Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 29 de Março de 2017
|
|
Redação: (74) 3613-3479
|
Cor do Blog:
publicado em 11 de Novembro / 2015 às 23:00

AGRADECIMENTOS DE SANTANA ADVOCACIA

O Escritório SANTANA ADVOCACIA, com unidades em Senhor do Bonfim (Ba), Salvador (Ba) e Brasília (DF), vem a público para agradecer aos lojistas e comerciantes em geral, de Senhor do Bonfim, que votaram e elegeram a advogada MARAÍSA SANTANA e o advogado JOSEMAR SANTANA os profissionais destaques de 2015, por iniciativa da CÃMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS – CDL, com apoio do SEBRAE, o que lhes valeu a outorga do 10º PRÊMIO LOJISTA, sendo o quarto ano consecutivo de premiação a MARAÍSA, na Categoria ADVOGADA (instituída há 5 anos) e o sexto ano consecutivo de premiação a JOSEMAR, na Categoria ADVOGADO (instituída há 7 anos).

Falando em seu nome próprio e de MARAÍSA, JOSEMAR fez questão de atribuir essa sequência de premiação ao trabalho social que realizam, seja atendendo pessoas carentes, ou em comentários jurídicos feitos por meio de BLOGs da região e da Rádio Caraíba, utilizando linguagem simples, de fácil compreensão, permitindo o entendimento de assuntos de direito por pessoas de qualquer (ou sem nenhum) nível de escolaridade.

Tendo na mídia o principal sustentáculo da divulgação desse trabalho social, JOSEMAR e MARAÍSA partilharam suas premiações com os comunicadores da região, o fazendo simbolicamente nas pessoas dos radialistas e blogueiros NETO MARAVILHA e ANDRÉ ARAÚJO.

Senhor do Bonfim, Bahia, novembro de 2015.

SANTANA ADVOCACIA, ASSESSORIA E CONSULTORIA.

publicado em 11 de Novembro / 2015 às 22:30

Palestrante do curso sobre sexualidade feminina, que acontecerá na região, esteve no Jô. Veja como foi:

Em novembro Juazeiro, Petrolina e todo o Vale do São Francisco receberá dois cursos que vão estimular a sexualidade feminina: o curso de Sexo Oral e o de Masturbação. A empresa Mundo da Intimidade, responsável pelo sucesso dos mesmos em Salvador promete romper com os tabus e ampliar conhecimentos.  

A palestrante Aline Castelo Branco, que vem à região, concedeu entrevista ontem ao programa do Jô e você poderá ver um pouco do que irá acontecer em sua palestra que acontecerá no dia 28 de novembro no Rapport Hotel, CLIQUE AQUI

SERVIÇO:

Data: 28 de novembro

Local: Rapport Hotel

Cidade: Juazeiro/BA

Inscrições: cursointimacyvalesaofrancisco@gmail.com

Contato: (74) 8811-4006/ 9930-3195

publicado em 11 de Novembro / 2015 às 22:00

Localidades da zona rural de Petrolina recebem ação de combate ao barbeiro

Cinco localidades do interior de Petrolina já receberam a borrifação que impede a proliferação de triatomíneos, conhecido como barbeiro, transmissor da doença de chagas. A ação é realizada pelos agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde.

Ao todo, 20 localidades, selecionadas pela Secretaria Estadual de Saúde, serão borrifadas. “A escolha segue alguns critérios como série histórica de infestação, casos em humanos e localidades que já tiveram a presença do Triatoma Infestans, espécie de barbeiro que já foi erradicada no município”, explicou o gerente de Endemias, Jailson Araújo.

As localidades atendidas são: Pau Ferro, Izacolândia, Lajedo, Caldeirão II, Capim, Olho d’ Água da Bela Vista, Serra da Santa, Santa Fé, Barra Franca, Romão, Cruz, Simpatia, Boa Vista I, Muquém, Terra Nova, Picos, Serrote do Urubu, Poço da Cruz, Nova Descoberta e Rajada.

A ação faz parte do Programa de Controle à Doença de Chagas dividida em duas etapas: pesquisa e borrifação. “Realizamos a pesquisa entre julho e setembro e, desde a metade de outubro, iniciamos a borrifação que segue até dezembro”, pontuou Jailson.

Doença de Chagas

A doença de Chagas é transmitida após a pessoa coçar o local da picada, pois as fezes eliminadas penetram na pele. O contágio também acontece por transfusão de sangue contaminado e durante a gravidez. Os principais sintomas são: febre, mal-estar, inflamação e dor nos gânglios, vermelhidão, inchaço nos olhos, aumento do fígado e do baço. 

Ascom/Petrolina
publicado em 11 de Novembro / 2015 às 21:30

Alevinos produzidos pela Codevasf recompõem estoque pesqueiro do trecho mineiro do rio São Francisco

 

Mais de 300 mil alevinos foram lançados pela Codevasf em rios e lagos dos principais afluentes diretos do trecho mineiro do rio São Francisco, em 2015. A iniciativa visa repovoar o estoque pesqueiro. Nesta quinta-feira (12), um novo peixamento, com 20 mil alevinos das espécies curimatã pacu, piau verdadeiro e matrinxã, será realizado pela Companhia no local conhecido como Ponte do São Leão, no município de Piumhi, a partir das 15 horas. 
 
Atuando há mais de 20 anos na região do Alto São Francisco, Edilson Oliveira vive da pesca e da agricultura familiar praticada no município de Formiga. Ele é membro da Colônia de Pescadores Z-06, que envolve 121 municípios na região. Para ele, os peixamentos realizados pela Codevasf são muito importantes.
 
“O rio São Francisco significa vida; não só a minha, mas a de muitos. Então, a importância é devolver esse peixe e povoar o rio, senão nós não vamos mais ver um peixe de água corrente, como dourado, matrinchã, pintado, tudo peixe nosso aqui”, afirma. 
 
Os alevinos que serão utilizados no peixamento em Piumhi foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Três Marias. O biólogo Edson Vieira Sampaio, chefe do Centro Integrado, destaca os benefícios da ação. 
 
“A gente faz a recomposição da ictiofauna dos rios pensando na melhoria da biodiversidade das espécies de peixes nativas presentes na bacia e, também, vislumbrando a melhoria do estoque pesqueiro presente nos cursos d'água dos rios”, explica.
 
Para o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE de Piumhi, Eduardo de Assis, vinculado à prefeitura do município, a ação da Codevasf é muito relevante para a região.
 
“Os peixamentos realizados pela Codevasf são muito importantes para a nossa região, especialmente, porque nós temos um número muito grande de pescadores que sobrevivem da pesca”, salienta.
 
Em Piumhi, a atividade é fruto de uma parceria da Codevasf com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Em 2015, a Codevasf já registra mais de 1,2 milhão de alevinos produzidos nos Centros Integrados de Três Marias e Gorutuba. Ao todo, foram realizados 12 peixamentos.

Ascom/Codevasf
publicado em 11 de Novembro / 2015 às 21:00

Prefeito Luiz Vicente Berti visita obras que estão em andamento no município

Na tarde de terça-feira, 10, o Prefeito Luiz Vicente Berti, secretários municipais e equipe técnica da Prefeitura de Sobradinho, visitaram as obras que estão em andamento no município e que, parte delas, deverá ser entregue até o final do ano.

A visita começou pelas duas Unidades básicas de Saúde, situadas na Vila São Francisco, que já estão em fase de conclusão. Com 80% das obras já prontas. 

Em seguida , o gestor foi até a Academia da Saúde, que também está em fase de acabamento, faltando  a aplicação do piso externo, para a instalação dos equipamentos destinados a prática de atividades físicas. 

O Prefeito visitou também a Creche Ieda Barradas, onde as obras estão aceleradas e segundo, Jeremias Rômulo, responsável pela empresa que está á frente da obra, com prazo de entrega para o final de dezembro.

" O fato da Prefeitura de Sobradinho pagar em dia as empresas contratadas, nos dá a segurança de fazer um cronograma para entrega destas obras. Como não há atraso, o que é comum em alguns municípios, podemos afirmar que até o final do ano, a comunidade receberá algumas destas obras importantes para o município", afirmou Jeremias Rômulo.

Outra obra que o Prefeito e equipe visitaram no dia de hoje, foi o CES , que está sendo totalmente reformado e adaptado, com recursos próprios do município. O CES está com cerca de 72% da obra concluída e ganhou rampas, banheiros adaptados, passarelas, para garantir acessibilidade a comunidade escolar.

O prédio foi totalmente reconstruído, ganhando nova estrutura de madeira, cobertura de telha em cerâmica, forro de gesso, portas e janelas, lousas, nova rede elétrica, hidráulica e de esgoto sanitário, além da reforma total em salas, pátios e demais cômodos. Todas as vinte e quatro salas de aula, administração, biblioteca, laboratório e salas de jogos serão climatizadas.

A Prefeitura de Sobradinho vai devolver a comunidade um prédio moderno, dentro dos padrões e com toda a infraestrutura para o melhor ensino dos professores e aprendizado dos alunos.

"Esta é a primeira grande reforma feita no CES, desde a sua fundação, há 41 anos. Uma reconstrução do prédio que estava bastante desgastado e com instalações precárias. Destaco o apoio e a mão forte da Prefeitura que tornou possível esta ação em benefício da educação municipal", ressaltou Alisson Diniz, engenheiro e construtor da obra.  

"Desde o inicio da gestão, nós tínhamos conhecimento dos desafios a serem vencidos. Encontramos o município sucateado, com muitas obras paralisadas e um deficit grande em caixa. Foi uma luta árdua para colocar o município de Sobradinho nos eixos e tocar as obras, que estavam com sérios problemas, seja na qualidade ou documentação . Mas, graças a DEUS, conseguimos e ver que Sobradinho hoje se transformou num canteiro de obras, nos dá muita satisfação. Esta visita foi no sentido de conferir passo a passo o andamento das obras e garantir a entrega muito em breve", declarou o Prefeito. 

Ascom/Sobradinho
publicado em 11 de Novembro / 2015 às 20:52

Sindsemp emite nota de pesar pela morte de servidora

O Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp) lamenta e com tristeza manifesta sua solidariedade à família da servidora Rosicléia de Lima Torres que, junto com seu filho, faleceu nesta terça-feira (10) após uma colisão entre a motocicleta que eles se transportavam e um veículo. A colisão ocorreu no N4.

Por longos anos, Rosicléia atuou como Agente Comunitária de Saúde e, atualmente, trabalhava na Unidade de Saúde do projeto N4. A servidora trabalhou pelo município de Petrolina sempre com responsabilidade, dedicação e presteza.

Ascom Sindsemp
publicado em 11 de Novembro / 2015 às 20:30

Mudança em lei amplia chances de reativação do Conselho de Cultura de Juazeiro

Inativo há cerca de dois anos, o Conselho Municipal de Cultura de Juazeiro tem chance de ser reativado após alterações em uma lei municipal. Foi sancionada pela prefeitura da cidade a lei n° 2.565/15, que altera a norma que regula a criação do órgão. Agora, o conselho será regido por parâmetros legais que determinam, entre outros aspectos, a redução de 20 para 12 a quantidade de integrantes, a alternância de  mandato do presidente e a proporção de conselheiros e conselheiras do poder público e da sociedade civil. 

De acordo com o supervisor de projetos da Secretaria de Cultura e Juventude do município, Ramon Ranieri, desde 2009 o Conselho de Cultura de Juazeiro passou a funcionar com dificuldades. Ranieri afirma que, na época, havia constante falta de quórum nas reuniões, além da pouca participação da sociedade civil. O resultado disso era a ausência de condições para deliberações do Conselho.  "A comunidade cultural do município vibrou com essa conquista", afirmou.

Existe a previsão de, ainda este ano, ser aberto o processo de eleição dos novos conselheiros de cultura. Ranieri assegura que a principal tarefa dos próximos integrantes do órgão será a finalização do Plano Municipal de Cultural, documento que precisa ser atualizado antes de seguir para apreciação dos órgãos ligados à gestão da Cultura.

O novo marco legal é considerado uma vitória após articulações feitas pela Comissão Independente de Cultura (CIC), constituída  de artistas e produtores culturais de Juazeiro, e a Secretaria de Cultura e Juventude do município.

Um dos membros da CIC é o ator e diretor de teatro Elder Ermi. Ele assinala que diversas tentativas de reestruturação do Conselho foram feitas. Agora, a intenção é fazer com que o orçamento proveniente do Fundo de Cultura seja revertido para o fomento à cultura e apoio aos artistas do próprio município.  

A CIC foi organizada durante uma mesa de discussão que teve como pauta  o papel da sociedade civil como agente promoção de política públicas. O debate ocorreu em maio deste ano, durante o II Festival de Repente Rap e Outras Modas no Sertão do São Francisco.

Após quatro meses de trabalho, a CIC firmou como objetivo não apenas reativar o conselho, mas também obter êxito na proposta de reforma na lei que há anos sempre foi alvo de expectativa.

Cidadão Juazeirense, o presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia, Márcio Ângelo Ribeiro, comemorou o avanço nas políticas culturais da cidade. "É de grande importância que os conselhos municipais se consolidem. Esse é um caminho que fortalece o próprio Conselho Estadual de Cultura", finalizou.

Ascom/Conselho Estadual de Cultura
publicado em 11 de Novembro / 2015 às 20:00

Inauguração leva centenas ao Clube do Bairro do Projeto N - 09

Centenas de pessoas prestigiaram nesta terça - feira, 10, a inauguração do Clube do Bairro do Projeto Senador Nilo Coelho, Núcleo  - 09. O evento, aberto às 19h, reuniu lideres políticos,  comunitários, secretários e públicos de todas as idades. 

A construção da área, iniciada em agosto desse ano, contemplou a criação de espaços de convivência com área verde, iluminação pública, parquinhos para crianças e academia ao ar livre. De acordo com o prefeito Julio Lossio, presente na inauguração, a criação do espaço de lazer marca a realização de mais um compromisso assumido com os moradores do Projeto N-09.

"Esse equipamento foi construído com o intuito de proporcionar qualidade de vida à população. É importante o empenho de todos para conservação do espaço", disse. "O Clube do Bairro recebeu o nome de Aderivan Barbosa Guimarães, morador já falecido e muito querido da comunidade. O êxito do bairro chegará em toda área irrigada."

O morador Antônio Barbosa, irmão do homenageado, afirmou que a praça é "um sonho realizado". "Ver esse espaço como está hoje, com famílias passeando e se divertindo, é muito gratificante, mais ainda porque leva o nome do meu irmão", disse.

A obra recebeu um investimento aproximado de R$  77 mil. Além dessa, foi inaugurado no mês passado, o Clube do Bairro do Projeto N-11,  e ainda serão inauguradas mais 14 praças em todo PSNC, entre outras localidades da zona rural. 

Asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
publicado em 11 de Novembro / 2015 às 19:30

Deputado Marcell Moraes se indigna com o uso de animais como "cobaia"

O deputado Marcell Moraes (PV) é autor do projeto de lei n° 21.302/2015 onde proíbe em todo o estado da Bahia a utilização de animais para desenvolvimento e experimento de produtos cosméticos e de higiene pessoal. No mês de outubro, houve uma denúncia de protetores da causa sobre casos de experimentos com animais em Viçosa MG, onde 20 cães que estavam abrigados no canil da cidade foram encaminhados para esse tipo de procedimento.

O deputado e protetor dos animais Marcell Moraes (PV), mais uma vez não se calou diante dessas barbaridades com os animais. "Isso é um absurdo! Não me conformo em saber que em pleno o século XIX, as pessoas ainda não se conscientizaram de que animais são seres vivos e sentem frio, fome, medo que nem nós seres humanos. Até quando esses animais serão submetidos a essas torturas? Essas pessoas devem ensinar a amar e cuidar nos nossos amigos, e não trata-los como objeto. Essa é uma atitude de crueldade! Não me calarei e não aceitarei essa barbaridade e estarei até o fim na luta em prol dos animais. "Afirma Marcell que é autor do projeto de lei que tem como intuito multar as instituições e profissionais do Estado da Bahia, que descumprirem a lei em R$ 50 mil reais por animal, além de terem o alvará de funcionamento ou registro suspensos.

Ascom/Deputado Marcell Moraes
publicado em 11 de Novembro / 2015 às 19:00

SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE SENTO-SÉ REALIZA PALESTRA EM CONJUNTO COM O SEBRAE

Produtores e produtoras rurais das comunidades de Fartura, Sítio, Cabeludas, Lajes, Lagoa do Mari, situadas no município de Sento Sé, receberam, no mês passado, uma palestra que tratou sobre agricultura e caprinovinocultura. 

Durante o encontro os participantes discutiram também outros temas relacionados as atividades rurais. A ação contou com o incentivo do Sebrae, do Sindicato dos Produtores Rurais de Sento Sé, das Associações de Produtores e da comunidade em geral.

Da redação
publicado em 11 de Novembro / 2015 às 18:26

BOMBA: FLÁVIO LUIZ ROMPE E É EXONERADO DO GOVERNO ISAAC CARVALHO

Oficial: o empresário Flávio Luiz não é mais Assessor de Obras Estruturantes do governo Isaac Carvalho. A exoneração foi assassinada na tarde desta quarta-feira (11), depois de um encontro nada amistoso entre os “amigos” patrão e ex-empregado. O motivo: a pré-candidatura de Flávio Luiz pelo PP – Partido Progressista.

Fontes do Paço Municipal informaram a este radialista que o empresário teria pressionado para que o prefeito Isaac assumisse publicamente a sua candidatura fato que foi rejeitado pelo Chefe do Executivo que argumenta que só vai tratar das eleições de 2016, no próximo ano.

Há poucos minutos o Blog conversou com Flávio Luiz que confirmou a exoneração, mas minimizou: “Estou à procura de emprego (risos), mas a pré-candidatura continua. Sou pré-candidato pelo PP e vou prá luta. O PCdoB tem um outro caminhar, a gente estava tendo muito atrito, sou amigo de Isaac, mas tenho que seguir minha vida. Tenho o direito a sonhar, né?”.

Resta saber como vão ficar o vereador Anderson Alves, líder do prefeito, e o vereador licenciado, atual Secretário de Saúde, Dalmir Pedra, ambos membros do PP.

Eis a nota da Prefeitura sobre o ocorrido:

Flávio Luiz não é mais Secretário

Em reunião hoje à tarde, no Paço Municipal, entre o Prefeito Isaac Carvalho e o Secretário Flávio Luiz, foi acertado o desligamento do Secretário, que estava à frente da pasta de Obras Estruturantes. Houve entendimento de que Flávio vai se dedicar aos seus projetos pessoais.

A Prefeitura ainda não divulgou o nome do substituto de Flávio.

publicado em 11 de Novembro / 2015 às 18:25

Governo da Bahia convoca mais de 5 mil professores aprovados em processo seletivo Reda

O Governo da Bahia publicou no Diário Oficial, desta terça-feira (10), uma nova relação de professores convocados no Processo Seletivo Simplificado pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Até agora, a Secretaria da Educação do Estado já convocou 5.375 professores que fizeram a seleção, em junho deste ano, para o preenchimento de 6.145 vagas destinadas à Educação Básica, Educação Profissional e Educação Indígena, na capital e interior. A ação visa cumprir a segunda meta do programa Educar para Transforma que busca garantir que todas as crianças e jovens tenham desempenho adequado às suas séries e sucesso na trajetória escolar, com professores nas salas de aula.

De acordo com superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Ana Catapano, esse processo seletivo veio fortalecer, ainda mais, a educação pública, pois, trouxe vantagens tanto para o professor, quanto para o estudante. Ela destacou algumas vantagens que os professores convocados terão, pois irão fazer parte do sistema integrado de recursos humanos do Estado. Uma destas vantagens é o pagamento previsto em tabela publicada pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz).

 “Além disso, os novos docentes poderão optar pelo plano de saúde do Estado da Bahia, o Planserv, e terão direito a 13º salário e férias após um ano de trabalho. Os alunos terão um ensino de melhor qualidade, pois, os professores passaram por uma seleção para ingressar no Estado e isso leva a uma melhor qualidade no ensino”, destaca Ana Catapano.

 A superintendente também lembra que as convocações poderão ocorrer até a validade do processo seletivo que é de um ano, prorrogável para mais um ano. Ressalta, ainda, que alguns professores convocados não assumiram e isso leva a novas convocações, que poderão ocorrer até a validade do processo seletivo. “A cada convocação o professor tem um prazo de dez dias para assumir. Sempre quando a gente convoca e o professor não assume é feita uma nova convocação para chegar ao número de vagas que foram disponibilizadas”, conclui.

Do total de 6.145 vagas para esta seleção Reda, 4.616 são para a Educação Básica, 1.282 para a Educação Profissional e 247 para a Educação Indígena. Vale destacar, que 30% das vagas foram reservadas aos candidatos negros e 5% às pessoas com deficiência.

Confira a lista: http://www2.egba.ba.gov.br/diario/DO10/DO_frm0.html
Fonte: Portal da Educação
publicado em 11 de Novembro / 2015 às 18:00

Pinheiro alerta para as consequências da prolongada estiagem no Nordeste

Durante pronunciamento no Senado, nesta terça-feira (10), o senador Walter Pinheiro chamou  atenção para a necessidade de obras de reservação de água no Nordeste, como alternativa para a convivência com prolongada estiagem, e lamentou a atual situação do rio São Francisco. “Como construir, como empreender de maneira que área de reservação, que projetos dessa natureza possam ser aplicados no Nordeste como um todo? Essa é uma das obras mais importantes, mais até do que fazer a transposição do São Francisco, até porque, como diz o Bispo da Barra, Dom Luiz: ‘anêmico não doa sangue’. Nós estamos fazendo os canais da transposição e o São Francisco está anêmico. Para a água chegar lá está difícil”, disse.

Pinheiro revelou a triste realidade de Sobradinho, um dos maiores lagos artificiais do mundo, construído para o aproveitamento hidroelétrico do rio São Francisco. Segundo o senador, a principal preocupação neste momento não está nem na geração de energia, mas no armazenamento de água. “Não há mais vazão do rio São Francisco. Vários dos nossos afluentes estão secando”, lamentou.

O senador lembrou também que, nos últimos anos, a seca tem se agravado no Nordeste e diversas medidas provisórias foram editadas, a maioria no sentido de oferecer apoio aos agricultores que perderam suas safras, mas os mesmos encontram dificuldades burocráticas no Banco do Nordeste. “O Banco do Nordeste continua olhando os agricultores e dizendo ‘falta regulamentação. O Conselho Monetário vai fazer isso, vai fazer aquilo’. Quem está na ponta é que está sofrendo, vendo a cria ir embora, vendo a impossibilidade real de voltar a plantar. Ainda por cima tem o Banco do Nordeste no cangote, querendo receber um dinheiro que o agricultor não tem a menor possibilidade de fazê-lo girar, até porque não teve nem condição de plantar. Quando não é a desgraça da ameaça, inclusive, de tomar a terra, que fica essa cantilena no juízo”, frisou.

Segundo Pinheiro, nos dois últimos anos, o seguro Garantia Safra injetou recursos importantes para a sobrevivência do homem do campo, mas hoje é urgente a adoção de medidas que garantam o replantio. “Na Bahia, nós fizemos mais de 220 mil processos de Garantia Safra. Nós temos 600 mil famílias de agricultores familiares na Bahia. Foram esses 220 mil processos de Garantia Safra que propiciaram a injeção de algo em torno de R$170 a R$175 milhões no interior da Bahia. Esse dinheiro foi injetado para o agricultor comer. Agora, nós precisamos de duas outras coisas: recurso para o Agricultor comer, matar a sua fome, e recurso para esse agricultor se preparar para ver o que vai ser possível fazer na próxima safra”, destacou.

Pinheiro sugeriu ainda que a Bancada do Nordeste possa cobrar diretamente da Presidente da República a adoção de medidas e ações que possam mudar este cenário. “Vários dos nossos rios, que eram perenes, estão secando. Portanto, até a expectativa nossa com a chuva está frustrada. Não existe dinheiro para fazer obra de reservação. A água vai bater  e vai-se embora”, disse.

Assessoria de Comunicação do senador Walter Pinheiro (PT/BA
publicado em 11 de Novembro / 2015 às 17:30

CPDC da Câmara de Juazeiro visita agências bancárias para conhecer as dificuldades dos usuários e das instituições

A Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos do Consumidor da Câmara de Vereadores de Juazeiro visitou duas agências bancárias na manhã desta terça-feira (10) com o objetivo de conhecer as dificuldades dos usuários e das instituições durante o atendimento dos clientes.

Os vereadores Mitonho Vargas (PT), presidente da Comissão e Agnaldo Meira (PCdoB), membro questionaram o cumprimento da Lei municipal 1.852/2005 que determina que o atendimento seja realizado em dias normais e para pagamento de servidores, em no máximo 15 minutos. “Visitaremos todas a agências bancárias para conhecer as dificuldades na aplicabilidade a lei e conversar para ajustarmos essas demandas”, esclareceu Vargas. 

“As maiores reclamações são com relação à demora no atendimento, as longas filas, número de funcionários insuficientes para o atendimento e a disponibilidade de banheiros. Estamos visitando as agências informalmente verificar essas queixas”, reforçou Meira.

O gerente administrativo da agência central do Banco do Brasil no município, Silvio de Souza informou que algumas dificuldades têm como base a rotina do cliente. “Temos algumas questões no tempo de espera para atendimento, o dia que é liberado o pagamento de benefícios sociais, quando todos vêm no mesmo dia para recebimento, isso gera filas, grandes empresas com mais de 100 funcionários, especialmente as da área agrícola que também emitem o pagamento em cheque no mesmo dia”, e completou, “Esses fatores são difíceis de prever, dimensionar não é apenas o aumento de funcionários que vai sanar essas questões”.

Com relação a disponibilidades de senhas prioritárias, orientação no atendimento, assentos, água e banheiros para os clientes, foi constatado que agência atende aos requisitos previstos na lei.

Outra questão apontada pelo gerente administrativo da agência central Banco do Nordeste, Carlos Madeira, é o horário de chegada dos clientes nos bancos. “Eles costumam chegar duas horas antes da agência abrir, essa espera não podemos programar”, ratificou. Madeira destacou que essa situação acontece sempre nos cinco primeiros e últimos dias do mês quando são liberados os benefícios.

Na agência do BNB, além dos critérios previstos na lei para atendimento ao cliente, foi constatado a existência de cartazes por toda agência informando sobre o tempo de espera para atendimento e o número da Lei.

“Este foi u primeiro contato com as agências, sugerimos que fosse criada uma cartilha de orientação para os usuários, onde deve constar o passo a passo para utilização dos caixas, solicitação de água, banheiro e os critérios da Lei de Bancarização”, afirmou o presidente da Comissão.

Segundo Meira, membro da CPDDC, uma reunião geral será agendada com representantes de todas as casas bancárias de Juazeiro. “Assim conversando vamos encontrar uma solução para dirimir as reclamações da população”, concluiu. Nesta quarta-feira (11) serão visitadas as agências do Bradesco, Itaú e Santander, e na próxima terça-feira (17) a Caixa Econômica Federal receberá a comissão.

A Comissão é composta ainda pelos vereadores Anastácio Assis (SDD), Bené Marques (PSDB) e Fabio Luiz (PSB).

publicado em 11 de Novembro / 2015 às 17:00

Distribuição de espécies de Caatinga atinge a marca média de 600 mudas mensalmente em Petrolina

Um dos maiores desafios na área ambiental de Petrolina é tornar a cidade cada vez mais arborizada. E nesse intuito, a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) tem buscado fazer a sua parte e, através da produção de mudas no Viveiro Municipal, disponibiliza espécies típicas da Caatinga para a população. As plantas são distribuídas tanto em ações de educação ambiental quanto através de solicitações dos próprios cidadãos. Por mês, são entregues cerca de 600 mudas, todas resultado de contato direto da população com o órgão ambiental.

“Além das distribuições que fazemos nos bairros, através de parcerias com escolas e associações, por exemplo, nós atendemos diariamente muitas pessoas que vêm até à AMMA para pedir mudas de espécies da Caatinga. Quem tiver interesse basta vir à Agência. Um formulário é preenchido, o cidadão recebe a autorização e se dirige até o Viveiro Municipal para pegar as mudas. Nós também aproveitamos para orientar o cidadão qual a prática correta de plantio, de manejo, para que a muda se desenvolva”, destaca o engenheiro Agrônomo do setor de Educação Ambiental da AMMA, João Bosco Nascimento.

São distribuídas à população espécies como Umbuzeiro, Ipês, Angico, Juazeiro, Aroeira, Mulungu, Pau Ferro, Acácia, Tamburil, dentre outras. Todas elas são produzidas no Viveiro Municipal, que funciona nas dependências da escola Miguel Arraes, no bairro Henrique Leite, zona norte de Petrolina. A escolha pela distribuição de plantas da Caatinga não se deu por acaso.“A proposta é conscientizarmos as pessoas sobre a importância de preservamos a flora típica do nosso ecossistema, a Caatinga, que apesar de ser muito rico, ainda é pouco estudado, pouco difundido e muito devastado. Com essas distribuições objetivamos manter o bioma vivo em nossa região e, claro, servirmos de exemplo para tantos outros municípios inseridos nesse ecossistema”, explica a gestora da AMMA, Denise Lima.

Denise destaca ainda que a distribuição é apenas o primeiro passo. “O projeto de arborização da cidade é de médio a longo prazo. Ou seja, a gente pede a parceria da população e, ao mesmo tempo, dedicação e paciência para que estas plantas se desenvolvam. A gente sabe que existe uma série de fatores externos que podem auxiliar ou atrapalhar a evolução das mudas, a exemplo do tipo de solo, de manejo, de direcionamento de recursos hídricos. Mas vale destacar o desejo de boa parte da população em querer ajudar nesse processo, haja vista a quantidade de pedidos diários que recebemos”.

Além das solicitações que chegam diariamente na AMMA, o órgão também distribui espécies de Caatinga em ações sociais. Este ano já foram realizadas iniciativas nos bairros Quati, João de Deus, São Gonçalo, Pedro Raimundo, Gercino Coelho. Para obter as mudas, o cidadão só precisa se dirigir ao prédio da AMMA, que fica na Rua Crispim de Amorim Coelho, 303, Centro. No caso de associações, escolas e instituições que pretendam realizar ações educativas, basta encaminharem ofício para o órgão ambiental. Dúvidas podem ser tiradas através dos telefones 87 3866 2779/3861 4382. Vale salientar que o Viveiro Municipal, que tem capacidade de produção de até dez mil mudas, está com seus trabalhos acelerados. Somente neste mês de Outubro, cerca de três mil mudas foram produzidas e colocadas à disposição da população.

Ascom AMMA
publicado em 11 de Novembro / 2015 às 16:45

Mais uma tentativa de assalto é registrada no centro de Juazeiro

No início da tarde desta quarta-feira (11) equipes da Polícia Militar se deslocaram até a Rua dos Ingleses, situada no centro de Juazeiro. Ao chegarem ao local, os policiais detiveram um suspeito acusado de tentar assaltar uma oficina. O envolvido foi conduzido ao complexo policial para serem tomadas as medidas.

Nesta terça-feira (10) um assalto foi registrado também no centro da cidade. Desta vez, um correspondente bancário foi assaltado nas proximidades do Shopping Águas Center. O fato aconteceu, assim como o anterior, em plena luz do dia.

Confira o vídeo:

Da redação
publicado em 11 de Novembro / 2015 às 16:30

Prefeitura de Petrolina emite nota de pesar por morte de servidora

A Prefeitura Municipal de Petrolina, com tristeza e consternação, manifesta sua solidariedade à família da servidora Rosicléia de Lima Torres que, junto com seu filho, faleceu nesta terça-feira (10) após um acidente de automobilístico.

Por longos anos, Rosicléia atuou como Agente Comunitária de Saúde e, atualmente, trabalhava na Unidade de Saúde do projeto N4. A servidora trabalhou pelo município de Petrolina sempre com responsabilidade, dedicação e presteza.

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
publicado em 11 de Novembro / 2015 às 16:00

TSE aprova calendário eleitoral para as eleições municipais de 2016

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (10) o calendário das eleições municipais de 2016, quando serão disputados o comando das prefeituras de todo o país e a composição das câmaras de vereadores. Confira aqui o calendário completo aprovado pelo TSE.

As principais mudanças são motivadas por adaptação às regras recém-aprovadas pelo Congresso, que alteraram, por exemplo, o prazo para início da campanha e a data-limite para candidatos se filiarem às legendas pelas quais pretendem concorrer.

Prazo de filiação (até março)

Mudou também a data para os candidatos se filiarem a partidos pelos quais pretendem concorrer. Nas eleições de 2014, eles tinham que se filiar com pelo menos um ano de antecedência. Agora, poderão ingressar na legenda seis meses antes, até o fim de março.

Convenções partidárias (julho-agosto)
As convenções partidárias para escolha dos candidatos, deverão ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto. Antes, ocorriam entre 10 e 30 de junho.

Início da campanha (agosto)
No ano que vem, a campanha começará oficialmente em 16 de agosto, ao contrário das eleições de 2014, quando os candidatos podiam pedir votos somente a partir de 6 de julho.

Propaganda no rádio e na TV (a partir de agosto)
A propaganda no rádio e na TV, por sua vez, começa a ser transmitida em 26 de agosto. Em 2014, os programas começaram a ser exibidos em 19 de agosto.

publicado em 11 de Novembro / 2015 às 15:30

AME Izacolândia promove ação na Semana do Bebê

Dando continuidade às ações da Semana do Bebê de Petrolina, a unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família de Izacolândia realizou, nesta terça-feira (10), uma série de atividades. A ação tem como objetivo valorizar a primeira infância.

Entre os serviços, foram disponibilizados vacinação, consulta médica, avaliação do peso e altura, escovação e aplicação de flúor, orientação nutricional e massagem (shantalla) para bebê, além de palestra sobre Importância do aleitamento materno.

A secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta, ressaltou o empenho da gestão em fortalecer a Atenção Básica e a importância da atenção diária às crianças. “O cuidado com a criança começa antes mesmo do seu nascimento, através de um pré-natal de qualidade, e isso acontece na Atenção Básica. Nós trabalhamos com afinco para que os serviços estejam cada vez mais acessíveis à população”.

Asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
publicado em 11 de Novembro / 2015 às 15:00

Índios fazem protesto e interditam a BR-423 em Águas Belas, no Agreste de Pernambuco

Mais de 100 índios realizam um protesto nesta quarta-feira (11) na BR-423 em Águas Belas, Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o ato é uma forma de repúdio à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215, que prevê novas regras para demarcação de terras indígenas.

Duas equipes da PRF estão no local, que está interditado. O bloqueio foi feito com pneus queimados no dois lados da rodovia. Veículos pequenos estão sendo liberados, apenas caminhões permanecem parados. A Polícia Militar acompanha a mobilização.

Com informações do G1
publicado em 11 de Novembro / 2015 às 14:00

CIEE DE PETROLINA RECEBE CURRÍCULOS PARA O PROGRAMA APRENDIZ LEGAL

O CIEE de Petrolina está recolhendo currículos de jovens de 14 a 22 anos para o banco de dados do programa APRENDIZ LEGAL para as futuras vagas que surgirão.

Também serão recolhidos currículos para o programa de ESTÁGIO de estudantes que possuam idade acima de 16 anos cursando nível técnico (Técnico em administração, técnico em informática) ou nível superior (Administração, Ciências contábeis, Publicidade e Propaganda, Comunicação Social e Marketing).

O CADASTRO DEVE SER EFETUADO NO SITE DO CIEE: www.ciee-pe.org.br

publicado em 11 de Novembro / 2015 às 14:00

6º BPM PRENDE HOMEM APÓS ARROMBAR E FURTAR MERCADINHO

Policiais da 2ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram prisão por furto, no Bairro Populares, em Senhor do Bonfim, na madrugada desta quarta-feira (11), às 3h50.

Os policiais abordaram um homem que se encontrava com uma cesta de supermercado com diversos produtos como sandálias, aparelho de som, cigarros, chips de celular, cosméticos, chocolates, entre outros. O suspeito admitiu que arrombou um mercadinho da Rua João Durval e subtraiu os produtos.

Danilo Pereira da Silva, 25 anos, foi apresentado na delegacia de Polícia Civil, juntamente com o material apreendido e autuado em flagrante. A vítima foi localizada e compareceu à delegacia para a denúncia.

publicado em 11 de Novembro / 2015 às 13:30

ESPAÇO DO LEITOR: INSATISFAÇÃO COM A SAÚDE EM JUAZEIRO.

Gostaria de fazer uma denúncia a respeito do Ceo I - policlínica, localizado na orla. Primeiramente pela razão daquele local não ter um telefone pra contato, dificultando a comunicação e restringindo o usuário de remarcar consultas, que acabam se tornando verdadeiras peregrinações ao serviço.

Em segundo lugar o constante problema de manutenção dos aparelhos desses serviços que causam transtornos aos usuários. Me sinto ofendida, pois na minha doce ilusão achei que seria contemplada por um dos poucos atendimentos que tive no SUS (justamente por essa dificuldade em receber um serviço de qualidade), pois tentei extrair os sisos, que no atendimento privado é relativamente caro, para pessoas como meu pai que tem renda igual a um salário e meio.

Ironicamente, ontem, eu estava no Congrefor que aconteceu na Univasf, que tematizava a importância do SUS para todos e com qualidade, isso deve ter me deixado mais angustiada em relação a nossa secretaria de saúde e esse desenrolar nos serviços que na maioria das vezes me decepcionam. Aliás, quero fazer um adendo ao posto de saúde do meu bairro, o Mussambê, um outro local de atendimento ruim, que foi "reformado" e ainda assim não possui ao menos ventiladores para melhor comodidade dos pacientes em relação ao nosso clima nada ameno, além disso a manutenção dos aparelhos do dentista sempre é precária, já que sempre quebram.

Enfim, esse é meu desabafo sincero e cansado a esse tipo de situação recorrente na vida dos juazeirenses.

Layta Sena Ribeiro - Estudante de graduação em Psicologia na Univasf

publicado em 11 de Novembro / 2015 às 13:00

Vereadores Alex Tanuri, Amilton Ferreira e Suzana Ramos discutem localização de creche em Massaroca

A reforma da creche na sede do Distrito de Massaroca foi tema da reunião realizada na manhã desta terça-feira no Paço Municipal. Provocada pelo vereador Alex Tanuri (PSDB), acompanhado do vereador Amilton Ferreira (DEM), Suzana Ramos (PT do B) e lideranças comunitárias do Distrito (Marcos Couto, Dézinho, Amilton, Andressa, Zé Rufino e Roberval) a reunião, com os secretários de Educação, Clériston Andrade; Secretário de Finanças, Edvan Gonçalves e Secretário de Governo, Paulo Bonfim, serviu para oficializar convite aos representantes do executivo exporem à comunidade as razões da localização escolhida para a creche.

De acordo com as lideranças a reforma, que vai transformar o antigo prédio do mercado em creche, não atende aos interesses da comunidade: “Queremos, precisamos e apoiamos a construção de uma creche no Distrito. O que propomos é discutir sua localização”.  A proposta ao executivo é que seja construída uma nova creche em outro local e a atual edificação seja transformada em área de lazer. O Secretário de Educação, contrapõe, argumentando que a reforma transformará o prédio, atualmente abandonado e sem uso, em um equipamento público atendendo às especificações exigidas para creches e que a construção em novo local cria dificuldades burocráticas que vai inviabilizar as obras nesta gestão.

A reunião, de acordo com o Vereador Alex Tanuri, “atendeu às nossas expectativas, pois o Poder Executivo está disposto a ouvir as razões da comunidade e os representantes do distrito dispostos a ouvir as ponderações do Executivo. Abrimos um canal de diálogo e o resultado, será consenso”. “Temos razões para comemorar pois sempre defendemos que os equipamentos públicos tem de ser construídos a partir de uma discussão com a comunidade que deles irão se beneficiar” – Ressalta Alex. Ficou acertada uma reunião ampla com a comunidade na próxima segunda-feira, 16 de novembro, com a presença dos secretários e vereadores.

Ascom Alex Tanuri
publicado em 11 de Novembro / 2015 às 12:30

Prefeito e diretor do SAAE acompanham obra do saneamento em Juazeiro

O prefeito Isaac Carvalho visitou as obras de saneamento ocorridas em Juazeiro na manhã desta terça-feira, 10.  Acompanhando do diretor-presidente do SAAE, Joaquim Neto, foram inspecionadas as execuções dos serviços de construção das elevatórias e emissários.

A primeira visita aconteceu na elevatória que fica às margens da BR-407, em frente ao Juá Garden Shopping. Em seguida, foi vistoriada a construção da elevatória e do emissário no bairro Alto da Aliança. “Estamos acompanhando dia a dia estas obras para que, caso tenha alguma dificuldade, resolvermos de imediato, fazendo com que o cronograma seja cumprido. Em breve, teremos mais de 90% da cidade saneada, resolvendo problemas de saúde, melhorando o bem estar e colaborando com a preservação do Rio São Francisco”, declarou Isaac Carvalho.

O diretor-presidente do SAAE garantiu que todos os esforços estão sendo feitos para que a obra seja executada na plenitude. “Toda a nossa equipe está empenhada para que a obra de saneamento seja entregue à população que, além do Velho Chico, é a maior beneficiária. Alguns transtornos existem, mas logo buscamos soluções para superá-los”, garantiu Joaquim Neto.

Ligações intradomiciliares

Além da construção de elevatórias e emissários, está sendo executada a obra de ligações intradomiciliares, que vai sanear todo o bairro João Paulo II.

Por Raphael Leal/PMJ
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.