÇÃO

O cantador e poeta Maviael Melo lança hoje, 23.03, às 21 horas, no Espaço Cultural Gonzaguinha (Gibão de Couro - Pituba), sua plataforma de financiamento coletivo, para realização do CD e DVD "Áries da Canção". Em abril o artista faz a gravação do DVD e o show de lançamento onde recebe convidados. No repertório, novas composições autorais, mescladas com canções e declamações que marcaram a sua carreira. A apresentação na Casa do Comércio concorre ao Prêmio Troféu Caymmi na categoria Melhor Show. Com arranjos do violinista Marcelo Fonseca e direção artística de Andrezão Simões, "Áries da Canção" é um show repleto de sopros e cordas, em uma vibrante mistura entre o popular e o erudito.

Serviço:

Lançamento da campanha de financiamento coletivo :

Onde: Espaço Cultural Gonzaguinha – Gibão de Couro – Pituba

Quando: 23 de março, quinta-feira, às 21 horas

Quanto: Para convidados

publicado em 23 de Março / 2017 às 17:00

Agricultores de Andorinha têm até o dia 31 de março para pagar o boleto do Garantia-Safra 2017

Os agricultores familiares de Andorinha que se escreveram no programa Garantia - Safra, inverno 2017, têm até o dia 31 de março, sexta-feira, para quitar o boleto de adesão ao beneficio. O boleto está sendo entregue na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Andorinha, localizada Avenida José Gorgozinho Filho, s/nº, telefone (74)3529 1209.

O secretário Valtônio Guimarães, explica que só a inscrição não é suficiente. "O que garante a participação do agricultor no programa na safra 2017 é o pagamento desse boleto de adesão. O prazo é apenas até 31 março. Passando essa data, não tem mais jeito", afirmou. Segundo o secretário, o pagamento do documento pode ser feito na Caixa Econômica Federal e em casas lotéricas. O boleto custa R$ 8,50.

Para ser beneficiário do Garantia-Safra é preciso que a família tenha renda mensal de até um salário mínimo e meio, possuir área plantada entre 0,6 e 5 hectares com pelo menos uma das culturas cobertas: algodão, arroz, feijão, mandioca e milho; e ter tido perdas de, no mínimo, 50% da produção por falta ou excesso de chuva, de acordo com a Portaria MDA nº42/2012. O benefício é pago com recursos do Fundo Garantia-Safra, composto por contribuições do agricultor, do município, do estado e da União.

Ascom
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.