Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar

30,17%
Atualizado em: 05/05/2016
Variadas
02 de Junho / 2014 às 13:00 | 2 Comentários

Acontecerá no dia 10/06, às 14:00h, na capela da comunidade de São Pedro em Sento-Sé, reunião técnica de apresentação do início das obras de execução dos empreendimentos de geração de energia eólica que constituirão os novos parques Mussambê, Morro Branco I e Baraúna I, que serão instalados nos altiplanos próximos à comunidade de São Pedro.

Por conta disso, o presidente da câmara Moacir Martins dos Santos, estendeu o convite a todos os parlamentares do município justificando ser um acontecimento de interesse da população, pois se trata de um grande empreendimento de geração de emprego e renda, devendo ter representatividade do Poder Legislativo Municipal.

Ascom Câmara de Sento-Sé
Política
02 de Junho / 2014 às 12:32 | 1 Comentário

A pré-candidata ao governo Estado, senadora Lídice da Mata (PSB), afirmou, em coletiva de imprensa neste sábado (31), em Porto Seguro, que a recente pesquisa divulgada pelo Ibope, em que aparece com 11% das intenções de voto, representa a construção de um movimento inédito na Bahia, se levado em consideração que ela é uma candidata que não tem o apoio de nenhum grupo político e nem da máquina do governo.

A socialista reforçou que, de um lado, o candidato que está em primeiro lugar tem o recall de ter sido duas vezes governador, uma vez senador e duas vezes candidato ao governo nas duas últimas eleições; do outro lado, o candidato do governo está há seis meses em campanha, com o apoio de mais de 200 prefeitos. “Estar em segundo lugar e ter me mantido acima dos 10% há praticamente um ano demonstra que o povo da Bahia está buscando a construção de um caminho novo e está apostando na inovação”, avaliou.

A líder socialista esteve em Porto Seguro para participar do debate Empreendedorismo, Educação e Impacto, promovido pelo Encontro Estadual de Empresas Júnior da Bahia. Na oportunidade, Lídice também falou sobre o Projeto de Lei 437/2012, que regulamenta a atividade de Empresas Júniores no Brasil, em tramitação no Senado Federal.

Propostas - A ampliação do aeroporto, na avaliação da pré-candidata, é indispensável para o desenvolvimento do Extremo Sul da Bahia. “Essa promessa vem se arrastando e não se viabilizou nos dois últimos governos”, lembrou. Outra demanda apontada por Lídice é a necessidade de explorar a potencialidade turística de Porto Seguro, que embora seja um município situado em uma região que tem característica de nova área de expansão econômica, não consegue produzir internamente, de forma que movimente a cadeia produtiva.

Ascom PSB-Bahia
Esporte
02 de Junho / 2014 às 12:00 | Nenhum Comentário

Escolas de Petrolina dão um show nos esportes, durante os Jogos Escolares Fase  Mirim. As competições foram em  em futebol de campo,  futsal, handebol, vôlei e basquete na categoria mirim, feminino e masculino dos Jogos Escolares de Petrolina, no ginásio do Sesi.

O coordenador de Esportes da rede municipal, Rogério Granja comemorou o espírito esportivo com a participação das 47 escolas, entre públicas e privadas. “ Foram jogos disputados pelo público, com as equipes dando um belo exemplo de comportamento e vibração das  torcidas,” comemora..

.O resultado dos vencedores foi o seguinte:

Futsal Masculino:

Colégio Estadual Moisés Barbosa

Futsal Feminino:

Colégio Ana Nery

Handebol Masculino:

Colégio Nossa Senhora Auxiliadora

Handebol Feminino:

Colégio Nossa Senhora Auxiliadora

Vôlei Masculino:

Colégio Alternativo

Vôlei Feminino:

Colégio Dom Bosco

Basquete Masculino:

CAMPEÕES JOGOS ESCOLARES 2014

Futsal Masculino:

Colégio Estadual Moisés Barbosa

Futsal Feminino:

Colégio Ana Nery

Handebol Masculino:

Colégio Nossa Senhora Auxiliadora

Handebol Feminino:

Colégio Nossa Senhora Auxiliadora

Vôlei Masculino:

Colégio Alternativo

Vôlei Feminino:

Colégio Dom Bosco

Basquete Masculino:

Colégio Geo

Secom Petrolina
Política
02 de Junho / 2014 às 11:30 | Nenhum Comentário

A executiva nacional do Solidariedade decidiu recomendar à direção do partido na Bahia que faça uma reunião extraordinária a fim de anunciar o apoio ao candidato do DEM a governador, Paulo Souto. Segundo o site Política Livre, caso o presidente estadual do Solidariedade, Marcos Medrado, não aceite a decisão, ele será destituído do cargo.

Segundo o presidente estadual do partido, deputado federal Marcos Medrado (SDD), a executiva nacional do partido, em Brasília, dará a palavra final. A medida será debatida na próxima quarta-feira durante reunião com os líderes da legenda. “Não houve consenso. A situação é aquela que vocês chegaram a divulgar, a respeito da intervenção nacional, como afirmou o secretário geral João Caldas. Por conta dessa divisão, no fim das contas, quem escolherá para que lado o partido deverá marchar é a executiva, em Brasília”, informou Medrado. Questionado quanto à expectativa da decisão, através das articulações e das conversas já tidas entre os caciques do partido, Medrado acredita que haverá o diálogo e os pontos serão colocados na balança. “Nós sabemos que a tendência nacional do Solidariedade é apoiar Aécio Neves (PSDB) e ser um opositor de Dilma Rousseff (PT), mas Paulinho, por exemplo, sabe do nosso compromisso com Rui e compreende a situação”, alegou. Medrado também reafirmou que, independente da decisão, não retirará o apoio dado ao pré-candidato do governo, deputado federal Rui Costa (PT). “Eu não posso, em hipótese alguma, voltar atrás de uma decisão já tomada e, inclusive, anunciada. Seria totalmente desleal de minha parte”, disse. 

Política Livre
Política
02 de Junho / 2014 às 11:00 | Nenhum Comentário

O município de Lagoa Grande (PE), no Sertão do São Francisco, venceu pela segunda vez consecutiva a disputa do ‘Dia do Desafio’. A cidade obteve 42,98% de participação contra 33,14% de Imias, localizada na Ilha de Guantánamo, em Cuba.

O evento aconteceu na última quarta-feira (28) e contou com a participação de quase duas mil cidades brasileiras. A iniciativa é mundial e tem como objetivo incentivar a prática de atividades físicas por parte da população.

Ao todo, foram 24 países se movimentando e mobilizando suas cidades. Em Lagoa Grande, o ‘Dia do Desafio’ foi organizado pelo Sesc e pela prefeitura. Mais de 10 mil lagoagrandenses saíram da zona de conforto para praticar alguma atividade esportiva.

Ascom Lagoa Grande
Variadas
02 de Junho / 2014 às 10:30 | Nenhum Comentário

Uma rodada de negócios que movimentou R$ 40 milhões, a participação de aproximadamente 50 mil pessoas e os resultados extremamente positivos de uma programação científica que difundiu conhecimentos e tecnologias inovadoras, marcaram no último sábado (31), em Petrolina – PE, o encerramento da 25ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada – Fenagri 2014. A coordenação do evento, que aconteceu no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, começando na última quarta-feira (28), revelou os números positivos desta edição, destacando inicialmente o movimento turístico, que ocupou toda rede hoteleira das cidades de Petrolina e Juazeiro – BA. Uma decoração bastante criativa realçava a estrutura da área de exposições (12 mil metros quadrados), onde foram montados 180 estandes com os arranjos produtivos e as novidades tecnológicas da agricultura nas áreas de produção, manejo, insumos, equipamentos, comercialização e logística.

Considerada a maior feira de fruticultura irrigada da América Latina, a Fenagri 2014 também será lembrada pela oferta gratuita de cinco  minicursos - ministrados pelo IF Sertão – PE, que capacitaram  160 pessoas priorizando assuntos, a exemplo do processamento de frutas e produção de vinhos, sucos e até aguardente de frutas. Segundo o coordenador e secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Newton Matsumoto, o evento realizado pela Prefeitura Municipal de Petrolina, Sindicato Rural de Petrolina e a Câmara de Fruticultura de Petrolina, colocou na pauta do dia  o tema, a introdução de culturas de clima temperado no Semiárido, que foi  discutido por mais de 310 pessoas, entre pesquisadores, produtores e estudantes, durante o seminário promovido pela Embrapa.

E no sábado (31), uma mesa-redonda com instituições de pesquisa, cooperativas e produtores de diferentes regiões do país, debateu a viabilidade de cultivar algodão no Vale do Submédio São Francisco. De acordo com a coordenadora da mesa, a fisiologista Ana Rita, a região tem várias potencialidades para diferentes nichos de mercado, a exemplo do algodão orgânico, de fibra longa e do algodão colorido.“O nosso algodão de fibra longa tem potencial para  estar entre os melhores do mundo, inclusive países como o Japão e a Austrália já  importam produtos feitos com o algodão colorido produzido no Nordeste”, adiantou Ana Rita.

“Conseguimos realizar nossos objetivos iniciais tendo como foco principal os novos investimentos agrícolas. A diversificação das atividades ligadas a agricultura irrigada e a geração de alternativas econômicas inovadoras, tanto marcaram o espaço que destinamos para a agricultura familiar, quanto o agronegócio, que atraiu para a rodada de negócios - organizada pelo Sebrae - PE, 14 grandes empresas compradoras de frutas do país e sete empresas âncoras de países como Espanha, EUA, Rússia, Canadá e Alemanha”, avaliou Newton Matsumoto.

Clas Comunicação & Marketing
Política
02 de Junho / 2014 às 10:00 | 56 Comentários

O Blog recebeu e-mail este final de semana dando conta da constituição de um comitê que está recolhendo assinaturas para implantação de várias CPIs (Comissão Parlamentar de Inquérito) visando o impeachment (destituição) do prefeito de Juazeirto Isaac Carvalho (PCdoB). Confira:

CARTA ABERTA AO POVO DE JUAZEIRO

ESTAMOS PERDENDO NOSSA POESIA. NOSSA MÚSICA ENTRISTECEU. A ILHA DO FOGO MELANCÓLICA AGONIZA POR DESATENÇÃO. NOSSO RIO SÃO FRANCISCO ESTÁ OBSERVANDO MANSAMENTE A DESTRUIÇÃO DE SUA FILHA MAIS ILUSTRE. A VIDA DE NOSSA GENTE MAIS SE PARECE COM UM FILME DE TERROR. NOSSOS VELHOS SUCUMBEM DE TANTO ESPERAR O REMÉDIO QUE NUNCA CHEGA. NOSSAS CRIANÇAS MORREM POR FALTA DE ASSISTÊNCIA. NOSSAS GESTANTES VÃO TER SEUS FILHOS LONGE DO SEIO DE SUA TERRA. E SE NÃO FIZERMOS NADA, SERÁ QUE AINDA VAMOS TER ALGO A DIZER? O JUAZEIRENSE TEM BRIO. EU NÃO POSSO ACREDITAR QUE VOCÊ SEJA CONIVÊNTE COM ESSE GENOCÍDIO SOCIAL. 
“JUNTOS VAMOS DAR UM BASTA NESSE SENTIMENTO DE IMPOTÊNCIA!!!”

Cansados de ver nossa gente chorar num clamor quase uníssono pelos quatro costados de nossa terra. Berrando qual cria enjeitada, em busca do seio da mãe na esperança de saciar sua sede de cidadania, negada nos postos de saúde, nas bancadas escolares, na participação política efetiva, caminhando por ruas esburacadas, passando noites insones com tantas muriçocas, pisando nas fezes pelo descaso com a saúde pública, vendo sucumbir nosso avô, nosso pai, nossa mãe, nossos filhos por falta de remédios e assistência nos postos de saúde. Chagamos ao cúmulo de perder um irmão morto dentro das fezes de um bueiro por negligência do governo. Se a morte do irmão não lhe causa pesar e nem a ira, o que mais lhe causaria? Então logo, se você não tomar uma atitude agora, seguramente você deve estar muito feliz com esse estado de coisas. Nos custa acreditar que Bolsa Família, Minha casa minha vida, Seguro Safra, Auxilio maternidade, cartão minha casa melhor dentre outros, tenha comprado sua consciência. 

Então meu amigo se você ainda é capaz de defender o que está aí, o senhor padece de covardia ou de inocência criminosa. Você tem a chance de legar para seus filhos e netos a honra de ter derrubado um governo incompetente.

Nós do COMITÊ PRÓ IMPEACHMENT estamos colhendo assinaturas para abertura de várias CPI’S através da LEI DE INICIATIVA POPULAR – Nº 9.709/98, no intuito de pressionarmos a Câmara de Vereadores a tomar de fato seu papel fiscalizador do executivo e defensora dos direitos da população.

COMITÊ PRÓ IMPEACHMENT

DELMIRO BITTENCOURT - XIBIU
Coordenador

COMITÊ 9840 CONTRA A CORRUPÇÃO
DAVI LIMA DE SOUZA
Coordenador Estadual
 

Informativos
02 de Junho / 2014 às 09:30 | 1 Comentário

O SAAE comunica aos usuários das localidades de Ilha Grande, Juca Viana, Barrinha do Cambão, Ponto Pedra, Lagoa da Pedra e Ponta d´Água, distrito de Maniçoba  que nesta terça-feira (03), o abastecimento de água será interrompido de 08h às 18h, para manutenção da adutora que abastece as comunidades.     

Tão logo o serviço seja concluído o abastecimento voltará a sua normalidade. Pedimos a compreensão dos usuários e reafirmamos o compromisso em continuar trabalhando para a melhoria do sistema de abastecimento de água e coleta de esgoto em todo o município.

Ascom/ SAAE
Policial
02 de Junho / 2014 às 09:00 | 11 Comentários

Há duas semanas, a filha de 12 anos do Secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana em Petrolina, no sertão de Pernambuco, Ricardo Rocha, vem sofrendo assédios constantes do auditor fiscal estadual Robson Queiroz Carvalho, 43 anos. A história iniciada no dia 21 de maio, começou com a entrega da primeira carta no pátio da escola da menor contendo as iniciais do seu nome e expondo sua “paixão” pela criança. A carta foi entregue pela menor aos pais que adotaram de imediato as providências legais para lidar com a situação, entregando o conteúdo a polícia que já está investigando. Embora o suspeito tenha sido detido na última sexta (30), ouvido e confirmado de que havia entregue cartas e presente, foi liberado.

O suspeito perseguiu a mãe e a criança na saída da escola durante 17 minutos no percurso até a  residência da menor. “Desde que essa história começou, estamos constantemente sobressaltados, pois não se trata de uma brincadeira de criança, mas de um pedófilo que vem assediando minha filha. Adotamos todas as medidas e tivemos grande apoio da polícia; mas as nossas leis ainda são muito frágeis e mesmo diante de tudo que foi dito e visto e evidenciado diante as provas, a polícia não teve como manter esse criminoso na cadeia que é o lugar dele”, afirmou Ricardo.

Segundo os pais, duas cartas foram entregues nas mãos da criança dentro da escola onde estuda; local que também é ambiente escolar de dois filhos menores do suspeito. “Mesmo com todos os cuidados que temos, presença de pais, coordenadores, educadores, nada disso inibiu a ação desse maníaco que a abordou duas vezes dentro da escola e a segunda acompanhada de presente, dizendo que no urso, tinha seu perfume”.

A companheira do suspeito ainda procurou a família da menor revelando, segundo ela as atrocidades cometidas por ele e seu medo de convivência com o mesmo, toda a conversa foi gravada e entregue a polícia e anexada aos autos. Durante a apreensão do suspeito, e vistoria na sua residência, uma terceira carta foi encontrada com mais presentes. As investigações ainda continuam, e a família aguarda ansiosa pelo desfecho. "Acreditamos na justiça e temos fé que tudo se resolverá rapidamente, zelando pela inocência das nossas crianças e seus direitos" declarou o secretário em email ao Blog.

Veja o conteúdo das cartas AQUI.

Variadas
02 de Junho / 2014 às 09:00 | Nenhum Comentário

Todas as mulheres que trabalham e que contribuem para a Previdência Social (INSS) tem direito a licença-maternidade.  O valor do benefício é igual ao do salário mensal no caso de quem tiver carteira assinada ou exercer trabalho doméstico. Donas-de-casa ou estudantes que não tenham salário, mas que decidam pagar mensalmente para a Previdência, podem usufruir da licença depois de pelo menos 10 meses de contribuições. Nesse caso, o valor do salário-maternidade é o do salário referência da contribuição (se a pessoa contribui sobre o salário mínimo, recebe na licença um salário mínimo por mês). Seja através de empregos com carteira assinada, temporários, trabalhos terceirizados e autônomos ou ainda trabalhos domésticos.

A licença-maternidade é recebida sem prejuízo do emprego e do salário e tem duração de 120 dias. O salário-maternidade será pago pelo empregador à trabalhadora. A licença também vale quando a mulher adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção, nos seguintes casos: criança até um ano (120 dias); de um a quatro anos (60 dias); e de quatro a oito anos (30 dias).

Para requerer o benefício, é necessário apresentar em uma Agência da Previdência Social o atestado médico que declare o mês da gestação, a Carteira de Trabalho e o comprovante de recolhimento da contribuição previdenciária. O requerimento do salário-maternidade também poderá ser efetuado pela internet (www.previdenciasocial.gov.br). Caso o requerimento seja feito pela web, é necessário imprimir, assinar e enviar o documento pelos Correios ou entregá-lo na Agência da Previdência Social com cópia do CPF e atestado médico original ou cópia autenticada da Certidão de Nascimento da criança.

A licença-paternidade constitui em cinco dias corridos de licença, a contar da data do nascimento do filho e não incluir benefícios nem ônus na remuneração paga regularmente

Informações: http://brasil.babycenter.com/
Variadas
02 de Junho / 2014 às 08:30

A empresa Pública – Gestão Integrada Municipal inaugurou dia 24 na cidade de Juazeiro, sua sede própria, reunindo diversas autoridades do Vale do São Francisco, clientes, familiares e amigos.

Na oportunidade a empresa, através de seu representante, Fábio Lopes, apresentou aos clientes e convidados a sua plataforma de trabalho, equipe e toda a estrutura pronta para atender aos seus clientes. A empresa tem um trabalho já desenvolvido em diversos municípios da região, órgãos públicos municipais, autarquias, entre outros setores de gestão municipal, que segundo Fábio, vem se consolidando com muita responsabilidade.

No evento inaugural da sede participaram gestores e representantes de diversos clientes da empresa que já conhecem e trabalham com a equipe da Pública, a exemplo dos municípios de Casa Nova, Remanso, Sento Se, Sobradinho, entre outros, e ainda futuros clientes, convidados a prestigiar a festa e na Oportunidade conhecer as ferramentas e ações da empresa especializada em assessoria e gestão municipal.

A sede da Pública está funcionando no Shopping Águas Center em Juazeiro. Contato e mais informações no: www.publicamunicipal.com.br.

Variadas
02 de Junho / 2014 às 08:00 | 2 Comentários

O vice-Reitor da Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco) Telio Leite, neste domingo (01) durante a solenidade de formatura da primeira turma de alunos no curso de Formação Pedagógica em Química, Física, Matemática, Artes Visuais, Ciências Biológicas e Educação Física, através do Polo da Universidade Aberta do Brasil, no Auditório do Complexo Multieventos confirmou que a entidade recebeu dois projetos para a inserção da Univasf na região do Semiárido de Sergipe e Alagoas.

Estes pedidos motivaram a visita da Reitoria da instituição a Propriá (SE) e a Porto Real do Colégio (AL) semana passada. A agenda de reuniões realizadas atendeu ao pedido das respectivas prefeituras para discutir a viabilidade dessas iniciativas dos municípios junto à Univasf. Em Propriá, o encontro com o prefeito José Américo contou com a participação do senador Eduardo Amorim (PSC-SE), representantes do legislativo municipal e do estado que também saíram em defesa da proposta. Durante o encontro, estudantes e lideranças do movimento negro local exibiram cartazes com mensagens de apoio ao pleito. Na ocasião, o vice-reitor Telio Nobre Leite e o secretário de Educação a Distância, Ricardo Duarte destacaram a missão da universidade do desenvolvimento regional e a forma como a gestão tem conduzido a política de expansão, na modalidade presencial e também por meio da Educação a Distância (EAD).

Em Porto Real do Colégio (AL), o encontro com o prefeito Sergio Reis Santos e vereadores possibilitou um novo debate sobre o tema e o compromisso de uma próxima visita, programada para o mês de julho, no intuito de avaliar as possibilidades do município sediar um polo EAD que seja compatível com as normas exigidas pela Capes, órgão responsável pela autorização e fiscalização para o funcionamento dessas unidades, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB). “Nós vamos ver os locais onde pode ser instalado o polo para que em julho nós já possamos ter essa resposta”, prevê Sergio Reis. Entre os requisitos exigidos pela Capes para a implantação dos polos estão acessibilidade com infraestrutura física adequada às pessoas com deficiência, equipamentos e recursos de acesso às tecnologias utilizadas no ensino a distância, a instalação de computadores e internet de alta velocidade.

O vice-reitor Telio Leite enfatizou a articulação dos municípios do Baixo São Francisco e elogiou a forma como as propostas de Propriá e de Porto Real do Colégio foram encaminhadas à Univasf. Ele reafirmou o entendimento da Reitoria sobre essas demandas e a legitimidade das mesmas, em virtude do “passivo social que o País tem com a região”. 

Da redação, com informações da Ascom Univasf Foto: Geraldo José
Espaço do Leitor
02 de Junho / 2014 às 07:31 | 5 Comentários

Geraldo,

Eu e os moradores da Rua do Socorro, no bairro Alagadiço em Juazeiro, estamos através deste meio de comunicação chamando à atenção das autoridades competentes da nossa cidade, em relação a essa praça Monsenhor Nestor, que fica localizada aqui no Alagadiço. Essa tal praça vem sendo esquecida notavelmente pelo governo do município. Nos jardins, a prefeitura cortou a encanação de água, que molhavam as plantas, sendo assim, o que eram flores e um verdinho tão bonito, acabou virando uma paisagem triste, com mato seco. Outra coisa, era um espaço que servia de quadra, que há algum tempo colocaram um poste no meio, quer dizer, em vez de ajudar os jovens do bairro a praticar esporte, está implantando obstáculos para que os mesmos não tenham um bom lazer.

Queremos solicitar que implantem uma quadra poliesportiva, com traves, e cercas ao redor, para que as crianças brinquem, e tenham lazer. Queremos também que plantem mais nos jardins, é tão bom ver a natureza na porta da sua casa. Queremos ver esse atual governo mudar mesmo,  se esse é o lema do governo de Isaac Carvalho, prefeito dessa cidade.

Nós, moradores do bairro Alagadiço, clamamos por atuação no município.

Roberto Santos

Variadas
02 de Junho / 2014 às 07:00 | Nenhum Comentário

A Justiça Federal de Petrolina,em conjunto com o leiloeiro oficial Cassiano R. Dall’Ago e Silva realiza leilão no dia 11 de junho de 2014, às 10:00 horas da manhã, no Auditório da Justiça Federal. Diversos imóveis urbanos, rurais e comerciais serão leiloados em Petrolina, Terra Nova, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e região.

Além disso, imóvel rural na região de Juazeiro/BA, veículos, máquinas, equipamentos e diversos outros bens fazem parte do pregão, todos bens podem ser arrematados com ótimos descontos. Interessados podem obter informações mais detalhadas pelo site www.leiloesjudiciais.com.br ou então pelo 0800-707-9272.

Redação Nossa Voz
Política
02 de Junho / 2014 às 06:30 | Nenhum Comentário

A população da agrovila do N4 comparaceu no último sábado (31) à inauguração da Nova Semente, que passará a atender mais 55 crianças daquela comunidade. Cada creche abriga  55 crianças, que ficam nos espaços das 6h às 18h, e recebem cinco refeições por dia, contando também com assistência médica-odontológica.

A coordenação pedagógica do Nova Semente é feita com o Instituto Alfa e Beto (IAB).   “O IAB presta  assistência técnico-pedagógica, que prepara professores e também todas as cuidadoras.  É dada grande ênfase ao desenvolvimento do hábito da leitura nas crianças e em suas famílias. Um dos programas é o Pré-Escola, que prepara os meninos para a transição ao ensino fundamental,” explica a gestora do Nova Semente , Mônica Couto.

Secom Petrolina
Variadas
02 de Junho / 2014 às 06:00 | Nenhum Comentário

Luís Eduardo Magalhães, na região Oeste da Bahia

Segundo uma pesquisa desenvolvida pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), a Bahia possui quatro cidades com alto nível em emprego e renda: Camaçari, Luís Eduardo Magalhães, Lauro de Freitas e Simões Filho. “Houve uma melhora, que não foi suficiente para alterar a realidade”, afirma o especialista em desenvolvimento da Firjan, Jonathas Goulart. Reconhecido nacionalmente pelo desempenho do agronegócio, o município de Luís Eduardo alcançou, com o resultado, a segunda colocação no ranking estadual. Os índices da cidade nos quesitos saúde e educação se mantêm no grau moderado. Contudo, de acordo com os dados do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), as quatro cidades baianas são exceção no quesito. Segundo o levantamento, em 369 localidades baianas há dificuldade de se gerar emprego e renda.

Informações do A Tarde
Espaço do Leitor
01 de Junho / 2014 às 23:00 | 6 Comentários

Na proporção em que os dias e as horas passam aproxima-se a tão esperada data de abertura da Copa do Mundo de Futebol-2014, no Brasil, em 12 de junho próximo. Faltam, apenas, 11 dias! A realização de um evento dessa magnitude, em qualquer país do mundo, gera motivos extraordinários de comemoração, de gestos explosivos de empolgação e emoções de toda ordem. Mas justamente pela grandiosidade de um campeonato como este, existem muitas preliminares que devem ser examinadas para o êxito do empreendimento, passando por planejamentos sérios e honestos, em que estudos de viabilidade técnica, financeira, econômica, social e cultural sejam componentes imprescindíveis. Ao invés do cumprimento dessas etapas prioritárias, cujos resultados deveriam ser incontestáveis, o que se viu foi o atendimento de uma PRIORIDADE POLÍTICA sem qualquer conexão com os interesses nacionais. Um país mergulhado em graves deficiências estruturais não deveria ter se habilitado a empreendimento de tamanha envergadura. Em decorrência dessas controvérsias, há mais expectativas de manifestações nas quais estarão envolvidos todos os pleitos da população quanto às suas carências mais significativas, no que, certamente, estarão presentes interesses político-partidários dos contrários à dominação política vigente, principalmente em decorrência do ano eleitoral.

É doloroso ver que os preparativos em andamento não parecem indicar que aqui haverá um grande evento esportivo mundial, para onde estarão voltadas as atenções de todo o mundo.  A movimentação sinaliza que estamos diante de um verdadeiro estado de guerra. Senão vejamos o que chegou nesta semana ao “front” de Salvador: “O Exército apresentou veículos e armamentos que serão utilizados no patrulhamento de Salvador durante a copa. O arsenal inclui blindados, metralhadoras, fuzis e carabinas lançadoras de granadas. Cerca de 1500 soldados farão patrulhas e fiscalizarão explosivos para evitar furtos e desvios” (Jornal A Tarde). Isto só do Exército, sem falar o contingente das Polícias Militar e Civil!... Fala-se que haverá cobertura do espaço aéreo por helicópteros e aviões nas proximidades dos estádios! É ou não um verdadeiro aparato de guerra?

As novas considerações envolvendo a Copa do Mundo no Brasil são decorrentes da pressão de um conjunto de fatos que se multiplicam e se somam para fortalecer o convencimento de que não foi uma ideia feliz ter reivindicado a realização desta Copa. Mas é preciso não confundir a não concordância da COPA NO BRASIL, com qualquer falta de respeito ou falta de sentimento de paixão pelo BRASIL NA COPA, que são linguagens que expressam sentidos bem diferentes.

Na primeira, fala mais alto o sentimento do cidadão que se respeita e quer ver o Brasil respeitado não somente pelos seus filhos, e de forma ainda mais contundente pelos cidadãos do mundo, além do que não seja alvo do deboche e da anarquia da imprensa mundial que está a escrever verdadeiras cartilhas de recomendações aos torcedores que planejam vir ao Brasil. Essas cartilhas ressaltam com muita ênfase como são hábeis os brasileiros no assalto aos cofres públicos, como superfaturam na construção dos Estádios da Copa, como conseguem construir doze Estádios quando oito eram suficientes, como conseguem prometer modernos sistemas de transportes coletivos em todas as capitais da Copa e nada disso foi realizado, como conseguem enganar que os Aeroportos não estarão prontos para receber os turistas, e ainda mostram como os turistas são assaltados e mortos em via pública, a todo instante!  Com esse perfil que está sendo desenhado do nosso país, somente os verdadeiros apaixonados pelo futebol virão aqui!

A segunda linguagem que envolve a importância do BRASIL NA COPA tem uma imagem diferente e que reflete as paixões exacerbadas dos brasileiros pelo futebol, não importando todos esses problemas decorrentes do evento e preferindo desconhecer ou esquecer as suas consequências.  Nessa hora esses apaixonados já questionam: para que “Padrão FIFA” se nossas escolas estão funcionando bem, o nosso SUS atende bem a população – o que são seis meses de espera para um exame! -, temos a Bolsa Família e tantas outras Bolsas que nenhum outro país tem!... Temos segurança, sim, porque se um policial mata um marginal em defesa da sociedade ou da sua própria vida, temos os Direitos Humanos que vão exigir a prisão imediata não do bandido, mas do policial! A vida da vítima e as lágrimas dos seus familiares não têm qualquer valor! O que importa é que somos Campeões do Mundo e o resto perde qualquer valor representativo!

Recentemente foi divulgado que Joana Havelange, filha do Ricardo Teixeira e neta do João Havelange, ex-eternos presidentes da CBF, ela uma das encarregadas da organização da Copa, fez uma declaração que, no mínimo, coroa todas as minhas decepções sobre a infeliz ideia política de Organização/Realização da COPA NO BRASIL. Com palavras desse nível, concluo que sempre estive certo em entender que o Brasil não tinha estrutura para realizar uma COPA DO MUNDO:

“Quero que a Copa aconteça da melhor forma. Não vou torcer contra, até porque O QUE TINHA DE SER GASTO, ROUBADO, JÁ FOI. Se fosse para protestar, que tivesse sido feito antes. [...] Meu protesto contra a Copa será nas eleições. Outra coisa, destruir o que temos hoje, não mudará o que será feito amanhã".

Pelo menos nas duas últimas frases ela disse verdades que exibem um mínimo de racionalidade, visto que a Copa já é um fato consumado. Destruir o patrimônio público ou privado também não resolve os problemas que aí estão. E o melhor protesto, agora, será nas urnas em outubro próximo.

Autor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – Salvador-BA.

Política
01 de Junho / 2014 às 22:00 | Nenhum Comentário

Os ambulantes de Petrolina, que participantes do curso de Manipulação de Alimentos e Bebidas, receberam os certificados na noite deste sábado (31), durante a última noite da 25ª FENAGRI ( Feira Nacional da Agricultura Irrigada). O prefeito Julio Lossio  entregou os certificados para os profissionais treinados. A cerimônia contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, Jorge Assunção que estava acompanhado do senador  Armando Monteiro, dos deputados federais João Paulo Lima e Paulo Rubem Santiago.

A capacitação, que aconteceu entre os dias 5 e 7 de maio, teve o objetivo de regulamentar a atividade de ambulante e oferecer aos profissionais conhecimentos para otimizar suas vendas, além de garantir aos consumidores produtos manipulados de maneira adequada. O SEBRAE foi parceiro na ação, ministrando o curso “Sei Vender”, que teve conteúdo direcionado ao empreendedor individual, com o objetivo de contribuir para compreensão das necessidades do mercado e ampliar as possibilidades de crescimento do negócio.  

Apenas os ambulantes submetidos a capacitação estarão autorizados a comercializar produtos em eventos durante o ano de 2014. Através da vigilância sanitária, a Prefeitura vai realizar fiscalização nos eventos da cidade, para monitorar a atividade de ambulantes em Petrolina. Ao longo do ano, novas capacitações serão realizadas, antecedendo grandes festas e eventos.

Secom Petrolina
Política
01 de Junho / 2014 às 21:00 | 4 Comentários

Negromonte, João Bonfim e Zezeu Ribeiro

Os novos conselheiros para o Tribunal de Contas do Estado (TCE)  João Bonfim e Zezéu Ribeiro, e  para o Tribunal de Conta dos Municípios (TCM) Mário Negromonte já começam a traçar metas para as novas funções.As nomeações foram publicadas na última sexta-feira (30) no Diário Oficial do Estado.  

Sobre os planos no TCE, a pretensão de Zezéu será estabelecer parâmetros e articular as políticas que deem “indicativos significativos não apenas quantitativos, mas também qualitativos. Zezeu, se afasta da Câmara Federal, diz que pretende usar de sua influência para mudar questões na Lei de Responsabilidade Fiscal como o limite de 54% para contratação de pessoal pelas prefeituras, que inviabiliza muitas vezes a administração de prefeituras pequenas. “Não posso fazer mais política partidária, mas política pública eu posso”, enfatizou.

Em clima de despedida da Assembleia, Bonfim disse que pretende ir além da “função julgadora e fiscalizadora, sendo um orientador”. “A expectativa é de poder contribuir com a minha força de trabalho. Diferente da Assembleia, lá é um local onde temos que ser mais técnicos do que políticos”, disse. O deputado afirmou que vai se “esforçar” para orientar em supostos casos de desvios da correta aplicação do dinheiro público. “Mais do que punir e reprovar, quero poder contribuir com a correção das coisas, orientando para se evitar o erro”.

O deputado Negromonte preferiu ser cauteloso nas declarações até a posse, pois, segundo ele, era preciso “respeitar o rito”, porém frisou os 24 anos de vida pública. “Quero oferecer ao Tribunal toda a minha experiência, inclusive se for necessário usar a amizade que construi no Congresso para melhorar e aperfeiçoar ainda mais o sistema”, afirmou. 

Tribuna da Bahia
Variadas
01 de Junho / 2014 às 20:00 | Nenhum Comentário

Com 2.055 candidatos inscritos, a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) realizou, na manhã deste domingo (01.06), o vestibular 2014.2 da Instituição. No total, foram disponibilizadas 571 vagas, para o vestibular convencional e bolsista, para os cursos de Administração, Direito, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Serviço Social e Gestão de Tecnologia da Informação (TI).

O processo seletivo, que terá o resultado divulga do no dia 16 de junho, ocorreu de forma tranquila. Com 8,7% de faltosos, os candidatos tiveram quatro horas para a realização das 50 questões objetivas, além da redação, que este ano teve como opções de tema 'As pesquisas de opinião, no Brasil, ajudam ou prejudicam o eleitor?' e 'A confiança do brasileiro na polícia'.

Graduanda em pedagogia, Paloma Cristina Souza, 20 anos, está prestando o vestibular da Facape pela primeira vez. “Além da área de humanas, me identifico com a exatas e, por conta disso, optei pelo curso de Ciências Contábeis da instituição”, conta a candidata. Já Alice Rocha, 19 anos, escolheu o Direito como aspiração profissional. “Este é o segundo ano que presto vestibular para esse curso e estou esperançosa com o resultado”, afirma a estudante.

Segundo o presidente da Comissão do Vestibular da Facape, professor Pedro Norberto, “o processo seletivo foi tranquilo, não havendo candidatos atrasados e eliminados por conta de aparelhos eletrônicos”. Ainda de acordo com o presidente, as matrículas serão realizadas de 30 junho a 4 de julho de 2014, e o início das aulas acontecerá no dia 28 de julho do mesmo ano. 

Gabarito / Prova Formato
PROVA VESTIBULAR FACAPE 2014 2 [PDF]
GABARITO PRELIMINAR VEST 2014 2 [PDF]
Ascom Facape
Política
01 de Junho / 2014 às 19:00 | Nenhum Comentário

A Executiva do PSB-Bahia já escolheu a data para a convenção estadual da sigla, será realizada no próximo dia 14 de junho, das 8 às 17h, no Bahia Café Hall, em Salvador. No evento, que contará com as presenças do pré-candidato à Presidência da República, Eduardo Campos, e sua vice, Marina Silva, serão confirmados os nomes das pré-candidatas à chapa majoritária, Lídice da Mata e Eliana Calmon, que pleiteiam uma vaga ao governo da Bahia e ao Senado Federal; e os nomes dos pré-candidatos a chapa proporcional, que disputam vagas para Assembleia Legislativa e Câmara federal.  A expectativa da direção do PSB é que a convenção reúna uma média de duas mil pessoas, entre militantes, lideranças, vice-prefeitos e vereadores de todas as regiões do Estado.  

Variadas
01 de Junho / 2014 às 18:00 | Nenhum Comentário

Depois de visitar mais cinco cidades do Sertão do São Francisco, os Pré-candidatos da Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), Fernando Bezerra Coelho (PSB) e Raul Henry (PMDB), cumpriram agenda política em Petrolina, na manhã deste sábado (31). A comitiva se reuniu com lideranças políticas e com a imprensa local em um Hotel da cidade, para discutir a proposta de elaboração do futuro Programa de Governo de Paulo Câmara. Durante a coletiva, os pré-candidatos abordaram diversos temas, como meio ambiente, educação, pesquisa eleitoral e eleição.

Lideranças políticas como os Deputados Federais, Gonzaga Patriota e Fernando Filho, pré-candidatos a deputado estadual, Miguel Coelho, Lucas Ramos e Vilmar Capellaro, o governista Drº Pérsio Antunes(PMDB), que recentemente reafirmou apoio à Frente Popular e o Secretário de Agricultura do Estado, Aldo Santos,entre outros, marcaram presença no evento.

informações e foto: Redação Nossa Voz
Esporte
01 de Junho / 2014 às 17:00 | Nenhum Comentário

O ex-lateral Marinho Chagas, que atuou pelo Brasil na Copa de 1974, morreu, aos 62 anos, na madrugada deste domingo (1º), em João Pessoa (PB). Após passar mal em um evento, no sábado (31), enquanto discursava, ele foi internado no Hospital de Emergência e Trauma, em decorrência de uma hemorragia digestiva, e não resistiu. O corpo do ex-jogador da seleção brasileira Marinho Chagas será velado no estádio Frasqueirão, em Natal, onde ele nasceu. De temperamento irreverente, ele era ídolo na cidade, tendo atuado pelo ABC, clube ao qual pertence o estádio, antes de ter fama nacional.

O velório acontece neste domingo (1), e o enterro ocorrerá às 9h desta segunda-feira (2) no cemitério Morada da Paz. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou nota lamentando a morte do ex-jogador, um dos destaques no futebol brasileiro dos anos 70. — O presidente da CBF, José Maria Marin, lamenta a morte daquele que foi um grande jogador, a quem admirava pelas atuações na seleção brasileira e manifesta os pêsames à família. 

Marinho Chagas, natural de Natal, revelou ainda jovem seu estilo impetuoso e ousado. Do Riachuelo, foi para o Náutico e, encantando por sua técnica ofensiva, logo foi contratado pelo Botafogo-RJ, com o qual despontou como um dos grandes nomes do futebol na época, chegando à seleção para disputar o Mundial em 1974.  Ele também atuou em outros clubes, como Fluminense e São Paulo, marcando época no futebol paulista, compondo a famosa "Máquina Tricolor". Marinho Chagas também deixou sua marca pelo futebol dos Estados Unidos, onde defendeu o NY Cosmos, no auge da equipe, e o Fort Lauderdale Stikers, entre outros, antes de encerrar a carreira, no Augsburg, da Alemanha.  

Em contato com o Blog o engenheiro elétrico, Ailton Candeia, informou que Marinho Chagas foi atendido em João Pessoa, pela sua filha, Aline Candeia, residente em Medicina do Hospital de Emergência e Trauma que também é torcedora do Fluminense (RJ) onde o jogador teve passagem destacada.

Foto Gazzeta Press
Política
01 de Junho / 2014 às 16:00 | 5 Comentários

O presidente do PDT de Sobradinho, Evaristo Pereira, esteve no gabinete do deputado Roberto Carlos para agradecer o empenho do parlamentar, que já garantiu diversos benefícios para a cidade, bem como a liberação da segunda etapa da reforma do Balneário do Chico Periquito, através de emenda parlamentar, destinada a Conder, e a instalação de uma antena de telefonia móvel no distrito de Algodões.

De acordo com Evaristo, estes pleitos eram antigos da comunidade e o deputado teve a sensibilidade em atender. “Sinalizamos ao deputado Roberto Carlos a necessidade da reforma da segunda etapa do Balneário Chico Periquito, que é um importante ponto turístico do município e ele, imediatamente, apresentou Emenda Parlamentar, destinada a Conder, que liberou a obra, beneficiando a população da cidade, uma vez que o Balneário é um local de lazer da população, a beira do Rio São Francisco”, disse Evaristo.

Além disso, o presidente do PDT ressaltou outra importante conquista para o distrito de Algodões, no município. “Depois de termos sinalizado a necessidade ao deputado Roberto Carlos da instalação de uma rede de telefonia móvel na comunidade, junto com o apoio de deputado federal Félix Mendonça, ele garantiu a obra que vai atender Algodões, possibilitando aos moradores um importante meio de comunicação”, afirmou Evaristo.

O deputado Roberto Carlos, que já garantiu importantes obras para o município de Sobradinho, através do Governo do Estado, afirmou que vai continuar o trabalho, em parceria o presidente do partido, Evaristo, pela cidade. “É o meu dever como parlamentar. Sei que ainda temos muito o que trabalhar por Sobradinho”, concluiu o deputado Roberto Carlos.

Lisandra Lopes Ascom Dep. Roberto Carlos
Política
01 de Junho / 2014 às 15:00 | 3 Comentários

Ao contrário dos protestos sofridos pelo governador Jaques Wagner e sua comitiva, a chapa de oposição, liderada pelo pré-candidato a governador, Paulo Souto, ao lado do prefeito de Salvador, ACM Neto, foi recebida com entusiasmo na 10ª Bahia Farm Show, na tarde deste sábado (31). Por onde circularam na feira de agronegócio, realizada em Luís Eduardo Magalhães, Paulo Souto, Joaci Góes (vice) e Geddel Vieira Lima (senador) e os prefeitos ACM Neto e José Ronaldo (Feira de Santana) eram saudados com alegria por trabalhadores, produtores rurais, empresários, lideranças políticas e populares em geral.

Paulo Souto destacou que a realização da Bahia Farm Show, um dos maiores eventos de agronegócios do País, era uma demonstração da pujança do Oeste baiano. “Esta feira é um exemplo da importância econômica da região para o nosso estado. Aqui centenas de milhões em negócios são movimentadas anualmente”.

Segurança pública, manutenção periódica de rodovias, construção e conservação de estradas vicinais, aprimoramento da política agrícola, construção do aeroporto de Luis Eduardo Magalhães, ampliação de capacidade e melhoria da eficiência dos portos baianos foram pleitos apresentados ao trio oposicionista por representantes do setor produtivo regional.

Paulo Souto, Joaci e Geddel constataram a situação ruim das estradas e também sentiram a indignação da população com a escalada da violência e o caos da saúde pública, por causa da desatenção governamental com a região. “Nosso objetivo é reverter esta situação e reacender o sentimento de esperança entre os baianos do Oeste”, afirmou Souto. Geddel, por seu lado, garantiu lutar no senado pela região e pela Bahia. Neste domingo (01), o trio oposicionista vai estar em Barra, onde participa de encontro na AABB, às 9h30min.

Ascom DEM BA Foto: Valter Pontes
Política
01 de Junho / 2014 às 14:00 | 1 Comentário

A escalação para a última noite do São João do Vale 2014 está concluída. Com uma proposta de misturar os ritmos, quem participa da partida é o cantor baiano Saulo Fernandes e o poeta Dorgival Dantas, além do Tayrone Cigano, Forró Pega Leve, e a dupla Wanessa e Waléria. O São João do Vale acontece de 21 a 27 de junho, no Pátio de eventos Ana das Carrancas.

Secom Petrolina
Variadas
01 de Junho / 2014 às 13:00 | Nenhum Comentário

Ao todo, seis instituições baianas participam do segundo Sisu deste ano, com 2.900 vagas disponíveis para diversas áreas no bacharelado ou licenciatura. Há vagas nas universidades Estadual do Sudoeste Baiano (Uesb), na Federal do Oeste da Bahia (Ufob), do Estado da Bahia (Uneb), Federal do Sul da Bahia (Ufesba), Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (Ifbaiano). Em todo o país, o sistema vai ofertar 51.412 vagas (confira ao lado tabela com todos os cursos na Bahia).  Todos os cursos têm vagas para cotas. Só pode participar da seleção quem fez o Enem em 2013 e não tirou zero na redação. Cada estudante pode escolher até duas opções de curso no sistema. O prazo de inscrição é curto e vai até as 23h59 da quarta-feira. As notas de corte dos cursos são atualizadas conforme a inscrição dos participantes em cada instituição. 

Inscrição
Para se inscrever no Sisu, o candidato deve acessar o site do sistema: sisu.mec.gov.br e informar, em ordem de preferência, as duas opções em instituição, local, curso e turno. Se o estudante resolver mudar de destino e escolher outro curso ou quiser cancelar a participação, é possível fazer isso dentro do período de inscrição. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 6 de junho. A matrícula vai acontecer nos dias 9, 10, 11 e 13 de junho. Já a segunda chamada sai no dia 24 de junho e a matrícula será de 27 de junho a 2 de julho. Se ainda nesta etapa você não for convocado, pode se inscrever na lista de espera entre 24 de junho e 7 de julho. A convocação da lista de espera acontece a partir de 14 de julho.

Informações: Correio 24horas
Política
01 de Junho / 2014 às 12:00 | 11 Comentários

Visando proporcionar melhorias nas condições de trafegabilidade das vias não pavimentadas na cidade, a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) está realizando periodicamente o trabalho de patrolamento que segue um cronograma estabelecido. De janeiro a maio deste ano cerca de 20 ruas receberam a ação que conta com o auxilio de patrol, caminhão-pipa e caçambas.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Lopes, a Prefeitura vem realizando de forma constante essa manutenção no sentido de melhorar a infraestrutura da área urbana do município. “Estamos trabalhando intensamente para que as ruas sem pavimentação estejam em condições de uso visando melhorar o acesso das pessoas que moram nesses locais, além de dar mais segurança ao tráfego de veículos”, explicou Eduardo.

A iniciativa beneficiou ruas nos bairros Jardim Flórida, Codevasf, Itaberaba, Alto do Alencar, Palmares, Kidé, Parque Residencial, São Geraldo, Parque Centenário, Piranga, Tabuleiro, Canudos II, Monte Castelo, e Juazeiro IV.

Ascom Prefeitura Juazeiro
Espaço do Leitor
01 de Junho / 2014 às 11:00 | 1 Comentário

Depois de quase 300 dias de sua inauguração e várias cobranças da comunidade, a quadra poliesportiva do Bairro Antônio Guilhermino recebeu no último dia 28/05 a tão esperada energia elétrica. Essa ação que chegou tarde vai trazer mais qualidade de vida para os moradores daquela comunidade que não podem usufruir do equipamento público durante o dia!

Fotos tiradas de celular.

Murilo Ricardo Rocha – João Paulo II

Variadas
01 de Junho / 2014 às 10:00 | Nenhum Comentário

O 'Encontro 5 em 50', que aconteceu na última semana na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), reuniu estudantes intercambistas e alunos da autarquia para uma conversa sobre experiências em outros países.

Através da Associação Internacional de Estudantes de Ciências Econômicas e Sociais (AIESEC)/Vale do São Francisco, jovens universitários estão tendo a oportunidade de desenvolver um trabalho social em vários países. É o caso do estudante de engenharia de produção da Univasf, João Neves, que trabalhou com recreação de crianças na Argentina.

Durante o evento, o público se informou sobre os procedimentos e conheceu a experiência de um intercâmbio. A estudante de Secretariado da Facape, Quiara Florêncio, se interessou ainda mais pelo assunto depois de ouvir os intercambistas. "A experiência desses alunos começa a despertar em nós o interesse de sair do país, conhecer outra realidade lá fora", disse.

Ascom Facape
Política
01 de Junho / 2014 às 09:00 | 1 Comentário

Sexta-feira (30), em greve há dezenove dias, os professores da rede municipal de ensino em Uauá, estiveram reunidos no centro comunitário para analisar e definir posição sobre o acordo firmado na reunião com o representante do Ministério Público, representante da Secretaria Municipal de Educação, Comando de Greve e a Diretoria do sindicato na quinta, dia 29. O acordo versa sobre a seguinte proposta de reajuste: 5,32% nos meses de junho e julho e de agosto a dezembro, mais o 13 ? salário o reajuste será de 8,32%.

Como acontece em todas as assembleias os professores usaram da palavra e decidiram por unanimidade aprovar a proposta e encerrar a greve. Em seguida, a categoria saiu pelas ruas pulando, cantando, festejando e agradecendo a comunidade pelo apoio, entendimento e interatividade, passando pelo quiosque para comemorar mais uma vitória dos professores e da Aplb. A categoria retornará as aulas nesta segunda-feira (02/06/14). O calendário de reposição será discutido com o secretário de educação e coordenação pedagógica.

Política
01 de Junho / 2014 às 08:00 | Nenhum Comentário

O deputado estadual e pré-candidato à Câmara Federal, Adalberto Cavalcanti (PTB), percorreu quatro cidades do Sertão do Estado nos últimos dois dias, ao lado dos pré-candidatos a governador, Armando Monteiro (PTB), e a senador, João Paulo (PT). A agenda foi encerrada ontem (31), e ainda passou por Afrânio e Petrolina. Em Exu, quinta-feira (29), primeiro compromisso da agenda, os pré-candidatos encontram lideranças políticas do município e de cidades vizinhas. O encontro marcou a adesão do grupo do PSB ao palanque da chapa oposicionista. Para Adalberto Cavalcanti, os socialistas optaram pelo melhor para o Estado. “Não tenho dúvidas que esse grupo liderado pelo ex-prefeito Jailson Bento e o vereador Jurandir Severo chega para somar. Vocês fizeram a melhor escolha para Exu, para o Sertão e para Pernambuco”, revelou o petebista, destacando a figura de Luiz Gonzaga como o filho mais ilustre da terra. 

Depois de Exu, a comitiva seguiu para Trindade, onde participou de um encontro com lideranças políticas do município. Em seguida, o grupo também participou da inauguração do Posto Avançado do Sesi. No final da noite, a comitiva prestigiou a Feira de Comércio de Ouricuri (Fecou), realizada no Pátio de Eventos. Já na sexta-feira (30), Adalberto Cavalcanti acompanhou a visita ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ouricuri e marcou presença no I Congresso dos Vereadores do Sertão do Araripe. Ele falou sobre a importância dos vereadores para os municípios. “Vocês são os representantes mais próximos da população. Peça fundamental para o fortalecimento da democracia. O nosso mandato de deputado está à disposição de vocês”, afirmou Adalberto, antes de seguir para o Distrito de Barra de São Pedro, onde defendeu a emancipação e as obras necessárias para o desenvolvimento local.

“Sei que uma das emergências de Barra de São Pedro é a construção dessa rodovia que liga o município de Trindade, passa por aqui, e vai até Santa Filomena. Na Assembleia Legislativa tenho cobrado, constantemente, a melhoria das estradas pernambucanas. Assumo o compromisso de ser mais voz junto a de vocês”, informou. A agenda de sexta encerrou com a participação do deputado em um Culto Ecumênico que faz parte das comemorações do Cinquentenário de Afrânio. A programação continuou neste sábado (31), com a passagem da comitiva de Armando Monteiro e João Paulo pelos municípios de Afrânio e Petrolina.

Ascom Dep. Adalberto Cavalcanti
Política
01 de Junho / 2014 às 07:00 | 10 Comentários

Na última sexta-feira (30), o pré-candidato a deputado federal, Pedro Alcântara, cumpriu mais uma jornada democrática com sua equipe de trabalho, desta feita, na localidade de Lagoa do Boi, acompanhado do Prefeito Isaac Carvalho que inaugurou o sistema de abastecimento de água da localidade. Segundo Inaldo Nascimento, diretor de Divisão do SAAE, este sistema de abastecimento de água se prolonga desde o canal principal do Projeto Tourão nas proximidades do portão 02 da Agrovale. No canal a água é captada e tratada, beneficiando as comunidades de Frade e Lagoa do Boi que tem um ramal e leva a água até a Fazenda Caldeirão dos Corrós e outras localidades.

No seu discurso Pedro Alcântara disse que “a água, este líquido precioso que vem do abençoado Rio São Francisco, é uma dádiva de Deus servindo de alimento para nosso povo. Sempre foi o meu sonho levar água para todos os lares de nossa região beneficiando também a agricultura irrigada. Hoje, ao lado do prefeito Isaac Carvalho, e do Superintendente da CODEVASF, que vem dando uma dinâmica aquele órgão Alaor Siqueira, vereadores, secretários municipais aqui presentes, pude presenciar e olhar na fisionomia de vocês a alegria de a partir de agora, usufruir desta água pura que jorra nos lares. Esta é nossa luta, sempre foi nossa preocupação proporcionar momentos de alegria e satisfação, de poder contribuir para o social e melhorar a qualidade de vida dos mais carentes. A demanda de água é de fundamental importância. Ela inclui todo tipo de progresso desde a saúde que evita verminoses através do uso indevido da água como fonte de vida. Portando, saímos daqui muito feliz. Em breve, vocês receberão outro presente que será a BR-35, o  volume de trabalho está muito intenso e acredito que deverá ser entregue em curto espaço de tempo beneficiando as comunidades que convive ao longo desta BR”.

Na oportunidade o Superintendente da Codevasf, Alaor Grangeon, disse que “neste momento incorporo o sentimento dos movimentos de nosso povo e estou sempre à disposição das comunidades ribeirinhas, fazendo com que todos os projetos cheguem ás mãos da presidência e sejam aprovados. Sou filho de Juazeiro e tenho um motivo muito especial pois meu pai, já foi Superintendente da extinta Comissão do Vale, tenho origens e pretendo com muito orgulho, dar minha parcela de contribuição à nossa cidade. Agradeço a todos pela confiança que depositaram em meu nome para gerir esta entidade onde por 31 anos contribuo para o crescimento da mesma. Em breves dias estaremos anunciando mais obras para Juazeiro”.

Ascom/Pedro Alcântara
Espaço do Leitor
31 de Maio / 2014 às 23:00 | 21 Comentários

A cidade está cheia de bosta! A merda escorre a céu aberto por todos os espaços vazios e os odores fétidos impregnam as narinas desavisadas de que estamos na cidade de Juazeiro – BA, e que o prefeito se chama Isaac Carvalho, do PC do B, aliado do PT!

Criam-se dificuldades para vender facilidades! O Legislativo??? O Ministério Público não informa se está atuando! Estamos amordaçados, também?

E agora, quem poderá nos defender dessa maldição?

O limite de um povo é a guerra civil.

Antônio Alves - Pedagogo, especialista em educação ambiental.

Fotos de Arquivo do Blog
Variadas
31 de Maio / 2014 às 22:00 | Nenhum Comentário

 

Um estudo encomendando pela Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que a falta de chuva vai ser tão grande nas próximas cinco décadas, que o clima semiárido da região Nordeste, deve passar a ser de deserto. E numa tentativa de aliviar a seca na região, cisternas de polietileno estão sendo distribuídas, por meio do Programa Água Para Todos, do Ministério da Integração Nacional. 

É do barreiro quase seco que dona Maria tira água que leva para casa. Essa é a maior estiagem dos últimos cinquenta anos no Nordeste. Rios e reservatórios secaram. Plantações de Milho e feijão foram perdidas. Seu José foi criado na região e percebe que as chuvas estão cada vez mais escassas. "Esse mês de abril era o mês de dá planta e o tempo está seco", lamenta o agricultor. Períodos de seca prolongada vão ser cada vez maiores no Nordeste brasileiro. Isso é o que aponta um estudo encomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU), sobre o clima em todo o planeta. Segundo os pesquisadores a falta de chuva vai ser tão grande nas próximas cinco décadas, que o clima vai mudar na região. "Do Nordeste do Brasil e especialmente Pernambuco que já tem muitos focos de desertificação", alertou a pesquisadora do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Francis Lacerda.

A ajuda para quem enfrenta a seca veio com a instalação de mais de 200 mil cisternas de polietileno. "Não oferece ocorrências de tricas ou vazamentos. Então, a água ali armazenada fica muito bem guardada, não vai ser perdida.", garantiu Renato Silva, técnico da Acqualimp, uma das empresas fabricantes dos reservatórios distribuídos pelo governo federal. Os reservatórios acumulam a água da chuva, mas quando ela não vem só os caminhões-pipa aliviam a vida do sertanejo.

A manutenção de uma cisterna de polietileno é de baixíssimo custo, necessitando apenas de limpeza interna uma vez por ano, a qual pode ser feita normalmente pelo próprio beneficiado. A Acqualimp disponibiliza uma linha gratuita para atender aos beneficiados, que podem contatar a companhia em caso de dúvidas e até pedir a troca do reservatório, que tem cinco anos de garantia para defeitos de fabricação, quando necessário. O telefone 0800-081-6060 está disponível de 2ª a 6ª das 8h às 17h.

R7

publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage