Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Espaço do Leitor
26 de Setembro / 2012 às 19:30 | 5 Comentários

É flagrante, notória e visível, a omissão praticada por alguns órgãos de imprensa e até mesmo pelos instrumentos de comunicação e de cultura da Prefeitura Municipal, em relação ao templo da 1ª Igreja Evangélica Congregacional de Juazeiro. Eventualmente, sobretudo em datas especiais como aniversário da cidade, vésperas de grandes feiras de agricultura, ou simplesmente em campanhas publicitárias para divulgação da cidade, são veiculadas matérias em que diversos sítios considerados históricos, ou de importância arquitetônica, cultural e artística são colocados em destaque como dignos representantes da mesma, como no caso, a ponte Presidente Dutra, o Museu do S. Francisco, o Vaporzinho, o Coreto da Praça Dr. José Inácio da Silva (praça da Misericórdia), a Catedral da Praça da Bandeira, as ruínas da Estação Ferroviária do bairro Piranga e até o Nego d’água...

O templo da 1ª Igreja Evangélica Congregacional, mantém-se como um dos poucos edifícios antigos a sobreviver à terrível especulação imobiliária verificada em nossa cidade, que vem pouco a pouco demolindo os resquícios da nossa história e engolindo os traços de uma época que está sendo inexoravelmente lançada ao esquecimento. Esse templo foi inaugurado em 7 de setembro de 1935 e desde então, forma um belo conjunto arquitetônico com a Praça, a Santa Casa de Misericórdia e o Coreto. A despeito de toda essa importância, esse belo templo, constantemente visitado e apreciado por turistas de terras longínquas, continua ignorado e esquecido pelas autoridades e pelos órgãos de imprensa locais. Recentemente, numa matéria veiculada por um importante jornal da cidade, na ocasião do aniversário de 134 anos da cidade, alguns sítios foram retratados como legítimos representantes da história de Juazeiro. Para minha tristeza, não pude ver ali uma só linha escrita sobre o templo da 1ª Igreja Congregacional...

Qual seria a justificativa para tal omissão? Acredito que não foi para evitar a promoção de quaisquer segmentos religiosos, pois lá estava a foto e uma longa matéria sobre a Catedral da praça da bandeira. Não foi por esquecimento, pois o coreto que fica lado a lado com o templo, estava lá muito bem retratado e legendado. Não foi pelo fato do templo ser muito jovem, pois lá estava a figura do Nego d’água que foi esculpido bem mais recentemente do que o apontado, inaugurado ainda na década de 1930.

Seria porque o referido templo não reúne os requisitos necessários para figurar entre os monumentos mais notáveis de nossa cidade? Seria por não representar nenhum valor cultural ou histórico no conjunto das agremiações aqui instaladas? Ou porque se supõe que obras de matriz protestante não merecem fazer parte da história e da cultura de nossa região...?

Talvez, se algum dia, a comunidade sucumbisse em face das pressões dos especuladores imobiliários, ou se simplesmente, resolvesse demoli-lo para dar lugar a um prédio mais moderno ou mais funcional, ou, quem sabe até, se não conseguisse mais manter uma estrutura tão antiga sem as devidas restaurações profissionais, tivesse que abrir mão do mesmo, aí, talvez, alguém resolvesse ir à público, lamentar o fato de um prédio tão bonito  e de uma arquitetura tão elegante ter desaparecido da paisagem de Juazeiro...  Aí, então, Seria, tarde demais!

Altemar  R. de Oliveira

Graduado em História e Bel. em Teologia

Variadas
26 de Setembro / 2012 às 19:00 | Nenhum Comentário

Em homenagem ao Dia Mundial do Turismo (27 de Setembro) a Câmara de Turismo do Vale do São Francisco Junto com o SEBRAE/BA estará realizando um evento para consolidar a data. Nesta quinta-feira, das 14 às 17 horas, no Rapport Hotel acontecerá um Seminário com o tema “Seminário de Desenvolvimento Regional e Turismo” tendo como Palestrante o Prof. Luiz Paulo Neiva – Pró-Reitor da UNEB, e voltado para o trade e estudantes do curso de turismo.

A Câmara de Turismo é uma Instância de Governança Regional que tem como Missão “Apoiar e impulsionar o desenvolvimento do turismo sustentável, nos municípios de Casa Nova, Curaçá, Juazeiro e Sobradinho, por meio da proposição e análise de políticas, planos e projetos e da articulação dos atores governamentais, empresariais e da sociedade civil”, sendo também um espaço de integração do trade turístico.

Política
26 de Setembro / 2012 às 17:30 | Nenhum Comentário

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) julgará o dissídio coletivo da greve dos Correios nesta quinta-feira (27). Não houve acordo entre a empresa e representantes dos trabalhadores na segunda audiência de conciliação promovida pelo tribunal, nesta terça (25). Os Correios aceitaram dar um aumento de 5,2% para todos os funcionários, mas recusaram o aumento linear de R$ 80 proposto pelo tribunal. A empresa argumentou que a medida resultaria em um acréscimo na folha de pagamento de R$ 323 milhões por ano. “Nossa proposta repõe aos trabalhadores o índice inflacionário e uma série de outros benefícios sociais, e o plano de saúde, que tem custo alto. Por isso o reajuste linear, que causa uma série de prejuízos aos próprios trabalhadores, não pode ser atendido”, afirmou o vice-presidente jurídico dos Correios, Jefferson Carús Guedes. Relatora do processo de dissídio ajuizado pela empresa, a ministra Kátia Arruda reconheceu as dificuldades da estatal, mas destacou que há defasagem no salário dos trabalhadores, principalmente dos carteiros. De acordo com os Correios, 11,7 mil trabalhadores estão em greve, o que equivale a 9,7% dos 120 mil funcionários da empresa. A paralisação atinge 21 estados e o Distrito Federal. Informações da Agência Brasil.

BN
Variadas
26 de Setembro / 2012 às 17:00 | Nenhum Comentário

 

Segunda-feira (24), durante vistoria nas construções das estações elevatórias de esgoto, a equipe técnica do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) identificou no bairro Malhada da Areia o furto do tapume - material de segurança e proteção do local que cerca a obra da estação elevatória. Segundo os profissionais, a ação foi uma demonstração clara de vandalismo e destruição do material.

Em agosto, o SAAE retomou as obras de saneamento básico em Juazeiro e durante a execução das estações elevatórias já foi detectado em outros bairros como o João Paulo II, Piranga, Distrito Industrial próximo ao Corpo de Bombeiro, a destruição e o furto desse tipo de material. 

“É lamentável que esta prática esteja acontecendo em nosso município. Chamamos à atenção da população para o fato, pois o furto dos tapumes que cercam a obra está deixando acesso a um buraco aberto, podendo causar acidentes aos moradores que se aproximem da construção das estações elevatórias. A administração municipal está preocupada com as questões de segurança em relação às obras que estão sendo realizadas na cidade e, por isso, pede o auxilio de todos no sentido de fiscalizar e informar aos setores competentes casos como esse”, destacou o responsável pela fiscalização, o engenheiro civil Edson Ruas. 

O diretor do órgão, Joaquim Neto, alertou que a ação prejudica o andamento do trabalho e a qualidade dos serviços. “É preciso que as pessoas se conscientizem que a prática desse ato prejudica toda a população de Juazeiro. A autarquia está tomando as medidas cabíveis para combater essa prática e espera que o problema não se repita”, declarou Neto. 

Ascom/SAAE
Política
26 de Setembro / 2012 às 16:30 | 31 Comentários

O prefeito teve quase quatro anos para reabrir o hospital e agora, há apenas 12 dias da eleição, convoca de maneira eleitoreira seus seguidores para mais uma vez abusar da justiça eleitoral e tentar confundir o povo de Sobradinho. Assim como fez em todas as outras obras iniciadas e não concluídas (Chico Periquito, UBS, Estádio Apolônio Sales, Praça da Juventude, etc), queria mais uma vez enganar a população promovendo um festival de fogos e discursos com fins eleitorais, onde não são permitidos pela justiça nesse período.

O Juiz da 66ª Zona Eleitoral de maneira sensata e fazendo cumprir o que determina a lei proibiu o evento eleitoreiro para que a eleição seja disputada em igualdade para os dois candidatos. O nobre Juiz, apenas preservou a população de assistir mais um ato irregular praticado pela atual administração.

O povo de Sobradinho reconhece que quem vem lutando para reabertura do hospital é o candidato do PDT Luiz Vicente, que desde janeiro de 2009 vem criticando fortemente a administração por esse ato insano de fechamento daquela unidade hospitalar. Inclusive no último debate, transmitido pela Rádio Juazeiro, o candidato Luiz Vicente, deixou claro que uma de suas principais metas para 2013 é justamente presentear seu povo com essa reabertura.

Ascom/PDT
Variadas
26 de Setembro / 2012 às 16:00 | Nenhum Comentário

O Movimento Petrolina Sustentável, do qual a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) é uma das instituições integrantes, realizará na noite de hoje (26) o I Fórum Petrolina Sustentável, que pretende conhecer as propostas dos candidatos a Prefeito de Petrolina (PE) nas eleições municipais de 2012 acerca dos temas: Governança, Educação, Saúde, Meio Ambiente e Urbanismo. O evento será realizado a partir das 19h no auditório da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape). Na ocasião, a Univasf será representada pelo reitor Julianeli Tolentino de Lima e pelo vice-reitor Telio Nobre Leite. A população poderá acompanhar o evento ao vivo, que será transmitida pela Web TV da Univasf através do endereço eletrônico http://www.rtvcaatinga.univasf.edu.br.

Além da Univasf, o Movimento Petrolina Sustentável é composto por oito Instituições: Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Diocese de Petrolina, Primeira Igreja Batista de Petrolina, Emissora Rural, Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e Universidade de Pernambuco (UPE). O projeto visa construir um espaço de diálogo democrático entre o Executivo e o Legislativo Municipal através do Programa Cidades Sustentáveis, que tem o objetivo de sensibilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.

Karine Nascimento
Variadas
26 de Setembro / 2012 às 15:30 | Nenhum Comentário

Dois pescadores localizaram no final da noite desta terça-feira (25) destroços do avião bimotor que desapareceu logo após decolagem do aeroporto de Ilhéus na segunda (24). Os bombeiros foram comunicados sobre as partes do avião, encontradas na praia de Mar e Sol. Poltronas e outros objetos foram recolhidos por uma equipe de resgate. Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) e lanchas da Marinha já reiniciaram as buscas na manhã desta quarta (26). O bimotor pertencia a Bruno de Sá Martins de Araújo, mas a Infraero não sabe se ele o pilotava no momento do acidente. O avião levava o corpo de Carita de Souza Ramos, de 61 anos, turista goiana que morreu em uma praia no distrito de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, no sul baiano. Estavam na aeronave o viúvo, José Nilton Ramos, de 58 anos, e o piloto. O corpo de Carita era transportado para Brasília, cidade em que ela vivia, para o enterro, que seria na tarde de terça. De acordo com o Correio, o local onde foram localizados os destroços não fazia parte da rota da aeronave. Ainda não se sabe se o avião desviou do trajeto previsto no plano de voo e caiu ou se as partes encontradas foram levadas pela correnteza.

O corpo do piloto do avião que desapareceu após decolar na última segunda-feira (24) do aeroporto de Ilhéus foi localizado junto com destroços. De acordo com o Corpo de Bombeiros, além do homem – que ainda não foi identificado – foram encontrados objetos como poltronas e uma mochila. Também foram localizados pedaços do caixão que levava o corpo da turista.

BN
Policial
26 de Setembro / 2012 às 15:00 | Nenhum Comentário

Na tarde desta terça-feira (25), no Povoado de Tanque, Município de Queimadas, um menor de 8 anos, ao manusear uma espingarda de socar, em sua residência, efetuou um disparo acidental, o qual atingiu outro menor de 5 anos no rosto.

A vítima foi socorrida para o hospital de Queimadas, e em seguida, transferida para Feira de Santana. Policiais da 4ª Cia do 6º Batalhão de Polícia Militar conduziram Guilherme dos Santos Nascimento, pai do garoto que provocou o tiro acidental, para a delegacia da cidade, onde foi lavrado o flagrante.

Imagem ilustrativa da internet
Política
26 de Setembro / 2012 às 14:30 | 1 Comentário

O candidato a prefeito de Petrolina, Fernando Filho, realiza nesta quarta-feira, 26.09, novas caminhadas e participa de mais um debate, na cidade. Pela manhã, foram percorridas algumas ruas do centro e no final da tarde, nos bairros do Rio Claro e Rio Corrente. Logo depois, Fernando participa de novo debate com os prefeituráveis, o oitavo a ser promovido no município, dessa vez pelo Movimento Petrolina Sustentável, na UPE, 19h. 

Fernando tem valorizado o contato direto com a população e a discussão democrática em todos compromissos assumidos. Já na noite de ontem, 25.09, realizou uma grande Caminhada 40, no bairro Pedro Raimundo, acompanhado pela esposa, Laura Kehrle, pelo candidato a vice prefeito, Gennedy Patriota e o deputado federal Gonzaga Patriota. A maioria das casas do bairro já demonstrava, nos muros, janelas e fachadas que o candidato que Petrolina escolheu é Fernando Filho. Os moradores esperavam pela onda azul nas calçadas, abraçaram Fernando com alegria e apresentaram suas reivindicações. Como em muitos outros bairros petrolinenses, a falta de pavimentação e de saneamento foi o principal problema apontado pela população. Dona Maria de Souza estava esperando por Fernando Filho e Gennedy Patriota na porta de casa. “Acredito que Fernando Filho é o melhor para Petrolina. É jovem, mas já tem experiência. Tenho convicção que ele vai melhorar nossa cidade, nosso bairro”, explicou. Edimara de Souza, 17 anos, filha de Maria, vota pela primeira vez nessa eleição. “Decidi meu voto com consciência.

Quando escuto as propostas de Fernando, vejo que ele é o melhor candidato. Tenho orgulho de votar nele, na minha primeira participação em eleição e estou feliz porque vejo nas ruas e nas pesquisas que o 40 vai vencer”, afirmou Edimara.  Fernando Filho pôde explicar às pessoas as propostas do plano de governo da Unidade por Petrolina para pavimentação e saneamento. “Nós vamos fazer um ousado programa para pavimentar e sanear ruas em Petrolina, para realizar o melhor possível. Com certeza o Pedro Raimundo será contemplado. Atualmente, há cerca de 2000 ruas sem pavimentação na cidade e a atual gestão não fez nada para diminuir este número”, disse Fernando.  Animado, o candidato concluiu a programação, convocando as pessoas para somar com a Unidade por Petrolina, na conquista de mais apoios rumo à vitória no dia 07 de outubro. 

Ascom Unidade por Petrolina
Variadas
26 de Setembro / 2012 às 14:00 | 3 Comentários

Vai estrear no dia 26 de outubro nos principais cinemas de todo o Brasil, o filme “Gonzaga – De Pai para Filho” do diretor Breno Silveira. O longa conta a história do Rei do Baião, Luiz Gonzaga (1912-1989), e de seu filho, o músico e compositor Gonzaguinha (1945-1991). O ator e sanfoneiro Nivaldo Expedito de Carvalho, conhecido como Chambinho do Acordeon, foi selecionado entre mais de cinco mil candidatos para interpretar Luiz Gonzaga dos 27 aos 50 anos, período em que a carreira do músico teve seu auge.

Também estão no elenco Julio Andrade como Gonzaguinha, Nanda Costa como a cantora Odaléia Guedes dos Santos, mãe de Gonzaguinha, e Silvia Buarque como Diná, a mãe de criação dele.  

Targino ao lado de Breno Silveira (à direita) e Júlio (Gonzaguinha)

Mas, quem também faz participação no filme é o nosso sanfoneiro de ouro Targino Gondim. Isso mesmo, ele aparece numa cena quando o Pai Luiz Gonzaga briga com seu filho Gonzaguinha: “Eu sou fã demais da história dele, para mim foi uma imensa alegria participar deste filme, um orgulho” fala emocionado Targino.

Que tal agora conferir o trailer oficial do filme?

Bruno Lopes
Esporte
26 de Setembro / 2012 às 13:30 | 1 Comentário

Contemplando um desejo antigo da comunidade, a Prefeitura Municipal de Petrolina, por meio da Secretaria de Esportes, entregou nessa terça-feira (25) o 24º campo iluminado para a comunidade do Balneário das Pedrinhas. Os moradores do local aproveitaram a oportunidade e já inauguraram o campo, realizando a primeira partida oficial com a equipe local, o time 'Pedrinhas'.

Para o secretário de Esportes de Petrolina, Britto Junior, a comunidade de Pedrinhas está inserida nas práticas esportivas. “Esta comunidade participa todos os anos de jogos organizados, como os Jogos da Integração. Dessa forma, percebemos que é importante a motivação da prática de esportes”, explicou. O secretário frisou ainda que a iluminação do campo viabiliza segurança para a prática esportiva durante o período noturno. “Estamos oportunizando às famílias mais um espaço de lazer durante a noite, reforçando a segurança e a qualidade de vida, resgatando a dignidade das pessoas. Esse é o objetivo dos campos iluminados em todas as localidades por onde já dispõe do benefício”, ressaltou.

Desde 2010, já foram beneficiadas as localidades como Henrique Leite, José e Maria, Cohab VI, Cohab Massangano, Agrovila Massangano, Caititu, Assentamento Mandacaru, Izacolândia, Rajada, Atalho, Sítio Encantado, Projeto Maria Tereza, Baixa Alegre, Ponta da Serra, além do Projeto Senador Nilo Coelho Núcleos 1, 4, 5, 6, 7, 9 e 10, entre outras.

Variadas
26 de Setembro / 2012 às 13:00 | 2 Comentários

Jovens da Obra Shalom de Petrolina promoverão o PAPO JOVEM! Evento que tem o objetivo de discutir  sobre questões atuais, como namoro e sexualidade, por meio do olhar da Igreja Católica. Através da Obra Shalom Petrolina, a juventude do Vale São Francisco, está sendo convidada a estar presente no próximo final de semana (29 e 30), no ‘Papo Jovem-Namoro e Sexualidade’.

O evento contará com a presença da pregadora Fabíola Rocha da Comunidade de Aliança, da Comunidade Católica Shalom de Fortaleza - CE, e acontecerá no auditório do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora. O ingresso é de apenas R$ 5.

Política
26 de Setembro / 2012 às 12:30 | Nenhum Comentário

O plenário da Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou, nesta terça-feira (25/09), a Medida Provisória (MP nº 572/2012) que autoriza a União abrir crédito extraordinário no valor de R$ 381 milhões para o Ministério da Defesa. Os recursos serão destinados ao atendimento de ações para minimizar o sofrimento das populações atingidas pelas secas, especialmente na região Nordeste do País.

O senador Walter Pinheiro (BA), líder do PT e do Bloco de Apoio ao Governo, observou que de maneira imediata será possível dar celeridade às ações como a compra de carros-pipa, máquinas, limpeza de tanques, combustível, transporte de água, de alimentos e compra de milho – fonte de energia para alimentação humana e animal. “São ações que atacam emergencialmente o problema. Ao mesmo tempo, o governo liberou recursos para obras como adutoras, sistemas simplificados de distribuição de água, poços artesianos e sistemas de retirada de água subterrânea com os estados, para facilitar parcerias na construção de açudes e barragens, além da renegociação de dívidas de produtores rurais”, explicou.

Segundo Pinheiro, a aprovação da MP também abre caminho para que a Defesa Civil se apresente imediatamente, desde a aquisição dos equipamentos mais simples até os mais sofisticados, atendendo demandas que chegam de todas as regiões atingidas por alguma calamidade. A CMO também aprovou a Medida Provisória (MP nº 573/2012) que abre crédito extraordinário em favor de diversos ministérios no valor de R$ 6,8 bilhões, cujo objetivo é reativar a economia. Agora, as duas MPs serão analisadas pelo plenário da Câmara e, sendo aprovadas, seguem para o Senado.

Fonte: Agência Senado Foto: Liderança do PT no Senado
Política
26 de Setembro / 2012 às 11:30 | 3 Comentários

A prestação parcial de contas dos candidatos a prefeito de Juazeiro, de acordo com publicação no site do TSE, aponta até o momento o candidato Isaac carvalho (PCdoB) como o que mais gastou, com despesas da ordem de R$ 539 mil reais, seguido por Joseph Bandeira (PT) com aproximadamente 32 mil e Márcio Jandir com pouco mais de 20 mil. Janeleide Pereira (PSL) e Paulo José (PSOL) não declararam nenhum tipo de despesa.

Confira no quadro abaixo a relação Arrecadação/Gastos:

Candidato

Receita

Despesa

Isaac Carvalho (PCdoB)

R$ 355.689,88

R$ 539.375,49 

Márcio jandir (PV)

R$   21.000,00

                         R$   20.364,00

Joseph Bandeira (PT)

(TSE)Não foi encontrado nenhum resultado para esta pesquisa

R$   32.662,50

Janeleide Pereira (PSL)

R$     2.000,05

(TSE)Não foi encontrado nenhum resultado para esta pesquisa

Paulo José (PSOL)

(TSE)Não foi encontrado nenhum resultado para esta pesquisa

(TSE)Não foi encontrado nenhum resultado para esta pesquisa

 

Confira os principais credores das campanhas, segundo dados disponíveis no TSE:

Isaac Carvalho:

FRANCISCO MANOEL RODRIGUES MOLIMA ME (Produção de programas de rádio, televisão ou vídeo)

R$ 200.000

APRIGIO DUARTE (Cessão ou locação de veículos)

R$   22.000

ISABEL DE ARAUJO SANTANA (Locação/cessão de bens imóveis)

R$   15.000

BETA E LUZ COMERCIAL LTDA (Diversas a especificar)

R$   14.620

MARILUCE ROSA DA SILVA SANTOS ( Cessão ou locação de veículos)

R$   12.000

MARILUCE ROSA DA SILVA SANTOS (Cessão ou locação de veículos)

R$   12.000

JOSÉ SEBASTIÃO DA SILVA FILHO(Cessão ou locação de veículos)

R$   11.000

BAR E RESTAURANTE DO BATATA LTDA (Alimentação )

R$   10.763

DUPLA IMAGEM COMUNICAÇÃO VISUAL LTDA (Publicidade por materiais impressos)

R$   10.560

 RAELCIO GONÇALVES DA COSTA (Cessão ou locação de veículos)

R$   10.000


Márcio Jandir:

JEFFERSON BRAZ FONTES (Serviços prestados por terceiros)

R$ 9.553

BRUSTEJUNIOR PETROLEO LTDA (Combustíveis e lubrificantes)

R$ 5.000

JOSINALDO DE SOUZA SANTOS ( Diversas a especificar)

R$ 2.400

CICERO JOSE MININO DE SÁ (Serviços prestados por terceiros)

R$ 1.500

RINALDO LIMA DA SILVA ( Serviços prestados por terceiros)

R$    800

JAILSON BATISTA NETO (Serviços prestados por terceiros)

R$    800


Joseph Bandeira:

JANE KATIA MOREIRA MESQUITA ARRAES-ME ( Publicidade por materiais impressos )32.662,50

 

R$ 32.662,5


Não foi encontrado registros de gastos na busca realizada no site do TSE para os candidatos Paulo José e Janeleide Pereira.

Variadas
26 de Setembro / 2012 às 11:00 | 5 Comentários

Em seu 5º ano, a festa do bloco Me Agarre acontecerá no próximo sábado, dia 29, no distrito de Juremal. O evento que já está inserido no calendário tradicional do interior de Juazeiro contará com os shows de Tinho do Acordeon e Banda Mirage. 

O público presente encontrará com certeza muita alegria, conforto e segurança. A festa começará a partir das 22 horas no Club Luizão. A realização fica por conta da MJ Produções e Eventos.

Política
26 de Setembro / 2012 às 10:30 | 8 Comentários

O deputado Roberto Carlos – PDT – garantiu mais uma vitória para os curaçaenses, nesta terça-feira (25), quando assinou mais um convênio, na Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, que garantiu à Associação dos Vaqueiros e Pecuaristas do Sertão de Curaçá – Avapec, trator, arado, grade hidráulica, carreta agrícola, batedeira, escarificador, compressor de ar, lubrificador, macaco hidráulico e guincho hidráulico.

Para o presidente da Associação, Luiz Antônio, o trator representa um grande avanço para a agricultura local. “Somos mais de 80 famílias que dependem do cultivo da cebola, melancia, feijão e milho. Muitas vezes, perdíamos a safra pela falta do trator, pois quando o equipamento estava disponível, já havia passado o período da plantação ”, ressaltou o presidente.

O deputado Roberto Carlos, grande responsável por essa conquista, afirmou que todos os esforços serão tomados para garantir, ainda mais, benefícios ao povo do campo. “Sou da zona rural, enfrentei as dificuldades da roça e vou continuar o trabalho para reduzir as dificuldades da população que depende da agricultura familiar”, ressaltou o parlamentar.

Ascom Lisandra Lopes
Política
26 de Setembro / 2012 às 10:00 | 41 Comentários

Com a proximidade das eleições a animosidade entre os vereadores fica cada dia mais evidente na Câmara Municipal. Na sessão desta terça-feira (25) indignado com a Mesa Diretora o vereador Alex Tanuri (PSDB) rasgou cópia da liminar do Tribunal de Justiça que informava a suspensão dos atos do Legislativo em relação ao parecer do TCM que rejeitou as contas da Prefeitura de Juazeiro, gestão Isaac Carvalho.

“Quando a Mesa Diretora tem interesse e dada a subserviência ao Poder Executivo coloca em pauta no mesmo dia, vota em bloco e atende literalmente os interesses do prefeito. Isso é uma vergonha”, disse o parlamentar.

“O presidente engavetou o parecer do TCM, tempo suficiente para que o prefeito conseguisse liminar na Justiça e impedisse a votação dos vereadores. Mesmo sendo a favor do projeto em favor dos Guardas Municipais coma criação da ouvidoria e da corregedoria, não posso esquecer a falta de interesse da presidência em resolver a situação dos demais servidores de Juazeiro, inclusive, da área de saúde, por isso reitero que esta palhaçada só nos envergonha”, concluiu Alex.

Variadas
26 de Setembro / 2012 às 09:30 | Nenhum Comentário

Começou, segunda-feira (24), o treinamento dos novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital Regional de Juazeiro (gestão IMIP). O treinamento é regulamentado pelo Ministério do Trabalho e deverá totalizar 20 horas de duração, tratando de temas como a organização da CIPA, noções sobre acidentes de doenças de trabalho, prevenção e combate a incêndios, legislação do trabalho e primeiros socorros, dentre outros.

Ministrado pela técnica em segurança do trabalho do HRJ, Analúcia Lucena, o curso apresenta como finalidade discutir os papéis da CIPA, tornando os novos membros aptos a zelar pela promoção da saúde de todos os funcionários da unidade. “Fazer a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho não é uma atividade fácil, e é justamente por isso que a CIPA é uma ferramenta de extrema importância, porque tem como missão cuidar da integridade física dos trabalhadores e de todos que interagem com a empresa, inclusive os prestadores de serviço”, explica a palestrante.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho do HRJ é composta por 22 integrantes, 11 indicados pela diretoria do hospital e 11 escolhidos pelos funcionários através de eleição. Os novos membros da CIPA deverão tomar posse no dia 05 de outubro e a primeira reunião ordinária da nova gestão já está prevista para o próximo dia 22.

Daniele Valois - Ascom/HDM
Política
26 de Setembro / 2012 às 09:00 | 2 Comentários

Principal adversário do deputado federal Fernando Filho (PSB) na disputa pela Prefeitura de Petrolina (PE), o prefeito Júlio Lóssio (PMDB) promoveu uma festa junina de R$ 8 milhões às vésperas do período eleitoral, usando um remanejamento de despesas que tirou recursos de secretarias voltadas para o combate à pobreza e à seca. Descrito pela prefeitura como o maior espetáculo da região, o São João do Vale atraiu para a cidade, de 15 a 30 de junho, astros do forró e do sertanejo como Leonardo, César Menotti & Fabiano, Dominguinhos, Victor & Léo e Paula Fernandes.

O investimento só foi possível por meio de lei sancionada pelo prefeito, que autorizou a anulação de R$ 16,8 milhões em despesas de pelo menos 19 setores da administração, entre eles as Secretarias de Defesa Social, Desenvolvimento Rural e Irrigação. As duas últimas são responsáveis diretas pela assistência à população que sofre com a seca. Os efeitos da estiagem neste ano são os piores das últimas três décadas em Pernambuco e levaram o prefeito, após a aprovação da lei, a decretar situação de emergência.

O "São João" virou tema de campanha e alvo de denúncias da coligação de Fernando Filho, que tem usado a seca como instrumento de campanha. Como o Estado mostrou ontem, o deputado explora amplamente obras no sertão que solicitou por meio de emendas e cujas verbas foram liberadas pelo Ministério da Integração, comandado pelo pai, Fernando Bezerra Coelho (PSB).

O Ministério Público de Pernambuco informou nessa segunda-feira, 24, que abrirá inquérito para averiguar possíveis irregularidades, entre elas a contratação de empresa sem capacidade econômica para organizar a festa junina. A festa junina está sendo paga pela prefeitura em seis parcelas. Por ora, o remanejamento total do orçamento em prol do evento chega a R$ 9 milhões.

O prefeito também responde à ação ajuizada este mês por suposta burla à lei para contratar, sem licitação, entidade para execução de um projeto. Justificativa. A Prefeitura de Petrolina afirma que os cortes não afetaram o combate à seca, mas outras atividades. E que, por meio de proposta enviada à Câmara, pretende incorporar ao orçamento R$ 3,1 milhões para ações como o abastecimento de água. O prefeito diz que a festa valeu a pena, pois rendeu R$ 100 milhões para a economia da cidade. "Espero que tenha me ajudado e que as pessoas tenham reconhecido isso."

Variadas
26 de Setembro / 2012 às 08:30 | 14 Comentários

Rio profundo, correnteza forte, álcool, imprudência e a falta de equipamentos e salva-vidas são ingredientes que juntos podem resultar em muitas mortes na Ilha do Rodeadouro, em Juazeiro. Domingo (23), um homem por pouco não aumentou a relação de vítimas de afogamento ao tentar chegar a uma pedra no lado baiano, hoje o ponto mais perigoso e quase sempre desguarnecido de placas e guarda-vidas. Semi-desacordado, ele foi socorrido pelos bombeiros às margens do rio São Francisco e cercado por uma grande quantidade de curiosos.

A ilha, que no ultimo domingo recebeu grande público, apesar de ter espaços de banho que vão da “ponta da ilha” ao bar do Batata, numa extensão de aproximadamente 500 metros, conta com a vigilância de 3 ou 4 salva-vidas, insuficiente para cobertura da área que tem diversos locais de risco. É preciso lembrar que, apesar de treinados, é visível a falta de equipamentos de alerta e salvamento no local.

A imprudência dos adultos e o descuido com crianças são fatores que contribuem para o aumento de vítimas. Barraqueiros e barqueiros, preocupados apenas com os lucros do momento, fecham os olhos para o problema, sem avaliar os prejuizos que podem vir com os afogamentos.

Sem equipamentos adequados e a grande extensão para cobrir, os salva-vidas, na maioria das vezes tendem a buscar corpos sem sinais vitais. Por sorte domingo foi diferente. Do lado de Pernambuco, facilitada pela menor extensão, boias sinalizadoras de perigo delimitam a área de banho e os bombeiros contam até com motos náuticas.O que custa sinalizar? Certamente muito pouco diante de vidas que poderão ser salvas a cada fim de semana.

Variadas
26 de Setembro / 2012 às 08:00 | Nenhum Comentário

Cerca de 320 estudantes da Escola Municipal 21 de Setembro, localizada no Bairro José e Maria, após receber instruções referentes ao Programa Guarda Mirim, preparam-se para a formatura que será realizada hoje (26). A solenidade acontecerá no auditório do Senai em dois turnos: a primeira turma, a partir das 9h30 e a segunda a partir das 15h30, cada grupo com 160 novos guardas mirins.

A cerimônia representa o programa que desde 2010 forma alunos de escolas públicas municipais. Durante as últimas semanas, os jovens por meio da Equipe de Pesquisa e Instrução, formada pela Guarda Municipal, receberam lições referentes a Meio Ambiente, Defesa Civil, Cidadania, Ordem Unida, entre outros. Agora, após a conclusão do curso, nesta quarta-feira, as crianças receberão carteirinhas e camisas, o que os habilitará a desempenhar a função de Guardas Mirins na sua escola e comunidade.

Além de receberem título de Guarda Mirim – Defesa Civil como em anos anteriores, algumas crianças também serão graduadas como Guarda Mirim – Guardião Escolar e Meio Ambiente, dessa forma é possível exemplificar e distribuir funções aos estudantes. O secretário de Segurança Cidadã, Cel. Daniel Ferreira, destaca o sucesso que o Programa tem com pais, alunos e professores “É gratificante para toda nossa equipe ver os estudantes se sentindo Guardas Mirins e ouvir dos pais e professores, a melhoria na disciplina em casa, e no rendimento escolar. Essa escola é mais uma onde faremos a formatura com a sensação de dever cumprido”, salientou.

Política
26 de Setembro / 2012 às 07:30 | 34 Comentários

Pelo segundo ano consecutivo a Câmara de Vereadores de Juazeiro é impedida pela Justiça da Bahia de apreciar e votar o parecer do TCM – Tribunal de Contas dos Municípios que opinou pela rejeição das contas da Prefeitura de Juazeiro, exercício financeiro de 2010, gestão do prefeito Isaac Carvalho (PCdoB). No expediente da sessão ordinária da Câmara Municipal nesta terça-feira (25) foi lida a Carta Precatória da 7ª Vara da Fazenda Pública de Salvador que por intermédio do Juiz de Direito, Benedito da Conceição dos Anjos, deferiu pedido de antecipação de tutela, determinando a suspensão dos efeitos do Parecer Prévio n° 1041/11 e do Acórdão do Pedido de Reconsideração TCM n° 678/12, assim como a suspensão dos efeitos do ato legislativo, caso tenham sido as aludidas decisões acolhidas pela Câmara Municipal de Juazeiro até julgamento da lide.

José Carlos Medeiros (PV) protestou veementemente da tribuna da Câmara dizendo-se envergonhado e indignado com a interferência do Judiciário nas ações do Legislativo Municipal. “Mas isso tudo ocorre porque o nosso Legislativo é fraco, subserviente. Além da suspeita relação entre prefeitos, advogados e desembargadores. Nós vamos terminar essa legislatura sem avaliar as contas desse desgoverno por conta dessa interferência do Poder Judiciário. Para quem já recebeu proposta de R$ 60 mil reais para votar nas contas anteriores que estão subjudice não duvido nada em relação a esse processo, por isso estou sugerindo à Polícia federal que grampeie os telefones de todos os vereadores”, concluiu Medeiros que ainda alfinetou a Mesa Diretora: “Esse agachamento da Câmara ao Executivo me envergonha”.

Confira cópia da liminar aqui...

Política
26 de Setembro / 2012 às 07:00 | 24 Comentários

Quarta-feira (26/09)

Programação da candidata Janileide Pereira do PSL 17

08:00 h – Visitas no Bairro João Paulo II.

17:00 h – Sessão na Câmara de Vereadores.

18 :00h – Debate do CREA na Uneb.

19:00 h - Visitas no Bairro Alto da Maravilha.

Programação da coligação “Juazeiro de Fé”

Candidato Joseph Bandeira 13

Participará de uma Caminhada no bairro Alto do Cruzeiro com concentração na praça central do bairro, às 18:30 horas e comício de encerramento, a partir das 22:00h conforme Resolução Eleitoral 23370.

Professor Paulo José Candidato do PSOL 50

14:00 hs- Entrevista ao programa Esperança no Ar  - Rádio Cidade.

20:00 hs- Diálogo com o CREA - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - Local: UNEB.

Programação da coligação “Unidos Prá Acelerar Juazeiro”

Candidato Márcio Jandir 43

Café da manhã com pastores evangélicos (07h30min).

Pit stop 43 na rua da Apolo (17h).

Diálogos com candidatos, CREA - BA (18h30min).

Caminhada no bairro Piranga I, concentração (19h).

Programação da coligação “Prá Juazeiro seguir em frente”

Candidato Isaac Carvalho 65

07h30 - Reunião com Pastores e lideranças evangélicas, na APLB.

Durante o dia cumpre agenda administrativa.

18:00h   - Ato político no Mandacaru II.

20:00h - Jantar de adesão dos empresários.

Política
26 de Setembro / 2012 às 06:30 | 26 Comentários

O juiz eleitoral Vanderley Andrade de Lacerda da Comarca de Casa Nova e Sobradinho, proibiu na tarde desta terça feira a reunião agendada para a entrega do projeto do novo hospital que será construído pela CHESF em parceria com o Governo do Estado e prefeitura municipal.

Segundo informações do prefeito, o pedido foi feito pelo candidato Luiz Vicente Berti: “Ordem judicial se cumpre” – disse Genilson Silva, visivelmente constrangido com a decisão que criou embaraços com os visitantes, entre eles o Presidente da CHESF, João Bosco de Almeida – “Conhecemos nossas limitações em época eleitoral e não iriamos comparecer ao ato de apresentação do projeto à comunidade. O ato administrativo era da CHESF e do Governo do Estado. A decisão foi no final da tarde, impossibilitou qualquer pedido de reconsideração. Só nos restou obedecer e agora pedir desculpas aos nossos visitantes por esse constrangimento”.

Ao final da reunião, realizada a portas fechadas no gabinete do prefeito, o Secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla afirmou que “a construção do novo hospital de Sobradinho é a continuação dos investimentos na área de atenção básica à saúde, integrando-o ao principal polo de saúde que é Juazeiro”. Para Solla a recuperação da unidade hospitalar de Sobradinho é antiga e “não dá conta das necessidades e regulamentação para o ambiente hospitalar. Vamos aproveitar esta parceria com a CHESF, que assume o custo da construção, o governo do estado vai equipar e mobiliar e a prefeitura executará os projetos complementares. Acredito que até o final do ano tenhamos o hospital funcionando”.

Ressaltando que esta é a primeira vez que o governo do estado estabelece uma parceria com a CHESF “em razão do empenho do prefeito”, Solla descreve o hospital como um “conjunto hospitalar moderno, coerente com os novos programas do Ministério da Saúde. O Presidente da CHESF,  João Bosco de Almeida, acompanhou o secretário Jorge Solla.

Revolta

Um grande multidão aguardou o secretário Jorge Solla e o Presidente da CHESF até às 18 horas, quando informados da decisão judicial saíram em caminhada na Vila São Francisco, demonstrando insatisfação com o cancelamento da solenidade de apresentação do projeto de reforma do hospital. Entre os comentários destacou-se o de um popular frustrado no seu desejo de ver o projeto do novo hospital: “Soube que festejaram o impedimento da solenidade, porque imaginam que sem o ato a obra não será iniciada, mas eles se enganam”, refletindo o sentimento reinante na comunidade de que o pedido de proibição do ato foi uma tentativa de impedir a reforma do hospital.

Ascom Sobradinho
Espaço do Leitor
25 de Setembro / 2012 às 23:00 | 9 Comentários

Dr. Carlos Augusto Cruz

Meu caro amigo José.

Nascemos no mesmo ano, no mesmo mês, com a diferença de apenas seis dias de um para o outro.

Tivemos nossas famílias muito semelhantes. Tanto eu, como você, somos filhos de funcionário público. Estudamos nem escolas públicas, principalmente porque, naquela época, não existia, em Juazeiro, escolas particulares, a não ser o Ginásio de Juazeiro.

Ao concluir o meu curso primário na Escola Dr. José Inácio da Silva, mais conhecida como, Colégio Reunido, passei de lá, após aprovação no teste de admissão ao ginásio, para estudar no Colégio Estadual Ruy Barbosa.

Você também trilhou caminhos semelhantes, partindo após conclusão do curso primário, para estudar no Ginásio de Juazeiro.

Prá você devem ter sido válidos os mesmos princípios de honestidade, bondade, humildade e, sobretudo, de estímulo para crescer sempre e mais, através dos livros,  que nos foi dado pelas nossas famílias.

Alguns anos depois, nos encontramos na Universidade Federal da Bahia, enquanto você estudava os meandros do Direito, eu estudava os meandro do corpo humano. Um especializando-se para dar liberdade aos cativos, enquanto outro procurava cuidar do corpo, para que libertas e sem doenças, as almas dos homens alçassem vôos cada vez mais altos, tendo o infinito como meta a ser atingida.

Uma vez preparados para os desideratos que escolhemos voltamos, ambos, a nossa terra de origem, a nossa querida Juazeiro, onde pela primeira vez pensamos em alcançar outros mundos, ingressando na política local que, desde há muito, reclamava a substituição de velhos e arcaicos políticos, por uma juventude em cujas veias corressem um sangue mais rubro, e idéias mais robustas.

Você, em pleno vigor da sua juventude, foi o primeiro Vice Prefeito da nossa cidade e, a partir daí, criou asas e alçou outros vôos.

Ninguém há que possa duvidar da sua liderança política em nossa Juazeiro. Somente um néscio poderia fazê-lo.

Nesse instante, meu caro amigo, vejo você espezinhado pela sanha dos que se entendem como donos do poder. Daqueles que nada têm a oferecer ao povo e, no entanto, se não o tem debaixo senão dos seus pés, pelo menos, debaixo das suas vontades, fazendo dele um brinquedo de luxo, ou um brinquedo caro, que um filho mimado de um papai rico, insiste em quebrá-lo, já que ele não sabe o que fazer com o mesmo. 

Meu caro amigo, nesta hora em que agente olha para um lado e para o outro, e nota-se que até os amigos desapareceram, eu só teria um conselho a lhe dar:

-Rebele-se contra todo esse estado de coisas. Rebele-se contra este filhote de cobra, que é o seu partido. Já diziam os mais antigos que, ninguém deve dar leite a cobra, mas cacete na sua cabeça, a fim de que ela seja esmagada.

-Rebele-se como o Padre Lutero rebelou-se na Alemanha, queimando em praça pública a bula papal que o excomungava e, partindo para fundar o Protestantismo.

 -Rebele-se porque só assim, quando você puxar de debaixo dos pés deles, o tapete dos votos que eles pensam ter em Juazeiro e que na verdade não têm, eles vão cair na real e saber que o partido deles nada é sem você, sem a sua garra ou sem a sua força.

-Rebele-se meu caro amigo, chega de tanta subserviência! Eles agora podem mais porque estão no poder mas, até bem pouco tempo eles nada podiam, porque não estavam em lugar algum, a não ser nas sombras das caladas da noite.

-Rebele-se amigo e, só assim, você poderá a voltar a contar com a sua terra e com a sua gente!

Imagem Ilustrativa da Internet
Política
25 de Setembro / 2012 às 22:30 | 8 Comentários

Tramita na Assembleia Legislativa o projeto de lei que regulamenta a vaquejada como atividade esportiva e cultural. A proposta é do líder do PSD na Casa, deputado estadual Gildásio Penedo Filho, e considera vaquejada todo evento de natureza competitiva, no qual uma dupla de vaqueiros, a cavalo, persegue animal bovino, objetivando dominá-lo. De acordo com a legislação, as provas devem ser realizadas em espaço físico apropriado, com dimensões e formato que propiciem segurança aos vaqueiros, animais e ao público em geral. As pistas de competição devem, obrigatoriamente, permanecer isoladas por alambrado “não farpado”, contendo placas de aviso e sinalizadores informando os locais apropriados para acomodação do público.

Dentre as exigências do projeto, está a obrigatoriedade da presença de uma equipe de paramédicos de plantão durante a realização das provas, acrescida de pelo menos um médico veterinário. Já o transporte, o trato, o manejo e a montaria do animal utilizado na vaquejada devem ser feitos de forma adequada, somente após o atestado de condições de saúde para participar das provas, emitido por médico veterinário.

O texto também determina as características da pista e da competição, assim como a atuação do juiz. Além disso, o vaqueiro que por motivo injustificado se exceder no trato com o animal, ferindo-o ou maltratando-o de forma intencional, deverá ser excluído da competição. Para o deputado Gildásio Penedo, a vaquejada representa uma manifestação cultural legitimamente brasileira, que atrai público e inúmeros atletas. “O fluxo de turistas é muito grande no período de vaquejada, trazendo divisas para o interior do nosso Estado, bem como, a divulgação de nossos costumes, nossas comidas tipicas e nosso jeito hospitaleiro de receber visitantes”, afirmou Penedo.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Agência Web Bahia
Variadas
25 de Setembro / 2012 às 22:00 | Nenhum Comentário

A Prefeitura Municipal de Petrolina, por meio da Secretaria de Infraestrutura, vem investindo recursos e equipamentos na comunidade do Maria Auxiliadora. A obra, esperada pela população, que está garantindo a praça pública avança pelos canteiros tornando os espaços utilizáveis. O trabalho tem suas primeiras etapas concluídas. Desejo antigo dos moradores do bairro Maria Auxiliadora, a Praça da Rua André Vidal de Negreiros prevê arborização, rampas de acessibilidade, iluminação, projeto paisagístico e academia ao ar livre. O trabalho realizado já passou pelos bairros Jardim Maravilha, São Joaquim e Mandacaru. 

Equipada, a Academia ao Ar Livre no bairro Maria Auxiliadora já está em uso pela população. O local recebeu nove equipamentos através da parceria entra a Secretaria de Esportes e a de Infraestrutura. A academia é indicada para maiores de 12 anos e, principalmente, para pessoas da terceira idade, que perdem naturalmente a força muscular com o passar dos anos, mas pode ser usada por qualquer pessoa. 

Segundo o secretário de Infraestrutura, Ricardo Rocha, a praça que está em construção pelas equipes da Prefeitura de Petrolina, ainda aguarda liberação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para continuidade do trabalho em locais onde árvores nativas foram plantadas de maneira irregular. “Existem algumas árvores no local que foram plantadas há muitos anos de forma inadequada e em local irregular, onde deve existir o passeio público, por isso precisamos de autorização especial para finalizar a obra e aguardamos autorização que tramita no IBAMA ”, afirmou.

Política
25 de Setembro / 2012 às 21:30 | Nenhum Comentário

A respeito de matérias veiculadas no jornal “O Estado de São Paulo”, a Codevasf esclarece que:

De forma geral a Codevasf recomenda que as capacitações do programa “Água para Todos” sejam realizadas dentro de ambientes comunitários, como sindicatos e associações, inclusive com a participação do membro do comitê gestor local do programa Água para Todos.

No caso especifico de Izacolândia, a empresa contratada para ser responsável pelas capacitações informou que inicialmente as capacitações foram realizadas nas instalações do sindicato. Entretanto, o sindicato e a associação de moradores entraram em reforma. Desta forma para que não ocorresse cancelamento das capacitações pré-agendadas pelo programa, foi necessário realizá-las na sede provisória da associação conforme indicação do membro do Comitê Gestor Municipal do Programa. A Codevasf lembra ainda que esse local também estava provisoriamente sendo usado para o funcionamento dos correios e de outras ações comunitárias locais.

A Codevasf não tem conhecimento que a associação de Izacolândia funcione como comitê político. A empresa contratada para fazer a capacitação dos produtores informou que não havia qualquer manifestação política no local no momento da capacitação.

Quanto à pavimentação do Nilo Coelho, gostaríamos de lembrar que os recursos foram alocados em meados de 2011 e o contrato foi assinado em 14 agosto de 2011, no entanto as obras demoraram a iniciar em virtude da licença ambiental ter sido liberada somente em março de 2012 pela agência municipal do meio ambiente. As obras estão ocorrendo no ritmo normal, conforme previsto no edital de licitação.

Os sistemas de abastecimento já existem, necessitando apenas de melhorias, que não serão inviabilizadas pelo asfaltamento das ruas. Quando houver orçamento para essa atividade, os sistemas de esgotamento sanitário poderão ser construídos por meio de rede condominial nos passeios e coletora nas laterais das ruas, que são largas. Atualmente é utilizado o sistema individual através de fossa séptica.

Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf em Pernambuco 3 SR

Variadas
25 de Setembro / 2012 às 21:00 | Nenhum Comentário

A Prefeitura Municipal de Petrolina iniciou na última semana com um mutirão de limpeza pública, o trabalho que além de deixar a comunidade em boas condições de moradia, também prevê a reforma da quadra esportiva e a construção da Academia ao Ar livre.

O trabalho integra os serviços prestados nesse sentido em toda a cidade como forma de garantir espaços de lazer e para a prática de exercícios físicos como prevenção e cuidados com a saúde. “Além da sede de Petrolina que já conta com os equipamentos da Academia ao Ar Livre, o interior da cidade também é contemplado com as ações que visam proporcionar mais qualidade de vida às pessoas”, justificou o secretário de Infraestrutura, Ricardo Rocha.

Os equipamentos instalados não têm peso e usam apenas a força do corpo para exercícios de musculação e alongamento. A academia é indicada para maiores de 12 anos e, principalmente, para pessoas da terceira idade, que perdem naturalmente a força muscular com o passar dos anos, mas podem ser usados por qualquer pessoa.

Como a comunidade da Tapera, Petrolina terá os mesmos equipamentos nos bairros Maria Auxiliadora – onde a academia já está sendo usada pela comunidade, IPSEP, Antonio Cassimiro, Cohab VI, Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio e no Parque Municipal Josepha Coelho. 

Política
25 de Setembro / 2012 às 20:30 | 28 Comentários

Por volta das 19 e 55hs desta terça-feira (25) o TRE – Tribunal Regional Eleitoral em Salvador julgou e negou provimento ao Recurso impetrado pelo prefeito de Sobradinho Genilson Silva (PT) que tenta consolidar a candidatura para concorrer à reeleição no próximo dia 07 de outubro.

No dia 03 de agosto o Juiz da 66ª Zona Eleitoral de Casa Nova, Vanderley Andrade de Lacerda, emitiu sentença impugnando a candidatura de Genilson Barbosa da Silva da Coligação "O Trabalho Sério Não Pode Parar" atendendo denúncias do candidato a vereador Sóstenes Pereira Nascimento, do Representante do Ministério Público Eleitoral e da Coligação "A Verdadeira Vitória do Povo".

Partidários do prefeito inforam que ele vai recorrer ainda ao TSE – Tribunal Superior Eleitoral.

Variadas
25 de Setembro / 2012 às 20:00 | 1 Comentário

Já estão abertas as inscrições para a Oficina de Gestão Museal, que acontece nos dias 17, 18 e 19 de outubro, das 9h às 17h, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro. Os interessados devem se inscrever até 05 de outubro através do e-mail oficinasnat.dimus@gmail.com. A atividade é promovida pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC) em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Secretaria de Cultura do Estado, através da Diretoria de Espaços Culturais e do Centro de Cultura João Gilberto.

Ministrada pela professora Maria das Graças Teixeira, do curso de Museologia da Universidade Federal da Bahia, a oficina é gratuita e tem como objetivo oferecer orientação técnica básica para o aperfeiçoamento dos estudantes, museólogos e profissionais que atuam em instituições museais da região. A atividade integra o Ciclo de Oficinas de Capacitação, que teve início em julho e segue até o mês de dezembro. As ações estão contemplando cinco das sete macrorregiões museais que atendem aos 27 territórios de identidade da Bahia. Os próximos municípios a receberem as oficinas são: Feira de Santana (07 a 09.11) e Porto Seguro (05 a 07.12). Estão sendo oferecidas 40 vagas em cada município e certificados aos participantes.

Os municípios também têm recebido visitas técnicas realizadas por profissionais da DIMUS. O objetivo é fazer uma análise qualitativa das instituições museais existentes na região, com verificação do tipo de acervo e das ações educativas desenvolvidas nestes espaços. As visitas culminarão na atualização do Cadastro de Museus do estado. Mais informações pelo telefone: (71) 3117-6381. 

Serviço:

O que: Inscrições abertas para Oficina de Gestão Museal

Quando: 17 a 19 de outubro, das 9h às 17h.

Onde: Centro de Cultura João Gilberto – Rua José Petitinga, s/n, Santo Antônio, Juazeiro.

Inscrições: até 05 de outubro através do e-mail oficinasnat.dimus@gmail.com

Informações: (71) 3117-6381

Gratuito.

Variadas
25 de Setembro / 2012 às 19:30 | Nenhum Comentário

A Associação Brasileira de Alzheimer Sub-regional Petrolina (ABRAz-Petrolina) promove na sexta-feira (28) e no sábado (29) o I Encontro de Familiares e Cuidadores de Pessoas com Alzheimer do Vale do São Francisco. O evento será realizado no Auditório do Hospital HGU (Av. Honorato Viana, 129 – Gercino Coelho, Petrolina) e terá como tema “Alzheimer: quanto antes souber, mais tempo você terá para lembrar”.

Abrindo a programação, haverá a palestra com a presidente da ABRAz-Pernambuco, a médica geriatra Carla Núbia Borges, que será na sexta-feira (28), a partir das 19h. Na manhã do sábado (29), os participantes terão a oportunidade de assistir palestras (mais detalhes abaixo) ministradas por profissionais das mais diversas especialidades relacionadas aos cuidados com o doente de Alzheimer.

Este primeiro encontro tem o objetivo de difundir informações sobre os cuidados com o paciente de Alzheimer. “O cuidador precisa estar bem informado sobre a doença, seus sintomas e suas diferentes fases. Esse conhecimento contribuirá para uma melhor qualidade de vida tanto do paciente quanto daqueles que são responsáveis por ele”, destaca a coordenadora da ABRAz-Petrolina, Denise Cavalcanti. O evento é aberto não só aos familiares como também aos cuidadores, profissionais e estudantes da área de saúde.

As vagas são limitadas e para participar é necessário fazer inscrição prévia. O valor de R$ 20,00 por pessoa deve ser depositado na conta corrente da ABRAz-Pernambuco (Banco do Brasil – Agência: n° 3505-X / Conta Corrente: n° 17446-7). Em seguida, o comprovante de depósito deve ser encaminhado para o e-mailabrazpetrolina@gmail.com para confirmar a inscrição.

Também é possível fazer a inscrição pessoalmente no CENPRE-HGU (R. Dr. Geraldo Estrela, 100 – Centro/Petrolina). Mais informações pelos telefones: (87) 3866-4040 / 8839-5135.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Dia 28 – Sexta-feira

19h – Solenidade de abertura com a presença da médica geriatra Carla Núbia Borges (Presidente da ABRAz-Pernambuco)

Dia 29 – Sábado

8h – “Nutrição para Pacientes com Alzheimer: Lei da Harmonia” – Samira Souza Silva (Nutricionista)

8h40 – “Benefícios da Fisioterapia na Doença de Alzheimer” – Michele Andrade Xavier (Fisioterapeuta)

9h20 – “Cuidados de Enfermagem ao Paciente com Alzheimer” – Juliana Pedrosa (Enfermeira)

10h – “Disfagia: Orientação ao Cuidador” – Isabela Lima (Fonoaudióloga)

10h40 – Coffee Break

11h10 “Eu Cuido do Doente, Quem Cuida de Mim?” – Cleonice Albuquerque (Cuidadora e Coordenadora dos Grupos de Apoio da ABRAz-Pernambuco)

11h50 – “As Atividades de Vida Diária no Ambiente Seguro” – Marisa Clara Vita (Terapeuta Ocupacional e voluntária ABRAz-Pernambuco)

12h40 – Encerramento com a presença de Carla Núbia Borges (Médica Geriatra e Presidente da ABRAz-Pernambuco), Denise Cavalcanti (Terapeuta Ocupacional e Coordenadora ABRAz-Petrolina) e Érico Wanderley (Médico Geriatra e Coordenador Científico da ABRAz-Petrolina)

Variadas
25 de Setembro / 2012 às 19:00 | 1 Comentário

Em comemoração ao aniversário do 4º Grupamento de Bombeiros Militares de Pernambuco, sediado em Petrolina, na última quinta-feira (20), foi realizada uma solenidade que contou com a presença entre autoridades civis e militares e do secretário de Segurança Cidadã do município, Cel. Daniel Ferreira, representando a Prefeitura. A cerimônia foi realizada no pátio da própria instituição onde houve entrega de medalhas por tempo de serviço aos bombeiros do Grupamento.

A data celebra os 27 anos do Grupamento em Petrolina. Desde então, a companhia atua na cidade em intervenções como incêndios, no resgate às vítimas de acidentes de trânsito, desastres naturais, entre outras situações.

O secretário de Segurança Cidadã, Cel. Daniel Ferreira, destacou a importância do Grupamento para os municípios brasileiros. “O Corpo de Bombeiros tem a cada dia importância vital nas cidades brasileiras através de sua prestação de serviços à população. Em nossa cidade, que está em pleno crescimento, cumpre também esse papel”, afirmou.

Secom/PMP
Política
25 de Setembro / 2012 às 18:30 | 8 Comentários

O candidato a vereador Moisés de Brito visitou o Blog nesta terça (25) oportunidade em que reforçou os motivos que o levam a buscar uma vaga na Câmara de vereadores de Juazeiro. Comunitário, evangélico, funcionário público e estudante de direito na UNEB, acredita estar credenciado a representar bem a comunidade e apresentar projetos que beneficiem a população.

Dentre outros  projetos, destacou como prioritários o fomento da educação ambiental nas escolas da rede pública municipal, o apoio às comunidades periféricas que sofrem, de acordo com o candidato, com a falta de atenção dos poderes públicos e uma maior divulgação e transparência no trabalho dos legisladores. “Falta saneamento, água, energia, serviço postal e muita coisas nos bairros de Juazeiro. Como comunitário conheço essas demandas e acho que posso trabalhar por essas comunidades tão desassistidas”, destacou.

Moisés de Brito, que concorre pela terceira vez, acredita que vem numa crescente de votos e pode garantir sua vaga desta vez: “Tive 130 votos em 2004, 753 em 2008 e 1.047 na última eleição. Acho que agora estou pronto para assumir uma das cadeiras da câmara”, pontuou.

Moisés concorre pelo PTB e integra uma coligação proporcional que conta ainda com o PRP e o PSDC.

Política
25 de Setembro / 2012 às 18:00 | 1 Comentário

Como vem sendo demonstrado pelas pesquisas eleitorais registradas no TRE-BA realizadas no município de Campo Alegre de Lourdes, Alex Ferreira dos Santos, candidato a prefeito pelo PSL, tem a simpatia do eleitorado e isso fica claro nos movimentos realizados pela coligação “Com União o Desenvolvimento Continua” nos povoado e distritos do município. Domingo (23), no Angico e Tapagem uma multidão lotou a praça central dos dois povoados para ouvir os candidatos da coligação.

Angico – Alessandro falou do trabalho realizado no município nos últimos anos, das políticas públicas implantadas como a construção do hospital municipal além de outras ações. Armínio do PT candidato a vice de Alex falou no respeito que o grupo tem com as pessoas do município e relatou um pouco dos trabalhos que realizou quando esteve à frente como presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais com ênfase na construção de cisternas. O candidato a prefeito pela coligação enalteceu a gestão de Alessandro e falou um pouco de seu plano de governo como a necessidade de continuar o projeto atual, uma base forte e preparada para cuidar do município pelos próximos anos, a perfuração de mais poços artesianos e a necessidade de aumentar o número de adutoras de água dos poços artesianos como uma das formas de facilitar a convivência com a seca.  Falou ainda que pretende dar apoio a empreendimentos para que venham gerar empregos no município. No final seguiram em carreata para o povoado Tapagem onde moradores esperavam pela comitiva.

Tapagem– Alessandro, Alex e Armínio mais uma vez falaram para os moradores da região sobre trabalho, como a implantação do Plano Plurianual (PPA) participativo que será realizado nas localidades do povoado para ouvir dos moradores as necessidades locais. Alessandro falou dos equipamentos da prefeitura, quando assumiu, pegou o município apenas com um trator utilizado na coleta de lixo. “hoje, o novo prefeito vai encontrar uma moto niveladora 0 km, uma retro escavadeira, três tratores agrícolas e uma caçamba, isso vai permitir ações mais rápidas diante das necessidades da população”. Alex destacando seu plano de governo prometeu apoio através de bolsas de estudo para jovens, principalmente da zona rural, ingressarem numa faculdade. Os candidatos a vereador da coligação também fizeram pronunciamentos.

Por Anderson Antunes Fotos: Alex Epaminondas

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage