Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 27 de Julho de 2017
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 12 de Março / 2016 às 07:00

Ato contra a corrupção no Brasil acontecerá neste domingo em Juazeiro

Está marcado para este domingo, 13 de março, mais uma manifestação contra a corrupção em todo o país. Em Juazeiro os manifestantes irão se concentrar às 9h, na Praça São Tiago Maior, Orla da cidade.

O programa Geraldo José desta sexta-feira (11) contou com a participação de lideranças que compõem o evento. Para o presidente do diretório municipal do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Antônio José da Silva Sales, o movimento em Juazeiro será pacífico e irá pedir explicações sobre a crise econômica que o Brasil enfrenta.

“O evento do próximo domingo será ordeiro, pacífico e venho convidar todos os trabalhadores, estudantes, idosos, donas de casa para o movimento nacional. Será uma demonstração da nossa indignação. O objetivo principal é a crise que se assola. Existe uma crise econômica e uma crise política que estão causando uma catástrofe no país. Enquanto essa presidente estiver no cargo o Brasil continuará parado”, afirmou.

César Miller, integrante do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), ressaltou a indignação dos manifestantes com os últimos acontecimentos políticos protagonizados no país. “É muito fácil aqueles que causaram um caos no país dizer que nós somos golpistas. O que nós vemos nos noticiários são os golpes que eles estão fazendo. O nosso país foi roubado, está decadente por conta de um governo corrupto e que não respeita as pessoas. O nosso objetivo maior é dizer não a corrupção, não é porque é o PT, mas é qualquer agente político que esteja praticando a corrupção. Eu acredito que o governo Dilma não passa do mês de março”, pontuou.

O vereador de Juazeiro, José Carlos Medeiros, também participou da entrevista e frisou que domingo será a vez de dizer não a toda forma de corrupção. “Eu não faço parte da organização, mas faço parte da oposição. Sou oposição do governo municipal, estadual e federal. Defendo um projeto diferente deste que está desgovernando o nosso município, o nosso Estado e a nossa nação. Compreendo que o povo brasileiro sonhou transformar esta nação, mas nesse sonho não deu autorização alguma a partidos e a ninguém para montar quadrilhas e roubar o país como estão roubando. O momento não é fora Dilma, fora Lula, fora o PT, mas a tudo que está desgovernando esse país. É uma forma de manifestar apoio as investigações da Operação Lava-Jato”, disse.

Ainda de acordo com os integrantes do ato, os manifestantes não irão interditar a Ponte Presidente Eurico Gaspar Dutra, que liga Juazeiro e Petrolina, como uma forma de respeitar a população. A manifestação ficará concentrada na Praça São Tiago Maior.

Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José
publicado em 12 de Março / 2016 às 06:00

MORRE EM PETROLINA O EMPRESÁRIO ROBERT CAR

Morreu na noite desta sexta-feira (11) em Petrolina, o empresário Roberto Moura, popularmente conhecido como Robert Car, dono de diversas revendedoras de carros na cidade, entre elas, a Petromol, Imperial Honda, Granjapan e Granfrance.

Roberto estava na luta contra um câncer há mais de dois anos, e foi vencido pela doença na noite desta sexta-feira.

Em razão do momento de pesar nenhuma das suas empresas Petromol, Honda e Nissan abrirá as portas neste sábado (12).

Aos familiares e amigos os votos de pesar de toda equipe do Blog.

publicado em 11 de Março / 2016 às 23:00

Artigo: CADÊ MANUCA E O 14 DE MARÇO?

"Já não somos como na chegada
Calados e magros, esperando o jantar
Na borda do prato se limita a janta
As espinhas do peixe de volta pro mar
Miserere-re nobis
Ora, ora pro nobis
É no sempre será, ô, iaiá
É no sempre, sempre serão"
De saudade eu não morro porque corro no cavalo de Zorro para Durango Kid não me pegar..

Se era  "no pão de açúcar de cada dia -dai-nos senhor a poesia de cada dia" onde não mais será?

Parecia os "parangolés" de Hélio Oiticica, carroças coloridas, baianas.. um cortejo vivo de blue`s-jazz em New Orleans? Oswald de Andrade, irmãos Campos, "poesia concreta" com cerveja da Primavera-Kisabor. Música e poesia na praça de Aprígio Duarte, gente bonita, meninas gostosas que gostavam dos "Novos Baianos", Caetano e Gil, Elis Regina e Belchior, muitos olhos cheios de sexo e amor e o coração "A Cor do Som".  João Gilberto "ave-maria no morro" na hora do "angelus" - Juazeiro centro do universo - quer mais?  "Geração Baseada" meu irmão....

E "la nave" se foi no rastro luminoso da "tribo nômade" "novosbaianosnovos" do poeta da terra Luiz Galvão.. para Salvador e São Paulo. Pedro Raymundo era vivo com Euvaldão...
"Pindorama, pais do futuro" "Tropicália bananas ao vento"  "Entrada do céu"  para depois criar raízes e ficar. Éramos do tempo da "ditadura" em direção das "diretas já".

João "doido" Galileu era o anfitrião, o "gatão" Ronaldo "Descofilando" Lopes apresentava, Bodito patrocinava e eu cantava quando estava na terra - Juazeiro de nunca mais e ninguém ganhava um "Tostão", só o "garçom" Pelé e o  acarajé de Dona Cecília. 

Não tem mais 14 de março, será que Castro Alves tem alguma "pracinha" por aqui?
Agora estão nos chamando para o dia 13? Onde o país emburreceu na corrupção de tudo, e uma coisa brutalmente corrupta agora é a nossa "música popular"....onde é bom ser tuim... dá muito dinheiro e sucesso no país imbecilizado pela mídia. Paredão!!!

"Nós precisamos da arte para não morrer de verdade" e "nada será como antes" porque "tudo acaba sendo como era de se esperar".
Todos contra a corrupção, inclusive os corruptos? O dedo em riste nos tempos modernos da delação premiada.  E no combate à corrupção, tomara que sobre um resto de Brasil para quem é do amanhã.
Se me chamarem para o 14 de março irei para o 13...
Cadê Manuca?Juazeiro, eu te amo, mas não abuse!

Por Maurício Dias Cordeiro/Compositor

publicado em 11 de Março / 2016 às 22:30

Lula recebe solidariedade do MST durante reunião com dirigentes nacionais

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu ontem (10) com dirigentes nacionais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), na sede do Instituto Lula, em São Paulo, e recebeu o convite para viajar por diferentes regiões do país para acompanhar a luta agrária nos estados. Presente à audiência na capital paulista, o deputado federal baiano, Valmir Assunção (PT-BA), defendeu o legado social dos governos Lula e salientou que as manifestações dos movimentos sociais nas ruas são legítimas e que garantem a força da democracia do país.

"Estive no Instituto Lula com membros da direção do MST para prestar solidariedade ao nosso eterno presidente. Não aceitaremos golpe e tentativas de quebra do Estado Democrático de Direito para criminalizar Lula, nem a esquerda brasileira", salienta Assunção. O deputado petista esteve com o também federal João Daniel (PT-SE), além de dirigentes nacionais e membros dos movimentos de luta pela terra. Para Valmir, é a hora de Lula reiniciar sua jornada pelo país. "Convidamos ele a visitar acampamentos e assentamentos em diferentes estados, inclusive na Bahia e Sergipe", completa.

Ascom Dep. Valmir Assunção
publicado em 11 de Março / 2016 às 22:16

MAIS UM JOVEM É ASSASSINADO EM JUAZEIRO

Por volta das 18 horas desta sexta-feira (11), um jovem ainda não identificado foi assassinado com vários disparos de arma de fogo nas imediações do Mercado do Produtor em Juazeiro.

A vítima ainda chegou a ser atendida pelo SAMU - Serviço de Atendimento Médico de Urgência, mas faleceu a caminho de uma unidade hospitalar. Este é o vigésimo segundo homicídio do ano em Juazeiro. A vítima aparenta ter entre 22 e 26 anos.

publicado em 11 de Março / 2016 às 22:00

2ª LIRAa aponta médio risco para infestação do Aedes aegypti em Petrolina

O resultado do segundo Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2016 aponta 1% para infestação do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. A pesquisa, que aponta médio risco, foi realizada entre os dias 29 e 10 de março em 13 estratos do município.

A diretora de Vigilância em Saúde, Silvana Mudo, explica os fatores preponderantes para o aumento do índice. "Esse segundo LIRAa foi realizado após o período chuvoso o que, consequentemente, eleva o índice de infestação, pois após as chuvas a temperatura eleva e torna as condições totalmente favoráveis para a proliferação e reprodução do mosquito".

A secretária de Saúde, Lucia Giesta, enfatiza a importância da população ser um agente de combate ao mosquito. "Uso de drone, contratação de novos agentes de endemias para borrifação, liberação de alevinos, mutirões aos sábados, limpeza de terrenos e recolhimento de pneus, entre outras ações, têm sido feitas pela gestão Julio Lossio visando eliminar os criadouros do Aedes. Mas, é preciso, que a população entre nessa luta e esteja vigilante sempre em suas residências, evitando qualquer possibilidade de acúmulo de água de forma exposta", alertou a gestora.

Entre os bairros com maior infestação do Aedes estão Dom Avelar, São Jorge, Terras do Sul, São Gonçalo, Jardim Petrópolis e Vila Chocolate com 2,1%, em seguida vêm os bairros Vila Eduardo, Lot. Nova York, Loteamento Recife, Vila Débora, Vila Marcela e Vila Carolina com 1,9%. Já as comunidades da Areia Branca, Dom Malan, Maria Auxiliadora e Caminho do Sol permanecem com 0%.

Ascom/Petrolina
publicado em 11 de Março / 2016 às 21:30

Encerradas inscrições para Congresso de Oncologia do HDT

Com número de vagas limitado, o I Congresso de Oncologia do Hospital Dom Tomás que tinha prazo para encerramento das inscrições nessa segunda-feira (14), preencheu essa tarde de sexta-feira (11) as últimas vagas para interessados em participar do evento. Com isso, não será mais possível realizar a inscrição. O I Congresso de Oncologia do Hospital Dom Tomás acontecerá nos dias 15 a 17 de abril no Hotel Quality em Petrolina. O evento que é realizado pelo Centro de Oncologia Dr. Muccini/Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (Apami) é voltado aos profissionais de saúde e estudantes.

APAMI
publicado em 11 de Março / 2016 às 21:00

Governo garante vinda de empresa chinesa à Bahia para construção do VLT

Um das maiores empresas chinesas na área de infraestrutura e logística, com mais de 13 mil quilômetros de ferrovia construídos, garantiu que vai enviar uma delegação à Bahia, visando viabilizar a implantação do VLT de Salvador. A decisão do CEO da China Tiesiju Civil Engineering (CTCE), Chuanlin Wang, foi tomada durante reunião com o governador Rui Costa na sede do grupo, na cidade de Hefei, nesta sexta-feira (11), último dia da Missão Oficial do Governo do Estado no país asiático.

Além do VLT, que vai ligar o Subúrbio Ferroviário ao bairro do Comércio, contribuindo para desafogar o trânsito de toda capital, os técnicos do CTCE também vão aprofundar os estudos sobre os projetos de água e saneamento para Salvador. A seleção das ações aconteceu após apresentação de todas as obras de infraestrutura que o governador Rui Costa negociou  com grupos chineses, ao longo dos últimos cinco dias.

Após firmar parceria com Governo do Estado para essas duas primeiras obras na Bahia, a CTCE poderá investir nos projetos da Ponte Salvador-Itaparica e na Fiol (Ferrovia Oeste-Leste). A informação também é do CEO da empresa, que destacou a segurança proporcionada pelo formato de Parceria Público-Privada (PPP) baiana. "Nós temos grande interesse em iniciar nossos investimentos no Brasil e sentimos segurança na modelagem proposta pelo governador. Nossa maior preocupação é com a segurança do negócio. A rentabilidade fica em segundo plano. Vamos buscar essas duas primeiras ações como teste para investir em projetos maiores na sequência, já com a experiência aprovada", disse Wang.

Velocidade

Um dos diferenciais da empresa é a velocidade na realização de obras de mobilidade. Só em 2015, foram oito mil quilômetros de ferrovia construídos, afirmou o CEO do grupo chinês. A licitação do VLT sai ainda este ano e a expectativa, na avaliação do governador Rui Costa, é que o projeto seja executado em Salvador com mesmo ritmo que ela executa na China e em outros países onde já realiza investimentos. "A tecnologia da empresa impressionou nossa comitiva e faremos todos os esforços para garantir a parceria iniciada hoje", afirmou Rui Costa, que assinou memorando

A previsão é que a delegação do CTCE chegue à Bahia em abril, após a empresa realizar primeira fase dos estudos necessários à participação nas licitações dos projetos apresentados pelo Governo do Estado. A assinatura do memorando entre o grupo estrangeiro e o governo baiano foi a primeira etapa do processo, garantiu o empresário. Na visita da delegação asiática, técnicos baianos vão apresentar aos chineses o Hospital do Subúrbio, o emissário submarino, o metrô e a Arena Fonte Nova, projetos executados por meio de PPP. "É uma maneira de comprovar o sucesso dessa modelagem de negócio e garantir a segurança que vocês querem para efetivar a parceria conosco", disse Rui aos dirigentes do grupo.

Secom
publicado em 11 de Março / 2016 às 20:30

Centro de Controle de Zoonoses realizará ação em Nova Descoberta

Neste sábado (12) a equipe do Centro de Controle de Zoonoses de Petrolina (CCZ) realizará ação de saúde em Nova Descoberta com castração de animais e palestra sobre Leishmaniose e Posse Responsável. A atividade está prevista para iniciar às 8h30.

"Nosso objetivo é realizar o controle populacional e, assim, reduzir as zoonoses, que são doenças que podem ser transmitidas entre os animais e o homem. Em Nova Descoberta, estão previstas 10 castrações, em especial, animais que são criados soltos", explicou o médico veterinário do CCZ, Washington Luiz Gonçalves.  

A ideia do serviço é realizar a ação em diversas localidades do município. "Vamos levar a ação para várias áreas da cidade, pois a gestão Julio Lossio tem a preocupação em esclarecer a população sobre os riscos da leishmaniose, bem como da importância da posse responsável", afirmou a secretária de Saúde, Lucia Giesta.

Ascom/Petrolina
publicado em 11 de Março / 2016 às 20:00

Guilherme Coelho bate forte no Governo em defesa dos agricultores do semiárido

A manhã desta sexta-feira (11/03) foi bastante movimentada no auditório do Sest-Senat em Petrolina-PE, onde ocorreu uma audiência pública sobre a proposta da Medida Provisória 707, de âmbito federal, que trata da renegociação de dívidas dos produtores rurais do seminário nordestino. A audiência foi mediada pelo senador Fernando Bezerra(PSB-PE), que preside a comissão mista, juntamente com o senador José Pimentel (PT-CE), e contou com a participação de várias autoridades políticas da região, como o diretor-presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), Pio Guerra, além de uma extensa plateia de produtores  e trabalhadores rurais da cidade e outros lugares do Nordeste.

Em sua fala, o vice-prefeito de Petrolina,Guilherme Coelho, que participou do evento como diretor da Associação Brasileira de Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), reforçou a necessidade de se criar medidas efetivas que desonerem o pequeno, o médio e o grande produtor rural do seminário dos altos juros que recaem sobre dívidas e financiamentos. "A seca é nossa realidade, pois todo ano tem seca. Por isso, o juros para o produtor do Pronaf no semiárido tem que ser zero, e o prazo tem que ser de 20 anos. O governo precisa assumir essa responsabilidade de ajudar o produtor sofrido do seminário, e não afunda-lo de vez", defende Guilherme.

Sobre os custos destas medidas aos cofres públicos, Guilherme foi enfático: "pode ser 1, 5 ou 10 bilhões [de reais], é obrigação do Governo Federal chegar junto do produtor, porque dinheiro não falta para as Olimpíadas do Rio, para o metrô de São Paulo, e até pra corrupção que vemos aí. Mas pra gente falta dinheiro? Isso não está correto. Nós não queremos mais paliativos", criticou. Os ciclos de debate sobre a medida provisória devem continuar pelo Nordeste, para que a proposta ganhe força e seja aprovada. 

Assessoria de Imprensa
publicado em 11 de Março / 2016 às 19:30

Prefeito Isaac inaugura a reforma e climatização da Creche do Caic em Juazeiro

Em clima de festa a comunidade do bairro Antônio Conselheiro recebeu com muita alegria a climatização e reforma da Creche do Caic nesta sexta-feira (11), em Juazeiro. O prefeito Isaac Carvalho, acompanhado do secretário de Educação e Esportes – SEDUC, Clériston Andrade e autoridades entregaram a 83ª unidade escolar totalmente recuperada.

"Nosso Governo tem como prioridade a Educação, que está transformando cada dia mais o nosso município. Já são mais de 80 escolas reformadas, ampliadas e climatizadas na Rede Municipal de Ensino. Nossa meta até o final de 2016 é chegar a 100 unidades totalmente recuperadas, para que assim os alunos e professores tenham um espaço mais confortável e adequado, e os pais possam trabalhar tranquilos, sabendo que seus filhos estão recebendo carinho e uma educação de qualidade. O conhecimento é a maior herança que podemos deixar para nossos filhos", afirmou o prefeito Isaac Carvalho, que agradeceu a equipe da SEDUC e da creche pelo excelente trabalho que desempenham para a qualidade da Educação da cidade.

A Creche, que atende mais de 180 crianças entre 6 meses à 5 anos, recebeu uma nova pintura, troca de piso, construção de banheiros infantil, construção do muro com grades, climatização das salas de aula e da coordenação, parque infantil, entre outras melhorias.

A mãe do aluno, Marina Dias disse que a reforma ficou muito bonita, principalmente as salas de aula com ar condicionados. "A Prefeitura tá trazendo uma boa educação para os nossos filhos. Agora posso ir para o trabalho mais aliviado, sabendo que meu filho está sendo bem cuidado pelas professoras que são maravilhosas e estão estudando em um espaço bonito, bem cuidado e confortável. Parabéns prefeito, o senhor tem feito muitas coisas para o nosso bairro", agradeceu Mariana.

O secretário Clériston Andrade agradeceu de forma especial a equipe de engenharia da SEDUC, pelo empenho, criatividade e competência para reformar e climatizar a Creche do Caic. "Reformar esse prédio foi muito complexo, não permitia muitas mudanças, mas a nossa equipe da engenharia conseguiu realizar um excelente trabalho, e hoje estamos aqui para entregar a comunidade um equipamento confortável e adaptado para as crianças da Educação Infantil. Estou muito feliz e agradecido, porque a cada dia estamos conseguindo transformar a Educação de Juazeiro", afirmou o secretário, noticiando para os moradores do bairro Antônio Conselheiro que ainda este mês a SEDUC inicia a reforma da Escola Caic, que fica ao lado da creche.

O vice presidente do Antônio Conselheiro, Hilário dos Santos agradeceu ao Prefeito pelas inúmeras obras que vem realizando no bairro e no entorno. "A região do nosso bairro mudou muito prefeito, são muitas ruas pavimentadas e avenidas, que tem melhorado a qualidade de vida dos moradores. Agora essas crianças vão ter ar condicionado, uma necessidade, pois Juazeiro faz muito calor, vai trazer conforto para elas e para os professores também", pontuou o líder comunitário.

Estavam presentes na inauguração o vice prefeito Francisco Oliveira, o presidente da Câmera, Damião Medrado, vereadores da base, a equipe de Governo, pais, alunos e professores da creche, e também os moradores.

Ascom/Juazeiro
publicado em 11 de Março / 2016 às 19:00

JUAZEIRO TEM REPRESENTANTE NA CONVENÇÃO DO PMDB EM BRASÍLIA

O presidente do PMDB de Juazeiro é um dos delegados à Convenção Nacional do Partido. Osanah Setúval está hoje em Brasília, onde participa da Convenção Nacional do PMDB para a escolha do presidente nacional do Partido. A delegação da Bahia, liderada pelo presidente Geddel Vieira Lima, vota em peso pela recondução de Michel Temer para presidir a legenda no biênio 16/18.

Para Osanah "a reeleição do presidente Michel Temer significa a unidade do PMDB neste momento de turbulência política, social e econômica em que passa o Brasil. A Bahia manifesta-se pelo rompimento com o Governo Federal", informou.

Em relação a política de Juazeiro, Osanah não acredita na unidade das oposições "...uma vez que em todas as reuniões, a discussão gira sempre em torno do ex-prefeito Joseph Bandeira, que diante mão, sabe-se, que está impedido de ser candidato, e a sua generosidade não permite a discussão em relação a outros nomes" concluiu.

publicado em 11 de Março / 2016 às 18:21

ESPAÇO DO LEITOR: COM SUSPEITA DE DENGUE, PACIENTE NÃO ENCONTRA ATENDIMENTO NO PSF DO NOVO ENCONTRO.

Geraldo,

Gostaria de relatar que há dois dias comecei a ter sintomas de dengue ou zika e ontem (10) fiquei todo empolado e com manchas vermelhas por toda a pele. Fui hoje cedo no posto de saúde do Novo Encontro, pois eu moro no Condomínio Park Centenário. Chegando lá 7h30min me disseram para eu retornar 8h30min pois a enfermeira estaria para realizar a notificação, pois bem, fiquei até 9hs e não apareceu enfermeira nenhuma, quando questionei uma atendente e ele passou a informação que a enfermeira ligou e me pediu para eu retornar na terça-feira da próxima semana, pois o posto não dispunha de formulários para a notificação.

Respondi então para ela que eles ficariam sem saber, pois, eu não voltaria mais.

Peço a comissão de saúde da Câmara que vá agora veja a situação em que se encontra o posto do Novo Encontro.

Atenciosamente,

Johny Moraes

Servidor publico

publicado em 11 de Março / 2016 às 18:00

Medalha Senador Nilo Coelho é concedida pelo Prefeito Julio Lossio ao dermatologista Itamar Santos

Na noite desta quinta-feira (10) o Prefeito Julio Lossio entregou em cerimônia realizada na Câmara de Vereadores de Petrolina, a Medalha Senador Nilo Coelho ao médico dermatologista Itamar Santos, em homenagem aos serviços prestados à cidade. Na mesma ocasião, a Câmara também lhe concedeu o título de Cidadão Petrolinense de autoria da vereadora Maria Helena.

Emocionado, o dermatologista agradeceu as palavras e homenagens de todos ao ser lembrado seu histórico. Nascido em Recife, Itamar Santos reside em Petrolina há 16 anos. Criou na cidade de Petrolina junto com colegas de especialidade, o Centro de Estudos Dermatológicos no Vale do São Francisco oferecendo atendimento qualificado à população, participou também de campanhas nacionais sobre a prevenção ao câncer de pele, entre outras doenças dermatológicas.
 
"Sinto-me muito feliz por receber o título de cidadão desta terra que tanto amo. Gosto de viver em Petrolina, foi a cidade que me acolheu e aqui decidi trabalhar todos os dias para ajudar e colaborar com as pessoas. Não imaginava um dia receber a maior honraria da cidade que é a medalha Senador Nilo Coelho, mas estou muito feliz de ser cidadão desta cidade e carregar essa honraria que muito me orgulha de uma grande figura que foi o Senador Nilo Coelho, entregue pelas mãos do Prefeito Julio Lossio", disse o médico Itamar.
 
Em 2009, o dermatologista foi aprovado em concurso, tornando-se professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), e hoje é vice-presidente do curso de medicina da instituição, contribuindo para a formação de aproximadamente 920 estudantes, dos quais 490 já estão formados. O homenageado, além de realizar atendimento médico na cidade em sua clínica, também presta assistência na Unidade de Atendimento Especializado - Ame do bairro Areia Branca. 
 
"O Doutor Itamar vem sempre ativo contribuindo de maneira muito importante para o desenvolvimento da nossa cidade. É um homem admirável que merece o título de cidadão e a medalha por estar constantemente preocupado em trazer, através do seu trabalho, conscientização, prevenção e cuidado às pessoas que necessitam de atendimentos médicos dermatológicos", afirmou o Prefeito Julio Lossio.
 
Participaram também da cerimônia familiares, amigos e alunos do médico, além de vereadores e empresários locais.
Asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
publicado em 11 de Março / 2016 às 17:30

GONZAGA PATRIOTA E LUCAS RAMOS ATUAM EM PARCERIA POR ESCOLA EVANGÉLICA DE PETROLINA

O deputado federal Gonzaga Patriota e o deputado estadual Lucas Ramos (ambos do PSB) deram mais um sinal de que estão sintonizados no trabalho. Os dois reuniram-se em Brasília para articular a liberação de um convênio da Escola Evangélica de Petrolina, mantida pela Fundação Evangélica do Vale do São Francisco (Fevasf), com o Governo de Pernambuco que possibilite a cessão de professores para a unidade de ensino.

Os parlamentares elaboraram um documento que será apresentado ao governador Paulo Câmara nos próximos dias. "A Escola Evangélica desempenha um papel educacional, religioso e social de relevância em Petrolina. Terá todo nosso apoio para que o trabalho continue", frisou o deputado Lucas Ramos. Atualmente, a escola possui 19 turmas para atender a aproximadamente 500 crianças dos bairros Henrique Leite, Carneiros, Vila Vitória e loteamentos Jordão e Geovana. "Tínhamos um convênio com a prefeitura que nos cedia os professores, mas não foi renovado. Para manter a qualidade dos nossos serviços, precisamos encontrar novos parceiros e os deputados abraçaram a nossa causa", afirmou a diretora da instituição, professora Mazzarolo Macedo.

O deputado Gonzaga Patriota levará a proposta de convênio ao Governo de Pernambuco. "É uma escola que está há 16 anos na nossa cidade e não pode parar. Mas precisamos entender que o estado passa por uma situação delicada e o assunto será tratado com toda responsabilidade", detalhou o socialista.

Asscom
publicado em 11 de Março / 2016 às 17:00

Dilma diz que não vai renunciar

A presidenta Dilma Rousseff afirmou, há pouco, que não vai renunciar ao cargo.

“Ninguém tem o direito de pedir a renúncia de presidente legitimamente eleito sem dar elementos comprobatórios de que eu tenha, de alguma forma, ferido qualquer inciso da Constituição. Não sairei deste cargo sem que haja motivo para tal. Quem quer a minha renúncia tem que proceder de acordo com a Constituição. Solicitar a minha renúncia é reconhecer que não há base real para pedir minha saída do cargo”, disse Dilma, após reunião com reitores dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Palácio do Planalto.

Perguntada se estaria resignada e se renunciaria à Presidência, Dilma respondeu: “Vocês acham que eu tenho cara de estar resignada? Vocês acham que eu tenho gênio para me resignar? Eu não estou resignada diante de nada e não tenho essa atitude diante da vida. Acho que essa onda de boatos não contribui e cria uma crise política negativa para a economia brasileira. Temos todas as condições de fazer a retomada. Pelo menos testemunhem que eu não tenho cara de quem vai renunciar”, afirmou a presidenta, em entrevista coletiva.

A Câmara dos Deputados aceitou em dezembro o pedido de abertura de processoimpeachment contra a presidenta Dilma Rousseff.

Manifestações

Sobre as manifestações populares previstas para domingo (13), Dilma pediu que não haja confrontos.

“Faço um grande apelo às pessoas para que sejam capazes de manifestar de forma pacífica. A manifestação é um momento importante do país, de afirmação democrática. Por isso, não deve ser manchada por nenhum ato de violência."

Ela defendeu que se mantenha o que chamou de "vitórias da democracia brasileira". Segundo a presidenta, uma das vitórias, sem dúvida, é o direito de livre manifestação. "Não cabe à gente perder esse patrimônio da tolerância característico do nosso país.”

Ministério da Justiça

Quanto ao futuro do ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, Dilma afirmou que decisão da Justiça é para ser cumprida. “Decisão do Supremo eu cumpro”.

Na noite de quarta-feira (9), o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que Wellington Silva deve deixar o ministério em até 20 dias após a publicação da ata do julgamento, prevista para segunda-feira (14). Os ministros da Corte entenderam que ele não pode chefiar a pasta, já que tem cargo vitalício de procurador do Ministério Público da Bahia.

Perguntada se vai pedir para ele ficar no cargo, Dilma respondeu: “Eu vou olhar para ele e falar: olha, meu querido, você decida o seu destino de acordo com as suas convicções e aquilo que lhe é interessante. Ele tem 25 anos de Ministério Público, e não cabe a mim fazer nenhum apelo. Eu não posso prejudicar ninguém.”

Agência Brasil
publicado em 11 de Março / 2016 às 16:30

Iniciadas as obras do Programa Água Doce em Juazeiro

Estabelecer  uma política pública permanente de acesso a água de boa qualidade para o consumo humano é o objetivo do  Programa Água Doce, que possibilita também a implantação de pequenos sistemas produtivos sustentáveis nas localidades onde será instalado. Formado por seis componentes: gestão, pesquisas, mobilização social, sustentabilidade ambiental, sistema de dessalinização e sistemas produtivos, o Água Doce tem o compromisso de garantir o uso sustentável dos recursos hídricos promovendo a convivência com o semiárido. 

O município de Juazeiro foi contemplado com cerca de 15 sistemas e os primeiros já foram iniciados nas localidades de Rodeador e Sítio Monte Alegre, Distrito de Itamotinga. O programa tem a coordenação nacional do Ministério do Meio Ambiente, execução e fiscalização do Governo Estado, através da Companhia de Engenharia Ambiental e de Recursos Hídricos da Bahia (CERB), e a gestão e manutenção da Prefeitura Municipal através do Serviço Autônomo de Água e Esgotos SAAE. 

De acordo com Afrânio Braga de Miranda, gerente regional da CERB em Juazeiro, o programa usará os poços já existentes nas comunidades e utilizará o dessalinizador para purificar a água. "A partir desse processo a água ficará 100% potável e o rejeito será depositado no tanque de contenção, podendo ser utilizado para a criação de tilápias e na irrigação de pequenas produções" detalhou Afrânio.

Cerca de 40 famílias da comunidade do Rodeador serão beneficiadas com o sistema, acabando assim a dependência do carro pipa. O diretor de divisão do interior do SAAE, Inaldo Nascimento, explicou que o município dará todo suporte técnico e de manutenção, entretanto cabe aos moradores das comunidades beneficiadas tomarem de conta do sistema. "O prefeito Isaac Carvalho já assinou o termo de parceria com os Governos Federal e Estadual e, tão logo os sistemas fiquem prontos serão repassados para o SAAE fazer a operacionalização. Já conseguimos com a Codevasf a doação dos alevinos de tilápias para serem criados nos tanques de contenção e a idéia é fazer com que essas comunidades fiquem auto-sustentáveis com mais esse beneficio", disse Inaldo.

Para o presidente da Associação e Moradores do Rodeador, Elton Hermano Rodrigues, este é mais um beneficio para a sua comunidade que passará a ter água potável acabando com a dependência do carro pipa. "Estamos todos felizes com mais essa conquista e só temos a agradecer a todos os envolvidos nesse processo", resumiu. Receberão na seqüência o Programa Água Doce as comunidades de Tanque Novo, Serra da Madeira, Manoel Patrício, Cruz, Pateiro, Jaburu, Muquém e Barra Bonita.

Ascom/Juazeiro
publicado em 11 de Março / 2016 às 16:00

6º BPM APREENDE ADOLESCENTE POR ROUBO

Na Cidade de Filadélfia, na Rua do Progresso, nesta quinta-feira (10), às 22h30, policiais da 5ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militarapreenderam um adolescente por roubo.

O adolescente e um comparsa, que conseguiu evadir-se, estavam em uma moto, praticando roubos, subtraindo celulares e dinheiro das vítimas que se encontravam na rua.

O menor foi encaminhado ao conselho tutelar.

Asscom
publicado em 11 de Março / 2016 às 15:30

Selecionados os espetáculos sacros para apresentações na sede e interior do município

Quatro projetos de espetáculos sacros para apresentações na sede e interior do município de Juazeiro foram selecionados este ano. De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Juventude (SECJU), foram inscritos seis projetos de apresentações para Via Sacra 2016, o que demonstra o interesse de outros grupos artísticos e/ou religiosos de Juazeiro em participar do concurso.

"Essa é uma forma de democratizar os recursos públicos, via edital municipal, e o que nos deixa muito felizes é a participação de nossos talentos, de nossa cultura, tradição que já faz parte do calendário cultural de Juazeiro", disse o titular da SECJU, Donizete Menezes, parabenizando os selecionados.

Uma comissão composta por 5 membros, 3 do Conselho Municipal de Cultura (sociedade civil) e 2 representantes governamentais, foi responsável pela avaliação dos espetáculos inscritos. A comissão passou dois dias reunida na Casa dos Conselhos avaliando criteriosamente as propostas de cada espetáculo. Segundo a comissão, todos os espetáculos atenderam aos requisitos do edital, mas os quatro melhores que se sobressaíram pela viabilidade, inovação e criatividade, foram os selecionados.

As quatro melhores propostas vão receber R$ 6 mil reais cada, para a produção e realização dos espetáculos, de acordo com o calendário de cada grupo que deverá compreender o período da Semana Santa.

Classificação dos Espetáculos Sacros 2016

1º - 13º Espetáculo Paixão de Cristo - Malhada da Areia (Distrito de Pinhões)

2º - Espetáculo Sacro Jesus de Nazaré - Distrito de Itamotinga

3º- Espetáculo Nova Jerusalém - Bairro Kidé

4º- 21º Espaço Sacro da Paixão de Cristo - Bairro Alto da Aliança

5º- Espetáculo Sacro Paixão de Cristo - Dom José  Rodrigues/Tabuleiro

6º - Arte e Vida - Bairro Alagadiço

Ascom/Juazeiro
publicado em 11 de Março / 2016 às 15:00

Comunidade do Entroncamento, zona rural de Casa Nova, recebe mais uma escola reconstruída

Foi mais uma noite de festa. A comunidade do Entroncamento, zona rural de Casa Nova, recebeu, totalmente reconstruída, a escola Edeltrudes Libório Passos, na noite desta quarta-feira, 09.

Após mais de 20 anos sem nenhuma grande intervenção, a unidade escolar recebeu pintura, reforço no telhado, mobiliários novos, ambientação pedagógica, cantinho da leitura, piso e manutenção em rede hidráulica e elétrica. Para a professora da localidade, Eliana Oliveira, a reconstrução 'foi muito importante, pois trouxe para as crianças um ambiente melhor'.

A secretária de Educação, Josinete Costa, destacou, mais uma vez, os avanços da área de educação no governo. "Eles não fizeram nada nos últimos governos, mas nessa primeira administração, o governo Cota entregou uma unidade totalmente reconstruída. Toda atenção as escolas é a prova de um governo que trabalha e restabelece a cidadania. Estamos construindo um futuro decente, após um passado triste. Nossos professores estão recebendo o piso, o Internível, melhoramos consideravelmente o IDEB, construímos o Plano Municipal de Educação, além de todas essas reformas. Vem muito mais por aí", comentou.

O morador da localidade, Antônio da Silva, mais conhecido como Antônio da Francisca, elogiou a ação da prefeitura. " Isso sim é uma verdadeira obra. No passado nossa escola não tinha condições nenhuma das crianças estudarem. Muito morcego, sujeira e péssimas condições, mas, agora, o governo do prefeito Wilson fez uma modificação decente. Aqueles que só sabem reclamar devem, agora, elogiar", pontuou. O morador da localidade Clébio Santos elogiou a ação do governo e aproveitou a oportunidade para solicitar a reconstrução da Escola Nossa Senhora de Fátima, também, na região do Entroncamento.

Em seu discurso, o prefeito Wilson Cota agradeceu a presença de todos, ressaltou seu compromisso em desenvolver a Educação do município, listou ações que vem desenvolvendo nas áreas de infraestrutura, estradas vicinais, saúde, assistência social e obras. Wilson Cota aproveitou e garantiu a Clébio e à toda comunidade que vai realizar a reforma total da escola.

O prefeito aproveitou e anunciou a inauguração de mais uma unidade escolar, desta vez no Riachinho II, na Serra da Pimenta, para este sábado, 12, e no domingo, 13, no distrito de Bem Bom a inauguração da Unidade Básica de Saúde – todas as solenidades às 19h. "Vamos continuar trabalhando, fazendo a nossa parte e modificando a vida das pessoas com obras e ações transformadoras", endossou o gestor.

Asscom
publicado em 11 de Março / 2016 às 14:42

Banco do Brasil realiza mobilização pelo combate ao Aedes aegypti nesta sexta-feira em todo o país

O Banco do Brasil mobiliza, nesta sexta-feira, sua rede de agências e dependências de todo o país, que passarão por vistorias durante o dia para erradicar focos do mosquito, com prioridade para os 223 municípios com índices mais críticos da epidemia. As vistorias passam a ser semanais, como parte de uma sensibilização sistemática sobre o tema. Além disso, o BB também realiza ação cultural em mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikyngunya nesta manhã nos CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) em Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, com a inclusão de informações sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya em todas as visitas realizadas nos Centros Culturais pelo Programa CCBB Educativo.  

Desde o dia 29 de janeiro, já foram 5.964 dependências do Banco do Brasil vistoriadas para buscar focos do mosquito. As inspeções ocorreram em ambientes internos e externos dos prédios, além de envolverem revisão de contratos de limpeza e jardinagem, de forma a garantir inclusão de cláusula sobre cuidados preventivos contra o mosquito.

Como parte da campanha, as telas dos Terminais de Autoatendimento do Banco também divulgam mensagens de conscientização durante todo o dia. As ações contra o mosquito em todo o país envolvem mutirões, inspeções em agências e aplicação de tecnologias sociais. Equipes de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, localizadas nas Gerências regionais de gestão de pessoas do Banco, também estão orientando e dando apoio a essas vistorias. O Banco capacita funcionários como multiplicadores e já conta com 168 comitês que trabalham nas suas comunidades, além de iniciativas de funcionários e aposentados voluntários do BB. As ações de vistoria também abrangeram instalações de 1,3 mil AABBs (Associações Atléticas Banco do Brasil) em todo o País.

Por parte da Fundação Banco do Brasil, o combate ao mosquito inclui ainda a alternativa de aplicação de tecnologias sociais – conjunto de técnicas e metodologias simples, de baixo custo, desenvolvidos em interações com comunidades. Uma das iniciativas é o Projeto Dengoso, que envolve tecnologia desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, do Piauí. Consiste na utilização de peixes para o controle e redução de larvas do mosquito. A eficiência no controle das larvas dos insetos, nos locais povoados e com adaptação dos peixes, é de 100%.

Asscom
publicado em 11 de Março / 2016 às 14:30

Grupo de ciclistas Pedal Rosa do Vale realiza passeio intitulado “Sou mulher Maravilha, diga não à violência”

A prática de atividade esportiva reconhecidamente é um salto para a qualidade de vida. E quando essa prática vem acompanhada de uma ação solidária os benefícios, então, são maiores. Dentro desta linha de pensamento, o grupo de ciclismo Pedal Rosa do Vale, composto por cerca de cem integrantes mulheres, realiza no próximo dia 20 (domingo), o passeio ciclístico intitulado “Sou mulher Maravilha, diga não à violência”, que percorrerá cerca de 10 quilômetros pelas principais avenidas centrais da cidade. O objetivo do evento é celebrar o dia da Mulher, comemorado em 08 de Março, bem como conscientizar a população sobre a importância de unir forças contra a violência de gênero. 

“Para participar é muito simples. Basta ter disposição, alegria e doar como inscrição, um kit de higiene pessoal. Esse material arrecadado será encaminhado para instituições que trabalham com mulheres vítimas de violência física e emocional. Esperamos contar com a participação da sociedade. Todos estão convidados a participar. Será um momento muito descontraído”, destaca a coordenadora do grupo Pedal Rosa, Patrícia Souza.

 As cem primeiras pessoas que se inscreverem receberão a camisa do evento e poderão participar do sorteio de brindes. A concentração – marcada para as sete da manhã - será na tenda do Bambuzinho, centro da cidade e o roteiro da pedalada deve incluir avenidas como a Souza Filho, Guararapes, Monsenhor Ângelo Sampaio, São Francisco (Areia Branca). Menores de idade deverão estar acompanhados de seus responsáveis.

 O evento conta com a parceria da secretaria Municipal da Mulher, AMMPLA, Suco Terra Sol, Dona Salada, Stillus Bike, Café no Caco, Morenita Store, La Dulceria, Global Negócios Imobiliários, Look e Fazenda Fruit Fort.

 Sobre o grupo – O Pedal Rosa nasceu de forma despretensiosa, há exatamente um ano, quando um grupo de mulheres que treinava para corridas de aventura, resolveu se unir para fazer uma atividade com mais presença feminina. Os primeiros encontros foram marcados via rede social e o que começou com cinco integrantes, foi ampliando para 17, depois para 30 e hoje tem um número de adeptas que chega a quase cem. Todas unidas em volta da prática de esportes como caminho para uma vida saudável. Além dos treinos mais específicos, elas se reúnem sempre às 20h das quintas-feiras, no Posto Catavento, para o tradicional passeio pela cidade.

EVENTO

PASSEIO CICLISTICO SOU MULHER MARAVILHA, DIGA NÃO A VIOLENCIA

Quando 20 de março (domingo)

Horas: 7h

Concentração: Tenda do Bambuzinho, Avenida Souza Filho

Inscrição: kit de higiene que será doado para instituições que cuidam de mulheres vítimas de violência

Informações: 87 98803 0023

Fanpage:  www.facebook.com/pedalrosadovale

Asscom
publicado em 11 de Março / 2016 às 14:21

MANIFESTOS EM TODA BAHIA SÃO REALIZADOS EM DEFESA DE LULA

Vários grupos de manifestantes realizaram protesto a favor do governo federal durante a manhã desta sexta-feira (11), na Avenida Paralela, em Salvador, e nas diversas estradas federais e estaduais por toda a Bahia. Movimentos sociais, entre eles o MST-Movimento dos Sem Terra, interditraram as BRs 101 Wenceslau Guimarães, Ba 052 do Feijão, 242 Oliveira dos Brejinhos, 242 Luiz Eduardo Magalhães, Sobradinho 210, Casa Nova em frente à CHESF, Paulo Afonso BA 110, Eunapolis e Teixeira de Freitas todas fechadas neste momento em atos na defesa do ex-presidente Lula e da democracia.

publicado em 11 de Março / 2016 às 14:00

Escola Santa Terezinha é reinaugurada no Dom Avelar em Petrolina

A comunidade do bairro Dom Avelar fez a festa na inauguração da nova sede da Escola Municipal Santa Terezinha. O prefeito Julio Lossio e o secretário de Educação, Coronel Leite entregaram  as novas instalações,com a presença de várias autoridades, entre secretários e vereadores da cidade.  A reforma foi geral em toda a estrutura física e  além da recuperação, a Santa Terezinha foi ampliada e ganhou novos espaços.

A Escola  que funciona  nos turnos da manhã, tarde e noite,  com 1300 alunos, possui  Laboratório de informática e AEE-Atendimento Educacional Especializado, atendendo cerca de  200 alunos em tempo integral no Programa Mais Educação com atividades de Letramento, Matemática, Handebol, Capoeira e Teatro. O secretário de Educação elogiou a gestão da Escola e a comunidade do Dom Avelar, que estão juntos  na preservação dos bens públicos. “A escola Santa Terezinha está fazendo bom uso dos seus recursos e as benfeitorias só tendem a chegar e beneficiar a todos da comunidade”. Já o prefeito Julio Lossio, enalteceu o cumprimento das políticas públicas na gestão do Secretário de Educação, Coronel Leite.  “Leite cumpriu o estabelecido e foi além do que planejamos para uma educação de qualidade,” citou o prefeito.

Além da reforma geral em toda a sua estrutura, a unidade escolar ganhou oito novas salas de aula climatizadas, novos conjuntos de banheiro masculino, feminino e de acessibilidade, nova cozinha com depósitos de frios, de cereais e de  frutos, área de serviço também com depósito para material de limpeza. Os servidores também contarão com uma nova sala de professor, sala de coordenação e também uma nova secretaria. A reforma da Escola Municipal Santa Terezinha está dentro do conjunto de restruturação das novas unidades escolares de Petrolina, que estão sendo restauradas, reequipadas e ampliadas.

Ascom Prefeitura de Petrolina
publicado em 11 de Março / 2016 às 13:30

Wagner alerta Dilma que governo nunca esteve tão ameaçado

Em reunião ontem pela manhã com a presidente Dilma Rousseff, o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, foi taxativo: nunca antes na história o seu governo esteve tão ameaçado quanto agora. Segundo aliados muito próximos ao petista, Wagner alertou a chefe de que será preciso redobrar os esforços para evitar uma debandada de partidos da base.Sobretudo se as ruas falarem alto no domingo, como preveem integrantes do alto escalão do Planalto e políticos da oposição. Avisou também de que ela não contasse mais com o PMDB.

Este, informou o ministro, decidiu cortar os laços com o PT nos próximos dias e só um milagre é capaz de reverter a tendência.Com os líderes petistas certos de que a queda de Dilma é praticamente irreversível, a última cartada virá por meio da militância e movimentos sociais.

Política Livre
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.