Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 


Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Variadas
07 de Março / 2013 às 20:00 | Nenhum Comentário

A programação da Semana da Mulher realizada pela Maternidade de Juazeiro será concluída nesta sexta-feira, 08 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. A semana será encerrada com a palestra sobre Saúde da Mulher, conduzida pela médica obstetra, Fabíola Dantas Ribeiro, também coordenadora médica da unidade.

O evento será às 14h30, com entrega de brindes e sorteio de cesta com artigos femininos. O objetivo da programação especial é mostrar a importância da mulher para a Rede Municipal de Saúde e homenageá-la de forma educativa e saudável.

Por Vânia Castro/Sesau
Policial
07 de Março / 2013 às 19:30 | 1 Comentário

A Equipe Malhas da Lei de Petrolina juntamente com o NIS 04 prendeu na manhã de hoje 07/03 no centro de Afrânio, a pessoa de Fernando Henrique Gomes de Almeida, de 24 anos. Contra Fernando constava um mandado judicial de prisão, expedidos pela juíza da comarca de Osasco - SP. Ele é acusado de fazer parte do PCC, e juntamente com três comparsas matar policiais na cidade de Osasco São Paulo.

Segundo informações constantes no inquérito policial, uma de suas vitimas foi o policial militar Samuel Diogo Coltre que no dia 17 de setembro de 2012 sofreu uma tentativa de homicídio, porém como consta nos autos Samuel percebeu a investida dos elementos e correu para o interior de sua residência, os elementos fizeram vários disparos, mas não alvejaram o policial. Segundo Fernando eles receberiam do PCC cerca de R$10.000,00 reais pela morte do PM, na época Fernando foi reconhecido e preso temporariamente junto com um dos seus comparsas.

O imputado encontrava-se escondido na cidade de Afrânio, interior de Pernambuco quando foi expedido seu mandado, onde foi localizado e preso pela Malha da Lei e o NIS 04. Policiais da corregedoria militar de São Paulo estão chegando hoje á noite (07/03/2013) em Petrolina para recambiar o acusado a sua cidade de origem (Osasco) onde ficará a disposição da justiça.

Assessoria de Comunicação Diretoria Integrada do Interior 2
Variadas
07 de Março / 2013 às 19:00 | 1 Comentário

Escolas da rede pública estadual e particular de ensino de Petrolina estão convivendo desde a última terça-feira (5), com uma oficina que trata os saberes do cotidiano e da identidade cultural de nordestinos e nordestinas através da literatura de cordel. A oficina O Cordel na Sala de Aula Produzindo Cidadania, faz parte da programação do I Encontro de Educação e Cordel de Petrolina e já foi ministrada para professores da GRE – Gerência Regional de Educação e alunos das escolas dos bairros João de Deus (Jesuíno Antonio D’Avila), e São Gonçalo (João Batista dos Santos).

Com uma proposta de formar 12 turmas até o próximo dia 13, incluindo os alunos do Centro Educacional Vivência e da EJA (Educação de Jovens e Adultos), do Sesc Petrolina, a oficina trabalha com a linguagem do cordel, abordando através da formação de sextilhas  temas como o meio ambiente, sexualidade, violência, gênero e política.

De acordo com o coordenador do encontro, o poeta e cantador Maviael Melo, os cordéis produzidos durante as oficinas serão expostos no Sesc Petrolina, às 19h, do próximo dia 13, em espaço paralelo à exposição de xilogravura – O Sertão de Euclides da Cunha, do artista plástico Gabriel Arcanjo. “Além deste incentivo, toda a produção das oficinas será editada para uma posterior publicação de um livro, previsto na proposta do Ministério da Cultura, a ser lançado em data ainda a definir”, adiantou Maviael Melo. Também no dia 13, o público vai conferir no Sesc Petrolina às 21h uma verdadeira cantoria com Marcone Melo, Celo Costa, Xangai e a participação especial do poeta Chico Pedrosa.

Realizado pela Entre Versos e Canções e o Sesc Petrolina, com apoio da GRE e a chancela do Ministério da Cultura na programação dos  Micro Projetos do São Francisco, o I Encontro de Educação e Cordel de Petrolina prossegue no dia 14 ( Dia Nacional da Poesia), às 14h, também no Sesc Petrolina, com o  lançamento de livros de autores regionais  e o bate papo Educação, Cordel e Cidadania, sob a mediação da professora Socorro Lacerda, reunindo os educadores Cosme Santos, Genivaldo Nascimento, Josemar Pinzoh. E no mesmo espaço, às 21h o encontro ganha novamente contorno de cantoria com as apresentações culturais dos artistas João Sereno, Maviael Melo, Aldy Carvalho e Maciel Melo.

Clas Comunicação
Política
07 de Março / 2013 às 18:30 | Nenhum Comentário

O município de Cabrobó, Sertão pernambucano, dá mais um passo de desenvolvimento e comemora a aprovação no Selo da Fundo das Nações Unidas Para criança (Unicef) na edição 2009 - 2012. O selo é um reconhecimento internacional pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.

A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados.

Para executar as atividades do selo, há três eixos temáticos: Esporte e cidadania, Educação para a Convivência com o Semi-árido e Cultura e Identidade. Os objetivos do selo são: acabar com a fome e a miséria; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre sexo e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde da gestante; combater a AIDS, a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento. Agora em 2013 o prefeito Auricélio Torres (PSB) deve assinar o termo de Adesão para cumprir as exigências da Unicef.

Ascom/Prefeitura Municipal de Cabrobó
Política
07 de Março / 2013 às 18:00 | Nenhum Comentário

A convite da Marinha do Brasil, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)) embarcou esta semana rumo à Estação Antártica Comandante Ferraz. A estação é a sede das atividades brasileiras na Antártida, onde são desenvolvidas pesquisas no âmbito do Programa Antártico Brasileiro (Proantar). O deputado ficará sete dias em missão oficial ao lado de outros parlamentares da comitiva. O grupo visitará os módulos da estação que teve parte incendiada no ano passado.

 O objetivo da visita, organizada pela Marinha, é mostrar aos parlamentares as pesquisas desenvolvidas pelo Brasil na Antártica em áreas como meteorologia, derretimento das geleiras, mudanças ambientais e correntes marinhas.

 Desde sua criação, em 1982, o Programa Antártico (Proantar) brasileiro nunca foi interrompido. Nem mesmo pelo fogo que destruiu grande parte da Estação, em fevereiro de 2012 – quando dois militares morreram. Graças ao esforço de cientistas e militares, que trocam o calorento verão brasileiro pelo verão antártico, quando a temperatura média de 0ºC permite o deslocamento pela região mais inóspita do planeta. Para os cientistas, os estudos no continente gelado são primordiais para entender o clima no Brasil.

Aline Benevides Ascom Dep. Gonzaga Patriota
Policial
07 de Março / 2013 às 17:30 | 2 Comentários

Na madrugada desta quinta-feira (07), policiais civis da equipe Malhas da Lei e Reflorestar da 24º Delegacia Seccional de Araripina com apoio de policiais militares do GATI do 7º BPM, deflagraram a Operação Carnaval Sem Drogas, na cidade de Trindade. Na ação que desarticulou o tráfico que se preparava para abastecer o carnaval fora de época acontece nos próximos dias 09 e 10 de março, no município, justificando assim o nome da operação, foram presas oito pessoas.

De acordo com a delegada Seccional Katyanna Muniz, essa foi a maior apreensão de drogas de toda a região do Araripe até hoje, desarticulando uma quadrilha que comprava a droga na cidade de Petrolina e a distribuía entre traficantes menores na cidade de Trindade. Foram presos Josafá Leite Da Silva, conhecido por "Lero", de 30 anos, motorista da Van que era responsável por trazer a droga de Petrolina para Trindade, Adriano Sobral Bezerra; de 26, Paulo Henrique Bernardo Bezerra, o "Paulinho", de 19 anos, Carlos José Batista Granja, o. "Carlinhos", e Cesar Augusto Da Silva, ambos com 21 anos, Emanuel Erlando Dos Santos, conhecido por Leo de 23, José Expedito Dos Santos, o. "Zé" de 35, e Jaqueline Oliveira De Lima de 27anos.

Na ação os presos foram autuados pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ilegal de arma de fogo. A polícia apreendeu aproximadamente 11 kg de Cocaína, dois revólveres da marca Rossi calibre 38,  sendo um com numeração raspada, um revólver  calibre 32, um veículo de transporte de passageiros, tipo Van, e cerca de mil reais em dinheiro. Os presos do sexo masculino estão sendo recolhidos na Cadeia Pública de Trindade e Jaqueline  Oliveira foi levada para a Colônia Penal Feminina de  Verdejante.

Assessoria de Comunicação Diretoria Integrada do Interior 2
Espaço do Leitor
07 de Março / 2013 às 17:00 | Nenhum Comentário

Geraldo José,

Peça aos podadores de árvores da Prefeitura Municipal que venham terminar o serviço que eles começaram e não concluíram na BR-407, em frente a Jovel Veículos, bairro João XXIII,  com urgência que está perigoso cair.

Johny Wesley

Espaço do Leitor
07 de Março / 2013 às 16:30 | 1 Comentário

Há mais de dois meses a população do Bairro Dom Avelar e adjacência sofre com falta de energia em suas casas e nas ruas e avenidas das localidades. Membros das Associações de Moradores já entraram em contato por telefone, por diversas vezes, com à Celpe, que sempre dá explicações vazias, como o fato de aumento de demanda naquela região da cidade.

Os logradouros mais afetados são as avenidas da Fortuna, da Caridade e as ruas da Oração e da Virtude. Os moradores, revoltados, cobram uma solução urgente. Pagam energia, pagam a CIP (Contribuição de Iluminação Pública), que, na verdade é um imposto e não contribuição, e, em contrapartida, a Celpe devolve ruas escuras, casas com energia oscilante, quando não falta luz de vez.

Na Rua Monazita, há dois anos, a oscilação da energia é tanta que moradores já perderam vários aparelhos eletroeletrônicos, queimados pela inconstância da energia elétrica.

Por Gilberto Pires
Política
07 de Março / 2013 às 16:00 | 6 Comentários

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com as demais Secretarias municipais, preparou uma semana de grandes ações em comemoração ao dia Internacional da Mulher, que é celebrado no dia 8 de março. O tema deste ano é “Mulher e seu verdadeiro valor”. A programação teve início quarta-feira, dia 06, e se estende até o dia 08 de março oferecendo diversas atividades às mulheres sobradinhenses.

Na manhã de ontem (6) foi realizado, na Policlínica, um café da manhã, palestras com ginecologista, psicóloga e assistente social, além da realização de mais de cem coletas de preventivo do câncer uterino. De acordo com a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fernanda Cássia Berti, a data não deve ser só comemorativa, mas sim marcada pela discussão do papel da mulher na sociedade atual. “O importante de marcar a data não é apenas o de comemorar, mas antes, realizar encontros e debates para discutir o papel da mulher na sociedade, em um esforço para a conscientização e para combater o preconceito e a desvalorização social da mulher, que luta por igualdade”, afirma. 

A aposentada de 67 anos, Francisca Cândido, participou das atividades e fez o exame de preventivo na ação realizada pela Policlínica. Para ela essa ação é importante, pois facilita o acesso ao exame e promove saúde. “A administração está de parabéns, hoje o setor de saúde pública do município está com um novo perfil, valorizando as pessoas com atendimento diferenciado e com qualidade nos serviços prestados”, comemora dona Francisca.  Hoje, 7, o evento aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) na Quadra N10 (Portelinha), Rua 05, com atividades educativas com nutricionista e fisioterapeuta.

Para o encerramento do evento dia 08, sexta-feira, será realizada a Feira da Mulher com exposição de artesanatos, salão de beleza, Praça de Alimentação; orientação dos programas sociais, Cras, Creas, Bolsa Família e apresentações artísticas, na Praça Geraldo Silva, a partir das 17 horas.

Lidiane Cavalcante Ascom Sobradinho
Variadas
07 de Março / 2013 às 15:30 | 1 Comentário

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria da Saúde (Sesau), Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc) e outros parceiros, realiza nesta sexta-feira, 08 de março, na praça da Misericórdia, evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Várias ações de promoção e prevenção à saúde serão ofertadas para homenagear as mulheres, das 07 às 13h. A abertura vai contar com a participação da Banda Marcial do 3º Batalhão da Polícia Militar. 

Serão oferecidos: atividades físicas (Projeto Mover), preventivo com colposcopia, planejamento familiar com dispensação de contraceptivos, medidas antropométricas com avaliação nutricional, aferição de pressão arterial, vacinação, distribuição de informativos para prevenção de câncer de mama e de colo de útero, orientações sobre parto humanizado e sobre Podologia e RPG, prevenção das DST/AIDS, realização do teste rápido (HIV/AIDS) e informações sobre os direitos dos usuários. 

A equipe da Seiasc estará realizando orientações sobre o Bolsa Família e através da parceria com a Delegacia da Mulher e CIAM, também estarão sendo promovidas ações para prevenção da violência contra a mulher com orientações individuais feitas por profissional capacitado na área. O evento será encerrado com muita música ao som de voz e violão.      

UBS do Santo Antônio realiza festejo para as mulheres

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santo Antônio convida as mulheres para participarem da homenagem especial feita pela Equipe de Saúde da Família, nesta sexta-feira, dia 08, às 8h30. Durante a manhã serão oferecidos corte de cabelo, sorteio de brindes e café da manhã saudável.

Por Vânia Castro/Sesau
Política
07 de Março / 2013 às 15:00 | 50 Comentários

Júlio, vergonha é não saber perder

Figurinhas carimbadas da Política têm usado este espaço, gentilmente cedido por Geraldo José, como um autêntico “Muro das Lamentações”. Uma hora interpretam números ao contrário, outra atacam o Governo e seus representantes.  Alguns usam pseudônimos, a arma envergonhada dos covardes, para ataques que saem do campo político para agredir a honra das pessoas. Na verdade, fabricam falsas polêmicas pra tentar manter armados os palanques. Ou seja, são maus perdedores porque não respeitam a vontade do povo.

 Na Democracia, o regime das liberdades, o mais perfeito já inventado pela Civilização, é assim... A maioria decide e a minoria respeita a decisão.

Todos sabemos que Juazeiro tem problemas imensos, há muito tempo. E todos sabemos que os problemas estão sendo enfrentados, com muito trabalho, para recuperar o tempo perdido. Senhor Júlio Almeida, para sua tristeza, há bons motivos para quem gosta de Juazeiro sentir orgulho.

Depois de décadas sem uma creche, Juazeiro está construindo 18 unidades (17, uma já entregue). Tratamento digno para as crianças. Pode se orgulhar, Júlio.

Os jovens receberão, em breve, 15 ginásios poliesportivos cobertos. Coisa nunca vista na cidade. Pode se orgulhar, Julio.

Há 30 anos a cidade espera o Anel Viário. Em poucos dias a obra começa. Júlio chora, a população comemora.

 Vinte novos postos de Saúde estão em construção. O novo Laboratório Central de Exames começa já. E aí, Júlio, chora ou comemora?

Mais de 200 ruas e avenidas vão receber pavimentação e a cidade, que nunca viu calçamento em 70% de sua área, vai melhorar. Orgulhe-se, Júlio.

O Instituto Federal de Educação, esperado há 30 anos, fica pronto já já. A juventude vai festejar... E Júlio vai?...

São mais de 70 obras em andamento numa gestão que foi, pela primeira vez na história, reconduzida pela maioria da população.

Outras conquistas virão, senhor Júlio Almeida, são quatro anos pela frente... Lembre-se que perder não é nada demais. Feio, vergonhoso mesmo, Júlio, é não aceitar a derrota... É desrespeitar a vontade do povo. 

*Fernando Veloso – ASCOM PMJ

Variadas
07 de Março / 2013 às 14:30 | Nenhum Comentário

De 5 a 7 de março mais de mil professores do município de Casa Nova estão participando da Jornada Pedagógica 2013. Com o tema “Desafios e entraves à construção de uma educação municipal de qualidade”, o evento tem o objetivo de traçar metas para o novo ano letivo e estimular os docentes a melhor atuarem em sala de aula. 

Ontem (6), o segundo dia da Jornada, foi marcado por palestras motivacionais, com os temas: “Posso mais na educação” e “Transforme sua sala de aula no melhor lugar para aprender e conviver”. Na primeira palestra, ministrada por Fábio Fernandes, que é formado em Administração de Empresas, Gestão de recursos Humanos e Pós Graduado em Gestão do Trabalho Pedagógico, os professores fizeram exercícios de relaxamento e foram ministrados com dicas para se conseguir sucesso profissional. De acordo com Fábio, “o professor precisa melhorar como pessoa para oferecer bons conteúdos aos seus alunos. Ele precisa amar o que faz para ir mais longe na educação”.

Na palestra “Transforme sua sala de aula no melhor lugar para aprender e conviver", ministrada pela Pedagoga, Escritora e Especialista em Gestão de recursos humanos, Edigleide Rabelo, os docentes tiveram oportunidade de aprender diversas atividades lúdico-educativas que poderão ser colocadas em prática nas salas de aula. De acordo com Edigleide, “o brincar está para a criança, assim como o trabalho está para o adulto. É importante os professores desenvolverem atividades lúdicas com os alunos. É através do lúdico que a criança desenvolve suas potencialidades”, ressaltou.

Para a professora Sofia Cavalcante, a Jornada Pedagógica está sendo muito proveitosa. “Todas as palestras e oficinas são muito proveitosas para melhor desempenho do professor, que sai daqui motivado. Quando a gente ama a profissão, dá para transformar a sala de aula num local melhor”, comentou. Hoje (7), último dia da Jornada Pedagógica de Casa Nova, os professores assistem, na Quadra Poliesportiva do município, à palestra - Vencendo Desafios e Construindo o Futuro - e participam da oficina “Competências para liderança: estratégias dos líderes vencedores”. O encerramento acontece com o grupo musical SeperBanda. O evento é uma parceria da Prefeitura de Casa Nova e a Empresa Equilibrium.

Política
07 de Março / 2013 às 13:58 | 12 Comentários

As obras da Rodovia Salitre foram retomadas em Juazeiro. Nesta quarta-feira (06), o prefeito Isaac Carvalho, o Superintendente da Codevasf, Emanuel Lima; diversos secretários, vereadores e alguns comunitários estiveram no ponto onde a obra foi interrompida, no contorno de Sobradinho, para acompanhar o reinício dos trabalhos.

