Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Política
27 de Outubro / 2012 às 08:00 | 15 Comentários

Em razão das comemorações deste domingo, 28 de outubro, Dia do Servidor Público, o prefeito Isaac Carvalho decretou ponto facultativo para as repartições públicas municipais nesta segunda-feira (29).

Apenas os serviços de urgência, como o SAMU/192 (24 horas), a UPA, as unidades hospitalares, e o Centro de Especialidades Médicas (Policlínica/Santa Casa) funcionarão normalmente neste dia 29. As demais assistências da Rede Municipal, como as Unidades Básicas de Saúde, voltarão na próxima terça-feira, 30 de outubro.

Ascom/Prefeitura Municipal de Juazeiro Foto:skyscrapercity.com
Política
27 de Outubro / 2012 às 07:00 | 30 Comentários

Atendendo pedido da população local, através de lideranças de Juazeiro, o deputado Carlos Brasileiro (PT) requisitou do Governo Estadual, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), a recuperação da pavimentação asfáltica da Avenida São João, na cidade do norte baiano.

De acordo com o parlamentar, os serviços serão realizados ao longo de todos os 10 mil metros quadrados da avenida. “Trata-se de uma obra importante, e que vai garantir mais comodidade para centenas de famílias que moram ou transitam nesta região da cidade de Juazeiro”, afirmou Brasileiro.

Assessoria de Comunicação
Espaço do Leitor
26 de Outubro / 2012 às 23:00 | 2 Comentários

Ilhéus Hotel.

No ano de 2007, no Armazém Café, aqui em Juazeiro, lancei o romance de minha autoria intitulado Frei Januário – “O Roncolho de Ouro”, onde compareceram vários convidados. Recomendo àqueles que adquiriram a modesta obra literária, que ainda não a leram, vejam na página de nº 44, capítulo V, a personagem de nome Amorzina do Bundão, quenga de boa linhagem, aposentada de guerra das “escondidas”, que fazia amor com os gringos que aportavam em Ilhéus, bem assim, com os “Coronéis do Cacau”, segundo ela, sentia o gosto do chocolate no momento da transa amorosa. Esse capítulo, talvez lhes traga alguma referência à novela Gabriela.

Gostaria que lessem o capítulo que fala sobre Maria Peito de Aço, cafetina de briga, valente, que exibia os peitos duros, bicos do tipo ferrão, aos “caneiros” que não pagavam “neném”, no brega. Maria deixava os caloteiros com medo e xixados nas calças, então, a conta era paga sem pechincharem!

Vejam, ainda, o capítulo que cita o Pai Alfredo, cujo orixá era Logumedê, que tem instabilidade sexual – seis meses homem, seis meses gay. Bruxo famoso em Ilhéus no jogo dos búzios e no sopro da pemba preta, e, apesar da fragilidade sexual era assediado por moças bonitas de “balaio grande”, cheias de arrobas de cacau. Como também as peripécias do Roncolho de Ouro que furtou a batina do Frei Astósio, passando a celebrar as Santas Missões pelas roças de cacau e emprenhava as carolas fanáticas, ignorantes, suas seguidoras.

Os “Coronéis do Cacau”, poderosos, protegidos pelos clavinotes e o rifle papo-amarelo, este de calibre 44, dos jagunços e capatazes impiedosos.

Fachada do Bataclan (Amarelo).

Cheguei aos 21 anos de idade ao sul da Bahia para servir no 2º Batalhão de Ilhéus, como 2º tenente da PM. Os fatos narrados concernentes ao livro de Jorge Amado (Gabriela Cravo e Canela), os vivenciei por muito tempo. Ilhéus era uma cidade de vida onírica, cacau, caxixes, riquezas sangrentas, Bataclan, orgias, Boite OK, Casa de Madame Zilda, O Betel, jagunços, pistoleiros, navios de diversas bandeiras, contrabando de cacau, contrabando de café, strip-tease (As gringas atrizes se despiam lentamente na Boite OK de propriedade de madame Nanã), jogatina no Ilhéus Hotel, onde se apostava roças de cacau, mulheres, etc.

Quarto de Maria Machadão.

Acesso privativo ao quarto de Maria Machadão, pelos fundos do Bataclan.

Aconselho que leiam o romance Frei Januário – “O Roncolho de Ouro”, de minha lavra, porquanto, todas essas estripulias constam do livro, com maiores detalhes. Uma leitura fácil e, o papel é coche. Apesar de uma triagem grande, 90% foram adquiridos por algumas cidades do sul da Bahia, a exemplo da cidade do Prado e Ilhéus, em Câmara de Vereadores, Academia de Letras, sindicato e livrarias. Só me restam poucos exemplares para o meu arquivo.

Vesúvio, bar e restaurante administrado pelo imigrante árabe Nacib.

É preciso se ter o hábito de ler, pois faz bem a alma. Um romance, como se sabe, tem início, meio e fim. Simplesmente ler o início do livro e guardá-lo é melhor não o adquirir.

Acostumo doar livros para algumas instituições e para vários professores, todas às vezes que escrevo uma obra literária. Sempre recebo telefonema de alguém, reclamando por não ter recebido um exemplar. Gostaria de atender a todos, gratuitamente, porém, cada edição tem um custo alto, e, os recursos são próprios, tirados do meu salário.

Aconselho que leiam qualquer papel escrito: carteira de cigarros, periódicos, folhetos, folhetins, folhinha, ao acordarem, essas opções são para àqueles que não gostam de ler um romance ou um livro de bom conteúdo. O importante é não ser desinformado, mudo obtuso e impedido de falar em rodadas de amigos. A pessoa deve ler qualquer escrito que estiver à sua frente para saber como se escreve as palavras, senão, ficará apagado no mundo da escuridão!

Geraldo Dias de Andrade é Cel. PM/RR – Bel. em Direito – Cronista – Membro da ABI/Seccional Norte – Escritor – Membro da Academia Juazeirense de Letras.

Informativos
26 de Outubro / 2012 às 22:30 | Nenhum Comentário
 
O xadrez é um jogo de estratégia, que desenvolve a memória, melhora a capacidade de concentração e aumenta a velocidade de raciocínio dos atletas. A Unidade do Sest Senat de Petrolina está oferecendo um curso para  iniciantes e também para aquelas pessoas que pretendem aprimorar seus conhecimentos neste esporte reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional.
 
O curso, destinado ao público na faixa etária de 7 à 16 anos, está sendo oferecido às terças-feiras - nos horários  de 15h às 16h e de 16h às 17h e aos sábados – nos horários de 8h às 9h, 9h às 10h e 10h às 11h.
 
Segundo o professor Agnaldo Melo, técnico campeão das Olimpíadas Escolares de Petrolina nos anos de 2010 e 2011, os alunos vão trabalhar a parte tática e também estratégica de como chegar ao Xeque Mate, que põe fim à partida de xadrez, além do desenvolvimento dos temas de abertura do jogo.
 
De acordo com a coordenadora de Promoção Social do Sest Senat, Eva Rodrigues de Sá, o curso de xadrez tem um ano de duração, com entrega de certificados ao final, e os interessados podem fazer suas inscrições na própria entidade em horário comercial (valor para a comunidade: R$ 15,00 e gratuito para trabalhador em transporte).
Clas Comunicação
Variadas
26 de Outubro / 2012 às 22:00 | 5 Comentários

Quando surgiu a ideia do Blog do Geraldo José a intenção não era apenas ser um espaço de notícia, mas também de entretenimento e de encontro de pessoas. Ao longo desses quase três anos, o Blog ganhou o seu espaço na região e também novos amigos, novas propostas e novas parcerias.

Recentemente, uma mensagem das jovens Verônica e Cinthya, responsáveis há 01 ano e 08 meses, pelo Blog chamado O Divã Dellas (http://odivaadellas.blogspot.com), deixou a nossa equipe bastante entusiasmada. É que as parcerias tendem a fortalecer o elo do bem.

Diz a mensagem de Verônica e Cinthya: “A ideia inicial foi apenas escrevermos sobre uma visão diferenciada do cotidiano. A cada postagem, no entanto, observamos que as pessoas iam aceitando as nossas ideias e até aderindo a elas. De 50 acessos iniciais hoje contabilizamos quase 1000 diários. A nossa proposta não tem nada de "Hiper", "Mega" ou "Ultra", pelo contrário, a nossa proposta é justamente a simplicidade esquecida e ofuscada com tanto "Mega", "Hiper" e "Ultra" que existe por aí. E nisso temos tido retorno carinhoso de leitores que nos têm, inclusive, como terapeutas. A nossa responsabilidade cresce a cada dia juntamente com o numero de leitores e de acessos. Gostaríamos muito de alcançar mais e mais pessoas, de trazer mais e mais mentes para a beleza esquecida do cotidiano. Pensei então se vocês não poderiam publicar alguns dos nossos textos em seu Blog e, dessa forma, nos ajudar com a divulgação do nosso trabalho”.

É com imenso prazer que a gente ratifica mais esta parceria e a partir deste sábado (27), os leitores do Blog do Geraldo José também contarão com as lindas mensagens, renovadoras por sinal, de Verônica e Cinthya.

Sejam bem-vindas.

Geraldo José e equipe

Variadas
26 de Outubro / 2012 às 21:30 | Nenhum Comentário

O nono dígito nos números de telefones celulares será adotado em todo o país até o fim de 2016, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A implementação no algarismo “9” antes de cada linha de telefonia móvel – que já foi implementada na região metropolitana de São Paulo – será feita aos poucos, em grupos de Unidades da Federação. O cronograma estabelece que os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo incorporariam o algarismo adicional até 31 de janeiro de 2014. Posteriormente, Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará e Roraima teriam até o fim de 2014 para se adaptar; seguidos por Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, até o último dia de 2015. Por último, Acre, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins adotariam o nono dígito até 31 de dezembro de 2016. (Correio)

Esporte
26 de Outubro / 2012 às 21:00 | 4 Comentários

A penúltima rodada da fase classificatória do Campeonato Interdistrital de Futebol 2012 acontecerá neste domingo (28), às 15h30, com a disputa entre as equipes de Itamotinga x Juremal, Massaroca x Junco, Carnaíba x Abóbora e Maniçoba x Pinhões. O campeonato, que retornou dia 14 de outubro, garante o lazer, entretenimento e o fortalecimento dos vínculos sociais através do esporte em toda zona rural do município. A primeira fase terminará dia 04 de novembro, com os jogos pendentes: Itamotinga x Pinhões e Abóbora x Juremal.

Já na sede, o Interbairro – que tem o mesmo objetivo de promover a integração através da prática do desporto – realizará sua segunda rodada com os jogos no sábado (27) disputado entre as equipes Piranga x Itaberaba, Pedro Raimundo x Piranga II, Alto da Aliança x Codevasf e Pena x Jardim Privamera. No domingo (28) será a vez de se enfrentarem os times Nova Esperança x Vila Tiradentes, João XXIII x Parque Residencial, Dom José Rodrigues X Alto do Alencar e Antônio Guilhermino x São Geraldo. No sábado os jogos acontecem às 15h30 e no domingo às 9h.

De acordo com o Gerente de Esportes, Gilberto Pacheco, o retorno do Interdistrital e garantia da realização do Interbairro mostram o compromisso com que a Prefeitura de Juazeiro vem gerindo o setor. “Eventos esportivos como esses valorizam as pessoas, ampliam a rede de amizades, movimentam o comércio local, fortalecem a organização responsável do desporto, contemplam o lazer e entretenimento dos torcedores, assim como garantem o direito ao esporte por parte de toda população”, acredita.

Para o cumprimento dos principais eventos do esporte amador do município, a Secretaria de Educação e Esportes – responsável pela organização em parceria com a Associação Desportiva dos Distritos de Juazeiro (ADDJ), Liga Desportiva Juazeirense (LDJ) e Associações de Moradores –, realizou melhoramentos nos pisos de campo, pinturas nas traves e adquiriu novas redes e equipamentos, entre outras melhorias e necessidades dos atletas, equipes e torcedores que foram atendidas.

Por Anna Monteiro/Seduc
Política
26 de Outubro / 2012 às 20:30 | Nenhum Comentário

“A origem do novo ‘apagão do PT’, que deixou o Nordeste mais de três horas sem energia no final da noite dessa quinta-feira e madrugada de sexta, está no abandono da meritocracia pelo governo petista nas estatais e na ocupação desenfreada e inconsequente de cargos estratégicos por critério exclusivamente partidários”, afirma o presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia.

Para o líder oposicionista, a substituição da meritocracia pelo uso desenfreado do fisiologismo, com a ocupação de cargos estratégicos por troca de apoio político, é um filme que está em exibição no governo da Bahia desde a eleição do petista Jaques Wagner em 2007. “O resultado dessa prática nefasta é a ineficiência do aparelho de estado, que se tornou incapaz de garantir segurança pública e prover educação e saúde à população baiana”.

Segundo o democrata, a situação não é diferente no plano nacional, onde a desorganização das empresas de energia elétrica nos últimos 10 anos de governos petistas fragiliza a manutenção e a operação do sistema. Some-se a isso a falta de investimentos. "Hoje, quando as estatais têm o desafio de uma operação no limite do sistema, invariavelmente ocorrem  apagões no Sudeste e no Nordeste, enfim, em todas as regiões do país. O alívio de carga não funciona. É o retrato do desprezo pela qualidade técnica", explica.

Ascom DEM-BA
Política
26 de Outubro / 2012 às 20:00 | 9 Comentários

Dos atuais nove vereadores que compõem o legislativo de Sento-Sé, apenas dois retornarão em Janeiro de 2013: Rodolfo Café e Zé Benedito de Donana. Os outros não se reelegeram e se despedem dia 15/12, quando deverá começar o recesso parlamentar. Em 2013, a câmara de vereadores será recomposta por 13 vereadores, dos quais 11 são novatos. A renovação traz dois fatos históricos na política de Sento-Sé, o primeiro com Rodolfo Café reeleito com 1.579 votos, sendo o mais votado de todos os tempos, e o segundo com Juliano Afonso, eleito aos 18 anos, sendo também o mais jovem da região nas eleições deste ano. Os eleitos serão diplomados em Novembro e empossados dia 1º de Janeiro.

Ascom Sento-Sé
Policial
26 de Outubro / 2012 às 19:30 | Nenhum Comentário

Ontem, dia 25, durante a Operação Divisa Segura, policiais militares da 45ª CIPM/Curaçá, após constatar elementos homiziados na cidade, foram levantados pelo serviço de inteligência a existência de mandados de prisão em aberto nos Estados de São Paulo e Pernambuco, para o que foi solicitado apoio dos policiais do serviço de inteligência da 7ª CIPM/Santa Maria da Boa vista-PE. Na operação foram presos Joaquim Alexandre dos Santos e Valmir Ferreira de Souza, em desfavor deles havia mandados de prisão por homicídios ocorridos nos Estados de São Paulo-SP e Pernambuco, respectivamente, sendo o primeiro apresentado à Delegacia de Policia Civil em Curaçá e o segundo recambiado para a Delegacia de Policia Civil em Santa Maria da Boa Vista-PE, para adoção das medidas cabíveis. Dentre as providencias resultantes da Operação o comando da 45ª CIPM comunicará ao Estado de São Paulo para as providencias cabíveis.

Política
26 de Outubro / 2012 às 19:00 | 1 Comentário

O deputado federal Amauri Teixeira (PT/BA) busca ajuda do governo e autoridades para combater o fogo que consome a vegetação de Jacobina (BA) sua cidade natal. Desde que soube do incêndio na terça-feira (23/10) o parlamentar enviou ofícios e fez contato por telefone com várias autoridades, entre elas o Governador da Bahia, Jacques Wagner; o Comandante do Corpo de Bombeiros da Bahia Dalton da Silva Barbosa; o Coordenador Executivo de Defesa Civil, Salvador Brito e o Secretário de Meio Ambiente do Estado da Bahia, Eugênio Spengler.

De acordo com informações de Roque Tavares, brigadista que trabalha no combate ao fogo, após o clamor feito ao deputado e demais autoridade foi montado na cidade um grupo coordenado pela Policia Militar e composto pelo Corpo de Bombeiros de Senhor do Bonfim, Ibama, Polícia Civil, Mineradoras e Brigadistas de Jacobina que está trabalhando para a resolução do problema.

Ainda de acordo com Roque ontem a noite foi traçado um plano de combate ao incêndio, o primeiro passo foi montar uma barreira para que as chamas não atingissem as residências.
Até agora as áreas atingidas foram a Estância do Bandeirante, Vale do Brito, Vale da Pingadeira, Macaqueira e as serras próximas da cidade. Há um temor de que se o fogo não for rapidamente controlado ele atinja também os municípios de Mirangaba e Caem. Até o momento as informações são de que mais de 40% da Serra já foi consumida pelo fogo e o incêndio continua fora de controle.

O deputado Amauri destacou a importância da ajuda do governo do estado, órgãos ambientais e municípios vizinhos no combate ao fogo, “Saliento que a prefeitura de Jacobina não dispõe de Corpo de Bombeiros nem de muito menos um sistema eficiente de combate a incêndio, contando apenas com um caminhão da brigada de incêndio e com o trabalho voluntário de grupos como o Serra Verde. Precisamos de toda ajuda para preservar nosso povo, nossa fauna e nossa flora que já vem sofrendo tanto com esse longo período de estiagem”, finalizou Teixeira.

Ascom Foto: Ouro News
Política
26 de Outubro / 2012 às 18:30 | Nenhum Comentário

Durante toda a semana, a convite do 4º Grupamento de Bombeiros de Petrolina, integrantes da Guarda Municipal de Petrolina estão participando de um Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, ministrado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). O objetivo do curso é capacitar outros profissionais da segurança municipal além dos bombeiros da cidade.

Com carga horária de 40 horas, o curso tem como uma das instrutoras, Ana Virgínia Vieira, que destaca a importância de Guardas Municipais ligados a Defesa Civil de Petrolina participarem da formação. “A Defesa Civil de Petrolina ganhará mais pessoas capacitadas para uma situação de incêndio, saberão lidar com o momento a que pessoas irão recorrer nesses casos”, conclui.

O Guarda Municipal José Welton Aquino afirma que os conhecimentos adquiridos durante a formação serão imprescindíveis em situações de risco no município. “Nós da Defesa Civil estamos aprimorando os conhecimentos junto ao Grupamento de Bombeiros para que em casos de risco possamos auxiliá-los. É importante que haja essa integração entre os órgãos de segurança, para que todos possam agir em conjunto a favor da comunidade”, frisa. O cursos que acontecem periodicamente já capacitaram dezenas de Guardas Municipais, contribuindo com o conhecimento e a formação continuada qualificada.

Secom/PMP
Política
26 de Outubro / 2012 às 18:00 | 4 Comentários

Num universo de 417 municípios, Juazeiro obteve um acumulado na geração de empregos formais  até setembro de 5.565 postos de trabalho, ficando na terceira colocação no Estado da Bahia, atrás apenas de Salvador e feira de Santana, segundo os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

A Agropecuária e a Indústria de Transformação, além da chegada de novas empresas de grande porte ao município, são alguns dos motivos para o bom desempenho do município na geração de emprego e renda. “Os investimentos públicos, como creches, quadras cobertas, saneamento, pavimentação também geram empregos para a população. Instituímos uma política de atração de novos investimentos justamente para dar oportunidade de empregos aos juazeirenses. Grandes empresas já se instalaram e outras estão chegando, o que vai gerar mais emprego, como a empresa de call center A&C, que em breve vai iniciar as suas atividades no município,” destacou o prefeito Isaac Carvalho.

 Para a secretária de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Carmiária Gomes, há uma percepção de que a cidade está em movimento. “O nosso objetivo é trazer possíveis investidores, mostrando o potencial geográfico e socioeconômico de Juazeiro. Mostrar que aqui é bom de viver, morar e investir. Os novos investimentos também trazem uma melhora na vida do consumidor, dando opções de compra”, declara. A secretária ainda destaca a oferta de cursos de qualificação profissional promovidos pela Prefeitura de Juazeiro, através de parcerias, como o Senac. “Cerca de 400 pessoas já foram qualificadas, atingindo um dos nossos objetivos, que é também melhorar a prestação de serviços no município”, finalizou.

Novos postos de trabalho devem ser criados com a chegada do Grupo Pão de Açúcar a Juazeiro, gerando mais de 500 empregos com a construção de mais uma grande loja atacadista na cidade.

Ascom PMJ
Informativos
26 de Outubro / 2012 às 17:30 | Nenhum Comentário

O Serviço de Assistência Social do Hospital de Urgências e Traumas de Petrolina está à procura de familiares ou conhecidos do paciente Januário Pereira Silva. O paciente foi encontrado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Juazeiro, após ter sido vítima de atropelamento na Rodovia BR-407, próximo ao Atacadão. Januário, que está internado na unidade desde o dia 11 de novembro, já está de alta médica, mas continua na unidade aguardando a presença de algum familiar ou conhecido para auxiliá-lo na locomoção e recuperação.

O Paciente apresenta quadro de desorientação, mas repete constantemente que é natural do município de Feira de Santana- BA e que está morando e trabalhando em Juazeiro atualmente. Quem tiver procurado algum familiar ou conhecido com essas características pode ligar para o Serviço de Social do Hospital de Urgências e Traumas através dos números (87) 2101-6508 / 6522 / 6544 ou 6543.

Anne Santana- Assessora de imprensa HUT
Informativos
26 de Outubro / 2012 às 17:00 | Nenhum Comentário

A Companhia Municipal de Trânsito e Transporte comunica que em razão do 2° Passeio Ciclístico, realizado pelo Rotary Club de Juazeiro, domingo dia (28), a partir das 7h30, o trânsito será interditado nas seguintes vias: Lagoa de Calú, Travessa Paulo Afonso, Avenida Adolfo Viana, Rua Ulisses Guimarães, Rua Eliseu Martins Nascimento, Rua das Algarobas, Avenida Flaviano Guimarães, Praça Simões Filho, Rua Quinze de Novembro, Travessa Edson Ribeiro e Praças da Misericórdia, Santiago Maior e Imaculada Conceição até a Orla. Logo após o término do evento que está previsto para as 12h, o trânsito voltará à normalidade.

Também na tarde do domingo (28), das 17h às 18h, a Travessa Paulo VI e Avenida Adolfo Viana serão interditadas para a realização da  Puxada Jovem, pela Diocese de Juazeiro, em comemoração ao Dia Nacional da Juventude.

Ascom CMTT - Foto: Google
Espaço do Leitor
26 de Outubro / 2012 às 16:30 | 20 Comentários

Amigo Geraldo, foi boa a madrugada?

A minha foi terrível, mas aproveitando a noite do apagão e sem querer politizar a questão, até porque as eleições já se passaram, o prefeito está reeleito e vai dirigir a cidade por mais quatro anos, porém como disse antes, com o apagão dei uma de vigilante e observe o absurdo que descobri: confirmei com alguns funcionários da UPA, que aquela unidade hospitalar não possui gerador próprio.

Como podem gastar mais de R$ 2 milhões de reais em um prédio desse e não equipá-lo com um gerador, pois a unidade medica é de pronto atendimento 24 horas. Não quero precisar, mas soube que tinha paciente lá dentro sendo medicado às escuras. Peço atenção dos órgãos competentes em relação a esses absurdos.

 Cleberlito Santana - Dom Tomaz

Variadas
26 de Outubro / 2012 às 16:00 | 9 Comentários

Carta aberta à Imprensa Livre e à População de Juazeiro e Petrolina

Com cópia para sua Excelência, Drª Promotora de Justiça Lolita Macedo Lessa.

Em resposta à “Denúncia” formulada pelo Srº José Reginaldo Guimarães Borges a alguns órgãos de imprensa da região.

1-    Preliminarmente

A SOTE é uma empresa constituída na região há décadas, e consubstanciou-se no sonho dos seus idealizadores, em realizar um serviço de saúde eficiente, profissional e ético.

A empresa pode se orgulhar dos resultados práticos alcançados ao longo de todos estes anos, resultados estes, que decorrem, sobretudo, do enorme esforço e dedicação de todos os profissionais que atuaram e atuam conosco, que sempre zelaram e zelam pelo nome da empresa e certamente são os responsáveis pela atual existência sólida do Hospital.

Ao longo de todos estes anos, passamos por enormes dificuldades financeiras, notadamente em decorrência da forte carga tributária em cascata em que somos atingidos- já que por termos natureza jurídica de Sociedade Limitada – não gozamos de qualquer isenção ou imunidade tributária dos entes estatais, ainda que mais de 80% do serviço prestado se dirija à população carente.

Em todas as crises enfrentadas pela empresa, sempre perscrutamos o caminho correto e legal para enfrentá-las. JAMAIS, objetivamos denegrir, caluniar, difamar, injuriar a imagem de qualquer pessoa ou  concorrente, porque tínhamos – e temos- pelos mesmos, o respeito que a ética médica exige.

Infelizmente, este não é o caminho de alguns. Invés de buscarem o crescimento profissional e pessoal através  da ciência da administração, da economia, do Direito, da Medicina,  e de qualquer outra ciência, para buscarem um meio de superação, preferem utilizar a forma antiética e covarde de vilipêndio da honra daqueles que não são a causa dos seus problemas.

Ressaltamos que não temos receio de investigação de qualquer instituição pública deste país. Abrimos mão de qualquer sigilo, inclusive bancário, em favor do órgão do Ministério Público, essencial ao bom funcionamento das instituições democráticas. Inclusive solicitamos a visita pessoal da Drª Lolita Macedo Lessa, na empresa e forneceremos à mesma, todos os nossos balanços e demonstrações contábeis e bancárias para quaisquer questionamentos.

Em esclarecimento à população, razão de ser do SOTE, teceremos comentários, ponto a ponto, acerca das inverdades trazidas pelo denunciante.

2-    Primeira mentira: O caso específico do senhor Rafael Viana Borges, filho do denunciante.

O Sr. Rafael Viana Borges esteve no Hospital de Urgência e Traumas em Petrolina (PE) e recebeu atendimento em decorrência de acidente moto ciclístico. Foi examinado e encaminhado para exames complementares, quando foi diagnosticado uma fratura diafisária fechada dos ossos da perna. O mesmo foi imobilizado de imediato e orientado, tanto paciente como acompanhante, sobre a necessidade de tratamento cirúrgico. O paciente permaneceria internado para realização do tratamento cirúrgico para fazer exames prévios, vez que é rotina do HUT, para maior segurança dos seus pacientes, em casos que não demandam perigo de vida, exames prévios, que possibilitem o tratamento cirúrgico com mais segurança. O paciente e o acompanhante, apesar de ciente que a cirurgia seria realizada posteriormente aos resultados dos exames, no entanto, se recusaram a permanecer no Hospital de Traumas, sob alegação de que buscariam o tratamento particular.

Ato contínuo, o referido paciente/acompanhante se dirigiu ao estabelecimento da SOTE, em Juazeiro. O mesmo solicitou informações sobre o valor do atendimento caso fosse a caráter particular. O colaborador responsável estimou e informou, verbalmente, o valor do tratamento entre R$ 10.000,00 (dez mil reais) à R$ 12.000,00 (doze mil reais), dependendo do material médico especializado (OPME) que seria utilizado. Imediatamente, ao saber do preço, o paciente/acompanhante informou que preferia realizar o tratamento através do SUS, sendo prontamente solicitada à Central de Regulação de Leitos, administrada por Bahia e Pernambuco, uma autorização de internamento, que é fornecida por meio de uma senha, uma vez que não é permitido ao hospital realizar procedimento pelo SUS sem a devida autorização da referida central.  Ressaltamos que, no caso em tela, a resposta da Central de Regulação foi quase imediata e todo o procedimento foi realizado no paciente, através do SUS, sem qualquer cobrança ao mesmo, como não poderia deixar de ser.

3-    Segunda Mentira: 05 mortes por fraturas de crânio supostamente ocorridas entre os dias 12 e 15 de outubro.

Primeiramente há de ressaltar que a empresa trabalha diuturnamente com traumas ortopédicos, decorrentes de fortes impactos e acidentes, de modo que evitar completamente a possibilidade de óbito é, infelizmente, uma quimera.

Segundo, ressalte-se, durante todo ano de 2012, o hospital SOTE não teve sequer os cinco óbitos que o denunciante afirma que ocorreram dentre os dias 12 e 15 de outubro. A inverdade é tão assombrosa, que nestas datas, nenhum óbito ocorreu.

Terceiro, ressalte-se, que o Hospital SOTE não é especializado em traumas cranianos e, por óbvio, eventuais mortes não poderiam ocorrer por esta Causa, já que se trata de especialidade de Neurocirurgia, ao qual temos profissionais altamente gabaritados na região e que procedemos ao encaminhamento, na hipótese da referida fratura. Nestes casos o SAMU e a Central de Regulação já encaminham o paciente para outras Unidades especializadas, porque têm ciência que o SOTE no caso destas fraturas, não pode fazer nada, senão o primeiro atendimento.

O SOTE tem credenciamento e contrato com a Secretaria Municipal de Juazeiro para atendimentos ambulatoriais e internamentos, de forma regular e contínua, absolutamente dentro da legalidade, realizando o  quantitativo, médio, de 3.297 ( três mil, duzentos e noventa e sete) atendimentos ambulatoriais e 304 (trezentos e quatro) procedimentos cirúrgicos no internamento, via SUS. Os recursos são públicos e estão à disposição da população para consultas diversas, a qualquer momento. Todos os dias, 24 horas, são atendidos casos de urgência e emergência, com equipe de multiprofissionais especializados.  Só para ilustrar: entre os dias 12 à 15 de outubro corrente foram realizados 88 atendimentos noturnos. Os registros dos atendimentos são realizados imediatamente e também estão à disposição para averiguações.

3- Terceira Mentira: Dos supostos pagamentos em duplicidad.

As inverdades do denunciante são tão flagrantes, que demonstram o desespero que se encontra àquele (s) que utilizou(aram) o seu nome para fazer a falsa denúncia. Vejamos.

O SOTE é o grupo de assistência médico-hospitalar licitado e contratado pela FEMSAÚDE – Fundação Estatal Municipal de Saúde de Petrolina – em certame elaborado e divulgado segundo os ditames legais, para a realização dos atendimentos no Hospital do Trauma e Urgência de Petrolina, para prestar serviços assistenciais, ambulatorial e hospitalar. Atualmente é realizado o quantitativo, médio, de 2000 (dois mil) atendimentos ambulatoriais e 198 cirurgias no internamento, mensalmente. O contrato é público e também está à disposição da população para consultas e averiguações, e o valor mencionado na denúncia  não corresponde ao  efetivamente recebido.

Evidente que não há encaminhamento do HUT para o SOTE visando qualquer interesse espúrio. E a razão é muito simples. Os encaminhamentos realizados entre Hospitais que atendem a rede pública são realizados pela Central de Regulação de Leitos, órgão público, responsável por averiguar o número de vagas em cada unidade de saúde e distribuir os pacientes oriundos de mais de cinquenta municípios que são atendidos nesta região, entre as vagas disponíveis. Assim, não é o SOTE que realiza tais encaminhamentos, de modo que se, por exemplo, um acidentado de Juazeiro se apresentar após um acidente no SOTE e lá não houver vagas, a Central de Regulação, das quais os hospitais não têm ingerência, encaminha o paciente para o Hospital do Traumas, o mesmo ocorre com os pacientes de Petrolina para Juazeiro, pois em decorrência do Princípio da Universalidade do SUS, imposto pelo constituinte originário, não é permitida-  e nem poderia deixar de ser- a recusa de pacientes em decorrência da procedência do destino. Queria o denunciante que o seu filho fosse recusado na SOTE por ser de Petrolina ? Evidente, que se atendido em Juazeiro, é responsabilidade deste município o pagamento das despesas hospitalares e honorários médicos referentes ao paciente, de acordo com a TABELA SUS, não havendo dupla cobrança, porque o SOTE foi contratado para laborar no HUT para prestar serviço em número fixo de atendimentos e cirurgias, dos casos enviados pela Central de Regulação, NÃO HAVENDO QUALQUER VINCULAÇÃO COM O SERVIÇO REGULAR QUE JÁ ERA PRESTADO NO SOTE.

4- Quarta mentira: Dos atendimentos DPVAT.

Os atendimentos via DPVAT estão suspensos desde 2008, em cumprimento à Legislação que proíbe, a partir daquela data, os atendimentos para as Unidades de Saúde credenciadas pelo SUS. Na época todos os procedimentos, inclusive recebimento de recursos, foram realizados de acordo a legislação sobre o tema vigente, com envolvimento direto dos familiares dos beneficiários. Até a presente data não há, por falta de motivos, nenhuma queixa expressa, verbal ou escrita, dos referidos pacientes e familiares.

5-Conclusão

Acreditamos que o denunciante declarado e o possível oculto, é capaz de perpassar pela crise (com delírios) na qual se encontra. Torcemos por isto, porquanto não temos a pretensão de sermos únicos no mercado da região, notadamente porque a demanda é crescente e os recursos são insuficientes. Rogamos a Deus, que ilumine os seus caminhos, vez que procurar vencer as agruras, através do vilipêndio à honra alheia não é cristão e tudo que não decorre dos ensinamentos de Cristo o tempo há de ensinar ou derrubar os que insistem, em trilhar pelo caminho da desonra.

Com a reputação consolidada durante 36 anos de expressiva e relevante prestação de serviços à população, primando pela qualidade mesmo com as limitações do financiamento do Sistema de Saúde, os princípios éticos sempre foram e sempre serão o norte das ações do grupo de profissionais e parceiros do Hospital SOTE. Temos a certeza que a população de Juazeiro, Petrolina e Região sabe do valor do desse grupo de assistência médico-hospitalar, que realiza mais de 5.000 atendimentos ambulatoriais e 500 cirurgias por mês, via SUS.

Tomaremos as medidas jurídicas cabíveis e estamos à disposição da população, da imprensa Livre e do órgão do Ministério Público, para mais esclarecimentos, se necessário.

Juazeiro, 26 de outubro de 2012.

A DIRETORIA

Variadas
26 de Outubro / 2012 às 15:30 | 5 Comentários

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (HEMOBA) convoca a população de todo o Estado a doar sangue em suas 25 unidades. A convocação se deve à perda de estoques de bolsas de sangue devido ao apagão que acometeu o Nordeste do país. Em algumas unidades, os estoques foram prejudicados por problemas de refrigeração. Mesmo nas localidades que não foram afetadas, é importante que a população doe sangue, uma vez que a HEMOBA trabalha em rede, distribuindo bolsas de sangue entre suas unidades e, assim, equilibrando os estoques. Na busca de repor os estoques, a HEMOBA informa, ainda, a ampliação do horário de funcionamento de algumas unidades de coleta e transfusão e conta com a solidariedade do povo baiano.

Critérios - Para doar, basta estar em boas condições de saúde, estar pesando acima de 50 kg, ter entre 16 e 67 anos – menores de idade só podem doar com autorização formal e presença do responsável. As recomendações médicas são: ir bem alimentado, ter dormido o mínimo de 6 horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação e não ter fumado nas últimas 2 horas, além de evitar alimentos gordurosos. Quem estiver gripado ou com febre; mulheres grávidas, em amamentação ou no período de três meses após o parto; aqueles que tiveram hepatite após os onze anos de idade ou, ainda, quem utiliza drogas injetáveis, não poderão doar. No momento da doação, é obrigatório apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

EM JUAZEIRO

UCT – HEMOBA HOSPITAL REGIONAL

RUA JOAQUIM BISPO DOS SANTOS S/N SANTO ANTÔNIO.  (74) 3611-7532

seg à sex 08:00 às 12:00 e 14:00 às 17:00 hs

Andrea Marnine Assessora de Comunicação Fundação HEMOBA
Variadas
26 de Outubro / 2012 às 15:00 | 4 Comentários

No calendário católico 07 de outubro é dedicado à celebração de Nossa Senhora do Rosário, festa instituída pelo Papa Pio V em 1571, em homenagem à vitória dos cristãos na batalha naval de Lepanto, na qual os católicos, em meio a recitação do Rosário, resistiram aos ataques dos turcos otomanos e venceram o combate. Em Juazeiro, no entanto, a homenagem festiva e cultural à santa acontece somente no último domingo de outubro com o cortejo do grupo de Congos, que mantém uma tradição quase centenária.

José Pereira Filho, popularmente conhecido por seu “Govéi”, herdou a missão do avô Cipriano Cardoso em 1973, quando este faleceu. “Meu avô conheceu os Congos através de um homem chamado Zé Cassiano, um antigo morador da ilha de Nossa Senhora e até morrer manteve viva essa tradição de nossa cidade”, explicou. Há quase quarenta anos à frente dos Congos, seu “Govéi” promove o cortejo louvando as glórias alcançadas na fé em Nossa Senhora do Rosário. De influência africana, os Congos representam uma das mais instigantes manifestações culturais e religiosas de Juazeiro.

“Minha gente que festa é aquela de tanta alegria, são os Congos do Rosário que vêm festejar Maria”. Quando os Congos, formados por homens, mulheres e crianças, iniciam o cortejo com seus cânticos de louvor e de fé, suas roupas nas cores azul, rosa e branco e ao som do batuque do pandeiro, o povo entra, se junta aos marujos com alegria para agradecer a nossa Senhora do Rosário as graças alcançadas.

“Os Congos representam a minha alegria e a minha fé. É como se a cada ano eu ficasse mais novo e por isso agradeço a Deus e a Nossa Senhora por essa felicidade de poder estar cumprindo minha missão”, ressaltou seu “Govéi”. Com o apoio da gerência de cultura da Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc), o cortejo dos Congos sairá neste domingo (28), da Vila Jacaré, às 06 horas da manhã, passando por várias ruas do centro até chegar à Praça da Catedral, onde haverá apresentação do congado até a hora da missa.

Por Luiz Hélio/Seiasc
Política
26 de Outubro / 2012 às 14:30 | 1 Comentário

Uma análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), baseada em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que 130.885 baianos entre 5 e 17 anos saíram da situação de trabalho infantil nos últimos cinco anos. Isso representa uma redução de aproximadamente 26%. O diretor de pesquisas da SEI, Armando Castro, aponta a eficiência das políticas de combate ao trabalho infantil e "a elevação de renda das famílias mais pobres que ajudou a retardar a entrada precoce no mercado de trabalho" como dois fatores que podem ter contribuído com o resultado.  A queda da proporção de crianças de 5 a 9 anos trabalhando na Bahia, entre 2006 e 2011, foi de 66%. A redução foi de 30% para pessoas entre 10 e 13 anos, de 26% para adolescentes de 14 a 15 anos. 

BN
Informativos
26 de Outubro / 2012 às 14:00 | Nenhum Comentário

Entre os dias 26 e 31 de outubro, a Unidade Móvel de Atendimento Médico da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina visitará as localidades de Pedra Grande, Rio Verde, Barra Franca, Graxeiro e Sítio Tanque. A Unidade chega a esses locais levando uma equipe, composta por um médico e uma técnica de enfermagem, que acolhe o paciente, verifica a pressão arterial, dispensa medicamentos e solicita os exames necessários. Para se consultar, basta ir ao encontro da equipe. Não precisa realizar agendamento.

CRONOGRAMA DA UNIDADE MÓVEL DE ATENDIMENTO MÉDICO

26/10 - Pedra Grande

27/10 - Rio Verde

29/10 - Barra Franca

30/10 - Graxeiro

31/10 - Sítio Tanque

Secom/PMP
Política
26 de Outubro / 2012 às 13:30 | 8 Comentários

Atendendo proposição do vereador Crisóstomo Lima (Zó do PC do B), produtores e proprietários rurais, representantes de associações e usuários da água da adutora da Mineração Caraíba, reuniram-se ontem no auditório da Câmara Municipal para discutir (e condenar com veemência) o aumento imposto pela empresa no valor do metro cúbico da água de 17 para 38 centavos.

Sem a presença de representantes da Caraíba, que alegou não ter recebido o convite, diversos representantes das comunidades se pronunciaram. O Presidente da Associação de Produtores de Manga de Santa Helena propôs a criação de um conselho permanente que pudesse acompanhar e discutir os valores. José Carlos Batista da APRA3 disse que está correndo “atrás para poder permanecer na adutora.  Caraíba que que a gente pague o preço do cobre”.

“Não estamos fazendo favor para a mineração. Nós pagamos e queremos pagar um preço justo e não o que ela impõe”.

Para o vereador Zó “ a situação é crítica e este é um problema de toda sociedade e não apenas dos produtores. Vamos à ANEEL e à ANA para discutir o valor da tarifa de energia e da água. O valor é muito acima do que os produtores podem pagar”.

Novos vereadores estreiam na defesa de produtores da adutora

Estiveram na sessão diversos vereadores eleitos, entre eles Amilton Ferreira,  Nalvinho, Tiano, Café, Anastácio, Eduardo, Anderson  e o Sargento Bastos, pronunciando-se a favor dos  produtores. Tiano (PT), lembrou que a “Caraíba é uma empresa privada, mas foi financiada com recursos públicos e por isso deve explicações e tem responsabilidades sociais”.

A vereadora Suzana, reeleita com expressiva votação na região, disse: “o povo do interior pede tão pouco: água, luz e estrada”, comprometendo-se engajar-se na luta pela revisão da tarifa: “Vamos até onde for preciso para resolver este problema”.

Amilton lembrou que a Caraíba paga “a tarifa verde de energia (que é o uso de energia em horários fora do pico), e empurra o maduro no povo”, discursou aplaudido pelo auditório lotado.

Ascom Foto: Joselito Tavares
Policial
26 de Outubro / 2012 às 13:00 | Nenhum Comentário

Nesta quinta-feira, 25, por volta das 06 horas, policiais militares da 45ª CIPM/Curaçá penderam por tráfico de drogas, Marcos Vinícius Barbosa da Silva. Com ele foram encontrados cerca de 100 gramas de maconha, uma balança e varias embalagens para acondicionar a droga. Marcos foi apresentado juntamente com todo material apreendido na delegacia de policia civil em Curaçá para adoção das medidas cabíveis.

Variadas
26 de Outubro / 2012 às 12:30 | Nenhum Comentário

Os alunos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) que irão participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade 2012), no próximo dia 25 de novembro, devem conferir o local de realização do exame. A consulta aos locais de prova estará disponível de 25/10 a 25/11/2012 e só poderá ser feita após o preenchimento obrigatório do Questionário do Estudante. Ambos os procedimentos deverão ser realizados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Enade visa o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes de ensino superior. Cerca de cem alunos concluintes e 219 ingressantes da Univasf estão inscritos no exame. De acordo com a Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA) apenas os concluintes deverão realizar a prova.

Mais informações sobre o Enade 2012 estão disponíveis no site: http://www.srca.univasf.edu.br/?pg=paginas|enade-html

Por Vanessa Arruda Imagem Ilustrativa da Internet
Política
26 de Outubro / 2012 às 12:00 | 1 Comentário

O Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta quinta-feira (25/10), considerou parcialmente procedente o termo de ocorrência lavrado contra a prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim de Almeida Pena, tendo por objeto primaz, dentre outras irregularidades, a acusação de contratação de pessoal sem a prestação de concurso público, no exercício de 2009. Comprovada grande parte dos ilícitos contidos no processo, o relator, conselheiro Fernando Vita solicitou a formulação de representação ao Ministério Público contra a prefeita, determinou o ressarcimento aos cofres municipais da quantia de R$ 69.162,00, com recursos próprios, pago indevidamente a título de auxílio financeiro aos trabalhadores temporários no mês de novembro, e imputou multa de R$ 36 mil.

O termo, lavrado pela 1ª Inspetoria Regional de Controle Externo, registrou no total de oito irregularidades, sendo elas: contratação de trabalhador temporário em número excessivo; pagamento de auxílio financeiro de forma irregular; criação de cargos em comissão incompatível com a constituição; contratação de pessoal efetivo sem concurso público; pagamento de professores abaixo do teto legal; contratação de empresa para fornecimento de segurança patrimonial; contratação irregular de contador; e falta de atuação da controladoria. Na oportunidade, os técnicos realizaram auditorias no setor de pessoal e obras da Prefeitura.

A relatoria concluiu pela existência de número excessivo de trabalhadores temporários, correspondendo a aproximadamente 23% da população do Município, além da criação de cargos em comissão para o exercício de funções técnicas como agente administrativo, agente de serviços públicos, auxiliar de serviços gerais, guarda municipal, auxiliar de disciplina, administrador regional, motorista de gabinete, magistério 1º grau, técnico em enfermagem - psf, assistente social – psf, agente de atividades educacionais e assistente técnico, o que é taxativamente proibido pelo art. 37, da Constituição Federal.

Em 09 de dezembro de 2010, o Executivo firmou um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC junto ao Ministério Público se comprometendo a realizar concurso público, o que ainda não o fez, perseverando na prática irregular, inflando os quadros da Prefeitura com tamanha quantidade de trabalhadores e criando tantos cargos em comissão para atividades incompatíveis com sua natureza, a exemplo de guardas municipais.

Fonte: TCM
Variadas
26 de Outubro / 2012 às 11:32 | 2 Comentários

A noite passada foi um trantorno na região de Petrolina e Juazeiro. O apagão trouxe muitos desconfortos para a população que reclamou do calor e principalmente das muriçocas que não deixaram ninguém dormir. Outra preocupação, seria de como os hospitais teriam lidado com essa situação. Segundo à assessoria do Hospital Regional de Juazeiro, o apagão não trouxe prejuízos para os pacientes: "Não houve transtornos porque o hospital tem gerador e a parte de assistência não teve nenhuma alteração" informou Daniele Valois. Por outro lado, o sistema de informática, que o gerador não cobre foi afetada, porém, os problemas já foram resolvidos nessa manhã (26).

Política
26 de Outubro / 2012 às 11:00 | Nenhum Comentário

Agricultores do Nordeste e do Norte que enfrentam problemas climáticos terão nova linha de crédito para renegociar dívidas, de acordo com decisão tomada hoje (25) pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). O volume de recursos liberados pode chegar a R$ 2 bilhões. A linha de crédito rural conta com recursos dos fundos constitucionais de Financiamento do Nordeste (FNE) e do Norte (FNO). Com essa linha, os agricultores dessas regiões que enfrentam problemas com chuva ou seca poderão renegociar dívidas de custeio e investimento contratadas até 30 de dezembro de 2006, no valor até R$ 100 mil. Para ter acesso ao crédito, é preciso também que os agricultores tenham ficado em situação de inadimplência no dia 30 de junho deste ano. O limite de crédito por beneficiário será até R$ 200 mil. A taxa efetiva de juros vai de 5% ao ano para os “miniprodutores”, cooperativas e associações e até 8,5% ao ano para os grandes produtores. Os produtores poderão contatar também com bônus de adimplência sobre cada parcela paga até a data do vencimento. Foi definido um percentual de 25% sobre os encargos financeiros para mutuários de municípios do Semiárido nordestino e 15% para os demais produtores. Leia mais na Agência Brasil.

Imagem ilustrativa da internet
Variadas
26 de Outubro / 2012 às 10:54 | 9 Comentários

O apagão que afetou 9 estados do nordeste causou grandes transtornos em Juazeiro e Petrolina e na manhã desta sexta-feira foram muitas as reclamações direcionadas ao blog, principalmente para saber as causas do apagão durante a madrugada e em alguns bairros de Juazeiro também agora pela manhã.

Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS) "Em princípio, sem identificação de causa com precisão ainda, houve um incêndio numa chave seccionadora de um equipamento, que é um capacitor-série do circuito 2 da linha de transmissão de 500 KV, entre as subestações de Colinas e Imperatriz, na interligação que liga os sistemas Norte/Nordeste ao sistema Sul/Sudeste", disse Hermes Chipp, em entrevista ao Bom Dia Brasil.

Em Juazeiro um agravante: O forte calor, a falta de energia e as muriçocas infernizaram a vida da população durante a madrugada.

Em Petrolina, um leitor informou, o único ponto de luz visível foi do Hotel Ibís, que manteve seu sistema elétrico funcionando através de gerador.

O Blog está buscando informações junto a hospitais e locais onde os serviços essenciais não podem faltar para levantar os possíveis danos causados à população.

Foto divulgação: google
Variadas
26 de Outubro / 2012 às 10:30 | Nenhum Comentário

A Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Sead/Univasf) lançou dois editais para curso “Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis e COM-Vida” que será oferecido na modalidade de Educação a Distância (EAD). O primeiro edital oferece quatro vagas para tutores e o segundo, oferta 150 vagas para alunos; ambas as seleções são destinadas aos polos das cidades Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). A previsão para início do curso é no dia 12 de novembro.

Tutores

De acordo com o edital 02/2012 divulgado pela Sead estão sendo oferecidas 2 vagas para tutores em Petrolina e 2 vagas para tutores em Juazeiro. Os candidatos que pretendem concorrer a seleção de tutores deverão inscrever-se até o dia 2 de novembro, gratuitamente, através do preenchimento online de Formulário de Solicitação de Inscrição. Até o final do período de inscrição deverá ser entregue na sede da Sead, localizada no campus Sede Petrolina, toda a documentação exigida no edital.

O processo seletivo para tutoria ocorrerá em duas etapas: análise do currículo lattes, com suas respectivas comprovações, e da Carta de Intenção, documento escrito pelos candidatos elencando os motivos pelos quais está pleiteando a vaga. A bolsa para tutores é de R$ 765 por 20 horas semanais. O resultado final da seleção será divulgado no dia 7 de novembro no site da Sead.

Alunos

As inscrições para a seleção de estudantes deverão ser realizadas até o dia 5 de novembro, gratuitamente, mediante o preenchimento de ficha de inscrição disponível no edital de seleção. São oferecidas 75 vagas para Petrolina e 75 vagas para Juazeiro distribuídas de acordo com público alvo: professores, estudantes do ensino médio, pais e responsáveis, bem como membros de Organizações não governamentais e instituições com temática ambiental.

Até o final do período de inscrição deverão ser entregues na sede da Sead, localizada no campus Sede Petrolina, a ficha de inscrição e toda a documentação exigida no edital. Os candidatos serão classificados de acordo com a ordem de inscrição e a divulgação das inscrições deferidas está prevista para o dia 6 de novembro no site da Sead. A confirmação de matrícula deverá ser feita pelos alunos entre os dias 6 e 9 de novembro.

Mais informações estão disponíveis no site da Sead.

Por Vanessa Arruda
Variadas
26 de Outubro / 2012 às 10:00 | Nenhum Comentário

A Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEADRUMA), participou nesta quinta-feira (25), no auditório da UNEB, do 50º Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx); que teve como objetivo apresentar estratégias para aumentar a inserção do agronegócio brasileiro no mercado externo. O AgroEx que pretende estimular os agentes do agronegócio a ampliar sua participação no mercado internacional; é uma iniciativa da Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e tem como parceiros a Prefeitura de Juazeiro, o Sindicato dos Produtores Rurais de Juazeiro, a Codevasf e o Sebrae.

Pela primeira vez o evento é realizado no município. “Com o apoio do Ministério, pudemos trazer o seminário para cá, que tem como foco principal a agricultura irrigada e a fruticultura. Passamos por uma crise em 2008 em função da queda das importações européias, mas agora o Vale passa a se reinventar, principalmente com a agregação de valor, com a agroindustrialização e a diversificação de novas culturas”, informou Rinaldo Moraes, gestor de projetos de fruticultura do Sebrae de Juazeiro. 

O evento discutiu os seguintes temas: Oportunidades e desafios às exportações do agronegócio brasileiro; Valorizando o produto com uso da Indicação Geográfica na agropecuária; Integração contratual – uma estratégia de acesso ao mercado internacional; Principais exigências sanitárias e fitossanitarias do mercado internacional; Aspectos relevantes do processo exportador; Caminhos para exportar – o passo a passo para exportação do agronegócio e Caso de sucesso.                                                                                

Além da pauta de palestras, os organizadores informaram que as discussões serão estendidas em reuniões entre as instituições envolvidas e o Ministério da Agricultura. “Nós precisamos chegar mais próximo do agronegocio, vê a importância da fruticultura do Vale do São Francisco. Não devemos nos ater as discussões especificas da cadeia da fruticultura com as instituições que dela fazem parte; mas também buscar que a sociedade de Juazeiro, Petrolina e de todo o Vale, entendam que essa é a base da economia da nossa região”, declarou o secretário Josival Barbosa, representante do prefeito Isaac Carvalho na ocasião. Estiveram presentes representantes do MAPA, da Vigilância Sanitária de Juazeiro, Codevasf, Sindicato dos Produtores Rurais de Juazeiro, UNEB, Secretaria de Agricultura de Pernambuco, Sebrae e estudantes. 

Por Lene Radina/SEADRUMA
Variadas
26 de Outubro / 2012 às 09:30 | 1 Comentário

Os perímetros irrigados sociais que estão sob a responsabilidade da Codevasf em Alagoas e Sergipe têm R$ 22 milhões assegurados para suas obras prioritárias de melhoria de infraestrutura. A informação foi recebida nesta quinta (25) pelos agricultores familiares de Alagoas estabelecidos nos perímetros de Boacica (situado entre os municípios de Igreja Nova e Penedo) e de Itiúba (em Porto Real do Colégio), durante a visita do presidente da Codevasf, Elmo Vaz, e sua comitiva.

Os recursos são do PAC Irrigação e se destinam a melhorias e modernização do sistema operado pelos irrigantes. Em Alagoas, três perímetros são considerados sociais – Itiúba, Boacica e Marituba. Os outros três estão em Sergipe – Própria, Cotinguiba/Pindoba e Betume. Perímetros sociais são aqueles que ainda não alcançaram autossustentabilidade e, por isso, ainda precisam de recursos governamentais para serem aplicados em infraestrutura.

Depois de percorrer a área dos perímetros e o Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, os agricultores se reuniram no auditório do Centro com Elmo Vaz e apresentaram as necessidades de melhoria da infraestrutura dos projetos de irrigação, a exemplo da recuperação de bombas de drenagem e irrigação e de reforço nos diques de proteção contra enchentes, além da dragagem dos coletores. O diagnóstico das demandas está sendo elaborado com a ajuda de técnicos da Codevasf, que integram um grupo de trabalho constituído para esse fim.

“Precisamos colocar o homem do campo para produzir. Temos que melhorar essa infraestrutura que dá renda direta e indiretamente para aproximadamente 12 mil famílias somente no Boacica”, apontou o agricultor Manoel Mateus, membro do Conselho Administrativo do Distrito de Irrigação do Boacica, instituição que representa os produtores rurais do perímetro junto à Codevasf. Da reunião, participaram também o diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas, José Augusto Nunes, o diretor da Área de Infraestrutura e Desenvolvimento Integrado, Guilherme Almeida, a chefe da gabinete da Codevasf, Maria Auxiliadora Cavalcante, e o superintendente regional em Alagoas, Luiz Alberto Moreira.

Ascom Codevasf
Variadas
26 de Outubro / 2012 às 09:00 | Nenhum Comentário

O IF Sertão-PE, por meio do Laboratório de Língua e Cultura Global (GCLab) do campus Petrolina, conseguiu aprovar um projeto de criação do primeiro centro de aplicação do exame de proficiência em inglês (TOEFL) do interior do nordeste. Agora estudantes e profissionais que precisam de certificação em língua inglesa para participar de intercâmbios ou seleção de mestrados e doutorados não precisam mais se deslocar para as capitais.

O primeiro teste será aplicado neste sábado (27), no campus Petrolina do IF Sertão-PE. Para fazê-lo, basta entrar no site www.ets.org/toefl, se cadastrar e escolher Petrolina como local de realização. O GCLab dispõe de 10 computadores. "Agora os alunos têm menos uma barreira, menos um custo, para realizar o sonho de fazer intercâmbio no exterior", avalia a professora de inglês do IF Sertão-PE, Cara Snyder, responsável pela elaboração do projeto. No sábado também iniciam as aulas da segunda turma do curso preparatório TOELF, reunindo 60 pessoas que obtiveram uma nota acima de 50% na prova de seleção.

Ascom Instituto Federal do Sertão Pernambucano
Variadas
26 de Outubro / 2012 às 08:30 | Nenhum Comentário

O 3º BPM de Ensino, Instrução e Capacitação em Juazeiro tem buscado fazer jus à sua nova missão de capacitar e aquilatar valores profissionais na sua área de atuação. 

A visão do Comandante do Batalhão, Tenente Coronel PM Carlos Alberto Neves da Silva, juntamente com a sua equipe formativa e parceiros é de estar sempre buscando novos cursos extracurriculares à PMBA com foco em ampliar a qualidade técnico-profissional não só dos policiais militares da região, como também de outros servidores que compõem o chamado sistema de defesa Social, inclusive da cidade coirmã Petrolina-PE.

Desta feita foi concluído ontem (25/10/2012), o curso de Qualificação de Atendimento ao Público. A capacitação com 15 horas-aula foi oferecida a 32(trinta e dois) profissionais Policiais Militares da PMBA, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal de Juazeiro, Policiais Militares do 5º BPM/PE e servidores do Conjunto Penal de Juazeiro.

Ao final do curso, que contemplou vários aspectos do atendimento ao público com qualidade, os participantes externaram sua satisfação em participar da capacitação e reconheceram a importância do evento em suas atividades.

Política
26 de Outubro / 2012 às 08:00 | 2 Comentários

Ontem, 25 de outubro, o prefeito eleito de Casa Nova, Wilson Freire Moreira, conhecido por Wilson Cota, completou 62 anos e comemorou ao lado de familiares, amigos e correligionários. Nas últimas eleições, Cota venceu o atual prefeito, Orlando Xavier, com uma expressiva votação de mais de 10.000 votos de frente o que considera como uma grande responsabilidade perante as demandas da comunidade.

“Minha Cidade está precisando de melhorias em diversos segmentos, Urbanização, Infraestrutura, Saúde e principalmente Educação. Peço a Deus que me dê muitos anos para lutar, ajudar aos mais necessitados e contribuir de certa forma com o desenvolvimento do município. A nossa grande obra será cuidar das pessoas, este aniversário é dedicado a minha família que me acompanha a todo instante e aos meus conterrâneos”, declarou Cota. (Com informações de Adailton Santana)

Variadas
26 de Outubro / 2012 às 07:30 | 4 Comentários

O Partido dos Trabalhadores em Juazeiro – Bahia externa seus votos de pesar pelo falecimento do militante comunitário Melquíades Nogueira Soares. Com certeza a sua partida deixará uma lacuna naqueles que militam em prol do fortalecimento da comunidade e seu exemplo de vida deve nortear aqueles que estão na militância. Nossos votos de solidariedade à família e nossa gratidão a Deus por termos convivido com este homem que dedicou sua vida a causa comunitária, de forma humilde, solidária e fraterna.

CLEMENS NUNES

DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PT EM JUAZEIRO – BAHIA


publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage