Foram encontrados 17 registros para a palavra: inverno

SDS reforça presença das forças de segurança na 31ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns

A Secretaria de Defesa Social (SDS) e suas operativas já estão a postos para garantir a segurança dos participantes de um dos maiores festivais multiculturais do País, o Festival de Inverno de Garanhuns - FIG.

Até o dia 30 de julho, a charmosa cidade do Agreste pernambucano vai sediar a 31ª edição do evento, unindo o clima frio a uma programação diversificada e gratuita num total de 20 polos...

Festival de Inverno de Garanhuns será realizado de 21 a 30 de julho em 2023

Nesta segunda-feira (26), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, divulgou por meio das redes sociais as datas do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). Este ano, o evento será realizado de 21 a 30 de julho, de acordo com a gestora estadual.

"Os homenageados são Gonzaga, que é um ícone do reizado, e o nosso grande empreendedor Ciro Ferreira da Costa, que nos deixou em fevereiro deste ano", afirmou Raquel em vídeo compartilhado nas redes sociais...

Profetas da Chuva fazem encontro para prognóstico do inverno 2023

Os Profetas da Chuva se reúnem no próximo sábado, 14, em Quixadá, a 163,4 km de Fortaleza, para a previsão das condições climáticas do inverno de 2023 no Ceará. A lista deste ano busca contemplar 15 profetas, que irão apresentar os resultados das observações.

Quem conduzirá o evento será Helder Cortez, um dos idealizadores e organizadores. Lurdinha Leite, Erasmo Barreira, Renato Lino de Souza, Antonio Josué Viana, Paulo Costa de Oliveira, José Erismar Nobre e João Célio de Assis são os nomes já confirmados. ..

Estudante da Univasf é premiada no XIV Curso de Inverno em Imunologia da FMRP-USP

A discente do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Lorena Viana de Andrade, foi premiada em 1º lugar no XIV Curso de Inverno em Imunologia, realizado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP).

O trabalho tem como título “Associação entre os níveis plasmáticos de componentes do sistema complemento com o risco de Covid-19 grave” e é fruto do projeto de iniciação científica orientado pelo professor Rodrigo Feliciano do Carmo, do Colegiado de Farmácia. A premiação aconteceu no encerramento do módulo teórico on-line do curso, no dia 22 de julho...

Inclusão / 30º Festival de Inverno de Garanhuns contará com Camarote de Acessibilidade

A Prefeitura de Garanhuns disponibiliza, na 30º edição do Festival de Inverno de Garanhuns, o Camarote de Acessibilidade. Uma estrutura reservada para pessoas com deficiência que querem desfrutar dos shows na Praça Cultural Mestre Dominguinhos.

O espaço é gratuito e tem capacidade para 60 pessoas. O camarote abre a partir das 21h e funciona até o encerramento do último show. A iniciativa conta com a parceria das Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, Cultura, Saúde e Educação, além do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comud)...

Pets também sentem frio: especialista explica como cuidar dos animais de estimação no inverno    

O inverno começou oficialmente no dia 21 de junho, mas o frio embarcou no país um mês antes da data astronômica. Durante esse período, os pets também precisam de atenção redobrada no quesito saúde. 

"Os pets também sentem frio e precisam de atenção especial. Essas quedas de temperaturas podem fazer com que eles fiquem mais quietinhos, por conta desse frio que sentem", explica Cleusa Oliveira Deiró, médica veterinária e professora do curso de Medicina Veterinária da UniFTC Salvador. A especialista também pontua que os animais de estimação podem ficar doentes com a falta de cuidados dos seus tutores. ..

Profetas da chuva e Laboratório da UFAL preveem inverno bom no Semiárido entre os meses de fevereiro e maio

Os nove estados do Nordeste e a região Norte de Minas Gerais, que compõem o Semiárido brasileiro, terão um bom volume de chuvas entre os meses de fevereiro e maio de 2022.

O mês de fevereiro deve concentrar os veranicos, com períodos de maior estiagem; enquanto o mês de abril deve ser o mais chuvoso da estação. As previsões são resultado das observações do Laboratório de Análises e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis), coordenado pelo professor e pesquisador Humberto Barbosa. ..

Profetas da Chuva se reúnem dia 8 de janeiro para adivinhar inverno de 2022

O Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central e a Prefeitura Municipal de Quixadá através da Secretaria de Cultura / Fundação Cultural de Quixadá e em parceria com a Casa de Saberes Cego Aderaldo, Cagece, Instituto Agropolos realizam no dia 08 de janeiro de 2022, o 26º Encontro dos Profetas da Chuva – a natureza renovando nossa Esperança.

O encontro acontecerá nas dependências da Faculdade Cisne e reunirá uma média de 25 profetas que apresentarão os resultados obtidos pela tradição da observação da natureza e seus fenômenos, que indicam como será a quadra invernosa em todo o estado em 2022...

2021: Profeta da chuva prevê o melhor inverno dos últimos 20 anos

A escritora cearense, Rachel de Queiroz, primeira mulher a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, ficou famosa ao escrever seu primeiro romance O Quinze, sobre a seca que assolou sua terra. Mesmo morando no Rio de Janeiro, ela voltava sempre à Quixadá, para sua fazenda (“Não me deixes”). 

Sobre os profetas da chuva, dizia a autora: “Vá, por exemplo, ao sertão nordestino, nos meses de novembro e dezembro. O povo, lá não tira os olhos do céu, em procura dos prenúncios. Pequenas nuvens ao poente… pequenas, claro, ainda não é tempo das grandes, mas, se elas se juntam para o sul, quer dizer uma coisa; se aparecem ao poente, a coisa muda. Só o que elas não dizem é que a coisa será essa: como todos os adivinhos do mundo, gostam de se envolver em mistério…” ..

MODA: Live trará as novas tendências de Inverno 2020 e ainda ajudará mães carentes da região

Assim como o mundo da música parou por conta da pandemia do novo coronavírus, o segmento da moda tá no mesmo caminho e segue com as passarelas vazias.

Pensando nisso, o promoter Beto Binga, em parceria com o Portal Zap realizará uma live solidária, chamada “Beto Binga Ao Vivo e a Cores” levando informações sobre as tendências de inverno 2020 e claro, ajudando mães carentes de Petrolina e Juazeiro, através de doações de cestas básicas...

Com a chegada do Inverno e período mais seco, temperatura minima prevista para Juazeiro e Petrolina é de 18 graus

A estação inverno teve início sexta-feira (21), pontualmente às 12h54. A estação, que se estende até o equinócio de primavera - em 23 de setembro -, é caracterizada pela maior incidência de chuvas no Litoral, na Zona da Mata e no Agreste de Pernambuco até agosto. 

Segundo as previsões do Departamento de Meteorologia da Univasf há possibilidade de ocorrência de chuvas intermitentes  na região de Juazeiro, Petrolina e vizinhanças, destacando-se a região oeste de Pernambuco.  O meteorologista Emerson Damaceno explica que a menor temperatura prevista para o período é de 18 graus e que, neste ano, o inverno deve ser um pouco mais quente, se comparado com anos anteriores...

Inverno, cultura e solidariedade: Garanhuns recebe quiosque itinerante do IMIP

O Parque Euclides Dourado é um dos principais polos do Festival de Inverno de Garanhuns. Conhecido como Parque dos Eucaliptos, recebe milhares de pessoas todos os dias, e durante o FIG, esta movimentação é impressionante. Além dos garanhuenses, turistas dos maios variados recantos do país passam por ali.

O quiosque Itinerante do IMIP participa do Festival  este ano. O stand está localizado no corredor principal do Parque até este sábado, das 13h às 21h.  Se você está curtindo a programação do FIG, aproveite para dar uma grande demonstração de solidariedade, adquira casacos, coletes e outros produtos da Grife IMIP. Toda a renda será revertida para o tratamento dos pacientes. Sua contribuição vai aquecer vidas que precisam de cuidado. Colabore!..

Artista petrolinense é destaque no Festival de Inverno de Garanhuns 

A arte, a música e a cultura de Petrolina estarão  em destaque, nesta quarta-feira (25), em um dos eventos de maior evidência de Pernambuco. Camila Yasmine se apresenta no palco principal do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), Agreste do estado. A cantora é a única representante da região a cantar na 28ª edição do evento.

Camila Yamine leva a cultura regional com o show 'Ribeirinha', que canta e encanta com letras que destacam o 'samba de véio' e o Rio São Francisco. Com canções como 'Borda Saia' e 'Santo Rio', a artista se apresenta pela primeira vez no FIG. Camila venceu a seletiva de um edital e avaliação do mérito artístico para se apresentar no festival. ..

Fundarpe anuncia data do Festival de Inverno de Garanhuns 2018

A data da 28ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns foi anunciada pela Secretaria de Culturra de Pernambuco (Secult-PE) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Considerado um dos maiores eventos de arte e cultura do país, o evento, com acesso gratuito, está programado para ocorrer na cidade do Agreste do estado entre os dias 19 e 28 de julho. O principal palco da festa é montado na Praça Guadalajara.

A programação está sendo elaborada a partir de um Edital Nacional que teve seu período de inscrições encerrado no dia 17 de abril. No início deste mês, a Secult-PE e a Fundarpe promoveram um show inédito, com artistas da nova cena musical pernambucana no Rio Creative Conference (RIO2C 2018), divulgando o Festival para produtores, curadores e jornalistas de diversos cantos do país. Participaram da ação nomes como Almério, Romero Ferro, Isaar, Isadora Melo, Aninha Martins, Flaira Ferro e ainda os instrumentistas Amaro Freitas, Philipe Moreira Sales, Rafa B e Rogê Victor...

UM CONTO DE INVERNO...

Quem diria que um apaixonado pelo sol, optasse nessa semana a escrever sobre o tempo nublado e cinzento que tem sido esse inverno...! Quem diria, um apreciador da cor azul, sendo rendido ao cinza predominante nesses dias, logo aqui onde o sol é nosso rei e fonte de riqueza, que não preciso desenhar para quem está lendo, entender e compreender...!!!

Saindo por aí, vamos vendo pessoas super bem agasalhadas e outras sem nada ter e, principalmente, sem saber para onde ir quando a noite cair... Vamos assistindo a um desfile de guarda-roupas, enquanto outros vão procurando os viadutos e as marquises para se protegerem até mesmo de uma neblina não muito nossa conhecida.....

Com o inverno, temperaturas caem e deixam dias frios no Vale do São Francisco

Quem mora nas cidades de Juazeiro, na Bahia ou em Petrolina, no Pernambuco e está acostumado com os termômetros acima dos 30° C, é bom se preparar e tirar aquele agasalho e o edredom que estão bem guardados no guarda-roupa. É que com a chegada do inverno, a situação mudou na região. Com as temperaturas mais baixas, as manhãs e noites estão mais frias. Petrolina, por exemplo, registrou o dia mais frio do ano.

Segundo o Laboratório de Meteorologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (LabMet - Univasf), nesta terça-feira (3), a cidade de Petrolina chegou a registrar 18° C durante a madrugada. Na zona rural os termômetros baixaram mais ainda, ficando em torno dos 16° C. Para a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), foi o dia mais frio do ano na cidade pernambucana...

“A asma tende a piorar com as alterações de temperatura, mas através de medicação as crises podem ser controladas”, afirma especialista da UPAE/IMIP

Dor e chiado no peito, tosse, falta de ar e catarro espesso podem ser sintomas de asma. Nesse mês, os cuidados devem ser redobrados já que agentes externos como poeira, fumaça de fogueira, frio e o clima seco podem desencadear as crises.

A asma é uma doença pulmonar inflamatória crônica, que pode ser classificada como leve, moderada ou grave. “É um descompasso que o pulmão tem em relação a agentes internos e externos. Esse descompasso faz com que o pulmão reaja de forma exagerada aos estímulos, levando aos sintomas típicos da crise. A asma tende a piorar com as alterações de temperatura [altas ou baixas], mas através de medicação as crises podem ser controladas. A ausência de um tratamento adequado pode levar o paciente a óbito, por isso, diante de uma falta de ar grave deve-se procurar atendimento médico imediato”, esclarece o pneumologista da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), Dr. André Brandão...