O dirigente da Codevasf Emanuel Lima informou que a obra está sendo retomada graças a uma emenda da Senadora Lídice da Mata no valor de R$ 1.2480.000,00. “O valor será suficiente para fazer 2 km e 300m que é a dimensão que constava no projeto. Nós vamos concluir essa etapa e enquanto está sendo executado esse serviço nós vamos nos empenhar junto às lideranças locais e regionais no sentido de colocar os R$ 8 milhões necessários para andamento da obra até a avenida da Estação, interligando ao projeto de duplicação daquela pista (BR-235) como parte da obra da Travessia Urbana”, explicou Emanuel.

O prefeito Isaac Carvalho atribuiu às picuinhas políticas a paralisação da obra na gestão anterior da Codevasf. “Graças à parceria que temos hoje com a Codevasf esta obra está sendo retomada e muitas outras serão efetivadas muito em breve. Com a chegada de Emanuel muitas obras a gente tem conseguido deslanchar em razão dessa interação, a exemplo dessa Avenida Nossa Senhora de Nazaré no Quidé, a conclusão dessa obra da rodovia Salitre, além de várias adutoras no interior do município”.

 Isaac agradeceu à Senadora Lídice da Mata que viabilizou o recurso e lembrou que além da rodovia, será feito o acesso do bairro de Piranga, bem como a pavimentação de algumas ruas. A outra informação do prefeito diz respeito a uma nova avenida que será aberta da Rodovia Salitre ao bairro Dom José Rodrigues passando pelo Argemiro, Codevasf, Antonio Conselheiro “promovendo ainda mais a integração entre os bairros”, concluiu Isaac.

Política
07 de Março / 2013 às 13:30 | 3 Comentários

Depois da visita à Maternidade de Juazeiro, ao Cerpris e algumas Unidades Básicas de Saúde, o secretário municipal da Saúde, Cássio Garcia, realizou nesta quarta-feira, dia 06, uma visita a UPA/24horas, continuando a série de vistorias às unidades que compõem a Rede Municipal de Saúde.O objetivo é percorrer os serviços para conhecer de perto a estrutura, os profissionais, observar as necessidades e o processo de trabalho, para, com isso, promover a continuação do processo de qualificação dos atendimentos.

Durante sua visita, o titular da pasta percorreu todas as instalações da unidade, como a área administrativa e assistencial da UPA e aproveitou também para falar com usuários para saber se estavam sendo bem atendidos. “Estamos verificando in loco a situação de todas as unidades para podermos fazer com segurança as mudanças necessárias. Os profissionais também estão passando relatórios técnicos para traçarmos um plano de trabalho eficaz e que garanta um funcionamento otimizado na rede, com serviços adequados e qualificados”, ressaltou Cássio Garcia.

Para Suzana Almeida, que trabalha com Educação Profissional, a UPA é melhor que muitos atendimentos de emergência oferecidos através dos hospitais credenciados aos planos de saúde. “Esta já é a quarta vez que venho até a unidade. Desta vez trazendo meu filho. Todos da minha família têm plano de saúde, mas o atendimento é tão demorado, que corro para cá. Nós sempre somos atendidos numa rapidez e numa eficiência, que não tenho do que reclamar”, disse.De agosto a janeiro de 2013, a UPA já realizou 25,2 mil atendimentos a adultos e crianças. Em média, 5 mil pessoas são atendidas na unidade por mês, e 160 diariamente. A UPA ,logo quando inaugurada, começou realizando 80 atendimentos por dia.  A capacidade da unidade é para prestar 300 atendimentos diários.

A primeira UPA de Juazeiro, resultado da parceria da Prefeitura de Juazeiro e Governo da Bahia, está aberta todos os dias com 150 profissionais trabalhando, sendo eles, 4 médicos por plantão, dois emergencistas e dois pediatras, além de enfermeiros, nutricionista, farmacêutico, auxiliar de farmácia, técnicos e demais profissionais de saúde. A visita do secretário da Saúde foi acompanhada pela Diretora de Atenção à Saúde, Geandry Peres, diretora Executiva, Eliete de Castro, coordenadora da UPA, Ianni de Almeida e pelo coordenador de Enfermagem, Gustavo Monteiro Penha.

Por Vânia Castro/Sesau
Variadas
07 de Março / 2013 às 13:00 | Nenhum Comentário

Emílio Santiago, de 66 anos, deu entrada no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, por volta das 8h da manhã desta quinta-feira, dia 7, com um quadro de AVC (acidente vascular cerebral). Procurada pelo Portal da Band, a assessoria da instituição médica disse que ainda não sabe a gravidade do derrame e o seu estado de saúde. O cantor está internado no CTI, onde recebe todos os cuidados necessários.

A porta-voz contou que não sabe se a família vai autorizar a liberação de um boletim médico. Em 2010, Emílio também precisou ficar internado após ser diagnosticado com uma diverticulite aguda - inflamação da parede intestinal. O sambista iniciou a carreira na década de 70 e gravou grandes sucessos como “Saygon” e “Verdade Chinesa”. O último disco do cantor foi "Só Danço Samba (Ao Vivo)", lançado em 2012.

Portal Band Foto: Andre Muzzel Agnews
Política
07 de Março / 2013 às 12:30 | Nenhum Comentário

O deputado estadual Odacy Amorim, do PT, parabenizou o estado de Pernambuco pela celebração de sua Data Magna, lembrada nesta quarta-feira, dia 6 de março. A comemoração da data foi instituída em 2010 por lei baseada em projeto de autoria da deputada estadual Terezinha Nunes, do PSDB. A escolha da data foi realizada em uma consulta popular da qual participaram mais de cem mil pernambucanos.

A Data Magna homenageia a Revolução de 1817, deflagrada em seis de março do mesmo ano. O movimento pernambucano tinha como propostas básicas proclamar a república, abolir impostos e elaborar uma constituição democrática.

 “Em quase todos os estado existe este tipo de homenagem que é importante para saudarmos importantes nomes de nossa história numa época de lutas pela democracia e autonomia e em Pernambuco isso não seria diferente. Precisamos divulgar mais esta celebração para que todos os pernambucanos conheçam e aplaudam este momento importante para o estado e para o País”, assinalou Odacy Amorim.

A celebração da Data Magna de Pernambuco teve seu momento de celebração oficial na manhã desta quarta-feira em frente ao Palácio Joaquim Nabuco, sede da Assembléia Legislativa.

Ascom Dep. Odacy Amorim
Variadas
07 de Março / 2013 às 12:00 | 1 Comentário

Prossegue nesta quinta-feira (7), o projeto No Caminho das Alimentadeiras, que desde o dia 27 do mês passado, vem movimentando o Vale do São Francisco com apresentações de um espetáculo de dança e a oferta gratuita de oficinas, sob a coordenação do Coletivo Trippé, com apoio do Sesc Petrolina e financiamento do Edital Microprojetos Rio São Francisco do Mais Cultura / Funarte. O projeto, que faz uma leitura artística de uma das mais marcantes manifestações da quaresma no Vale do São Francisco - as Alimentadeiras de Almas, promove gratuitamente, a partir das 14h, uma oficina para os alunos da escola pública Julia Eliza, em Petrolina. Durante a oficina, que também foi oferecida para alunos da rede pública de ensino de Juazeiro (sede e distrito de Juremal), são ensinados os princípios da dança contemporânea, consciência corporal e potencial criativo, além de explorados alguns elementos utilizados no processo de construção do espetáculo No Caminho das Alimentadeiras.

Espetáculo

Segundo o coordenador do Coletivo Trippé, Adriano Alves, o espetáculo,que foi apresentado no último final de semana no Sesc Petrolina, teatro de Juremal e Centro de Cultura João Gilberto, foi muito bem recebido pelo público. “A cada apresentação, sentimos a evolução das respostas à nossa coreografia, feita a partir de um estudo antropológico dos cantos trêmulos, som das matracas e batidas do coração das Alimentadeiras de almas”.  O coordenador adiantou também, que o espetáculo já recebeu convites para apresentação em outras comunidades e ainda, que o Coletivo vai realizar, até o final deste mês, em três cidades do norte baiano, o projeto de dança Liquidificador de Corpos, aprovado no Calendário de Artes da Funceb – Fundação Cultural do Estado da Bahia.

Clas Comunicação
Esporte
07 de Março / 2013 às 11:30 | 12 Comentários

O que era para ser mais um dia de folga do elenco do elenco do Juazeiro, terminou em confusão. Na madrugada da última terça-feira (5), o lateral Fiuza e o zagueiro Radson protagonizaram um quebra-quebra em uma pizzaria localizada no distrito de Pilar, município de Jaguarari, no norte baiano, onde a equipe realiza os treinamentos. De acordo com um morador da localidade, que não quis se identificar, a dupla quebrou garrafas e ainda agrediu o dono do estabelecimento e mais dois funcionário.

- Eu estava do lado de fora e escutei os jogadores fazendo a maior laúza. Eles quebraram garrafas e acabaram agredindo o pessoal. O motivo eu não sei explicar  – disse, em conversa com o BN.

O presidente do clube, Régis Alves, confirmou o fato e rescindiu o contrato dos envolvidos na confusão. - A diretoria do clube não concorda com isso e imediatamente eles foram dispensados. Esse tipo de conduta não aprovamos – afirmou Régis.

O mandatário da agremiação ainda prometeu contratar mais dois jogadores para substituir os dispensados. - Já estamos conversando com alguns jogadores e até o fim de semana iremos anunciar as peças de reposição – concluiu.

O Tricolor das Carrancas ocupa o segundo lugar no Campeonato Baiano com 14 pontos. Neste domingo (10) encara o Fluminense de Feira, no Estádio Adauto Moraes.

Com informações e foto de Glauber Guerra do BN
Política
07 de Março / 2013 às 11:00 | Nenhum Comentário

O Vale do São Francisco no Norte da Bahia receberá o apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) do Ministério da Integração Nacional, para execução de uma iniciativa que contempla o eixo da inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria do Governo Federal, e integra as ações do Programa de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APL).

Representantes da empresa Auran Serviços Holísticos Ltda, contratada pela Codevasf através de licitação pública para prestar apoio técnico na implantação de Kits de Produção na área de Apicultura, já participaram de uma reunião com o superintendente regional da companhia em Juazeiro, Emanoel Lima da Silva, para acertar os detalhes do início dos trabalhos de validação das famílias a serem contempladas com ações de apicultura nos municípios de Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes e Remanso. Posteriormente outros municípios integrantes da área de atuação da Codevasf na Bahia também serão contemplados. Essas ações também serão realizadas pela Codevasf em Pernambuco.

Nesta semana técnicos das superintendências da Bahia e de Pernambuco, ligados às áreas de revitalização e desenvolvimento territorial participaram de uma capacitação para apresentação e discussão da metodologia que será empregada na realização das ações previstas no programa de APL’s. Estão sendo programadas as datas para apresentação do programa nos municípios. Em cada um deles serão formados Comitês Gestores Municipais, que auxiliarão na mobilização, cadastramento e seleção dos beneficiários. O objetivo será a estruturação e desenvolvimento dessa atividade agropecuária nesses municípios contemplados.

Leia mais.

Política
07 de Março / 2013 às 10:30 | 29 Comentários

O Governo Municipal, gestão 2009-2011, deixou salários atrasados de funcionários, inclusive de concursados de diversas áreas da Prefeitura. Alguns trabalhadores ficaram sem receber seus vencimentos de outubro até dezembro, inclusive o 13º. Muitos funcionários ficaram revoltados com a situação, fazendo manifestos ainda no fim de 2012. Já o Governo atual, sob administração do Prefeito Carlos Brandão, procurou cortar despesas visando o pagamento desses funcionários. “Os funcionários não tem culpa da irresponsabilidade do prefeito anterior. Nós buscamos também seguir a lei para pagar os funcionários, porque mesmo tendo o dinheiro, não poderia pagar. Mas buscamos a Justiça e o Tribunal de Contas para pagar tudo certo, na lei”.

Conforme Nota Técnica, emitida pela Administração atual, o pagamento de maioria das pendências está sendo feito a partir desse dia 6 de março. Na nota, estão explícitos todos os problemas técnicos que impediam o Governo Carlinhos Brandão pagar. “Pedimos paciência aos demais, pois serão pagos”, garantiu o Prefeito, que na nota ainda explica que os recursos disponibilizados durante a transição de governo somaram R$ 69.922,95, enquanto os processos de pagamento estão inscritos em mais de duzentos mil reais. “Tudo que pudermos fazer para que os servidores não fiquem prejudicados, faremos. Já estamos fazendo os estudos para pagar os que não receberem nesse dia 6. Até isso, o Prefeito anterior errou, senão todos os funcionários já seriam pagos. Estamos consertando até os erros dele”, justificou Carlinhos Brandão.

Vale ressaltar que o pagamento do exercício atual (meses de janeiro e fevereiro) está em dia. “Prometemos e estamos cumprindo. Cortamos até os salários dos comissionados, inclusive o meu, em 20%, para cumprir isso.

Maurízio Bim Ascom Prefeitura de Curaçá
Política
07 de Março / 2013 às 10:00 | 4 Comentários

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, em parceria com a Codevasf, iniciou na última sexta-feira (01), a adutora para abastecimento de água na Fazenda Itamaraty, localizada a 7 km de Juazeiro. Com a construção da rede de água, 20 famílias que residem na localidade serão beneficiadas com água tratada. A previsão para a conclusão da obra é para segunda-feira (11).

De acordo com o gerente de divisão do interior do SAAE, José Inaldo do Nascimento, serão instalados 2.800 metros de tubulação de 50 mm, com isso, levando água tratada para os moradores. “Com a seca este ano na nossa região, estamos procurando amenizar o sofrimento da população que ainda não possui água tratada. Acredito que em poucos dias o sistema de abastecimento esteja funcionando normalmente”, declarou Inaldo, ressaltando ainda que já estão em fase de testes cinco adutoras do programa Água para Todos. São elas: Salitre; Ilha Grande; Buqueirão; Jacaré e Periquito.

Por Luzete Nobre/ SAAE
Espaço do Leitor
07 de Março / 2013 às 09:30 | 31 Comentários

Vergonha Senhor Veloso, é Juazeiro viver neste abismo social em comparação a Petrolina e a outras cidades de menor porte;

Vergonha, é Juazeiro ter sido a cidade que mais recebeu recursos Federais na Bahia (per capta) nos últimos quatro anos e ser a vergonha que é;

Vergonha, é ver bairros de nossa cidade passando sede;

Vergonha; é ver nossas avenidas entregues aos buracos, mau cheiro, nossas praças mais do que abandonadas;

Vergonha, é ver nossas crianças padecendo de doenças da época da colonização por falta de saneamento;

Vergonha, é ver o homem do campo nesta seca entregue à própria sorte;

Vergonha Senhor Veloso, é ver nossos jovens perdendo o seu futuro para drogas;

Vergonha Senhor Veloso, é ver uma prefeitura servindo de cabide de emprego para incompetentes que querem justificar o injustificável;

Vergonha, é infelizmente para muitos, dizer que moram em Juazeiro;

Sr. Veloso por gentileza, nos poupe destas desculpas esfarrapadas, deste discurso pobre e sem objetividade. Por favor, tenha um pouco de sensibilidade com o povo, ou seja...

Julio Almeida

Política
07 de Março / 2013 às 09:00 | 7 Comentários

O prefeito Isaac Carvalho reuniu-se na tarde desta quarta-feira, 06, em Salvador,  com Luis Anselmo Pereira de Souza, Coordenador Executivo do CDA (Coordenação de Desenvolvimento Agrário). Acompanhado dos Secretários de Relações Institucionais, Fernando Dantas, e Gestão Estratégica, Flávio Luis, o prefeito participou do ato de assinatura dos Títulos de Reconhecimento de Domínio Municipal dos distritos de Junco e de Carnaíba do Sertão, que possibilitará a regularização fundiária.  O próximo passo será a elaboração de um Projeto de Lei para que sejam legalizadas as posses.

Esporte
07 de Março / 2013 às 08:30 | 2 Comentários

A Sociedade Desportiva Juazeirense já tem um novo técnico. A diretoria do clube confirmou na noite desta quarta-feira (6) a contratação do técnico Quintino Barbosa, conhecido como Barbosinha. Ele será apresentado oficialmente após o treino da manhã desta quinta.

- Acertamos com Barbosinha e ele já vai estrear contra o Vitória da Conquista no domingo – disse Sérgio Fernandes, diretor de futebol, em entrevista a Glauber Guerra do BN.

O novo comandante do Cancão de Fogo assinou contrato até o fim do estadual e chega com a missão de conseguir uma vaga na Série D. O Juazeirense ocupa a quarta posição na tabela com dez pontos e já está classificado para a próxima fase do certame.

Informações e fotos Glauber Guerra do BN
Política
07 de Março / 2013 às 08:00 | 7 Comentários

O requerimento do vereador José Carlos Medeiros (PV) convocando o diretor-presidente do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), Joaquim Neto, não foi aprovado na sessão desta quarta-feira (07), mas é quase certo que deverá ocorrer na próxima semana.

É que a falta de água em diversos bairros de Juazeiro nos últimos meses praticamente dominou os debates na sessão de ontem, pela primeira vez na atual legislatura unindo os vereadores da situação e da oposição.

Medeiros, autor da proposição, registrou a presença de representantes do SINDAE (Sindicato dos Trabalhadores no Setor de Água e Esgotos da Bahia) e manifestou apoio à luta da entidade sindical contra a privatização da autarquia municipal.

”É estranho que somente após a aprovação das PPP`s (Parceria Público-Privado) o SAAE comece a enfrentar tantas reclamações em função da falta de água nos bairros e interior. Será que estão sucateando o órgão para entregá-lo de graça?" questionou Medeiros.

FOGO AMIGO

Mitonho Vargas (PT) e Bené Marques (PSDB), vereadores governistas, endossaram o pronunciamento do opositor José Carlos Medeiros e cobraram providências do gestor do SAAE, Joaquim Neto. "Com tantos investimentos anunciados pelo SAAE é inadmissível que a gente tenha que retornar ao tempo do chafariz", provocou Mitonho.

"Até novembro o abastecimento tava normal no bairro Itaberaba, agora falta água todos os dias", declarou Bené Marques.

A também governista Suzana Ramos admitiu que a situação é de extrema dificuldade no interior do município. "Hoje, inclusive, o colégio de Juremal esteve ameaçado de não ter aula por falta de água. Torcemos para que Joaquim Neto resolva essa situação", disse.


publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage