Blog do Geraldo José - Credibilidade e imparcialidade
 

publicidade

Enquete

Carregando...

Pesquisar
Newsletter
cadastre seu e-mail e receba nossas notícias diariamente.
Variadas
24 de Setembro / 2012 às 08:00 | 2 Comentários

Recentemente foi publicado no Diário Oficial da Bahia, o resultado do edital Mais Cultura da FUNCEB/SECULT do setorial de dança em que o projeto de dança: Ballet Volta ao Mundo da Escola de Ballet Geraldo Pontes  foi contemplado. Entre 90 projetos inscritos foram  selecionados 40 e  a escola de Ballet Geraldo Pontes ficou em sétimo lugar. As oficinas de dança iniciam nesta segunda, dia 24 de setembro com aulas de ballet clássico e dança popular, atendendo as crianças da Fundação Lar Feliz,  CRAS da Malhada da Areia e APAE de Juazeiro e em dezembro, acontece o encerramento das oficinas, com o Ballet Volta ao Mundo no Centro de Cultura João Gilberto. No dia 15 de dezembro será o lançamento do DVD do ballet com 1000 cópias que serão distribuídas nas escolas e entidades culturais, com o objetivo de popularizar a dança na região e a importância da mesma no desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo do aluno.

O professor Geraldo Pontes é Licenciado em Dança pela UFBA e Pedagogia pela UNEB, com especialização em Psicopedagogia, mantém a sua escola  tradicional de ballet na região há 35 anos, educando crianças e adolescentes através da arte da dança! Hoje conta com ex alunos formado em Dança pela Universidade Federal da Bahia e alguns atuando no exterior; além de monitores ministrando aulas de ballet na região. Esse trabalho de inclusão, desenvolve  há mais de 15 anos de forma voluntária, proporcionando o acesso a arte há diversas camadas sociais!  Além de manter a sua escola de ballet e atender diversos projetos sociais o professor Geraldo Pontes ministra aulas de arte  educação, corporeidade e lazer e prática e metodologia da dança nos cursos acadêmicos de Pedagogia, Educação Física e Artes na região!

Espaço do Leitor
24 de Setembro / 2012 às 07:30 | 34 Comentários

Que pensa ou quer atingir o candidato Joseph Bandeira em insistir na sua candidatura?

Não sou bacharel em direito e, nem ao menos rábula. Entretanto burro não sou. Não aceito que tentem subestimar minha inteligência.

A todo instante, em todas as oportunidades que tem de se dirigir à massa através dos meios de comunicação, o Dr. Joseph Bandeira insiste em afirmar que estará presente na urna eletrônica do próximo pleito, inclusive conclamando a todos a testar "apertando o 1 e o 3 e depois confirmando".

Com esse simples ato de provocação está nada mais que estimulando o voto de legenda, que acontece toda vez em que se digita o número do partido e confirma.

Agindo desta maneira, o citado senhor está induzindo a uma grande parte da nossa população, tomada pela curiosidade e desconhecimento, a utilizar do voto de legenda, ao invés de fazer a opção no candidato da sua preferência.

Que estaria ganhando com isso?

Todos somos conhecedores da sua brilhante inteligência e considerável conhecimento jurídico e, desta maneira, jamais passará por minha cabeça, e de muitos, a ideia de que ele acredita que, na atual conjuntura, estaria o seu nome inserido na urna eletrônica do próximo pleito. desta maneira, não posso classificar de outra maneira a não ser ESTELIONATO ELEITORAL, posto que está a induzir as pessoas de boa fé a praticar um ato que não deseja.

Pode até ser que não seja bem o estelionato. Deixo isso para os operadores do direito a melhor tipificação. Só sei que de graça, nem pra fazer graça, essa atitude deveria ser usada.

Por um acaso, votando apenas na legenda, seria possível somar no voto da legenda para a proporcional? Em caso afirmativo poderíamos até configurar de outra maneira a atitude, posto que todos sabemos que familiares do candidato são candidatos na proporcional e tal atitude poderia vir a beneficiá-los. Fiquemos de olho!

Aproveito a oportunidade pra solicitar dos entendidos no direito que nos expliquem melhor as implicações desta ação (digitar o 13 e confirmar) para melhor esclarecer a população e informar o eleitor, fazendo assim o verdadeiro papel da imprensa.

Sem querer abusar, gostaria de lançar o mesmo questionamento ao Exmº. Senhor Juiz de Direito Dr. Valecius Beserra, para que venha de público esclarecer esta dúvida, que não é só minha e sim de grande parte do eleitorado. 

Adriano Reggato

Política
24 de Setembro / 2012 às 07:00 | 19 Comentários

Segunda-feira (24/09)

Professor Paulo José Candidato do PSOL 50

15 hs - Assinatura do Termo de Adesão ao Programa Prefeito Amigo da Criança.

Programação da coligação “Unidos Prá Acelerar Juazeiro”

Candidato Márcio Jandir 43

Não divulgou a programação.

Programação da coligação “Prá Juazeiro seguir em frente”

Candidato Isaac Carvalho 65

Manhã - Agenda administrativa em Juazeiro.

Tarde - Agenda administrativa em Salvador.

Programação da candidata Janileide Pereira do PSL 17

Não divulgou a programação.

Programação da coligação “Juazeiro de Fé”

Candidato Joseph Bandeira 13

Participará de uma Caminhada no Parque Residencial às 18:30 e comício de encerramento no bairro Parque Residencial a partir das 22:00h, conforme Resolução Eleitoral 23370.

Policial
24 de Setembro / 2012 às 06:30 | 1 Comentário

Após tomar conhecimento de homicídio ocorrido na cidade de Orocó na madrugada da ultima quinta-feira (20), teve por vítima a pessoa de Welmo Figueroa dos Santos, equipe de policiais coordenada pelo Delegado Aécio Francisco Coelho diligenciou ao local imediato do fato e após procedimentos investigatórios obtiveram a autoria do crime em menos de 24 horas, Sendo identificado Nadilson De Sá Feitoza, 37 anos como um dos autores do crime.

De imediato a autoridade policial representou pela prisão temporária dos imputados que foi expedida pela Juíza da comarca de Orocó, sendo realizada uma operação para prisão dos acusados. Após diligencias, os policiais prenderam Nadilson de Sá Feitoza, no centro da cidade de Orocó/PE. Conforme as investigações preliminares obtidas pelo Delegado Aécio Coelho o crime teve por motivação o tráfico de entorpecente na região. Ainda, de acordo com o delegado, a identidade do segundo elemento não será revelada para não atrapalhar o transcorrer das investigações.

Após prestar depoimento na delegacia da cidade, o acusado foi conduzido para cadeia pública de Cabrobó/PE onde ficará a disposição da Justiça. A operação contou com o efetivo da EQUIPE MALHAS DA LEI –AIS 25, GT-RURAL e GATI da 2ª CIPM.

Jucianna Kelly Terto Ascom Gerencia de Polícia do Sertão - II
Política
24 de Setembro / 2012 às 06:00 | 24 Comentários

O Prefeito de Sento-Sé Ednaldo dos Santos Barros do PSDB tentou pela terceira vez trancar a Ação Penal n. 0064433-62.2011.4.01.0000, em trâmite no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, mas o Ministro Gilmar Mendes negou liminar no Supremo Tribunal Federal em 19/09/2012. ASexta Turma do Supremo Tribunal de Justiça já negou liminar por duas vezes.  Se Ednaldo for condenado pode ser preso, perde o cargo e fica proibido de exercer qualquer função ou cargo público por cinco anos.

DUNÚNCIA:

O Ministério Público Federal denunciou o atual prefeito de Sento Sé (BA), Ednaldo dos Santos Barros, por  crime de responsabilidade. O gestor do município baiano não ofereceu prestação final de contas à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) dos recursos públicos federais recebidos em convênio celebrado no dia 20 de junho de 2006. O contrato, firmado na gestão anterior a do atual prefeito, era de R$ 100 mil e tinha como objetivo melhorias sanitárias no município. Após inúmeras prorrogações no prazo do convênio, em razão do atraso no repasse dos recursos públicos ao município, o termo final para a prestação de contas foi estabelecido para 29 de julho de 2009. A Funasa ofereceu mais trinta dias para que o denunciado prestasse as contas finais do convênio, o que não ocorreu.

Conforme o Decreto-lei nº 201/67 e de acordo com a jurisprudência consolidada do Superior Tribunal de Justiça, a prestação de contas com atraso, por si só, configura crime. Para o procurador regional da República Paulo Jacobina, o prefeito “deixou de cumprir a obrigação legal relativa à prestação de contas, no tempo devido, ao órgão competente, da aplicação de recursos federais recebidos, praticando crime de responsabilidade.” O MPF aguarda recebimento da denúncia pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). Se Ednaldo dos Santos for condenado, poderá pegar pena de reclusão de três meses a três anos, perder o cargo e ficar proibido de exercer qualquer função ou cargo público por cinco anos.

Dados comprobatórios consulta STF:http://www.stf.jus.br/portal/processo/verProcessoAndamento.asp?incidente=4295866

Espaço do Leitor
23 de Setembro / 2012 às 23:00 | 5 Comentários

Os raios fulgentes, em pleno resplendor do Sol matutino do dia 19 de setembro, quarta feira, anunciaram que partiu deste mundo planetário, para o Alto, o professor Tarzan do Karatê! Tristeza! Kimono de luto! Tatame chora! Saudade dos camaradas da Força Invicta, companheiros milicianos!

Domingos Barbosa Cardoso (Professor Tarzan) era um sacerdote mecenas, protetor da arte marcial, um autêntico artista, cuja alma era a cultura de lecionar aulas de Karatê em vários clubes da cidade, bem como, na sua Corporação, polícia militar. Preocupava-se através da arte formar o caráter dos jovens para a vida!

Um soldado disciplinado e disciplinador que gozava de um afeto em toda a tropa, sendo admirado por seus pares, bem assim, pelos superiores hierárquicos, portador de um caráter de firmeza, também no mundo civil, que o credenciara a ser considerado um cidadão notável.

Uma trajetória brilhante na arte marcial, desde 1977 quando conheceu na cidade de Jacobina o professor José Carlos e o faixa verde, Wilson, ambos do estilo Wechi Ryu, sendo convidado para participar nos seus treinamentos, e, por fim, em 1987 foi graduado faixa preta. Juntamente com seus alunos, mesmo antes de receber a faixa preta, criaram a Fundação Juazeiro Karatê Clube, conseguindo em 1988 que a referida fundação tornar-se filiada à Federação Bahiana de Karatê.

Um professor contemplado com prazer por seus alunos, inclusive o meu filho Narciso e o meu neto Geraldo Neto, foram seus discípulos. A amizade de Narciso com o cabo Tarzan era muito forte; mas, a obediência ao mestre mantinha-se firme, respeitosa de professor e aluno.

Cumprimos a obrigação de cristão, indo ao seu velório, onde rogamos ao Pai que lhe desce um bom descanso na Casa do Senhor. Às suas exéquias, uma multidão de amigos e companheiros da briosa PM baiana. Choros e lágrimas sentidas, onde todos relembravam a vida do quartel, e, sempre ressaltavam os bons feitos do amigo que se despedia da Terra dos homens para ser acolhido no Reino da Glória, pois, esta súplica era de todos os presentes à cerimônia fúnebre.

Sua esposa e filhos exprimiam uma dor bem condoída, uma dor plangente, sentimental, cujas lágrimas rolavam pela face, como também no rosto dos alunos e companheiros presentes do tempo de caserna; olhos bem marejados e tristes sabendo que o professor Tarzan descia à sua origem, deixando uma melancolia indelével coroada de uma nostalgia que dificilmente sairá da lembrança de todos que lhe queriam bem.

Mesmo entristecido, mãos trementes, jamais eu deixaria de pegar com intensidade na alça do seu ataúde, introduzindo com ardência o adeus da despedida, o adeus da saudade que faz derramar prantos!

No momento em que o corpo abaixava para sepulcro, fui comovido a prestar-lhe uma homenagem justa e merecedora, tempo em que dei as minhas condolências aos seus familiares em nome da minha esposa Wilma Rosa, filho Narciso Andrade e meu neto Geraldo Neto, os dois últimos seus aprendizes que lamentam a falta do mestre querido.

O Cemitério Campo da Paz, no bairro das Pedrinhas, em Petrolina-Pe, o seu corpo desceu para o túmulo, sincronizado com a sonoridade cadenciado e dolente do toque de silêncio pelo corneteiro da nossa PM baiana, simbolizando o sentimento dos companheiros da Corporação.

Esperei até o ranger da lousa sepulcral, uma tampa coberta de flores, em que cada pétala rogava a Cristo Jesus para que você siga em Paz! “OSS”.

Geraldo Dias de Andrade é Cel. PM/RR – Cronista – Bel. Em Direito – Escritor – Membro da ABI/Seecional Norte – Membro da Academia Juazeirense de Letras.

Variadas
23 de Setembro / 2012 às 22:00 | 7 Comentários

Esteve comemorando idade nova a professora Kátia Maria dos Santos. Simples, ela é demais e dar orgulho à família, aos colegas e, sobretudo aos alunos com quem trabalha diretamente. Kátia é tranquila, sorridente, gosta muito da língua inglesa e procura sempre tratar a todos com educação e respeito. Inspira-se na amizade e a faz ponte para ajudar as pessoas.

No dia a dia sabe obsequiar cada um que dela se aproxima e, se em algum momento não pode ajudar, em nenhum outro atrapalha a vida de quem quer que seja. Kátia é uma dessas pessoas iluminadas pela Luz Divina, pois cosegue em meio a tantas decepções que a vida apresenta a todos, se distanciar das dificuldades e filosoficamente observar de fora como encontrar o caminho para mudar uma história, mudar a vida.

Quase sempre reservada, procura não se intrometer ou alimentar algo que possa comprometer alguém. Não se isola das pessoas, pelo contrário quer sempre participar e dar a sua contribuição positiva para o bom andamento da vida, do trabalho dos acontecimentos. Kátia é uma excelente filha, uma maravilhosa irmã, excelente colega de trabalho, excelente profissional da educação e uma referência em termos de amizade e respeito. Quem se aproxima, percebe nos primeiros contatos quão importante e maravilhoso é ser amigo (a) dela.

Kátia é luz, fonte de inspiração para desabrochar alegria em qualquer coração. Ela é verdadeira amizade e nos locais que trabalha como o Colégio da Policia Militar em Juazeiro e Escola de Aplicação de Petrolina consegue se diferenciar de todos pelo seu modo ímpar de ser, pensar e agir. Consegue no simples gesto, enaltecer as ações e a individualidade de cada um. Visionária, se antecede a muitas coisas e preza o coletivo sem se desfazer do individual. Jovem, inteligente e perspicaz é incapaz de sentir melhor ou além de qualquer um. Prioriza o todo sem abrir mão das partes e vislumbra a possibilidade de que cada um possa ser verdadeiramente feliz. Kátia é um ser de Deus e merece por tudo que representa para todos, ser eternamente muito FELIZ... QUE DEUS LHE PERMITA KÁTIA, TODA FELICIDADE DO MUNDO.

Parabéns, felicidade, paz e amor por toda a vida, você merece!    

Por Edson Dias

Política
23 de Setembro / 2012 às 21:00 | 1 Comentário

Mais uma caminhada gigantesca foi realizada pela coligação “O Trabalho de Novo com a Vontade do Povo”, na noite da última sexta-feira (21).  Um verdadeiro mar vermelho, com milhares de pessoas, acompanhou Brasileiro e Gustavo, partindo do comitê 13, localizado ao lado do Colégio Estadual de Senhor do Bonfim, passando por vários bairros.  O ato foi encerrado com comício na Praça Dr. Antônio Gonçalves. Os moradores abriram as portas de suas casas e saíram às ruas para acompanhar a caminhada. Ao receber o carinho e apoio da população, Brasileiro demonstrava sua satisfação ao constatar, mais uma vez, que o povo Bonfinense reconhece o trabalho realizado por ele durante a suas duas gestões a frente do município. A caminhada contou com as presenças dos candidatos a vereador, do coordenador executivo da Casa Civil, Benito Brasileiro, e do ex-jogador bonfinense e diretor da Sudesb, Raimundo Nonato (Bôbô).

O entusiasmo era grande entre os presentes. “Carlos Brasileiro foi o melhor prefeito que Senhor do Bonfim já teve. Eu moro no Loteamento Brisas do Monte e venho em todas as caminhadas prestar meu apoio e participar desta festa maravilhosa”, afirmou a dona de casa Lane Vieira. Em sua fala, Brasileiro agradeceu o apoio e a presença de cada cidadão na caminhada. “Há mais de 12 anos os políticos vinham aqui, prometiam muita coisa e não cumpriram nada, deixando Senhor do Bonfim abandonada e a míngua. Em 2000 nós viemos até vocês, prometemos e ao deixar o comando da prefeitura em 2008 havíamos cumprimos tudo o que foi prometido, como: calçamento de mais de 200 mil metros de calçamento, construção de oito mine-hospitais, postos de saúde, implantação de saneamento básico e a realização de drenagem em diversas ruas”, disse Brasileiro, sendo bastante aplaudido pelo povo.

Brasileiro destacou também que o foco da nova gestão será o desenvolvimento de Senhor do Bonfim, com ênfase à consolidação do Polo Educacional e do Polo Regional de Saúde e a implantação do Distrito Industrial Regional. Ele lembrou que algumas ações já estão em andamento, na área de infraestrutura, para estimular a economia do município, como a construção do Aeroporto, recuperação da estrada que liga Senhor do Bonfim ao distrito de Igara e a Adutora de Ponto Novo.

Assessoria de Comunicação
Política
23 de Setembro / 2012 às 20:00 | Nenhum Comentário

Jovens estudantes, voluntariamente, entraram na campanha de Rosalvo, candidato a prefeito de Petrolina. Rosalvo ao caminhar pelas ruas do centro da cidade, foi abordado por dez jovens de uma só vez, cantando: por isso eu digo sim! sim! 50, e gravaram para o guia do candidato. Rosalvo agradeceu aos jovens e disse que sua vitória “será a vitória do povo, acredito que Deus está iluminando as mentes e abrindo os corações para a mudança”, concluiu.

Política
23 de Setembro / 2012 às 19:00 | 2 Comentários

Apesar de aprovada por 75% da população, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgada em agosto, a presidente Dilma Rousseff não tem se mostrado, pelo menos por enquanto, uma cabo eleitoral eficiente nas eleições deste ano. A sua presença no horário eleitoral trouxe pouco resultado para os candidatos em pesquisas de intenção de voto. Dilma estreou na televisão nestas eleições no dia 10, nas campanhas dos petistas Fernando Haddad, em São Paulo, e Patrus Ananias, em Belo Horizonte. A pesquisa do Datafolha sobre a disputa pela prefeitura paulistana realizada no próprio dia 10 (antes da participação da presidente, que só ocorreu no programa da noite) e no dia 11, mostrava Haddad com 17% de intenção de voto, empatado tecnicamente, em segundo, com o tucano José Serra, que tinha 20%. Para especialistas, os números das pesquisas confirmam a tese de que não há influência de políticos nas eleições de outras esferas de poder. “Não há transferência de voto para cargo diferente. Um presidente popular elege um presidente, mas não um prefeito”, diz o cientista político Alberto Carlos Almeida, autor do livro “A cabeça do eleitor”. Informações de O Globo. Recentemente, o antropólogo e publicitário Renato Pereira, responsável pelo marketing da campanha à reeleição do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), fez afirmação semelhante, mas com relação ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Pereira disse ser um "mito" a transferência de votos de Lula para candidatos em disputas municipais.

BN
Variadas
23 de Setembro / 2012 às 18:00 | Nenhum Comentário

A festejada cantora baiana Ana Paula Albuquerque, que faz turnê pela Bahia, já tem data marcada para se apresentar em Juazeiro. Será no dia 27 de Setembro, quinta-feira próxima, no centro de Cultura João Gilberto, às 20h. O show lança o CD que leva o nome da cantora, que é referência na Música Popular Brasileirae baiana, jazz e música erudita.

No show, um repertório que inclui compositores baianos de diferentes gerações, como Gilberto Gil, Rosa Passos, Roberto Mendes, Capinan, Ordep Serra, Gil Vicente Tavares, Ivan Huol, Ivan Bastos e Dom Lula Nascimento. Muitas delas inéditas, a exemplo de “Melissa” (Roberto Mendes e Ordep Serra) e “Corra Lá” (Gerônimo e Carlinhos Brown). A direção artística do show é de Gil Vicente Tavares.

É um projeto que tem oCD Ana Paula Albuquerque patrocinado pela Vivo, através do Fazcultura, e a turnê de shows tem o apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, das Secretarias de Cultura e da Fazenda e do Governo do Estado. Na ocasião, a cantora, que também é professora de Canto Popular na UFBA, também dará uma oficina de Voz, para 20 músicos. Acesso gratuito. Aguardem mais informações.

Enfoque Comunicação
Variadas
23 de Setembro / 2012 às 17:00 | Nenhum Comentário

Já está disponível para visualização e download no site da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE), o Edital de convocação para as eleições, que escolherão a próxima composição da presidência, direções, coordenações de cursos e coordenação de pós-graduação pesquisa e extensão da Instituição.

Os docentes interessados devem realizar a inscrição via requerimento enviado à Comissão Eleitoral, o qual deve ser registrado na Central de Atendimento ao Discente (CAD), entre os dias 18 de setembro a 05 de outubro nos horários estabelecidos em anexo único do Edital.

Os cargos a serem ocupados são os de presidente, diretor executivo, diretor acadêmico, diretor administrativo-financeiro, coordenador de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão e oito vagas para coordenadores de cursos. Sendo todos os cargos com mandato de quatro anos. As eleições ocorrerão na Facape no dia 09 de novembro, das 8h às 12h, na sala 08 do curso de direito. A apuração acontecerá no mesmo dia.

Lícia Dantas Ascom Facape Imagem Ilustrativa da Internet
Política
23 de Setembro / 2012 às 16:00 | Nenhum Comentário

“Na primeira semana de janeiro, Fernando Filho pode ficar tranquilo que ele não precisa ir até Recife para falar sobre as necessidades de Petrolina. Eu é que vou vir aqui para falar com o prefeito e escutar as necessidades de Petrolina e ver a melhor forma do governo estadual trabalhar em parceria com a prefeitura”. Com estas palavras, o governador Eduardo Campos demonstrou toda a confiança na vitória de Fernando Filho e Gennedy Patriota e, de quebra, já deixou claro como percebe a relação entre Petrolina e o Governo de Pernambuco, tendo Fernando como prefeito. " Um prefeito que ajuda e constrói, diferente de quem vive fazendo picuinha, futrica e atrapalha", alfinetou.

Eduardo Campos participou, neste sábado (22.09), da grande Caminhada 40 pelas ruas do Centro de Petrolina e aproveitou a oportunidade para ressaltar a perseverança e resistência de todos os que estão do lado de Fernando Filho desde o começo, construindo  o que anunciou como a virada na eleição petrolinense.  “Já empatamos e conseguimos virar esse jogo, mas não podemos subir no salto alto. Temos que continuar trabalhando. Vim aqui pra pedir a oportunidade de governar o estado e ter, em Petrolina, um prefeito aliado que me ajude a fazer as coisas. Fazer obras importantes com ajuda já é difícil. Com gente querendo atrapalhar é pior ainda. Petrolina precisa de Fernando Filho na prefeitura, um jovem que vai se entregar por completo e fazer uma grande gestão”, afirmou o governador.

Durante a caminhada, um novo apoio surpreendeu a cidade: o atual vice prefeito, Domingos Sávio, se incorporou à onda azul, entrando de vez na campanha de Fernando. Sávio afirmou que Fernando é o melhor candidato para Petrolina. Também participaram do grande evento, o prefeito de São Paulo e presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, o ministro Fernando Bezerra Coelho, o deputado federal Gonzaga Patriota, o secretários estaduais Ranílson Ramos (agricultura) e Cristina Buarque, (mulher) além de vereadores e vários candidatos a vereador.Milhares de pessoas acompanharam a Caminhada 40 que percorreu cerca de dois quilômetros pelas ruas da cidade. No final, um grande comício para abrilhantar a campanha de Fernando e Gennedy e confirmar o sentimento da Virada 40. Gilberto Kassab afirmou que Petrolina precisa conversar mais com o Brasil. “Fernando Filho representa a modernidade e a juventude. Ele é o melhor e se apresenta como a solução para os problemas da cidade”, explicou o prefeito de São Paulo. Fernando Bezerra lembrou que o desespero está do outro lado. “Na nossa campanha só há espaço para paz, amor, esperança e trabalho”, disse o ministro.

Fernando Filho, visivelmente emocionado com as declarações de apoio, garantiu que Petrolina cansou de um prefeito de uma obra só e que só trabalha em ano de eleição. “Vamos fazer uma Petrolina com muito mais trabalho. Desde o primeiro dia do mandato vamos cuidar de todos os problemas, da saúde, mobilidade urbana, educação, abastecimento de água, saneamento, pavimentação, creches”, garantiu Fernando que completou: “Sempre estivemos ao lado de Eduardo Campos, mesmo quando muitos não acreditavam que ele seria o governador. Assim como em Pernambuco, vamos fazer um governo que toque a vida das pessoas. Vamos apertar o passo até o dia sete de outubro porque não tem quem tire esta eleição da gente”.      

Ascom Unidade por Petrolina
Política
23 de Setembro / 2012 às 15:00 | Nenhum Comentário

A notícia que está repercutindo na cidade de Petrolina, em pleno aniversário de 117 anos, é o horário eleitoral na televisão da última sexta-feira (21). A suspensão de 11 minutos do  guia da coligação Unidade por Petrolina, que tem Fernando Filho e Gennedy Patriota como candidatos a prefeito e vice respectivamente, por descumprimento às regras eleitorais. 

A informação é de que a punição ao PSB foi devido ao uso, pela chapa majoritária, do horário dedicado ao programa dos candidatos a vereador. Dos 12 minutos que a coligação de Fernando Filho tem no guia  TV majoritário. 11 minutos e 10 segundo foram perdidos nesta sexta-feira à noite, por determinação da Justiça Eleitoral.

O Juiz Eleitoral aplicou a lei e condenou o uso do candidato majoritário no guia minoritário de vereador por diversas vezes. Resultado: Guia de Fernando Filho perde  11 minutos e  10 segundos dos  tempo a que tem direito.  E Petrolina inteira ficou sem entender a tela azul por tanto tempo na tela da TV.
Espaço do Leitor
23 de Setembro / 2012 às 14:00 | 42 Comentários

Pois bem Geraldo,

O Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz Eleitoral não deu a devida interpretação de que a legislação eleitoral determina, no momento, em querer deixar de fora o nome de Joseph Bandeira e Josimeire Pinheiro das urnas, senão vejamos;

1º) O art. 33 da resolução 23.373 de 2011 TSE; diz que "no caso de ser requerido pelo mesmo partido político mais de um pedido de registro de candidatura com o mesmo número para o respectivo cargo, .... o Cartório Eleitoral procederá à inclusão de todos os pedidos no Sistema de Candidaturas, certificando a ocorrência em cada um dos pedidos.” Interpretação; a disputa não é pelo mesmo cargo do mesmo partido, pois Joseph é candidato a prefeito e irmão Francisco é candidato à vice, e mesmo assim a sua excelência deverá colocar os dois nomes na urna.

 2º) O art. 56 da resolução 23.373 de 2011 TSE, deixa bem claro; "após o Juiz decidir sobre os pedidos de registro e determinar o fechamento do sistema de candidaturas, o Juiz Eleitoral fará publicar no Diário da Justiça Eletrônico..., a relação dos nomes dos candidatos e respectivos números com os quais concorrerão nas eleições.INCLUSIVE DAQUELES CUJOS PEDIDOS INDEFERIDOS SE ENCONTREM EM GRAU DE RECURSO.” (grifo nosso), Interpretação; aqui, basta apenas aplicar o que diz o artigo sem interpretação alguma.

 3º) Hoje o processo de registro de Joseph se encontra no Tribunal Regional Eleitoral - TRE, pendente de julgamento (Embargos Declaratórios), que provavelmente deve entrar na pauta e ser julgado na terça – feira dia 25/09, caso seja inacolhido os Embargos, Joseph ainda pode entrar com o Recurso Especial no Tribunal Superior Eleitoral - TSE, sendo superado no TSE, existe ainda um terceiro recurso que é o Recurso Extraordinário no Supremo Tribunal Federal -STF, tudo em conformidade com a resolução 23.373 do TSE, em seus artigos 62 e 64 respectivamente. Interpretação; podemos fazer aqui um paralelo com o que acontece no âmbito do Direito Penal, onde o cidadão que comete um ilícito só poderá ser considerado culpado após o trânsito em julgado, art. 5º, inciso LVII da Constituição Federal.

 4º) O art. 16-A, da Lei 9.504/97, lei que rege as eleições, diz explicitamente o seguinte; “ O candidato cujo registro esteja sub judice poderá efetuar todos os atos relativos à campanha eleitoral, inclusive utilizar o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão e ter seu NOME MANTIDO NA URNA ELETRÔNICA ENQUANTO ESTIVER SOB ESSA CONDIÇÃO ...”  Interpretação; basta apenas aplicar o que a lei determina.

5º) Caso realmente o registro de candidatura de Joseph Bandeira seja indeferido, Joseph e a coligação da qual ele pertence, terá um prazo de 10 (dez) dias, a contar da decisão que indeferiu o seu registro, ou seja, a decisão de última Instância, para colocar um substituto, que poderá ser até 24 horas antes do pleito, art. 13, caput e §1º, da Lei 9.507/97, conforme podemos verificar no julgamento abaixo; 

Recurso Especial Eleitoral n° 25.568, de 06.12.2007, de relatoria do

Ministro Arnaldo Versiani, decidiu que: "observado o prazo de dez

dias contado do fato ou da decisão judicial que deu origem ao

respectivo pedido, é possível a substituição de candidato a cargo

majoritário a qualquer tempo antes da eleição."

Interpretação; Assim, o pedido de substituição de candidato ao cargo majoritário pode ser feito a qualquer tempo antes da eleição, desde que observado o prazo previsto no art. 13, § 1º, da Lei 9.504/97.

E mesmo assim, com todas as garantias que a legislação eleitoral favorece ao cidadão, se o Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz Eleitoral não tenha aplicado o que a lei determina, existe a possibilidade de ser modificado os dados inseridos na urna eletrônica, inteligência do art. 13 da Resolução 23.365 de 2011 do TSE.

Randerson Leal, Advogado OAB/BA 28.123

Política
23 de Setembro / 2012 às 13:00 | 5 Comentários

O governador de Pernambuco Eduardo Campos e o Ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho gravaram mensagens em áudio e vídeo para a campanha de Jetro (PSB) em Santa Maria da Boa Vista. O Prefeito de São Paulo Gilberto Kassab também estava na comitiva do governador. O Ministro Fernando Bezerra falou sobre o IF - Sertão, Instituto Federal de Educação que será implantado em Boa Vista, uma obra de mais de 16 milhões de reais, agronomia e vários cursos técnicos que irão revolucionar o sertão do São Francisco qualificando a nossa educação. O terreno já foi definido, o projeto concluído e dentro de 18 meses será inaugurado, afirmou o ministro Fernando.

Política
23 de Setembro / 2012 às 12:00 | 15 Comentários

A candidata Janieleide Pereira (Jane), ao participar do debate promovido ontem (22) pela Rádio Cidade AM, defendeu um modo de governar diferenciado para que Juazeiro possa sair dessa situação em que se encontra.

“Não há necessidade de contratar equipes para pesquisar sobre os problemas de Juazeiro, é só andar nos bairros desta cidade e qualquer gestor irá descobrir ou, caso não seja possível essa visita, é ouvir os vereadores porque estes, sim, sabem dos problemas de cada comunidade. É por isso que eu defendo que se todo prefeito tivesse sido antes vereador, Juazeiro não estava nessa situação caótica. A população teria mais acesso à prefeitura e o atendimento nas secretarias com certeza seria mais humanizado ao nosso povo carente dos bairros. O que está faltando é uma pessoa de coragem para trabalhar dando dignidade às pessoas e oportunidade digna de qualificação e emprego”, defendeu Jane.

O debate durou cerca de três horas, no qual a candidata pôde apresentar propostas também para as áreas de infraestrutura, saúde, assistência social, cultura e sobre o papel da mulher enquanto gestora pública. Durante a tarde deste sábado Jane visita a comunidade de Massaroça. Neste domingo (23), realiza reunião com assessores de campanha e promove encontro com militância no bairro João Paulo II.

Por Laiza Campos, assessoria de imprensa.
Política
23 de Setembro / 2012 às 11:00 | 20 Comentários

A ‘Arrancada da Vitória’ de Márcio Jandir prefeito 43 deu mais uma prova que o povo quer acelerar Juazeiro. O bairro Santo Antonio participou de uma grande caminhada com milhares de pessoas cantando, dançando os jingles de campanha e declarando que Márcio Jandir é o candidato mais preparado.

“Essa caminhada é da alegria. ‘Os verdes’ passaram e trouxeram alegria para nosso bairro que sofre com o descaso da atual gestão. O Santo Antônio virou! Todo mundo é verde”, Carmem Souza, moradora. “Não vi nenhum ônibus, nenhuma coerção. Vejo pessoas livres alegres e que querem uma cidade independente. Essa multidão é a prova que Márcio Jandir é o candidato que mais cresce em Juazeiro”, Paulo Sérgio, estudante.

Márcio agradeceu o apoio e convocou a militância para continuar trabalhando para virar o jogo. “O bairro Santo Antônio deu uma demonstração que Juazeiro é dos juazeirenses que amam e lutam por sua terra. Vamos trabalhar para trazer o desenvolvimento para nossa cidade. A hora é agora! Vamos juntos conquistar o voto do vizinho, do amigo... vamos votar por Juazeiro”. A caminhada contou com a participação do deputado estadual Adolfo Viana, do candidato à vice, Osanah Setúval e dos candidatos a vereador da coligação.

Ascom Coligação 'Unidos Para Acelerar Juazeiro'
Variadas
23 de Setembro / 2012 às 10:00 | 1 Comentário

Nova turma do curso de Operador de Tratores Agrícolas, promovido pelo Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro, será realizada de 24 de setembro a 5 de outubro no Setor de Mecanização Agrícola do campus da Universidade.

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h e vai contar com a parceria de empresas do ramo de mecanização agrícola do Vale do São Francisco que vão emprestar alguns tratores para demonstração e aulas práticas.

As vagas para a nova turma que vai iniciar já estão preenchidas. Os interessados em se inscrever para a próxima turma do curso Operador de Tratores Agrícolas, que tem carga de 40 horas-aula, poderão se inscrever a partir do dia 8 de outubro, no Núcleo de Pesquisa e Extensão do DTCS.

O curso é gratuito e destinado a alunos da área das Ciências Agrárias, agricultores da região e pessoas de baixa renda.

Ascom foto: Edna Lima/DTCS/UNEB
Esporte
23 de Setembro / 2012 às 09:00 | Nenhum Comentário

O mascote oficial da Copa do Mundo de 2014 chegará a Brasília nos próximos dias. A partir de hoje quatro tocas do tatu-bola surgirão em diferentes pontos da capital da República. A primeira toca está instalada na Esplanada dos Ministérios, em frente ao Museu da República. A partir de segunda-feira, 24 de setembro, uma réplica de sete metros de altura do tatu-bola surgirá ao lado da toca, permanecendo ali por 21 dias. Em seguida, a toca e o mascote aparecerão no balão do Aeroporto JK. De lá, seguem para o balão do Torto e, por fim, serão instalados na entrada de Taguatinga.

Simultaneamente está acontecendo a promoção “O Mascote é Nosso“, na qual a Coca-Cola, patrocinadora oficial do evento, convida a população a escolher o nome do mascote e os participantes poderão ganhar mascotinhos (pelúcias do mascote) e ingressos para assistir a um jogo da Seleção Brasileira no Camarote do Mascote, durante a Copa do Mundo FIFA 2014. Para informações adicionais sobre o mascote oficial e para votar na escolha do nome, acessewww.fifa.com/mascote. Siga a mascote no Twitter: mascote2014.

Política
23 de Setembro / 2012 às 08:00 | 12 Comentários

O debate organizado pelo Rádio Transamérica FM, Blog do Geraldo José e Portal Zap na manhã da última sexta-feira (21) no auditório da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas tinha um formato semelhante aos demais organizados e realizados por outros veículos de comunicação, mas ganhou a simpatia dos candidatos participantes, assessores e convidados dada a interação com a juventude estudantil, internautas e a classe empresarial.

Todos os candidatos presentes Paulo José, Joseph Bandeira, Márcio Jandir e Janileide Pereira unanimemente declararam que a participação de vários segmentos da sociedade democratizou ainda mais o debate e ampliou o leque das discussões dos assuntos de interesse da coletividade.

O comportamento harmonioso da plateia expectadora, que superlotou o auditório da CDL, permitiu que o deputado estadual Roberto Carlos (PDT) acompanhasse o debate ao lado dos populares.

Variadas
23 de Setembro / 2012 às 07:00 | Nenhum Comentário

Esta semana, de segunda (24) a sexta-feira (28), os moradores dos bairros Alto da Aliança e Vila Tiradentes serão beneficiados com os serviços da Agência Móvel da Coelba, que ficará instalada na Avenida Irmã Dulce. A unidade de atendimento ficará em frente à Escola Pedro Raimundo, à disposição do público das 8h30 às 16h. O objetivo é realizar atendimento especial decadastramento dos clientes na Tarifa Social de Energia, benefício do Governo Federal que concede descontos de até 65% na conta de energia.

Segundo o que determina a Lei Federal, para garantir o desconto da Tarifa Social, os consumidores precisam possuir renda familiar mensal de até meio salário mínimo, por pessoa, e apresentar o NIS (Número de Identificação Social) à Coelba. Os consumidores que não estiverem inscritos noCadastro Único para programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) devem primeiro procurar a prefeitura do município, visando obter o Número de Identificação Social (NIS) e então apresentá-lo à Coelba. 

Além do cadastramento, estão disponíveis serviços como pedidos de novas ligações, parcelamento de débitos, segunda via de conta de energia, religações, entre outros.A Agência Móvel é uma iniciativa que integra o Programa Coelba ao Seu Lado e tem o objetivo de facilitar a vida dos consumidores, além de aproximar concessionária e comunidade.

Espaço do Leitor
22 de Setembro / 2012 às 23:00 | 7 Comentários

Nos últimos meses tenho observado o comportamento de nossa sociedade em referencia aos princípios morais e democráticos neste período eleitoral.

Tenho visto uma luta acirrada e sem precedentes entre alguns candidatos para ocuparem o Paço Municipal, a ética e o respeito ao povo por diversas vezes tem sido jogado no lixo por estes senhores.

Fico aqui me perguntando, que sentimento tão nobre e que amor tão grande é este que justifique a levar um cidadão a ir contra todos os princípios básicos de moralidade e ética de uma sociedade, em nome do povo.

Onde se gasta milhões e mais milhões para no fim, se ganhar a eleição, ter direito a receber ganhos salariais em quatro anos que não chegam a 10% do que foi gasto! E aqui não precisa ser expert em matemática para saber que esta conta, honestamente, não fecha. Só para se ter uma ideia de valores, foi divulgado que em todo Brasil nestas eleições já foram gastos por nossos “políticos” 1 BILHÃO, estamos falando aqui em um universo de 5.500 municípios,  é muita grana.

E neste mesmo balaio vemos todo tipo de pessoas, Drs., pastores, empresários, professores etc., ou seja, toda sociedade representada nesta verdadeira panaceia onde se busca na verdade um lugar melhor para eles, e não, melhores condições de vida para nossa sociedade.

Ainda temos este tipo de político por culpa também da sociedade, é vergonhoso quando observamos uma multidão balizando a capacidade dos políticos pelo numero de carros que se põem nas ruas, pelo numero de bandeiras, camisas e não por discutir suas propostas, coerentes com nossa realidade, que venham melhorar a qualidade de vida de nossa cidade. As poucas que aparecem são tão esdrúxulas que parece que vivemos em outro planeta.

Em qualquer país mais sério seria vergonhoso para população ostentar adesivos, bandeiras e camisas de candidatos que tem histórico, no mínimo, comprometedores em relação a sua vida publica. Em uma sociedade seria, de homens e mulheres íntegros não se aceita nem sequer um deslize na fala dos políticos, aqui, nossa sociedade é afrontada diariamente pelos “políticos”, dizem o que querem, debocham do povo, mentem descaradamente, prometem o impossível e ainda se acham acima da lei, pois, infelizmente a nossa justiça costuma a ter dois pesos e duas medidas.

Infelizmente o povo ainda não aprendeu, continua com aquela máxima “O povo tem o Governo que merece”, quando na verdade deveria ser “Um Governo que seja merecedor de seu povo”, principalmente de uma sociedade honesta e que trabalha duro em busca de seus sonhos.

Julio Almeida

Variadas
22 de Setembro / 2012 às 22:00 | 5 Comentários

A Escola do Cisne, no seu 35º ano de funcionamento, está contribuindo  para  o  desenvolvimento  da  educação  no  Vale  do  São  Francisco, desenvolvendo ao longo do ano ações socioambiental. Ontem, dia 21 de setembro, a escola comemorou o dia da árvore  juntamente com alunos e professores na praça Dedé  Caxias, praça essa adotada pela referida escola  em julho de 2011.  

O Dia da árvore foi escolhido em razão da chegada da primavera. “Nesse período podemos ver as cidades mais alegres, pois as árvores se enchem de flores de todas as cores. Mais do que tornar o ambiente bonito, as árvores mantêm a umidade do ar e ajudam a absorver o gás carbônico da queima de combustíveis, nos fornecendo mais oxigênio”, argumentou uma professora ao defender a programação em plena praça pública.

Política
22 de Setembro / 2012 às 21:00 | 1 Comentário

O candidato da Coligação "Pra Fazer Muito Mais" declarou nesta sexta-feira, 21, apoio ao candidato Adilson Maia(PP) no pleito eleitoral de Ponto Novo. Mesmo com o resultado da apreciação e votação do processo de deferimento do registro da candidatura ainda tramitando no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o ex-prefeito Deto Venâncio e seu vice Oscar decidiram em conjunto com os apoiadores da campanha não mais esperar o resultado final dos juízes. Para Deto a demora na análise final do processo estava atrapalhando sua campanha e, consequentemente, dificultando o entendimento do eleitorado.

O anuncio deixou os correligionários das duas coligações eufóricos e confiantes com a aliança oposicionista contra o atual prefeito e candidato a reeleição Marcos Silva (PSD). "Temos a certeza de estarmos tomando a decisão certa, pois Ponto Novo precisa de uma administração comprometida com nosso povo. Temos essa segurança com Adelson. Juntos iremos somar forças e oferecer o melhor para nosso povo", declarou Deto Venâncio.

O candidato Adelson se mostrou contente com o apoio recebido: "Fico muito feliz com a decisão do meu amigo Deto e de todos da família 15 que passam a nos acompanhar a partir de agora. Esta união só nos dá mais força para juntos fazermos muito mais por Ponto Novo", falou Adelson durante reunião com o ex prefeito de Ponto Novo. A união dos candidatos está sendo oficializada neste sábado, 22, num grande comício com a presença do secretário da Agricultura da Bahia,Eduardo Salles.

Por Jeorge Carvalho Torres
Variadas
22 de Setembro / 2012 às 20:00 | Nenhum Comentário

As experiências do Governo do Estado, que promovem a segurança alimentar e nutricional dos produtores familiares baianos, por meio da inclusão socioprodutiva, vão servir de modelo para o estado do Pará. Nesta semana, os representantes da Secretaria de Assistência Social (SAS/Pará) foram recebidos pela coordenação do Projeto Semeando Renda, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), para conhecer as cadeias produtivas e os resultados positivos da iniciativa, em três municípios do semiárido - Curaçá, Uauá e Valente.

A ação, que é vinculada à Coordenação de Articulação Institucional e Apoio à Mobilização Comunitária (Caiamc), fortalece a economia dos pequenos produtores, com investimentos em capacitação, assistência técnica e financeira, além da implantação de estruturas nas cadeias produtivas do sisal, caprinocultura de leite e fruticultura. De acordo com o coordenador do projeto, Diego Caribé, “essa troca de conhecimentos sobre os programas sociais colaborou para o fortalecimento das ações de enfrentamento à extrema pobreza, que são desenvolvidas nesses estados”.

Segundo a representante da Gerência de Inclusão Socioprodutiva da SAS/Pará, Antônia Lira, “as experiências da Bahia serão aplicadas na execução do projeto de inclusão socioprodutiva, que será implantado no Pará para promover a sustentabilidade de 11.218 famílias, por meio do beneficiamento de produtos como açaí, pescado, cacau, caranguejo e a mandioca”.

Qualidade de vida

No município de Curacá, os visitantes verificaram as Unidades de Produção do Leite (caprinocultura de leite) e os bancos de forragem irrigados compostos por plantas forrageiras como a palma, cunhã, sorgo, leucena e guandu, garantindo a alimentação dos animais durante todo o ano. Em Uauá, aprenderam como a Cooperativa Agropecuária e Familiar de Uauá, Curacá e Canudos (Coopercuc) promove a melhoria da qualidade de vida de 1.950 produtores, a partir do beneficiamento e comercialização de frutas nativas como umbu, manga e a goiaba.

Secom Imagem da Internet
Política
22 de Setembro / 2012 às 19:00 | 1 Comentário

Organizar a cadeia produtiva da mandioca e fazer com que Buerarema volte a produzir a melhor farinha da Bahia. Estes foram os principais objetivos da audiência pública organizada na tarde desta sexta-feira (21), pela Câmara de Vereadores do município, com apoio da Secretaria da Agricultura/Superintendência de Agricultura Familiar (Seagri/Suaf), Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional/Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (Sedir/Car). “Buerarema tem importância relevante no contexto da mandiocultura do Estado, e por essa razão anunciamos que o município foi incluído no projeto elaborado pela Câmara Setorial da Mandiocultura, destinado a reestruturar esta cadeia em todo o Estado”, disse o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles. Ele lembrou que a mandiocultura é uma das sete cadeias consideradas prioritárias, pelo alcance social e número de agricultores familiares envolvidos, e por isso incluída no Programa Vida Melhor, lançado pelo governador Jaques Wagner.

Momentos antes do início dos trabalhos na Câmara de Vereadores, em ato realizado na praça principal da cidade, o diretor executivo da Car, Vivaldo Mendonça, e o secretário Eduardo Salles entregaram um trator, equipado com implementos agrícolas, que será utilizado pelo conjunto de associações de produtores, para atender aos agricultores familiares do município. De acordo com Salles, os maiores problema da mandiocultura, presente em todos os municípios baianos, é a produtividade e a pequena disponibilidade de manivas-sementes de qualidade genética. Para equacionar essas dificuldades, o secretário disse que a Câmara Setorial da Mandioca lançou um programa estruturante, batizado com o nome de Rede de Multiplicação e Transferência de Materiais Propagativos de Mandioca com Qualidade Genética e Fitossanitária para o Estado da Bahia (Reniva). Trata-se de uma ação de curto prazo, para ser executada nos próximos cinco anos em todas as regiões do Estado.

A Reniva, desenvolvida com a participação da Embrapa Mandioca e Fruticultura; Seagri/Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA); Sedir//Car; Fundação José Carvalho, Coopasub, Coopamido e Coopatan, propõe ações dinâmicas e inovadoras, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social dos agricultores que cultivam mandioca na Bahia. “Incluímos Buerarema nesse programa em reconhecimento à importância do município, que tem história pela farinha que produz, cuja fama já atravessou fronteiras, chegando à Europa e Estados Unidos”, explicou o secretário.

Ascom Seagri
Informativos
22 de Setembro / 2012 às 18:00 | Nenhum Comentário

Estão abertas as inscrições da Seleção Simplificada para Professores Substitutos e Temporários do IF Sertão-PE. São 12 vagas distribuídas entre os cinco campi, nas áreas de Matemática, Física, Química, Agroindústria, Gestão e Segurança do Trabalho, Inglês, Engenharia Civil e Língua Portuguesa. As inscrições devem ser feitas até o dia 27 de setembro, na Diretoria de Gestão de Pessoas, DGP– Reitoria, das 8 às 12h e das 14 às 17h, em Petrolina.

O Processo Seletivo constará das modalidades Prova de Desempenho Didático (de caráter eliminatório) e Avaliação dos Títulos (de caráter classificatório), realizadas nos campi onde as vagas estão sendo ofertadas. Para o Campus de Ouricuri, as vagas são para a área de Inglês e Engenharia Civil, com carga horária de 40 horas e por um prazo de um ano, podendo ser renovado por igual período. Maiores informações no seguinte link...

Curso Preparatório para o Enem 2012

O campus Ouricuri também está convocando os alunos aprovados no curso preparatório para o Enem 2012. As aulas acontecem de segunda a quinta-feira, a partir das 14 horas no próprio campus Ouricuri.

Variadas
22 de Setembro / 2012 às 17:00 | 1 Comentário

Juazeiro sediou nesta sexta-feira (21) a 5ª Reunião do Comitê Territorial Baiano de Educação Integral, que envolve os programas Mais Educação, Escola Aberta, Bolsa Família e Saúde Escolar. O órgão colegiado consultivo e propositivo se reúne a cada dois meses com o objetivo de fomentar, articular e colaborar com o Ministério da Educação (MEC), com a Secretaria Estadual de Educação (SEC) e as diversas Secretarias de Educação Municipais para o desenvolvimento das políticas e ações da Educação Integral/Integrada.

Durante todo o dia, representantes dos municípios presentes trocaram experiências, apreciaram as apresentações dos alunos do Mais Educação de Juazeiro, participaram de um bate papo com a mensageira do Ministério da Educação (MEC), Cláudia Cristina Pinto Santos, e realizaram rodas de conversas. “O importante desses encontros são a troca e o diálogo. O que nós queremos é unir forças para que a educação integrada possa ser expandida e fortalecida”, justificou Cláudia.

De acordo com Durval Machado, membro fundador do Comitê Territorial Baiano e coordenador do programa Mais Educação em Camaçari, por exigência do MEC devem ser criados os comitês municipais, regionais e estaduais, que tem a função de assessorar os participantes. “O nosso comitê ainda está em formação. Todos os municípios que trabalham com a educação integral podem, e devem, fazer parte dessa organização. Juazeiro participa desde o início e muitos são os avanços já alcançados aqui”, avaliou.

Para o secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, é uma satisfação para o município poder sediar o encontro. “É um momento, inclusive, de avaliação e de acompanhamento de ações. Hoje o Mais Educação em Juazeiro, por exemplo, já atende 41 escolas, foi abraçado pela comunidade e já apresenta bons resultados”, acredita. O fortalecimento da educação integral passa pela intersetorialidade e pela consideração do indivíduo no seu todo. “É o futuro da educação que o nosso município já começa a desenvolver tão bem”, defendeu a coordenadora Dedilene Guerra. O próximo encontro acontecerá em novembro, no município de Santo Amaro.

Política
22 de Setembro / 2012 às 16:00 | Nenhum Comentário

O N11, um dos núcleos do perímetro irrigado do Projeto Senador Nilo Coelho, foi palco de uma grande Caminhada 40, no início da noite desta sexta-feira (21.09).  No dia do 117º aniversário de Petrolina, Fernando Filho cumpriu uma extensa agenda de campanha. Participou de um debate na Rádio Jornal, visitou a Ilha do Massangano, participou de reunião em Palhinhas e, após a caminhada, foi para mais uma reunião, desta vez no bairro João de Deus.

Trabalho é o mote da campanha do candidato da Unidade por Petrolina. E o resultado positivo do empenho pode ser visto nos eventos de rua. A onda azul tomou conta de Petrolina. A virada 40 já começou. O povo é que prova isso com declarações de apoio, da área urbana até a mais distante localidade do município.

No N11 não foi diferente. Uma multidão acompanhou Fernando Filho e Gennedy Patriota pelas ruas do núcleo irrigado. Praticamente todas as casas na beira do percurso estavam com pessoas na frente que queriam cumprimentar e conversar com Fernando. Na reta final da campanha, todos os eventos da Unidade por Petrolina vêm sendo marcados por declarações de apoio e confiança nas propostas de Fernando Filho. Fernando Filho lembrou que tem muita gente contando com vitória antes do tempo e que esses vão ter uma grande surpresa no dia sete de outubro.

Ascom Unidade Por Petrolina
Variadas
22 de Setembro / 2012 às 15:00 | Nenhum Comentário

O terceiro dia de palestras, em comemoração a semana do trânsito, realizado na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em Juazeiro, abordou o tema: Marketing e Qualidade no Atendimento direcionado à mototaxistas, moto-fretetistas, fretistas e taxistas. O evento, que é uma realização da Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), tem como objetivo oferecer palestras aos profissionais da região, a fim de reciclar os trabalhos oferecidos.

A instrutora do SEST/SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem ao Transporte), Fabiana Rolim, durante toda manhã falou sobre as atitudes que os profissionais devem ter em relação à qualidade de seu trabalho. “Sabemos que primeiramente o profissional precisa atender bem o cliente; por essa razão, temos que disseminar a cultura de qualidade no atendimento, favorecendo a região. Hoje informamos como o profissional deve se portar no mercado de trabalho, um posicionamento que é fundamental e impositivo para a carreira de qualquer pessoa”, informou.

Fabiana destacou também a importância de se ter atitude e visão profissional no exercício do trabalho; dos cuidados com a escolha das roupas, cumprimento dos horários (disciplina) e da comunicação clara com os clientes.   “É preciso se profissionalizar, buscar cursos e aprimorar a comunicação para atender de forma efetiva o cliente. Trabalhar a simpatia e receber bem são alguns dos fatores que devem ser desenvolvidos para buscar realmente um bom atendimento”, explicou. Para o mototaxista Bruno Rafael, as informações transmitidas durante o evento foram de grande importância. “Esse tipo de dinâmica é sempre bem-vinda, pois enriquece muito os nossos conhecimentos e nos aprimora, tanto no atendimento ao cliente quanto em nossa vida pessoal e profissional”, disse.

De acordo Simone Correia de Almeida, agente de trânsito da CMTT, a intenção da Companhia ao oferecer as palestras foi a de focar o público alvo específico, para melhorar os serviços e a qualidade do trânsito na região. “No caso de hoje, nós pensamos justamente na qualidade do atendimento e marketing para esse público, porque sabemos que existe uma deficiência aqui na região, e a nossa preocupação foi a de trazer mais informações. Aparentemente todos estão dentro do padrão, mas no quesito atendimento o serviço deixa a desejar, por essa razão estamos oferecendo essas palestras, para que a qualidade do atendimento melhore”, explicou.

Política
22 de Setembro / 2012 às 14:00 | 2 Comentários

O vermelho tomou conta da Avenida Guararapes neste 21 de setembro, dia de aniversario de Petrolina.com a Largada 13 da Vitória, comandada pelo candidato do PT a prefeito da cidade, Odacy Amorim. O petista junto com seu vice, Vilmar Cappellaro, candidatos a vereadores da coligação Petrolina de Todos e toda a militância 13, promoveram um verdadeiro arrastão pela principal avenida de Petrolina após o encerramento do desfile alegórico das escolas em homenagem aos 117 anos do município..

Odacy chegou ao percurso pouco mais de meio-dia após participar do debate da Rádio Jornal Petrolina com os candidatos a prefeito. Empolgado com a receptividade que vem tendo e que vem sendo demonstrada com mais força pela população petrolinense nessas duas últimas semanas de campanha, o petista festejou bastante o evento que atraiu a curiosidade do público que permaneceu na Guararapes mesmo após o desfile especial já tendo sido encerrado.

“Estamos comemorando essa data especial que é o aniversário dos 117 anos de Petrolina e sabemos que o melhor presente para a população e eleger um prefeito que trabalhe os quatro anos e não um só. Temos sentido o forte apoio do povo petrolinense que quer pela primeira vez eleger um prefeito do partido que mudou o Brasil, iniciando com o ex-presidente Lula e sendo continuado com a presidenta Dilma. Em janeiro de 2013 vamos iniciar um novo tempo e implantar um modelo de gestão que atenda a todo o município com a celeridade e necessidade que Petrolina precisa e merece”, disse Odacy.

E em mais uma programação pra reforçar a campanha de Odacy rumo á prefeitura de Petrolina, acontece neste domingo, dia 23 de setembro, uma grande carreata que passará por mais de 10 bairros da cidade. Será a partir das 14h com concentração próximo a fábrica da Coca Cola localizada no Distrito Industrial.

Cinara Marques Ascom Odacy Amorim
Política
22 de Setembro / 2012 às 12:55 | 131 Comentários

Em nova decisão nesta sexta-feira, dia 21, a Justiça Eleitoral, determinou o fechamento do Sistema de Candidaturas (CAND) sem a inclusão do nome dos candidatos às Eleições majoritárias do Partido dos Trabalhadores, que tiveram os registros cancelados, Joseph Wallace Faria Bandeira e Josimeire Barros Santana Araújo Pinheiro, bem como declarou a inaptidão da Coligação "Juazeiro de Fé" para participar das Eleições majoritárias 2012, por ter deixado transcorrer o prazo de 10 (dez) dias para apresentação de candidatos substitutos. No mesmo despacho, o Juiz Valécius Passos Beserra determina que a coligação seja desfeita e o tempo dividido com os partidos no guia eleitoral do rádio e televisão. Confira o despacho:

PODER JUDICIÁRIO

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DA BAHIA

JUÍZO ELEITORAL DA 47ª ZONA - JUAZEIRO

Rua dos Bandeirantes, s/n - João XXIII - Juazeiro - BA - Fone/fax: (74) 3611-5505.

Processo: 39-86.2012.605.0047

DRAP - Coligação Juazeiro de Fé.

SENTENÇA n.º 340

Trata-se de Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) e Pedido de Registro de Candidatura da COLIGAÇÃO "JUAZEIRO DE FÉ" , levada a efeito pelos partidos PT, PTB, PT do B, PTC, PSL, PRP, PSDC. PDT, PHS e PSC, com pedidos de registros de JOSEPH WALLACE FARIA BANDEIRA, como candidato a Prefeito, e JOSIMEIRE BARROS SANTANA ARAÚJO PINHEIRO como Vice-Prefeita, ambos filiados ao Partido dos Trabalhadores.

Conforme decisão de fls. 677/701, foi determinada a exclusão do PARTIDO DOS TRABALHADORES da Coligação, declarada apta a Coligação Juazeiro de Fé a participar das Eleições 2012, e cancelados os registros de JOSEPH WALLACE FARIA BANDEIRA E JOSIMEIRE BARROS SANTANA ARAÚJO, sendo, por fim, concedido o prazo de 10 dias para a substituição dos candidatos às eleições majoritárias.

Interposto recurso nos autos do processo 40.71.2012.605.0047 (Requerimento de Registro de Candidatura de JOSEPH WALLACE FARIA BANDEIRA), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia dele não tomou conhecimento, conforme acórdão de número 2997, com seguinte teor, extraído do sistema de acompanhamento de documentos e processos (SADP):

Julgado - RE nº 4071 - Sessão Ordinária em 11/09/2012 Acórdão Nº 2997 - Relator Juiz Cássio Miranda Recurso. Registro de candidatura de prefeito e vice-prefeito. Dissidência partidária. Questão atinente ao Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários de Coligação - DRAP. Exclusão do partido, dos candidatos, da composição da coligação. Ausência de recurso contra sentença proferida nos autos do processo principal. Prejudicialidade. Preclusão da matéria. Parecer do Ministério Público Eleitoral pelo não provimento do recurso. Não conhecimento do recurso.

Considerando-se que o presente recurso tem como único objeto questão prejudicial, atinente à dissidência partidária, examinada nos autos do registro da coligação, e que contra a sentença proferida naquele processo principal, determinando a exclusão do partido da composição da agremiação, não foi interposto recurso, resta configurada a preclusão da matéria, impondo-se o não conhecimento do apelo, manejado tão-somente no processo de registro de candidatura da chapa majoritária.

PODER JUDICIÁRIO

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DA BAHIA

JUÍZO ELEITORAL DA 47ª ZONA - JUAZEIRO

Rua dos Bandeirantes, s/n - João XXIII - Juazeiro - BA - Fone/fax: (74) 3611-5505.

Processo: 39-86.2012.605.0047

DRAP - Coligação Juazeiro de Fé.

SENTENÇA n.º 340 (fl. 02)

Opostos embargos de declaração perante o Tribunal, conforme noticiado na certidão de fl. 708, o recurso encontra-se pendente de julgamento até esta data.

O cartório certificou, por fim, que até as 19h00 da presente data não foram requeridos registros de candidatura em substituição aos candidatos da Coligação "Juazeiro de Fé" , que tiveram seus registros cancelados.

Dispõe o artigo art. 33 da Res. 23.373/2011 do TSE, aplicado por analogia a este processo, que:

"Art. 33. No caso de ser requerido pelo mesmo partido político mais de um pedido de registro de candidatura com o mesmo número para o respectivo cargo, inclusive nos casos de dissidência partidária interna, o Cartório Eleitoral procederá à inclusão de todos os pedidos no Sistema de Candidaturas, certificando a ocorrência em cada um dos pedidos.

Parágrafo único. Na hipótese prevista no caput, serão observadas as seguintes regras:

I - serão inseridos na urna eletrônica apenas os dados do candidato vinculado ao DRAP que tenha sido julgado regular;

II - não sendo julgado regular nenhum DRAP ou não havendo decisão até o fechamento do Sistema de Candidaturas, competirá ao Juiz Eleitoral decidir, de imediato, qual dos candidatos com mesmo número terá seus dados inseridos na urna eletrônica. "(grifos não originais)

Dessa forma, mesmo tendo sido incluídos no Sistema de Candidaturas, num primeiro momento, todos os pedidos de registro, inclusive no caso da dissidência interna do Partido dos Trabalhadores, apenas devem ter seus dados incluídos na urna os candidatos vinculados ao DRAP julgado regular.

No caso em tela, acrescente-se, muito embora o DRAP da coligação Juazeiro de Fé tenha sido julgado também regular, o fato é que a coligação está regular sem a presença do Partido dos Trabalhadores, que foi excluído da sua composição, com o consequente cancelamento dos candidatos vinculados ao partido excluído.

PODER JUDICIÁRIO

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DA BAHIA

JUÍZO ELEITORAL DA 47ª ZONA - JUAZEIRO

Rua dos Bandeirantes, s/n - João XXIII - Juazeiro - BA - Fone/fax: (74) 3611-5505.

Processo: 39-86.2012.605.0047

DRAP - Coligação Juazeiro de Fé

SENTENÇA n.º 340 (fl. 03)

Restaria à coligação, então, apresentar candidatos substitutos, tendo deixado transcorrer "in albis" o prazo para tanto (certidão de fl. 708), o que resulta na inaptidão da Coligação Juazeiro de Fé para participar das Eleições 2012, ante a ausência de registro de candidatos aptos às eleições majoritárias.

Dessa forma, e ainda para a preservação da votação eletrônica no Município de Juazeiro, BA, uma vez que a urna eletrônica e a legislação eleitoral não comportam a inclusão simultânea de um mesmo partido, em situação de dissidência, concorrendo nas mesmas eleições e em diferentes coligações, e em razão, também, da ausência de efeito suspensivo do recurso manejado contra o acórdão de número 2997 (art. 257 da Lei 4.737/1965), determino o fechamento do Sistema de Candidaturas (CAND) sem a inclusão do nome dos candidatos às Eleições majoritárias do Partido dos Trabalhadores, que tiveram os registros cancelados, JOSEPH WALLACE FARIA BANDEIRA e JOSIMEIRE BARROS SANTANA ARAÚJO PINHEIRO, tudo em conformidade com o artigo 33, II, da Resolução 23.373/2011, bem como declaro a inaptidão da Coligação "Juazeiro de Fé" para participar das Eleições majoritárias 2012, por ter deixado transcorrer o prazo de 10 (dez) dias para apresentação de candidatos substitutos.

Registre-se. Publique-se no mural do Cartório, com efeito de intimação, e cumpra-se.

Juazeiro, BA, 21 de setembro de 2012.

VALÉCIUS PASSOS BESERRA

Juiz Eleitoral em substituição.

Esporte
22 de Setembro / 2012 às 12:00 | 10 Comentários

No último dia 20, o professor e leitor José Raimundo dos Santos, popular Negão do Edson, questionou no blog o fato do Juazeiro Futsal Clube estar fora da disputa do pentacampeonato. Em resposta, o gerente de esportes da Prefeitura Municipal postou o seguinte comentário:

Estamos empenhados em resolver os problemas de esportes do município, mas o que precisamos entender aqui é a complexidade das questões e perceber que infelizmente são muitos problemas e necessitamos de um pouco mais de tempo para resolvê-los, visto que encontramos várias instalações públicas sucateadas/abandonadas.

Nesse tempo, conseguimos reformar a parte interna do Ginásio de Esporte Aloísio Viana (novo piso, pintura, reforma dos banheiros e telhado), o Estádio Adauto Moraes passou por ampla reforma (novos vestiários, banheiros, cabines de imprensa, faixada, pátio calçado, nova iluminação, placar eletrônico e novo gramado), gramado esse que está sendo tratado por técnicos especialistas e muito breve estará totalmente recuperado.

Geraldo, com relação ao Juazeiro Futsal Clube participar do Campeonato Baiano 2012, quero deixar claro que o clube tem diretoria e não pertence a Prefeitura como alguns querem informar equivocadamente. Na condição de Presidente do Juazeiro Futsal Clube quero dizer que a Prefeitura Municipal de Juazeiro foi fundamental na conquista dos títulos do Juazeiro Futsal e dificilmente teríamos essas conquista sem o apoio desta, porém sabemos de todos os compromissos e analisando do ponto de vista das políticas públicas sempre tivemos apoio tanto do setor público quanto do setor privado, inclusive, nesse ano quando participamos da Taça Brasil de Futsal em Brasília.

Infelizmente nesse ano, tivemos alguns imprevistos principalmente com nossos patrocinadores do setor privado e como o investimento é considerável, não seria justo a Prefeitura bancar integralmente as despesas do Juazeiro, pois se assim o fizesse terá que fazer com todas as modalidades e assim certamente ficará inviável.

Acredito que o ser humano é motivado por desafios e sempre queremos mais, portanto, quero lembrar aqui de algumas conquistas dessa gestão: Realização com sucesso de todas as edições da Meia Maratona Tiradentes e corrida de 5 km; Reforma da parte interna do Ginásio de Esporte Aloísio Viana; Construção de 02 quadras esportivas (Quidé e Jardim Primavera); Ampla reforma da Quadra do Colégio Paulo VI; Realização dos campeonatos Distrital e Interbairro de futebol (nesse ano por impedimento do período eleitoral essas competições serão concluídas após as eleições); Construção de 20 (Vinte) ginásios, alguns já em andamento; Ampla Reforma do Estádio Adauto Moraes, condenado pela FBF; Retomada do Programa Segundo Tempo que foi esquecido por governantes anteriores; Retomada do Circuito Baiano de Maratonas Aquáticas; Apoios as diversas ligas e eventos esportivos do Município; Temos projeto para o esporte de Juazeiro, como a continuidade da iluminação dos campos de futebol, implantação de Programa de orientação a prática de atividade física para população, implantação de programa de formação esportiva para criança e adolescentes, criação dos Jogos Abertos de Juazeiro, Criação de programa bolsa atleta municipal e implantação do programa de esporte e lazer nos fins de semana. Cremos que alguns passos já foram dados e 2013 será um grande ano para o esporte em nosso município.

Gilberto Pacheco

Foto de arquivo do blog
Política
22 de Setembro / 2012 às 10:00 | 40 Comentários

Em que pese nota divulgada pelo Juiz da 48ª eleitoral, de Juazeiro, Dr. Valécius Passos Beserra, na última quinta-feira (20), informando que os nomes dos candidatos a prefeito do município ainda não teriam sido inseridos nas urnas eleitorais, a propaganda do candidato Joseph Bandeira (PT), exibida ontem (21) continuava afirmando o contrário.

No programa o candidato esclareceu eleitores sobre as dúvidas nesta questão, afirmando que o nome já constaria nas urnas. “basta apertar no 1 e no 3 e confirmar”. Nas ruas de Juazeiro esta é a principal pauta dos debates.

Em nota distribuída pela justiça eleitoral, o Dr. Valécius  Beserra informou que a partir de hoje, 22, será procedida a geração das mídias, com conclusão prevista para segunda feira. “Somente após a realização desta etapa, será divulgada a data da inseminação e lacração das urnas eletrônicas”, diz a nota.

Na enquete realizada pelo Blog, que continua ativa, 76% dos leitores avaliam que a indefinição é prejudicial ao processo eleitoral e 24% acham que a situação não prejudica.

A outra pergunta que não quer calar: Se a candidatura de Joseph está cancelada,  porque ele continua no Guia Eleitoral, concedendo entrevista, participando de debates e cumprindo uma agenda como se candidato fosse?


publicidade

51 anos de vida, 33 destes dedicados à informação com credibilidade. Este é Geraldo José um dos funcionários mais antigos da pioneira Rádio Juazeiro
Blog do Geraldo José. © 2009 - Todos os direitos reservados.
Curta nossa fanpage