Foram encontrados 695 registros para a palavra: Codevasf

SINPAF CODEVASF Juazeiro é contra a PEC 55/2016 (antiga PEC 241) que congela gastos por 20 anos

A controversa Proposta de Emenda à Constituição 55/2016, que integra o pacote de medidas econômicas do governo de Michel Temer, tem como foco orquestrar um acordo entre os parlamentares para congelar o investimento nos gastos públicos pelos próximos 20 anos. O SINPAF é contra essa proposta porque haverá o desmonte total do Estado e sucateamento de todos os serviços que dependem de políticas públicas. 

A PEC 55/2016 é um desastre contra os direitos constitucionais da nossa sociedade. A emenda prevê que não haverá aumento real do que é investido nos direitos sociais, nas políticas públicas e na seguridade social por 20 anos. Para exemplificar, a população brasileira crescerá 9% e dobrará sua população idosa em 20 anos, o que vai exigir um aumento real do valor destinado para a saúde. ..

ENTIDADE ÁGUAS DO SALITRINHO CONVIDA PRODUTORES PARA DISCUTIR INADIMPLÊNCIA COM A CODEVASF

O presidente da Associação Geral de Usuários das Águas do Salitre – AGUAS do Salitrinho, que tem o objetivo de gerenciar o uso da água que hoje corre no leito do Rio Salitre no trecho que vai da comunidade de Junco até a foz, Roberval Amorim e o Engenheiro da Codevasf Júlio César estiveram no programa Geraldo José desta quarta-feira (09) com objetivo de convidar os associados para uma reunião nesta sexta, dia 11, às 09 horas, na comunidade de Alfavaca para discutir o quadro de inadimplência da entidade junto à estatal.

“Nós temos mais de 300 associados e é importante a participação de todos, pois estamos com uma inadimplência em torno de 65% e isso pode inviabilizar o fornecimento de água pela Codevasf em breve, prejudicando toda produção” declarou Roberval...

Codevasf e CIPA promovem Semana da Qualidade de Vida

Planejamento financeiro será o tema principal da Semana da Qualidade de Vida, que acontecerá de 23 a 25 de novembro na 6ª Superintendência Regional da Codevasf, em Juazeiro (BA).

Na programação, profissionais especializados darão palestras sobre Administração das finanças pessoais, familiares e domésticas; Análise e controle da vida financeira para se ter uma aposentadoria tranquila e equilibrada – preparação para aposentadoria; e doenças ocupacionais com enfoque para Aposentadoria – como manter um ambiente de trabalho saudável, prevenção de acidentes no trabalho e suas implicações no futuro...

Codevasf anuncia obras de desassoreamento do São Francisco durante simpósio em Aracaju

As obras de desassoreamento do trecho sergipano do São Francisco, que irão assegurar quantidade de água suficiente no rio para o abastecimento da população, foram autorizadas pelo Governo Federal. O anúncio foi feito em Aracaju pela presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Marcelino, durante a solenidade de abertura do XIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, evento que vai até esta sexta-feira (11) discutindo soluções para a estiagem prolongada no Nordeste e modelos de gestão de recursos hídricos para impulsionar o desenvolvimento regional.  

“O ministro Hélder Barbalho acaba de me informar da liberação, pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, de RS 1,9 milhão para as obras emergenciais aqui em Sergipe, que serão executadas pela Codevasf. Daremos a ordem de serviço já na próxima semana, pois o abastecimento de água nos estados do Nordeste afetados pela estiagem é uma prioridade do governo federal – assim como o Programa de Revitalização da Bacia do São Francisco e o Plano Novo Chico, lançado recentemente pelo presidente da República”, afirmou Kênia Marcelino...

Nova etapa da Adutora do Algodão vai levar água para mais 28 mil baianos que enfrentam seca no semiárido

Estão assegurados R$ 34 milhões do Governo Federal para a obra, que será executada pela Embasa e abastecerá 6,9 mil famílias em Lagoa Real e no distrito de Ibitira, em Rio do Antônio

Água tratada vai passar a chegar regularmente às torneiras de mais 28 mil moradores do semiárido baiano. O anúncio foi feito neste sábado (05) pela presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Marcelino, e pelo governador do estado, Rui Costa, durante a inauguração da segunda etapa do Sistema de Abastecimento de Água Integrado ao Sistema Adutor do Algodão (região de Guanambi) – também conhecido como Adutora do Algodão -, que resolve definitivamente o problema de fornecimento de água encanada para 34 mil habitantes da sede do município de Caetité e dos distritos de Maniaçu, Lagoa de Dentro e Lagoa de Fora...

Trabalho social voluntário tem retirado meninos das ruas em Juazeiro

Um trabalho desenvolvido há vinte anos pelo auxiliar de manutenção Ricardo Souza Santos, está mudado o destino de muitos meninos e adolescentes que residem em bairros periféricos de Juazeiro (BA). Através de uma escolinha de futebol, ele tem procurado repassar aos estudantes noções de companheirismo, responsabilidade, respeito ao próximo e principalmente a si mesmos e à família.

Ricardo trabalha no clube campestre da Associação dos Empregados da Codevasf (ASSEMCO), localizada no bairro de Piranga, da qual participam funcionários da 6ª superintendência regional da Codevasf em Juazeiro...

Codevasf reúniu representantes de projetos irrigados para busca conjunta de novas alternativas

Os gerentes executivos dos Distritos de Irrigação de quatro perímetros públicos irrigados geridos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na região de Juazeiro (BA), mais os representantes das associações de irrigantes, participaram de reunião para, juntos, buscarem soluções para os problemas administrativos mais comuns entre os perímetros no dia a dia. A organização do evento foi da Gerência Regional de Irrigação (6ª GRI) por meio da Unidade de Apoio à Produção da 6ª superintendência regional da Codevasf.

Estiveram presentes ao encontro os gerentes executivos dos Distritos de Irrigação de Tourão, Maniçoba, Curaçá e Mandacaru; e representantes da Associação Águas do Salitrinho e do Sistema Itaparica (Glória, Rodelas e Pedra Branca)...

Funcionários da Codevasf Petrolina realizam o Dia D da Ação Outubro Rosa

Funcionários da 3º Superintendência Regional da Codevasf-Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, participam nesta quinta-feira 27, do Dia D da ação Outubro Rosa. A campanha idealizada pelo Ministério da Saúde para divulgar, anualmente, ações de prevenção desse tipo de câncer, conscientizando sobre a doença ganhou a adesão da Codevasf.

Exercendo função há mais de 38 anos na Codevasf, Zalba Leocardio, é mãe e avó, por isto revela que a cada ano aumenta  o compromisso de incentivar da importância do exame de mama não só durante o mês de outubro e sim viver com prevenção sempre.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Para estimular a detecção precoce da doença e conscientizar a população a Codevasf faz durante todo o dia de hoje uma campanha de incentivo ao exame. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama este ano no Brasil. 

Em grande parte dos casos, o câncer de mama quando detectado em fases iniciais há mais chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

O movimento popular Outubro Rosa é internacional, começou na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Anualmente, várias atividades são realizadas com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. ..

RONDESP NORTE APREENDE DROGAS EM UM BAR NO BAIRRO CODEVASF EM JUAZEIRO

Por volta das 17h50min do dia 25.10.2016, após receber informações do Centro Integrado de Comunicações (CICOM) sobre uma denúncia de tráfico de drogas no CLÁUDIA BAR, situado na rua Padre Clemente, Bairro CODEVASF, Juazeiro/BA, uma guarnição da RONDESP NORTE seguiu até o citado local e no estabelecimento comercial realizou uma abordagem sendo encontrada por trás do freezer, uma porção acondicionada em embalagem de plástico de um pó branco, aparentando ser cocaína. Na revista as pessoas presentes no bar foram encontradas com ROBÉRIO DA CONCEIÇÃO duas pedras de crack. A proprietária do comércio de prenome CLAÚDIA não se encontrava, segundo ANA CARLA SILVA DE SOUZA ela estaria em viagem. ANA CARLA informou aos Rondespianos que JOÃO PEDRO DOS SANTOS BRITO, seria esposo de CLAUDIA e que o casal vem praticando tráfico de drogas há três meses. JOÃO PEDRO confirmou a informação e salientou que adquire o entorpecente de uma pessoa em Petrolina. Os envolvidos foram encaminhados à delegacia, juntamente com a o material apreendido (01 porção de cocaína, 02 pedras de crack e 02 aparelhos celulares). ..

Codevasf aposta na maça nordestina produzida no sertão ganhando mercado comercial

O uso da tecnologia de irrigação aliado ao trabalho de atuação já tornou o Vale do São Francisco conhecido no mercado internacional, pela produção de uvas. Dessa vez através de uma parceria entre Codevasf e Embrapa, o sertão está colhendo a maçã nordestina.

Na área também existe o plantio e colheita das frutas caqui e pera.

A Codevasf-Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba, promoveu nesta terça-feira 25, um Dia de Campo. O superintendente da 3º Regional Petrolina, Aurivalter Cordeiro e um grupo de engenheiros e técnicos visitaram a propriedade de experimento localizado no Projeto de Irrigação Nilo Coelho, Núcleo 5. 

O engenheiro agrônomo, coordenador da pesquisa, Paulo Roberto Lopes conta que  o experimento dessas novas frutas no semiárido já pode ser considerado uma marca de sucesso.

As maçãs plantadas no Vale do São Francisco tem apresentado cada vez mais melhores qualidades. "Tem gente que não acredita mas a colheita está aqui para provar", revela Paulo Roberto, ressaltando a importância da tecnologia e do trabalho em parceria.

Paulo Roberto explica que os tipos de maças plantadas na área de experimento são Julieta, Eva e Princesa. A média de produção da maça atingiu 40 toneladas por hectare e de pêra 60 toneladas.

Paulo Roberto ainda ressalta que o projeto continua em fase de pesquisa, mas que o maior desafio foi adaptar frutas que exigem até 350 horas de frio de 7,2° C ao calor do semi árido. No caso da maçã, as variedades eva, princesa e julieta apresentaram os melhores resultados.

O empresário Teofilo Ferreira Corcino diz que a expectativa é ir conquistando o mercado e aprimorar cada vez mais a qualidade da produção. Até o momento a maça é vendida para Recife, Pernambuco e Feira de Santana, na Bahia.

"Estamos trabalhando, acreditando na potencialidade da produção de maça na região do Vale do São Francisco", diz Teofilo.

Das culturas pesquisadas, a pera apresenta forte apelo comercial, já que a produção nacional não atinge nem 10% do total consumido. O consumo atual é da ordem de 180 mil toneladas, sendo a maioria importada da Argentina, Estados Unidos, Uruguai, Chile e países Europeus.

A produção nacional de maçã é de cerca de 1,2 milhão de toneladas por ano, quantidade ainda insuficiente para abastecer o mercado interno, tanto que ainda são importadas mais de 50 mil toneladas. O consumo na região Nordeste tem aumentado nos últimos anos.

"São estes motivos que a Codevasf e a Embrapa acreditam, no crescimento da produção com qualidade da maça nordestina que nos próximos anos deve ganhar um espaço maior gerando mais renda e emprego", finalizou Aurivalter Cordeiro...

ESPAÇO DO LEITOR: Morador do bairro Codevasf alerta para colocação de lombadas no bairro

Olá Geraldo, a pedido de moradores. venho através deste meio de comunicação, solicitar do poder público que por favor coloque lombadas na RUA DA JUVENTUDE DO BAIRRO CODEVASF pois, a prefeitura recentemente  mesclou a rua mas não fez nem uma lombada e lá existe muitas crianças e os carros estão passando em alta velocidade,  assim deixando em risco a vida delas e dos demais moradores.  ..

Poços garantem água para comunidades rurais do semiárido pernambucano

A família da agricultora Luciana Nascimento Souza, que mora no Sitio Umbuzeiro, no Sertão Pernambucano, é uma das 7,5 famílias beneficiadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com a perfuração e instalação de poços, um reforço hídrico para quem vive nessa região que sofre com constantes estiagens. Luciana revela que antes da chegada do poço a única maneira de conseguir água era indo de carroça percorrendo uma distância de 6 km até às margens do rio São Francisco.

“Antes a vida era muito difícil porque a gente não tinha água em casa e agora com a abertura dos poços já melhorou bastante porque já temos água para o consumo dos animais, para o plantio, para lavar roupas e até para cozinhar, já diminuiu bastante a nossa dificuldade”, conta...

Prefeito Isaac Carvalho inaugura mais uma rua pavimentada no bairro Codevasf 

A noite da última sexta feira (21) foi de festa para a comunidade do bairro Padre Vicente (Codevasf). O prefeito Isaac Carvalho acompanhado do vice prefeito, Francisco Oliveira, do prefeito eleito Paulo Bonfim  e de sua equipe de governo, entregou oficialmente a comunidade a pavimentação asfáltica da Rua Ametista.

A rua com 300 metros de extensão passou por todo o processo de construção de uma nova via e foi entregue à população com pavimentação asfáltica, linha d'água, meio fio e calçadas...

Produtores familiares buscam apoio da Codevasf em Juazeiro

Representantes da Associação  dos pequenos produtores da comunidade de Brejo de Fora, localizada na zona rural do município de Sobradinho, a cerca de 50 km de Juazeiro, no norte da Bahia, e o diretor de projetos do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), Franklin Wellington Evangelista Chaves, estiveram reunidos esta semana com o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Misael Aguilar Silva Neto, para conhecer as ações desenvolvidas pela companhia na área de inclusão social e geração de renda, que têm permitido a pequenos produtores caminharem, de maneira sustentável, em direção à melhoria da qualidade de vida.

Eles solicitaram ao superintendente Misael Neto informações sobre como incluir a associação em programas desenvolvidos pelo governo federal, voltados para o apoio e o desenvolvimento das atividades rurais...

Superintendente da Codevasf, em Petrolina, participa de encontro em Brasília e busca ampliar investimento para região do São Francisco

Aurivalter Cordeiro, que comanda a 3º Supeirentendência Regional - Petrolina-Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), encontra-se em Brasilia, onde juntamente com a presidente, Kênia Marcelino, participou de encontro com os diretores de Revitalização das Bacias Hidrográficas, Inaldo Guerra; de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação, Luís Napoleão Casado; de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura, Marco Aurélio Ayres Diniz; e os superintendentes da Codevasf dos Estados do Maranhão, Sergipe, Bahia e Minas Gerais.

Na oportunidade o superintendente acompanhou a aprovação da emenda ao Projeto de Lei Orçamentária para 2017 no valor de R$ 300 milhões. O recurso, direcionado à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), é voltado a ações de recuperação e preservação da bacia do rio São Francisco.

A emenda destinada à Codevasf foi uma das quatro aprovadas pelo colegiado de senadores, e a de maior valor. No total, a CMA aprovou R$ 414 milhões; além da Codevasf, há destinações de recursos indicadas para o Ministério Público Federal (MPF), o Comando da Marinha e o Tribunal de Contas da União (TCU). O prazo para os deputados e senadores apresentarem emendas à proposta orçamentária de 2017 começou no dia 3 de outubro e prossegue até as 20 horas do dia 20.

A presidente da Codevasf, Kênia Marcelino, participou de reuniões no Congresso Nacional com o objetivo de assegurar mais recursos de emendas parlamentares no Orçamento Geral da União para que a Companhia possa reforçar as ações em benefício da população ribeirinha das bacias dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim.

"São diversas as ações que a Codevasf desenvolve, desde revitalização, passando por desenvolvimento regional com atividades como apicultura, ovinocaprinocultura e piscicultura, até obras estruturantes", disse Kenia...

Inauguração da pavimentação da Rua Ametista acontece nesta sexta (21)

A Prefeitura de Juazeiro, através do programa "Toda Sexta tem Obra" inaugura nesta sexta-feira (21), às 17h, a pavimentação asfáltica da Rua Ametista, no bairro Padre Vicente (Codevasf).

A rua com 300 metros de extensão passou por todo o processo de construção de uma nova via. "Na execução da terraplanagem refizemos toda a base e sub base, onde removemos o material inadequado e substituímos por material de jazida", explica Sérvulo Pires, engenheiro da Construtora Venâncio, responsável pela execução da obra...

Codevasf 6ª SR no Outubro Rosa

Na foto, da esquerda para a direita, Tatiane Fragas, Leosmar Bispo Valido, Regimara Barbosa do Nascimento Pereira e a estagiária Larissa Cristina de Araújo Souza.

Funcionários, estagiários e colaboradores que trabalham na 6ª superintendência regional da Codevasf em Juazeiro (BA) estão apoiando a realização das ações do Outubro Rosa, movimento popular internacional que foi criado para estimular as pessoas a participarem do controle do câncer de mama...

Codevasf Petrolina realiza peixamento para comemorar os 515 anos do Rio São Francisco

Com um peixamento simbólico à margem esquerda do rio São Francisco, no projeto público de irrigação de Bebedouro, zona rural de Petrolina (PE), a 3ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) marcou a passagem de 515 anos de descoberta do rio São Francisco – feito atribuído aos navegadores Américo Vespúcio, genovês, e André Gonçalves, português, em 4 de outubro de 1501.

Foram 40 mil alevinos de piau e curimatã produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro - unidade gerida pela Codevasf -, soltos pelo superintendente regional da Companhia em Pernambuco, Aurivalter Cordeiro, mais uma equipe de técnicos e analistas que executam as ações socioambientais, de irrigação e de desenvolvimento territorial...

O rio em Poesia

Para celebrar  os 515 anos de descobrimento do Rio São Francisco a Assessoria Regional de Comunicação e Promoção Institucional da 6ª Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro (BA), compartilhou com todos os funcionários, através do  email institucional e também pelas redes sociais, uma poesia de autoria de Fernanda Santos, estudante do  4ª período do curso de Jornalismo Multimeios da Universidade do Estado da Bahia, que atua como estagiária na assessoria há 3 meses.

Nascida em Juazeiro, ela diz que seu interesse para a área de comunicação veio de berço, e espera, ao final do curso de quatro anos, trabalhar com o jornalismo institucional. Sobre a Codevasf, Fernanda afirma que já conhecia o trabalho da companhia, e agora está tendo a oportunidade de por em prática a sua vocação...

Os sintomas da longa estiagem no Rio São Francisco

O Rio São Francisco sempre foi sinônimo de riqueza, prosperidade e vida! Na próxima terça-feira (04) o Velho Chico completa 515 anos do seu descobrimento, mas nesse aniversário as comunidades ribeirinhas pouco terão o que comemorar. A seca que se prolonga na bacia do São Francisco tem provocado a falta de pescado, de trabalho para pescadores, e a redução da produção nos perímetros irrigados.

Em Juazeiro, segundo o presidente da Colônia de Pescadores Domingos Rodrigues, 2.600 pescadores sofrem com a diminuição do volume das águas no São Francisco. Com a estiagem, um pescador que no período da cheia do Velho Chico pescava 20 peixes hoje volta da pescaria com um saldo de até quatro peixes...