Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
18,3%
Atualizado em: 26/03/2015
Política
04 de Março / 2013 às 08:30 | Nenhum Comentário
 
A Deputada Isabel Cristina, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da Assembleia Legislativa, enviou proposição aprovada pela à ALEPE, ao Secretário de Defesa Social, Sr. Wilson Damásio, solicitando que o funcionamento da Delegacia da Mulher seja de 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana, e que o endereço da sede da Delegacia permaneça no centro de Petrolina, ao invés de transferi-la para o 5o. Batalhão da PM.

Justificando seus pleitos, a deputada Isabel Cristina relata que "as ocorrências de violências domésticas ocorrem, geralmente, à noite e nos fins de semana. São nestes períodos que a mulher mais necessita da intervenção e da proteção policial. Com funcionamento 24 horas, evita-se que as mulheres tenham de recorrer a delegacias não especializadas, onde, normalmente, são policiais do sexo masculino que as recebem, o que pode ocasionar constrangimento. Quanto à manutenção da sede da Delegacia da Mulher no centro da cidade, Isabel Cristina atesta que "transferi-la para o 5o. BPM trará muita dificuldade de acesso, podendo gerar constrangimento e intimidação devido à grande quantidade de policiais masculinos ali existentes.

Participação Política da Mulher Será Tema de Audiência Pública

A Deputada Isabel Cristina de Oliveira (PT), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), comunica que no dia 05 de março de 2013, no auditório do 6º andar anexo I ao Palácio Joaquim Nabuco, será realizada Audiência Pública comemorativa ao Dia da Mulher.

Tendo como tema a "Participação Política da Mulher – Ampliação de Espaços e Desafios do Mandato Feminino", a deputada Isabel Cristina explica que a participação da mulher na política ainda é muito pequena, com desafios imensos e com espaços a serem preenchidos. Faz-se necessária uma reflexão e discussão sobre esses dois aspectos para melhor enfrentá-los e ocupa-los. A deputada Isabel Cristina espera participação massiva de vereadoras, prefeitas, deputadas estaduais e federais de Pernambuco, expondo suas experiências de mandato para sedimentar o tema a ser tratado. Até o dia 21 de março, a mesma audiência será realizada nos municípios de Petrolina e Ouricuri.

Ascom Dep. Isabel Cristina
Espaço do Leitor
04 de Março / 2013 às 08:30 | 6 Comentários

Nas próximas eleições, eu vou tomar vergonha na cara;

Nas próximas eleições, eu vou me tornar um cidadão exemplar;

Nas próximas eleições, eu não vou me vender por um saco de cimento ou um colchão de quinta categoria;

Nas próximas eleições, eu não votarei em politicozinhos que prometem e não cumprem;

Nas próximas eleições, eu não votarei nestes políticos que beijam criancinhas nas eleições, e quando eleitos, deixam essas mesmas criancinhas morrerem por falta de uma saúde decente, por falta de saneamento e segurança;

Nas próximas eleições, eu serei exemplo para minha família, para a sociedade, para mim mesmo e jamais vou aceitar ser tratado como cidadão de quinta categoria, por uma classe de políticos baixos, inescrupuloso, ladrões, sem caráter e que simplesmente nos envergonham;

Nas próximas eleições, vou fazer valer o meu voto, não só no dia da eleição, mas todos os dias, cobrando, fiscalizando, denunciando as irregularidades dos péssimos políticos;

Nas próximas eleições, eu vou estar aberto a negociações, vamos negociar como homens de palavra, registrar em cartório as promessas para um melhor sistema de saúde, para uma melhor educação, segurança, saneamento uma melhor qualidade de vida para nossa cidade;

Como eu vou adorar as próximas eleições, ter o prazer de olhar nos olhos destes politicozinhos medíocres, e perguntar onde estavam escondidos nos últimos anos, onde estavam quando crianças perderam a vida por falta de atendimento medico e saneamento, onde estavam quando pais de família perderam seus filhos para as drogas, onde estes senhores estavam enquanto nossa cidade como cidade inexistia. Ah, senhores me perdoem, mas vou me deliciar neste momento, vou ter o prazer de mostrar o quanto os senhores são insignificantes para a nossa cidade.

Júlio Almeida

Variadas
04 de Março / 2013 às 08:00 | Nenhum Comentário

A UPE Campus Petrolina inicia ano letivo de 2013 com  uma palestra sobre o Plano Nacional de Educação com o Deputado Federal Paulo Rubem Santiago do PDT de Pernambuco. A proposta do PNE tramitava na Câmara desde 2011 e foi aprovada no dia 26 de junho de 2012 na Câmara dos Deputados, com o destaque da meta de aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. São vinte metasdistribuídas entre temáticas da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Especial, Alfabetização, Tempo Integral, Ensino Superior, Politica nacional de formação e valorização dos profissionais da educação entre outros. O PNE ainda não foi aprovado pelo Congresso Nacional.

O Deputado Paulo Rubemna Câmara Federal, participou da Comissão Especial que analisou a PEC do Fundo da Educação Básica (Fundeb) e da Comissão dos projetos de lei de regulamentação do Fundeb e do que instituiu o piso salarial nacional dos profissionais da educação básica. Junto ao Ministério de Educação e a Universidade de Pernambuco (UPE), intercedeu pela interiorização do ensino superior e a gratuidade das mensalidades e taxas na UPE. Foram destinados R$ 16 milhões, já liberados, e agora aplicados nas reformas das unidades da universidade em Petrolina, Garanhuns e Nazaré da Mata. A palestra do Deputado Federal Paulo Rubem acontecerá em dois momentos  no dia 04 de março, a primeira às 16 h 30  e a segunda às 20 horas no auditório da UPE Campus Petrolina.

Prof. Moisés Almeida Diretor do Campus
Policial
04 de Março / 2013 às 07:44 | 3 Comentários

Quatro homens explodiram dois caixas eletrônicos do Banco do Brasil no distrito de Pilar, na cidade de Jaguarari, a cerca de 400km de Salvador, por volta das 3h deste domingo (3). Segundo informações Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE), os suspeitos realizaram a explosão, mas não conseguiram levar o dinheiro que estava nos caixas.
Não há informações sobre os autores do crime. O distrito de Pilar fica na zona rural do munícipio.

Informações do G1 Bahia (Foto: João Carvalho/Portal Jaguarari)
Espaço do Leitor
04 de Março / 2013 às 07:30 | Nenhum Comentário

Geraldo,

Gostaria de fazer uma denúncia sobre o furto de um veículo Voyage GL, ano 89 de cor branca, placa KHJ 6144. O furto ocorreu neste domingo (03) nas proximidades do Estádio Adauto Moraes por volta das 16:00 horas. Qualquer notícia meu telefone é: (74) 8804-6097.

Muito obrigada.

Atenciosamente,

Joseane Carvalho

Política
04 de Março / 2013 às 07:00 | 1 Comentário

Reconhecida  internacionalmente como a maior fábrica de mosquitos do mundo, nesta segunda-feira, 04, a Biofábrica Moscamed Brasil receberá  18 pesquisadores de 11  países que compõe projetos coordenados de pesquisa da Agência Internacional de Energia Atômica – AIEA. Os visitantes estarão em Juazeiro para a reunião e finalização do estudo sobre biologia molecular iniciado há três anos e que tem como um de seus membros a biofábrica brasileira.

Na oportunidade os membros conhecerão os dois projetos desenvolvidos atualmente na Moscamed e que tem reconhecimento internacional: o controle e Monitoramento das Moscas das Frutas – PAC, onde exemplares da espécie Ceratitis capitata estéreis, produzidas em laboratórios são liberadas no campo para supressão populacional. E o Projeto Aedes Transgênico – PAT, que produz machos do Aedes aegypti geneticamente modificados para a supressão populacional do mosquito transmissor do vírus dengue.

 “Os visitantes participarão deste encontro convocados pela Agência onde discutiremos o estudo que iniciamos há três anos  biologia  de machos de mosquitos vetores de doenças. Na oportunidade eles conhecerão as nossas pesquisas e poderão divulgá-las pelo mundo”, disse o diretor presidente da Biofábrica,  Aldo Malavasi. O encontro está agendado para as 09h, na biofábrica que fica localizada Distrito Industrial do São Francisco, em Juazeiro.

A AIEA trabalha para o uso seguro da ciência e tecnologia nuclear. A Agência trabalha com os seus Estados-Membros e parceiros no mundo todo para desenvolver tecnologias nucleares atendendo todos os requisitos de segurança e utilizando a tecnologia para o desenvolvimento social e econômico.

Leia mais.

Iana Lima Ascom Moscamed
Variadas
04 de Março / 2013 às 06:30 | Nenhum Comentário
 
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Petrolina (COMDEC) convoca os pipeiros cadastrados na “Operação Carro-Pipa” do Exército a comparecerem nesta segunda-feira (04), em frente ao Parque Municipal Josepha Coelho, das 7h30m às 9h30min. Na ocasião, será realizada a contratação referente ao mês de março de 2013.
André Nazário Assessoria de Comunicação Social - PMP
Política
04 de Março / 2013 às 06:00 | 3 Comentários

Na manhã do último sábado (02) o prefeito de Casa Nova, Wilson Cota, junto com o vice Maninho e o diretor do SAAE, Ciro Viana, acompanharm o processo de limpeza e troca dos filtros na estação de tratamento de água da cidade.

Uma preocupação que não é apenas do gestor municipal, mas também de toda a população de Casa Nova, que vem sofrendo há muitos anos com um serviço de péssima qualidade e má distribuição.

Canos velhos, estação sucateada, esses são apenas alguns dos problemas que o prefeito Wilson Cota encontrou no SAAE logo que assumiu a prefeitura, mas admite que com muita luta e ajuda da população, Casa Nova terá água de qualidade saindo nas suas torneiras, e diz que para uma mudança ser completa, começa assim, com limpezas e troca de filtros sujos.

Ascom Prefeitura Municipal de Casa Nova/Foto: Cesar fotos
Espaço do Leitor
03 de Março / 2013 às 23:00 | 3 Comentários

A população mundial viveu uma inusitada experiência nos últimos dias, revestida de elevada carga de emoções e questionamentos de toda natureza, ocasião em que cada cidadão se colocou como analista e buscou responder a perguntas que não têm resposta: a renúncia do Papa Bento XVI! Também aqui tivemos a renúncia do ex-presidente Lula à sua candidatura para um terceiro mandato, em favor do nome da Presidente Dilma à reeleição, notícia que teve repercussão positiva face à possibilidade do risco de contágio com o vírus do Chavismo venezuelano! Esperou-se que a epidemia da renúncia fizesse chegar o vírus até o ficha-suja Renan Calheiros, Presidente do Senado, o que, infelizmente, ainda não aconteceu.

Já na crônica anterior registrei que somente após a morte do papa renunciante é que a verdade dos fatos será conhecida, uma vez que a ética, o respeito e a dignidade do cargo naturalmente impedirão que o ex-Papa faça comentários que possam interferir na gestão do novo Pontífice ou mesmo criar situações desconfortantes para a milenar estrutura da Igreja Católica. Mas só de pensar que um episódio semelhante da renúncia de um Papa aconteceu há 598 anos, por volta do ano de 1415, com Gregório XII, nada mais natural que a decisão cause enorme perplexidade entre fiéis e não fiéis, principalmente pela aura de santidade que envolve o chefe supremo da Igreja.  

Enquanto tudo isso acontece no Vaticano, à sua volta o Estado Italiano passa também por uma convulsão política e econômica, cujas consequências podem atingir a própria estrutura e unidade da União Europeia, bloco formado por 27 Estados-membros europeus.

Já aqui no Brasil vivemos num relativo mar de rosas, uma vez que os políticos brasileiros parecem ser mais sábios do que as grandes lideranças políticas do mundo!  A nossa habilidade em fazer negócios ou negociatas ultrapassa todos os limites e parâmetros de referência, exibindo competência sem precedentes. Se uma crise se apresenta no cenário político municipal, estadual ou federal, logo os articuladores entram em campo e apresentam as soluções que não respeitam limites, visto que o importante é preservar a estabilidade e a sustentabilidade a qualquer preço. Daí o que se vê são barganhas de toda ordem em troca do apoio, não importa se para tanto tenham que leiloar Secretarias e Vice-Presidências do Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal (leia-se César Borges, Geddel Vieira Lima, Osmar Dias, José Maranhão, etc.), nomear Ministros, ou ainda que tenha de se destruir um patrimônio nacional sólido e que era intocável como a PETROBRÁS, com doações e patrocínios de toda espécie, ou investimentos intrigantes na compra de plataformas superavaliadas!

Todo esse conjunto de fatos e acontecimentos marca de forma intensa o nosso dia a dia, mas não longe de causar abatimento a alguns ou desespero e desesperança a outros. Reconfortante é lembrar que a história é escrita para que, pela tradição, os bons exemplos sejam assimilados e os rumos possam ser corrigidos. A renúncia tanto pode ser um gesto de indolente covardia, como pode ser o reflexo da coragem e da virtude. 

Autor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público - (de Vitória-ES) agenor_santos@ig.com.br

Política
03 de Março / 2013 às 22:00 | Nenhum Comentário

Enquanto a presidente Dilma Rousseff (PT) baixa o preço da energia elétrica para fortalecer as indústrias e a economia, a Coelba e a Aneel vão na contramão das medidas adotadas pelo governo federal. De Itaetê, uma pequena cidade da Chapada Diamantina, onde as oportunidades de emprego são restritas ao funcionalismo público municipal e alguns estaduais, observa-se um exemplo que revolta, indigna e que aponta a superação de um jovem empresário. Gardel de Jesus Carneiro decidiu viajar a cavalo de Itaetê para Salvador, onde pretende protestar na grande mídia e na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) contra o descaso que a Aneel, com sua Resolução 414, art. 42 e 43, e contra a forma como a Coelba vem tratando um pedido de energia para o funcionamento de uma empresa em Itaetê.

Gardel Carneiro saiu no sábado (2) do município de Itaetê e segue para Salvador. Neste domingo (3), ele informa que está em Marcionílio de Souza. “Cheguei na madrugada deste domingo, por volta da 1h da manhã, vou descansar para retomar na segunda às 4h essa viagem para a capital”. A resolução que Gardel contesta determina que a Coelba seja a responsável pela ligação de novos pedidos para unidades com fornecimento de alta tensão, unidades consumidoras em tensão secundária com carga instalada maior de 50kW, assim como aumento de carga e a eventual participação financeira do solicitante.

Entretanto, não foi isso o que aconteceu e o empresário iniciou uma luta que começou no dia 28 de agosto de 2012 por meio da nota de solicitação de número 9100384560. E a Coelba não executou a obra, forçando o fechamento da empresa antes mesmo do funcionamento de todas as máquinas já instaladas. “Nosso protesto visa mobilizar a mídia e a sociedade para que outras pessoas não passem pelo que eu e minha família estamos passando, além de mais de 80 empregos diretos e indiretos que poderiam ser gerados, para melhorar a vida de muitas pessoas”, alega o empresário.

A empresa foi criada em 21 de dezembro de 2009, e a Licença Ambiental foi expedida em 8 de agosto de 2011, com a documentações trabalhistas e outras também em dia, a empresa está com sua estrutura pronta para funcionamento inclusive a estrutura física desde 5 de maio de 2012 e foi montada pela ASSTEC-SOUZA, (Máquinas e Serviços para Cerâmica) da cidade de Feira de Santana. “A empresa não está funcionando graças à Coelba e à Aneel com suas burocracias e descasos, e que têm como responsáveis pessoas que não atendem aos clientes com o devido respeito. Estes burocratas ficam em suas salas com ar-condicionado e nos tratam como se nós não merecêssemos o devido respeito”, dispara empreendedor Gardel Carneiro.

Com informações e fotos Jornal da Chapada
Política
03 de Março / 2013 às 21:00 | 1 Comentário

Esteve recentemente reunido na cidade de Salvador com assessores do Deputado Federal Acelino Freitas (Popó), O jovem Pedro Castor buscando mais uma vez melhorias para a cidade de Senhor do Bonfim. O mesmo entregou em mãos a proposta para análise da implantação da Delegacia da Mulher para a região norte do Estado.

A primeira proposta apresentada por Pedro Castor já foi aprovada pelo deputado Popó, sendo ela uma quadra poliesportiva para o povoado de Estiva, município de Senhor do Bonfim, no valor de 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais), emenda de Nº 27350015. Agora a preocupação de Pedro Castor é que a quadra poliesportiva não saia do papel e entre no esquecimento pela nova administração municipal, já que a equipe do novo gestor precisa estar  acompanhando a todo tempo o sistemaSicov, lançando todos os passos de andamento de sua implantação, coisa que não vem  sendo efetuada corretamente. Lamenta Pedro Castor.

O Deputado Acelino Freitas (Popó) que vem seguindo este ano agenda política corriqueira por todo interior baiano prometeu que nas próximas semanas estará na cidade de Senhor do Bonfim discutindo a problemática da seca na região norte do estado, que terá como tema de campanha Forças políticas e lideranças unidas contra a seca. A reunião terá participação de prefeitos, vereadores e lideranças políticas da região, onde estarão discutindo melhores alternativas para serem levadas ao governo do estado, buscando assim uma solução viável para a problemática que assola o interior do estado.

Política
03 de Março / 2013 às 20:00 | 3 Comentários

A Associação dos Magistrados Brasileiros, a Associação dos Juízes Federais do Brasil e a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho emitiram neste sábado (2/3) nota pública em que classificam de “preconceituosa, generalista, superficial e, sobretudo, desrespeitosa” a declaração do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, a jornalistas estrangeiros. Em entrevista coletiva concedida na quinta-feira (28/2) a correspondentes internacionais, Barbosa afirmou que os juízes brasileiros têm mentalidade “mais conservadora, pró status quo, pró impunidade”. Já os integrantes das carreiras do Ministério Público seriam “rebeldes, contra status quo, com pouquíssimas exceções”.

Para as entidades que representam os juízes, as conclusões de Joaquim Barbosa partem de “percepções preconcebidas”. Os juízes consideram “incabível” a comparação das carreiras da magistratura e a do Ministério Público, já que o MP é a parte responsável pela acusação no processo penal enquanto os juízes não têm obrigação nem com a defesa nem com a acusação, mas "a missão constitucional de ser imparcial" e garantir um processo justo. As entidades afirmam que não têm sido ouvidas pelo presidente do STF e disseram que o "isolacionismo" de Barbosa "parte do pressuposto de ser o único detentor da verdade". Assinam o documento o presidente da AMB, Nelson Calandra, o da Ajufe, Nino Toldo, e o da Anamatra, Renato Henry Sant’Anna.

Leia a íntegra da nota:

Consultor Jurídico
Política
03 de Março / 2013 às 19:00 | 2 Comentários

A Prefeitura Municipal de Campo Alegre de Lourdes, através das Secretarias de Ação Social e Combate à Pobreza, Sáude, Cultura e Turismo e Secretaria de Esporte vem planejando uma programação extensa para o “DIA ROSA NA PRAÇA”, em celebração ao Dia Internacional da Mulher.

 As Secretarias prepararam ações que vão proporcionar às mulheres campoalegrenses momentos de celebração das conquistas e refletir as lutas que ainda tem a se alcançar, além da diversão e confraternização.

O evento acontecerá dia 08 de Março (sexta-feira), com a seguinte programação:

HORÁRIO

AÇÕES DESENVOLVIDAS

LOCAL

7:30h

- 1ª Maratona Feminina  

Centro de Lazer

9:00h

 

- Apitaço feminino

- Palestra: Direitos da Mulher –

 Lei Maria da Penha

- Programas e Ações da

Secretaria de Ação Social

- Palestras sobre Saúde da Mulher

 e Saúde Bucal

- Danças e brincadeiras

 Praça José Paes

Landim

15:00h

- 1º Torneio Municipal de Futebol de

 Salão Feminino

Ginásio de Esportes Jadmiro Rodrigues

Esporte
03 de Março / 2013 às 18:00 | 4 Comentários

O Tricolor das Carrancas está com tudo. O time mostra que está numa belíssima fase e garantiu classifcação antecipada para a próxima fase copm uma vitória fora de casa contra a Jacuipense neste domingo. Com gol de Ciel, o Juazeiro venceu por 1 a 0.

Jogando em casa no Adauto Moraes, a Sociedade Deportiva Juazeirense empatou com o Botafogo em 1 a 1 e ocupa a quarta colocação na tabela com dez pontos. Confira os resultados da oitava rodada:

Domingo, 03 de Março
 
Jacuipense 0X1Juazeiro Serrinha
 
Atlético 1X3Vitória da Conquista Antonio Carneiro

Serrano 1X1 Bahia de Feira Lomanto Júnior

Juazeirense 1X1 Botafogo Adauto Moraes

Foto: Agência CH
Informativos
03 de Março / 2013 às 17:00 | 5 Comentários

Geraldo,

Graças à divulgação feita no seu blog a "Pretinha" retornou ao seu lar. Foram menos de 24 horas depois da foto ser exibida.

Obrigada.

Jacqueline Weyll

Política
03 de Março / 2013 às 16:00 | 3 Comentários

Lá se foi janeiro, fevereiro e as águas de março parecem não provocar uma reação no grupo político petista que seguiu Joseph Bandeira, em Juazeiro. Punido com suspensão e impedido de concorrer na última eleição pela executiva estadual do PT, por não seguir as orientações partidárias, os “tocadores de Bandeira” e petistas do grupo do ex-prefeito no município prometiam uma dura resposta política, que ainda não veio.

Pelo que se escuta nos bastidores políticos na cidade os “tocadores” e lideranças petistas locais aguardam uma decisão do líder, que não tem demonstrado ter pressa na decisão.

Política
03 de Março / 2013 às 15:00 | Nenhum Comentário

O diretório municipal do PT de Camaçari aprovou por unanimidade moção de apoio à Luiz Caetano, apresentado pela executiva do partido, como pré-candidato para as eleições 2014. Na reunião foi destacado o fato do petista ter defendido exaustivamente os interesses do municipalismo como presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e a forte aprovação em gestão pública nos oito anos em que administrou a Prefeitura de Camaçari. “Caetano é um nome testado e aprovado em gestão pública e por isso o nosso apoio”, afirmou o vereador Marcelino, líder do governo na Câmara de Camaçari. Ao receber a notícia Caetano disse estar ainda mais confiante para abraçar o desafio. “É com muita alegria que recebo o apoio dos companheiros de Camaçari. Me sinto honrado pela forma consensual com que isso aconteceu, o que só aumenta a minha responsabilidade”, declarou. Entre os presentes estavam os deputados Bira Coroa, Luiza Maia, o prefeito Ademar Delgado, o presidente da Câmara, Téo Ribeiro, além dos demais vereadores e lideranças.

Odília Martins Ascom
Política
03 de Março / 2013 às 14:00 | Nenhum Comentário

No último dia 18, o presidente da Autarquia Educacional do Vale do São Francisco (AEVSF/FACAPE), professor Rinaldo Remígio, juntamente com o diretor acadêmico Antônio Habib, estiveram reunidos com o presidente do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), Frederico Montenegro e presidentes das demais autarquias educacionais de Pernambuco, objetivando parceria em um convênio para trazer para a Facape um Mestrado na área ambiental. 

Na ocasião, o presidente e outras autoridades acadêmicas da Associação das Instituições de Ensino Superior de Pernambuco (ASSIESPE) apresentaram a possibilidade de trazer em 2014 um Mestrado em meio ambiente, já que a região possui grande demanda nessa área. Um dos planos do curso é a orientação ao uso de agrotóxicos e outros produtos que podem agredir o meio ambiente. Para professor Remígio, “a reunião trouxe excelentes expectativas e o presidente do ITEP já tem visita agendada para Petrolina, existindo a possibilidade de firmação desse Convênio durante a sua estadia.”

Ascom Facape
Política
03 de Março / 2013 às 13:30 | 4 Comentários

Com pelo menos uma dezena de candidatos disputando uma cadeira na Assembléia Legislativa e pouca manifestação em relação à Câmara Federal, o ex-deputado Pedro Alcântara parece disposto a marcar espaço e foi presença carimbada na imprensa regional nesta última semana, pontuando seu espaço para político para 2014. Em entrevista ao Blog ele já havia manifestado esse desejo e confirmado a intenção de mudar de legenda, saindo do PR para, possivelmente, o PSB.

Pedro confirmou a intenção de concorrer a deputado federal em entrevista no programa Supra Sumo, no último sábado, na Rádio Juazeiro, quando enfatizou a vacância de representação da região em Brasília como um dos fatores que o levariam a concorrer. “Juazeiro já teve três representantes na Câmara Federal e hoje não tem nenhum. O Vale do São Francisco também está carente dessa representação e acho que tenho trabalho prestado para colocar meu nome”, disse.

Questionado sobre o insucesso nas duas últimas eleições para deputado estadual ele foi taxativo: “cada eleição tem sua história”.

Política
03 de Março / 2013 às 13:00 | 1 Comentário

O agravamento da seca e as dificuldades por que passam os agricultores foi tema de pronunciamentos esta semana que passou na Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe). No Grande Expediente, o deputado estadual Odacy Amorim (PT) apresentou um quadro preocupante da situação especialmente no Sertão do estado onde meteorologistas indicam que deverá haver precipitações em março, mas podendo não ser suficiente para amenizar a estiagem nos municípios sertanejos. Odacy revelou ainda que informações como essas deixam cada vez mais produtores e criadores apreensivos. Diante disso, o deputado sugeriu que a partir de agora os governos, seja estadual ou federal, planejem medidas permanentes de atenção aos municípios que convivem com este fenômeno que sempre estará presente no seminário nordestino. Utilizar áreas irrigadas ociosas na região de Petrolina (Sertão do São Francisco) é uma das alternativas apresentadas pelo deputado.

Odacy lembra que a seca é uma tragédia anunciada, por isso agora é hora de planejamento e de ações rápidas para resolver essa questão. “Apelo à presidenta Dilma, ao governador Eduardo Campos e ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, pois essa é uma tragédia anunciada e que precisa ser enfrentada. E um planejamento poderá resolver essa questão. Tenho uma sugestão ao ministro Fernando Bezerra Coelho para se utilizar áreas ociosas e que foram desapropriadas no perímetro irrigado Pontal, visando plantar milho para alimentação animal”, colocou Odacy. Conforme o petista, já até existe um projeto piloto do Governo de Pernambuco instalado no Perímetro do Bebedouro em Petrolina onde já se colheu a primeira safra e o produto foi entregue a pequenos criadores do interior de Lagoa Grande, na região do São Francisco. Segundo Odacy, esta é uma ação onde não se gasta muito e é simples, atendendo os criadores que sofrem quando perdem um animal para a seca.

“Em 1000 hectares plantados, por exemplo, dá pra alimentar 50 mil cabeças de boi ou 400 mil cabeças de caprinos e ovinos. Portanto agora é hora de esquecer disputa de 2014, de se diminuir as brigas políticas, de governar e pensar na nossa responsabilidade. Se o governo entrar com R$ 1.500,00 por hectare, consegue viabilizar 1 hectare de milho mesmo que o produtor entre com até R$0,5 por quilo de milho. As pessoas não querem esmola, querem solução e isso nós temos. A responsabilidade agora de não deixar os animais morrerem de fome é dos governantes”, destacou Odacy citando outras áreas irrigadas que podem ser viabilizadas para o projeto.

Odacy observa que o ideal é que se faça um levantamento minucioso do número de criadores, de animais, tendo o apoio das associações e dos agentes comunitários de saúde e criar política permanente de atendimento aos criadores para se evitar perdas freqüentes do rebanho sempre que a seca for mais demorada. O deputado adiantou que vai apresentar emendas a proposta orçamentária do estado para ajudar em ações que cheguem ao produtor ou criador mais rápido. “Vou destinar a emenda parlamentar de R$ 1 milhão que tenho direito para o orçamento estadual utilizar em projetos de estimulo à produção de ração e outros tipos de alimentos para que os animais não voltem mais a morrer durante secas prolongadas como a que estamos vivenciando”, concluiu Odacy.

Ascom Dep. Odacy Amorim
Política
03 de Março / 2013 às 12:00 | Nenhum Comentário

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Eventos de Petrolina, Jorge Assunção, participou quinta-feira (28) da reunião da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina (CDL). O evento reuniu associados da entidade, e contou com a presença do Presidente da CDL Petrolina, João Ferreira e do Presidente da Federação das CDLs de Pernambuco, Adjar Soares. A reunião discutiu o papel da entidade no município e realizou os repasses das ações que estão sendo desenvolvidas na cidade. “Vamos fazer um grande evento no dia 8 de março, no bambuzinho, em comemoração ao dia da mulher. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Petrolina, a CDL fará um dia de transformação para as mulheres, com palestras de conscientização, sorteio de brindes, cortes de cabelo e maquiagem”, relata o presidente João Ferreira. 

Durante o evento, também foram apresentados os projetos em andamento da CDL. Entre eles, ‘A Casa do Saber’, que pretende levar educação aos lojistas, funcionários e seus dependentes, através de treinamentos e oferta de cursos pré-vestibulares e de concursos, pós-graduação e mestrado. Segundo Jorge Assunção, a educação também tem sido priorizada nas ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Eventos de Petrolina, como, por exemplo, as capacitações realizadas com ambulantes da cidade. “No Carnaval, foram qualificados e cadastrados mais de 200 ambulantes e a perspectiva é atender um total de 600. Agora, com a Semana Santa, faremos neste sábado e domingo (02 e 03) um mutirão de cadastro com peixeiros nas feiras-livres para realizar com eles um curso de higiene e manipulação do produto”, argumenta. 

De acordo com Adjar Soares, a presença de um associado da CDL na administração municipal favorece a realização de parcerias. “Torna-se um canal que facilita o poder municipal chegar a uma entidade de grande importância como a CDL, e incentiva que sejam firmadas novas parcerias com o município”, ressalta o Presidente da Federação das CDLs de Pernambuco.

Secom PMP
Esporte
03 de Março / 2013 às 11:00 | Nenhum Comentário

Depois da derrota no clássico para o Juazeiro e a saída do técnico Laelson Lopes, o clima no Juazeirense era de velório. No entanto, com a chegada do treinador Paulo Sales o cenário mudou, principalmente após a reabilitação no certame com a vitória diante do Flu de Feira no meio da semana. O atacante Cicinho acredita que Sales trouxe a motivação que o time necessitava. 

“O professor Sales é muito competente e todos gostaram da sua chegada. O grupo está animado e ele trouxe essa motivação. Além disso,  ele conhece boa parte do elenco e isso já facilita as coisas”, declarou Cicinho. 

 O jogador ainda se diz confiante em uma vitória diante do Botafogo-BA, neste domingo (3), no Estádio Adauto Moraes. “Temos que fazer o dever de casa e garantir essa classificação”, argumentou.  O Juazeirense ocupa a quarta posição com nove pontos conquistados.

Por Glauber Guerra do Bahia Notícias
Política
03 de Março / 2013 às 10:00 | 24 Comentários

O jornalismo da TV Record Bahia, veiculou ontem, 02/03, que Dezenas de livros escolares da rede estadual de educação foram encontrados em um lixão no município de Sento Sé, no norte do Estado. De acordo com informações da Record Bahia, uma parte dos livros ainda estava embalada e o restante da publicação foi encontrado espalhado em meio ao lixo. Os livros pertenciam ao Colégio Estadual Dr. Juca Sento Sé. A produção da Record tentou contato com o colégio, mas ninguém quis se pronunciar. A Secretaria de Educação do Estado afirmou que vai apurar o fato.

Veja a matéria na TV Record Bahia:

Espaço do Leitor
03 de Março / 2013 às 09:00 | 10 Comentários

Geraldo,

Meu nome é Samanta Brasil, trabalho com pesquisa de campo e venho por meio desta, fazer um apelo em nome de algumas pessoas das localidades por onde passei em Sento-Sé, na BA-210.

A população de Sento-sé está fazendo um apelo para que as autoridades municipais (Prefeito e Vereadores), providenciem a passar uma maquina na estrada que vai da sede do município até o povoado de Ponta D`água. Conversei com moradores sobre a questão de se deslocar do interior a sede, as reclamação são as mesmas. Todos falam sobre o maltrato que tem na estrada com os buracos e pedras, sem falar que facilita assalto.

As motos e carros tem que passar por manutenção sempre e se queixam que nem todos tem condição, por isso pedem que passem pelo menos uma máquina, para melhorar o deslocamento desses cidadãos da zona rural até a sede.

Me sensibilizei com as falas e por conhecer seu blog que  é muito respeitado, peço que ajude a divulgar esse apelo de alguns moradores que estão se sentindo prejudicados.

OBS: quero que fique claro que não é política.

Samanta Brasil

Imagem ilustrativa da internet
Policial
03 de Março / 2013 às 08:00 | 3 Comentários

Quinta-feira, dia 28, por volta das 19h00 policiais militares da CIPE-CAATINGA, quando faziam rondas na rua 11 da QD. N14, N° 40 e 02 QD N14 ao abordarem a pessoa de Gerson Adelino dos Santos, 22 anos, sem documentos, residente na rua 09 N18 N° 9, em sua posse, foram encontradas 11 pedras de crack, além de 1 (um) papelote de cocaína. Em sua companhia encontrava-se o menor de 15 anos de iniciais D.O.S. residente à rua 14 S9 Nº27 que fazia uso de maconha na hora da abordagem. Indagados Gerson indicou a pessoa de Francélio dos Santos Gomes, como seu fornecedor. De posse das informações os policiais se deslocaram até ele onde encontraram mais 06 (seis) papelotes de cocaína, 1(uma) Balança de precisão e 90,00 R$, em espécie. Em seguida, foram até a casa de William Pereira dos Santos, apontado como outro fornecedor pelo Gerson,residente na rua 11 QD N24 Nº 40, na abordagem foram encontrados 500g (Quinhentos gramas) de maconha, uma Espingarda Cal. 12 Marca CBC Nº1433357, Modelo:151 com 03(três) cartuchos intactos. Os três elementos, o adolescente, a arma e as drogas foram apresentados ao Delegado de Policia Civil. Dr. Raniere Barbosa de Oliveira na Delegacia de Sobradinho-BA.

Política
03 de Março / 2013 às 07:00 | 2 Comentários

Em visita ao Bairro Vila Eulália, a deputada estadual Isabel Cristina de Oliveira (PT) pôde constatar o quanto as pessoas que ali residem ou para lá se destinam estão expostas a acidentes que ocorrem frequentemente com motoristas e transeuntes.

A exposição da população a desastres se dá ao precário acesso ao interior da localidade, o que faz com que a comunidade enfrente grande dificuldade na entrada/saida do bairro, principalmente pela sua localização ser à margem da BR 428 - Av. Sete de Setembro, movimentadíssima.

Isabel Cristina, sensibilizada com a situação de perigo porque passam os habitantes, através da Assembleia Legislativa, encaminhou ao Sr. José Reginaldo Nunes Batista, superintendente do DNIT em Petrolina, ao Secretário Estadual de Transportes, Isaltino Nascimento, e ao Diretor-Presidente do DER, José Cavalcanti Junior, proposição, aprovada pela ALEPE, solicitando a construção de um acesso decente na entrada do Vila Eulália, evitando, assim, que a comunidade seja vítima de acidentes, muitas vezes, fatais.

Lembrando o alcance social de sua proposição, a deputada Isabel Cristina ressalta que "o acesso a ser construído beneficiará, não somente o bairro Vila Eulália, mas toda uma população ao seu entorno, propiciando maior tranquilidade e uma melhor qualidade de vida".

Ascom Dep. Isabel Cristina
Espaço do Leitor
02 de Março / 2013 às 23:00 | 17 Comentários
 
Existem mulheres que ultrapassam as barreiras da sanidade alimentando um ciúme doentio! Perseguem, vão atrás de pistas, vêem coisas que nem existem. Inventam. Devaneiam. Viajam, literalmente, buscando provas de que estão sendo traídas. As vezes nem estão... Quando estão, nem sonham.
 
Sem falar na quantidade de assassinatos que têm ocorrido ultimamente em nome do "amor" um amor doente e perverso. Um sentimento de posse aliado ao desequilíbrio mental. As mulheres vivem anos e anos com homens, que chamam de marido, dividem o mesmo teto, comungam dos mesmos sonhos, têm filhos deles, constituem família e nem sonham que um dia eles serão seus algozes.
 
Relacionar-se, hoje em dia, está sendo, além de tudo, assustador.
 
Cinthya falou, muito bem falado, no texto de ontem, sobre o fato de as pessoas sentirem-se meio que donas das outras e sentirem a necessidade de obrigação de reciprocidade de sentimento. A mulher ama e exige que o marido ame igual. Na mesma proporção. Por isso que as coisas desandam.
 
Nós temos recebido inúmeros e-mails de mulheres casadas há anos que de um tempo pra cá começaram a trair seus respectivos maridos. Situações complicadas, delicadas. Um drama mesmo! Cada história, um drama diferente. Já os homens, não mandam muitos e-mails para nós, mas por sermos solteiras e termos vida social ativa nós vemos que os homens casados são os que mais saem pra pegação. Eles investem mesmo. Dão em cima, ficam na cola. Chegam chegando.
 
O mundo enlouqueceu! 
 
As mulheres traem pelo sentimento. Elas querem carinho, atenção, querem sentir-se amadas, desejadas. É o romance, as vezes a aventura, mas é o romance que predomina. É o que explica as "puladas de cerca" do sexo feminino. Casamento de anos que caiu na rotina, a falta do romance, a falta de atenção, a falta de interesse do marido, a mesmice do cotidiano. Esses são os motivos mais citados na lista de reclamações e justificativas que recebemos.
 
Os homens traem por desejo de sexo, de aventura, de coisas novas. E só. As vezes, quase nunca, rola um arrependimento, quando rola é por ter ficado com uma mulher feia ou baranga e não por ter traído a esposa. Os homens conseguem manter a superficialidade nas relações. Alguns tocam, mas quase nunca são tocados. Não rola sentimento. Elas não os afetam. Eles voltam para casa como se nada tivesse acontecido. Alguns ainda passam um tempo empolgado, mas é só isso, empolgação. Logo passa.
 
E nisso, a ciranda confusa da vida vai girando, e nós, bonecos doidos e desnorteados, vamos bailando num descompasso conflitante de sentimentos e sensações. Dando um passo pra frente e dois pra trás vamos seguindo, ou melhor, vamos tentando seguir um rumo, sem saber onde ele vai dar.
 
Os relacionamentos estão cada dia fazendo menos sentindo pra mim.
 
Por Verônica Monteiro do Blog O Divã Dellas
Política
02 de Março / 2013 às 22:00 | 1 Comentário

Os Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura operados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) receberão investimentos de R$ 14 milhões em 2013. Os recursos previstos serão destinados principalmente para reforma e ampliação desses centros que têm como principal objetivo promover a revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

A expectativa é que os investimentos contribuam para o aumento da produção   nos Centros Integrados nesse ano – que passarão a produzir cerca 15 milhões de alevinos. Em 2012, foram 11,7 milhões. Dentre as espécies nativas produzidas destacam-se matrinchã, dourado, surubim e piau; já as espécies exóticas, tambaqui e tilápia, que dão suporte a piscicultura comercial. “Espera-se que haja aumento no número de alevinos porque alguns Centros, como Três Marias, Bebedouro e Itiúba, já estarão com suas obras praticamente prontas”, explica o chefe da Unidade de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf, Leonardo Sampaio.

A Companhia também espera triplicar o número de peixamentos realizados em relação ao ano passado – serão cerca de 100 peixamentos em 2013. A ação consiste no repovoamento do rio usando algumas espécies nativas de peixes da bacia do São Francisco, produzidas nos Centros Integrados. Por meio dessa iniciativa, a empresa busca a manutenção e o aumento dos estoques pesqueiros, garantindo o futuro da pesca e gerando renda para a população local.

Leia mais.

Ascom/Codevasf Foto: Divulgação/Codevasf.
Variadas
02 de Março / 2013 às 21:00 | 2 Comentários

A Rádio Comunitária Luz do Sertão FM 87,9 de Uauá-BA, recebeu vários elogios de autoridades e ouvintes pela cobertura e transmissão do 5º Festival do Umbu organizado pela COOPERCUC, nos dias 22 a 24 de fevereiro. A rádio Comunitária se mudou para praça de eventos, localizando-se em um stand concedido pela equipe de organização e desde o primeiro dia, passou a cobrir e transmitir o evento, levando ao ar entrevistas com os visitantes, associativistas, organizadores, jornalistas, empreendedores, vereadores, prefeitos, deputados e governador.  Todos elogiaram e aplaudiram o trabalho realizado pela equipe da rádio comunitária.

“Nós agradecemos a nossa parceira e sócia COOPERCUC, assim como a equipe de organização do evento que nos deram apoio e atenção. Em especial, Adilson (presidente), Jorge Trindade (administração), Willian (assessoria técnica) e Jussara. Não poderíamos deixar de enaltecer a esiliência, dedicação, empenho e força de vontade desses jovens que compõem essa atual diretoria: Edmar França (Diretor de operações), Maikon Batista (Locutor), Natália Alves (Locutora), Acássio Teles (Locutor), Henrique Almeida (Locutor), João Bosco (Apresentador), Bety Menezes (Apresentadora), Francisco-Prolepses (Presidente) e os sócios fundadores e efetivos. Temos certeza que cumprimos nosso dever no que concerne as atividades de uma Rádio Comunitária. Continuemos nesse caminho que de forma simples, atendendo os trâmites legais, podemos alcançar os corações e os lares da nossa querida Uauá. Força e vamos em frente, guerreiros”, declarou o presidente da emissora.

Variadas
02 de Março / 2013 às 20:00 | 2 Comentários

Os médicos da Coordenação de Saúde do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) vão realizar, nos dias 16 e 17 de março, a Junta Médica Especial no Polo de Juazeiro, como forma de atender os portadores de necessidades especiais no interior do Estado. O objetivo é facilitar o atendimento da avaliação pericial do portador de deficiência física, evitando assim seu deslocamento até a capital.

A Junta Médica do interior obedecerá os mesmos critérios da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e visa atender também os candidatos de Juazeiro, Euclides da Cunha, Jacobina, Paulo Afonso e Senhor do Bonfim. O atendimento vai ocorrer na Clinica Benevides Muniz de Juazeiro.

No dia do atendimento é necessário estar em mãos com a carteira de identidade e relatórios atualizados dos médicos assistentes com a identificação da patologia (paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, hemiplegia, triplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membros, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida e outras patologias a critério médico). É importante lembrar que no relatório deve conter informações detalhadas da patologia.

Leia mais.

Política
02 de Março / 2013 às 19:00 | 6 Comentários

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), afirmou em discurso, proferido nesta sexta-feira (01), em Brasília, que a Polícia Ferroviária Federal existe e lamentou o fato da prisão de mais de vinte policiais, na Estação da Mangueira, em Recife. “Quem nasceu numa Estação de Trem, foi ferroviário por mais de 10 anos e, como deputado federal constituinte ajudou a inserir no artigo 144 da Constituição Federal, a Polícia Ferroviária Federal e, ainda, quem desde 1989, vem lutando pela regulamentação desse dispositivo constitucional, para instalação do DPFF – Departamento de Polícia Ferroviária Federal, só tem a lamentar e, muito, o que fez o respeitado delegado da Polícia Federal, com exercício em Pernambuco, Bernardo Torres, prendendo mais de vinte Policiais Ferroviários Federais, na Estação da Mangueira, em Recife”, disse Patriota.

Segundo o delegado Bernardo Torres, não existe uma entidade pública denominada ‘Departamento de Polícia Ferroviária Federal’, embora o mesmo esteja previsto no artigo 144 da Constituição Federal. Como não foi criada nenhuma estrutura do órgão até o momento, explica o delegado, o indivíduo que se diz policial ferroviário federal e porta arma de fogo está cometendo crime punível com reclusão. Além dessas prisões, a Polícia Federal apreendeu armas, munições e os veículos de deslocamento desses policiais, deixando milhares de passageiros dos metrôs, na região metropolitana do Recife, sem qualquer segurança’.

De acordo com o deputado federal Gonzaga Patriota, o delegado Bernardo Torres “não levou em consideração que durante mais de quarenta anos, as rodovias brasileiras foram fiscalizadas pela Policia Rodoviária Federal, do antigo DNER, que, sequer, tinha o que tem hoje a Polícia Ferroviária Federal, a garantia constitucional e, nem por isso, a antiga PRF deixou de dar segurança nas rodovias, por todo esse longo período, até quando legalizada, em 1988, juntamente com a sua coirmã, Polícia Ferroviária Federal”.

O parlamentar solicitará o apoio dos Ministérios do Planejamento e da Justiça para agilizar a regulamentação, tornando uma realidade efetiva a luta da categoria.  “Estou fazendo contato com os Ministérios do Planejamento e da Justiça para acelerarem a tramitação desse processo e, urgentemente, encaminharem ao Congresso Nacional, a proposta de criação definitiva da já existente de fato, na prática e de direito, na Constituição Federal, da querida Polícia Ferroviária Federal”, afirmou Gonzaga.  O deputado fez um apelo ao DPF. “Apelo, por fim, à Superintendência do Departamento de Polícia Federal, em Pernambuco, para liberar o material apreendido, bem como, arquivar as peças do Inquérito Policial aberto contra os 23 Policiais Ferroviários Federais”, finalizou.

Policial
02 de Março / 2013 às 18:00 | Nenhum Comentário

A Equipe de investigações de Homicídios da 24ª Delegacia Seccional de Araripina, efetivou a completa elucidação do homicídio ocorrido no distrito de Santa Rita, em Ouricuri no ultimo dia 22 de fevereiro. De acordo com as investigações, Jancio de Alencar Sena, conhecido por Janço de 27 anos, foi o autor do homicídio que vitimou Maria Cleia Rodrigues Silva de 21 anos. 

O acusado foi autuado na Delegacia de Plantão por embriaguês ao volante, tendo o delegado Francisco Waldo, representado por sua imediata prisão preventiva. O acusado foi preso e  conduzido a Cadeia Pública de Trindade onde fica a disposição da justiça.

De acordo com o Inquérito policial a vitima e uma amiga se encontravam com o acusado que propôs manter relação sexual com as duas mulheres que rejeitaram a proposta. O acusado parou sua a moto em um matagal e mandou elas esperarem pois iria deixá-las em casa, as mulheres esperaram e o mesmo retornou com um pedaço de madeira que atingiu fatalmente a vítima, tendo sua amiga conseguido fugir. O corpo  Maria Cleia, foi  encontrado no referido matagal  apenas de roupas intimas.

Jucianna Kelly Terto Ascom Diretoria Integrada do Interior 2
Variadas
02 de Março / 2013 às 17:00 | Nenhum Comentário

A Sala do Empreendedor, de frente à Prefeitura de Curaçá, está realizando mutirão para formalização dos empreendedores individuais que ainda não possuem seu CNPJ. O Empreendedor Individual é o trabalhador por conta própria, que ganha, no máximo, R$ 60 mil por ano. Os empreendedores individuais tem cobertura previdenciária - auxílio-doença, aposentadoria por idade, salário-maternidade, pensão e auxílio reclusão. Além disso, o Empreendedor Individual pode ter acesso gratuito a serviços como: Declaração Anual da Receita, emissão de Boletos, emissão e verificação de CNPJ, emissão de Certidão Negativa além de outros. O horário de atendimento na Sala do Empreendedor é de 8h às 14h. Esse é um Programa da Prefeitura de Curaçá em parceria com o SEBRAE. Mais informações podem ser conseguidas pelo telefone: (74) 3531-1121.

Informações de Maurízio Bim, Ascom Prefeitura de Curaçá
Política
02 de Março / 2013 às 16:00 | Nenhum Comentário

Agricultores familiares da Bahia têm até a próxima terça-feira (5) para se inscreverem para o Garantia-Safra 2012/2013. Os interessados devem procurar um escritório de assistência técnica ou sindicato de trabalhadores rurais em seu município. A primeira etapa para assegurar-se de eventuais perdas da safra é fazer a adesão ao Garantia-Safra. Depois, na segunda etapa, o agricultor deve procurar a prefeitura para solicitar o boleto de pagamento. A adesão ao programa ocorre no momento em que o agricultor paga o boleto, que corresponde a sua taxa de contribuição ao Fundo Garantia-Safra. Os pagamentos são realizados nas agências da Caixa Econômica Federal e nos seus correspondentes bancários – como casas lotéricas.

O secretário nacional da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Valter Bianchini, alerta aos agricultores que fiquem atentos aos prazos de adesão e inscrição: “Esta é uma importante ação do Governo Federal no Semiárido, um seguro do MDA para garantir a renda dos agricultores que perdem sua produção devido a efeitos climáticos severos.” Cada estado tem uma data limite para inscrição e adesão. Nos estados de Sergipe e Alagoas, o prazo terminou na quinta-feira (28/02). Em Minas Gerais e em parte da Bahia, as inscrições foram realizadas em setembro. De outubro de 2012 a fevereiro de 2013, nos demais estados do Nordeste.

Prazos para inscrição dos agricultores da Bahia (região 2) para a safra 2012/2013:

•    Até 05 de março de 2013 – Bahia (região 2)

Prazos para adesão (pagamento do boleto) dos agricultores para a safra 2012/2013:

•    Até 31 de março – Alagoas, Sergipe, Pernambuco (Região 2) e Rio Grande do Norte (Região 2)

Seguro para mais de 2 mil municípios e mais de 1 milhão de agricultores

O Garantia-Safra abrange quase dois mil municípios (região Nordeste, norte de Minas Gerais, Vale do Jequitinhonha e Espírito Santo). Para a safra 2012/2013, o programa terá capacidade de atender mais de um milhão de agricultores (1,072 milhão de cotas disponibilizadas). O programa tem recursos do Fundo Garantia-Safra, formado por contribuições da União, dos estados, dos municípios e dos próprios agricultores familiares. O Garantia-Safra é voltado para os agricultores que ganham até 1,5 salário mínimo por mês e sofrem perda de no mínimo 50% da produção por falta ou excesso de chuva. O benefício da safra 2012/2013 será de R$ 760, dividido em cinco parcelas.

Ascom MDA
Política
02 de Março / 2013 às 15:00 | 1 Comentário

No intuito de verificar o trabalho que vem sendo desenvolvido através da parceria entre a Cooperativa do Pontal (COOPONTAL) e a empresa de assistência técnica e consultoria PLENA/CODEVASF, o diretor-presidente da Agência Municipal de Vigilância Sanitária de Petrolina, Jarbas Costa Oliveira, visitou, esta semana, o Projeto Pontal Sequeiro, na localidade de Icozeiro, a 50 KM de Petrolina.

A cooperativa pleiteia o Selo de Inspeção Municipal (SIM) para que possa comercializar seus produtos derivados de umbu e de leite de cabra. De acordo com Jarbas Costa Oliveira, durante a visita foi possível conhecer o projeto e conversar com técnicos, produtores e dirigentes da cooperativa. “Conhecemos as instalações da associação e os procedimentos realizados no beneficiamento dos produtos derivados do umbu (geléia, doce e polpa), desde a chegada da fruta até o envasamento”. Em breve, a cooperativa iniciará também a produção de queijo, mas as instalações já foram inspecionadas pela Vigilância, antes mesmo do início da atividade. “Tanto o espaço para o beneficiamento dos produtos derivados do umbu, como do queijo, estão em condições adequadas para produção, precisando, apenas, de alguns ajustes”, acrescentou.

A concessão do SIM para o desenvolvimento das duas atividades vai possibilitar a comercialização de produtos inspecionados e com qualidade atestada pela Agência Municipal de Vigilância Sanitária. “Isso representa um fortalecimento da economia local e, ao mesmo tempo, garante alimentos registrados para o consumo da população de Petrolina”, avaliou o diretor-presidente da Agência.

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage