Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
Vale do São Francisco - 27 de Fevereiro de 2017
|
|
Redação: (74) 3613-3479
|
Cor do Blog:
publicado em 12 de Outubro / 2015 às 17:00

6º BPM INICIA PROGRAMA MUSICALIZAÇÃO INFANTIL

O 6º Batalhão de Polícia Militar deu início ao programa Musicalização Infantil com uma aula inaugural, na noite desta sexta-feira (9), com as presenças do Tenente Coronel PM Anselmo Bispo, comandante do batalhão, Cabo BM Juarez Melo, presidente do Rotary Club de Senhor do Bonfim, representantes das associações dos bairros contemplados, familiares dos alunos e convidados.

Musicalização Infantil é um programa social do 6º BPM, em parceria com o Rotary Club e com o empresário Maurício Cardoso, de iniciação musical para crianças de 8 a 12 anos, dos bairros Cidade Nova, Brisas do Monte e Monte Alegre, de Senhor do Bonfim.

Na solenidade, os novos alunos ganharam o instrumento que aprenderão a tocar, a flauta doce.

O maestro é o Sub Tenente PM Eduardo, coordenador da Companhia Filarmônica do 6º BPM, outro programa da Unidade, existente desde 2013, com aulas teóricas e práticas, nas dependências do quartel.

O Tenente Coronel Anselmo falou sobre suas expectativas: "Acredito que todos imaginaram, durante belíssima apresentação da Companhia Filarmônica, que muito abrilhantou este evento, os novos alunos, em breve, também executando o que aprenderam. Será uma alegria para nós idealizadores e para os pais. Desejamos um belo futuro para as crianças dos dois programas. Possivelmente, um dia, estarão em um grande concerto, só depende delas".

Asscom
publicado em 12 de Outubro / 2015 às 16:15

Vereador Caffé emite nota de pesar

O Vereador Caffé e Família externa seu mais profundo pesar pela morte da mãe do vereador Francinalvo Leopoldo (Vereador Nalvinho), Isabel Leopoldo do Carmo, Dona Belinha, acontecido nesta manhã de domingo, 11 de outubro.

Seu falecimento nos deixa profundamente tristes pela imensa falta que fará à comunidade, que a respeitava e admirava.

Vereador Caffé

publicado em 12 de Outubro / 2015 às 16:00

Governo busca parceria com instituto alemão para instalar na Bahia centro de referência de energia solar



 
O governador Rui Costa teve neste sábado (10) seu último compromisso na cidade de Stuttgart, na Alemanha. Durante a visita à rede hospitalar Klinikverbund Südwest para conhecer o modelo de gestão, Rui se reuniu com membros do governo de Baden-Württemberg, estado em que está localizado Stuttgart, e falou sobre a parceria com o Instituto Fraunhofer para instalar na Bahia um centro de referência de energia solar.

"Estamos trabalhando para que o centro de referência de energia solar fique no estado da Bahia, já que, entre todos os estados brasileiros, o de maior potencial em intensidade e extensão, tanto para energia eólica como energia solar, é a Bahia. Queremos a parceria com o Instituto Fraunhofer [sediado na cidade alemã de Freiburg] para instalar esse centro em nosso estado, no instituto Cimatec ou no Parque Tecnológico, do Governo do Estado. Temos espaço concreto e imediato para que as indústrias alemãs possam compor a cadeia produtiva da indústria solar e eólica na Bahia". A comitiva do Governo da Bahia visita o Instituto Fraunhofer na próxima segunda-feira (12).

Rui Costa disse ainda que, já no próximo mês de novembro, a Bahia vai promover um encontro dos grandes consumidores de energia instalados no estado, principalmente aqueles dos segmentos de  alimentos e de bebidas, com investidores e fabricantes de equipamentos solares e eólicos da Alemanha. "Vamos tentar fazer com que, nesse encontro, sejam apresentadas aos grandes produtores soluções rentáveis a um custo menor do que eles têm hoje. Com isso, viabilizamos tanto a expansão dos parques de energia, quanto a produção de alimentos em nosso estado".

Asscom
publicado em 12 de Outubro / 2015 às 15:00

COMANDO DA 75ª CIPM DÁ RESPOSTA A HOMICÍDIO

Em resposta ao homicídio que aconteceu quinta-feira (8) nas "Barraquinhas" no Bairro João XXIII, em Juazeiro, situação esta que vitimou um jovem de 16 anos de idade, o Comando da 75ª Companhia Independente da Polícia Militar, responsável pela área em que ocorreu o fato, encaminhou ofício ao Ministério Público informando quem eram os responsáveis pelo evento e reportando que não havia autorização da Prefeitura, Vigilância Sanitária, tampouco do Corpo de Bombeiros para tal atividade. O jovem morreu por conta de um corte que sofreu por um golpe de garrafa de vidro quebrada.

O referido Comando reitera que as abordagens foram reforçadas em mais de 500% se comparado com o mesmo período do ano passado, sempre priorizando o foco em "dois homens numa moto" e ainda ressalta que o homicida está preso. 

Asscom
publicado em 12 de Outubro / 2015 às 14:00

45ª CIPM DESARTICULA ESQUEMA DE VENDA DE DROGAS NO MUNICÍPIO DE CURAÇÁ-BA

Na madrugada do dia 10, por volta das 03h00min após intensas investigações da equipe de inteligência da 45ª CIPM, foi identificada a Sr.ª Jeane da Silva Araújo e ao abordá-la foi encontrada em sua posse significativa quantidade de maconha pronta para consumo, qual era comercializada por ela no bairro para usuários da região. Em consequência do flagrante, os policiais da 45ª CIPM deslocaram-se para a residência da mesma, e com a permissão da sua própria mãe, que demonstrava discordância do modo de vida da filha, o local foi averiguado sendo encontrando outra quantidade da droga. Logo em seguida, após a detenção de Jeane e apreensão da maconha em seu domicílio foi realizada a identificação do responsável pelo gerenciamento da droga no município de Curaçá, que era distribuída para traficantes como Jeane, que serviam de intermediários para a revenda em menores proporções.

Assim a residência do Sr. Jaílson Antônio Dias, conhecido como “Rei”, responsável pela armazenagem e repasse da droga para traficantes, foi abordada sendo encontrado mais tabletes de maconha, balança de precisão e muita quantidade de droga pronta para consumo e escondidas das mais variadas formas, desde penduradas em árvores, como enterradas no solo.

Ambos foram conduzidos e apresentados na Delegacia de Polícia do Município de Juazeiro juntamente com o material apreendido, que ao todo foram 4kg de maconha e aproximadamente 1kg de semente pronta para o plantio, sendo desarticulado assim, um grande esquema de tráfico de drogas no município de Curaçá e de abastecimento de traficantes da cidade e regiões circunvizinhas. O Capitão PM Roberto, Comandante da Companhia ressalta que ações como essa são extremamente necessárias para o enfraquecimento do tráfico e o distanciamento dos jovens das drogas.

publicado em 12 de Outubro / 2015 às 13:00

1º Passeio Ciclístico dos Médicos de Petrolina

Em comemoração ao mês do médico, o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) realiza no próximo dia 25 de outubro (domingo), o 1º Passeio Ciclístico dos Médicos de Petrolina "Vamos  Pedalar por Saúde". Concentração, às  07 horas no ponto de partida, em frente ao Restaurante Maria do Peixe,Av. Cardoso de Sá, na orla da cidade, onde será servido um café da manhã aos participantes. A largada está prevista para às 08h, com percurso por toda orla, percorrendo a Avenida Monsenhor  Ângelo Sampaio e retornando ao ponto de partida. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir desta terça-feira (13), diretamente na sede do Sindicato dos Médicos/Regional de Petrolina,  localizada à Rua Justina Freire de Souza, 233 – Vila Mocó, das 08 às 18h, ou através do telefone (87)  3861.7660.  "Vamos  Pedalar por Saúde". Vem pedalar com a gente!

Asscom
publicado em 12 de Outubro / 2015 às 12:00

Centros Municipais de Educação Infanti comemoram o Dia da Criança

Os alunos  de cinco Centro Municipal de Educação , CMEI, de Petrolina comemoram o Dia das Crianças  com visitantes especiais : o Secretário de Educação , Coronel  Leite, que com uma  equipe de funcionários da Seduc percorreu as unidades para participar das  homenagens aos pequenos  e levar uma caixa de brinquedos para cada um dos Centros.

As crianças beneficiadas são do CMEI  Cardoso de Sá, no bairro José e Maria, onde o Secretário  e equipe foram recebidos por  professores fantasiados . Em seguida ,  a equipe se dirigiu a  Creche Maria Gorete , no bairro Dom Avelar, que atende crianças de 4 e 5 anos . Logo depois das comemorações e entrega de presentes na Maria Gorete, foi a vez das crianças do Alto do Cocar, do CMEI Irmã Viana , seguidos das crianças  Edith Bezerra, do Alto da Boa vista e logo após,  do  CMEI Edith Bezerra e por último a Creche Maria Tereza. Todas essas atende crianças de 1 ano aos 6  anos de idade.
 
Para o Secretário de Educação, Coronel Leite, é muito importante comemorar o  Dia das Crianças , nas unidade municipais,  dessa forma promove-se a maior integração entre as crianças e as unidades escolares. " Além de poder ver a alegria estampada no rosto de cada uma dessas crianças, completou.
Asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
publicado em 12 de Outubro / 2015 às 11:00

Equipes de infraestrutura prestam serviços em diversos pontos da cidade

A Secretaria de Infraestrutura está empenhada no serviço de limpeza urbana e tapa buracos na cidade. Durante a semana a limpeza vem sendo realizada nos bairros, São Gonçalo, Cosme e Damião, no entorno do Parque Josefa Coelho e João de Deus.  

A secretaria recebeu diversos agradecimentos dos moradores do bairro João de Deus pelo trabalho executado tanto fazendo a limpeza de vias, quanto realizando a operação tapa buracos.

As equipes fizeram o roço em terrenos no Antônio Cassimiro, Caminho do Sol, São Gonçalo, Rio Jordão, João de Deus e Cosme e Damião. O posto de Saúde e o cemitério do João de Deus também receberam serviços de limpeza e roço mecânico. No canal do Shopping e na avenida Integração, foi feita a limpeza.

"O serviço não para. Estamos nos esforçando para atender a demanda da cidade em todos os aspectos. A participação da população, com sugestões, reclamações e solicitações de serviço, nos ajuda bastante, indicando os casos de maior necessidade", informou Julio Lossio, prefeito de Petrolina.

Asscom/Prefeitura Municipal de Petrolina
publicado em 12 de Outubro / 2015 às 10:00

LUCAS RAMOS REBATE DECLARAÇÕES DE MIGUEL COELHO

Desde o dia 30 de setembro me encontro ao lado de Juliana, minha esposa, acompanhando-a nos seus últimos dias de gestação, inclusive comemorando com ela junto a familiares e amigos, a chegada das nossas filhas Mariana e Isabela que, no último dia 5, nasceram lindas e saudáveis, graças a Deus.

Sem nenhum respeito a esse belo momento para qualquer casal, o deputado Miguel Coelho tem ocupado a imprensa para, me atacando, justificar suas isoladas movimentações dentro do PSB de Petrolina.

A minha história dentro do PSB é conhecida por todos. Hoje, como vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, atuo de forma coordenada pelo nosso líder Paulo Câmara sem nunca colocar projetos pessoais que venham a atropelar ninguém.

Com os olhos voltados para o futuro, o meu compromisso é ajudar a construir um Estado cada vez mais forte, justo e que assegure a cada dia, oportunidade de vida melhor para todos que aqui vivem.

Com Petrolina, tenho o compromisso de, ao lado de muitos, construir um projeto de cidade que venha incluir a todos, tendo sempre nas mãos os ensinamentos do nosso grande governador Eduardo Campos.

Assim, continuarei combatendo atitudes autoritárias de um grupo que insiste em práticas políticas atrasadas, sem nenhuma conexão com a Petrolina de hoje, que exprime um forte sentimento de liberdade nos quatros cantos da cidade.

Asscom
publicado em 12 de Outubro / 2015 às 09:00

Beneficiadas com cisternas recebem cartilha educativa de combate ao câncer de mama

Com o propósito de contribuir com causas importantes, como o combate ao câncer de mama, o Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) elaborou uma cartilha educativa, que visa levar informações sobre a doença as mulheres beneficiadas pelo programa de implantação de cisternas, desenvolvido nos municípios do território. A cartilha faz parte de uma ação em apoio a Campanha Outubro Rosa e será distribuída durante todo o mês nas capacitações realizadas nas comunidades.  

A cartilha traz, em seu conteúdo, informações sobre os sintomas e formas de prevenção do câncer de mama, além de trazer uma ilustração que ensina como realizar o autoexame da mama, bem como, onde e a quem recorrer, caso algo seja percebido. O objetivo do Consórcio é fazer com que mulheres, que, em meio às dificuldades do seu dia a dia no semiárido deixam de tomar os cuidados essenciais com seu corpo, adquiram conhecimento para que possam se prevenir.

 A trabalhadora rural do assentamento Luiz Nunes, em Casa Nova, Marise Andrade, é uma das beneficiadas com cisterna pelo Constesf e recebeu o material educativo. "Eu nunca fiz nenhum exame de mama, eu gostei dessa cartilha porque a gente aprende como fazer o exame sozinha para ver se tem algum caroço e se prevenir", comentou.

Para o presidente do Constesf e prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti, não podemos ignorar que a prevenção é fundamental no combate a doença, por este motivo, o consórcio considera importante essa ação.

"Grande parte das cisternas que estamos implantando no território é entregue às mulheres da casa, por isso, também é importante que levemos a elas informações que possam ajudar na sua qualidade de vida. O câncer de mama é a doença que mais mata mulheres em todo o mundo e o Constesf acredita que a informação é o melhor caminho para a prevenção", salientou. 

publicado em 12 de Outubro / 2015 às 08:00

Aleluia: "Desistência da JAC confirma mais uma mentira do PT"

Aleluia: "Desistência da JAC confirma mais uma mentira do PT"

"O sonho acabou. A JAC Motors desistiu da Bahia. Caiu a máscara de mais uma mentira do PT", diz o deputado federal José Carlos, presidente estadual do Democratas, sobre o anúncio feito pela montadora chinesa de suspensão do projeto baiano, noticiado pela imprensa neste sábado (10).

Para Aleluia, se já não bastassem as notícias diárias de violência, assassinatos e explosões de bancos por todo o estado, o povo baiano acordou neste feriadão com a manchete da desistência da JAC em instalar uma fábrica na Bahia, deixando de investir R$ 1 bilhão e empregar milhares de baianos.

"Assim como a Ponte Salvador/Itaparica, Ferrovia Oeste-Leste, Porto Sul, e a duplicação da ponte do Pontal e da estrada Ilhéus/Itabuna, os petistas mentiram deslavadamente, anunciando a inauguração da JAC Motors, em Camaçari. Mas mentira tem perna curta, governador Rui Costa", lembra Aleluia.

De acordo com Aleluia, o final infeliz da JAC Motors na Bahia confirma a incapacidade do governo petista de tornar possível grandes empreendimentos industriais no estado. "Como diz Geddel, o PT pensou que bastava enterrar um carro e surgiria uma árvore de onde brotaria milhares de outros veículos. Piada".

Asscom
publicado em 11 de Outubro / 2015 às 23:00

Artigo: CRIMES SEXUAIS CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Em comemoração a semana da criança, resolvi produzir esse breve apontamento sobre os crimes sexuais que nossos menores podem ser vítimas. Tenho como escopo não somente promover o conhecimento jurídico sobre o tema, mas fomentar uma consciência social sobre as condutas criminosas perpetradas por adultos, levando cada pessoa a evitar, bem como combater qualquer ato que viole a dignidade sexual, física e moral de crianças e adolescentes na nossa Região. Embora ouvimos falar sobre crime de pedofilia, tecnicamente esse crime não existe. Ninguém é criminoso por ser pedófilo.

Continue Lendo.

Por Jean Lima dos Santos, é juazeirense, bacharel em direito, inscrito na OAB/BA sob o nº.37. 142,  professor e p astor do MCP – Ministério Carismático Plenitude. 

publicado em 11 de Outubro / 2015 às 22:00

Sesab busca em Portugal tecnologia avançada para combater a dengue

Em viagem à Europa, o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, visitou, na sexta-feira (9), uma das mais avançadas indústrias de nanotecnologia do mundo, a Smart Inovation, localizada na cidade de Barcelos, em Portugal. A empresa é pioneira no desenvolvimento de uma tecnologia patenteada de aprisionamento em nanopartículas de moléculas repelentes contra o mosquito da dengue que duram de 2 a 4 anos nos ambientes aplicados. 

Segundo o secretário, o Governo da Bahia pretende estabelecer um acordo de cooperação técnica para avaliar a sua eficácia da tecnologia no estado e, desta forma, desenvolver mais uma ferramenta contra o mosquito da dengue. "A possibilidade de aplicação é imensa. Desde a pulverização dos interiores e exteriores de residências. O produto pode ainda ser incorporado em tintas e utilizado na pintura de prédios públicos e escolas", explica o secretário.

Ontem (10), o secretário acompanhou o governador Rui Costa em uma visita à Rede Hospitalar do Sudoeste KlinikverbundSudwest, na Alemanha.

Secom
publicado em 11 de Outubro / 2015 às 21:00

SAAE realiza ações para garantir o abastecimento nos distritos de Casa Nova

Preocupado com o abastecimento de água na comunidade de Pau a Pique, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Casa Nova, SAAE, através do seu gestor, Fred da Colônia, esteve na localidade com a equipe da autarquia para fazer as intervenções necessárias para garantir a distribuição. “A situação de baixa do Lago de Sobradinho está forçando o SAAE a fazer estratégias para garantir que o serviço continue. Nossa obrigação estamos fazendo”, garante Fred.

Em companhia do presidente do Legislativo municipal, vereador José Eduardo, e junto em parceria com agricultores locais, o SAAE vai aprofundar o riacho de abastecimento para melhorar a captação, logo, a oferta de água. “Estamos trabalhando muito para não deixar falta água para o povo, mesmo com a crise hídrica que estamos passando. Aprofundar o riacho foi a saída que encontramos para essa fase emergencial”, explica o gestor do SAAE.

Fred informou ainda que o SAAE modificou o local dos flutuantes de captação dos distritos de Bem Bom e Santana do Sobrado. “Essas ações também são necessárias para que continuemos a garantir a qualidade da água com o rio em baixa”, pontua.

Vale salientar que, segunda analises feitas, a água distribuída pelo SAAE nos distritos de Bem Bom e Pau a Pique está de acordo com as normas de potabilidade.

Asscom
publicado em 11 de Outubro / 2015 às 20:00

G20 propõe modelo de gestão e integração de municípios do Semiárido

Um encontro, onde as 20 principais cidades do Semiárido nordestino vão debater os desafios, políticas e diretrizes, para integração e criação de um modelo de gestão com maior atenção dos governos federal e estaduais. Já está praticamente tudo pronto para o G20 Semiárido (Fórum Permanente para o Desenvolvimento Regional), que vai movimentar a cidade de Petrolina – PE, nos próximos dias 22 e 23.

A abertura do evento, iniciativa inédita em todo país, será no dia 22 às 19h, no auditório do Senai com a conferência "O Novo Semiárido", proferida pela economista e socióloga Tânia Bacelar. Além de reivindicar pautas de estruturação dos municípios envolvidos, a intenção do encontro é mostrar ao próprio Semiárido e à outras regiões do país o potencial econômico do Nordeste - com o claro sentido de buscar incentivos e diminuir as discrepâncias de desenvolvimento intra e inter-regionais. 

"Ao reunir as potencialidades destas 20 cidades, que respondem juntas por um PIB de R$ 50 bilhões e reúnem 4,6 milhões de habitantes, além de evidenciarmos nossa força e integração, também estaremos atraindo novos investimentos", destaca o prefeito de Petrolina e idealizador do evento Julio Lóssio. Estão confirmadas as participações de gestores, especialistas, representantes de organizações sociais e instituições de todo o país. São esperados também estudiosos da região Semiárida ligados à universidades, ministérios, secretarias e institutos de pesquisa.

Na sexta-feira (23), os trabalhos começam às 8h30 com uma mesa redonda apresentando o tema Logística e Infraestrutura. O secretário Nacional de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional Irani Braga debate o assunto com Érico Miranda, ex-secretário de Planejamento de Campina Grande – PB, e com Fábio Guedes, atual presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas – Fapeal.

Ainda pela manhã, a mesa redonda com o tema Cadeias Produtivas e Dinâmicas Econômicas, vai reunir o superintendente do Escritório de Estudos Econômicos do Nordeste/ Banco do Nordeste – BNB Francisco José Bezerra, o coordenador de Estudos do Desenvolvimento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA e ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco Aristides Monteiro Neto e João Ricardo Lima, pesquisador em economia aplicada da Embrapa – Semiárido e professor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicada de Petrolina – Facape.                          

Carta do Semiárido

No período da tarde, as atenções se voltam para o JB Hotel, onde começa às 14h, uma reunião de cúpula com a participação dos prefeitos e secretários municipais das cidades do G20 Semiárido. Ao final, será divulgada a Carta do Semiárido, redigida pelos municípios: Arapiraca (AL); Feira de Santana, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso e Vitória da Conquista (BA); Caucaia, Crato, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maranguape, Iguatu e Sobral (CE); Campina Grande e Patos (PB); Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Garanhuns e Petrolina (PE) e Mossoró (RN).

Ascom/Petrolina
publicado em 11 de Outubro / 2015 às 19:00

Desrespeito aos direitos fundamentais, ineficiência do sindicato e pseudo-associações são alvo de denúncia de advogados empregados

Com pré-campanha segmentada por setores da advocacia, o presidente do Instituto dos Advogados da Bahia, Carlos Rátis, se reuniu, na última quarta-feira (7), no auditório do Salvador Trade Center,  com um grupo de profissionais empregados. Advogados com atuação nas esferas pública e privada relataram ao pré-candidato à presidência da Seccional Baiana da Ordem dos Advogados do Brasil os problemas enfrentados no dia a dia da profissão.

Entre as principais queixas, o desrespeito a jornada de trabalho e o não pagamento de horas extras apareceram no topo do ranking, além da exploração da mão de obra através  de formalização de pseudo-associações. A inoperância do sindicato dos advogados para a garantia dos direitos fundamentais da profissão também foi assunto entre advogados empregados e donos de escritórios de advocacia. Segundo os participantes, os problemas são constantes não só na capital, mas também  no interior do estado.

“O objetivo deste encontro, assim como aconteceu com outros setores, é diagnosticar os problemas enfrentados  por toda a categoria  para que as soluções  integrem o plano de metas para os próximos anos da advocacia”, explicou Rátis, ressaltando que apenas ações efetivamente praticáveis  irão compor o plano de metas do grupo. “Prezamos por ações concretas e aplicáveis”, enfatizou.

Retratando os problemas dos profissionais do meio público, o advogado Luiz Fernando Silva Trindade entregou a Rátis um documento com os principais problemas enfrentados pela categoria para adoção de providências. “É uma série de situações que fere o estatuto da OAB, mas que, no entanto, não há nenhuma medida para mudar o quadro”, afirmou.

Para o advogado Bruno Magalhães Costa, a falta de iniciativa sobre o estabelecimento de um piso salarial para a categoria é uma problemática que precisa ser discutida. “Precisamos que o Conselho Federal pleiteie junto ao Congresso o estabelecimento, e principalmente, o respeito ao piso da categoria”, opinou.

Já para o advogado trabalhista Humberto Torreão, a associação falsa de advogados, resultando no abuso da mão de obra é uma das práticas atuais do mercado  que devem ser combatidas nos próximos três anos pela OAB. “Infelizmente, por necessidade de emprego, alguns profissionais se submetem a este tipo de exploração”, denunciou.

Um dos representantes de grandes escritórios no evento, o advogado Paulo Galo Toscano elogiou a iniciativa e considerou as discussões “um processo rico de construção por um mercado advocatício melhor”.

As propostas para a melhoria no exercício da advocacia foram entregues a Rátis e serão registradas em cartório para, na próxima semana, após a inscrição da chapa, integrar o plano de ações da campanha. Também na próxima semana, no dia 14, o coletivo Mulheres em Movimento na Advocacia Baiana (Memab) entregará ao ex-interventor do Bahia, as propostas para mudanças no futuro da advocacia feminina.

Asscom
publicado em 11 de Outubro / 2015 às 18:00

Rui se reúne com executivos da área de energia solar e alta tecnologia na Alemanha


Expor o potencial da Bahia para geração de energia solar fotovoltaica, prospectando atração de investimentos para o estado, foi o principal objetivo da participação do governador Rui Costa no seminário "Energia Solar Fotovoltaica no Brasil", realizado na sexta-feira (9), na cidade alemã de Stuttgart. O governador abriu o evento, que reuniu empresários e especialistas do segmento.

Organizado pelo Ministério de Economia e tecnologia da Alemanha, em parceria com a Câmara de Indústria e Comércio Brasil/Alemanha, com apoio da empresa de consultoria Energie Weachter, o seminário discute parceria, status, potencial, perspectiva e desafios da energia solar fotovoltaica no Brasil.

Durante o seminário, Rui deu o exemplo do Estádio de Pituaçu, que já funciona com o sistema de energia solar. "O primeiro equipamento grande em nosso estado em que foi implantada a energia solar foi o Estádio de Pituaçu, onde foi feito um projeto piloto. Esse estádio hoje tem autonomia do ponto de vista energético".

Após o seminário, o governador, acompanhado dos secretários Manoel Mendonça (Secti), Jorge Hereda (SDE) e do superintendente da SDE, Paulo Guimarães, conheceu a Manz AG, uma das maiores fabricantes de equipamentos de alta tecnologia do mundo, com sede em Reutlingen, na Alemanha. Com a visita, Rui quer estreitar o relacionamento com a empresa, a fim de captar para o estado baiano novos investimentos de alta tecnologia em setores estratégicos, como o de energia, solar e eletrônico.

Logo após, Rui também conheceu um dos maiores fabricantes mundiais de equipamentos para energia solar, a Kaco New Energy, fabricante de inversores para redes de alimentação de energia solar. 

Secom
publicado em 11 de Outubro / 2015 às 17:00

Inscrições abertas para curso de Atualização de Regras de Handebol em Juazeiro

A Secretaria de Educação e Esportes – SEDUC, através da superintendência de Esporte abre inscrições para o curso de Atualização de Regras de Handebol, que acontecerá de 16 a 18 de outubro no auditório da APLB Sindicato, em Juazeiro.

Com o objetivo de atualizar os conteúdos referentes às regras da modalidade de handebol, a SEDUC pretende qualificar os árbitros e demais interessados nesta modalidade. "Este ano, já realizamos os cursos de Atualização de Regras de Vôlei, Futsal e Futebol, onde capacitamos em média 60 pessoas em cada turma. O Governo está trabalhando para melhorar a qualidade dos profissionais desta área e abrilhantar ainda mais os jogos da nossa cidade", disse o superintendente de esportes, Gilberto Pacheco.

O curso será ministrado pelo presidente da Federação Baiana de Handebol, Vitor Camarão Paiva, com carga horária de 20h, e tem como público alvo professores de Educação Física, árbitros, estudantes, dirigentes esportivos e professores da Rede Municipal. Os interessados devem fazer a inscrição no Ginásio de Esporte Aluísio Viana, das 8h às 12h, e das 14h às 18h, de segunda à sexta-feira.

Ascom/Juazeiro
publicado em 11 de Outubro / 2015 às 16:00

Mulheres do bairro José e Maria participam de palestra promovida pela APAMI/Ceonco

Na última sexta-feira (09) um grupo de aproximadamente 40 mulheres participou da segunda palestra sobre a "Prevenção do Câncer de Mama" ministrada pelo médico mastologista Jomário Macêdo da Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (Apami)/Centro de Oncologia Dr Muccini (Ceonco).

A ação faz parte do cronograma de palestras sobre a doença, elaborado pela Apami/Ceonco dentro da Campanha Outubro Rosa que este ano cumpre a quarta edição. Na ocasião, além de uma explanação sobre prevenção e diagnóstico, as mulheres também tiraram dúvidas em um espaço aberto às perguntas; vendo ainda através de uma prótese de silicone como realizar o autoexame.

Também participaram do encontro, estudantes da Universidade de Pernambuco dos cursos de Fisioterapia e Enfermagem. A palestra aconteceu na Unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME) no bairro José e Maria. 

"As mulheres precisam entender o sentido de todo esse movimento que é feito no mês de outubro através da campanha. O objetivo é fazer com que a prevenção seja adotada diariamente através de hábitos saudáveis e oportunizar conhecimento do seu corpo de modo a identificar precocemente qualquer mudança", explicou o mastologista Jomário Macêdo. 

Ascom/APAMI
publicado em 11 de Outubro / 2015 às 15:00

Artigo: O avanço da ditadura civil brasileira

Em conversa com assessores políticos de várias entidades importantes em nível nacional – em Brasília – perguntávamos qual a chance de uma nova ditadura militar diante da chamada crise política brasileira.

Segundo um deles, em conversa com pessoas do Exército, também ex-ministros da defesa, o Exército teria criado mecanismos internos para não permitir mais aventuras pessoais de seus membros em tempos obscuros como esse. Portanto, nesse momento as chances de um golpe militar – ao menos nesse momento – não existiriam.

Entretanto, ressaltou: "não é necessária a ditadura militar. O que pode avançar no Brasil é a ditadura civil".

Nos movimentos sociais costuma-se dizer que a ditadura de 1964 foi "civil-militar", dado o peso que os empresários brasileiros e a mídia tradicional tiveram, juntamente com as forças externas, sobretudo, o papel da CIA no golpe.

Talvez hoje essa possibilidade esteja ficando mais clara. Alguns sinais políticos a indicam.

A população que elegeu o atual governo foi de 54,5 milhões de brasileiros. Mas um grupo de parlamentares pensa passar por cima da vontade de milhões de brasileiros e impor sua vontade política pelo impedimento da atual presidente.

O TCU, que aprovou as "pedaladas fiscais" de FHC, agora reprovou as pedaladas fiscais do atual governo. Os fatos são os mesmos, a legislação é a mesma, mas as decisões são diferenciadas. Então, ou o TCU errou com FHC, ou está errando agora com Dilma.

O TSE reabriu investigações sobre as contas de campanha de Dilma. Só dela, embora PMDB, PSDB e PT tenham recebido 2/3 de seus financiamentos exatamente das mesmas empreiteiras.

Outro mote é o pagamento de impostos. Quem reclama são os empresários – que os repassam para o preço dos seus produtos – e a classe média tradicional. O povo brasileiro não reclama do pagamento de impostos. Qualquer pessoa simples sabe que eles são necessários para sustentar os serviços públicos.

O que se reclama é da qualidade dos serviços – saúde, educação, limpeza pública, programa habitacional, saneamento -, ou então, a destinação de grande parte dos impostos para bancar a especulação financeira dos que ganham com dívida pública. Portanto, o povo não faz coro com essa histeria empresarial que está inclusive em comerciais de TV.

Outro indicativo é a agressão – Mantega, Padilha, Instituto Lula, João Pedro Stedile, etc. – que revela a alma intolerante e fascista daqueles que não sabem viver fora do poder. Sentem-se impunes, protegidos e até como cumpridores de seus deveres cívicos.

O mais nefando aconteceu no velório de Eduardo Dutra, com o panfleto "petista bom é petista morto". Esse pessoal vem com sangue nos olhos e cuspindo ódio.

A mesma parcela da mídia tradicional que sustentou os golpes anteriores, todos os dias noticia em letras garrafais fatos, suspeitas e insinuações, desde que sejam contra o governo atual. Passam-se os anos, a cobra muda de casca, mas não perde veneno.

Por fim, Aécio já disse que todos esses fatos não indicam golpe, já que as instituições democráticas estão agindo plenamente.  É verdade – e é um elogio a atual presidenta -, mas é preciso não esquecer que, segundo a Constituição Brasileiro de 1988, "todo poder emana do povo e em seu nome será exercido", e não das instituições. Portanto, elas estão ai para garantir a decisão popular e não para golpeá-la.

Todas essas manobras para entregar o Brasil nas mãos de Eduardo Cunha, o íntegro. Mas, depois, se o golpe se consumar, ele será atirado no lixo da história por seus próprios comparsas.

Quem no Brasil acha que as ditaduras vem somente pelos militares, é bom desconfiar dos ditadores civis.

Por Roberto Malvezzi (Gogó)

publicado em 11 de Outubro / 2015 às 14:00

Juazeiro ganha mestrado em Ecologia Humana

O curso de mestrado em Ecologia Humana será oferecido na Universidade do Estado da Bahia, Campus III, em Juazeiro.  A seleção será iniciada em novembro deste ano. 

O Programa de Pós-graduação em Ecologia Humana (PPGECOH) funcionará no CAERDES (Centro de Agroecologia, Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável), que fica no DTCS – Campus III da UNEB,Juazeiro, é coordenado pelo Prof. Doutor Jairton Fraga, professor permanente do Mestrado. O curso, que funcionava no Campus VIII da UNEB, na cidade de Paulo Afonso (BA), foi trazido a Juazeiro, e Jairton Fraga acredita que o contexto de pesquisa do Vale do São Francisco é cenário rico para agregar as pesquisas na área. “Estou nesse mestrado desde o seu início. Acredito na Ecologia Humana, e temos desenvolvido importantes trabalhos no campo da Agroecologia. O CAERDES é um centro de pesquisa vinculado ao Programa e, agora, irá recebê-lo, pois reunimos as condições para aninhar esse importante projeto da nossa Universidade, diz o professor Jairton Fraga.

O pioneirismo da UNEB no trabalho com Ecologia Humana no Brasil é ressaltado pelo prof. Doutor Juracy Marques, que é Coordenador do Mestrado e Presidente da Sociedade Brasileira de Ecologia Humana – SABEH.

Ele explica que, após terem sido concluídas duas turmas na Especialização em Ecologia Humana; em 2009, a UNEB recebeu a notícia da aprovação, pela CAPES, do primeiro mestrado nessa área do conhecimento no Brasil. “Gradativamente, a Ecologia Humana tem se fortalecido no Brasil, e a UNEB tem sido pioneira nessa questão. Fomos percebendo o pioneirismo do nosso projeto. Trata-se do primeiro programa de Ecologia Humana do Brasil, que se somava a menos de meia dezenas de outros da América Latina. Esse campo de conhecimento é muito forte nos EUA; sobretudo, através do trabalho da Sociedade Norte-Americana de Ecologia Humana, bem como na Europa, a partir dos trabalhos do Círculo Europeu de Ecologia Humana, onde fiz meu pós-doutorado, no doutorado de Ecologia Humana da Universidade Nova de Lisboa”, diz Juracy Marques.

Segundo o coordenador, essa área do conhecimento já está consolidada em diversas partes do Mundo como EUA, Europa, África, Índia e parte da América Latina. Afirma, porém, que no Brasil, apesar da densa produção teórica no campo da Ecologia Humana, não se tem associado tais produções a essa área do conhecimento. Por ter criado o primeiro Programa de Mestrado em Ecologia Humana do Brasil, a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), tem buscado estabelecer debates, objetivando difundir e ampliar o conhecimento dessa temática que, de acordo com Marques, é de suma importância para a humanidade na contemporaneidade.

Quem tiver interesse em conhecer melhor a proposta dessa área de conhecimento poderá participar, nos dias 27 e 28 de novembro, do I Seminário de Ecologia Humana do Vale do São Francisco, que acontecerá no auditório do CAERDES, no UNEB, em Juazeiro (BA). Durante o evento, haverá o lançamento oficial do mestrado na cidade, com abertura do edital para a seleção de aluno regular. Além disso, serão lançados livros cuja temática é a Ecologia Humana.

O Seminário é uma realização da Sociedade Brasileira de Ecologia Humana (SABEH), com o apoio da UNEB (PPGECOH e PPGESA). Estão disponibilizadas 50 vagas, e a inscrição pode ser feita pelo telefone (74) 3611-7363- Ramal: 270.

O valor da inscrição é R$ 50,00. Outra possibilidade de ter informações sobre a Ecologia Humana é acessando o site da Revista Científica  da Sociedade Brasileira de Ecologia Humana –SABEH (http://sabeh.com.br/revista/) e seu site oficial (http://www.sabeh.com.br/).

Asscom
publicado em 11 de Outubro / 2015 às 13:24

Câmara Municipal de Juazeiro emite nota de pesar

O Presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, em nome da Mesa Diretora, de todos os vereadores, assessores e colaboradores, externa seu mais profundo pesar pela morte da mãe do vereador Francinalvo Leopoldo (Vereador Nalvinho), Isabel Leopoldo do Carmo, Dona Belinha, acontecido nesta manhã de domingo, 11 de outubro de 2015.

Seu falecimento nos deixa profundamente tristes pela imensa falta que fará à comunidade, que a respeitava e admirava.

Esperamos e rogamos a Deus que conforte seus filhos e familiares, que dê forças a seu filho Nalvinho, um dos mais combativos vereadores de nossa Casa e que possamos nos espelhar no seu exemplo de vida.

Com nossos votos de pesar.

Mesa da Câmara Diretora da Câmara de Vereadores de Juazeiro

Damião de Almeida Medrado - Presidente

Ascom Câmara Municipal de Juazeiro
publicado em 11 de Outubro / 2015 às 13:05

Professor do IF-Sertão e sua esposa morrem vitimas de acidente automibilístico

Faleceu ontem (10), vitima de acidente automobilístico numa rodovia que liga Ouricuri a Petrolina, o casal Jorge Batista Fernandes e sua esposa, Fabiana Lopes. O filho do casal, de apenas cinco anos de idade, sobreviveu e foi encaminhado para o Hospital Universitário, em Petrolina.

Jorge Batista era professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão de Pernambuco (IF Sertão-PE).

De acordo com informações colhidas pelo Blog, o casal morreu ainda no local, entre as ferragens, após forte colisão com um caminhão carregado com madeira.

O IF Sertão-PE, em nota, lamentou o ocorrido.

Fotos Wattsapp
publicado em 11 de Outubro / 2015 às 13:01

Sebrae realiza Seminário de Crédito em Petrolina

Na próxima terça-feira (13), o Sebrae Pernambuco e BNDES, promovem em Petrolina o Seminário de Crédito. O evento irá apresentar aos empresários as melhores linhas de crédito do mercado e a forma de acesso para as micro e pequenas empresas. O seminário será realizado no Centro de Convenções de Petrolina, na Av. 31 de Março, a partir das 19h.

Além disso, serão realizadas rodadas de crédito, para que os empresários possam conhecer melhor os produtos e serviços apresentados no seminário e ainda gerar oportunidades de negócios. As inscrições são gratuitas, através do número 0800 570 0800, e as vagas são limitadas.

Ascom/Sebrae-PE
publicado em 11 de Outubro / 2015 às 12:30

Faleceu neste domingo (11) o músico e taxista Genival

Faleceu nesta manhã de domingo (11) em Juazeiro, vítima de insuficiência renal, o músico e taxista Genival, que tinha ponto no centro de Juazeiro.

Genival, músico por excelência, tocava diversos instrumentos e se destacou em bandas da região. O taxista, que há algumas décadas trabalhava no ponto de taxi da rua da 28 de setembro, era reconhecido pelo seu zeloso trabalho, tanto como músico, como taxista.

O corpo de Genival está sendo velado no SAF, em Juazeiro-Bahia e o sepultamento está revisto para às 17h no cemitério central de Juazeiro.

Genival era tio do Blogueiro Geraldo José. A equipe do Blog se solidariza com nosso editor e toda família e amigos do músico/taxista.

Fotos arquivo Geraldo José e Radio WebJuazeiro
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2017. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.