Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Variadas
26 de Fevereiro / 2013 às 20:30 | Nenhum Comentário
 
O número de pacientes na fila de espera de transplante em Pernambuco é considerado alto. Em todo o estado, a quantidade de pessoas esperando gira em torno de 2.000 pacientes. Para alertar a população sobre esse índice e esclarecer a respeito dos principais procedimentos da doação de órgãos, a enfermeira do Hospital Dom Malan/IMIP e gerente da OPO de Petrolina (OPO), Joyce Requião, fala sobre o tema.
 
Segundo a enfermeira, a necessidade de esclarecimento e discussões sobre a temática é um dos pontos mais importantes para que o número de doações aumente. “O que precisa, na verdade, é informar e educar a população, pois se trata de um processo justo, transparente e benéfico para todos” diz. Joice ressalta também que “a doação de órgãos é de extrema importância, pois existem muitas de pessoas doentes na fila de espera que tem chance de sobreviver e melhorar a qualidade de vida recebendo um órgão. Doar é um gesto de amor. Mesmo diante da dor e da perda de um ente querido, a família pode através de um ato de compaixão salvar a vida de outras pessoas”, pontua.
 
Para ser um doador de órgãos, o individuo precisa, em vida, expressar o desejo para a sua família, pois somente ela (a família) pode autorizar a doação. “Não existe nenhum documento legal que se possa usar para doação de órgãos, no Brasil a doação de órgãos é consentida, precisamos da concordância da família. Não é necessário que se tenha essa informação na carteira de identidade, isso não é válido”, esclarece a enfermeira.
 
A OPO funciona no Hospital Dom Malan/IMIP durante toda a semana ininterruptamente. A equipe é composta por cinco enfermeiras que trabalham em escala de plantão sob a supervisão técnica da Diretora de Atenção à Saúde do HDM, a médica, Paula Diniz. “A organização trabalha na busca de potenciais doadores para órgãos e tecidos através de visitas a hospitais de Petrolina que possuem UTI e Emergência. Procuramos doadores falecidos, não trabalhamos com doador vivo”, enfatiza e finaliza Joice Requião.
Eudes Sampaio Ascom HDM
Política
26 de Fevereiro / 2013 às 20:00 | 3 Comentários

Foi realizada na tarde desta segunda-feira (25), no auditório da Associação Industrial, Comercial e Agrícola de Juazeiro (ACIAJ), reunião para discutir a realização da Fenagri e ExpoVale 2013, eventos que pela primeira vez acontecerão em conjunto no Campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), de 14 a 19 de maio. O encontro que reuniu instituições ligadas à agricultura e a caprinovinocultura, teve como objetivo apresentar a proposta da feira que esse ano trará modificações no seu formato. De acordo com Voldi Silva Alves, técnico do Instituto Agrotecnologia e coordenador do evento; a feira terá como tema “Integração de negócios ampliando possibilidades”, e este ano reunirá a maior feira da fruticultura irrigada da América Latina e uma das mais importantes exposições de caprinos e ovinos da Bahia.

“São poucas as regiões do mundo que são capazes de propiciar o que vamos fazer; a integração dos dois negócios que compõe todo o setor do agronegócio regional. Para isso precisamos racionalizar e otimizar esforços e recursos; propiciando assim a valorização e divulgação local”, declarou Voldi. Segundo a organização do evento, a proposta é fortalecer as cadeias produtivas da agricultura irrigada e caprinovinocultura; integrando o pequeno ao grande produtor, através da realização de negócios, transferência de tecnologia e a divulgação das potencialidades do agronegócio e da agricultura familiar do Vale do São Francisco.

Na ocasião foram formadas quatro comissões de trabalho: a técnico científica que definirá a programação da feira; a comissão institucional que determinará o tema do seminário de políticas públicas; o comitê de mercados, responsável pela rodada de negócios de fruticultura e caprinovinocultura; e o comitê de operações, projeto, montagem, comercialização, logística e comunicação, responsável pela elaboração do projeto executivo e técnico, comercialização de stands e montagem, além da comunicação e propaganda. 

“É um grande acontecimento integrar a cadeia produtiva da área irrigada em interface com o sequeiro. Queremos garantir também a participação integrada da agricultura familiar em todas suas vertentes e fazer desse evento um marco para nossa região. Vamos trabalhar para que a junção da Fenagri e Expovale seja um sucesso”, destacou o secretário de Agricultura do Município, Josival Barbosa. Estiveram presentes na reunião representantes da UNEB, IFBA, Banco do Brasil, IRPAA, ACCOSSF, Caixa Econômica Federal, Nelbe Ltda., Embrapa, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro, UNIVASF, Sebrae e EBDA.

 

Lene Radina – Assessoria de Comunicação/SEADRUMA
Política
26 de Fevereiro / 2013 às 19:30 | 4 Comentários

A Câmara de vereadores de Juazeiro aprovou na tarde desta terça feira, em sessão ordinária, o Projeto de lei complementar 009/2013 de autoria do Executivo, concedendo incentivos fiscais para a instalação de empresas de call center e telemarketing.

O projeto atende a um protocolo de intenções firmado entre a prefeitura e a empresa Atento Brasil S/A e concede redução do ISSQN – Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza  de 5% para 2% e isenta do IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano o imóvel em que funcionem empresas do segmento beneficiado pelo prazo de 10 anos.

Contrapartida

Na mesma sessão foi aprovado o projeto de lei 2.925/2013 de autoria do vereador Justiniano Félix (Tiano PT), que impõe contrapartida às empresas beneficiadas pela lei 009/2013. Por este projeto pelo menos 5% dos funcionários a serem admitidos deverão ser oriundos do Projeto Primeiro Emprego (Projovem), com idade entre 19 e 29 anos e a empresa fica obrigada a instalar um Centro de Capacitação Profissional.

Da redação com informações da Ascom CMJ
Policial
26 de Fevereiro / 2013 às 19:00 | 4 Comentários

A equipe malhas da lei de Petrolina, composta por policiais civis e militares prendeu na tarde desta segunda-feira ( 25), Cleidimar Santos Evangelista, de 54 anos,  popularmente conhecida como "Cleidona ou Vovozona". Acusada de ser uma dos mandantes do homicídio que vitimou Joelma de Oliveira e deixou seu companheiro Regivan Silva Damasceno ferido no ultimo dia 16 de fevereiro.  Ela foi presa no bairro do Kidé, em Juazeiro – BA,  em virtude do mandado de prisão expedido pelo juiz da vara privativa do júri de Petrolina.

O homicídio e a tentativa de homicídio ocorreram na periferia da cidade em um lugar conhecido por   Vila Cajuina,  e de acordo com as investigações, os crimes teriam sido motivados por dívidas resultantes do tráfico que era chefiado pela "vovozona".  No dia do crime uma operação conjunta da  policia  civil e militar de Petrolina, prenderam em flagrante a pessoa de Reginaldo, popularmente conhecido como Regis. Regis é acusado de ser um dos executores do crime. A polícia ainda procura outros envolvidos no crime. Cleidona, ou vovozona como é conhecida, não reagiu à prisão e foi encaminhada à Cadeia Pública feminina de Petrolina onde fica à disposição da justiça.

Jucianna Kelly Terto Ascom Diretoria Integrada do Interior 2
Política
26 de Fevereiro / 2013 às 18:30 | Nenhum Comentário

O deputado estadual Odacy Amorim (PT/PE) fez algumas visitas neste final de semana, prestigiando a população de Petrolina. Em toda a programação, o parlamentar esteve acompanhado do vereador líder do PT na Câmara de Vereadores do município, Geraldo da Acerola. Odacy visitou no domingo, dia 24 de fevereiro, a Vila Eduardo prestigiando a rodada do campeonato de futebol do bairro. Ele foi ainda na residência de Dona Neném , matriarca de uma das famílias mais conhecidas da Vila Eduardo.

Ainda no domingo, o deputado esteve no bairro Mandacaru visitando Dona Socorro, mãe de Clésia Maria Batista do Nascimento, dona de casa encontrada morta na semana passada no bairro Mandacaru após 10 dias desaparecida. Ela foi achada na fossa da sua casa e com o corpo em estado de decomposição. A polícia suspeita que o companheiro da vítima possa ser o autor do crime. Ele encontra-se foragido.

 Em conversa com Dona Socorro, Odacy se solidarizou com a mãe da vitima e deixou seu gabinete à disposição da mesma para ajudar no que for preciso. Ainda com Dona Socorro, Odacy afirmou ser contrário a todo tipo de violência, seja contra a mulher ou qualquer ser humano e que não existe justificativa alguma para atos como o que foi praticado contra Clésia.

Ainda no Mandacaru, o parlamentar aproveitou para visitar Antonio Aurélio conhecido como Gordo, presidente da Associação de Moradores do bairro. Odacy parabenizou o líder comunitário pela vitória nas eleições da entidade ocorridas recentemente e disse que poderia contar com o seu mandato na sua gestão à frente da Associação. Odacy e Geraldo estiveram ainda no bairro Dom Avelar. Conversaram com moradores locais e visitaram Cícero Aboiador e Seu Pedro, lideranças locais. O percurso do deputado e vereador petistas foi encerrado com uma visita ao Rodeio do N-11, convite recebido da diretoria da associação local.

Ascom Deputado Odacy Amorim
Espaço do Leitor
26 de Fevereiro / 2013 às 18:00 | 6 Comentários

Os pipeiros do vale do São Francisco estão desesperados. Em conversa com alguns, ouvi as lamentações. Eles estão a quase 03 (três) meses sem receber o pagamento pelos serviços prestados. Praticamente todos eles, não têm mais crédito para abastecer seus caminhões, estão com os cartões de crédito estourados, sem crédito para fazer até a feira, ou seja, estão praticamente passando fome, tendo dinheiro a receber.

No meu entendimento, o Exército ao assumir esta função deveria prezar pela honestidade e zelo aos prestadores de serviços. Será que se a presidente deixar pelo menos 1 (um) mês sem pagar a algum deles, eles trabalhariam satisfeitos? As contas deles só têm vencimentos a cada 3 meses?

O exército, diz ter respaldo na lei, que menciona que tem que pagar em até 90 (noventa) dias para pagar. A lei diz que é até e não só de 90 em 90 dias. Ninguém paga conta de 3 em 3 meses. Não que eu saiba.

Agora fica a dúvida, será que uma empresa privada não trabalharia melhor que o Exército na função de fiscalizar e pagar aos prestadores de serviços, os pipeiros?

Walker F. Fonseca de Sá
www.walkeradvogado.blogspot.com

Imagem ilustrativa da internet
Política
26 de Fevereiro / 2013 às 17:30 | Nenhum Comentário

Dados do Instituto de Estudos Suplementares (IESS) indicam que os custos médico-hospitalares dos planos de saúde individuais tiveram aumento de 16,4% em um ano até junho de 2012, quando comparado ao período imediatamente anterior. A variação é a maior registrada desde 2007, quando o IESS começou a publicar o índice de Variação de Custos Médico-Hospitalares (VCMH). "Historicamente, esse índice é sempre superior à variação do IPCA, no Brasil e em outros países. O que chama atenção é que nunca houve uma diferença tão alta quanto agora, superior a 10 pontos percentuais", disse Luiz Augusto Carneiro, superintendente-executivo do Instituto, ao se referir ao crescimento de 6,1% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. O aumento afeta quase 10 milhões de pessoas que têm convênio médico individual no país, que representam cerca de um quarto do mercado. Houve alta em todos os tipos de procedimentos médicos. As variações apuradas na pesquisa foram as internações (16,6%), terapia (15,1%), consultas (13,3%) e exames (9,8%). Os beneficiários de até 18 anos tiveram crescimento de 1,5%, e de 59 anos ou mais, de 1,7%. Informações do UOL.

Informativos
26 de Fevereiro / 2013 às 17:00 | Nenhum Comentário

A Defesa Civil de Juazeiro e o 72º Batalhão de Infantaria Motorizado de Petrolina informam aos proprietários de caminhões-pipas que nesta terça-feira (26), a partir das 13h, por ordem de chegada, no pátio do Batalhão, será realizada a implantação do cartão eletrônico nos caminhões. Já na próxima segunda-feira (04), das 7h00 às 11h, também por ordem de chegada, na Orla II de Juazeiro, será realizada a vistoria nos veículos para a manutenção do contrato da “Operação Pipa".

O “Pipeiro” deverá comparecer a Orla Fluvial com o veículo em condições de uso, bem como a sua documentação pessoal e do caminhão em dias. Caso o automóvel seja alugado, será necessário que o motorista apresente o contrato de locação. Vale ressaltar que os caminhões pipas devem estar com os tanques de água cheios.

Por Luzete Nobre/ SAAE

COMDEC e Exército convocam pipeiros até essa quarta-feira

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Petrolina (COMDEC) convoca todos os pipeiros da Operação Carro-Pipa do Exército, para comparecerem nesta quarta-feira (27), ao 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72 BImtz), a partir das 7h da manhã. A COMDEC e o Exército precisam tratar com esses profissionais a respeito do cartão de controle de fornecimento de água, e pedem ainda que os pipeiros compareçam em seus próprios carros-pipa.

André Nazário Secom PMP

Foto: Isael Dias Cordeiro
Informativos
26 de Fevereiro / 2013 às 16:30 | Nenhum Comentário

A Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf, por meio da Secretaria de Educação a Distância – Sead e da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI  torna pública a abertura Processo Seletivo para Cursos de Especialização (Lato Sensu) – 2013.1, contemplando: Especialização em Gestão em Saúde, Especialização em Gestão Pública Municipal e Especialização em Gestão Pública, na modalidade a distância. Ao todo serão ofertadas 650 (seiscentos e cinquenta) vagas para os cursos mencionados. Para mais informações sobre o quantitativo de vagas, por curso e por polo, o(a) candidato(a) deverá consultar o edital disponibilizado no site da Sead (www.sead.univasf.edu.br).

As inscrições podem ser feitas por meio do site da Sead (www.sead.univasf.edu.br) ou através do link http://www.ead.univasf.edu.br/pnap no período de 01 a 15 de março de 2013.  Ainda que os cursos sejam gratuitos, para esse processo seletivo, será cobrada a taxa de inscrição no valor de R$ 80,00, para qualquer dos cursos ofertados. Entretanto os(as) candidatos(as) poderão pleitear a isenção do pagamento de acordo com o que estabelece o Edital.  A previsão para o início das aulas é 15 de abril de 2013.

Variadas
26 de Fevereiro / 2013 às 16:00 | 18 Comentários

O processo trabalhista que Jesus Sangalo move contra a sua irmã Ivete Sangalo corre em segredo de justiça no Tribunal Regional do Trabalho da Bahia. O ex-empresário da cantora alega que ela lhe deve R$ 20 milhões em salários e direitos atrasados. Diz, ainda, que foi rebaixado por Ivete ao ter seu salário reduzido de R$ 350 mil para apenas R$ 100 mil, além de pedir danos morais por ter sido considerado suspeito em um esquema de fraude dentro da Caco de Telha, que cuida da carreira da artista. Por tudo isso, Ivete Sangalo animou o Carnaval de Salvador este ano visivelmente abatida com a briga familiar por dinheiro.

com informações do BN
Variadas
26 de Fevereiro / 2013 às 15:30 | Nenhum Comentário

O Hospital Regional de Juazeiro (Gestão IMIP) recebeu na última semana a visita da equipe de teleconferência do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP). A visita, que ocorreu no último dia 20, foi realizada com o intuito de avaliar a dinâmica e a qualidade de som e imagem das teleconferências realizadas entre as duas unidades. Na ocasião, estiveram presentes a diretora e o gerente do Núcleo de Telesaúde do IMIP, Jeane Couto e Kleber Araújo. 

Sempre preocupado em integrar a assistência especializada às práticas do ensino e da pesquisa, o HRJ transformou a teleconferência numa importante ferramenta de discussão e aperfeiçoamento para seus profissionais e estudantes. As videoconferências costumam ocorrer três vezes por semana e debater casos de cirurgia geral, clínica médica e cirurgia vascular, possibilitando a realização de sessões clínicas, seminários e discussões de artigos científicos entre as equipes dos dois hospitais.

De acordo com o Diretor de Ensino e Pesquisa do HRJ, José Antonio Bandeira, além de avaliar as ferramentas de discussão já existentes entre as duas unidades, a visita também teve a finalidade de ponderar sobre o uso de novas ferramentas de interação entre as equipes do HRJ e do IMIP. “Um dos aspectos colocados foi que existe a possibilidade de a gente interagir usando a ferramenta Segunda Opinião, por meio da qual serão feitas teleconsultorias sobre os casos mais complexos. Além disso, também discutimos a inserção do hospital nos SIG’s, grupos de interesse em diversas áreas da medicina que costumam realizar sessões e debates uma vez por mês”, conclui.

Eudes Sampaio Ascom HRJ
Política
26 de Fevereiro / 2013 às 15:00 | Nenhum Comentário

Nesta quarta-feira (27) a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) com parceria da Prefeitura Municipal de Petrolina, através da secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), vai realizar um trabalho educativo, junto a população, sobre o consumo de energia. A iniciativa será realizada no bairro José e Maria, a fim de atender a comunidade e suas imediações.

No pátio de eventos do bairro, o Caminhão Educação com Energia vai orientar sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica, além de oferecer dicas de segurança às pessoas que comparecerem ao local, a partir das 15h. Durante a noite, a população poderá conferir o filme Gozaga de Pai para Filho.

Já na quinta-feira (28), das 9h às 16h, a Agência Móvel da Celpe estará disponível para atendimento à comunidade, oferecendo serviços como negociação de débito, segunda via de conta, cadastro na tarifa social, entre outros. A equipe técnica da Sedest, também, se encontrará no local, com o intuito de informar sobre o Programa Bolsa Família e realizar consultas do Número de Identificação Social (NIS), para os beneficiados.

Quem participar da palestra informativa, negociar débitos, efetuar e atualizar o cadastro na tarifa social e realizar pagamento da conta de energia, ganhará lâmpadas eficientes mediante apresentação da conta do mês anterior paga. De acordo com a secretária da Sedest, Adinair Viana, a iniciativa no José e Maria será o inicio de uma ação contínua, sendo levada, futuramente, para outros bairros, com o objetivo de beneficiar a população carente.

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Política
26 de Fevereiro / 2013 às 14:30 | 20 Comentários

“Fábrica de Talentos” e “Flor de Lótus” foram os adjetivos usados pelo prefeito Isaac Carvalho e o secretário de Educação e Esportes de Juazeiro, Clériston Andrade, para se referirem a Escola de Educação Infantil Nailde Souza Costa, inaugurada na noite desta segunda-feira (25), no bairro Novo Encontro. As analogias empregadas pelas autoridades, e repetidas de boca em boca pela comunidade presente, expressaram a tentativa de transformar em palavras a emoção vivida na entrega da primeira unidade de ensino das 18 conquistadas pelo município junto ao governo federal, construída no molde padrão nacional que atende com dignidade e respeito ao público de 0 aos 5 anos.

A emoção transbordou em muitos momentos e os olhos falaram o que muitos não conseguiram transmitir. “Não dá para explicar a nossa felicidade. É um grande sonho que está sendo realizado. Não há foto ou palavra que descreva o que representa para a educação uma estrutura como essa. Só vendo de perto para compreender e sentir o real significado dessa obra”, ponderou a diretora da escola, Iraildes Valadares dos Santos. Com a voz embargada a comunitária Roseane Timóteo agradeceu em nome de todas as mães. “Me orgulho de estar fazendo parte dessa belíssima história, que irá transformar a vida de muitas crianças”.

Em seu discurso o secretário Clériston Andrade explicou a comparação que fez da escola com uma flor de Lótus. “Essa flor nasce em meio ao pântano e exala beleza em locais inóspitos. Esse terreno que hoje abriga a nova creche Nailde Souza Costa sempre alagava em época de chuva. Um pântano que agora acolhe uma linda escola que exala educação e qualidade”. O prefeito Isaac Carvalho também deixou claro seu conceito sobre fábrica de talentos. “Se a gente oferece uma boa educação desde a base, desde os primeiros anos de vida, a probabilidade de esse indivíduo despertar aptidões e virtudes é muito maior. Essa escola está pronta para transformar sonhos em realidade”.

Por essas e outras conquistas o governo municipal recebeu no ano passado o reconhecimento nacional e internacional das instituições Abrinq e Unicef, que titularam Juazeiro como “Município Aprovado” e o gestor municipal Isaac Carvalho como “Prefeito Amigo da Criança”. Equivalente à estruturação física – que dispõe de seis salas de aula, lactário, áreas de recreação, berçários, cozinha ampla, refeitório, laboratório de informática, anfiteatro, biblioteca, salas de descanso, solário, salas de administração, playground e todos os espaços climatizados – o preparo dos profissionais também foram destaque. “Estou muito feliz de ver o cuidado, atenção e dedicação dos educadores. Porque educação não se faz só com estrutura física, que diga-se de passagem está coisa de primeiro mundo. É uma grande alegria para nós voltar a cidade natal da nossa mãe para essa homenagem tão linda”, revelou Lícia Souza Costa – filha da professora Nailde Costa que prestigiou a inauguração acompanhada da irmã gêmea Lígia.

Os vereadores Mitonho Vargas e Pêdro Alcântara Filho fizeram questão de parabenizar o poder executivo. “Isaac Carvalho realmente entendeu a necessidade do povo de Juazeiro. Nosso município nunca teve de fato uma creche. Nossas crianças eram amontoadas em pequenas casas ou espaços que eram chamados de escolas. Agora, pela primeira vez na história, Juazeiro ganha uma obra digna de seu povo. Aqui as crianças serão educadas, respeitadas e qualificadas”, avaliou Mitonho. “Quando a gente abraçou esse governo sabia que era por uma boa causa. Professor ganhando bem e aluno com condições reais de aprendizagem são prova disso”, reconheceu o presidente da Câmara.

Por Anna Monteiro / Seduc
Variadas
26 de Fevereiro / 2013 às 14:00 | Nenhum Comentário
 
Petrolina receberá neste final de semana o "Encontro de Aprofundamento da Fé" com Pe. Adilson Simões, da Terra de Misericórdia - Arcoverde-PE. O evento é uma promoção da Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Anjos, através do Grupo da divina Misericórdia. O encontro acontecerá no Auditório UPE nos dias 02 e 03 de março.Para garantir sua presença, a produção do encontro disponibilizou ingressos para os dois dias de palestra por apenas R$ 15,00 nas igrejas Catedral e Matriz, Livraria São Paulo, Agnus Dei, Tenda do Senhor (Areia Branca) e Loja Caramelo. 
 
Confira a programação com os horários:
 
Horário Dia 02/3 - Sábado: das 8:30 âs 17:00 hs, com intervalo para almoço
            Dia 03/03 - Domingo das 8:30 às 12:00 hs.
Espaço do Leitor
26 de Fevereiro / 2013 às 13:30 | 5 Comentários

Olá Geraldo,

Como já solicitei anteriormente, gostaria que fosse exposto no seu Blog a questão do não pagamento do abono férias dos agentes de endemias de Juazeiro, pois o mesmo não vem sendo pago deste o mês de dezembro de 2012.

Você pode confirmar esse fato junto ao Sintase (Sindicato dos Agentes de Saúde e de Endemias de Juazeiro), que é presidido pelo Senhor Jorge Brandão, ou até mesmo com qualquer agente de endemias do município.

O próprio município não cumpre sua lei orgânica, isso é um absurdo!

Favor averiguar e expor os fatos.

Grata,

Jailma Nascimento

PS: O Blog entrou em contato com alguns agentes de Endemias que ratificaram a informação de Jailma, explicando que esse fato vem ocorrendo também com outros setores da administração municipal.

Com a palavra o Secretário de Saúde, Cássio Garcia.

Informativos
26 de Fevereiro / 2013 às 13:00 | Nenhum Comentário

Este ano, o contribuinte do município conta com formas mais facilitadas para o  pagamento do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) em Petrolina. A partir desta terça-feira (26), estará em funcionamento um stand no River Shopping, entre as lojas Marisa e C&A, aonde os cidadãos poderão ter acesso ao tributo, além de sanar dúvidas frequentes. A secretaria da Receita Municipal pede para que o contribuinte tenha em mãos o carnê do IPTU referente a 2011 ou 2012, a fim de facilitar ainda mais impressão do imposto deste ano. Caso não possua o documento, deve informar seu o endereço, CPF ou Inscrição Municipal do proprietário do imóvel. É válido ressaltar que informando esses mesmos dados, o contribuinte pode solicitar o carnê pelo email iptu2013@petrolina.pe.gov.br.

Desde o início do ano, a Secretaria da Receita Municipal está disponibilizando a 2ª Via de Carnê online, que pode ser solicitada pelo site da Prefeitura de Petrolina. Acessando pelo site www.petrolina.pe.gov.br, o link IPTU online 2013 e seguindo os passos indicados, é possível gerar carnê de impressão do imposto.

A partir da próxima semana, as unidades móveis de atendimento já estarão nas ruas. A princípio, às segundas-feiras, elas estarão na feira do localizada no Centro de Abastecimento de Petrolina (CEAPE), de terça a sexta, na Av. Souza Filho, próximo ao Bambuzinho e aos finais de semana, entre as feiras dos bairros Areia Branca e Cohab Massangano. O pagamento do IPTU é importante, pois esse dinheiro é revertido em Saúde, Educação, Obras de Infraestrutura, Segurança entre outros serviços prestados à população. O  tributo pode ser pago à vista ou parcelado em até oito vezes.

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina
Política
26 de Fevereiro / 2013 às 12:30 | Nenhum Comentário

O superintendente regional da Codevasf em Pernambuco, Luiz Manoel de Santana, acompanhado de técnicos e engenheiros da companhia, esteve nas comunidades de Alto da Cabaceira e Agrovila Massangano vistoriando as obras de abastecimento de água que estão em implantação nessas localidades.

Com o intuito de entender melhor as necessidades da comunidade e ver pessoalmente como está o andamento das obras, os representantes da Codevasf conversaram com moradores e viram quais são os passos que precisam ser dados para que a obra seja finalizada. “Nós vimos que ainda existem algumas necessidades nessas obras de abastecimento de água. Hoje mesmo já iremos trabalhar para que elas sejam sanadas e para que a obra seja finalizada o quanto antes”, disse o superintendente.

Uma das ações que já foi garantida pela Companhia é que será celebrado um novo contrato para que as necessidades que ainda persistem nessas regiões sejam sanadas. Hoje, as comunidades de Alto da Cabaceira e Vila Massangano já recebem água em suas casas, mas a Codevasf trabalha para que adutoras melhorem tanto a distribuição como a qualidade dessa água.

Ascom Codevasf 3 SR
Política
26 de Fevereiro / 2013 às 12:00 | Nenhum Comentário

A agricultura irrigada do Vale do São Francisco, sofre um acentuado processo de esvaziamento, provocado por adoções de políticas inadequadas nos últimos anos. Exceto algumas fazendas de sucesso, o setor produtivo vem se esvaziando com vinícolas sendo fechadas. Sensível a importância econômica e social da atividade, o Governo de Lagoa Grande provocou nesta segunda feira, (25), grande parte dos envolvidos no segmento vínico e enoturístico. Os agentes setoriais reuniram-se na Prefeitura de Lagoa Grande para identificar as demandas e encontrar as alternativas de soluções para o setor.

A Prefeitura foi representada pelo Prefeito Dhonikson Amorim, o Vice Prefeito Roque Cagliari, o Secretario de Governo Robson Amorim, e pelo Coordenador do evento e Secretario de Agricultura José Figueiredo. Também fizeram parte os produtores de vinhos pernambucanos (Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista), IF Sertão, Embrapa, Univasf e gestores de turismo. O ponto alto do encontro foi a busca de envolvimento na trade da agricultura familiar, dos assentamentos e a criação do Plano Estratégico Regional. O plano tratará da Certificação da Qualidade, a nível nacional e internacional, dos vinhos do Vale do São Francisco, da agregação de novos produtos turísticos e da estruturação rodoviária.

Para o Prefeito Dhoni Amorim “este evento é importante para abertura de novas parcerias” e foi alem, “ é preciso se descobrir mais alternativas para melhorar a qualidade de vida do povo da região e de Lagoa Grande”.  A reunião findou-se com o agendamento de um relevante e pioneiro work shopping, em Lagoa Grande, com os Secretários de Estado da Agricultura, do Turismo e da Infraestrura para um planejamento de desenvolvimento do setor a curto, médio e longo prazo.

ASCOM/PMLG
Política
26 de Fevereiro / 2013 às 11:30 | Nenhum Comentário

Açude de Pinhões em Juazeiro BA

Termina nesta quinta-feira, 28 de fevereiro, o período de defeso (proibição à pesca e comércio de pescado) no rio São Francisco, nas bacias da Bahia e em 11 açudes do estado (ver lista abaixo). O período de defeso é importante para proteger as espécies aquáticas e a atividade da pesca. “Temos que fomentar estratégias sustentáveis, observando a natureza econômica, social, ambiental e cultural e, assim, dar nossa contribuição para o desenvolvimento da pesca em todo o Estado”, enfatiza Cássio Peixoto, presidente da Bahia Pesca, empresa, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura.

O defeso é normatizado e fiscalizado pelo Governo Federal, por meio do Ibama.“Essa suspensão da pesca ocorre normalmente durante a época de reprodução, desova ou recrutamento das espécies, quando os peixes ainda são muito pequenos e estão se desenvolvendo”, explica o biólogo e Gerente de Pesca da Bahia Pesca, Roberto Pantaleão. 

De acordo com o especialista, a consciência dos pescadores no sentido de respeitar a proibição é fundamental para a preservação das diversas espécies de peixes encontradas em águas continentais. “Se o pescador não respeitar o defeso, esgotaremos a capacidade de nossos rios e perderemos esta importante fonte de alimento e renda”, diz Pantaleão. A pesca no rio São Francisco e nas bacias está liberada até 31 de outubro. Já nos açudes, a pesca pode acontecer até 30 de novembro.

Lista de açudes

A pesca será liberada a partir de 1º de março nos 11 açudes públicos sob jurisdição do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas: Açude Rômulo Campos (Jacurici), município de Itiúba; Cocorobó, em Canudos; Pinhões, em Juazeiro; Luiz Vieira, em Rio de Contas; Tremendal, em Tremendal; Adustina, em Adustina; Quicé e Andorinha, em Senhor do Bonfim; Araci, em Araci; Anajé, em Anajé; e Champrão, em Condeubas.

Ascom Seagri
Política
26 de Fevereiro / 2013 às 11:00 | 3 Comentários

O Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca realiza, na próxima quinta-feira (28), a sua quarta reunião itinerante, no município de Juazeiro, a partir das 9h. O encontro, sediado no Auditório da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, será restrito aos membros do comitê, ao seu coordenador, o secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, e aos 16 prefeitos dos municípios pertencentes aos territórios de identidade Itaparica e Sertão do São Francisco.

Na reunião, serão apresentadas as ações já executadas e em andamento nos territórios, além dos programas e convênios que podem ser realizados em parceira com as prefeituras. Será promovido, paralelo à reunião, um encontro, no Centro de Cultura João Gilberto, entre as equipes técnicas das secretarias e empresas estaduais e os secretários municipais da Agricultura, Assistência Social e de Infraestrutura. O objetivo é oferecer à equipe municipal assistência e orientações sobre as ações em prol da convivência com o semiárido.

Agenda

O quinto encontro itinerante do comitê será em Itaberaba, no dia 5 de março, e reunirá prefeitos dos territórios Piemonte do Paraguaçu e Chapada Diamantina.

Secom Bahia Foto: Manu Dias/Secom
Política
26 de Fevereiro / 2013 às 10:30 | 7 Comentários

O Ministério da Integração Nacional, em parceria com governos estaduais, investe em uma série de obras hídricas que, interligadas aos eixos do Projeto de Integração do Rio São Francisco, vai aumentar a oferta de água nas regiões mais secas do Nordeste. Em Pernambuco, a Adutora do Pajeú já beneficia mais de 100 mil pessoas no município de Serra Talhada. Já a Adutora do Agreste vai garantir abastecimento para mais de 2 milhões de habitantes. O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, avalia que neste ano os investimentos em obras de infraestrutura hídrica serão expressivos. “Vamos gerar emprego, potencializar o aquecimento da economia e criar as condições para que o Nordeste brasileiro possa enfrentar qualquer outra estiagem com menos sofrimento e menos prejuízo”, disse.

As obras do Ramal do Agreste e da Adutora do Agreste, ambas em Pernambuco, quando concluídas, ampliarão o alcance de abastecimento do Projeto de Integração do Rio São Francisco na região agreste do estado. O Ramal do Agreste vai levar água do Reservatório Barro Branco até o Reservatório Ipojuca para a Adutora do Agreste pernambucano. A Adutora do Agreste tem um investimento previsto de R$ 2,5 bilhões, sendo licitada em lotes, sob gestão da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Esta obra vai garantir o abastecimento de água em 68 municípios e 80 localidades. Com investimentos de R$ 500 milhões pelo PAC 2, as obras da Adutora do Pajeú já estão com 71% de execução e devem ser concluídas ainda neste ano. Mais de 680 mil pessoas serão beneficiadas.

Leia mais.

Núcleo de Comunicação do Ministério da Integração Nacional - Nordeste
Policial
26 de Fevereiro / 2013 às 10:00 | 5 Comentários

Através de informações obtidas por policiais militares do DPM de Agrovilas, PMs da 45 CIPM encontraram no final de semana na localidade conhecida como Fazenda Salgado, município de Curaçá, um plantio de maconha com aproximadamente quarenta e cinco (45.000) pés da droga, com cerca de um metro e meio (1.5) cada. A mesma estava entre a plantação de milho em uma área de 15.000 (quinze mil) m², (metros quadrados), onde para aproveitar ainda mais a água usada para irrigar a erva plantavam quatro pés por covas em 01 (um) metro quadrado. Toda droga foi erradicada e incinerada no local. Ninguém foi preso, sendo que as amostras da droga apreendida, foram apresentadas na delegacia local para as devidas providências.

Política
26 de Fevereiro / 2013 às 09:30 | Nenhum Comentário

O líder da oposição, deputado Elmar Nascimento (PR), protocolou nessa segunda-feira (dia 25) na presidência da Assembleia Legislativa requerimento solicitando a realização de uma sessão especial para discutir a situação financeira do Estado e sua execução orçamentária, com a presença dos secretários estaduais da Fazenda e do Planejamento, dos presidentes do TCM, TCE, UPB, OAB-Bahia e ABI, e representantes da Procuradoria Geral do Estado, do Ministério Público Estadual e Federal e da Secretaria do Tesouro Nacional.

Elmar justificou a convocação da sessão especial pelo fato de o Estado se encontrar em uma situação financeira preocupante, "como se pode observar no Relatório de Gestão Fiscal, relativo ao 3° Quadrimestre de 2012 e do Relatório de Gestão Fiscal Consolidado do mesmo quadrimestre, que confirmam um desequilíbrio financeiro entre as Receitas próprias do Estado e as despesas que deveriam ter sido pagas com esses recursos e que foram honradas com recursos de outras fontes e com destinações diferentes, mesma situação apresentada em 2011".

Segundo Elmar, das Contas de 2012, pode-se verificar pelo Demonstrativo de Disponibilidade de Caixa - encerrado em 31 de dezembro de 2012 -, que o Estado da Bahia apresenta uma “disponibilidade negativa”, de recursos não vinculados, ou seja, recursos próprios do Tesouro, da ordem de R$ 2,1 bilhões, que foram cobertos com as mais diversas fontes de recursos legalmente vinculadas a outras despesas e que não poderiam ter sido utilizados pra cobrir déficit de recursos não vinculados.

Entre os recursos vinculados que não foram aplicados e que serviram de fonte total ou parcialmente para cobrir o déficit de recursos próprios, o líder da oposição lista R$ 800 milhões destinados à Educação; R$ 172 milhões vinculados à Saúde; R$ 1,5 bilhão de operações de crédito, relativas a empréstimos assinados com o BIRD e o BID; R$ 148 milhões de royalties do petróleo e gás natural; R$ 830 milhões originários de Transferências Voluntárias / Convênios com o Governo Federal para projetos/obras/serviços específicos; e R$ 800 milhões do Fundo de Previdência do Servidor Público do Estado da Bahia.

Variadas
26 de Fevereiro / 2013 às 09:06 | 11 Comentários

Com a greve dos vigilantes por tempo indeterminado a rede bancária em Juazeiro não deve funcionar nesta terça-feira (26). Bancários só podem desempenhar as funções com segurança. Para valer essa proteção, segundo a lei federal de nº 7.102/83, é necessária a presença de, no mínimo, dois vigilantes em cada agência. Portanto, durante a greve da categoria, as unidades bancárias devem ficar fechadas.

A paralisação por tempo indeterminado acontece porque algumas empresas de vigilância não estão pagando o adicional de periculosidade de 30%, sancionado pela presidenta Dilma Rousseff recentemente. O Sindicato da Bahia apóia a luta dos trabalhadores e reafirma que as agências devem ficar de portas fechadas até que a greve acabe.

Alberto Ferreira, delegado regional do Sindicato dos Vigilantes da Bahia, concedeu entrevista à nossa reportagem declarando que a adesão local é de 100%. “Estamos decidindo pela paralisação porque o patronato só se propõe a pagar o adicional de periculosidade a partir de janeiro de 2014 com o que a categoria não concorda”, disse.

Viaturas da Polícia Militar estão postadas na Praça Barão do Rio Branco com objetivo de garantir a segurança dos manifestantes e conseqüentemente das instituições financeiras, neste período de greve, além de acompanhar o movimento que se propõe a realizar um protesto em plena Ponte Presidente Dutra o que pode causar transtornos à população.

Espaço do Leitor
26 de Fevereiro / 2013 às 09:00 | 24 Comentários

Prezado Geraldo,

Aconteceu anteontem, 24, na igreja de Cosme e Damião, a missa de 7º dia pelo falecimento de Josenai Pedrosa Torres (Cavaco). A morte é um fenômeno implacável, temida e respeitada por todos, ninguém a impede de cumprir sua missão. “Deus fez tudo muito formoso e colocou a eternidade no coração do homem”, por isso a morte nos assusta.

Domingo, 17 de fevereiro, o bairro Stº Antônio amanheceu triste com a notícia do falecimento de Josenai Pedrosa Torres “Cavaco”, como era conhecido. Era um cara leal, bacana, alegre e na área do comércio  um grande vendedor, de carisma inigualável!

Em nome dos moradores do bairro Santo Antonio deixamos para sua família um abraço afetuoso de pesar pelo seu falecimento e todo nosso respeito por tudo que Cavaco representou em nosso meio.

Amigos do Santo Antônio


publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage