Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Esporte
22 de Novembro / 2012 às 23:00 | 1 Comentário

EU PENSO ASSIM...

Herbet Mouze

VOU PAGAR PRÁ VER

No último dia 14, o Conselho Técnico da  F.B.F., aprovou o novo sistema de disputa do campeonato baiano de 2013. A Copa do Nordeste será realizada entre 20 de janeiro e 17 de março. Assim, Bahia, Vitória e Feirense, representantes baianos nessa competição, só entrarão no estadual a partir da segunda faze. A F.B.F. considera essa fórmula mais enxuta, considerando que o certame baiano de profissionais já foi disputado com 140 jogos e passará a ter somente 76. A primeira fase que terá nove clubes será no sistema apenas em jogos de ida, entre 20 de janeiro a 10 de março. Bahia de Feira, Atlético, Fluminense, Vitória da Conquista, Serrano, Juazeiro, Juazeirense, Botafogo e Jacuípe, disputarão oito jogos cada, quatro em casa e quatro fora, em grupo único. Desta fase classificatória, ascendem à segunda fase, as cinco melhores classificadas. As duas últimas, serão rebaixadas para a segunda divisão de 2014 e a 6º e a 7º colocadas, são eliminadas, mas garantem participacão na elite do futebol baiano do ano seguinte.

Já com a presença do Vitória, Bahia e Feirense, a segunda fase, quartas de finais, serão realizadas entre 20 de março e 21 de abril, com os oito clubes sendo divididos em dois novos grupos, em jogos de ida e volta em duelo de grupo contra grupo, garantindo assim, no mínimo dois clássicos BaVis. As finais do campeonato estão marcadas para os dias 12 e 19 de maior. O campeão do Baianão de 2013 terá presença garantida na Copa Brasil e Copa Nordeste, e o vice, na Copa do Nordeste e os seis primeiros na classificação geral terão direito de disputas a Copa Governador do Estado, competição essa que continuará valendo a terceira vaga da Bahia na Copa do Brasil e quem tiver a melhor campanha a partir  da segunda fase, que não sejam integrantes das séries A e B do brasileirão, será o representante baiano na série D.

Pense bem, analise. Está aí a fórmula do Campeonato Baiano de 2013. Fico com minhas barbas de molho. Do jeito que estão hoje, os nossos representantes, Juazeiro e Juazeirense, será que obteremos classificação? Será que a torcedor verá aqui a dupla BA-VI, maior atração para nós? Vou pagar prá ver.

EU PENSO ASSIM, E VOCÊ?

Política
22 de Novembro / 2012 às 22:30 | 3 Comentários

O candidato da chapa Mais OAB, Luiz Viana Queiroz, é o novo presidente da seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) para o triênio 2013-2016. Ele voltou ao Centro de Convenções, local de votação soteropolitano, na noite desta quinta-feira (22), para prestigiar o final da apuração das eleições e discursar ao público presente. “Quero agradecer a[os adversários] Antônio Menezes e Maurício Góes e Góes pela participação. Quero agradecer à minha família que sofreu comigo. Quero dizer a vocês que os compromissos que nós assumimos são para valer. Vamos fazer uma gestão participativa da nova OAB”, declarou, ovacionado pelos advogados presentes no Centro de Convenções. Após a celebração, Viana seguiu para o seu comitê, no Rio Vermelho, em carreata. “Ao longo da campanha, a gente conseguiu dialogar com os advogados da Bahia e com as advogadas baianas. Acho que houve uma identificação com as nossas propostas e por isso ganhamos a eleição. A minha expectativa é fazer uma nova OAB, uma Ordem mais participativa porque é tempo de inclusão para todos os advogados”, comemorou, em entrevista ao Bahia Notícias. Segundo o presidente eleito, agora ele reunirá a equipe de campanha para discutir os passos que tomará a partir de 1º de janeiro. “Até 31 de dezembro, o presidente é Saul Quadros”, pontuou. O novo líder dos advogados baianos é, atualmente, conselheiro federal da Ordem, procurador do Estado e professor de Direito.

BN Foto: Max Haack / Agência Haack
Variadas
22 de Novembro / 2012 às 22:00 | Nenhum Comentário

Fauna e flora compõem a mostra de 60 fotografias, que está aberta ao público até o dia 30 de novembro, no Museu do Sertão, no Centro de Petrolina. A exposição traz o tema “O Vale do São Francisco como Patrimônio Ambiental”.

A mostra é resultado do projeto Cores do Vale, que ofereceu gratuitamente para a população uma oficina de fotografia. O principal objetivo da oficina é interagir e estimular o olhar fotográfico dos alunos. A iniciativa foi idealizada pela produtora cultural Gabriela Izidoro. E é uma realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Fundo Nacional de artes (FUNARTE) e doPrograma Mais Cultura.

Todas as fotografias expostas foram feitas pelos 20 alunos que participaram da oficina. “Esse projeto possibilitou o entendimento dos processos dessa técnica e fez com que os alunos aprendessem a registrar o momento”, disse a idealizadora do projeto. O Museu do Sertão está localizado na Rua Esmelinda Brandão, s/n, Centro- Petrolina, e é aberto à população de terça a domingo, das 9h às 17h.

Secom/PMP Foto: Blog da Folha
Política
22 de Novembro / 2012 às 21:30 | Nenhum Comentário

Uma comissão especial da Câmara aprovou por larga maioria –14 votos a 2— proposta de emenda constitucional que proíbe o Ministério Público de realizar investigações criminais. Pelo texto, essa tarefa passaria a ser atribuição exclusiva das polícias Civil e Federal. Promotores e procuradores não teriam poderes senão para requerer a abertura de inquéritos. Deve-se a apresentação da emenda a um deputado chamado Lourival Mendes (PTdoB-MA). Produziu o texto sob influência do lobby policial. Coube ao deputado Fabio Trad (PMDB-MS)a tarefa de relatar a encrenca. Ele havia introduzido no texto um artigo que flertava com o meio-termo. Esse artigo de Trad autorizava o Ministério Público a realizar investigações subsidiárias ou complementares para apurar crimes contra a administração pública e delitos praticados por quadrilhas. Nessa versão, desde que atuasse junto com a polícia, a turma do MP poderia apurar malfeitos praticados por políticos, agentes públicos e bandos. Porém… O deputado Bernardo Santana de Vasconcellos (PR-MG) apresentou um “destaque”, como são chamados os requerimentos para que trechos de uma proposta sejam votados separadamente. O que destacou Bernardo? Justamente o artigo que mantinha o Ministério Público, ainda que subsidiariamente, nas apurações.

Blog do Josias
Policial
22 de Novembro / 2012 às 21:00 | Nenhum Comentário
 
Na noite desta quarta-feira (21), dois bandidos roubaram o carro do médico João Fernandes, em Bonfim, e após troca de tiros, PM recupera veículo e prende um dos bandidos.De acordo com o Delegado Edilzo Santana, que autuou um dos bandidos em flagrante, a dupla de criminosos chegou no município de Senhor do Bonfim, no dia 20, a procura de uma Hilux para roubar e levar a Juazeiro a cerca de 125 Km da cidade. Eles que passaram o dia observando quem seria a presa dessa vez, quando por volta das 20h30min, os dois bandidos atocaiaram o médico Dr. João Fernandes, quando este chegava a sua residência no Centro de Bonfim, e armados com revolveres anunciaram o assalto, levando o carro e todos os pertences da vítima.
 
De imediato a PM foi acionada e agindo rápido interceptou a dupla já de posse do carro, nas imediações do antigo escritório da Coelba, no bairro Santos Dumont. Armados os bandidos ainda trocaram tiros com a guarnição CETO, que conseguiu prender um dos envolvidos, identificado como, Marcos Neri da Silva, 32 anos, residente no bairro São Gonçalo, na cidade de Petrolina – PE, porém seu comparsa identificado como “João Carlinhos” conseguiu se evadir a pé levando consigo um valor de R$ 1.300,00, da vítima.
 
Com o Marcos, a PM encontrou, além do veículo roubado e o revolver calibre 38 municiado, outros objetos da vítima, tais como: 01 notebook, 02 celulares,R$ 80,00 em espécie e uma bolsa preta com outros produtos, como remédios, do trabalho do médico.Ao puxar a ficha de Marcos, foi descoberto que o mesmo já tem passagem pela polícia em pelo menos três cidades, duas na Bahia e uma em Pernambuco. Em Petrolina – PE, por tráfico de drogas; em Uauá – BA, por roubo a um supermercado e em Jaguarari – BA, por tráfico de drogas.
 
A reportagem conversou com Marcos, que relatou, “o menino (comparsa), veio namorar, e eu vim visitar uma tia de minha esposa que é doente”, Marcos confessou o assalto e disse que pretendia chegar a Juazeiro e abandonaria o veículo, e de lá pegaria outro carro para chegar a sua casa na cidade de Petrolina. Em depoimento a vítima afirmou que os bandidos usaram de violência, inclusive, Marcos jogou o médico ao chão colocando o joelho em suas costas.O assaltante Marcos foi autuado no artigo 157, parágrafos 1º e 2º, incisos 1, 2 e 5. (Art. 157 - Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência:
Pena - reclusão, de 4 (quatro) a 10 (dez) anos, e multa.)
Com informações e fotos Maravilha Notícias
Variadas
22 de Novembro / 2012 às 20:30 | Nenhum Comentário

Evento, que promove a não violência e projetos sociais em Juazeiro, será neste sábado (24) com coleta de alimentos e desafio dos 1000 abraços. “Juazeiro vai viver um grande abraço coletivo e provar que as pessoas valem mais que as coisas materiais”. É o que prevê o padre José Filipe Pulpahyil, organizador da sexta edição da Caminhada pela Paz, para o evento que acontecerá neste sábado (24). A concentração se dará no Parque Lagoa de Calú a partir das 18h. O ideal do evento é promover a cultura da paz entre os cidadãos do Vale do São Francisco além de apoiar projetos sociais.

Neste ano, a organização prepara uma coleta de alimentos como gesto concreto da Caminhada. “Nossos abraços devem chegar também aos irmãos mais necessitados. Por isso as ofertas da caminhada serão convertidas em cestas básicas para o projeto Natal Sem Fome”, detalha o padre José Filipe. “Os alimentos ainda poderão ser entregues na igreja do Cosminho, no bairro Alagadiço, até 20 de dezembro”. Além disso, os caminhantes terão um desafio: “Teremos quatro momentos em que o trio elétrico vai parar durante o percurso, e aí os participantes serão convidados a abraçar outras pessoas, até completar mil abraços. O importante é a mensagem que isso traz”, explica o padre. “A cultura competitiva que nós vivemos faz com que as pessoas esqueçam que o ser humano tem valor”.

O encerramento da Caminhada será na Orla, quando serão premiados os três ganhadores do concurso de redação promovido em preparação à festa. Das centenas de textos enviados à organização, 15 foram selecionados. Os autores classificados irão desfilar no minitrio durante o evento. O ápice do movimento será a Benção do Santíssimo Sacramento, presidida pelo padre Josemar Mota, pároco da Catedral.

Edições anteriores e projetos sociais

No ano passado a Caminhada pela Paz reuniu 50 mil pessoas na Orla Nova, com transmissão ao vivo para todo o Brasil pela TV Rede Vida. O evento começou em 2007, com um público de 10 mil participantes. De lá para cá a iniciativa já possibilitou a concretização de vários projetos sociais como a Fábrica de Sabão ecológico Jubileu, que recolhe óleo de cozinha usado, uma Escola de Música para jovens e adultos, e um curso de computação para idosos. Os projetos funcionam na Paróquia do Cosminho. 

Mirrail Menezes Seminarista e Assessor da Diocese de Juazeiro
Política
22 de Novembro / 2012 às 20:00 | 5 Comentários

O ministro Joaquim Barbosa apontou nesta quinta (22), durante discurso na cerimônia em que tomou posse na presidência do Supremo Tribunal Federal, um "déficit de igualdade" na Justiça. Para o novo presidente do STF, "nem todos os cidadãos" são tratados da mesma forma quando buscam o Judiciário. “É preciso ter a honestidade intelectual para reconhecer que há um grande déficit de Justiça entre nós. Nem todos os cidadãos são tratados com a mesma consideração quando buscam a Justiça. O que se vê aqui e acolá é o tratamento privilegiado”, declarou.

Segundo Barbosa, se o acesso ao Judiciário não se tornar mais igualitário e eficaz, ele “suscitará um espantalho” capaz de afugentar investimentos. “O que buscamos é um Judiciário célere, efetivo e justo. De nada vale o sofisticado sistema de informação, se a Justiça falha. Necessitamos tornar efetivo o princípio constitucional da razoável duração do processo. Se não observada estritamente e em todos os quadrantes, o Judiciário nacional, suscitará, em breve, o espantalho capaz de afugentar os investimentos que tanto necessita a economia nacional”, disse.

Ele afirmou que os magistrados devem levar em conta as expectativas da sociedade em relação à Justiça e disse que não há mais espaço para o juíz "isolado". Para Barbosa, o magistrado precisa considerar os valores e anseios da sociedade. “O juiz deve, sim, sopesar e ter em conta os valores da sociedade. O juiz é um produto do seu meio e do seu tempo. Nada mais ultrapassado e indesejado do que aquele juiz isolado, como se estivesse fechado em uma torre de marfim”, disse. O novo presidente do Supremo defendeu o reforço da "independência do juiz.". Ele afirmou que o magistrado deve ter consciência de suas limitações e jamais deixar que “suas crenças mais íntimas” influenciem nas decisões.

“Não se pode falar de instituições sólidas sem o elemento humano que as impulsiona. Se estamos em uma casa de Justiça, tomemos como objeto o homem magistrado. O homem magistrado é aquele que tem consciência de seus limites. Não basta ter formação técnica, humanística e forte apelo a valores éticos, que devem ser guias de qualquer agente estatal. Tem que ter em mente o caráter laico da sua missão constitucional [para que] crenças mais íntimas não contaminem suas atividades."  Na avaliação de Barbosa, é necessário afastar o novo juiz de influências negativas e dos laços políticos eventualmente usados para a ascensão profissional.

G1 Foto: Agência Brasil
Informativos
22 de Novembro / 2012 às 19:30 | Nenhum Comentário

Estarão abertas até amanhã (23) as inscrições para o workshop Educação Empreendedora e Econômica que acontece de 27 a 29 de novembro, no campus Senhor do Bonfim – BA. Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo e-mail:  jackson.rosendo@univasf.edu.br. O evento é promovido pelo Colegiado de Ciências da Natureza e coordenado pelo professor Jackson Rosendo. De acordo com os organizadores, a iniciativa visa apoiar o trabalho pedagógico dos novos formadores da disciplina de empreendedorismo da rede estadual e municipal de ensino. A programação é composta por palestras e oficinas e os participantes receberão certificado. Confira abaixo.

Palestras e Oficinas

Empreendedorismo Científico e Cultural (Professor Carlos Wagner Univasf- Colegiado de Ciências da Natureza -27/11 às 9h) - Empreendedorismo Educacional (Francisco Penha Evangelista e Carla Rejane Alencar - Escola Ana Nery-Petrolina- 29/11 às 14h) - Empreendedorismo Social (Professora Lucia Maryse - Pró-Reitora de Extensão Univasf- 29/11 às 15h) - Empreendedorismo de Negócio (Siomara Caleiros - Sebrae Bonfim - 29/11 às 16h).

Por Karine Nascimento
Variadas
22 de Novembro / 2012 às 19:00 | Nenhum Comentário

Agressividade, ansiedade e medo, agitação e nervosismo, apatia. Estes são alguns dos comportamentos que o doente de Alzheimer pode apresentar no seu dia a dia. Algumas atitudes podem deixar a família e o cuidador sem saber como agir. A reunião deste sábado (24) do Grupo de Apoio aos Cuidadores da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) Sub-regional Petrolina visa discutir como lidar com o doente em situações como essas e em outras, muitas vezes vexaminosas.

O encontro terá como tema “Principais alterações de comportamento no paciente com Alzheimer” e será realizado a partir das 10h, no CENPRE-HGU (R. Dr. Geraldo Estrela, 100 – Centro). Podem participar cuidadores e/ou familiares de pessoas com Alzheimer. A coordenadora da ABRAz-Petrolina, Denise Cavalcanti, irá falar sobre o assunto.

Ela esclarece que a Doença de Alzheimer é uma demência que afeta as funções cerebrais e o paciente perde habilidades importantes, responsáveis pela realização de tarefas simples. Entre os comportamentos mais comuns já na fase inicial estão o esquecimento e a repetição da mesma pergunta várias vezes. Alguns pacientes tornam-se violentos e passam a tratar mal o cuidador ou familiar. Também é comum a ocorrência de alucinações, o que pode causar estresse e nervosismo para o paciente.

Durante a reunião, os participantes irão discutir sobre o que fazer para evitar agravar o estado do doente. “Vamos falar sobre os principais distúrbios de comportamento que afetam os pacientes com Alzheimer e dar dicas sobre a melhor forma de conduzir as situações para evitar outros problemas”, explica Denise.

Serviço:

Data: 24 de novembro

Horário: 10h

Local: CENPRE-HGU

Endereço: R. Dr. Geraldo Estrela, 100 – Centro/Petrolina

Telefone: (87) 3866-4040

Público alvo: Cuidadores e/ou familiares de pacientes com doença de Alzheimer

E-mail: abrazpetrolina@gmail.com

Variadas
22 de Novembro / 2012 às 18:30 | 11 Comentários

Luiz Antonio, Maria Auxiliadora, Roberto Coelho e Dr. Artur Filho.

O atual presidente da subseccional da OAB Juazeiro, Dr. Artur Carlos Filho, foi reeleito para mais um triênio à frente o órgão. Com uma larga margem de votos, Dr. Artur, ao lado do vice Luiz Antônio Costa de Santana, obtiveram 94 votos dos 153 votantes.

Após um trabalho desenvolvido nos últimos três anos, a classe advocatícia reconheceu o bom desempenho do candidato no exercício do cargo. Depois da apuração Dr. Artur agradeceu a todos que compõem a chapa, bem como a toda a classe. “Agradeço a todos que fizeram parte nesses anos em que buscamos trabalhar pelos advogados. Trouxemos o Exame da Ordem para a cidade. Implantamos salas para os advogados nos juizados, melhoramos a estrutura da sede, além de várias outras ações que realizamos com a diretoria e o apoio de todos. Vamos procurar melhorar ainda mais. A OAB Juazeiro é hoje um órgão que ganhou visibilidade, com participação efetiva na sociedade do muicípio e região”, declarou Dr Artur.

Foram apurados 153 votos, sendo 58 para o candidato Tiago Cordeiro e um voto nulo.

Variadas
22 de Novembro / 2012 às 18:00 | 2 Comentários

Targino Gondim já está gravando seu novo álbum. O CD do Sanfoneiro de Ouro vem cheio de novidades: além de regravações e releituras de algumas composições famosas, o repertório traz faixas inéditas, algumas em parceria com Edu Casa Nova, homenagem a Chico Anísio e uma possível participação que vai dar o que falar. "As gravações estão sendo feitas no estúdio do Asa de Águia, em Salvador. Vai rolar uma pegada mais de show ao vivo, bem pra cima", disse Targino.

Pelo local onde o CD está sendo gravado, dá pra deduzir de quem será a participação: Durval Lelys, do Asa de Águia. É que Targino é padrinho do projeto 'Sanfonasa', do grupo de Durval, e o líder do Asa de Águia demonstrou interesse nas músicas do sanfoneiro, e há grandes chances de acontecer esse dueto. 

A previsão para lançamento do novo álbum de Targino Gondim, que ainda não tem nome, é para o mês de fevereiro, logo após o carnaval.

Portal Zap
Variadas
22 de Novembro / 2012 às 17:25 | 2 Comentários

A rede Saboreie inaugura mais uma loja em Juazeiro. Dessa vez na Orla da cidade, próximo a Galeria Salitre. Uma loja ampla e com o conforto que o cliente merece. O lançamento aconteceu na noite desta quarta-feira, dia 21, e contou com convidados entre familiares e parceiros. A loja irá abrir todos os dias das 12 até as 21 horas.

Confira todas as fotos na cobertura do Portal Zap (clique aqui)

Variadas
22 de Novembro / 2012 às 17:00 | Nenhum Comentário

Representando os 12 finalistas do Concurso de Redação “Quem é Quem” a aluna Andreza Paula da Silva, da Escola Municipal Mandacaru, recebeu na noite desta quarta-feira (21), das mãos do governador do Lions Clube Distrito LA2 – Bahia, o troféu pelo primeiro lugar na competição, que teve como objetivo redescobrir a história de Juazeiro, através das personalidades que ajudaram a construir seu passado de glórias, bem como levar a público o verdadeiro nome de ruas e praças da cidade, tão comumente chamadas por seus apelidos.

A premiação aconteceu em uma solenidade realizada no salão de eventos do restaurante Rio Center, que também marcou a visita oficial do governador ao Lions Clube da cidade. De acordo com o presidente municipal da organização, Herbert Mouze, esse reconhecimento estadual é bastante importante para Juazeiro. “É uma iniciativa local do Lions, que foi abraçada pela Câmara de Vereadores, Prefeitura, sociedade e que agora está sendo validada pelos nossos companheiros de Clube”, ratificou. Para o titular da pasta de Educação e Esportes, Clériston Andrade, é um orgulho para a secretaria poder ser parceira desse projeto. “Nós acreditamos na iniciativa e os resultados na aprendizagem foram bastante positivos. Então, podemos afirmar que o ganho foi enorme para a Rede Municipal de Ensino e para Juazeiro”, endossou.

Segundo informações da coordenadora, responsável pela execução do concurso, Cristine Hermenegildo, como o projeto foi aprovado pela Câmara ele se tornará anual. “A intenção do Lions e nossa é de que o concurso seja realizado entre os meses de junho e julho, que ficam próximos à data de comemoração do aniversário da cidade”, esclareceu a diretora de Gestão Escolar da SEDUC. Cristine também comentou que em breve será feita uma publicação com a coletânea de textos premiados, que serão distribuídos às escolas públicas.

Na oportunidade, o governador do Lions Clube Distrito LA2 – Bahia, Jehovah Cardoso Moura, aplaudiu a iniciativa local. “Parabenizo ao Lions Clube Juazeiro e a Prefeitura que desenvolveram tão bem o projeto de resgate da história da cidade”. E a estudante premiada Andreza, agradeceu. “Estou muito feliz de poder representar meus colegas e de saber que todo o nosso esforço de pesquisar, estudar e produzir os textos foi reconhecido de uma forma tão grandiosa”.

Por Anna Monteiro / Seduc
Política
22 de Novembro / 2012 às 16:30 | 1 Comentário

O valor do salário mínimo previsto para entrar em vigor a partir de janeiro de 2013 será R$ 674,95, um ganho de R$ 4 em relação à expectativa anunciada anteriormente de R$ 670,95. O reajuste se deve à atualização dos parâmetros macroeconômicos enviados hoje pelo Executivo para o Congresso. Os cálculos do governo elevaram de 5% para 5,63% a previsão de inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para 2012, um dos índices usados para o cálculo do reajuste do valor do mínimo. O novo índice será usado na proposta orçamentária para 2013 em análise na Comissão Mista de Orçamento do Congresso. Pelos cálculos do Ministério do Planejamento, a elevação de 0,63 ponto percentual do INPC terá impacto de R$ 1,243 bilhão nos gastos com benefícios previdenciários e assistenciais vinculados ao salário mínimo, como aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), seguro-desemprego e abono salarial. A atualização manteve o crescimento real do produto interno bruto (PIB), para 2013, em 4,5%, mas rebaixou de 3% para 2% o crescimento deste ano. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece que o Executivo envie a atualização dos parâmetros da economia. Os números são usados na avaliação da despesa e da receita para o próximo Orçamento.

Iolando Lourenço e Ivan Richard, Agência Brasil
Informativos
22 de Novembro / 2012 às 16:00 | 2 Comentários

Os interessados em participar do processo seletivo de nível médio do HRJ terão até as 23h59 de hoje (22) para realizar a sua inscrição, no site http://www.hrj.imip.org.br/pre-home/. Estão disponíveis vagas para os cargos de auxiliar de nutrição, auxiliar de farmácia, arquivista, assistente administrativo, auxiliar de almoxarifado, recepcionista, telefonista, almoxarife e flebotomista. A seleção para o nível médio será realizada em três fases: avaliação curricular, prova de conhecimento específico e entrevista.

Daniele Valois - Ascom/HDM
Policial
22 de Novembro / 2012 às 15:30 | 1 Comentário

Cinco dos 20 municípios mais violentos do pais estão na Bahia, de acordo com o Mapa da Violência, do Instituto Sangari. Sãs as cidades de Simões Filho e Lauro de Freitas, ambas localizadas na Região Metropolitana de Salvador, além de Eunápolis, Porto Seguro e Itabuna. “É um estado muito violento. É uma questão de calamidade pública”, afirma o sociólogo Júlio Jacobo Waiselfisz, que também aponta uma normalização na notificação dos homicídios ao sistema de saúde. “Até a década de 90, tínhamos um problema de subnotificação na Bahia. Ao menos, isso não ocorre mais, o que ajuda no diagnóstico do problema”, diz. O estado contabilizou 4.380 assassinatos em 2011. Para efeito de comparação, o número supera as 4.194 mortes registradas em São Paulo. Informações do Globo.

Variadas
22 de Novembro / 2012 às 15:00 | 6 Comentários

Em reunião realizada no último dia (13/11) nas dependências do (SINSERP), dirigentes sindicais que representam o funcionalismo público do município de Juazeiro colocaram em discussão a campanha salarial 2013. Estiveram presentes: Cícero Sales (SINSERP); Professor Antônio Carlos (APLB); Jorge Brandão (SINTASE); Telma Marineide (SINTRAB); Luiz Alberto Oliveira (AGMJ); Rosinaldo (ASSOGESTRAN).

Foram discutidos o calendário de campanha Salarial do ano de 2013, o Plano de Cargos e Salários, como também a equiparação salarial que entrará em vigor em Janeiro de 2013. Todas as propostas serão apresentadas ao executivo municipal, ficando decidido que cada representante fará um estudo e levantamento das perdas salariais, os quais serão apresentados na próxima reunião que acontecerá dia (30) de Novembro às 09h da manhã, na sede da (APLB).

Espaço do Leitor
22 de Novembro / 2012 às 14:30 | 27 Comentários

O ônibus da Joafra que sai as 06:00h de Sobradinho com destino a Juazeiro vem realizando uma prática que desrespeita a lei e os seus passageiros, pois o mesmo já deixa a cidade de Sobradinho superlotado, com passageiros em pé e ainda pára no salitre, lotando ainda mais a capacidade total do ônibus.

Infelizmente a fiscalização não toma providencias em relação a esse acontecimento que já é de muitos anos. A Joafra poderia muito bem colocar dois ônibus nesse horário, melhorando o conforto de seus passageiros, pois são eles que são os responsáveis pelo lucro da empresa.

Atenciosamente,

Shields Ferreira da silva

Variadas
22 de Novembro / 2012 às 14:00 | 63 Comentários

A  ABTJ - Associação de Blocos de Trios e Corda de Juazeiro aprovou a proposta de um novo formato para o Carnaval. A idéia visa minimizar custos para o Município, atraindo novos patrocinadores e garantindo mais segurança aos foliões. Além das atrações dos blocos, o Carnaval já tem assegurada a participação de Asa de Águia,  Filhos de Jorge, Luiz Caldas e Harmonia do Samba.

O projeto, apresentado pela Prefeitura, com a colaboração da empresa Pernalonga Produções,  mantém a saída dos trios da Adolfo Viana, mas inverte o roteiro. Em vez do centro, os trios irão no sentido Lagoa do Calú para entrar no circuito fechado que compreende toda a extensão da Shop Car até o contorno da São Luiz, onde ficarão os camarotes. Haverá três palcos fixos: dois revezando as atrações e um outro palco exclusivo para atrações voltadas a reviver os antigos carnavais (programação que era realizada na Rua 28 de Setembro).

Luiz Cláudio Guimarães, Presidente da ABTJ, considera o novo formato muito bom: “Nós vamos para uma área mais apropriada, segura e com melhor estrutura. Vai tornar o carnaval mais viável para o município, foliões e blocos, mantendo o brilho da festa”. O carnaval será realizado de 24 a 27 de janeiro e alguns blocos já definiram suas atrações: o Batata sairá com Black Style; o Cupido  terá a participação de A Bronca e o bloco Rural sairá com Psirico.

O Prefeito Isaac Carvalho considerou importante o entendimento com os blocos: “ A Prefeitura terá menos despesas, porque o evento será mais concentrado. Nós fizemos o Carnaval todos os anos, porque esta é uma tradição da Cultura de Juazeiro, mas precisamos achar um formato que garanta a festa do povo e que gera menos despesas”. O Prefeito informou que a Prefeitura não vai montar camarote próprio, dentro das medidas de contenção de despesas.

Ascom PMJ
Variadas
22 de Novembro / 2012 às 13:30 | Nenhum Comentário

O Dia Nacional do Combate ao Câncer Infantil é celebrado todo dia 23 de novembro. A data é uma iniciativa para promover a conscientização e educação sobre a doença em toda a sociedade com o objetivo de evitar mortes em nossa Petrolina e região. Após a mobilização pelo Outubro Rosa, é hora de nos unirmos mais uma vez em prol da conscientização sobre a doença, mais especificamente, sobre o câncer infanto-juvenil.

O Diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil 

No Brasil, o câncer ainda é a principal causa de mortalidade por doença na faixa de 5 a 19 anos. Porém, desde que o diagnóstico seja feito precocemente, as chances de cura podem chegar a 85%, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Portanto a forma mais efetiva de curar o câncer em crianças e adolescentes é o diagnóstico precoce da doença. Saber encaminhar casos suspeitos corretamente contribui sensivelmente para o tratamento adequado, aumentando as chances de cura dos pequenos pacientes.

É por isso que, desde 2010, a Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e a Infância - APAMI vem desenvolvendo o serviço de oncologia infantil que representa um importante passo no atendimento de crianças que estão doentes como também sua prevenção. O Programa nesse primeiro momento tem por objetivo alertar a população sobre atendimento de crianças e adolescentes para suspeitar e encaminhar adequadamente esses casos, reduzindo o tempo entre o surgimento da doença e início do tratamento. 

Os primeiros sinais do câncer infantil
Existem diferentes sinais pelos quais podem supor que uma criança sofra de algum câncer. A detecção de alguma alteração pode estar localizada no pescoço ou no abdômen das crianças. Ainda que haja diferentes tipos de câncer, pelo menos 85% de todos os cânceres infantis apresentam sintomas parecidos. Podemos destacar alguns:

- Anemia acompanhada de sangramentos e excesso de hematomas (manchas roxas).

- Dores de cabeça acompanhadas de alterações do sono ou do comportamento e conduta.

- Febres prolongadas e sem causa aparente.

- Dor de cabeça persistente, acompanhada de vômitos noturnos.

- Inchaço e massa abdominal anormal.

- Fadiga, perda de peso, palidez.

- Gânglios linfáticos inflamados.

- Infecções frequentes.

Todos os casos deveriam ser estudados. E insistimos, um diagnóstico preciso, somente pode ser dado por um médico especialista, já que esses tipos de sintomas poderiam ser sinais de outras doenças infantis. É pensando nisso, que o Centro de Oncologia Drº Mucinni organiza nesta sexta (23), a partir das 8h da manhã, uma ação de conscientização para o Combate ao câncer infantil. 

Há um ano, o serviço de oncologia infantil foi implantado em Petrolina e representa um importante passo na prevenção e no atendimento de crianças que estão doentes. Este serviço inovador na região possui dois oncologistas pediátricos que oferecem um acompanhamento ainda mais sistemático e cuidadoso que o oferecido aos adultos. 

Mobilização em Petrolina

Profissionais de saúde estarão em frente ao Centro de Oncologia Dr. Mucinni – CEONCO no bairro do Isaias esclarecendo quais os sintomas e as formas de prevenção deste tipo de câncer, tirando dúvidas. A ação pretende levar conscientização com profissionais da saúde tirando dúvidas e distribuição de panfletos no próprio CEONCO, em hospitais, clínicas e lojas de brinquedos.

SERVIÇO:

Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil promovido pela APAMI


Data: 23 de novembro de 2012
Horário: à partir das 8h da manhã
Local: Centro de Oncologia Drº Muccini / CEONCO no bairro: Isaías Coelho.

Por Janko Moura - Ascom/APAMI
Policial
22 de Novembro / 2012 às 13:00 | 3 Comentários

Por volta das 04 horas do dia 19/11, ao transferir 05 (cinco) detentos do raio B para o raio A e chegada a vez de conduzir o detento Francisco Soares dos Santos Filho, vulgo “Fernandinho”; o mesmo reagiu causando tumulto e agitando os demais detentos do raio B contra os agentes e policiais militares, por entender que estaria sendo transferido para o Presídio de Serrinha/BA. Durante o tumulto os detentos derrubaram grades e paredes do raio B, além de destruir parcialmente o raio A. Além disso, dois policiais foram lesionados levemente por pedradas jogadas pelos detentos e 04 (quatro) outros detentos do mesmo “Raio B” foram feitos de reféns, bem como foram agredidos por várias vezes pelos próprios rebelados.

A situação tomou proporções delicadas, posto que no teatro de operações, a PM se encontra com força tática considerável em postos de observação na parte externa do presídio, ou seja, (157) cento e cinquenta e sete policiais militares das Companhias Independente desta cidade 73ª, 74ª, 75ª, 76ª, CETO/CPRN, ambas pertencentes a este Comando Regional Norte, CIPE/CAATINGA, do Comando de Policiamento Especializado e o 9º GBM/Juazeiro, somados a quarenta e três (43) policiais militares do Batalhão de Policiamento de Choque, da capital do Estado.

02 (duas) equipes do SAMU, fizeram o transporte de 05 feridos para os hospitais. Por volta das 06h30 do dia 20/11/2012, foi procedida a tomada do raio B por policias militares do BPChoque e CIPE/Caatinga, onde de forma pacífica e cuidadosa foi realizada a revista em todo local sem a necessidade de uso da força ou munição química, sendo a rendição dos presos ocasionada pelo desgaste sofrido na depredação do prédio, o corte da água e alimentos.

Dos 287 presidiários do Raio B, 99 (noventa e nove) foram remanejados para outros presídios da Bahia, sendo assim distribuídos: 20 (vinte) para a UED – Unidade Especialização Disciplinar; 25 (vinte e cinco) para a Penitenciaria Lemos e Brito; 20 (vinte) para o COP – Centro de Observação Penal; 10 (dez) para o Presídio de Salvador, todas essas na Capital do Estado, e ainda, 10 (dez) para o Presídio de Serrinha e 14 (catorze) no Presídio de Feira de Santana, essas outras no interior do Estado. O restante dos presos integrantes do Raio B, ou seja, cento e oitenta e oito (188) foram transferidos para a Ala Feminina do Próprio presídio, sendo as presidiárias dessa ala relocadas para o Semiaberto II. Para esse procedimento foi necessário reforçarmos o policiamento naquele “mini presídio”, em razão de risco e face o elevado número de presidiários numa estrutura de 08 celas.

Compareceram na tarde do dia 20/11/2012, os juízes Roberto Paranhos e Paulo Ney; o promotor Alexandre Lhamas, onde verificaram toda destruição do patrimônio público; uma equipe de perícia da Polícia Técnica e o Dr. Flávio, delegado desta cidade.

O sucesso da operação, sem nenhuma vítima fatal, ocorreu graças à ação forte e legalista da PMBA, que agiu com bastante equilíbrio e planejamento, fazendo uma intervenção técnica em ambiente prisional. O Comandante da operação foi Cel PM Inácio Paz Lira Junior, Comandante do CPRN/Juazeiro e contou com a participação do Maj Ubiratan, Cmt da 73ª CIPM; Maj PM Iulo, Cmt da 74ª CIPM; Ten Cel PM Sampaio, Cmt da 75ª CIPM; Maj PM Motta Lima, Cmt da 76ª CIPM e Maj PM Soares, Cmt da CIPE-Caatinga; além de Oficiais intermediários e subalternos das respectivas UOps, bem como o Maj PM Júlio César, representante da Secretaria de Administração Penitenciaria e Ressocialização, acompanhado pelos Cap PM Enaldo, Superintendente de Inteligência da SSP e Coordenador de Inteligência SEAP; Cap PM Viroli, negociador designado pelo CPE, auxiliado pela Sgt PM Léa Andrade. Por volta das 17 horas do dia 20 encerrou-se toda a operação PM de restauração da segurança no Presídio de Juazeiro.

Informativos
22 de Novembro / 2012 às 12:30 | Nenhum Comentário

A Diretoria de Ensino do Hospital Dom Malan/IMIP informa que as inscrições para os processos seletivos de estágio curricular não obrigatório para acadêmicos de Medicina e Enfermagem foram prorrogadas até a próxima sexta-feira (23). As inscrições podem ser realizadas das 7h às 12h e das 14h às 17h, no Centro Acadêmico - Dr. Alírio Brandão, no HDM.
 
Os estágios têm duração de seis meses.  Ao todo, são 27 vagas para estudantes de medicina distribuídas igualmente nas áreas de obstetrícia, neonatologia e pediatria. Para estudantes de enfermagem são 18 vagas, sendo nove na área de obstetrícia e nove para a de pediatria.

Para mais informações, acesse os editais no site do Hospital Dom Malan/IMIP, conforme o link (clique)
Eudes Sampaio Ascom HDM
Variadas
22 de Novembro / 2012 às 12:00 | 6 Comentários

Depois de uma turnê junina que se estendeu até o mês de agosto, o sucesso da Festa do Coelho e tantos outros compromissos, o forrozeiro Adelmario Coelho saiu de férias com a família. O local escolhido para aproveitar o carinho dos filhos e netas, foi a cidade de Cancun, no México. De lá, Adelmario parte com toda sua trupe para Las Vegas, no estado de Nevada.

Pra quem já está com saudades do forrozeiro, ele promete que no seu retorno os fãs terão muitas surpresas para o mês de dezembro. Uma delas é o lançamento do DVD promocional, gravado na turnê junina.

Comunicação Grupo Coelho
Variadas
22 de Novembro / 2012 às 11:30 | Nenhum Comentário

Prosseguem até 30 de novembro de 2012 as inscrições para o Processo Seletivo 2013 dos cursos técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IF Sertão-PE. Para se inscrever, o candidato deve acessar o link no site do IF Sertão-PE e preencher os dados solicitados. Estão sendo ofertadas 1.265 vagas distribuídas entre os cinco campi do Instituto, em três modalidades: Médio Integrado, para os concluintes do 9º ano (antigo Ensino Fundamental); Subsequente, para os egressos do Ensino Médio; e Proeja, para quem concluiu o ensino fundamental ou 4ª fase da Educação de Jovens e Adultos.

O campus Ouricuri está ofertando 240 vagas, conforme a seguinte distribuição:

•         Na modalidade Médio Integrado, estão sendo ofertadas 100 vagas para os cursos técnicos de Agropecuária, Edificações e Informática.

•         Para o Subsequente, são 105 vagas em Agroindústria, Agropecuária e Edificações.

•         Já na modalidade Proeja, são disponibilizadas 35 vagas para o curso de Edificações.

Os cursos da modalidade Médio Integrado possuem duração de quatro anos. Subsequente e Proeja são dois anos. As inscrições custam R$ 10 reais para as modalidades Médio Integrado e Subseqüente e R$ 5 reais para a modalidade Proeja. Pedidos de isenção da taxa de inscrição devem ser feitos até 23 de novembro. As provas serão aplicadas no dia 16 de dezembro, das 13h às 17h, e os gabaritos deverão ser divulgados no dia seguinte.

O público alvo do Processo Seletivo do IF Sertão-PE para o campus Ouricuri é formado por jovens e adultos dos 10 municípios Região de Desenvolvimento Sertão do Araripe (Araripina, Bodocó, Exú, Granito,Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Trindade, Santa Cruz e Santa Filomena).  A seleção contempla vagas para os dois semestres de 2013. A novidade, neste ano, é a implantação do sistema de cotas com base na Lei 12.711/2012, que reserva 50% das vagas para estudantes provenientes de instituições públicas de ensino. Dessas, metade serão preenchidas exclusivamente por candidatos de famílias cuja renda seja de até 1 salário mínimo e meio por pessoa. Há ainda critérios estabelecidos com base na autodeclaração de pretos, pardos e indígenas.

Cursos Superiores

A seleção dos candidatos aos cursos superiores de Tecnologia e as Licenciaturas do IF Sertão-PE para o ano de 2013 serão feitas por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) com base nas notas obtidas pelos concorrentes no Exame Nacional de Ensino Médio - Enem 2012. A seleção do Sisu está prevista para ocorrer no primeiro semestre, em janeiro de 2013.

Maiores informações pelo telefone (87) 8122-3778. O link para o edital é http://www.ifsertao-pe.edu.br/reitoria/index.php?option=com_content&view=article&id=1924:processo-seletivo-2013-para-os-cursos-tecnicos-do-if-sertao-pe&catid=81:editais-em-aberto&Itemid=60

ASCOM – Campus Ouricuri
Política
22 de Novembro / 2012 às 11:00 | 6 Comentários

Depois de uma passagem pelo Paço Municipal como vice-prefeito do ex-gestor Misael Aguilar, o vereador eleito Amilton Ferreira (DEM) já está se preparando para reassumir uma cadeira no legislativo juazeirense.

Nesta quarta-feira (21) com o inconfundível e inseparável chapéu de couro, o “Xodó do Povo” como gosta de ser chamado, Amilton Ferreira esteve de passagem na Câmara Municipal e aproveitou para conversar com amigos e futuros colegas no plenário da egrégia Casa do Povo quando declarou que está ansioso para retomar o trabalho no legislativo local.

Política
22 de Novembro / 2012 às 10:30 | Nenhum Comentário

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) foi ao Plenário nesta quarta-feira (21) para defender o PLS 217/2012, projeto de lei de sua autoria que inclui critérios sociais nas avaliações de impacto ambiental exigidas para o licenciamento de determinados empreendimentos. Apresentado em junho, o projeto tramita na Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS), onde aguarda exame da senadora Ana Amélia (PP-RS), relatora da matéria.

– Os aspectos sociais ainda não são suficientemente ponderados nos procedimentos de licenciamento ambiental - pontuou ela, repetindo argumentos presentes no texto da proposta. A senadora lembrou que "grandes empreendimentos tendem a causar relevantes impactos sociais em comunidades rurais e, especialmente, nos núcleos urbanos situados em sua área de influência". Como exemplos desse último caso, ela citou o rápido aumento populacional, a sobrecarga na infraestrutura e o comprometimento dos sistemas de abastecimento de água, entre outras consequências.

– O conceito de impacto ambiental não pode excluir o ser humano, ao mesmo tempo agente e paciente das transformações que se operam na natureza - reiterou. Para incluir os critérios sociais, o projeto de Lídice da Mata altera a Lei 6.938/1981, que trata da Política Nacional do Meio Ambiente. No Senado, o texto tem de passar pela CAS e, posteriormente, pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), onde será votado em decisão terminativa. Se for aprovado nessas comissões – e se não houver recurso para que seja votado pelo Plenário do Senado – irá então à Câmara dos Deputados.

Agência Senado Foto: Felipe Barra
Política
22 de Novembro / 2012 às 10:00 | 19 Comentários

Roninho e professor Nilson

O vereador Ronaldo Alves Campina, popular Roninho do PTB, cuja principal base política é o distrito de Itamotinga, foi na atual legislatura um dos mais ferrenhos críticos da administração Isaac Carvalho (PCdoB). Ao defender os interesses da sua comunidade, Roninho fez discursos contundentes da tribuna, pagou com os próprios recursos boletins nas emissoras de rádio denunciando o descaso administrativo com o interior do município e na bancada de oposição sempre votou contra os projetos do Executivo, a não ser aqueles em que entedia ser de interesse da coletividade. Mas isso tudo pode mudar.

Poucos dias depois consagrada a reeleição de Isaac e a sua para novo mandato na Casa Aprígio Duarte começaram a surgir “boatos” de que ele, Roninho, teria sido convidado para compor o novo governo municipal a partir de janeiro de 2013.

Nesta quarta-feira (21) pela primeira vez, respondendo a provocação de um assistente na Câmara Municipal, o vereador conversou com o Blog e admitiu ter sido sondado pelo presidente do Legislativo, Nilson Barbosa (PTB), que não conseguiu se reeleger.

A proposta: Roninho assumiria a pasta cujas ações estão voltadas para o interior (Agricultura) e com isso, Nilson Barbosa, dada a fidelidade ao prefeito Isaac, mesmo quando o partido esteve em outro palanque, permaneceria vereador, dando sustentação ao governo na Casa Legislativa.

“Não há nada de oficial, não fomos consultados pelo prefeito Isaac, apenas pelo professor Nilson”, declarou Roninho.

Questionado se aceitaria em caso de oficialização pelo Paço Municipal, Roninho declarou “depende de uma série de fatores, de conversa com as pessoas e amigos que nos apoiaram e inúmeras comunidades”, desconversou demonstrando que está propenso a aceitar o convite.

 Se esta situação se confirmar a base aliada do prefeito Isaac Carvalho aumentaria ainda mais, sufocando a já combalida oposição que pode ficar com quatro ou cinco dos vinte e um vereadores.

Variadas
22 de Novembro / 2012 às 09:30 | 4 Comentários

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro - CDL, respaldada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado da Bahia - FCDL, estará promovendo a maior campanha de recuperação de crédito: "FEIRÃO NOME LIMPO" que será realizado no período de 22/11 a 02/12/2012. Para o sucesso desse Projeto, a CDL de Juazeiro está convocando todos os lojistas associados da Entidade a promoverem essa campanha de recuperação, estimulando as empresas da região a participarem desse projeto de reabilitação do cidadão para o consumo, para que quando procurado pelo devedor, faça concessão, para contribuir no processo de tornar esse cidadão um potencial consumidor, na melhor data do calendário oficial do varejo, que é o Natal.

A Campanha “FEIRÃO NOME LIMPO”, tem como objetivo realizar uma grande liquidação de crédito e oferecer aos consumidores devedores a oportunidade de quitar, ou renegociar a sua dívida com descontos. Algumas empresas participantes da Campanha estarão ofertando descontos nos juros e até em parte do valor principal da divida. Isso representa uma grande oportunidade de o devedor se reabilitar no cadastro do SPC/Serasa e voltar a comprar no comércio.

O período escolhido para a realização da Campanha coincide com o pagamento da 1º parcela do décimo terceiro salário e ainda contempla o recebimento da remuneração do final de novembro. Isso concederá maior flexibilidade no momento da negociação do débito por parte do devedor. Essa campanha precede uma forte ação de mídia de massa, utilizando todos os meios de comunicação, para levar aos interessados o maior número de informação e possibilitar uma grande quantidade de reabilitações.

Política
22 de Novembro / 2012 às 09:00 | Nenhum Comentário

O deputado estadual Carlos Brasileiro (PT) esteve em Brasília, na última terça-feira (20), quando participou de audiência com deputados federais e senadores baianos. Ele buscou a inserção de emendas ao Orçamento da União de 2013 para ações em municípios baianos. Esteve nos gabinetes dos deputados Waldenor Pereira, Zezéu Ribeiro, Nelson Pelegrino, Luiz Alberto e Daniel Almeida e dos senadores Lídice da Mata e Walter Pinheiro.

Brasileiro fez indicações para ações como construção de quadras poliesportivas, pavimentação, saneamento, obras de infraestrutura, além de aquisição de máquinas e equipamentos. “Também vamos conversar com prefeitos para que façam, o mais rápido, o cadastro de projetos e programas do Governo Federal. Desta forma, vamos buscar ajuda-los na aprovação e liberação de recursos já no próximo ano”, afirmou o deputado. Entre os projetos estão construção de creches, transporte escolar, bibliotecas, praças da juventude e Centros Digitais de Cidadania.

O deputado também tratou sobre a construção do Centro Social Urbano (CSU) do Subúrbio Ferroviário de Salvador. “Foram audiências muito proveitosas com os deputados e assessores, que podem resultar em muitas ações importantes para os municípios”, afirmou Brasileiro. Na próxima semana, ele retorna para Brasília para novos contatos, incluindo visita à Codevasf.

Assessoria de Comunicação Gabinete do Dep. Carlos Brasileiro
Variadas
22 de Novembro / 2012 às 08:30 | Nenhum Comentário

Na semana em que aconteceu a primeira rebelião do Conjunto Penal de Juazeiro, o Cinema no Vale em parceria com o ETC/Ciências Sociais da Univasf e demais parceiros do III Mês das Consciências Negras promovem debate sobre o filme Carandiru (2003), de Hector Babenco.

Em um projeto que consumiu três anos de uma grande equipe técnica e elenco, o principal destaque desta película é trazer para nossos olhos uma história e uma realidade que varremos para debaixo do tapete, a partir do livro que Dráuzio Varela escreveu sobre a prisão do Carandiru e o massacre de 111 presos (documentados).

“Após mais de 100 anos (ou mais) insistindo num tipo de política judiciária e política já não está demonstrado que é preciso mudar? Convidamos a todas e todas para participarem do debate às 19h no auditório da Biblioteca da Univasf, campus Petrolina”, diz Nilton de Almeida ETC/C. Sociais – organizador do III Mês das Consciências Negras.

( por ora aproveitem o trailer em http://www.youtube.com/watch?v=vvR7tYIzSZk e uma resenha em http://omelete.uol.com.br/cinema/icarandirui/ )

Variadas
22 de Novembro / 2012 às 08:05 | 3 Comentários

Dr. Pedro Borges ladeado pelo prefeito Isaac Carvalho e o Secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla.

Faleceu em Juazeiro, noite passada (21) por volta das 23 e 45h, aos 87 anos, o médico e diretor fundador da Pró-Matre, Pedro Borges Viana. Bastante doente nos últimos meses, Dr. Pedro Borges, não suportou uma embolia pulmonar e complicações renais, vindo  a falecer perto da meia-noite desta quarta.

O corpo está sendo velado no anexo da unidade hospitalar na Praça Barão do Rio Branco e o sepultamento acontece na manhã desta quinta-feira (22). A Pró-Matre completa 60 anos de fundação no próximo mês de dezembro.

No programa Supra-Sumo da Rádio Juazeiro, apresentado por este radialista na manhã do próximo sábado, dia 24, será exibido um vídeo sobre a história da Pró-Matre e do seu fundador cedido gentilmente pela família de Dr. Pedro Borges Viana.

Prefeito decreta luto oficial pela morte do médico Pedro Borges 

O Prefeito Isaac Carvalho decretou luto oficial de três dias em Juazeiro, devido ao falecimento do médico Pedro Borges Viana. Ao tomar conhecimento da morte do fundador da Pró-Matre, o prefeito, que está em viagem, determinou que o Decreto fosse elaborado e publicado no Diário Oficial.

Ao justificar a medida o Prefeito destacou que  “o Município deve fazer uma merecida homenagem ao doutor Pedro Borges Viana, um cidadão que prestou relevantes serviços na área de saúde por quase 70 anos, sempre modernizando a instituição para melhor servir à comunidade de Juazeiro e de toda a Região”.
 

Foto de arquivo do blog
Política
22 de Novembro / 2012 às 08:00 | 11 Comentários

O vereador governista Benedito Marques (PSDB) disse da tribuna da Câmara na sessão ordinária desta quarta-feira (21) que não é costume se pronunciar em duas sessões consecutivas, mas por questão de justiça tinha que fazê-lo para rechaçar veementemente a matéria veiculada no Jornal Los Angeles Times que apresentava inverdades contra a Escola Municipal José Pereira da Silva.

Bené saiu em defesa da diretora Maria Olivia de Andrade “Uma pessoa dedicada, compromissada com a educação e que tem feito um trabalho maravilhoso reconhecido pelos pais da comunidade”, argumentou.

O parlamentar ainda criticou o fato do repórter Vicent Bevins “desconhecer completamente a realidade do bairro Itaberaba e consequentemente do estabelecimento de ensino quando informou que os alunos só comparecem à escola por conta da merenda. O bairro é formado por famílias pobres, mas de pessoas trabalhadoras que lutam no dia-a-dia para se manter e não precisavam dessa desfeita”, concluiu Bené que ainda acusou o repórter de má fé.

Através de aparte, Crisóstomo Lima (PCdoB), defendeu a aprovação de uma moção de repúdio ao jornalista do Los Angeles Times que na sua concepção ofendeu não só ao bairro Itaberaba, mas Juazeiro como um todo. “Este jornalista mal educado, despreparado, equivocado e preconceituoso agiu deliberadamente para atingir Juazeiro, por isso acredito que a Câmara em nome da comunidade deve responder com uma nota repudiando essa atitude”, concluiu.

Policial
22 de Novembro / 2012 às 07:35 | 2 Comentários

Na madrugada desta quinta (22) por volta 2h30min da madrugada o Restaurante e Petiscaria da Ana foi assaltado. O bar é localizado na Orla fluvial, região central, de Petrolina. Não é a primeira vez que o empreendimento é assaltado, esta é a 3ª, mas desta vez os assaltantes foram mais ousados.

Eles não arrombaram pelo lugares mais óbvios como janelas e portas, desta vez os criminosos quebraram a parede do estabelecimento com marretas desafiando ainda mais o sossego da proprietária. Alguns pertences foram levados como bebidas, computador e itens de cozinha.

Esta não é primeira vez que bares da orla "vem sofrendo" com assaltos, podemos citar a Escolinha Cecília Meirelles, o Bar do Gaúcho, o bar Caldinho da Orla, como os quiosques próximos ao Restaurante Maria Bonita como o barziho de S. Manoel, a sorveteria próxima e a Tapiocaria e nenhuma providência é tomada.

A violência permeia em Petrolina e os comerciantes reclamam da falta de ronda ou de policiamento no local. 
Por Janko Moura
Variadas
22 de Novembro / 2012 às 07:30 | 1 Comentário

Acontece nesta quinta-feira, 22 de novembro, às 9h, a segunda paralisação das Universidades Estaduais Baianas e o Ato Público Contra o Estrangulamento Orçamentário das UEBA, que será realizado em frente à Assembleia Legislativa, em Salvador. Nesse dia os portões da Uneb ficarão fechados.

A atividade, aprovada em Assembleia Geral, faz parte da agenda de mobilização criada pela ADUNED e demais ADs para exigir junto ao governo do estado a negociação da pauta de reivindicações da categoria docente 2012. O objetivo é denunciar o déficit no repasse orçamentário do Estado às Universidades Estaduais e o arrocho salarial na remuneração dos professores, que se destaca entre as piores do Nordeste.
 
Apesar da pauta de reivindicação ter sido protocolada desde 14 de julho na SEC (leia aqui), apenas em 30 de outubro, 3,5 meses depois, o secretário Osvaldo Barreto Filho aceitou sentar para conversar com os docentes. Mesmo assim, negou-se a iniciar naquele momento um debate técnico, afirmou que as Universidades Estaduais são onerosas ao Estado e apenas agendou duas reuniões técnicas até o final do ano.
 
Diante desses fatos, o Movimento Docente evidencia que o governo repete as mesmas atitudes das negociações dos anos anteriores. Assim, devido às experiências passadas, a ADUNEB considera fundamental a mobilização máxima e fortalecimento da luta, pois o governo Wagner não merece o crédito da categoria docente.
Ascom Aduned
Política
22 de Novembro / 2012 às 07:00 | 10 Comentários

A preocupação com a infraestrutura do município Cipó é constante. Por isso, o deputado Roberto Carlos (PDT) promoveu terça-feira (20), uma audiência com o secretário de infraestrutura e vice-governador da Bahia, Otto Alencar, o prefeito de Cipó, Romildo Ferreira e o vice-prefeito Carlos Roberto para tratar das diretrizes da nova gestão municipal.

Foi apresentada a necessidade da ampliação do programa 'Luz Para Todos' e a reforma de estradas. “Precisamos unir forças para levar mais qualidade de vida a Cipó. Tenho certeza, que junto com Romildo, Carlos Roberto e Otto Alencar o município só terá vitórias”, disse o deputado Roberto Carlos. Otto Alencar ressaltou o empenho do parlamentar e garantiu que vai analisar todos os pedidos para garantir que Cipó siga o caminho do desenvolvimento.

Ascom Lisandra Lopes

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage